Preço Combustiveis
Duarte Escreveu:A aberração está no ISP mais baixo para o gasóleo para fins particulares.
Por essa ordem de ideias, presumo que penses também, que é uma aberração os veiculos a gasóleo pagarem mais IA do que os a gasolina.
Isso não é verdade, pelo menos não dessa forma simplista: O ISV, que substitui o IA, é neutro face ao combustível (falamos aqui apenas de gasolina e gasóleo) no que toca à cilindrada e apresenta algumas diferenças na parte respeitante às emissões de CO2, conforme pode ser verificado na tabela abaixo (Fonte: http://autos.acp.pt/isv.php?activo=isv). O que se passa é que os automóveis a gasóleo têm algumas vezes maior cilindrada e isso é que provoca, nesses casos, um maior valor de ISV.Mas cada vez há mais e mais veículos diesel com cilindradas equivalentes aos gasolina. Por exemplo, o BMW 320i emite 146g/km de CO2, enquanto que o 320d emite 128 g/km (Fonte: http://www.dgv.pt/veiculos/guia_pesquisa.asp#). O ISV do primeiro é de 4.604,25€ e do segundo é 4.861,25€, ou seja, praticamente a mesma coisa (Fonte: http://autos.acp.pt/?&MIT=3759).
Já no outro tópico onde se fala de combustíveis defendi e justifiquei a igualização do ISP para os dois combustíveis, com a sua dedução integral em sede de IRC nos casos em que já actualmente o IVA sobre as viaturas é dedutível. As duas deduções deveriam andar sempre a par porque a justificação fiscal é a mesma.
Abraços
FT
- Anexos
-
- ISV 2008.gif (8.94 KiB) Visualizado 4986 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Paulo Moreira Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Não tem nada que ver com isso. O preço do gasóleo e gasolina em Espanha e em Portugal são identicos antes dos impostos. Todas as diferenças devem-se *essencialmente* a impostos...
Isto é, se cá tivessemos os mesmos impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina que existem em Espanha, também cá o gasóleo sería mais caro que a gasolina.
Já o é, de resto, mas apenas antes dos impostos...
Agora eu pergunto, por que carga d'àgua o ISP da gasolina há de ser superior ao do gasóleo? Eu não encontro grande lógica nisso, nem razões ambientais.
Penso que tenha a ver com o facto de a maioria dos transportes de mercadorias depender do gasóleo. Indirectamente um ISP mais baixo para o gasóleo baixa o preço final dos produtos.
A aberração está no ISP mais baixo para o gasóleo para fins particulares.
- Mensagens: 494
- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
MarcoAntonio Escreveu:Não tem nada que ver com isso. O preço do gasóleo e gasolina em Espanha e em Portugal são identicos antes dos impostos. Todas as diferenças devem-se *essencialmente* a impostos...
Isto é, se cá tivessemos os mesmos impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina que existem em Espanha, também cá o gasóleo sería mais caro que a gasolina.
Já o é, de resto, mas apenas antes dos impostos...
Agora eu pergunto, por que carga d'àgua o ISP da gasolina há de ser superior ao do gasóleo? Eu não encontro grande lógica nisso, nem razões ambientais.
Paulo Moreira
Re: golpadas
domhenri Escreveu:pois aqui se o governo decide aumentar o imposto no gasoleo e dar benesses fiscais aos profissionais, vão ver as golpadas a acontecer e toda a gente passa a profissional de táxi ou camionista...
As benesses fiscais deveriam resumir-se a manter o ISP sobre o gasóleo como está para os profissionais e equipará-lo ao da gasolina para todos os restantes.
As golpadas serão em número proporcional à fiscalização que existir e às penilizações dadas aos prevaricadores.
- Mensagens: 494
- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
Lion_Heart Escreveu:Tens razão Marco, mas este equilibrio de preços é recente ou o imposto foi modificado ou então é como digo, ofeta vs procura.
Não é bem recente. Se recuarmos a 2004, em Espanha o gasóleo era mais barato que a gasolina apenas uns 13 centimos. Em Portugal, nessa altura, a diferença era de mais de 30 centimos...
Ao longo destes 4 anos, o Gasóleo (preço base) subiu mais que a Gasolina (passou de mais barato a mais caro). Como resultado, cá a diferença ficou reduzida a 10 centimos +/- e em Espanha não só anulou a diferença, que já era menor, como passou (agora recentemente) a ser ligeiramente mais caro. Esta evolução foi gradual e já há algum tempo que em Espanha andam os dois mais ou menos a par.
Para além disso há ainda outras pequenas diferenças (para além das que já havia há 4 anos): o IVA sofreu diversas alterações cá (17-19-21-20) enquanto lá foi sempre de 16% e o ISP lá tem sofrido menos ajustes do que cá (o ISP é um imposto fixo que normalmente leva ajustes anuais de acordo com a inflação, mas os Governos - incluindo o nosso - começaram a abdicar de o actualizar com esta subida explosiva do crude). Em Espanha pararam com as actualizações primeiro que em Portugal.
Ainda assim a diferença mais importante é a do gasóleo em si (antes dos impostos) que neste prazo subiu bem mais do que a gasolina.
Portanto, antes dos impostos, a gasóleo e a gasolina têm variado de forma praticamente igual em todo o lado (incluindo Portugal vs Espanha). Quanto aos impostos em si sofreram pequenos ajustes que variam de país para país. O facto de pela Europa fora existirem taxações tão diferentes sobre os combustíveis torna mais difícil fazer estas comparações:
> O Gasóleo na Europa encontra-se a preços que vão dos 1.15 aos 1.6 (o nosso a 1.32); a Gasolina vai dos 1.1 aos 1.6 (a nossa a 1.46).
> Depois, há países onde estão ambos +/- ao mesmo preço; países onde o gasóleo está mais barato; e países onde é a gasolina que está mais barata.
Convém salientar também que mesmo em Espanha, o ISP sobre o gasóleo é inferior ao ISP sobre a gasolina. Mas com diferenças mais pequenas do que cá...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
golpadas
pois aqui se o governo decide aumentar o imposto no gasoleo e dar benesses fiscais aos profissionais, vão ver as golpadas a acontecer e toda a gente passa a profissional de táxi ou camionista...
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
- Mensagens: 90
- Registado: 29/8/2005 17:07
MarcoAntonio Escreveu:Não tem nada que ver com isso. O preço do gasóleo e gasolina em Espanha e em Portugal são identicos antes dos impostos. Todas as diferenças devem-se *essencialmente* a impostos...
Isto é, se cá tivessemos os mesmos impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina que existem em Espanha, também cá o gasóleo sería mais caro que a gasolina.
Já o é, de resto, mas apenas antes dos impostos...
Tens razão Marco, mas este equilibrio de preços é recente ou o imposto foi modificado ou então é como digo, ofeta vs procura.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Não tem nada que ver com isso. O preço do gasóleo e gasolina em Espanha e em Portugal são identicos antes dos impostos. Todas as diferenças devem-se *essencialmente* a impostos...
Isto é, se cá tivessemos os mesmos impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina que existem em Espanha, também cá o gasóleo sería mais caro que a gasolina.
Já o é, de resto, mas apenas antes dos impostos...
Isto é, se cá tivessemos os mesmos impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina que existem em Espanha, também cá o gasóleo sería mais caro que a gasolina.
Já o é, de resto, mas apenas antes dos impostos...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Preço Combustiveis
Em Espanha está a contecer uma coisa muito interessante que prova o que realmente é e como funciona uma verdadeira economia de mercado ( depois de uma grande especulação imobiliaria onde os preços foram a lua agora parece que vão para o inferno com o crash desse mercado, mas ja falei disso no outro tópico) temos agora o preço do diesel de uma foram sustentada acima do preço da gasolina.
E porque?
Porque cerca de 80% ou mais da frota automovel deles e a diesel (assim como por ca) e como ditam as leis do mercado: quanto maior a procura maior o preço. Isto sim, demonstra uma mentalidade adaptada ao mercado. E para os profissionais tem gasoleo mais barato e descontos no IRC!
E porque?
Porque cerca de 80% ou mais da frota automovel deles e a diesel (assim como por ca) e como ditam as leis do mercado: quanto maior a procura maior o preço. Isto sim, demonstra uma mentalidade adaptada ao mercado. E para os profissionais tem gasoleo mais barato e descontos no IRC!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], cali010201, Carrancho_, Garfield, Google [Bot], jprgodinho, Shimazaki_2 e 147 visitantes