Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Onorio » 16/9/2008 12:45

Ulisses :

Nao vais despir o fato nem durante uns tempinhos? Para o mini-bull q se avizinha por ai? :mrgreen: heheh

Abraços

Registado: 4/3/2008 23:31

por Ulisses Pereira » 16/9/2008 12:34

Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI, numa altura em que o PSI está a cerca de 1,5% do mínimo dos últimos 3 anos.

As anteriores análises permanecem completamente inalteradas. Pareço um disco riscado há meses.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.75 KiB) Visualizado 4495 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (37.58 KiB) Visualizado 4500 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.8 KiB) Visualizado 4511 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Sinais?

por Pirronico » 15/9/2008 21:54

Ulisses Pereira Escreveu:Por isso, mantenho o meu discurso chato e monótono: Não há qualquer sinal de força, por isso, qualquer entrada em acções nacionais tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável.

Não há realmente qualquer sinal de força, nem em termos de AT, nem em termos de AF.

Eu diria até que o cenário é pouco menos que dantesco: a crise na banca americana é verdadeiram/ inimaginável e o que a torna diferente das outras crises financeiras (como a de 98) é a sua enorme complexidade.

Em termos de AT eu acho que vale a pena salientar o seguinte: o Dow Jones e o S&P quebraram, no final da sessão, os mínimos de Julho (10050p e 1200p, respectivamente) e eu acredito que o PSI pode perder ali a zona de suporte dos 8000p já amanhã... Entretanto o CAC e o DAX deverão quebrar os mínimos de Julho já amanhã, já que o IBEX já os quebrou hoje.

Só há um factor que, a meu ver, pode acalmar os mercados: caso a FED amanhã resolva surpreender os mercados e baixe o preço do dinheiro em .50, pois uma descida de .25 já não será surpresa. Fora isso suspeito que vamos fazer uma expedição ao Pólo Sul!

Registado: 19/2/2008 18:04

por Adrox » 15/9/2008 15:07

Sem querer ser muito off-topic:
Os grandes ganham sempre, veja-se o caso da Lehman, da Merrill Lynch, da Nortern Rock, da Bear Stearns...

Já para não falar de 99% dos bancos que perderam mais de 50% da sua capitalização bolsista, e os grandes como o Berardo lá metidos...

Ganham sempre...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por sconcha » 15/9/2008 14:56

Ulisses Pereira Escreveu:Buzio, estive a reler o meu post e enganei-me de uma forma insultuosa para ti! :oops:

No P.S. Escrevi, "Os buzios estão fartos de perder dinheiro", quando queria ter escrito "Os grandes estão fartos de perder dinheiro". Vou corrigir.

Um abraço e desculpa.

Um abraço,
Ulisses

Desculpas aceites, amigo Ulisses. Confesso que ao ler a tua mensagem, achei que não eras tu a falar, pois já conheço os teus posts e o caldeirão há bem mais anos que a data do meu registo. Afinal sempre foi engano.

Abraço

Registado: 29/11/2007 13:11

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 14:43

A JM é a única excepção que venho sublinhando enquanto não quebrar os seus suportes chaves.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Martins_Braz » 15/9/2008 14:38

Ulisses Pereira Escreveu:qualquer entrada em acções nacionais tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável

E a JMT??

Registado: 17/7/2008 13:21

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 14:19

Buzio, estive a reler o meu post e enganei-me de uma forma insultuosa para ti! :oops:

No P.S. Escrevi, "Os buzios estão fartos de perder dinheiro", quando queria ter escrito "Os grandes estão fartos de perder dinheiro". Vou corrigir.

Um abraço e desculpa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por sconcha » 15/9/2008 14:03

Pois acredito que ambos tenham razão (Ulisses e Artista). Isto dos mercados é muito, muito complicado.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Abraço.

por artista_ » 15/9/2008 12:08

buzio Escreveu:Artista, eu não estava a falar especificamente de bancos, mas de empresas no geral. Tens um exemplo na JM e na sua queda de 13% em dois dias. Foram os pequeninos que a fizeram cair 13% ? Não creio. Agora, claro são os pequeninos que a vendem. Achas que os grandes perderam dinheiro com ela ? Não creio novamente.

Apenas um exemplo. :)

Ou seja, tu acreditas que foram os grandes que venderam lá em cima aos pequenos e que agora lhes estão a comprar de volta essas mesmas acções?!? não te iludas... os grandes perdem tanto ou mais que os pequenos!

A realidade é que em cada momento ninguém sabe para onde vão os mercados... hoje é um bom dia para compras?! o futuro o dirá! Se cair nos próximos dias vai haver muitos que continual a dizer que são os grandes a vender e os pequenos a entalarem-se... pensem um pouco os pequenos não têm capital para comprar tantos títulos, os pequenos, quer nas subidas quer nas descidas, não passam de um ruído de fundo que que não altera em nada a música, apenas segue os seu caminho, vá ela para onde for!

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 12:07

buzio, ao longo deste ano muitos têm sido aqueles que, em dias de quedas fortes, vêm dizer que é nestas alturas que se fazem grandes fortunas, etc... E o que tem acontecido desde aí? Quedas, quedas, quedas.

É verdade que quem comprar no fundo, consegue um negócio extraordinário, mas acredita que isso acaba por ser uma estratégia que provoca uma erosão de capital enorme, dada a ínfima probabilidade de acertares no fundo. Antes de acertar nesse fundo, falhas em muitos pretensos fundos e, como facilmente vês, quem se tem aventurado em busca dessa estimulante actividade mas muito pouco rentável (A busca de fundos) tem acabado fortemente castigado pelas enormes ondas que castigam quem tenta remar contra a maré.

Acho que os gráficos que tenho vindo a deixar falam por si. Já vamos quase com 14 meses de "Bear Market" e em 2008 tenho sempre deixado valores nas minhas análises que, caso sejam ultrapassados, colocam os touros no comando da situação (mesmo que seja em termos de curto/médio prazo). Nunca - mas nunca - os touros conseguiram quebrar esses valores. Nunca houve, por isso, um claro sinal dos touros.

Por isso, mantenho o meu discurso chato e monótono: Não há qualquer sinal de força, por isso, qualquer entrada em acções nacionais tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Os grandes estão fartos de perder dinheiro. É uma ilusão pensar o contrário...
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.75 KiB) Visualizado 5820 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (37.58 KiB) Visualizado 5806 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (24.5 KiB) Visualizado 5809 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 15/9/2008 14:26, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por sconcha » 15/9/2008 11:38

Artista, eu não estava a falar especificamente de bancos, mas de empresas no geral. Tens um exemplo na JM e na sua queda de 13% em dois dias. Foram os pequeninos que a fizeram cair 13% ? Não creio. Agora, claro são os pequeninos que a vendem. Achas que os grandes perderam dinheiro com ela ? Não creio novamente.

Apenas um exemplo. :)

Abraço

por artista_ » 15/9/2008 11:23

buzio Escreveu:Os "pequeninos" já sairam do mercado, ou vão sair pois estão com medo. Quem faz muito dinheiro agora são os grandes. Confesso que esta volatilidade também me assusta, mas não me manda embora. E viva a adrenalina eh eh.

Os grandes nem lá no alto conseguiram sair, os pequenos saiem e entram quanto querem... explica lá como é que os grandes fazem dinheiro agora?! eu estou é a ver os bancos todos com muitas dificuldades, para não falar nos que já faliram!!!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por sconcha » 15/9/2008 10:58

Mas iurp, é nestas alturas que se fazem as fortunas ;)

Os "pequeninos" já sairam do mercado, ou vão sair pois estão com medo. Quem faz muito dinheiro agora são os grandes. Confesso que esta volatilidade também me assusta, mas não me manda embora. E viva a adrenalina eh eh.

abraços

por iurp » 15/9/2008 9:46

A atitude pedagógica do Ulisses relativamente às entradas longas em títulos do PSI 20 tem sido menosprezada por alguns investidores que procuram "fundos" no mercado. Tem sido minha opinião que "a procissão já saiu do adro mas que o caminho é longo" e até chegar novamente à igreja (fundo)ainda faltará um bom bocado.

Bolsa há todos os dias, ela não acaba e pensem que que nestes tempos o capital pode-se degradar com m uita facilidade.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 15/9/2008 8:29

iurp Escreveu:Quase todos os títulos estão juntos a suportes importantes. Se hoje quebrarem, as quedas deverão acelerar.

Concordo, embora haja sempre a possibilidade de um falso break é muito arriscado apostar nessa hipótese, pelo menos investido! :wink:

Abraços

artista

por iurp » 15/9/2008 8:12

Quase todos os títulos estão juntos a suportes importantes. Se hoje quebrarem, as quedas deverão acelerar.

Abraço

por luis.live » 12/9/2008 23:45

arrepia olhar para estes gráficos...
será que o psi 20 até ao final do ano principio de 09 vai testar o suporte dos 6200 pontos?

Registado: 29/11/2007 9:55

por Ulisses Pereira » 11/9/2008 12:07

O PSI aproxima-se dos seus mínimos dos últimos 30 meses e continuamos a não ter nenhum sinal de força dos touros.

Hoje calo-me e não repito aquilo que tenho dito nos últimos meses sobre a Bolsa portuguesa. Deixo apenas os gráficos.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.67 KiB) Visualizado 7174 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (39.3 KiB) Visualizado 7168 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.06 KiB) Visualizado 7165 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 10/9/2008 12:57

Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI.

Olhando para eles, volto a perguntar: Porquê adivinhar fundos? Porquê sujeitarmo-nos a levar com uma onda grande por cima de nós quando queremos nadar contra a corrente?

O PSI não vai a 0, naturalmente. Mas nunca saberemos até onde pode ir. E o investidor de sucesso não é o que consegue entrar nas acções no sue ponto mais baixo, mas sim aquele que consegue identificar os sinais de inversão, entrar nelas já com uma boa parte do "Bull Market" em movimento e aguentar a onda até bem lá acima.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.67 KiB) Visualizado 7660 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (39.3 KiB) Visualizado 7669 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.05 KiB) Visualizado 7658 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 10/9/2008 12:56

Relativamente À EDP Ulisses disse:

Pelo caminho, vão passando vários investidores que gritam "É agora! É impossível cair mais!". Só que as acções vão caindo e esses investidores vão começando a compreender que os mercados podem sempre cair do que imaginamos.

Eu diria relativamente todas ou quase...

Código: Selecionar todos

MUITO mais

Abraço

por Ulisses Pereira » 9/9/2008 12:26

Continua o "ruído" de curto prazo que em nada alterou, por agora, a "Big picture". Os ursos continuma a dominar em todos os horizontes temporais e só uma ruptura da zona de resistência nos 8900 pontos seria um sinal de força do mercado indicativo do controlo dos touros no curto prazo.

Até que isso aconteça, a bola continua do lado dos ursos. Tal como nos últimos 14 meses. Sim, já vamos em 14 meses de "Bear Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.67 KiB) Visualizado 8273 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (39.3 KiB) Visualizado 8272 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.05 KiB) Visualizado 8265 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por matabears » 5/9/2008 22:20

TP1 Escreveu:Ulisses ou alguém pf, reparou o que aconteceu á Portucel? Houve alguma passagem?

E eu que o diga caro TP1...andava de olho na Portucel há uns tempos.
Gostava de fazer tambem minha a pergunta do TP1
o que se passou com a Portucel? :?:
ááááá´toiro lindoooooo!!!!!!

Registado: 1/8/2008 20:58

por majomo » 5/9/2008 13:38

Com estes maus números do desemprego na américa... parece-me que o minimos certamente serão testados... brevemente.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por BAC » 5/9/2008 12:04

Mais uma de 1.000.000 de acções.
Wiki:
"Bolsa, espécie de sacola onde objetos variados são guardados"

Registado: 22/6/2007 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], breakout_bull, Dragon56, Google Adsense [Bot], Karra, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 137 visitantes