GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
ACP Escreveu:
(...)
“não só não foi devolvido ao mercado o aumento extraordinário dos ajustamentos em subida desde o princípio do ano, como os preços aumentaram nos últimos dias com uma descida significativa do preço do crude”.
(...)
Onde estava o ACP há 3 semanas atrás quando o crude subiu e a GALP baixou significativamente o preço dos combustíveis?
Possivelmente estavam ocupados a escrever um parecer desinformado e desinformante e não repararam...

- Anexos
-
- ACP-o-distraido.PNG (28.94 KiB) Visualizado 10446 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata, eu já tinha referido aqui no tópico esse lamentável parecer do ACP, uma vez que ele já tinha surgido noticiado em Agosto.
Esta versão é uma actualização dessa notícia, vindo agora com erros dobrados, reforçados e actualizados. É extraordinário como o ACP comete os mesmos erros do cidadão desinformado!
Mais extraordinário ainda é a praticamente total ausência de análises e comparações correctas e objectivas.
Esta versão é uma actualização dessa notícia, vindo agora com erros dobrados, reforçados e actualizados. É extraordinário como o ACP comete os mesmos erros do cidadão desinformado!
Mais extraordinário ainda é a praticamente total ausência de análises e comparações correctas e objectivas.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E isto tudo se passa perante o silêncio estremecedor do insolente vendedor de cervejas.. vender imperiais não é o mesmo que vender combustíveis! Será talvez por isso que a GALP já está a perder 4% hoje?
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
Galp, Repsol e BP têm um "comportamento abusivo"
05/09/2008
O Automóvel Club de Portugal acusa as três maiores empresas de combustíveis em Portugal de terem “um comportamento abusivo” na evolução dos preços praticados no retalho, que é “vincadamente desfavorável aos consumidores”. Num comunicado emitido ontem em reacção ao facto de a Galp ter subido o preço dos combustíveis numa altura em que o petróleo está a cair nos mercados internacionais, o ACP refere que “os ajustamentos de preço dos destilados ou produtos refinados em alta ou em baixa, deveriam ser feitos com a mesma celeridade em qualquer das situações, caso existisse um mercado a funcionar em condições normais de concorrência”. Em meados de Agosto o ACP tinha constatado a sua preocupação quanto à evolução “desigual como se estava a efectuar o ajustamento do preço ao consumidor dos produtos petrolíferos em Portugal em consequência dos movimentos de alta e de baixa do preço do Petróleo”. Ontem repetiu o alerta, afirmando que “não obstante a aparente situação de concorrência que esses operadores [GALP, a REPSOL e a BP] possam transmitir, o facto é que o recente ajustamento de preços do Diesel e da Gasolina à evolução do preço do crude, indicia um comportamento abusivo e vincadamente desfavorável ao consumidor”. Para o ACP existe uma “situação de monopólio (...) no mercado da refinação, do armazenamento, transporte e distribuição”, que é “dominado pela Galp Energia”. Para o ACP existe ainda “uma situação de controlo de mercado que permite impor, sem qualquer supervisão regulatória, os preços de venda ao consumidor final”. A memsa fonte conclui que as petrolíferas ficam “com uma margem extraordinária na rápida e mais que proporcional subida dos produtos destilados em caso de subida do crude, e numa lenta, e menos proporcional descida no caso oposto”. “Seria de esperar que esse lag fosse absorvido num razoável período de tempo. Ora a situação verificada nos ú ltimos dias revela e confirma as suspeitas de um comportamento concertado de manipulação do mercado”, conclui o ACP, acrescentando que “não só não foi devolvido ao mercado o aumento extraordinário dos ajustamentos em subida desde o princípio do ano, como os preços aumentaram nos últimos dias com uma descida significativa do preço do crude”. O ACP refere que, devido a esta situação, “irá prosseguir com o estudo independente iniciado sobre este assunto, chamando desde já a atenção do Governo para a imperativa necessidade de adopção das medidas convenientes”. Um estudo recente da Autoridade da Concorrência indicou que não é possível concluir que há cartel neste mercado em Portugal.
--------------------------------------------------------------------------------
© 2006 BPI. Todos os direitos reservados.
MarcoAntonio Escreveu:No JN não tenho visto grande coisa que mereça uma chamada de atenção (se houve, escapou-me). Se ocorrer por certo que eu envio uma nota para o jornalista.
Pois sim...
Jornal de Negócios Escreveu:Descida do preço dos combustíveis foi só metade da queda do petróleo
A descida dos preços dos combustíveis em Portugal está a ser menor do que o verificado pelas matérias-primas nos mercados internacionais, desde os máximos históricos.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A descida dos preços dos combustíveis em Portugal está a ser menor do que o verificado pelas matérias-primas nos mercados internacionais, desde os máximos históricos.
Os valores mais elevados verificados pelo petróleo foram atingidos na semana de 11 de Julho. Desde então, a matéria-prima já desceu mais de 14% em euros, afastando-se dos recordes atingidos em Julho. O gasóleo está a ter um comportamento semelhante. Este combustível, nos mercados internacionais, está a recuar mais de 17% e a gasolina desvaloriza mais de 13%.
Na carteira dos consumidores portugueses as contas são diferentes. De acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro do gasóleo encontrava-se nos 1,3102 euros no final da semana passada e a gasolina custava 1,4562 euros. Estes valores representam descidas de 7,7% e 4,5%, respectivamente, face aos máximos históricos de Julho.
Aqui está uma peça que, não contendo eventualmente qualquer inverdade (não me dei ao trabalho de confirmar), constitui um verdadeiro acto de desinformação... do JN! Grande profissional, essa Sara Antunes!
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Bzidroglio Escreveu:Marco, não avancei com números porque não os tinha![]()
No entanto, há pouco tempo deu uma reportagem na SIC sobre isso.
Mas, o mais estranho é que as descidas do crude nos mercados internacionais não se traduziram numa única descida do GPL, como aconteceu com os outros combustíveis. Estranhíssimo não? Entretanto, quem tinha obrigação de fiscalizar, vai assobiando para o lado...
Não tenho acompanhado o preço do GPL da mesma forma que a gasolina e o gasóleo mas tenho acompanhado o suficiente e sei que muitas vezes o GPL não tem subido.
Quanto às reportagens acho que o melhor é nem as ver pois está mais do que visto que só atiram com lixo cá para fora (especialmente a SIC como ainda ontem vimos aqui no tópico).
O que interessa mesmo são os números e já estão acima. O GPL subiu em linha com os outros combustíveis. Ligeiramente mais que a gasolina e bastante menos que o gasóleo por sinal se visto em proporção e antes dos impostos (e foi o que subiu menos em valor absoluto).
Marco, não avancei com números porque não os tinha
Mas, o mais estranho é que as descidas do crude nos mercados internacionais não se traduziram numa única descida do GPL, como aconteceu com os outros combustíveis. Estranhíssimo não? Entretanto, quem tinha obrigação de fiscalizar, vai assobiando para o lado...

corvo47 Escreveu:Mas se os valores são realmente estes o GPL subiu mais do que a gasolina embora menos do que o gasóleo.
O GPL passa de 0.59€ para 0.72€=+22%
Gasolina passa de 1.32€ para 1.47€ = +11%
Gasóleo passa de 1.06€ para 1.32€ = + 24%
Corvo, lê os posts anteriores e o meu primeiro post sobre o assunto. Não deves fazer essa comparação dado que os impostos não são os mesmos para todos os combustíveis. Eu discuti isso mesmo logo no primeiro post, onde está uma parte sublinhada (pois já sabia que iriam surgir estes comentários).
Quanto mais alta for a carga fiscal, mais atenuada sai a subida quando vista em termos proporcionais dado que a parcela do ISP é fixa e não acompanha o crude.
Já agora, eu fiz os cálculos e se não estou em erro, a Gasolina subiu 25%, o GPL 30% e o Gasóleo 40%, números redondos, para o prazo em questão. Isto antes dos impostos.
MarcoAntonio Escreveu:
Em Abril de 2006 o GPL estava a 0.59 euros, quando actualmente está a 0.72 euros. Subiu portanto 0.13 euros em 28 meses.
A Gasolina subiu dos 1.32 para os 1.47 (+0.15 euros) e o Gasóleo subiu dos 1.06 para os 1.32 (+0.26 euros).
Mas se os valores são realmente estes o GPL subiu mais do que a gasolina embora menos do que o gasóleo.
O GPL passa de 0.59€ para 0.72€=+22%
Gasolina passa de 1.32€ para 1.47€ = +11%
Gasóleo passa de 1.06€ para 1.32€ = + 24%
Cumprimentos[/b]
MarcoAntonio Escreveu:Penso que são 5 ou 6 centimos por litro ao passo que o Gasóleo paga 36 centimos e a Gasolina 58 centimos.
Grande parte da diferença no preço final deve-se a impostos muito mais baixos (e que se estendem ao Imposto Automóvel para veículos a GPL de origem)
Nem sabia que se vendiam em Portugal... Mais vale optar por um diesel a três cilindros.
- Registado: 17/7/2008 13:21
Penso que são 5 ou 6 centimos por litro ao passo que o Gasóleo paga 36 centimos e a Gasolina 58 centimos.
Grande parte da diferença no preço final deve-se a impostos muito mais baixos (e que se estendem ao Imposto Automóvel para veículos a GPL de origem) pois o GPL é mais ecológico.
Para além disso, os preços dos combustíveis não seguem todos a mesma linha, ocorrem divergências nos preços nos mercados internacionais em função das diferentes procuras/ofertas. Como aquela que se verifica por exemplo entre a Gasolina e o Gasóleo.
Grande parte da diferença no preço final deve-se a impostos muito mais baixos (e que se estendem ao Imposto Automóvel para veículos a GPL de origem) pois o GPL é mais ecológico.
Para além disso, os preços dos combustíveis não seguem todos a mesma linha, ocorrem divergências nos preços nos mercados internacionais em função das diferentes procuras/ofertas. Como aquela que se verifica por exemplo entre a Gasolina e o Gasóleo.
Martins_Braz Escreveu:Não é isso que é importante?
Leste o que eu escrevi?
Bzidroglio Escreveu:O curioso disso tudo é que sem nada que justifique em termos de preço o GPL tem subido mais que os restantes combustíveis.
Pelo que tenho lido, tanto o consumo como o preço do GPL nos mercados internacionais tem subido mais. E para Portugal creio que já este ano se registou um aumento de 10 ou 15% (pelo menos houve uma notícia qualquer que referiu isso há algum tempo atrás).
Bzidroglio Escreveu:A Galp para fazer face às perdas de clientes das gasolinas está a penalizar os consumidores de GPL. A autoridade não sei de quê que devia regularizar os preços, está positivamente a dormir. E depois diz-se que quem mais defende o ambiente paga menos...
Mas o mais importante é que reparo que não avanças com um único número. Ora, o GPL não tem subido tanto assim quanto a tua mensagem dá a entender.
Em Abril de 2006 o GPL estava a 0.59 euros, quando actualmente está a 0.72 euros. Subiu portanto 0.13 euros em 28 meses.
A Gasolina subiu dos 1.32 para os 1.47 (+0.15 euros) e o Gasóleo subiu dos 1.06 para os 1.32 (+0.26 euros).
Dos três o GPL é afinal o que menos subiu, ainda que em termos proporcionais tenha sido o que mais subiu.
Contudo, é preciso notar o que atrás referi bem como o facto do GPL ter uma taxação de impostos mais reduzida o que faz com que em termos proporcionais as variações sejam maiores.
Nesta notícia de 27 de Abril de 2006 pode-se constatar o preço do GPL nessa data:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/econom ... _id=836818
O curioso disso tudo é que sem nada que justifique em termos de preço o GPL tem subido mais que os restantes combustíveis. A Galp para fazer face às perdas de clientes das gasolinas está a penalizar os consumidores de GPL. A autoridade não sei de quê que devia regularizar os preços, está positivamente a dormir. E depois diz-se que quem mais defende o ambiente paga menos... 

Flying Turtle Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Porquê 159?
Marco, a questão colocada prende-se, penso eu, com a medida "barril de petróleo", que corresponde a 158,9873 litros. A intenção será, creio, compreender qual é a margem existente entre o preço do petróleo e os dos produtos refinados ao consumidor.
O gráfico da APETRO que mostrei acima permite aferir essa margem facilmente, não em relação ao volume mas em relação ao peso, dado que todos os preços estão expressos em euros/tonelada.
FT
Exacto, a dúvida que surgiu tinha a ver com o preço/litro do crude. O gráfico já esclarece isso.
- Registado: 18/6/2007 8:14
majomo Escreveu:Dados em galões...~3.785 litros
Hmmm... Há pouco tempo tinha colocado aqui uma citação que dizia que a produção de gasóleo exigia 25% mais petróleo do que a de gasolina, o que poderia justificar (embora em minha opinião em sede errada) a diferença entre gasolina e gasóleo na tributação das emissões de CO2 no ISV. A pespectiva aqui apontada é bem diferente, uma vez que estamos a falar de mais de 100% de diferença!
FT
Dados em galões...~3.785 litros
- Anexos
-
- Nova imagem.jpg (39.55 KiB) Visualizado 10521 vezes
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Atenção que 1 litro de crude não "fornece" um litro de gasolina e/ou um litro de gasóleo. Não passam portanto sempre de exercícios de comparação para estabelecer uma relação/correlação, independentemente da quantidade utilizada.
Flying Turtle Escreveu:Marco, a questão colocada prende-se, penso eu, com a medida "barril de petróleo", que corresponde a 158,9873 litros. A intenção será, creio, compreender qual é a margem existente entre o preço do petróleo e os dos produtos refinados ao consumidor.
Ah, ok, era para colocar todos os preços em função da mesma quantidade (neste caso, 1 litro). Vai em anexo então...
- Anexos
-
- crudecomblitro.PNG (23.16 KiB) Visualizado 10572 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Porquê 159?
Marco, a questão colocada prende-se, penso eu, com a medida "barril de petróleo", que corresponde a 158,9873 litros. A intenção será, creio, compreender qual é a margem existente entre o preço do petróleo e os dos produtos refinados ao consumidor.
O gráfico da APETRO que mostrei acima permite aferir essa margem facilmente, não em relação ao volume mas em relação ao peso, dado que todos os preços estão expressos em euros/tonelada.
FT
nunofaustino Escreveu:Já agora Marco, qdo actualizares o gráfico, coloca a escala do petróleo do lado direito do gráfico.
Um abr
Nuno
Em todo o caso e de acordo com a tua sugestão, já alterei o gráfico para apresentar as duas escalas em separado (exemplo em anexo).
Já agora, para sermos mais exactos e por análise do gráfico pode-se concluir que o lag na prática situa-se algures entre 1 e 2 semanas. Mas duas semanas funciona bastante bem como aproximação...
- Anexos
-
- comb-crude.PNG (24.67 KiB) Visualizado 10574 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Apramg, Bing [Bot], Denário, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 130 visitantes