Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silvaxico » 13/8/2008 19:37

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...

Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).

Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).

Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...

Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.

silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...

E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?

Enfim, completo non-issue.

Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?

Marco,

acho que aqui nunca me queixei da Galp, mas posso estar enganado.

Esta minha intervenção surgiu apenas porque me revolta estar a pagar tanto imposto sobre a gasolina e depois quando estou nas bombas ficar a ver os Mercedes e BMWs (e outros que tais) a abastecer de gasóleo que é mais barato apenas porque o imposto é mais baixo...

Mas ok, isto afasta-se do tópico e, por mim, fica por aqui

Um abraço

Registado: 30/11/2007 21:12

por MarcoAntonio » 13/8/2008 19:29

silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...

Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).

Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).

Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...

Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.

silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...

E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?

Enfim, completo non-issue.

Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por silvaxico » 13/8/2008 19:25

MarcoAntonio Escreveu:Acho que no fim disseste tudo.

Enfim, isto é um completo non-issue...

Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...

Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...

por MarcoAntonio » 13/8/2008 19:20

Acho que no fim disseste tudo.

Enfim, isto é um completo non-issue...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 19:08

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...

Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.

Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...

silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...

Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...

De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.

Marco,

se não estou em erro os carros a gasóleo pagam o mesmo IA(+IVA) que os carros a gasolina. Acabam por pagar mais apenas porque a cilindrada é maior, logo...

Mas o fundamental para mim é saber por que carga de água é que veículos com fins não profissionais devem ter direito a combustíveis com taxa de imposto reduzida? É isto que para mim "não entra".

Se ao menos eu tivesse um carro a gasóleo para uso pessoal talvez conseguisse entender a lógica disto, mas assim não consigo... :mrgreen:

por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:55

silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...

Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.

Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...

silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...

Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...

De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.
Imagem

Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 18:49

MarcoAntonio Escreveu:
silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?

Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...

A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!

Ora essa...

Não Marco,

os carros a gasóleo são mais caros... há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...

por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:20

silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?

Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...

A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!

Ora essa...
Imagem

Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 18:09

Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?

por MarcoAntonio » 13/8/2008 18:05

Com isso não concordo. Profissional mas só para alguns? Não concordo...

Se o imposto é diferente para profissionais, terá de ser para todos os profissionais cuja actividade inclua a utilização de combustíveis.

Já basta o péssimo exemplo da desigualdade social introduzida depois dos boicotes dos camionistas...
:roll: :cry:
Imagem

Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 18:01

Marco,

quando falo em fins profissionais quero dizer transportadores e pouco mais. No limite quero dizer todos os veículos comerciais (incluindo os ligeiros de 2 lugares).

Excluo é todos os veículos "normais" a gasóleo. Não os estou a ver a terem usos profissionais...

por MarcoAntonio » 13/8/2008 17:48

Mas isso não é praticável...
Imagem

Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 17:37

MarcoAntonio Escreveu:Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.

O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).

O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.

Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.

Mesmo assim, penso que ainda se aceita...

Na minha opinião só se devia aceitar a carga fiscal mais baixa para o gasóleo com fins profissionais. Ou seja, o preço actual do gasóleo só se justifica se for gasóleo profissional.

Para os restantes (que não são tão poucos quanto isso) a carga fiscal deveria ser igual para a gasolina e gasóleo.

por MarcoAntonio » 13/8/2008 15:35

Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.

O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).

O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.

Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.

Mesmo assim, penso que ainda se aceita...
Imagem

Administrador Fórum

por silvaxico » 13/8/2008 11:16

Repararam no diferencial na descida do gasóleo vs gasolina?

A diferença de preço entre os dois combustíveis está de novo a aumentar apesar de o custo do gasóleo ser superior... e por cá, com os impostos que temos, lá está o pessoal que usa gasolina a subsidiar quem usa gasóleo...

Já repararam que neste, como em outros casos, só nos interessa a justiça se ela nos beneficiar?

A mim o assunto interessa-me porque só tenho carros a gasolina. Aparentemente à maior parte de vós já não interessa pois andam em carros a gasóleo...

Para o gasóleo ser tão barato andamos nós a pagar a gasolina mais cara....

por rmachado » 13/8/2008 10:58

Boas Marco.

Realmente era só esperar. :) o último gráfico é o mais claro.

Quanto a mudança de valor na bomba, a Galp muda os preços centralmente mas os placares tem de ser mudados pelos donos das bombas.
Como em caso de dois preços o mais baixo é que prevalece, eles nem se devem dar ao trabalho de ir mudar no placar. (digo eu)

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 12/8/2008 23:31

O ritmo mantém-se e esta semana os combustíveis voltam a baixar:

Galp e BP baixam preço dos combustíveis
Hoje às 22:47

O preço dos combustíveis vai baixar, esta quarta-feira, nas gasolineiras Galp e BP. Entretanto, a cotação do petróleo em Nova Iorque diminuiu para o valor mais baixo dos últimos quatro meses.

A Galp e BP vão baixar, a partir da meia-noite desta quarta-feira, o preço do gasóleo em quatro cêntimos por litro. A gasolineira Galp vai ainda reduzir o custo do litro de gasolina em um cêntimo.

Entretanto, a cotação do barril de petróleo em Nova Iorque fechou, esta terça-feira, a sessão a valer 113 dólares, o valor mais baixo dos últimos quatro meses, depois dos máximos históricos atingidos em Julho, acima dos 145 dólares.

A perspectiva de uma solução diplomática para a crise na Ossétia do Sul, que opõe forças georgianas a russas, é apontada como uma explicação possível para a diminuição da cotação do barril de crude.

Os analistas avançam ainda que também poderá estar na origem da diminuição do preço o facto do consumo de petróleo nos Estados Unidos ter sofrido, no primeiro semestre deste ano, a maior redução dos últimos 26 anos.

Aqui fica o resumo dos preços com esta actualização e as respectivas datas:

............. 29/04. 14/05 ...... 23/07. 29/07. 05/08.13/08

Gasolina 1.431 1.479 1.523 1.503 1.473 1.468 1.458
Gasoleo. 1.299 1.369 1.447 1.433 1.393 1.368 1.328

Mais datas de actualizações (em falta na tabela anterior e compiladas a partir de notícias no Jornal de Negócios):

21/05 28/05 05/06 12/06
1.499 1.501 1.501 1.513
1.399 1.426 1.411 1.423

É bastante evidente que as actualizações (nas subidas e nas descidas) têm sido feitas com uma base semanal e sistematicamente à terça/quarta-feira. Curiosamente há uma mudança extra (sobre o gasóleo) ocorrida a 30 de Maio e foi para... baixar!

Segue ainda em versão corrigida e melhorada, a actualização dos gráficos anteriores. O segundo gráfico apresenta uma simulação com a correcção de duas semanas de lag na transposição do preço do crude para o preço dos combustíveis na bomba.

Crude em Euros. Preço dos combustíveis antes dos impostos. Amostragem semanal desde Janeiro a Agosto.
Anexos
grafico-melhorado-corrigido-actualizado.PNG
grafico-melhorado-corrigido-actualizado.PNG (23.08 KiB) Visualizado 17756 vezes
simulacao-lag-corrigido.PNG
simulacao-lag-corrigido.PNG (24.34 KiB) Visualizado 17764 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por zigzag1000 » 12/8/2008 20:08

BOAS
O MFSC DISSE:
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?

Um abraço
MFSC

o que reparei no posto da galp da minha zona é que quando os preços sobem eles mudam nessa noite mas quando descem só 2 dias depois são actualizados, no caso do gasoleo é só o que eu vejo.deveria haver mais fiscalização.

Registado: 22/3/2008 9:45

por rmachado » 12/8/2008 16:30

É possivel, mas gostava de ver mesmo é a tal composição do preço.. :)

Bem, tenho a certeza que temos alguém no pais muito aliviado com esta descida.. digamos que assim tem a reeleição mais segura. :)

por MarcoAntonio » 12/8/2008 16:27

rmachado Escreveu:E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.

A queda na procura tem sido progressiva. E se notares (repara bem nos gráficos acima) na última subida forte do crude, os combustíveis subiram menos do que em subidas anteriores. Repara na forma "suave" do gráfico do gasóleo e da gasolina, em contraste com a subida forte do crude em direcção aos 90 e tal euros (140 e tal dolars).

A GALP alega que reduziu as margens e se olharmos para o gráfico dá perfeitamente para acreditar que sim.

Agora, ir à bomba encher o depósito dê por onde der fica muito caro. Por isso, as pessoas não ficarão nunca satisfeitas.
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 12/8/2008 16:15

Certo Marco.

Esperemos então uns dias.

Mas que se note que concordo contigo. É sempre muito mais fácil e espectacular falar dos aumentos.
É até mais "politizavél"..

Mas nesta gestão a Galp tb tem culpa pois não sabe gerir as expectativas do comsumidor...

E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.

por MFSC » 12/8/2008 16:04

Boa tarde,
Sem querer contribuir em nada para a "guerra de palavras/argumentos" entre o Marco e o Martins Braz, digo apenas que, depois de ver os gráficos e números do Marco, concordo com ele. E eu também tinha aquela ideia talvez da maioria do povo que a Galp só se preocupava em subir mas quando era para descer... Mas afinal parece que não é assim. Ainda bem.

Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?

Um abraço
MFSC

Registado: 17/7/2008 15:17

por MarcoAntonio » 12/8/2008 15:50

rmachado Escreveu:Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?

Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?

Não, não deviam.

Se o preço se reflecte com atraso, isso significa que ao traçares uma recta horizontal, para dois valores identicos: na subida o preço tenderá a estar mais baixo; na descida o preço tenderá a estar mais alto.

Porquê?

É muito simples: na subida os preços, para essa data, estão a reflectir preços anteriores que eram mais baixos (pois se está a subir); na descida, para essa data estão a reflectir preços anteriores que eram mais altos (pois se está a descer).

Portanto, pegar em datas e ver a quanto estava o crude e os combustíveis (ou traçar uma recta horizontal para um valor, que é a mesma coisa) é errado.

Basta olhar para os dois períodos em cima assinalados para ver como demorou quase um mês para os combustíveis começarem a subir depois do crude já andar a subir fortemente há várias semanas.

Claro que agora "ninguém" se lembra disso (embora tenhamos comentado aqui na altura que o crude subia e na bomba a gasolina ainda não subia).
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 12/8/2008 15:24

Ok, Marco não tinha visto que estavam em Euros.

Mas eu não estou a dizer que os preços são reflectidos ao segundo, não o deve ser tanto a subir como a descer, isto é um dos "males da coisa" e que levou aos protestos pois muitos dos que usam os combustiveis no seu negócio não podiam fazer reflectir esse aumento de custo pois o mercado não o permite.

Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?

Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?

por MarcoAntonio » 12/8/2008 15:00

rmachado Escreveu:De qq maneira e como refere o Elias seria de esperar que por esta altura o preço dos combustiveis "apenas" estivesse 5% (mais coisa menso coisa) por causa do efeito EURUSD e IVA.

Rmachado, os gráficos que coloquei já estão em euros.

O segundo ponto é que continuam a insistir em correspondências directas (imediatas) entre o crude e os combustíveis quando por esta altura já toda a gente devia saber e entender que há um lag (atraso) de algumas semanas.

Será que já se esqueceram e também não conseguem ver no gráfico com os preços semanais que quando o crude começou a subir os combustíveis na bomba mantiveram o preço ou mesmo desceram durante algumas semanas?

Esse atraso não se dá apenas nas decidas. Deu-se também nas subidas e de forma muito, muito evidente.

Só não reparou quem não quis...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, fatura.pt, GamesOver, Google [Bot], Goya777, m-m, MR32, Phil2014, trilhos2006 e 135 visitantes