Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como funciona o leilão final ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crusas » 13/8/2008 18:31

Obrigado fooman. Nao mencionei nem a cotada nem o valor real pois para o caso julgo que nao era relevante. A minha duvida era de como realmente funcionava o leilão final e no meu caso, ou realmente foram canceladas OC nos ultimos minutos ou houve ordens "ao melhor" que me passaram À frente...

BN!

Registado: 29/11/2007 2:46

por fooman » 13/8/2008 14:15

Já agora uma explicação "à merceeiro" que é assim que funciona a maior parte do pessoal:

O leilão final processa-se das 16:30 às 16:35 todos os dias. O nome que lhe dão - leilão - não é à toa, visto tratar-se de um leilão efectivamente. Tem algumas regras - muito simples - para proporcionar aos intervenientes toda a transparência possível.

Na prática funciona como se fosse um mercado em que há um intermediário no meio. O que é que acontece?
O intermediário recebe durante esses 5 minutos ordens de venda de quem está interessado em vender e ordens de compra de quem está interessado em comprar.

Qualquer ordem tem característicass fundamentais sem os quais não pode entrar em bolsa:

Quantidade
Preço
Validade

(Na prática é dizer que estou interessado em comprar (ou vender) X acções da XPTO, até ao preço limite de X (ou ao melhor), com a validade de X).

Assim, o que o intermediário (euronext) faz é ir apontando num livrinho (order book ou profundidade) as ordens dos compradores e vendedores, juntando-as às que já lá se encontravam.

De seguida, pega nessas ordens e casa-as, tendo em conta as regras pré-definidas (isto em milionésimos de milionésimos de segundo). Às 16:35, a Euronext divulga qual o preço de equilíbrio final das ordens que entretanto recebeu estabelecendo o preço de fecho.

Quando é dada uma ordem "ao melhor" (ou "ao mercado"), significa que terá prioridade sobre as outras dadas a um preço fixo, logo tendo obrigatoriedade de execução.

Das 16:35 até às 16:40 ainda é possível negociar aos preços de fecho - isto se o mercado permitir, ou seja, se houver quantidade vendedora se quisermos comprar(ou compradora se quisermos vender) no mercado a esse preço.

A negociação termina às 16:40h.

Registado: 29/11/2007 3:26

por fooman » 13/8/2008 13:48

então e de que título é que estamos a falar?

já percebi que fechou a 5.00€ no dia 22 de Maio mas não sei qual foi o título. Pode especificar?

Registado: 29/11/2007 3:26

por crusas » 13/8/2008 13:20

Bons dias

Falha do meu banco não foi pois a ordem de facto foi enviada e eu vi-a a acumular com as restantes; apenas lhes pedi esclarecimentos por serem o meu intermediário.

Talvez tenham mesmo sido retiradas ordens nos ultimos minutos/ segundos e como o fecho é algo que acontece em segundos o streamer não actualizou...jamais saberei. Penso que deveria haver possibilide de se poder pesquisar o historial de negócios diarios das cotações e de datas anteriores. Afinal de contas toda essa informação deve ser guardada algures. É pena!

Obrigado a todos pela participação e BN!

por MarcoAntonio » 13/8/2008 2:45

crusas Escreveu:Viva Marco

Transcrevi tal e qual o texto da carta do banco.

O Jim tem razao quando diz que pode ter havido cancelamentos de ordens até ao fecho efectivo já que as quantidades a que o banco faz referencia apenas dizem respeito aos minutos em que a minha ordem deu entrada.

Pronto, é isso que eu digo. O relato não deverá estar completo. Como disse, duvido que fosse falha do sistema da Euronext (e se dizes e confirmas que a tua ordem entrou então o problema já não teria nada que ver com o teu banco).

crusas Escreveu:A minha duvida é a seguir e recordo-me de ver, proximo das 16h35, quantidades ordens suficientes para que tambem a minha fosse satisfeita. Estamos a falar de muito pouco volume no leilao final!

Pois, mas nos fechos é assim mesmo. Meio segundo é quanto basta para alterar tudo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por crusas » 13/8/2008 2:36

Viva Marco

Transcrevi tal e qual o texto da carta do banco.

O Jim tem razao quando diz que pode ter havido cancelamentos de ordens até ao fecho efectivo já que as quantidades a que o banco faz referencia apenas dizem respeito aos minutos em que a minha ordem deu entrada.

A minha duvida é a seguir e recordo-me de ver, proximo das 16h35, quantidades ordens suficientes para que tambem a minha fosse satisfeita. Estamos a falar de muito pouco volume no leilao final!

Será que foram de facto retiradas ordens de compra nos minutos seguintes? Será que houve alguma anomalia no sistema? Gostava mesmo de saber onde poder esclarecer esta pois está-me a fazer confusão; aquele sentimento de que algo nao correu bem...

por MarcoAntonio » 13/8/2008 2:15

Há aqui algo que não está bem ou o relato não está completo.

No fecho, se estiver tudo descrito, deviam ter sido executadas todas as vendas e sobrado no fim ainda ordens do lado da compra a esse valor, após o leilão.

Tenho algumas dúvidas que o sistema da Euronext falhasse e se dizes que viste a tua ordem entrar e acumular com as restantes fico com dúvidas se o relato que é feito é exacto e/ou se não faltam aí dados.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jim Beam » 13/8/2008 1:50

crusas Escreveu:Saberás eventualmente onde posso aceder ao histórico de negócios intraday desta ou outra cotada e deste dia? No site Eronext penso que somente disponibilizam o próprio dia.

Pois, apenas está o intraday da data actual...
Não conheço mais nenhum site que disponibilize essa informação...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por crusas » 13/8/2008 1:16

Boas Jim,

Obrigado pela pronta resposta.

Faz-me confusão e de que maneira pois eu assisti ao fecho desse dia em "real time" e havia suficientes OC para satisfazer todas as OV, incluindo a minha. Prová-lo agora é que são elas. Lembro-me embora vagamente de que terão entrado também algumas ordens ao melhor mas não tenho já certeza pois isto passou-se em Maio!

Saberás eventualmente onde posso aceder ao histórico de negócios intraday desta ou outra cotada e deste dia? No site Eronext penso que somente disponibilizam o próprio dia.

BN!

por Jim Beam » 13/8/2008 0:58

Crusas, quando colocaste a ordem a 5 Euros existiam ainda outras ordens de venda à tua frente. Como referam na resposta 20.000 acções.

O que sucede é que só compraram 11.364 acções e não chegou à tua vez. Isto sucedeu às 16h35.

O que penso que te está a fazer confusão é existirem ordens de compra a totalizar 29.850 acções às 16:31:57.
Ora, entre as 16:31:57 e as 16h35 algumas ordens de compra foram retiradas ficando apenas as tais 11.364 acções para compra. Logo não chegou à tua vez. :(

Não sei se me expliquei bem....
Se tiveres alguma dúvida diz!

por crusas » 13/8/2008 0:21

Boas,

Agora sim passo a transcrever a resposta que me foi dada pelo meu banco, que descreve tal e qual o sucedido e que me deixa exactamente na mesma e sem perceber o porque de a minha ordem nao ter sido satisfeita durante o leilão final (vou utilizar valores fictiocios e sem colocar o nome da cotada que não interessa para o caso; o nome do banco idem).

Agrdeço desde ja os v/ comentários.

1) A ordem de venda nº xxx para 1.950 titulos de XPTO ao preço de €5 foi introduzida as 16:31:56 do dia 22 Maio 2008, tendo sido remetida de imediato para o mercado e como tal, ficando sujeita às regras de negociação da Euronext Lisbon.

Até aqui tudo bem; coloquei de facto esta ordem, vi-a a entrar e acumular com as restantes ofertas. Quanto às regras da Euronext, pois o meu banco depreende de que as sei e nem sequer existe explicação sobre este procedimento. Enfim, seria pedir demai. Adiante

2) As 16:30:33 as ofertas em mercado para o preço de €5 eram de 29.850 (ofertas de compra) e 20.000 (ofertas de venda). As 16:31:57, após introdução da ordem de V. Exa., as ofertas passaram a incluir as 1.950 acções a vender existindo 29.850 acções em ofertas de compra e 21.950 acções em oferta de venda.

Correcto e afirmativo! Adianto já que o preço de fecho foi mesmo €5. Ora fazendo contas muito rapidamente, 21.950 vendem-se todas quando há 29.850 a querer comprar!

3) Assim, existiam ordens de venda para 20.000 acções ao preço de €5, sendo que no fecho de mercado foram realizados os seguintes negócios a €5 (10.000 + 600 + 75 + 253 + 436) ou seja, um total de 11.364 acções.

Foi aqui que eu deixei de perceber se me estavam realmente a escrever em portugues...No comments!

4) Em virtude de existirem ordens emitidas antes da de V. Exa. na quantidade de 20.000 acções e não tendo sido efectuadas todas as ordens para o preço de €5, a quantidade de V. Exa. também não foi satisfeita (conforme regras de mercado acima referidas).

Aqui também não entendo a situação; quando existem em compras 29.850 e em vendas 21.950 como é que não são realizados todos os negócios? Terá havido ordens ao melhor, dadas a seguir à minha e que me "passaram à frente", será? Lã estão eles a mencionar as regras de mercado, que de facto referem acima, mas não explicam! Enfim...

Fico à aguardar os v/ comentários; desde já obrigado!

BN!

por crusas » 11/8/2008 14:05

Bons dias,

Não me foi possivel ate agora responder mas desde já agradeço a participação de todos neste tópico e ajuda.

Parece-me então que até às 16h34 (e 59 segundos) podem-se dar ordens sim e são executadas caso haja suficiente quantidade nas compras/vendas. Obrigado também Marco, pois não sabia as prioridades (ordens "ao melhor" primeiro e so depois as de valor fixo)

A minha ordem, no caso exposto, foi dada por valor fixo às 16h31 e eu vi-a a entrar e acumular com as restantes OV. Como não tenho agora os elementos necessários, logo coloco e assim poder obter v/ opiniões. Obrigado

BN!

por Jim Beam » 9/8/2008 1:30

MarcoAntonio Escreveu:Eu já corrigi acima.

Ok!
Escrevemos ao mesmo tempo. :lol:

por MarcoAntonio » 9/8/2008 1:26

Eu já corrigi acima.
Imagem

Administrador Fórum

por Jim Beam » 9/8/2008 1:26

Queria dizer "muito depois das 16h35" :oops:

por Jim Beam » 9/8/2008 1:23

Exacto Tarzan!

Depois do fecho, às 16h35, é ainda possível executar ordens ao preço do mesmo.

Segue mais um exemplo (o fecho de hoje do PSI20) onde se pode verificar que em alguns títulos existe negociação muito depois das 16h30.

Marco, acho que estás a fazer confusão....
Anexos
lista.png
lista.png (61.33 KiB) Visualizado 6875 vezes

por MarcoAntonio » 9/8/2008 1:23

Sim, tens razão, desde o ano passado o horário foi alterado/prolongado 5 minutos. O que descrevi passa-se agora entre as 16:30 e as 16:35...
Imagem

Administrador Fórum

Imprecisão

por tarzan tchetcheno » 9/8/2008 1:19

Jim Beam Escreveu:São as ordens dadas entre as 16h30 e as 16h35 que vão "fazer" o preço de fecho. O leilão são precisamente essas ordens, pois as que são dadas até às 16h30 são executadas na hora. Não te parece ?

Se uma ordem não fôr executada até às 16h30 continuará no sistema durante o leilão e pode ser executada por via deste.

Ou seja no leilão estão as ordens activas até às 16h30 e todas as que entrarem até às 16h35.

Registado: 19/3/2008 20:29

Marco

por tarzan tchetcheno » 9/8/2008 1:15

Estás a fazer alguma confusão. O leilão é entre as 16h30 e 16h35 e podes dar a ordem que quiseres que fica no sistema. Se fôr por exempo uma ordem com validade de 2 dias a 12,35 e o leilão chegou ao valor de 12,20. A 1ª ordem dos 12,35 não se realizou mas continuará activa no dia seguinte.

Entre as 16h25 e 16h30 se deres uma ordem de compra ao valor correcto ficas imediatamente com as acções e ainda podes vender antes das 16h30 sem ires ao leilão.

Desta vez estás errado mas podes sempre informar-te melhor.

Registado: 19/3/2008 20:29

por MarcoAntonio » 9/8/2008 1:05

De resto, é impossível saber o preço de fecho até às 16:30. Só a essa hora o preço é determinado e então são executadas todas as possíveis a esse valor.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/8/2008 1:01

Jim Beam Escreveu:Marco, não quero contradizer-te, mas depois de pensar um pouco não me parece que seja assim.... antes pelo contrário!

São as ordens dadas entre as 16h30 e as 16h35 que vão "fazer" o preço de fecho.

Jim, existe um período que se chama pré-fecho que se dá entre as 16:25 e 16:30.

Essas ordens dão origem ao leilão de fecho que se dá às 16:30. O preço de fecho é resultado da consolidação de ofertas entre as 16:25 e as 16:30 (outra forma de dizer a mesma coisa).

O leilão é isto e depois desta hora acabou. Antigamente até só existia isto e nada mais...

Entretanto foram criados dois períodos extra em que se pode negociar acções após o fecho, desde que seja ao preço do fecho (o preço do leilão).

Jim Beam Escreveu:O leilão são precisamente essas ordens, pois as que são dadas até às 16h30 são executadas na hora. Não te parece ?

Não, nenhuma ordem é executada na hora entre as 16:25 e as 16:30. Todas as ordens nesse período são acumulados e no seu conjunto resultarão num determinado preço (que é aquele que garante o máximo de acções transaccionadas).

Também convém notar que a maior parte das vezes sobrarão ordens a esse valor uma vez que só por coincidência (o que raramente acontece) o número de acções para vender a um determinado valor coincide exactamente com o número de acções para comprar a esse mesmo valor.
Imagem

Administrador Fórum

por Jim Beam » 9/8/2008 0:54

MarcoAntonio Escreveu:OK, então não tinha a certeza daí que coloquei a observação. Em todo o caso, já não interfere com o leilão em si...

Trata-se apenas da possibilidade dos investidores negociarem ao preço do fecho já depois deste ter terminado (e só a esse preço).

Marco, não quero contradizer-te, mas depois de pensar um pouco não me parece que seja assim.... antes pelo contrário!

São as ordens dadas entre as 16h30 e as 16h35 que vão "fazer" o preço de fecho. O leilão são precisamente essas ordens, pois as que são dadas até às 16h30 são executadas na hora. Não te parece ?

Observando os COF's no leilão é frequente ver ordens a aparecer e desaparecer (inclusive as minhas :mrgreen: ), e são as que se encontram em sistema às 16h35 que são consolidadas....

Não tenho a certeza absoluta disto mas pelas experiências que tenho tido parece-me que é isto que acontece.

por MarcoAntonio » 9/8/2008 0:34

OK, então não tinha a certeza daí que coloquei a observação. Em todo o caso, já não interfere com o leilão em si...

Trata-se apenas da possibilidade dos investidores negociarem ao preço do fecho já depois deste ter terminado (e só a esse preço).
Imagem

Administrador Fórum

por Jim Beam » 9/8/2008 0:32

MarcoAntonio Escreveu:Para o leilão, não. A essa hora já terminou.

Agora é possível transaccionar ao preço de fecho depois do fecho mas julgo que não dá online (embora nunca tenha experimentado).

Pelo menos no BPIOnline dá, pelo que penso que nas outras corretoras também dê.

Claro que a ordem tem que ser coerente com o preço de fecho (ou ser ao melhor).

Já fiz isso várias vezes....
Anexo um exemplo de uma ordem dada online e executada depois das 16h30, mesmo no fim do leilão....
Anexos
exemplo.png
exemplo.png (16.41 KiB) Visualizado 6948 vezes

por Jesse James » 8/8/2008 20:13

MarcoAntonio Escreveu:Para o leilão, não. A essa hora já terminou.

Agora é possível transaccionar ao preço de fecho depois do fecho mas julgo que não dá online (embora nunca tenha experimentado).

Obg
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, iniciado1, Karra, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 44 visitantes