Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Influências na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 5/6/2003 14:15

Vamos por partes...

Mais ou menos há um mês, num post sobre a EDP, quando alguém perguntou um target, respondes-te que não davas, porque o caldeirão era muito lido e isso poderia influenciar as cotações.

Não duvidando de si, eu não posso ter dito isso pois vai contra aquilo que eu penso. Não acredito que cotações das "blue chips" do nosso mercado (EDP, PT, Sonae, BCP, BPI, etc...) sejam claramente influenciáveis pelo que por aqui se vai escrevendo. O mesmo não posso dizer das "small caps", onde - tal como disse ontem - algumas opiniões se fazem sentir fortemente nas cotações e essa é uma das razões pelas quais, de há uns anos a esta parte, deixei de falar sobre elas.

Quanto ao facto das acções estarem a ter comportamentos em linha com o que aqui se vai escrevendo, interpreto isso de uma forma diferente da tua: Tu achas que isso acontece porque o mercado vai atrás do que aqui se escreve. Eu acho que isso acontece porque o caldeirão tem qualidade e as análises que por aqui vão passando são, na sua maioria, bem feitas.

Não vou dizer que o que aqui se escreve em nada influencia o mercado. Sendo, neste momento, o caldeirão o segundo maior site financeiro nacional em termos de páginas vistas (exceptuando os sites dos bancos), é natural que muita gente passe por aqui e sei que todas as corretoras têm sempre aqui o olho. Por isso, é natural que algumas pessoas apreciem as análises que aqui lêem e negoceiem em função disso. Mas, em termos das grandes acções nacionais, julgo que a influência disso é muito marginal.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Não digas somos

por Rita_cd2001 » 5/6/2003 14:09

O Ulisses sabe o que diz pelo que vejo cada vez diz menos e acerta mais.

É altamente selectivo.

.... um Senhor....

Registado: 16/5/2003 15:50

Influências na bolsa

por Visitante » 5/6/2003 14:04

Ulisses:

Mais ou menos há um mês, num post sobre a EDP, quando alguém perguntou um target, respondes-te que não davas, porque o caldeirão era muito lido e isso poderia influenciar as cotações.
Naturalmente que deverias estar-te a referir ao pessoal que trabalha nas corretoras que eventualmente terá grande poder para num momento ou outro mexer em determinado activo.

Já ando para perguntar isto desde essa altura, mas foi passando. No entanto, houve 3 situações que me voltaram a recordar isso.

PT-desde que aqui se começou a falar que não saía do sitio, ela não sai mesmo do sitio.

EDP-quando se começou a falar que estava óptima, ela disparou por ai acima

BPI-quando puseste aquele artigo, ele subiu 5%. No final, foi apresentado o valor como sendo um dos targets possiveis. E hoje já desce 3%

Bolas, somos assim tão importantes, ou isto são meras coincidências.

cumps
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 181 visitantes