crash no Petroleo....
Re: crash no Petroleo....
BestBraga Escreveu:"O índice da Reuters/Jefferies de 19 matérias-primas caiu 2,6% para os 459,91 pontos, o que representa a maior queda desde Março, depois de na passada quinta-feira ter registado o valor mais elevado de sempre ao tocar nos 473,97.
O milho caiu 30 cêntimos de dólar, o máximo que é permitido no mercado de Chicago, para os 7,47 dólares.
O petróleo também negociou em queda no dia de hoje tendo perdido mais de 3% no mercado nova-iorquino regressando à casa dos 140 dólares por barril. A pressionar a negociação estão as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão que afirmou que as conversações sobre o programa nuclear do país com os países do ocidente deverão terminar
num entendimento."
A definição de "crash"estará bem definida,contudo li um conceito que para alem das premissas que lhe estão inerentes"quedas abruptas num periodo temporal"inclui o conceito especulação e amadorismo-investidor privado-.Pois parece-me que neste contexto,o preço "bull"do crude e a consequente queda dos titulos leva a que essas duas premissas se comecem a notar na entrada nesse tipo de aplicação.Assim posso por em hipotese que mais uma noticia como a de hoje,como a do acordo do Nuclear do Irão,poderão despoletar isso mesmo,uma vez que os profissionais que investiram em "Crude",começam em questionar a consolidação do preço ou ruptura e uma saida e não escalada do mesmo e reforço de posição.Esperemos....
Afinal,parece que a bolha não estourando totalmente esta a esvaziar-se...Não seria preciso ser um perito para prever este tipo de acontecimenos,bastava uma queda de 4 a 5% ,com a conjutura economica mundial a estagnar para prever que tal iria suceder,mais dia menos dia....
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Martins_Braz Escreveu:nunofaustino Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Onorio Escreveu:LoLfoi as bombas comprovar!!
Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.As petrolíferas para estabelecerem os preços à saída da refinaria, recolhem os preços dos combustíveis no mercado de Roterdão, e depois os preços de venda dos combustíveis de cada dia aos distribuidores, à saída da refinaria, são os preços correspondentes aos do mesmo dia da semana anterior verificado naquele mercado do norte da Europa
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
Cmpts
Ups!! Afinal parece que sempre veio e veio em força (fundamentado). Alguém me explica porque é o preço da gasolina com o barril a 129$ não é igual ao preço da gasolina com o barril a $ 129 ??:)
Lendo o post que citaste, as alterações no crude demoram a ser refletidas no preço da gasolina. Assim sendo, tu estás a pagar gasolina feita com o preço do crude de algumas semanas atrás.
Deste modo, qdo à dois meses o crude estava a 129USD, tu estavas a pagar a gasolina feita com o crude a 120USD. Neste momento estás a pagar a gasolina feita com o crude a 135USD...
Finalmente, uma descida de 10% no preço do crude corresponderá, mais ou menos, a uma descida de 5% no preço do gasóleo, pois 45% do preço final são impostos (que diminuiram a % de subida do gasóleo, e agora limitam a descida dos preços dos combustíveis).
Eu que nem sou gd defensor das gasolineiras vejo-me nesta posição ingrata de defende-las...
Um abr
Nuno
Nuno,
De hoje a uma semana estarei aqui para ver o valor do gasoleo por litro... uma semana...
Nuno,
Uma semana depois cá estou Eu novamente... afinal, contra factos dificilmente existem argumentos.
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Martins_Braz Escreveu:nunofaustino Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Onorio Escreveu:LoLfoi as bombas comprovar!!
Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.As petrolíferas para estabelecerem os preços à saída da refinaria, recolhem os preços dos combustíveis no mercado de Roterdão, e depois os preços de venda dos combustíveis de cada dia aos distribuidores, à saída da refinaria, são os preços correspondentes aos do mesmo dia da semana anterior verificado naquele mercado do norte da Europa
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
Cmpts
Ups!! Afinal parece que sempre veio e veio em força (fundamentado). Alguém me explica porque é o preço da gasolina com o barril a 129$ não é igual ao preço da gasolina com o barril a $ 129 ??:)
Lendo o post que citaste, as alterações no crude demoram a ser refletidas no preço da gasolina. Assim sendo, tu estás a pagar gasolina feita com o preço do crude de algumas semanas atrás.
Deste modo, qdo à dois meses o crude estava a 129USD, tu estavas a pagar a gasolina feita com o crude a 120USD. Neste momento estás a pagar a gasolina feita com o crude a 135USD...
Finalmente, uma descida de 10% no preço do crude corresponderá, mais ou menos, a uma descida de 5% no preço do gasóleo, pois 45% do preço final são impostos (que diminuiram a % de subida do gasóleo, e agora limitam a descida dos preços dos combustíveis).
Eu que nem sou gd defensor das gasolineiras vejo-me nesta posição ingrata de defende-las...
Um abr
Nuno
Nuno,
De hoje a uma semana estarei aqui para ver o valor do gasoleo por litro... uma semana...
Uma semana depois cá estou Eu novamente... afinal, contra factos dificilmente existem argumentos.
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Gito Escreveu:Alguem pode ter a gentileza de me dizer onde posso ver as cotações do petróleo online?
Obrigado
Faz assim

- Vai a este site:
http://www.magnum-trade.com/eng/soft.html
- Decarrega a plataforma dos gajos (chama-se Broco Trader mas é apenas o clássico Metatrader) - clica em "Download Broco Trader and open demo account"
- Instala e abre uma conta demo (não tem prazo de validade).
- Vais ver gráficos de várias moedas (EURUSD, por exemplo). Vais ter no teu lado esquerdo uma janela chamada "Martket Watch". Nessa janela clica no botão do rato do lado direito e selecciona "Show all". Aí vão aparecer para além das cotações das moedas (EURUSD, por exemplo), muitas outras coisas. Acções americanas, futuros, etc.
- Escolhe "CL". Aí tens a cotação do crude em tempo real (acho eu). Se quiseres podes abrir um gráfico a partir daí.
Enfim: explora e diverte-te.
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Gito Escreveu:Alguem pode ter a gentileza de me dizer onde posso ver as cotações do petróleo online?
Obrigado
http://www.turbodepot.de/oil-charts-intraday.htm
Acho que é isto.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
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http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=103512
Petróleo
Preço cai três dólares, perde 25 dólares desde o recorde absoluto de 11 de Julho
As cotações do petróleo caíram mais de três dólares hoje, em Nova Iorque, descendo para o seu nível mais baixo em três meses devido à redução do consumo de gasolina nos Estados Unidas e à subida do dólar
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de light sweet crude para entrega em Setembro terminou a sessão nos 122,19 dólares, menos 2,54 dólares em relação ao fecho de segunda-feira. O barril de ouro negro caiu durante a sessão para os 120,42 dólares, o nível mais baixo desde 06 de Maio.
Comparado com o seu recorde absoluto - 147,27 dólares atingido a 11 de Julho - o barril de petróleo perdeu 25 dólares.
O consumo de gasolina nas bombas baixou pela 14/a semana consecutiva a semana passada nos Estados Unidos, segundo a informação semanal divulgada hoje pela Mastercard, entidade que emite cartões de crédito, e isto quando está no auge a época das grandes deslocações de carro.
Esta tendência foi confirmada pelas estatísticas oficiais divulgadas na véspera, que mostram que nos primeiros cinco meses do ano, o número de quilómetros percorridos pelos automobilistas norte-americanos atingiu o seu nível mais baixo desde 2003. De 1983 à 2004 -à excepção da primeira guerra do Golfo em 1990-1991 - o número de quilómetros percorridos pelos norte-americanos estava em forte progressão.
Os Estados Unidos, que absorvem cerca de 20 por cento da produção mundial, são o principal consumidor mundial do ouro negro.
Os preços sofreram também com a valorização do dólar, moeda em que é vendido o crude, face ao euro, acrescentaram os analistas. Um euro valia hoje 1,55 dólar, contra mais de 1,57 na véspera.
Lusa / SOL
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=103512
Petróleo
Preço cai três dólares, perde 25 dólares desde o recorde absoluto de 11 de Julho
As cotações do petróleo caíram mais de três dólares hoje, em Nova Iorque, descendo para o seu nível mais baixo em três meses devido à redução do consumo de gasolina nos Estados Unidas e à subida do dólar
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de light sweet crude para entrega em Setembro terminou a sessão nos 122,19 dólares, menos 2,54 dólares em relação ao fecho de segunda-feira. O barril de ouro negro caiu durante a sessão para os 120,42 dólares, o nível mais baixo desde 06 de Maio.
Comparado com o seu recorde absoluto - 147,27 dólares atingido a 11 de Julho - o barril de petróleo perdeu 25 dólares.
O consumo de gasolina nas bombas baixou pela 14/a semana consecutiva a semana passada nos Estados Unidos, segundo a informação semanal divulgada hoje pela Mastercard, entidade que emite cartões de crédito, e isto quando está no auge a época das grandes deslocações de carro.
Esta tendência foi confirmada pelas estatísticas oficiais divulgadas na véspera, que mostram que nos primeiros cinco meses do ano, o número de quilómetros percorridos pelos automobilistas norte-americanos atingiu o seu nível mais baixo desde 2003. De 1983 à 2004 -à excepção da primeira guerra do Golfo em 1990-1991 - o número de quilómetros percorridos pelos norte-americanos estava em forte progressão.
Os Estados Unidos, que absorvem cerca de 20 por cento da produção mundial, são o principal consumidor mundial do ouro negro.
Os preços sofreram também com a valorização do dólar, moeda em que é vendido o crude, face ao euro, acrescentaram os analistas. Um euro valia hoje 1,55 dólar, contra mais de 1,57 na véspera.
Lusa / SOL
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Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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in bpi
Presidente da OPEP prevê petróleo nos 70/80 dólares com subida da moeda americana
29/07/2008
Chakib Khelil, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP, considera que os actuais preços do “ouro negro” são “anormais” e antecipa uma queda das cotações para 70/80 dólares por barril, com a valorização da divisa norte-americana e o aliviar das tensões geopolíticas.
“O preço do petróleo é demasiado elevado. Todos concordam”, afirmou Khelil, que é, ao mesmo tempo, ministro do petróleo da Argélia, aos jornalistas, hoje, em Jacarta, na Indonésia. Para o responsável máximo do cartel responsável por mais de 40% do petróleo produzido em todo o mundo, as cotações actuais são “anormais”.
O petróleo atingiu a marca histórica de 147,27 dólares, no mercado norte-americano, a 11 de Julho, impulsionado pela queda do dólar face às principais divisas mundiais que levou os investidores a ganharem exposição às “commodities” como protecção contra a inflação.
Os ataques às instalações das companhias petrolíferas na Nigéria e os receios de interrupção nos fornecimentos por parte do Irão, em resultado de eventuais sanções económicas devido ao programa nuclear, também contribuíram para a forte subida dos preços.
Desde então, as cotações do crude afundaram mais de 15%, com os investidores a especularem acerca da possibilidade dos elevados preços poderem vir a travar a procura, isto numa altura de abrandamento do ritmo de crescimento das principais economias mundiais, nomeadamente a dos EUA, país que é o maior consumidor do mundo.
Para o responsável máximo da OPEP os preços podem cair ainda mais. Chakib Khelil prevê que as cotações desçam para valores entre os 70 e os 80 dólares, caso se assista a um aliviar das tensões geopolíticas, mas essencialmente se a moeda norte-americana se fortalecer face às restantes divisas.
Na sessão de hoje o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado norte-americano, segue a valorizar 0,52% para 1 25,38 dólares. Em Londres, mercado que serve de referência às importações nacionais, o barril de Brent estava a ser negociado nos 126,50 dólares, a subir 0,52%.
“Os actuais preços não estão associados de forma alguma à oferta e à procura”, defende Khelil. “Não podemos explicar alterações de 20 dólares num, ou dois, dias apenas devido à oferta e à procura”. “A oferta e a procura não mudam em apenas um dia”, salientou.
A OPEP vai reunir-se a 9 de Setembro em Viena, na Áustria, encontro no qual Khelil defende que não deve ser reduzida a produção, isto porque considera necessário garantir fornecimentos adequados da matéria-prima. Nas últimas três reuniões (em Dezembro, Fevereiro e Março), a produção foi mantida.
29/07/2008
Chakib Khelil, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP, considera que os actuais preços do “ouro negro” são “anormais” e antecipa uma queda das cotações para 70/80 dólares por barril, com a valorização da divisa norte-americana e o aliviar das tensões geopolíticas.
“O preço do petróleo é demasiado elevado. Todos concordam”, afirmou Khelil, que é, ao mesmo tempo, ministro do petróleo da Argélia, aos jornalistas, hoje, em Jacarta, na Indonésia. Para o responsável máximo do cartel responsável por mais de 40% do petróleo produzido em todo o mundo, as cotações actuais são “anormais”.
O petróleo atingiu a marca histórica de 147,27 dólares, no mercado norte-americano, a 11 de Julho, impulsionado pela queda do dólar face às principais divisas mundiais que levou os investidores a ganharem exposição às “commodities” como protecção contra a inflação.
Os ataques às instalações das companhias petrolíferas na Nigéria e os receios de interrupção nos fornecimentos por parte do Irão, em resultado de eventuais sanções económicas devido ao programa nuclear, também contribuíram para a forte subida dos preços.
Desde então, as cotações do crude afundaram mais de 15%, com os investidores a especularem acerca da possibilidade dos elevados preços poderem vir a travar a procura, isto numa altura de abrandamento do ritmo de crescimento das principais economias mundiais, nomeadamente a dos EUA, país que é o maior consumidor do mundo.
Para o responsável máximo da OPEP os preços podem cair ainda mais. Chakib Khelil prevê que as cotações desçam para valores entre os 70 e os 80 dólares, caso se assista a um aliviar das tensões geopolíticas, mas essencialmente se a moeda norte-americana se fortalecer face às restantes divisas.
Na sessão de hoje o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado norte-americano, segue a valorizar 0,52% para 1 25,38 dólares. Em Londres, mercado que serve de referência às importações nacionais, o barril de Brent estava a ser negociado nos 126,50 dólares, a subir 0,52%.
“Os actuais preços não estão associados de forma alguma à oferta e à procura”, defende Khelil. “Não podemos explicar alterações de 20 dólares num, ou dois, dias apenas devido à oferta e à procura”. “A oferta e a procura não mudam em apenas um dia”, salientou.
A OPEP vai reunir-se a 9 de Setembro em Viena, na Áustria, encontro no qual Khelil defende que não deve ser reduzida a produção, isto porque considera necessário garantir fornecimentos adequados da matéria-prima. Nas últimas três reuniões (em Dezembro, Fevereiro e Março), a produção foi mantida.
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Bons dias,
sendo este o meu primeiro post e assumindo-me como o perfeito dummy nestas andancas, deixarei as apresentacoes para uma outra oportunidade. Peco tambem desculpa pela falta de acentuacao, mas o teclado tb n me permite um melhor desempenho nesta area.
Facto e q, este artigo despertou-me a curiosidade por muitas razoes. Fico curioso por saber quais as reaccoes a esta noticia mas n sem antes colocar as minhas questoes, se pertinentes ou nao, deixo ao vosso criterio.
Para comecar a espingardar sobre a minha ignorancia, comeco por dizer que nunca ouvi falar no sr Marc Faber, mas pelas referencias parece-me ser uma opiniao a ter em conta. Nao obstante, sabendo que isto nao passa de uma mera opiniao especulativa, a confirmar-se, qual o comportamento a assumir por parte de um investidor?
E dito que a queda vai ocorrer e que vai significar uma brusca correccao, mas que o preco ira subir novamente. Sera essa altura entao, o timing perfeito para investir no petroleo a "preco de saldo"?
Por outro lado, e analisando os factores macro economicos apresentados, como e q surge uma queda tao brusca sendo o petroleo uma materia com uma procura tao elevada? E compreensivel que o preco atinja um pique e que depois desca porque o preco chegara a niveis incomportaveis para a economia global, mas pq atraves de uma quebra brusca?
Por ultimo, qual o impacto no mercado de haver uma opiniao destas de uma pessoa q e tida como um verdadeiro vidente de grandes desastres?
Os melhores cumprimentos,
rjac
sendo este o meu primeiro post e assumindo-me como o perfeito dummy nestas andancas, deixarei as apresentacoes para uma outra oportunidade. Peco tambem desculpa pela falta de acentuacao, mas o teclado tb n me permite um melhor desempenho nesta area.
Facto e q, este artigo despertou-me a curiosidade por muitas razoes. Fico curioso por saber quais as reaccoes a esta noticia mas n sem antes colocar as minhas questoes, se pertinentes ou nao, deixo ao vosso criterio.
Para comecar a espingardar sobre a minha ignorancia, comeco por dizer que nunca ouvi falar no sr Marc Faber, mas pelas referencias parece-me ser uma opiniao a ter em conta. Nao obstante, sabendo que isto nao passa de uma mera opiniao especulativa, a confirmar-se, qual o comportamento a assumir por parte de um investidor?
E dito que a queda vai ocorrer e que vai significar uma brusca correccao, mas que o preco ira subir novamente. Sera essa altura entao, o timing perfeito para investir no petroleo a "preco de saldo"?
Por outro lado, e analisando os factores macro economicos apresentados, como e q surge uma queda tao brusca sendo o petroleo uma materia com uma procura tao elevada? E compreensivel que o preco atinja um pique e que depois desca porque o preco chegara a niveis incomportaveis para a economia global, mas pq atraves de uma quebra brusca?
Por ultimo, qual o impacto no mercado de haver uma opiniao destas de uma pessoa q e tida como um verdadeiro vidente de grandes desastres?
Os melhores cumprimentos,
rjac
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http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325528
Marc Faber em entrevista
O homem que adivinhou o "crash" de 1987 prevê petróleo nos 80 dólares
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
Marc Faber ficou conhecido por prever a maior queda diária de sempre nas acções americanas, em 1987. O arauto da "Segunda-feira Negra" partilhou com o Jornal de Negócios as suas previsões para a evolução do petróleo. O investidor suíço acredita numa forte correcção no preço da matéria-prima, mas apenas no curto prazo.
Se as previsões de Marc Faber forem tão certeiras como as que fez há mais de 20 anos, os consumidores poderão sentir em breve um alívio no preço dos combustíveis. Já os investidores que mantêm a aposta na subida do petróleo podem sofrer dissabores
Semanas antes do "crash" de 1987, Marc Faber aconselhou os clientes a saírem das acções americanas. No dia 19 de Outubro, uma segunda-feira, o índice Standard & Poor's 500 registava a maior queda diária de sempre, ao afundar 20,47%. Depois desta, o guru acertou noutras crises. Agora, em entrevista por "e-mail", antecipa uma queda de 35% na cotação do petróleo. "O preço pode cair para cerca de 80 dólares, devido a factores relacionados com a procura, nomeadamente uma economia global debilitada e em contracção", afirma.
Mas após uma brusca correcção, o preço da matéria-prima voltará a subir.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325528
Marc Faber em entrevista
O homem que adivinhou o "crash" de 1987 prevê petróleo nos 80 dólares
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
Marc Faber ficou conhecido por prever a maior queda diária de sempre nas acções americanas, em 1987. O arauto da "Segunda-feira Negra" partilhou com o Jornal de Negócios as suas previsões para a evolução do petróleo. O investidor suíço acredita numa forte correcção no preço da matéria-prima, mas apenas no curto prazo.
Se as previsões de Marc Faber forem tão certeiras como as que fez há mais de 20 anos, os consumidores poderão sentir em breve um alívio no preço dos combustíveis. Já os investidores que mantêm a aposta na subida do petróleo podem sofrer dissabores
Semanas antes do "crash" de 1987, Marc Faber aconselhou os clientes a saírem das acções americanas. No dia 19 de Outubro, uma segunda-feira, o índice Standard & Poor's 500 registava a maior queda diária de sempre, ao afundar 20,47%. Depois desta, o guru acertou noutras crises. Agora, em entrevista por "e-mail", antecipa uma queda de 35% na cotação do petróleo. "O preço pode cair para cerca de 80 dólares, devido a factores relacionados com a procura, nomeadamente uma economia global debilitada e em contracção", afirma.
Mas após uma brusca correcção, o preço da matéria-prima voltará a subir.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325528
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
A procura do diesel tem aumentado em relação á gasolina nos ultimos anos. E o diesel é muito usado nos transportes de mercadorias, interessa mais que seja barato, ora aqui está uma grande ideia que até poderia baixar o preço do diesel!
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=103210
Solução para relançar fábricas de biocombustíveis seria incorporação obrigatória de biodiesel no gasóleo
A solução para aumentar a produção das cinco fábricas nacionais de biocombustíveis seria a obrigatoriedade das petrolíferas incorporarem no gasóleo uma percentagem de biodiesel, defendeu o presidente da SGC Energia, empresa de energias renováveis
O Governo Português decidiu acelerar, em dez anos, a meta da União Europeia, tendo aprovado uma resolução que prevê que todos os veículos a diesel circulem com um combustível que incorpore 10 por cento de biodiesel até 2010.
Hoje, essa opção não é obrigatória para as petrolíferas, que celebram pontualmente contratos com os produtores de biocombustíveis. Os empresários nacionais aceitaram o desafio do Governo e investiram mais de 700 milhões de euros em cinco fábricas de biocombustíveis - Iberol, Prio, Torrejana, Sovena e Biovegetal - que não ficaram incólumes à crise que afecta o sector, registando actualmente níveis de produção bastante inferiores à sua capacidade máxima.
«Actualmente, as fábricas estão paradas porque o modelo de introdução de biocombustíveis no consumo em Portugal não funciona e tem de ser adaptado para o negócio do biodiesel», afirmou o presidente da SGC Energia, que detém a Biovegetal, em entrevista à agência Lusa.
«O modelo tem de mudar porque hoje o sistema está parado em Portugal», sublinhou Vianney Valès, afirmando que a Biovegetal, localizada em Alhandra, Vila Franca de Xira, que representa um investimento de 100 milhões de euros, arrancou no final de 2007, com uma «capacidade de produção total de 120 mil toneladas por ano», mas apenas produz «entre 150 a 300 toneladas de biodiesel por dia».
«O nosso modelo arrancou numa base de voluntarismo de introdução de biocumbustíveis no consumo, em que os distribuidores petrolíferos estão convidados a introduzir biodiesel no consumo. Isto no início funcionou, mas depois os mercados internacionais do gasóleo e do óleo vegetal tiveram ciclos de mudança de preços que fizeram com que os distribuidores petrolíferos não tenham interesse em comprar biodiesel», sustentou o presidente da SGC Energia.
Para Vianney Valès a solução para relançar a indústria dos biocombustíveis passa pela obrigatoriedade das petrolíferas incorporarem no gasóleo uma percentagem de biodiesel, que este ano deveria ser de 5,75 por cento. «A França e Alemanha resolveram o problema introduzindo uma obrigatoriedade de introdução de biocombustível no consumo», exemplificou o presidente da SGC Energia, afirmando que «só desta forma é que vamos conseguir lançar esta indústria e salvar os investimentos que foram feitos».
Para Vianney Valès trata-se de uma questão de «decisão política». «Até agora, não houve falta de coragem política, mas agora chegou a altura de passar à acção», afirmou o presidente da SGC Energia. «Não tenho dúvidas que vamos encontrar uma solução. Não vamos deixar outros países europeus tomarem conta desde negócio, porque se deixarmos cair estas unidades [fabris] vamos perder o comboio todo e não apenas este vagão», sustentou.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=103210
Cumprimentos.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=103210
Solução para relançar fábricas de biocombustíveis seria incorporação obrigatória de biodiesel no gasóleo
A solução para aumentar a produção das cinco fábricas nacionais de biocombustíveis seria a obrigatoriedade das petrolíferas incorporarem no gasóleo uma percentagem de biodiesel, defendeu o presidente da SGC Energia, empresa de energias renováveis
O Governo Português decidiu acelerar, em dez anos, a meta da União Europeia, tendo aprovado uma resolução que prevê que todos os veículos a diesel circulem com um combustível que incorpore 10 por cento de biodiesel até 2010.
Hoje, essa opção não é obrigatória para as petrolíferas, que celebram pontualmente contratos com os produtores de biocombustíveis. Os empresários nacionais aceitaram o desafio do Governo e investiram mais de 700 milhões de euros em cinco fábricas de biocombustíveis - Iberol, Prio, Torrejana, Sovena e Biovegetal - que não ficaram incólumes à crise que afecta o sector, registando actualmente níveis de produção bastante inferiores à sua capacidade máxima.
«Actualmente, as fábricas estão paradas porque o modelo de introdução de biocombustíveis no consumo em Portugal não funciona e tem de ser adaptado para o negócio do biodiesel», afirmou o presidente da SGC Energia, que detém a Biovegetal, em entrevista à agência Lusa.
«O modelo tem de mudar porque hoje o sistema está parado em Portugal», sublinhou Vianney Valès, afirmando que a Biovegetal, localizada em Alhandra, Vila Franca de Xira, que representa um investimento de 100 milhões de euros, arrancou no final de 2007, com uma «capacidade de produção total de 120 mil toneladas por ano», mas apenas produz «entre 150 a 300 toneladas de biodiesel por dia».
«O nosso modelo arrancou numa base de voluntarismo de introdução de biocumbustíveis no consumo, em que os distribuidores petrolíferos estão convidados a introduzir biodiesel no consumo. Isto no início funcionou, mas depois os mercados internacionais do gasóleo e do óleo vegetal tiveram ciclos de mudança de preços que fizeram com que os distribuidores petrolíferos não tenham interesse em comprar biodiesel», sustentou o presidente da SGC Energia.
Para Vianney Valès a solução para relançar a indústria dos biocombustíveis passa pela obrigatoriedade das petrolíferas incorporarem no gasóleo uma percentagem de biodiesel, que este ano deveria ser de 5,75 por cento. «A França e Alemanha resolveram o problema introduzindo uma obrigatoriedade de introdução de biocombustível no consumo», exemplificou o presidente da SGC Energia, afirmando que «só desta forma é que vamos conseguir lançar esta indústria e salvar os investimentos que foram feitos».
Para Vianney Valès trata-se de uma questão de «decisão política». «Até agora, não houve falta de coragem política, mas agora chegou a altura de passar à acção», afirmou o presidente da SGC Energia. «Não tenho dúvidas que vamos encontrar uma solução. Não vamos deixar outros países europeus tomarem conta desde negócio, porque se deixarmos cair estas unidades [fabris] vamos perder o comboio todo e não apenas este vagão», sustentou.
Lusa/SOL
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Cumprimentos.
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Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
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Ups!! Afinal parece que sempre veio e veio em força (fundamentado). Alguém me explica porque é o preço da gasolina com o barril a 129$ não é igual ao preço da gasolina com o barril a $ 129 ??:)
Lendo o post que citaste, as alterações no crude demoram a ser refletidas no preço da gasolina. Assim sendo, tu estás a pagar gasolina feita com o preço do crude de algumas semanas atrás.
Deste modo, qdo à dois meses o crude estava a 129USD, tu estavas a pagar a gasolina feita com o crude a 120USD. Neste momento estás a pagar a gasolina feita com o crude a 135USD...
Finalmente, uma descida de 10% no preço do crude corresponderá, mais ou menos, a uma descida de 5% no preço do gasóleo, pois 45% do preço final são impostos (que diminuiram a % de subida do gasóleo, e agora limitam a descida dos preços dos combustíveis).
Eu que nem sou gd defensor das gasolineiras vejo-me nesta posição ingrata de defende-las...
Um abr
Nuno
Nuno,
De hoje a uma semana estarei aqui para ver o valor do gasoleo por litro... uma semana...
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Penso que a Galp compra crude todos os dias de modo a ter um preço mais ou menos coincidente com o do mercado (até à duas semanas teria sido melhor comprar o mais cedo melhor, desde que o mercado começou a cair já n é bem assim. Já agora, achas que é boa ideia comprar agora nos 125USD ou é melhor esperar?).
Qto a essa tua ideia, nesta página está um gráfico do MA onde compara a evolução do preço do crudo com o preço da gasolina (sem impostos) em Espanha e Portugal... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=400
Um abr
Nuno
Qto a essa tua ideia, nesta página está um gráfico do MA onde compara a evolução do preço do crudo com o preço da gasolina (sem impostos) em Espanha e Portugal... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=400
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Excepto que as subidas foram lentas e progressivas, quer no crude, quer na naossa gasolina e gasóleo
Agora a descida do crude é abrupta, mas a descida no nosso combustível é na mesma lenta e progresiva...
É nestes truques que eles fazem dinheiro. Não é nos patamares que depis vamso confirmar e até estão correctos. É ao longo do tempo - fazem uma integração do tipo "detector de pico" quando sobe, e "sample & hold" quando desce.
Já reparei nisto há meses...
Para não falar que eu tenho muitas dúvidas que a Galp tenha comprado realente crude a 145 USD. Eles compram todos os dias ? Ou não aproveitarão as baixas do mercado, e terão comprado sempre em "dips" ?
Uma coisa é certa, no 1º trimestre de 2008 os lucros aumentaram...
Abraço
Agora a descida do crude é abrupta, mas a descida no nosso combustível é na mesma lenta e progresiva...
É nestes truques que eles fazem dinheiro. Não é nos patamares que depis vamso confirmar e até estão correctos. É ao longo do tempo - fazem uma integração do tipo "detector de pico" quando sobe, e "sample & hold" quando desce.
Já reparei nisto há meses...
Para não falar que eu tenho muitas dúvidas que a Galp tenha comprado realente crude a 145 USD. Eles compram todos os dias ? Ou não aproveitarão as baixas do mercado, e terão comprado sempre em "dips" ?
Uma coisa é certa, no 1º trimestre de 2008 os lucros aumentaram...
Abraço
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Martins_Braz Escreveu:Onorio Escreveu:LoLfoi as bombas comprovar!!
Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.As petrolíferas para estabelecerem os preços à saída da refinaria, recolhem os preços dos combustíveis no mercado de Roterdão, e depois os preços de venda dos combustíveis de cada dia aos distribuidores, à saída da refinaria, são os preços correspondentes aos do mesmo dia da semana anterior verificado naquele mercado do norte da Europa
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
Cmpts
Ups!! Afinal parece que sempre veio e veio em força (fundamentado). Alguém me explica porque é o preço da gasolina com o barril a 129$ não é igual ao preço da gasolina com o barril a $ 129 ??:)
Lendo o post que citaste, as alterações no crude demoram a ser refletidas no preço da gasolina. Assim sendo, tu estás a pagar gasolina feita com o preço do crude de algumas semanas atrás.
Deste modo, qdo à dois meses o crude estava a 129USD, tu estavas a pagar a gasolina feita com o crude a 120USD. Neste momento estás a pagar a gasolina feita com o crude a 135USD...
Finalmente, uma descida de 10% no preço do crude corresponderá, mais ou menos, a uma descida de 5% no preço do gasóleo, pois 45% do preço final são impostos (que diminuiram a % de subida do gasóleo, e agora limitam a descida dos preços dos combustíveis).
Eu que nem sou gd defensor das gasolineiras vejo-me nesta posição ingrata de defende-las...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Onorio Escreveu:LoLfoi as bombas comprovar!!
Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.As petrolíferas para estabelecerem os preços à saída da refinaria, recolhem os preços dos combustíveis no mercado de Roterdão, e depois os preços de venda dos combustíveis de cada dia aos distribuidores, à saída da refinaria, são os preços correspondentes aos do mesmo dia da semana anterior verificado naquele mercado do norte da Europa
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
Cmpts
Ups!! Afinal parece que sempre veio e veio em força (fundamentado). Alguém me explica porque é o preço da gasolina com o barril a 129$ não é igual ao preço da gasolina com o barril a $ 129 ??:)
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http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011&contentid=E8D98449-D2B1-4281-AE9A-99C2FAC7825B24 Julho 2008 - 00h30
Combustíveis - barril de Brent em queda não se reflecte nos preços
Gasolineiras cobram cinco cêntimos a mais
O barril de petróleo está em queda acentuada há duas semanas, mas o preço dos combustíveis quase não sofreu alterações. Ontem, a Galp baixou dois cêntimos a gasolina e 1,4 cêntimos o gasóleo. A BP baixou um cêntimo em ambos. A Repsol segue-lhes hoje o exemplo. Mas, quando comparado com o mês de Maio – altura em que o barril estava abaixo dos 129 dólares – o preço por litro da gasolina custa mais cinco cêntimos, enquanto o gasóleo custa mais seis cêntimos.
Fique a par de todos os pormenores deste caso, em exclusivo, na edição do CM desta quinta-feira.
Ora aqui está !
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... C2FAC7825B
24 Julho 2008 - 00h30
Combustíveis - barril de Brent em queda não se reflecte nos preços
Gasolineiras cobram cinco cêntimos a mais
O barril de petróleo está em queda acentuada há duas semanas, mas o preço dos combustíveis quase não sofreu alterações. Ontem, a Galp baixou dois cêntimos a gasolina e 1,4 cêntimos o gasóleo. A BP baixou um cêntimo em ambos. A Repsol segue-lhes hoje o exemplo. Mas, quando comparado com o mês de Maio – altura em que o barril estava abaixo dos 129 dólares – o preço por litro da gasolina custa mais cinco cêntimos, enquanto o gasóleo custa mais seis cêntimos.
Fique a par de todos os pormenores deste caso, em exclusivo, na edição do CM desta quinta-feira.
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... C2FAC7825B
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24 Julho 2008 - 00h30
Combustíveis - barril de Brent em queda não se reflecte nos preços
Gasolineiras cobram cinco cêntimos a mais
O barril de petróleo está em queda acentuada há duas semanas, mas o preço dos combustíveis quase não sofreu alterações. Ontem, a Galp baixou dois cêntimos a gasolina e 1,4 cêntimos o gasóleo. A BP baixou um cêntimo em ambos. A Repsol segue-lhes hoje o exemplo. Mas, quando comparado com o mês de Maio – altura em que o barril estava abaixo dos 129 dólares – o preço por litro da gasolina custa mais cinco cêntimos, enquanto o gasóleo custa mais seis cêntimos.
Fique a par de todos os pormenores deste caso, em exclusivo, na edição do CM desta quinta-feira.
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... C2FAC7825B
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
dvck Escreveu:A GALP hoje baixou o preço dos combustíveis. Onde é que anda o limpaesgotos para citar as notícias?
A gasosa ainda só baixou dois cêntimos? Com o crude a cair já há duas semanas! Na subida o aumento era de três em três dias.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325020
Combustíveis
Petrolíferas com margem para baixar mais o preço
A Galp e a BP baixaram ontem os preços dos combustíveis, para reflectir a queda da cotação dos produtos destilados nos mercados internacionais que servem de referência a Portugal. Descidas que não reflectem na íntegra a desvalorização nas bolsas e que fazem prever novo alívio da factura nos postos de abastecimento.
A Galp e a BP baixaram ontem os preços dos combustíveis, para reflectir a queda da cotação dos produtos destilados nos mercados internacionais que servem de referência a Portugal. Descidas que não reflectem na íntegra a desvalorização nas bolsas e que fazem prever novo alívio da factura nos postos de abastecimento.
Utilizando como referência os índices disponibilizados pela Bloomberg para o valor dos produtos destilados usados em Portugal, que são uma aproximação aos indicadores que servem de base ao preço praticado pelas petrolíferas, é possível antecipar uma baixa dos preços. O índice para o gasóleo já caiu 11% desde o pico atingido em 11 de Julho. O mesmo desceu a gasolina sem chumbo 95 no mercado do Noroeste da Europa.
As petrolíferas já começaram a fazer reflectir esta descida nos preços de venda ao público. Ontem a Galp desceu as gasolinas em dois cêntimos e os gasóleos em 1,4 cêntimos. A BP baixou todos os produtos em um cêntimo, dando sequência à redução já realizada no dia 15. Mas a queda da cotação nos mercados internacionais dá margem para novas reduções no preço.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325020
Cumprimentos.
Cumprimentos.
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LoL
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Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
Cmpts

Ora ca vai mais uma pa fogueira da discussao e o pq dos preços n descerem logo.
As petrolíferas para estabelecerem os preços à saída da refinaria, recolhem os preços dos combustíveis no mercado de Roterdão, e depois os preços de venda dos combustíveis de cada dia aos distribuidores, à saída da refinaria, são os preços correspondentes aos do mesmo dia da semana anterior verificado naquele mercado do norte da Europa
Ora portanto se o preço do brent ta a descer a 1 semana, so esta semana é q vai começar a notar.se nas bombas.
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