Como nasce um Paradigma
16 mensagens
|Página 1 de 1
Geniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiial JAS
...esta tua interpretação é exactamente o que eu penso...palavras para quê ?
-
Roberts
Re: ho jas
Anonymous Escreveu:essa historia merece uma interpretaçao melhor...
eu só digo se fossemos como os macacos os mercados apenas subiam. Como somos seres inteligentes de vez em quando eles caiem...
Amigo Visitante Anónimo,
A minha interpretação é que não percebeste nada da história...
Apesar de seres inteligente tu estarás igualmente dentro da jaula.
Como eu estou e como todos os restantes macacos estão.
O mercado é comandado pelos grandes que estão cá fora (que na história se chamavam cientistas) e que fazem o que muito bem lhes apetece fixando os timings e as regras das "experiências".
Eles é que decidem se te dão escadas para subires ou escorregas para descer.
A partir daí já é problema teu.
Com inteligencia talvez arranjes algumas artimanhas para conseguires sobreviver... Mas não alteras as regras do jogo.
Se estiveres falido (ou seja macaco pelado) põem-te na rua, mesmo que sejas inteligente, e substituem-te por outro (macaco, também).
JAS
O problema é que no "bull" actual os macacos voltaram às mesmas bananas de sempre. De repente depois de três anos a levar com jactos de água fria de NVLS, KLAC, PMCS, entre outras, toca de ir tudo a correr a estas bananas. O que vale é que em Portugal as coisas ainda não estão muito quentes (em termos eufóricos), porque senão vais ter de vender BCP's para comprar Reditus e Compta.
Abraços
Abraços
-
Só a título de curiosidade (e estas coisas têm sempre piada vistas à posteriori) olha aqui o termo Rally a ser utilizado em 1999 em pleno <b>Bull Market</b>...
<i>
================================================================
Chart Watchers Weekly
- 5 November 1999
StockCharts.com's Weekly Summary of Market
Trends, Signals and Changes
[To unsubscribe, see the bottom of this message.]
Hello Fellow Chart Watchers,
The rally in stocks is real folks! Strong, broad and confirmed. One clue is the fact that for the first time in months, the Nasdaq didn't plummet immediately after setting a new high...
</i>
Completo em:
http://stockcharts.com/commentary/archi ... 91105.html
<i>
Chart Watchers Weekly
- 5 November 1999
StockCharts.com's Weekly Summary of Market
Trends, Signals and Changes
[To unsubscribe, see the bottom of this message.]
Hello Fellow Chart Watchers,
The rally in stocks is real folks! Strong, broad and confirmed. One clue is the fact that for the first time in months, the Nasdaq didn't plummet immediately after setting a new high...
</i>
Completo em:
http://stockcharts.com/commentary/archi ... 91105.html
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
JAS, o termo rallye não é exclusivo do Bear Market. Usa-se o termo quer em Bull Market quer em Bear Market, qnd o Mercado sobe muito num curto espaço de tempo.
Existe é o caso particular de um Bear Market Rallye, mas qnd se fala em rallye não se pode pressupor que o autor está a considerar a tendência primária como descendente. Pode estar e pode não estar...
Por exemplo: o ouro tem tido ultimamente diversos rallies e não está propriamente em tendência descendente de longo-prazo. Bem, o longo prazo é relativo, pois no muito-longo-prazo está, dependerá do que se considera longo-prazo. Mas o mesmo se podería dizer relativamente ao mercado em geral: será que alguma vez (nestes últimos 10 anos) o mercado esteve realmente descendente?... Ou foi apenas uma correcção temporária e <b>ainda</b> estamos em Bull Market?
O termo rallye pode ainda ser utilizado quer relativamente ao intraday quer relativamente a curtíssimo e curto-prazo. É um termo bastante genérico que é usado qnd o mercado apresenta volume e momentum no curto ou curtíssimo-prazo <b>independentemente</b> da sua tendência de fundo!
Existe é o caso particular de um Bear Market Rallye, mas qnd se fala em rallye não se pode pressupor que o autor está a considerar a tendência primária como descendente. Pode estar e pode não estar...
Por exemplo: o ouro tem tido ultimamente diversos rallies e não está propriamente em tendência descendente de longo-prazo. Bem, o longo prazo é relativo, pois no muito-longo-prazo está, dependerá do que se considera longo-prazo. Mas o mesmo se podería dizer relativamente ao mercado em geral: será que alguma vez (nestes últimos 10 anos) o mercado esteve realmente descendente?... Ou foi apenas uma correcção temporária e <b>ainda</b> estamos em Bull Market?
O termo rallye pode ainda ser utilizado quer relativamente ao intraday quer relativamente a curtíssimo e curto-prazo. É um termo bastante genérico que é usado qnd o mercado apresenta volume e momentum no curto ou curtíssimo-prazo <b>independentemente</b> da sua tendência de fundo!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
voltando atrás...
Eu meti aqui a história dos macacos porque a achei engraçada e apenas por isso.
Meti a frase do BCP porque, se bem se lembram, eu fui "o macaco que levou porrada" porque disse que iria subir.
Estava ele a 1,25/1,30 e ninguém acreditava.
Meti a frase do Bull Market porque continuo a ver muitos a chamarem-lhe simplesmente Rallye o que pressupõe que acreditam que continuamos em Bear Market.
Se estamos ou não estamos em Bull Market só veremos daqui a uns meses.
Por mais gráficos que me mostrem eu continuo a dizer o mesmo: A realidade é que continuamos a subir...
E enquanto isso acontecer, comprem puts se quiserem, mas "não batam nos macacos que estão a aproveitar as subidas"...
JAS
Meti a frase do BCP porque, se bem se lembram, eu fui "o macaco que levou porrada" porque disse que iria subir.
Estava ele a 1,25/1,30 e ninguém acreditava.
Meti a frase do Bull Market porque continuo a ver muitos a chamarem-lhe simplesmente Rallye o que pressupõe que acreditam que continuamos em Bear Market.
Se estamos ou não estamos em Bull Market só veremos daqui a uns meses.
Por mais gráficos que me mostrem eu continuo a dizer o mesmo: A realidade é que continuamos a subir...
E enquanto isso acontecer, comprem puts se quiserem, mas "não batam nos macacos que estão a aproveitar as subidas"...
JAS
Boa
Só que eu estava a ler o Post e só me estava a lembrar da Função Publica.
Do tal "sistema enraizado" em que mesmo que apareça alguem com vontade de fazer, acaba por ser "surrado" pelos outros.
Abraço
Do tal "sistema enraizado" em que mesmo que apareça alguem com vontade de fazer, acaba por ser "surrado" pelos outros.
Abraço
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.
JAS.........
Eu sou como o macaco,uns anitos a levar porrada mas sempre a comprar BCP,agora estou á espera das bananas,quero receber umas centenas de cachos já faltou mais.
Bom dia
Bom dia
- Registado: 6/12/2002 11:06
re
back da noite..e ops... JAS história paradigmatica engraçada esta, mas como qq outra história isto não é só preto nem só branco... induz observações... e assim num par de minutos aparecem estas:
- comprar BCP e/ou ficar bull para que espaço temporal?
- porque não EDP em vez de BCP?... os bonecos são primos e a EDP sempre se mostrou mais pujante desde o arranque das profundezas... e a falta de força nos 2 últimos dias foi de ambas.
- se esta história fosse aplicada em final de Nov de 2002 ao BCP.. qual seria a moral da história?
- porque será que tudo se tem de basear em extremo bull e extremo bear?
- porque não se pode ter calls e sentir-se bear.. ou vice-versa? Tudo questão temporal do investimento.
- eram macacos.. mas parece que a estupidez pavloviana rendeu muito papel nos últimos anos, não? Será que eles ficaram agarrados ao "follow the bear trend"?
Tou do lado bear em DAX desde 6ª no curtíssimo... mas por enquanto tou bull no médio, e estou catavento no longo.... porque isso de se tentar ser macaco pavloviano deve ser chato como ó caraças.
Bom feriado para quem o comemorar, e Cump. a todos
- comprar BCP e/ou ficar bull para que espaço temporal?
- porque não EDP em vez de BCP?... os bonecos são primos e a EDP sempre se mostrou mais pujante desde o arranque das profundezas... e a falta de força nos 2 últimos dias foi de ambas.
- se esta história fosse aplicada em final de Nov de 2002 ao BCP.. qual seria a moral da história?
- porque será que tudo se tem de basear em extremo bull e extremo bear?
- porque não se pode ter calls e sentir-se bear.. ou vice-versa? Tudo questão temporal do investimento.
- eram macacos.. mas parece que a estupidez pavloviana rendeu muito papel nos últimos anos, não? Será que eles ficaram agarrados ao "follow the bear trend"?
Tou do lado bear em DAX desde 6ª no curtíssimo... mas por enquanto tou bull no médio, e estou catavento no longo.... porque isso de se tentar ser macaco pavloviano deve ser chato como ó caraças.
Bom feriado para quem o comemorar, e Cump. a todos
-
Info
LOLLLLLLLL
JAS,
Já te disse que não sou loira
Por acaso eu, em algum momento, refiro que és tu o autor da totalidade do texto
Saber escolher as palavras certas ( mesmo que não sejam da nossa autoria) é também uma arte, em especial quando temos um sentido de oportunidade tão... como direi? subtil!
beijinhos
didi
Já te disse que não sou loira

Por acaso eu, em algum momento, refiro que és tu o autor da totalidade do texto

Saber escolher as palavras certas ( mesmo que não sejam da nossa autoria) é também uma arte, em especial quando temos um sentido de oportunidade tão... como direi? subtil!

beijinhos
didi
- Registado: 5/11/2002 1:49
Re: já tentei escrever...
didi Escreveu:De facto continuas ao melhor nível JAS, quer no que se refere à escrita, como ao sentido de oportunidade dos teus textos
O texto dos macacos não fui que escrevi, circula na net.
Apenas escrevi as duas frases finais...
JAS
já tentei escrever...
este post por diversas vezes, mas acabo sempre por desistir
por me sentir incapaz de responder algo que se aproxime do nível do teu post.
De facto continuas ao melhor nível JAS, quer no que se refere à escrita, como ao sentido de oportunidade dos teus textos
beijinhos
didi

De facto continuas ao melhor nível JAS, quer no que se refere à escrita, como ao sentido de oportunidade dos teus textos

beijinhos
didi
- Registado: 5/11/2002 1:49
Como nasce um Paradigma
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.
Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato.
Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
"Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."
Não perca a oportunidade de passar esta história para os amigos, para que, uma vez por outra, se questionem porque estão "batendo"...
---------
Agora substituam o cacho de bananas por acções do BCP...
Vocês já perceberam porque ainda não compraram?
---------
A seguir substituam o cacho de bananas por um "molho de Calls"...
Vocês já perceberam porque estão Bears?
JAS
---------
"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO".
Albert Einstein
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.
Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato.
Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
"Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."
Não perca a oportunidade de passar esta história para os amigos, para que, uma vez por outra, se questionem porque estão "batendo"...
---------
Agora substituam o cacho de bananas por acções do BCP...
Vocês já perceberam porque ainda não compraram?
---------
A seguir substituam o cacho de bananas por um "molho de Calls"...
Vocês já perceberam porque estão Bears?
JAS
---------
"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO".
Albert Einstein
16 mensagens
|Página 1 de 1