Carteira baseada em análise fundamental
O importante acima de tudo é que o capital que tenho destinado a investir não me faz falta.Na bolsa no máximo só investirei 50% das minhas poupanças.Bem só espero que pelo menos os mercados tenham sempre bolsas de valores.Se desaparecerem é que fico preocupado.Será que existe esse risco com tanto pessimismo e com uma crise de proporções catastróficas e nunca antes vista.No entanto se deixarem de existir os curtos também ficam sem o dinheiro ou não?Vai passar tudo para as mãos do Estado,vai ser só nacionalizações.
- Registado: 15/6/2008 19:32
vg1 Escreveu:Diz-me só uma coisa tu não conseguiste chegar com a tua carteira até ao fim de 2003,tu com as perdas que tinhas vendeste.
Pois vendi, meu caro, mas não esperei até 2003. Vendi tudo em Março de 2001 (já o bear market ia com 12 meses). E depois estive dois anos fora do mercado.
vg1 Escreveu:O que tinha acontecido se tivesses a mesma carteira em Julho de 2007?
Não sei. Porque se soubesse o que sei hoje nunca teria comprado acções naquela altura.
vg1 Escreveu:A única empresa que conheço que não subiu com o bull market foi a Pararede, dentro do principal índice
Aconselho-te a olhares melhor para os gráficos antes de escreveres estas coisas.
É verdade que a maioria das empresas subiu no bull market. Mas as subidas foram muito modestas se comparadas com as quedas precedentes.
Deixo-te apenas alguns exemplos, dentro do índice principal:
BCP - máximo em Setembro de 2000 = 4,73; valor 5 anos depois = 2,00 euros; resultado = 58% de perda
EDP - máximo em Março de 2000 = 4,05 euros; valor 5 anos depois = 2,17; resultado = 47% de perda
ZON - máximo em Março de 2000 = 73 euros; valor 5 anos depois = 9,5 euros; resultado = 87% de perda.
Jerónimo Martins - valor em Março de 2000 (na altura já levava 15 meses de queda) = 3,5 euros; valor 5 anos depois = 2,31; resultado = 34% de perda
Julgo que estes quatro exemplos de algumas das mais importantes acções da nossa praça (mas há mais, se o desejares) mostram bem que manter as acções durante 5 anos não só não constitui qualquer garantia de ganho como ainda pode significar perdas substanciais.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Diz-me só uma coisa tu não conseguiste chegar com a tua carteira até ao fim de 2003,tu com as perdas que tinhas vendeste.O que tinha acontecido se tivesses a mesma carteira em Julho de 2007?
A única empresa que conheço que não subiu com o bull market foi a Pararede, dentro do principal índice
A única empresa que conheço que não subiu com o bull market foi a Pararede, dentro do principal índice
vg1 Escreveu:Acho que seria incorrecto se no ciclo da bolsa só existisse o bear market.De qualquer forma estou disponivel a sugestões para melhorar se me disseres como ou qualquer outra pessoa.
Então aqui ficam 2 sugestões:
Sugestão 1 - Ler o "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos (este livro mudou totalmente a minha visão dos mercados)
Sugestão 2 - Definires stop losses; pelas minhas contas estás a perder mais de 30% nalguns títulos e isso parece não te importar muito; o problema é que podem cair outros 30%. E pior ainda: podem nunca recuperar. Daqui a 5 anos podes ter ganho 100% mas também podes ter perdido 90%.
Não quero que penses que estou armado em campeão. Eu vivi o bear market de 2000 a 2003 e não tenho motivos para me orgulhar do resultado. Mas estou a ver-te a seguir exactamente pelo mesmo caminho que segui: quanto mais caía, mais eu comprava.
As minhas sugestões têm apenas em vista ajudar-te a evitar que cometas os mesmos erros que eu cometi.
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
vg1 Escreveu:Os reforços serão sempre feitos nas correcções nunca nas subidas e diminuirei posições se conseguir em 5 anos mais valias de 100%
Em bull market, esta abordagem é correctíssima.
Em bear market é meio caminho andado para o desastre...
1 abraço,
Elias
P.S. - Estamos em bear market
Os meus stop-losses estão na diversificação da minha cateira.Se acontecer alguma falência nas empresas que possuo neste momento representam menos de 5% do peso de cada titulo.Sei que nunca vou comprar tudo num fundo,nem vender nos topos.Procuro empresas com grau de risco maior,mas que futuramente podem ser compensadas.Neste momento à menos que haja novas quedas não vou fazer mais reforços.Os reforços serão sempre feitos nas correcções nunca nas subidas e diminuirei posições se conseguir em 5 anos mais valias de 100%
vg1 Escreveu:Não tenho stop-losses colocados.
Duvido que a tua táctica não contenha stop-losses ou pelo menos “stop-losses fundamentais”… Pelo que vi as tuas entradas são baseada nos fundamentais (VC<1) de onde presumo que as saídas também o serão. Mas sente-te à vontade para me desmentires.
Aproveito para te questionar com que periodicidade actualizas o teu VC para cada empresa e de que forma (relatórios trimestrais ou projecções?).
Decidi entrar na ArcelorMittal pois apresenta um VC inferior a 1,tem apresentado resultados superiores aos do ano passado e tem sempre uma politica de novas aquisições.As vezes penso na minha estratégia a 5 anos se não devia substituir os titulos que estão a dar prejuizos semestrais na contas por outros.Para já penso deixar ficar a sonae indústria e a sonaecom em carteira,pois na semsna passada com o exemplo do Fortis em que olhando para o balanço semestral parecia um bom titulo para investir e depois foi o que se viu.Talvez o segredo seja mesmo a diversificação.Quem quiser opinar esteja à vontade.
Re: Edp
polar Escreveu:vg1 Escreveu:Hoje adquiri Edp a 2,8475.
Desculpe a minha pertinência de novato. Com tanta compra não corre o risco de ficar descapitalizado rapidamente? Mesmo que seja virtual, verifico que está efectivamente a diversificar a sua carteira,aliás como mandam as regras, mas, no meu ponto de vista, não me parece que seja o mais correcto diversifica-la em demasia sob pena de perder o controlo das ditas.Desculpem-me se estiver enganado. Normamente a minha carteira é constituida em média por 5 a 8 titulos e se pretendo adquirir uma determinado acção que não tenho em carteira vendo antecipadamente outra que considere ter atingido o objectivo inicialmente delineado ou que não esteja a ter o desempenho desejado. Devo dizer que a minha postura desde Junho de 2007 é de pouca exposição.Há que aguardar para ver qual a tendência e não tentar apanhar facas a caír.Ninguém nos garante que o mercado vá mudar a sua tendencia.Se mudar cá estarei 85% "liquido" para entrar, com a vantagem de ter passado praticamente imune a esta turbulência, assumindo uma postura de observador atento, interrompido apenas por algumas entradas/saídas muito fugazes para não perder o treino e aproveitar momentos que me pareciam interessantes, mas sempre com posições muito curtas.
Bons negócios e obrigado a todos pelo que tenho aprendido neste forum.
Olá Polar. Sê bem-vindo

Eu estava a ler o tópico e a pensar exactamente no mesmo. Também tenho a noção de que os AF's têm como permissa limitar o número de posições em carteira, por correrem o risco de não conseguirem controlar todas com o rigor necessário.
Mas também o Salvador tem um numero bastante signficativo de empresas em carteira. Talvez um deles nos ajude a clarificar este ponto...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Re: Edp
vg1 Escreveu:Hoje adquiri Edp a 2,8475.
Desculpe a minha pertinência de novato. Com tanta compra não corre o risco de ficar descapitalizado rapidamente? Mesmo que seja virtual, verifico que está efectivamente a diversificar a sua carteira,aliás como mandam as regras, mas, no meu ponto de vista, não me parece que seja o mais correcto diversifica-la em demasia sob pena de perder o controlo das ditas.Desculpem-me se estiver enganado. Normamente a minha carteira é constituida em média por 5 a 8 titulos e se pretendo adquirir uma determinado acção que não tenho em carteira vendo antecipadamente outra que considere ter atingido o objectivo inicialmente delineado ou que não esteja a ter o desempenho desejado. Devo dizer que a minha postura desde Junho de 2007 é de pouca exposição.Há que aguardar para ver qual a tendência e não tentar apanhar facas a caír.Ninguém nos garante que o mercado vá mudar a sua tendencia.Se mudar cá estarei 85% "liquido" para entrar, com a vantagem de ter passado praticamente imune a esta turbulência, assumindo uma postura de observador atento, interrompido apenas por algumas entradas/saídas muito fugazes para não perder o treino e aproveitar momentos que me pareciam interessantes, mas sempre com posições muito curtas.
Bons negócios e obrigado a todos pelo que tenho aprendido neste forum.
- Registado: 29/11/2007 12:09
Hoje comprei a Iberia do IBEX 35 a 2,02.Neste momento possuo em carteira 10 titulos cada um representando um peso de 10% na carteira.O BCP,a Criteria e a Iberia são as que apresentam até agora rentabilidade positiva.Acho a Iberia interessante pois o preço do petróleo tem vindo a diminuir e tem um PER de 8 e um VC de 1,09
canguru Escreveu:E se nas próximas eleições legislativas (2009) começarem a falar da hipótese nuclear? Em que medidas as tuas previsões a cinco anos serão afectadas?
pois nisso eu acho que se deve ter um plano e os riscos valuaçoes.
Relativamente a isso acho que o impacto na EDPR nao e' grande uma vez que o portfolio da empresa em Portugal constitui apenas 12% do total. Nao e' grande portanto. Os maiores mercados sao em França, Polonia, Espanha e Estados Unidos. E começa agora a expandir operaçoes para a America do Sul e a zona mais oriental da Europa
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cali010201, Google [Bot], nbms2012, OCTAMA, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2 e 209 visitantes