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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silvaxico » 13/8/2008 19:37

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...


Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).

Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).

Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...

Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.



silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...


E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?

Enfim, completo non-issue.


Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?


Marco,

acho que aqui nunca me queixei da Galp, mas posso estar enganado.

Esta minha intervenção surgiu apenas porque me revolta estar a pagar tanto imposto sobre a gasolina e depois quando estou nas bombas ficar a ver os Mercedes e BMWs (e outros que tais) a abastecer de gasóleo que é mais barato apenas porque o imposto é mais baixo...

Mas ok, isto afasta-se do tópico e, por mim, fica por aqui

Um abraço
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 19:29

silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...


Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).

Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).

Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...

Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.



silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...


E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?

Enfim, completo non-issue.


Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por silvaxico » 13/8/2008 19:25

MarcoAntonio Escreveu:Acho que no fim disseste tudo.

Enfim, isto é um completo non-issue...


Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...


Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 19:20

Acho que no fim disseste tudo.

Enfim, isto é um completo non-issue...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por silvaxico » 13/8/2008 19:08

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...


Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.

Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...


silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...


Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...

De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.




Marco,

se não estou em erro os carros a gasóleo pagam o mesmo IA(+IVA) que os carros a gasolina. Acabam por pagar mais apenas porque a cilindrada é maior, logo...

Mas o fundamental para mim é saber por que carga de água é que veículos com fins não profissionais devem ter direito a combustíveis com taxa de imposto reduzida? É isto que para mim "não entra".

Se ao menos eu tivesse um carro a gasóleo para uso pessoal talvez conseguisse entender a lógica disto, mas assim não consigo... :mrgreen:
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:55

silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...


Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.

Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...


silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...


Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...

De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.
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por silvaxico » 13/8/2008 18:49

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?


Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...

A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!

Ora essa...


Não Marco,

os carros a gasóleo são mais caros... há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:20

silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?


Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...

A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!

Ora essa...
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por silvaxico » 13/8/2008 18:09

Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:05

Com isso não concordo. Profissional mas só para alguns? Não concordo...

Se o imposto é diferente para profissionais, terá de ser para todos os profissionais cuja actividade inclua a utilização de combustíveis.

Já basta o péssimo exemplo da desigualdade social introduzida depois dos boicotes dos camionistas...
:roll: :cry:
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por silvaxico » 13/8/2008 18:01

Marco,

quando falo em fins profissionais quero dizer transportadores e pouco mais. No limite quero dizer todos os veículos comerciais (incluindo os ligeiros de 2 lugares).

Excluo é todos os veículos "normais" a gasóleo. Não os estou a ver a terem usos profissionais...
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 17:48

Mas isso não é praticável...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por silvaxico » 13/8/2008 17:37

MarcoAntonio Escreveu:Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.

O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).

O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.

Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.

Mesmo assim, penso que ainda se aceita...


Na minha opinião só se devia aceitar a carga fiscal mais baixa para o gasóleo com fins profissionais. Ou seja, o preço actual do gasóleo só se justifica se for gasóleo profissional.

Para os restantes (que não são tão poucos quanto isso) a carga fiscal deveria ser igual para a gasolina e gasóleo.
 
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por MarcoAntonio » 13/8/2008 15:35

Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.

O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).

O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.

Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.

Mesmo assim, penso que ainda se aceita...
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por silvaxico » 13/8/2008 11:16

Repararam no diferencial na descida do gasóleo vs gasolina?

A diferença de preço entre os dois combustíveis está de novo a aumentar apesar de o custo do gasóleo ser superior... e por cá, com os impostos que temos, lá está o pessoal que usa gasolina a subsidiar quem usa gasóleo...


Já repararam que neste, como em outros casos, só nos interessa a justiça se ela nos beneficiar?

A mim o assunto interessa-me porque só tenho carros a gasolina. Aparentemente à maior parte de vós já não interessa pois andam em carros a gasóleo...

Para o gasóleo ser tão barato andamos nós a pagar a gasolina mais cara....
 
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por rmachado » 13/8/2008 10:58

Boas Marco.

Realmente era só esperar. :) o último gráfico é o mais claro.

Quanto a mudança de valor na bomba, a Galp muda os preços centralmente mas os placares tem de ser mudados pelos donos das bombas.
Como em caso de dois preços o mais baixo é que prevalece, eles nem se devem dar ao trabalho de ir mudar no placar. (digo eu)
 
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por MarcoAntonio » 12/8/2008 23:31

O ritmo mantém-se e esta semana os combustíveis voltam a baixar:

Galp e BP baixam preço dos combustíveis
Hoje às 22:47

O preço dos combustíveis vai baixar, esta quarta-feira, nas gasolineiras Galp e BP. Entretanto, a cotação do petróleo em Nova Iorque diminuiu para o valor mais baixo dos últimos quatro meses.

A Galp e BP vão baixar, a partir da meia-noite desta quarta-feira, o preço do gasóleo em quatro cêntimos por litro. A gasolineira Galp vai ainda reduzir o custo do litro de gasolina em um cêntimo.

Entretanto, a cotação do barril de petróleo em Nova Iorque fechou, esta terça-feira, a sessão a valer 113 dólares, o valor mais baixo dos últimos quatro meses, depois dos máximos históricos atingidos em Julho, acima dos 145 dólares.

A perspectiva de uma solução diplomática para a crise na Ossétia do Sul, que opõe forças georgianas a russas, é apontada como uma explicação possível para a diminuição da cotação do barril de crude.

Os analistas avançam ainda que também poderá estar na origem da diminuição do preço o facto do consumo de petróleo nos Estados Unidos ter sofrido, no primeiro semestre deste ano, a maior redução dos últimos 26 anos.



Aqui fica o resumo dos preços com esta actualização e as respectivas datas:


............. 29/04. 14/05 ...... 23/07. 29/07. 05/08.13/08

Gasolina 1.431 1.479 1.523 1.503 1.473 1.468 1.458
Gasoleo. 1.299 1.369 1.447 1.433 1.393 1.368 1.328



Mais datas de actualizações (em falta na tabela anterior e compiladas a partir de notícias no Jornal de Negócios):

21/05 28/05 05/06 12/06
1.499 1.501 1.501 1.513
1.399 1.426 1.411 1.423

É bastante evidente que as actualizações (nas subidas e nas descidas) têm sido feitas com uma base semanal e sistematicamente à terça/quarta-feira. Curiosamente há uma mudança extra (sobre o gasóleo) ocorrida a 30 de Maio e foi para... baixar!



Segue ainda em versão corrigida e melhorada, a actualização dos gráficos anteriores. O segundo gráfico apresenta uma simulação com a correcção de duas semanas de lag na transposição do preço do crude para o preço dos combustíveis na bomba.

Crude em Euros. Preço dos combustíveis antes dos impostos. Amostragem semanal desde Janeiro a Agosto.
Anexos
grafico-melhorado-corrigido-actualizado.PNG
grafico-melhorado-corrigido-actualizado.PNG (23.08 KiB) Visualizado 17756 vezes
simulacao-lag-corrigido.PNG
simulacao-lag-corrigido.PNG (24.34 KiB) Visualizado 17764 vezes
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por zigzag1000 » 12/8/2008 20:08

BOAS
O MFSC DISSE:
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?

Um abraço
MFSC

o que reparei no posto da galp da minha zona é que quando os preços sobem eles mudam nessa noite mas quando descem só 2 dias depois são actualizados, no caso do gasoleo é só o que eu vejo.deveria haver mais fiscalização.
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por rmachado » 12/8/2008 16:30

É possivel, mas gostava de ver mesmo é a tal composição do preço.. :)

Bem, tenho a certeza que temos alguém no pais muito aliviado com esta descida.. digamos que assim tem a reeleição mais segura. :)
 
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por MarcoAntonio » 12/8/2008 16:27

rmachado Escreveu:E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.


A queda na procura tem sido progressiva. E se notares (repara bem nos gráficos acima) na última subida forte do crude, os combustíveis subiram menos do que em subidas anteriores. Repara na forma "suave" do gráfico do gasóleo e da gasolina, em contraste com a subida forte do crude em direcção aos 90 e tal euros (140 e tal dolars).

A GALP alega que reduziu as margens e se olharmos para o gráfico dá perfeitamente para acreditar que sim.



Agora, ir à bomba encher o depósito dê por onde der fica muito caro. Por isso, as pessoas não ficarão nunca satisfeitas.
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por rmachado » 12/8/2008 16:15

Certo Marco.

Esperemos então uns dias.

Mas que se note que concordo contigo. É sempre muito mais fácil e espectacular falar dos aumentos.
É até mais "politizavél"..

Mas nesta gestão a Galp tb tem culpa pois não sabe gerir as expectativas do comsumidor...

E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.
 
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por MFSC » 12/8/2008 16:04

Boa tarde,
Sem querer contribuir em nada para a "guerra de palavras/argumentos" entre o Marco e o Martins Braz, digo apenas que, depois de ver os gráficos e números do Marco, concordo com ele. E eu também tinha aquela ideia talvez da maioria do povo que a Galp só se preocupava em subir mas quando era para descer... Mas afinal parece que não é assim. Ainda bem.

Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?

Um abraço
MFSC
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por MarcoAntonio » 12/8/2008 15:50

rmachado Escreveu:Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?

Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?


Não, não deviam.

Se o preço se reflecte com atraso, isso significa que ao traçares uma recta horizontal, para dois valores identicos: na subida o preço tenderá a estar mais baixo; na descida o preço tenderá a estar mais alto.

Porquê?

É muito simples: na subida os preços, para essa data, estão a reflectir preços anteriores que eram mais baixos (pois se está a subir); na descida, para essa data estão a reflectir preços anteriores que eram mais altos (pois se está a descer).

Portanto, pegar em datas e ver a quanto estava o crude e os combustíveis (ou traçar uma recta horizontal para um valor, que é a mesma coisa) é errado.

Basta olhar para os dois períodos em cima assinalados para ver como demorou quase um mês para os combustíveis começarem a subir depois do crude já andar a subir fortemente há várias semanas.

Claro que agora "ninguém" se lembra disso (embora tenhamos comentado aqui na altura que o crude subia e na bomba a gasolina ainda não subia).
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por rmachado » 12/8/2008 15:24

Ok, Marco não tinha visto que estavam em Euros.

Mas eu não estou a dizer que os preços são reflectidos ao segundo, não o deve ser tanto a subir como a descer, isto é um dos "males da coisa" e que levou aos protestos pois muitos dos que usam os combustiveis no seu negócio não podiam fazer reflectir esse aumento de custo pois o mercado não o permite.

Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?

Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?
 
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por MarcoAntonio » 12/8/2008 15:00

rmachado Escreveu:De qq maneira e como refere o Elias seria de esperar que por esta altura o preço dos combustiveis "apenas" estivesse 5% (mais coisa menso coisa) por causa do efeito EURUSD e IVA.


Rmachado, os gráficos que coloquei já estão em euros.

O segundo ponto é que continuam a insistir em correspondências directas (imediatas) entre o crude e os combustíveis quando por esta altura já toda a gente devia saber e entender que há um lag (atraso) de algumas semanas.

Será que já se esqueceram e também não conseguem ver no gráfico com os preços semanais que quando o crude começou a subir os combustíveis na bomba mantiveram o preço ou mesmo desceram durante algumas semanas?

Esse atraso não se dá apenas nas decidas. Deu-se também nas subidas e de forma muito, muito evidente.

Só não reparou quem não quis...
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