Análise c/ curto comentário à JMT
in Diaro Económico
Nota de análise 2008-09-25 16:20
JPMorgan aponta Jerónimo Martins como título de refúgio
Os analistas do banco norte-americano JPMorgan elegeram hoje as acções da Jerónimo Martins como sendo um dos 18 papéis que considera como sendo de 'refúgio' e de 'elevada qualidade'.
Pedro Duarte
Segundo uma nota de análise hoje emitida pelo JPMorgan, citada pela agência Reuters, os títulos que escolheu como sendo de refúgio levam em conta a posição destas firmas no mercado, a sua capacidade financeira e ainda a avaliação e a evolução prevista para a empresa nos próximos trimestres.
"Foi pedido aos analistas do JPMorgan para encontrar nomes na sua lista de coberturas que satisfaçam um número de critérios", lê-se no texto do documento.
Anteriormente, a Jerónimo Martins já havia sido escolhida pelo JPMorgan como um título favorito no sector do retalho, tendo avançado com uma recomendação de 'Overweight' e um preço-alvo de 7,40 euros para o papel.
Às 16h19, a Jerónimo Martins sobe 2,12% para os 5,82 euros.
Imprimir artigo Enviar artigo
Comentários
Financeiro
Anda Jerónimo, esta não lembrava o diabo... Andas aqui a explorar o people com imigrantes do brasil e da ukr. para baixar os nossos vencimentos. Agora compreende-se toda a tua sede por dinheiro ganho no sangue e suor dos portugueses. Sócrates aplaude jerónimos e sonaes com esta políticas??
Etelvino
esta malta está todo falida e ainda tem a lata de aconselhar títulos refúgio! arrumem a vossa casa e deixem a dos outros em paz...
JPMorgan aponta Jerónimo Martins como título de refúgio
Os analistas do banco norte-americano JPMorgan elegeram hoje as acções da Jerónimo Martins como sendo um dos 18 papéis que considera como sendo de 'refúgio' e de 'elevada qualidade'.
Pedro Duarte
Segundo uma nota de análise hoje emitida pelo JPMorgan, citada pela agência Reuters, os títulos que escolheu como sendo de refúgio levam em conta a posição destas firmas no mercado, a sua capacidade financeira e ainda a avaliação e a evolução prevista para a empresa nos próximos trimestres.
"Foi pedido aos analistas do JPMorgan para encontrar nomes na sua lista de coberturas que satisfaçam um número de critérios", lê-se no texto do documento.
Anteriormente, a Jerónimo Martins já havia sido escolhida pelo JPMorgan como um título favorito no sector do retalho, tendo avançado com uma recomendação de 'Overweight' e um preço-alvo de 7,40 euros para o papel.
Às 16h19, a Jerónimo Martins sobe 2,12% para os 5,82 euros.
Imprimir artigo Enviar artigo
Comentários
Financeiro
Anda Jerónimo, esta não lembrava o diabo... Andas aqui a explorar o people com imigrantes do brasil e da ukr. para baixar os nossos vencimentos. Agora compreende-se toda a tua sede por dinheiro ganho no sangue e suor dos portugueses. Sócrates aplaude jerónimos e sonaes com esta políticas??
Etelvino
esta malta está todo falida e ainda tem a lata de aconselhar títulos refúgio! arrumem a vossa casa e deixem a dos outros em paz...
- Registado: 17/2/2004 1:38
obrigado Tito
Sempre pronto
bibó Porto
um grande abraço
mcarvalho
bibó Porto
um grande abraço
mcarvalho
Re: olá Tito
mcarvalho Escreveu:não te importas de actualizar os gráficos
obrigado
grande abraço
mcarvalho
mcarvalho desculpa não colocar gráfico, mas assim a "olhómetro" deverá continuar a subida e caso passe os 5,95 poderá ir próximo dos 6,08, mas aqui poderá recuar.
Vamos ver se consegue fazer fecho acima dos 5,89, sem "spinning top"
A candle que formou hoje é tipo "enforcado",(teor bearish) mas pode ser que o laço da corda esteja largo

Acima dos 5,40 a coisa está segura
- Registado: 5/11/2002 11:30
ganda Tito
em cheeio.. como sempre ..
abraço
mcarvalho
abraço
mcarvalho
MCA
Antes de mais dizer lhe que é graças a investidores como o senhor que a AT consegue a importancia que tem...
Vamos supor q a partir de amanhã todos sabemos e usamos AT de uma forma semelhante, o que é que acontecia... Nada!!!... Deu um sinal de entrada mas ninguém compra porque como o sinal é de compra ninguém vende e vice versa...
A AT acaba por ser relevante apenas devido a uma coisa: Muitos investidores a utilizam...
Logo, em determinados momentos surgem pressões vendedoras ou compradoras provenientes destes investidores que conduzem as acções num determinado sentido e muitas vezes isso contagia o mercado e o resultado é efectivo.
Daí achar que pode tentar usa-la como mais uma arma a seu favor... Só tem a ganhar com isso...
Antes de mais dizer lhe que é graças a investidores como o senhor que a AT consegue a importancia que tem...
Vamos supor q a partir de amanhã todos sabemos e usamos AT de uma forma semelhante, o que é que acontecia... Nada!!!... Deu um sinal de entrada mas ninguém compra porque como o sinal é de compra ninguém vende e vice versa...
A AT acaba por ser relevante apenas devido a uma coisa: Muitos investidores a utilizam...
Logo, em determinados momentos surgem pressões vendedoras ou compradoras provenientes destes investidores que conduzem as acções num determinado sentido e muitas vezes isso contagia o mercado e o resultado é efectivo.
Daí achar que pode tentar usa-la como mais uma arma a seu favor... Só tem a ganhar com isso...
- Registado: 17/9/2008 0:08
mca1967 Escreveu:(Marco, tanto sarcasmo num fórum que é reconhecido pela sua receptividade de opiniões "educadas"???)
MCA, desculpa lá mas não tem nada que ver com receptividade de opiniões "educadas".
Frases como:
mca1967 Escreveu:Este ano, já tivemos dezenas de oportunidades de o fazer!!!
É entrar na altura certa e sair na altura certa!!!
manifestamente precisam de ser bem aprofundadas ou desenvolvidas, porque só assim (sem mais qualquer explicação) ela vale zero e (para usar os teus termos) estiveste aqui a fazer-nos perder tempo.
É interessante que agora optes por te centrar no meu "sarcasmo" para não as desenvolveres.
Confesso, e vais-me desculpar o sacarsmo, que não fiquei surpreendido...
Agora, voltemos ao que interessa. Tu dizes que não se fazem "previsões" com a AT. Eu deixo-te aqui uma lista de targets que apontei esta ano bem como a descrição do que aconteceu depois...
(vou por dentro de um quote por questões de organização, depois se quiseres podes ir percorrer os tópicos e verificar que estes targets foram apontados e colocados aqui antes das coisas acontecerem, se por acaso coloquei aqui algum que não foi colocado na altura foi por lapso porque para fazer este exercício limitei-me a ir ver os gráficos e eu não costumo colocar targets à posteriori)
BCP
Identifiquei um triplo-fundo em Fevereiro/Março com target a 2.15 euros.
O padrão foi activado em finais de Março e o máximo relativo foi realizado algumas semanas depois a 2.15 euros.
BPI
Identifiquei um trading range que foi quebrado em Junho (suporte nos 3 euros). O target era 2.40 euros.
Em 10 sessões esse target foi atingido e pouco depois entrou em consolidação (entre 2.27 e 2.43 euros).
Brisa
Identifiquei um trading range que foi quebrado em Junho (suporte nos 9 euros). O target era 7.72.
Neste caso o valor foi atingido em 11 sessões e a Brisa ainda desceu bastante mais depois disso (não me parece que seja problemático quando vai até mais longe do que esperavamos). O acerto não é total mas parcial e útil q.b...
GALP
Identifiquei um suporte nos 13.8 euros e quando foi quebrado apontei os 11 euros como suporte seguinte. O valor foi atingido em 5 sessões e a cotação pouco passou para lá dos 11 euros.
Esse suporte ainda subsiste hoje deposi de ter sido já testado uma série de vezes.
Sonae Industria
Identifiquei um trading range com suporte nos 4.2 euros, quebrado em Maio. O target era 3.40 euros. O valor foi atingido em 10/11 sessões e a cotação entrou em consolidação em torno desse valor (3.29-3.49). Depois disso voltou a quebrar essa consolidação em baixa e fez nova lag down, não muito diferente da anterior.
Sonae SGPS
Tinha suporte nos 1.14 euros. Quando foi quebrado apontei como possível suporte o "euro". O valor foi atingido em cerca de 8 sessões e quase logo a Sonae reagiu e fez uma correcção em alta. Depois voltou a cair e quebrou também o €1 e continuou por aí abaixo...
A utilidade da AT não se limita aos tartets. Mas como tens-te centrado especificamente na questão das previsões (por achares que se não for possível fazer previsões não tem utilidade), deixei-te exemplos concretos de targets que avancei nos últimos meses e qual foi o resultado. E penso ter indicado todos ou quase todos os que apontei.
Mas também queria sublinhar que a utilidade da AT não se fica por aqui, identificar tendências ou comportamentos para estares dentro ou fora durante determiandos períodos de tempo, mesmo que não haja targets ou previsões específicas, é útil e permite bater o mercado. Por exemplo, se identificares um downtrend e durante esse período estiveres de fora, já estás a bater largamente o mercado sem teres previsto nada. Pela simples razão da AT ter "ter dito" que não é para tocar naquele papel pois ele está em downtrend, já é positivo...
Também não queria como visses isto como sendo uma apologia de que eu sou um grande analista ou de que a AT é uma ferramenta fenomenal. Apenas te quis mostrar exemplos concretos daquilo que tu dizes que "não existe".
Eu estou a falar de coisas concretas e gostaria que não te refugiasses no "sarcasmo" para não explicares concretamente o que é entrar na altura certa e sair na altura certa, como é que isso se consegue: em que é que se baseia, como se determinada e como se aplica.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/9/2008 23:34, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mccarvalho,
A Meteorologia é capaz de ser assim como a AT, determina probabilidades.
E quando a AT diz cuidado que pode vir aí chuva da grossa... eu levo o guarda-chuva, mesmo que esteja a fazer sol...
Abraço
-------
mca1967,
Isto hoje está de chuva hein?
Boa Noite
A Meteorologia é capaz de ser assim como a AT, determina probabilidades.
E quando a AT diz cuidado que pode vir aí chuva da grossa... eu levo o guarda-chuva, mesmo que esteja a fazer sol...
Abraço
-------
mca1967,
Isto hoje está de chuva hein?
Boa Noite
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Marco,
Não te vou decepcionar, porque escreveste sarcásticamente!!!
Eu não escrevi que sabia o timming, ou que o fazia...
Mas escrevo que já ganhei muito dinheiro na bolsa!!!
E também escrevo que já perdi muito dinheiro na bolsa!!!
Aliás, se tivesse ganho muito, muito dinheiro e não tivesse perdido dinheiro nenhum... não estaria a escrever aqui, neste momento!!! Estaria reformado, num País paradisíaco... Pese embora ainda seja muito novo para me reformar!!!
Cada um de nós defende aquilo em que acredita!!!
Mas, a AT (e a AF) valem o que valem!
A minha abordagem (Marco, tanto sarcasmo num fórum que é reconhecido pela sua receptividade de opiniões "educadas"???) ao mercado relaciona-se com "feeling de bom-senso", baseado em análise ás notícias que vão aparecendo, com uma base de capital, paciência e mentalidade não-ganãnciosa! E, acima de tudo, com firmeza nos movimentos, quer de compra, quer de venda! E sem entrar em alavancagens ou instrumentos do género!!! Day-trade quando posso! Week-trade quando não dá! Month-trade quando tem de ser!
Se não concordarem comigo, tudo bem!
Só estou a expressar a minha opinião!!! Delicadamente!!! A que tenho direito!!!
Para má-educação, ignorem-me ou respondam a outros...
Não te vou decepcionar, porque escreveste sarcásticamente!!!
Eu não escrevi que sabia o timming, ou que o fazia...
Mas escrevo que já ganhei muito dinheiro na bolsa!!!
E também escrevo que já perdi muito dinheiro na bolsa!!!
Aliás, se tivesse ganho muito, muito dinheiro e não tivesse perdido dinheiro nenhum... não estaria a escrever aqui, neste momento!!! Estaria reformado, num País paradisíaco... Pese embora ainda seja muito novo para me reformar!!!
Cada um de nós defende aquilo em que acredita!!!
Mas, a AT (e a AF) valem o que valem!
A minha abordagem (Marco, tanto sarcasmo num fórum que é reconhecido pela sua receptividade de opiniões "educadas"???) ao mercado relaciona-se com "feeling de bom-senso", baseado em análise ás notícias que vão aparecendo, com uma base de capital, paciência e mentalidade não-ganãnciosa! E, acima de tudo, com firmeza nos movimentos, quer de compra, quer de venda! E sem entrar em alavancagens ou instrumentos do género!!! Day-trade quando posso! Week-trade quando não dá! Month-trade quando tem de ser!
Se não concordarem comigo, tudo bem!
Só estou a expressar a minha opinião!!! Delicadamente!!! A que tenho direito!!!
Para má-educação, ignorem-me ou respondam a outros...
- Registado: 29/11/2007 11:27
mca1967 Escreveu:Para ter rentabilidades de 15% ao ano... Bem, vou exagerar, mas é quase comprar um qualquer título e aguardar que rentabilize 15%... e vende-lo!!! Este ano, já tivemos dezenas de oportunidades de o fazer!!!
Com noticias, sem noticias!!!
Com AT, sem AT!!!
E isso é o que??
Como consegues determinar essas "alturas certas"?
Feeling? Lês umas noticias no JN? Ou até ves uns gráficos e até consegues "adivinhar" que vai subir?
Realmente gostaria de saber essa ciência...
Cumps
- Registado: 26/11/2007 4:39
Muito bem
deu para aprender muito e já parecem aquelas conversas em tempo de BULL
AT é como a meteorologia (não tratado de meteoros) tenta prever o tempo mas às vezes engana-se e dizem que foi por culpa do El nino ou do aquecimento..
e depende da forma como se lê e dos conhecimentos que se têm..
quantas vezes o meteorologista olha par os dados do satélite e diz que está a chover quando se viesse à janela via que estava um dia com um sol radiante !!
e claro que houve muita gente que acreditou no que ele disse e não no que via e ... levou o guarda chuva
abraço
mcarvalho
AT é como a meteorologia (não tratado de meteoros) tenta prever o tempo mas às vezes engana-se e dizem que foi por culpa do El nino ou do aquecimento..
e depende da forma como se lê e dos conhecimentos que se têm..
quantas vezes o meteorologista olha par os dados do satélite e diz que está a chover quando se viesse à janela via que estava um dia com um sol radiante !!
e claro que houve muita gente que acreditou no que ele disse e não no que via e ... levou o guarda chuva
abraço
mcarvalho
Bem, ou a indicação / confirmação da AT acontece consistentemente, ou não!!!
Aparentemente... não!!!
MCA, lê o post que eu coloquei antes do teu.
Com AT, sem AT!!!
O que é a altura certa? Como o determinas?
Se tens uma técnica ou ferramenta de análise fiável que te diz isso e que é diferente da AT ou da AF por certo o forum está interessadíssimo em conhecer e seria uma mais valia para o forum desenvolveres um pouco mais como funciona, em que se baseia e como se aplica.
Por certo que é um contributo muito bem vindo e dou-te o maior incentivo para o fazeres, especialmente por se tratar (aparentemente) de uma abordagem diferente das já conhecidas.
Agora que nos aguçaste o apetite, não nos decepciones!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem, ou a indicação / confirmação da AT acontece consistentemente, ou não!!!
Aparentemente... não!!!
Eu não escrevi que a AT não tinha importância nenhuma!!!
Eu escrevi que não acreditava na AT!!!
Para ter rentabilidades de 15% ao ano... Bem, vou exagerar, mas é quase comprar um qualquer título e aguardar que rentabilize 15%... e vende-lo!!! Este ano, já tivemos dezenas de oportunidades de o fazer!!!
Com AT, sem AT!!!
Aparentemente... não!!!
Eu não escrevi que a AT não tinha importância nenhuma!!!
Eu escrevi que não acreditava na AT!!!
Para ter rentabilidades de 15% ao ano... Bem, vou exagerar, mas é quase comprar um qualquer título e aguardar que rentabilize 15%... e vende-lo!!! Este ano, já tivemos dezenas de oportunidades de o fazer!!!
Com AT, sem AT!!!
mca1967 Escreveu:Marco,
Naturalmente que não!!!
Já percebi que para alguns "companheiros", o facto de contabilizar meia-dúzia de mensagens significa muita coisa... ou alguma coisa...
Significa coisa nenhuma!!!
Bem, Marco, claro que não!!!
Sessões anormais, claro que não!!!
Mas, se não fizer previsões, para sessões normais, para que serve?
Mas quem disse que não se fazia previsão nenhuma?
Da minha parte eu não faço previsões para sessões específicas (nem nunca, seja como investidor seja como analista o meu time-frame se focou num prazo tão curto). Mas aponto targets com relativa frequência (e se não aponto mais é porque, seja por falha minha seja por limitação da AT, não considero que haja vantagem em apontar mais porque simplesmente não teriam fiabilidade assinalável).
Eu sempre defendi que a utilidade (e a vantagem retirada da AT) é limitada. E não é só na AT. Na AF passa-se o mesmo...
Simplesmente não há por aí investidores a fazer ganhos brutais com base numa ferramenta de análise que funciona tipo bola de cristal. E os melhores investidores do mundo têm ganhos anuais médios de 20 e 30%...
Mas voltando à questão, queres que te coloque aqui uma série de targets (incluindo falhados) que coloquei no forum nos últimos meses?
Não digas que não se fazem previsões, porque em sentido lato, isso não é verdade.
Agora, também terás de considerar que nem todos nós estamos interessados em fazer o tipo de previsões que outros (eventualmento tu) estão. Isso não significa necessariamente uma falha ou um erro, sequer...
O que é notável é tu queres fazer disso uma falha flagrante, um erro ou um defeito, como queiras.
É tipo alguém conseguir adivinhar os números da roleta com uma taxa de acerto superior em 5% ao puro random e da vez que "falhar" vires dizer: ora, essa tua técnica não serve de nada, desta vez falhaste redondamente.
Ao que eu responderia: tu é que falhaste redondamente a todo o ponto central da questão. O objectivo não era nem nunca foi acertar no número específico desta rodada.
O exemplo é semi-abstracto em tom de analogia mas espero que sirva para passar a mensagem.
Marco,
Naturalmente que não!!!
Já percebi que para alguns "companheiros", o facto de contabilizar meia-dúzia de mensagens significa muita coisa... ou alguma coisa...
Crómio,
Sem stress, Amigo!!!
Não desrepeitei niguém, penso eu... Se o fiz, peço desculpa! Se não o fiz, mande dormir outra pessoa!!!
TSRM,
Sim, é A.T.!
Se... sobe... Se... queima... Se... desce...
Mas não tenho dúvidas que os teus gráficos são perfeitamente e muito fiáveis, dentro da A.T.!
Pata-Hari,
Quem sou eu?
Eu não estou a argumentar! Estou a dar uma opinião e a defende-la! Só isso! Claro que não é limitação sua!!!
Naturalmente que não!!!
Crómio,
Sem stress, Amigo!!!
Não desrepeitei niguém, penso eu... Se o fiz, peço desculpa! Se não o fiz, mande dormir outra pessoa!!!
TSRM,
Sim, é A.T.!
Se... sobe... Se... queima... Se... desce...
Mas não tenho dúvidas que os teus gráficos são perfeitamente e muito fiáveis, dentro da A.T.!
Pata-Hari,
Quem sou eu?
Eu não estou a argumentar! Estou a dar uma opinião e a defende-la! Só isso! Claro que não é limitação sua!!!
FrancRap Escreveu:Meu caro MCA,
Com todo o respeito, tenho pena que n acredites na AT, porque tens perdido optimas oportunidades de ganhar dinheiro.
Dou-te um exemplo claro da utilidade da AT. A GALP e o seu super suporte nos 11 €.
Faz as contas, olha para os graficos, lê umas coisas, e mais n digo.
Cumps
Realmente esse exemplo é do melhor q ha, quem tem seguido a AT na galp desde ha uns tempos para ca tem tido a hipotese de ganhar mto €.
O suporte dos 11€ para entrar longo e a resistencia dos 14€ para entradas curtas tem se revelado mto proveitosas.
É daqueles casos q a AT é clara como a agua, é so seguir o q ta escrito.
Abraço
Re: AT
Clinico Escreveu:E como qualquer outra regra, tem excepções. Que são raras e se tornam curiosidades.
É mais do que uma mera excepção, temos de admiti-lo.
Agora, não há aqui nenhum problema. Ou por outra, se há algum problema é ter-se falhado no entendimento do que é o mercado.
Uma ferramenta de análise (seja ela qual for, não tem de ser necessariamente a AT) não tem de explicar o mercado todo nem tem de dar uma vantagem tremenda ao investidor. Para ser útil basta dar uma vantagem ligeira face ao investidor desinformado ou ao investimento aleatório (ou ainda se quisermos, face ao mero buy & hold indiscriminado), custos de negociação à parte.
Até porque presumir que se pode retirar uma vantagem enorme (ou ponto de se prever sessões como esta) era assumir que o mercado é tremendamente ineficiente.
Ora, se o mercado fosse tremendamente ineficiente, estando ele sujeito à inspecção de (milhões de) investidores em todo o mundo, obviamente seria notado e essa ineficiência seria canibalizada rapidamente...
Ou então havia umas dezenas ou centenas de investidores que estavam no topo da lista da Forbes com fortunas absolutamente descomunais.
O hedge sobre o mercado é sempre marginal, a vantagem que se obtém com estas ferramentas é sempre ténue.
Se se conseguir um ganho média anual (ao longo de duas ou três décadas) de uns 15% ao ano já é excelente (para não dizer super) e para se chegar a uma meta destas não é necessário nem pouco mais ou menos conseguir-se aquilo que os "detractores" implicam que deveria ser possível conseguir para a AT ter utilidade.
Não se pode dizer que a AT não tem utilidade nenhuma pegando em exemplos como a sessão de hoje. Simplesmente não faz sentido nenhum e implica que quem faz essa inferência não está a ver algumas das coisas mais óbvias e mais elementares do mercado...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/9/2008 22:28, num total de 1 vez.
Meu caro MCA,
Com todo o respeito, tenho pena que n acredites na AT, porque tens perdido optimas oportunidades de ganhar dinheiro.
Dou-te um exemplo claro da utilidade da AT. A GALP e o seu super suporte nos 11 €.
Cumps
Cumps
- Registado: 26/11/2007 4:39
AT
Bem, neste caso particular dos últimos dias da JM, não há dúvida que houve movimentos exagerados, de tal forma, que a CMVM resolveu investigar.
Sinceramente, e a bem de todos nós, espero que chegue a alguma conclusão!
Quanto á AT, ela vale o que vale, mas penso que é das únicas armas mais ou menos fiáveis e repetitivas que temos para diminuir o risco de dar um passo em falso no nosso investimento, no curto e médio prazo.
Para o longo prazo a coisa é mais retroactiva e mais vale ir pelos fundamentais e fazer como diz o "Warrant Buffett", - comprem como se bolsa fechasse e reabrisse 10 anos depois -
Aqui a pergunta que se põe é precisamente essa: SE não fôr a análise técnica (da qual fazem parte os indicadores, as candles, as figuras etc etc), que métodos usam para o curto ou médio prazo nos investimentos???
Eu não conheço outro. Portanto, acredite ou não, é o que há! e quando mais correcta for essa análise, menor o risco do investimento.
E como qualquer outra regra, tem excepções. Que são raras e se tornam curiosidades.
Abraços
Clinico
Editado - PS: pelos vistos ainda não estamos "safos". A vela de hoje ainda se enquadra dentro da famosa vela negra...vamos ver se optimismo perdura e se se isto sai para cima da vela negra...
Sinceramente, e a bem de todos nós, espero que chegue a alguma conclusão!
Quanto á AT, ela vale o que vale, mas penso que é das únicas armas mais ou menos fiáveis e repetitivas que temos para diminuir o risco de dar um passo em falso no nosso investimento, no curto e médio prazo.
Para o longo prazo a coisa é mais retroactiva e mais vale ir pelos fundamentais e fazer como diz o "Warrant Buffett", - comprem como se bolsa fechasse e reabrisse 10 anos depois -
Aqui a pergunta que se põe é precisamente essa: SE não fôr a análise técnica (da qual fazem parte os indicadores, as candles, as figuras etc etc), que métodos usam para o curto ou médio prazo nos investimentos???
Eu não conheço outro. Portanto, acredite ou não, é o que há! e quando mais correcta for essa análise, menor o risco do investimento.
E como qualquer outra regra, tem excepções. Que são raras e se tornam curiosidades.
Abraços
Clinico
Editado - PS: pelos vistos ainda não estamos "safos". A vela de hoje ainda se enquadra dentro da famosa vela negra...vamos ver se optimismo perdura e se se isto sai para cima da vela negra...
Editado pela última vez por Clinico em 24/9/2008 22:22, num total de 1 vez.
- Registado: 1/6/2003 0:13
mca1967 Escreveu:Claro!!!
Com todo o respeito...
Estamos a "prever"?
Ou estamos a "relatar" e a "comentar movimentos passados"?
Com todo o respeito...
Quem anda na AT, já aqui (a "perder tempo" em fóruns) não devia andar!!!
Bons negócios,
MCA, para bateres o mercado com base na AT tens de prever sessões (anormais) como esta na JMT?
Aliás, tens de prever qualquer sessão que seja?
mca1967 Escreveu:..."Repare que para amanhã já fiz um comentário baseado também em A.T. e com várias saídas, vamos ver qual nos sai, mas qq movimento que venha a acontecer já está estudado, mas também podemos que ter que alterar a nossa análise durante a sessão, temos que ser flexiveis quando analisamos o curtíssimo prazo
Espero ter ajudado e não diga mal da A.T. pois sem ela eu já tinha falido há muitos anos"...
TSRM: prezo muito a S/ pessoa! Acredite e não tenha dúvidas!!! É dos elementos mais importantes, para mim, neste fórum... Já leio as suas análises / comentários à uns anos... Claro que ajudou e eu não estou a dizer mal da A.T.! Só escrevo que não acredito!!! E não vamos divagar sobre falências...
Várias saídas? Claro: um jogo de futebol pode terminar com a vitória da equipa da casa, da equipa visitante, ou com um empate... Depois, justificámos o resultado!!!
Só isso!!!
Abraço,
####repara no que digo para amanhã####
Já muito foi dito e parece ouro sobre azul, mas agora interessa falar das possíveis aberturas para amanhã.
1-)Abertura em GAP- é bull mas vai ser aproveitada para vender, contudo caso venha a ser efectuada acima dos 5,90 pode muito bem ser sinal que pode não fechar o GAP, já uma abertura em GAP abaixo dos 5,90 pode abrir caminho a fecho de GAP, ou algo mais**
2-)Abertura abaixo dos máximos de hoje e acima dos 5,40 também é bull
3-)Abertura abaixo dos 5,40 pode queimar o melhor é nem tocar.
Qualquer movimento intraday abaixo dos 5,40 pode tornar-se perigoso
Só para informar que antes do fecho a cotação estava abaixo dos 5,52, ou seja a 5,507
** pode fechar o GAP e efectuar novo movimento de alta ou então abrir caminho para a formação de um dark cloud cover (candle bearish e que indicia que um topo de curto prazo pode ter sido feito)
Para quem não entrou hoje na JMT amanhã só deve arriscar no ponto 2, ou seja uma abertura abaixo dos máximos de hoje e acima dos 5,40, todas as outras aberturas poderão ser mal sucedidas em caso de entrada longa..... mesmo a do ponto 2 exige que um fecho abaixo dos 5,40 decidas fechar a posição.
Isto é A.T. mca

- Registado: 5/11/2002 11:30
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Goya777, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2 e 147 visitantes