Situação técnica dos principais índices mundiais
Embora esse tipo de raciocínio se aplique muitas vezes (e com razão), aqui não se aplica porque se trata de um cross moeda versus moeda.
Se agora se entende que se está a destruir valor do Euro face ao Dolar, então está-se a construir valor do Dolar contra o Euro (e vice-versa nos outros meses). A desvalorização do dolar face ao euro foi mais lenta do que a desvalorização do euro face ao dolar está agora a ser...
Já agora, para que não fique a ideia errada, não foi 1 dia versus 7 meses, mas 7/8 dias versus 7 meses (este movimento descendente bastante brusco do EURUSD dos 1.48 para os 1.35 já se vem realizando há mais de uma semana.
Se agora se entende que se está a destruir valor do Euro face ao Dolar, então está-se a construir valor do Dolar contra o Euro (e vice-versa nos outros meses). A desvalorização do dolar face ao euro foi mais lenta do que a desvalorização do euro face ao dolar está agora a ser...
Já agora, para que não fique a ideia errada, não foi 1 dia versus 7 meses, mas 7/8 dias versus 7 meses (este movimento descendente bastante brusco do EURUSD dos 1.48 para os 1.35 já se vem realizando há mais de uma semana.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:EURUSD - Dada a volatilidade típica dos cross, esta é uma situação de quase crash onde em poucas sessões passou dos 1.48 para os 1.35..
Do lado das subidas precisou de 7 meses para percorrer o caminho inverso.
O próximo suporte importante penso estar pelos 1.30...
Destruir é facil, ao contrario do construir...
Por isso é que foram 7 meses contra 1 dia apenas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Um update tb ao DAX que reagiu muito perto do suporte que vem de 2006.
- Anexos
-
- DAX081006.png (25.9 KiB) Visualizado 8340 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, o gráfico de S&P após a sessão de hoje e a sua relação com a LT de que já aqui falei algumas vezes...
- Anexos
-
- S&P500-081006mlp.png (20.46 KiB) Visualizado 8382 vezes
Bem, hoje é dia de derrocada geral, mas aqui fica também um breve apanhado.
S&P500 - Está a fazer minimos relativos. Quando o índice estava pelos 1200pts eu tinha como target (bastante empírico) uma queda possível de mais 200 ou 300 pontos. Estamos agora a aproximar-nos dessa zona mas em todo o caso era um queda tendo por base movimentos anteriores passados nos mercados em situações semelhantes (como um dos Bears da década de 70) e não propriamente técnico. Também existe a LT que já referi neste tópico e que ronda os 1000pts agora mas é mais uma referência de muito longo-prazo e que não tem de funcionar ao milimetro nem pouco mais ou menos.
Mas gostaria de deixar aqui uma referência ao VIX que está novamente muito na moda. Eu já aqui tenho escrito e defendido que não existe limite superior para o VIX e que esta é uma zona desconhecida. Não existe um limite teórico e ele pode muito bem, qualquer dia, surpreender-nos com uma visita aos 100pts ou algo semelhante.
O que existe é alguns valores onde o indicador tende a reagir/inverter mas trata-se de um histórico e de um universo de situações muito reduzido. Como já sublinhei, nem sequer existe um verdadeiro crash no historial do VIX.
Hoje está a fazer máximos históricos acima dos 50pts. O meu conselho é que não sobrevalorizem o indicador pois ele ajuda muito menos do que parece.
Já no período em redor de 2003/2004 fiz um intenso trabalho de desmistificação em relação ao indicador quando ele fazia mínimos relativos sucessivos e já queriam, com base no VIX, dar o Bull por terminado.
Agora faço o mesmo do lado dos máximos...
-----------------------
DAX - O resto está tudo a cair forte e o DAX não é excepção. Existe um possível suporte horizontal por volta dos 5.300pts, uma referência que vem de 2006.
-----------------------
EURUSD - Dada a volatilidade típica dos cross, esta é uma situação de quase crash onde em poucas sessões passou dos 1.48 para os 1.35..
-----------------------
Crude Oil - Continua em queda e hoje já abaixo dos 90 USD mas para mal dos nossos pecados com a queda do EURUSD (que tem estado bastante correlacionado com o crude) a queda nota-se bastante menos.
Agora há um possível suporte nos 85 e depois algures entre os 70 e 80 temos o suporte ascendente da tendência de (muito) longo-prazo.
S&P500 - Está a fazer minimos relativos. Quando o índice estava pelos 1200pts eu tinha como target (bastante empírico) uma queda possível de mais 200 ou 300 pontos. Estamos agora a aproximar-nos dessa zona mas em todo o caso era um queda tendo por base movimentos anteriores passados nos mercados em situações semelhantes (como um dos Bears da década de 70) e não propriamente técnico. Também existe a LT que já referi neste tópico e que ronda os 1000pts agora mas é mais uma referência de muito longo-prazo e que não tem de funcionar ao milimetro nem pouco mais ou menos.
Mas gostaria de deixar aqui uma referência ao VIX que está novamente muito na moda. Eu já aqui tenho escrito e defendido que não existe limite superior para o VIX e que esta é uma zona desconhecida. Não existe um limite teórico e ele pode muito bem, qualquer dia, surpreender-nos com uma visita aos 100pts ou algo semelhante.
O que existe é alguns valores onde o indicador tende a reagir/inverter mas trata-se de um histórico e de um universo de situações muito reduzido. Como já sublinhei, nem sequer existe um verdadeiro crash no historial do VIX.
Hoje está a fazer máximos históricos acima dos 50pts. O meu conselho é que não sobrevalorizem o indicador pois ele ajuda muito menos do que parece.
Já no período em redor de 2003/2004 fiz um intenso trabalho de desmistificação em relação ao indicador quando ele fazia mínimos relativos sucessivos e já queriam, com base no VIX, dar o Bull por terminado.
Agora faço o mesmo do lado dos máximos...
-----------------------
DAX - O resto está tudo a cair forte e o DAX não é excepção. Existe um possível suporte horizontal por volta dos 5.300pts, uma referência que vem de 2006.
-----------------------
EURUSD - Dada a volatilidade típica dos cross, esta é uma situação de quase crash onde em poucas sessões passou dos 1.48 para os 1.35..
-----------------------
Crude Oil - Continua em queda e hoje já abaixo dos 90 USD mas para mal dos nossos pecados com a queda do EURUSD (que tem estado bastante correlacionado com o crude) a queda nota-se bastante menos.
Agora há um possível suporte nos 85 e depois algures entre os 70 e 80 temos o suporte ascendente da tendência de (muito) longo-prazo.
Marco,
Todas as linhas deste tipo são discutíveis. Pelo que acabas de escrever, a tua linha é traçada segundo critérios que diferem dos meus:
- Tu procuras a linha que abarca o maior prazo possível, "à custa" de uma certa flexibilidade técnica;
- Eu procuro a linha que, apesar do muito longo prazo, é mais "perfeita" do ponto de vista da AT, à custa de um período de validade provavelmente menos longo.
Ambos os critérios são válidos e, como tal, ambas as linhas são válidas. Desde que saibamos porquê, e para quê, as traçámos
FT
Todas as linhas deste tipo são discutíveis. Pelo que acabas de escrever, a tua linha é traçada segundo critérios que diferem dos meus:
- Tu procuras a linha que abarca o maior prazo possível, "à custa" de uma certa flexibilidade técnica;
- Eu procuro a linha que, apesar do muito longo prazo, é mais "perfeita" do ponto de vista da AT, à custa de um período de validade provavelmente menos longo.
Ambos os critérios são válidos e, como tal, ambas as linhas são válidas. Desde que saibamos porquê, e para quê, as traçámos

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Mas a década de 70 foi uma década extremamente atípica nos mercados...
A verdade é que a minha linha acompanha o índice ao longo de mais de 5 décadas (como se existisse um íman e o índice não se conseguisse afastar dela). Como já disse da primeira vez que propus a linha, acredito que daqui a uns 10 ou 20 anos ainda vamos poder olhar para essa linha e ela não andar muito afastada do índice.
Se notares, a tua linha é consistente para o prazo em questão mas se a quiseres estender no tempo e recuares duas décadas, a linha está tremendamente afastada do mercado. E estou certo que é insustentável de manter e que daqui a 10 ou 20 anos o mercado não conseguiu sustê-la e já foi (muito) ultrapassado por ela.
Essa linha representa um crescimento anualizado de 12 ou 13% que na minha opinião está muito para além do que o mercado consegue suster no muito-longo prazo. Bem, não é bem só a minha opinião, outros estudos para prazos muito alargados sugerem também valores anualizados mais baixos (o que não quer dizer que num período de 10 ou 20 anos consiga mais... agora ao tentar extrapolar para prazos mais alargados vai surgir um desvio enorme).
Já agora, a minha linha representa um crescimento anualizado de 7.5%...
Ainda assim é um pedaço acima do crescimento médio da economia (a inflacção anualizada andará mais pelos 3~4%) mas os índices têm um efeito de filtragem e selecção natural ao "colocar de fora" com o tempo as empresas na banda inferior da performance.
O ritmo de crescimento do Dow Jones ronda os 6% em mais de 100 anos, o que não está muito distante dos 7.5% para o Dow nos últimos 50 e tal anos.
Tudo isto considerado, eu acredito que aquela linha é uma boa linha e que daqui a uns anos ainda poderemos olhar para ela que vai continuar a andar "próxima" do índice.
A verdade é que a minha linha acompanha o índice ao longo de mais de 5 décadas (como se existisse um íman e o índice não se conseguisse afastar dela). Como já disse da primeira vez que propus a linha, acredito que daqui a uns 10 ou 20 anos ainda vamos poder olhar para essa linha e ela não andar muito afastada do índice.
Se notares, a tua linha é consistente para o prazo em questão mas se a quiseres estender no tempo e recuares duas décadas, a linha está tremendamente afastada do mercado. E estou certo que é insustentável de manter e que daqui a 10 ou 20 anos o mercado não conseguiu sustê-la e já foi (muito) ultrapassado por ela.
Essa linha representa um crescimento anualizado de 12 ou 13% que na minha opinião está muito para além do que o mercado consegue suster no muito-longo prazo. Bem, não é bem só a minha opinião, outros estudos para prazos muito alargados sugerem também valores anualizados mais baixos (o que não quer dizer que num período de 10 ou 20 anos consiga mais... agora ao tentar extrapolar para prazos mais alargados vai surgir um desvio enorme).
Já agora, a minha linha representa um crescimento anualizado de 7.5%...
Ainda assim é um pedaço acima do crescimento médio da economia (a inflacção anualizada andará mais pelos 3~4%) mas os índices têm um efeito de filtragem e selecção natural ao "colocar de fora" com o tempo as empresas na banda inferior da performance.
O ritmo de crescimento do Dow Jones ronda os 6% em mais de 100 anos, o que não está muito distante dos 7.5% para o Dow nos últimos 50 e tal anos.
Tudo isto considerado, eu acredito que aquela linha é uma boa linha e que daqui a uns anos ainda poderemos olhar para ela que vai continuar a andar "próxima" do índice.
MarcoAntonio Escreveu:FT, olha que dá para ver o histórico completo mesmo do S&P no PRT. Tens de pedir para carregar mais sessões que ele vai até 1950.
Thanks Marco, já o fiz.
MarcoAntonio Escreveu:Em relação a uma LT secular, é sempre algo discutível este tipo de linha e uma pequena variação no critério pode levar a uma linha que passa (actualmente) a centenas de pontos de outra "semelhante".
Totalmente de acordo. Por isso disse que tem pouco ou nenhum valor em termos de trading. Mas mesmo com esse nível de incerteza, continua a ser importante em termos de tendência.
MarcoAntonio Escreveu:Eu tenho uma proposta que "corta" parte do movimento atípico da década de 70 mas que fora isso é bastante consistente e acompanha o S&P quase sempre e que hoje está pelos 1.000pts. É uma linha discutível (como qualquer outra num prazo tão alargado) mas que eu penso que pode servir de referência. Já a tinha colocado cá algures mas cá vai de novo...
Sem desprimor, continuo a preferir a minha (ver abaixo). Acho que esse corte que a tua faz é uma "facada" funda e longa de mais para poder entrar dentro de um conceito, mesmo que generoso, de falso break... de 12 anos

Abraço
FT
- Anexos
-
- SPX 20081004 FT MXLP.gif (14.34 KiB) Visualizado 8667 vezes
salvadorveiga Escreveu:Nahh a tua ta certa pq usaste os valores certos... como eu n sabia o maximo fui a "olho" pelo grafico ussei pai 1570...
Seja como for, essa diferença é "peanuts" em comparação com a amplitude da queda.
Entretanto, corrigi o texto do post inicial em conformidade.
FT
Flying Turtle Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Fiz as contas e entre minimo e maximo ate agora...so perdemos 30,7% e nao os teus quase 37%...
Máximo: 1576,09 - 11.Out.2007
Fecho: 1099,23 - 03.Out.2008
(1099,23 - 1576,09) / 1576,09 = -30,25%
Tens toda a razão. Devia ter algum valor residual na calculadora quando fiz a conta. Obrigado pela correcção. A diferença entre o fecho e o mínimo é desprezível e explica a diferença entre a percentagem que indicas e a que eu agora calculei.
Nãoi altera o argumento mas retira-lhe evidentemente alguma da intensidade...![]()
FT
Nahh a tua ta certa pq usaste os valores certos... como eu n sabia o maximo fui a "olho" pelo grafico ussei pai 1570...
marco( se te posso tratar por tu) retiro a palavra CERTEZA e altero a palavra deduzir para ANALIZANDO em relaçao a abrir posiçoes curtas e deixar estar , nao faço, porque nao durmo com posiçoes abertas, longas ou curtas. mas tenho a convicçao , olhando para os diferentes gráficos que os users fazem o favor de colocar aqui e que me ajudam muito assim como a outros , que os minimos de 2003 vao ser testados... neste bear market a velocidade das quedas é tal que nem pára nos apeadeiros. de qualquer maneira esta minha convicçao é flexivel, porque procuro estar atento aos sinais do mercado.
salvadorveiga Escreveu:Fiz as contas e entre minimo e maximo ate agora...so perdemos 30,7% e nao os teus quase 37%...
Máximo: 1576,09 - 11.Out.2007
Fecho: 1099,23 - 03.Out.2008
(1099,23 - 1576,09) / 1576,09 = -30,25%
Tens toda a razão. Devia ter algum valor residual na calculadora quando fiz a conta. Obrigado pela correcção. A diferença entre o fecho e o mínimo é desprezível e explica a diferença entre a percentagem que indicas e a que eu agora calculei.
Nãoi altera o argumento mas retira-lhe evidentemente alguma da intensidade...

FT
Adrox Escreveu:Marco, já venho notando isto há algum tempo, e não sei como é que mais ninguem anda "não viu":
O petroleo não pode estar a formar um: (BARR) Bump and Run Reversal ?
Quais são as caracteristicas do BARR para além da subida excessiva mais inclinada do que a LTA anterior?
Um verdadeiro Bump And Run (é essencial utilizar uma escala logarítmica, antes de mais nada) deve ter a segunda fase claramente acelerada face à primeira. Tipicamente é uma fase altamente especulativa e por isso é natural que a volatilidade e o volume aumentem também.
É também típico uma fase de lateralização ou um duplo-topo correr junto dos máximos antes de inverter.
O verdadeiro BARR deverá quebrar ambas as linhas.
Adrox Escreveu:Ou não é dos padrões que dês muita importancia?
Não, acho que é um padrão com uma fiabilidade interessante. A maior parte dos que tenho apontado no mercado nacional (penso mesmo que quase todos) completaram-se...
Adrox Escreveu:Ou achas que é dificil o petroleo ter um bear market a sério, pk é uma materia prima com muita procura?
No caso concreto do petróleo penso que é difícil quebrar aquela LT de longo-prazo mas não impossível.
Flying Turtle Escreveu:Fica também um gráfico mensal com toda a BD do ProRealTime para se ver melhor esta LT que, como todas as linhas de tendência assim tão longas, vale pouco ou nada em termos de trading mas é importante em termos de tendência.
FT, olha que dá para ver o histórico completo mesmo do S&P no PRT. Tens de pedir para carregar mais sessões que ele vai até 1950.
Em relação a uma LT secular, é sempre algo discutível este tipo de linha e uma pequena variação no critério pode levar a uma linha que passa (actualmente) a centenas de pontos de outra "semelhante".
Eu tenho uma proposta que "corta" parte do movimento atípico da década de 70 mas que fora isso é bastante consistente e acompanha o S&P quase sempre e que hoje está pelos 1.000pts. É uma linha discutível (como qualquer outra num prazo tão alargado) mas que eu penso que pode servir de referência. Já a tinha colocado cá algures mas cá vai de novo...
- Anexos
-
- S&P500081004.png (21.18 KiB) Visualizado 15728 vezes
Flying Turtle Escreveu:Aproveito o tópico para dar a minha visão sobre o SP500. Como sabem, eu gosto mais de olhar a "big picture" do que os movimentos diários ou mesmo intra-diários. E, neste contexto, o SPX terminou uma semana das mais negras da sua história em cima de um importante suporte, o qual aparece bem evidente no gráfico mensal. Poderá vir a reagir a este suporte mas quanto a quebrá-lo ou não eu não arrisco prognósticos.
Falando da história das quedas semanais, o SPX desceu esta semana 9,4%, contra 11,6% na semana 38 de 2001, 10,49% na semana 16 de 2000, 12,2% na semana 43 de 1987 e 9,12% na semana 42 de 1987 (imediatamente anterior - foi o famoso crash de 1987). Os registos do ProRealTime iniciam-se em 1975.
Em termos acumulados, o SPX perdeu já 35,97% desde os máximos de Outubro de 2007 - levamos já um ano de bear market neste índice - contra uma perda acumulada de 25,40% em período equivalente ( primeiro ano) do último bear market (Março 2000 - Outubro 2002) e de 50,50% para o total do referido bear market. Ou seja, estamos num ritmo de perdas mais acentuado do que na última vez e já "consumimos" mais de 2/3 da queda total dessa vez.
A LTA de longo prazo foi "definitivamente" quebrada em Setembro. Fica também um gráfico mensal com toda a BD do ProRealTime para se ver melhor esta LT que, como todas as linhas de tendência assim tão longas, vale pouco ou nada em termos de trading mas é importante em termos de tendência.
FT
Fiz as contas e entre minimo e maximo ate agora...so perdemos 30,7% e nao os teus quase 37%...
luis.live Escreveu:pode-se deduzir , repito deduzir que o indice vai testar de certeza os 800 pontos
De certeza?

Sinceramente não vejo que se possa ter qualquer certeza nisto, nem mesmo a nível dedutivo (o que quer que isso queira dizer). Se houvesse de facto certeza pura e simplesmente não haveria negócio... mas quem tenha muita convicção mesmo basta que entre curto bem forte para fazer o negócio da vida - sempre são 300 pontinhos e 27% o que, devidamente alavancado...

FT
o que é mais engraçado quando se olha para os gráficos é que mesmo com estas quedas abruptas os indices ainda estao algo longe dos minimos feitos em 2003... ou seja tanta gente a dizer que agora é que é, mas com estas quedas tao significativas , o que eu digo é que deus queira que os minimos de 2003 nao sejam quebrados porque se isso acontecer entao acho que nem deus , buda e alá podem salvar os mercados de uma crise sem precedentes...
...
Isto é, fazendo uma abordagem de outro ângulo, podemos constatar que bastaram 9 meses para "queimar" os últimos 4 anos de bull. Mais 2-3% de quedas, e já só iremos buscar valores idênticos aos actuais em Outubro/Novembro de 2003 (ou seja, de há 5 anos atrás).
Estamos a lidar com um Speedy Bear
...
Isto é, fazendo uma abordagem de outro ângulo, podemos constatar que bastaram 9 meses para "queimar" os últimos 4 anos de bull. Mais 2-3% de quedas, e já só iremos buscar valores idênticos aos actuais em Outubro/Novembro de 2003 (ou seja, de há 5 anos atrás).
Estamos a lidar com um Speedy Bear

...
Aproveito o tópico para dar a minha visão sobre o SP500. Como sabem, eu gosto mais de olhar a "big picture" do que os movimentos diários ou mesmo intra-diários. E, neste contexto, o SPX terminou uma semana das mais negras da sua história em cima de um importante suporte, o qual aparece bem evidente no gráfico mensal. Poderá vir a reagir a este suporte mas quanto a quebrá-lo ou não eu não arrisco prognósticos.
Falando da história das quedas semanais, o SPX desceu esta semana 9,4%, contra 11,6% na semana 38 de 2001, 10,49% na semana 16 de 2000, 12,2% na semana 43 de 1987 e 9,12% na semana 42 de 1987 (imediatamente anterior - foi o famoso crash de 1987). Os registos do ProRealTime iniciam-se em 1975.
Em termos acumulados, o SPX perdeu já 30,25% desde os máximos de Outubro de 2007 - levamos já um ano de bear market neste índice - contra uma perda acumulada de 25,40% em período equivalente ( primeiro ano) do último bear market (Março 2000 - Outubro 2002) e de 50,50% para o total do referido bear market. Ou seja, estamos num ritmo de perdas um pouco mais acentuado do que na última vez e já "consumimos" 3/5 da queda total dessa vez.
A LTA de longo prazo foi "definitivamente" quebrada em Setembro. Fica também um gráfico mensal com toda a BD do ProRealTime para se ver melhor esta LT que, como todas as linhas de tendência assim tão longas, vale pouco ou nada em termos de trading mas é importante em termos de tendência.
FT
== EDITADO ==
Correcção da amplitude da queda do actual bear market face à oportuna chamada de atenção do salvadorveiga
Em termos acumulados, o SPX perdeu já 30,25% desde os máximos de Outubro de 2007 - levamos já um ano de bear market neste índice - contra uma perda acumulada de 25,40% em período equivalente ( primeiro ano) do último bear market (Março 2000 - Outubro 2002) e de 50,50% para o total do referido bear market. Ou seja, estamos num ritmo de perdas um pouco mais acentuado do que na última vez e já "consumimos" 3/5 da queda total dessa vez.
FT
== EDITADO ==
Correcção da amplitude da queda do actual bear market face à oportuna chamada de atenção do salvadorveiga
- Anexos
-
- SPX 20081004 FT S.gif (17 KiB) Visualizado 16060 vezes
-
- SPX 20081004 FT M.gif (14.91 KiB) Visualizado 16010 vezes
-
- SPX 20081004 FT MLP.gif (14.29 KiB) Visualizado 15951 vezes
Editado pela última vez por Flying Turtle em 4/10/2008 20:29, num total de 1 vez.
Marco, já venho notando isto há algum tempo, e não sei como é que mais ninguem anda "não viu":
Quais são as caracteristicas do BARR para além da subida excessiva mais inclinada do que a LTA anterior?
Quando se pode verificar com alguma certeza que a acção está a formar um BARR?
Quando quebra a antiga LTA?
Se assim é, ainda está muinto longe de chegar lá, mas será uma situação a ter em conta quando se aproximar da LTA?
Ou não é dos padrões que dês muita importancia?
Ou achas que é dificil o petroleo ter um bear market a sério, pk é uma materia prima com muita procura?
Cumprimentos.
Quando se pode verificar com alguma certeza que a acção está a formar um BARR?
Quando quebra a antiga LTA?
Se assim é, ainda está muinto longe de chegar lá, mas será uma situação a ter em conta quando se aproximar da LTA?
Ou não é dos padrões que dês muita importancia?
Ou achas que é dificil o petroleo ter um bear market a sério, pk é uma materia prima com muita procura?
Cumprimentos.
Obrigado a todos pelas palavras de incentivo.
A questão do Euro-Dolar versus Plano, deixo para alguém que sinta que domina melhor essa área responder. Para já o EURUSD tem estado em forte correcção apesar dos sinais crescentes de que o plano seria aprovado. E mesmo depois de já divulgado o resultado, o S&P mexeu bastante mas o Euro-Dolar nem por isso...
O tópico está aberto à participação de outros forenses que queiram deixar a sua perspectiva técnica ou mesmo que queiram acrescentar outro tipo de informação que considerem relevante.
Em relação ao "disco pedido", tenho que dizer que normalmente não acompanho o ouro. Em todo o caso aqui fica o que vejo nesse metal precioso no momento actual...
Gold Futures
O Ouro vinha apresentando uma tendência de alta de longo-prazo mas que está agora fragilizada. Na verdade, é um pouco discutível qual a tendência em vigor (no médio-prazo parece tratar-se de algo próximo de uma lateralização ou mesmo de uma correcção suave). Há bastante tempo que o ouro não faz novos máximos e uma LTa que existia (embora tecnicamente não muito forte) foi quebrada...
Como referências parece-me claro que o valor mais importante nesta região são os 850 que têm funcionado ora como resistência ora como suporte.
Mais abaixo temos um suporte ainda nos 735. A minha opinião é que se esse suporte for quebrado, como que se torna "oficial" que o Ouro está afinal já em Bear Market.
A questão do Euro-Dolar versus Plano, deixo para alguém que sinta que domina melhor essa área responder. Para já o EURUSD tem estado em forte correcção apesar dos sinais crescentes de que o plano seria aprovado. E mesmo depois de já divulgado o resultado, o S&P mexeu bastante mas o Euro-Dolar nem por isso...
O tópico está aberto à participação de outros forenses que queiram deixar a sua perspectiva técnica ou mesmo que queiram acrescentar outro tipo de informação que considerem relevante.

Em relação ao "disco pedido", tenho que dizer que normalmente não acompanho o ouro. Em todo o caso aqui fica o que vejo nesse metal precioso no momento actual...
Gold Futures
O Ouro vinha apresentando uma tendência de alta de longo-prazo mas que está agora fragilizada. Na verdade, é um pouco discutível qual a tendência em vigor (no médio-prazo parece tratar-se de algo próximo de uma lateralização ou mesmo de uma correcção suave). Há bastante tempo que o ouro não faz novos máximos e uma LTa que existia (embora tecnicamente não muito forte) foi quebrada...
Como referências parece-me claro que o valor mais importante nesta região são os 850 que têm funcionado ora como resistência ora como suporte.
Mais abaixo temos um suporte ainda nos 735. A minha opinião é que se esse suporte for quebrado, como que se torna "oficial" que o Ouro está afinal já em Bear Market.
- Anexos
-
- GoldFuture081003CP.png (22.12 KiB) Visualizado 16442 vezes
-
- GoldFuture081003LP.png (23.8 KiB) Visualizado 16446 vezes
Antes do mais, também sou um adepto deste tipo de tópicos e parabéns por ele.
Quanto ao EUR/USD com estas injecções massivas de capital por parte do governo americano, o dollar não poderá sofrer? Embora isto esteja fora do campo de análise técnica...
E com isto também queria deixar o disco pedido, se estás disposto. Uma análise do Ouro.

Quanto ao EUR/USD com estas injecções massivas de capital por parte do governo americano, o dollar não poderá sofrer? Embora isto esteja fora do campo de análise técnica...
E com isto também queria deixar o disco pedido, se estás disposto. Uma análise do Ouro.
Marco António, não há muito mais a dizer em relação ao que disse o user jorgemmc. Para quem como eu se vem iniciando neste mundo, isto é de facto serviço público. Já à alguns meses que venho acompanhando este forum, lendo-o apenas. Mas agora não pude deixar de agradecer. Este post vai directo para o meu "caderno de apontamentos".
- Registado: 24/7/2008 21:51
EURUSD
Agora a vez do cross eur-usd que apresenta uma tendência de baixa de curto/médio-prazo e que possivelmente poderá vir a estender-se ao longo-prazo uma vez que a anterior tendência de alta foi interrompida conforme se pode ver no gráfico de longo-prazo.
Como referências, para já apenas de referir os 1.49 a funcionar como resistência, basicamente o mesmo valor que tinha funcionado como resistência há perto de um ano atrás.
Penso também que para já os 1.37/1.38 poderão funcionar como suporte mas é um valor ainda para confirmar e que para já tem pouco significado técnico. Num plano ligeiramente mais alargado, só encontramos valores fortes/importantes pelos 1.30...
O mais importante a reter é o facto da anterior tendência de longo-prazo ter sido interrompida e actualmente se encontrar em vigor uma tendência de baixa de médio-prazo.
Agora a vez do cross eur-usd que apresenta uma tendência de baixa de curto/médio-prazo e que possivelmente poderá vir a estender-se ao longo-prazo uma vez que a anterior tendência de alta foi interrompida conforme se pode ver no gráfico de longo-prazo.
Como referências, para já apenas de referir os 1.49 a funcionar como resistência, basicamente o mesmo valor que tinha funcionado como resistência há perto de um ano atrás.
Penso também que para já os 1.37/1.38 poderão funcionar como suporte mas é um valor ainda para confirmar e que para já tem pouco significado técnico. Num plano ligeiramente mais alargado, só encontramos valores fortes/importantes pelos 1.30...
O mais importante a reter é o facto da anterior tendência de longo-prazo ter sido interrompida e actualmente se encontrar em vigor uma tendência de baixa de médio-prazo.
- Anexos
-
- EURUSD081003mp.png (17.54 KiB) Visualizado 16748 vezes
-
- EURUSD081003lp.png (19.53 KiB) Visualizado 16693 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, latbal, lito, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OverDose, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, trilhos2006 e 162 visitantes