Argumentos pro AT. E argumentos contra?
crdias, mas com a análise fundamental é a mesma coisa. Há os que conseguem granes resultados e os que conseguem péssimos resultados.
Há inúmeras teorias, métodos sobre os mercados accionistas. E é impossível dizer que há um que é o mais eficaz.
Por exemplo, já alguma vez me viste a dizer que a análise fundamental não presta ou não tem validade? Não. Longe disso.
Mas não tenhas dúvidas que, perante um relatório de contas, uma empresa, um sector de actividade, um país, 2 analistas fundamentais podem tirar conclusões diametralmente opostas (Sell/Buy). E pertante o mesmo gráfico, 2 analistas técnicos podem tirar conclusões diametralmente opostas (Sell/Buy).
Um abraço,
Ulisses
Há inúmeras teorias, métodos sobre os mercados accionistas. E é impossível dizer que há um que é o mais eficaz.
Por exemplo, já alguma vez me viste a dizer que a análise fundamental não presta ou não tem validade? Não. Longe disso.
Mas não tenhas dúvidas que, perante um relatório de contas, uma empresa, um sector de actividade, um país, 2 analistas fundamentais podem tirar conclusões diametralmente opostas (Sell/Buy). E pertante o mesmo gráfico, 2 analistas técnicos podem tirar conclusões diametralmente opostas (Sell/Buy).
Um abraço,
Ulisses
Woodhare Escreveu:Por mim acho interessante observar o percurso das acções no tempo e ver esses gráficos mas o que determina as minhas decisões são critérios fundamentais, nunca seria capaz de comprar uma acção, sem me arrepender depois, baseado numa previsão de análise técnica sem haver critérios fundamentais a dizer que sim. Da mesma maneira que não seria capaz de me basear em critérios de optimismo ou pessimismo.
É apenas um exemplo, uma pessoa que tem uma forma de pensar diferente da minha, nós somos todos diferentes e cada um tem de encontrar a sua melhor forma de investir... ao contrário do Woodhare, eu tenho é dificuldade em entrar num título apenas por razões fundamentais por saber que não os sei analisar bem, ficaria sempre a pensar que algo me pode estar a escapar!

um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
unspecified Escreveu:Bom dia,
Continuando este interessante debate, chegámos à conclusão de que não se pode falar numa AT única ganhadora, pois depende de cada um, e é apenas um instrumento usado numa estratégia, sendo a estratégia o que realmente importa.
Sim e não, as duas coisas são importantes, eu disse que em última análise o que define o sucesso é a estratégia de cada um mas para ter sucesso também é preciso saber interpretar bem os gráficos e ter uma estratégia que se adapte a essa leitura... obviamente que saber fazer a AT também é muito importante, quem não encontrar uma forma de a fazer bem também não encontrará uma estratégia ganhadora que se possa ajustar a ela...
unspecified Escreveu:Então o que é necessário para se considerar uma estratégia ganhadora? Ganhar dinheiro com ela, correcto?
Pode haver alguém que tenha um objectivo diferente, um tipo a dar para o doido

unspecified Escreveu:No entanto, a estratégia depende também de cada um.
Parece-me então, que não se pode falar de uma única estratégia definida ganhadora.
Obviamente... e isso leva-nos ao que já disse antes, isto não é fácil, dá muito trabalho a cada um encontrar uma forma rentável de estar no mercado!! alguns podem descobrir que não conseguem tirar daqui grande coisa e isso pode acontecer depois de muitos anos a investir...
unspecified Escreveu:Assim, não poderá ser que o facto de uma estratégia ser ganhadora ou não, se dê pelo facto de o trader que a usa ter mais ou menos sorte? Por simplesmente acontecer mais vezes uma coincidencia positiva entre os sinais que ele leu usando a AT (e aplicando a sua estrategia), e o movimento subsequente do activo?
Não!!!! Se isso acontecer é porque ele não aprendeu grande coisa enquanto investiu nos mercados, ou não encontrou a "sua" forma de estar nos mercados... acho que isso se torna claro ao fim de alguns anos, se não se aprende nada, se continuamos a cometer os mesmos erros primários que já sabemos que não devemos cometer então devemos abandonar os mercados!
Um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
unspecified Escreveu:Tiago,
Ok, não posso comprovar essa questão teórica que apresentas, mas confio no que me dizes.
Mas assim, significa que a questão da sorte só se pode considerar neutra para quem faça muito trades.
O que achas?
Unspecified,
Deixa-me dar-te os parabéns pelo excelente contributo que estás a dar a este tópico. A conversa está muito agradável e muito interessante. Com argumentos como os teus vale a pena "perder tempo" a debater.
Não te posso dar uma resposta cientificamente rigorosa mas penso que o factor sorte será igual em ambos os casos.
Isto porque, um day-trader aplica uma estratégia diferente de um especulador de longo prazo (investidor). A probabilidade de um STOP LOSS de um day-trader ser activado é superior à de um especulador de longo prazo.
Logo, em ambos os casos, parece-me lógico que o que aparentemente o day-trader ganha "em rapidez" do seu factor sorte tender para zero mais cedo perde em valor absoluto. O inverso aplicar-se-á ao especulador de longo prazo.
Não sei se me fiz entender. Mas a ideia geral é esta. Mas, como disse no início, é o que penso. Não tenho dados objectivos para te apresentar.
Abraço,
Tiago
Tiago,
Ok, não posso comprovar essa questão teórica que apresentas, mas confio no que me dizes.
Mas assim, significa que a questão da sorte só se pode considerar neutra para quem faça muito trades, ou seja um daytrader ou de curto prazo. Suponho que um trader de médio prazo não faça muitos trades num mês por exemplo, ou estou enganado?
Aliás, até já li aqui várias vezes que uma das regras para uma boa estratégia é não fazer 'overtrade' (por exemplo entrar logo a seguir ao contrario, quando uma entrada nao foi bem sucedida)
Assim, significa que para um trader de médio prazo (digamos que faz até 5 trades por mês, pois espera até os sinais que lê da AT e a sua estratégia lhe indiquem uma entrada relativamente segura), o factor sorte possa apenas começar a ser neutro ao fim de algum tempo, por exemplo um ou dois anos.
O que achas?
Mas assim, significa que a questão da sorte só se pode considerar neutra para quem faça muito trades, ou seja um daytrader ou de curto prazo. Suponho que um trader de médio prazo não faça muitos trades num mês por exemplo, ou estou enganado?
Aliás, até já li aqui várias vezes que uma das regras para uma boa estratégia é não fazer 'overtrade' (por exemplo entrar logo a seguir ao contrario, quando uma entrada nao foi bem sucedida)
Assim, significa que para um trader de médio prazo (digamos que faz até 5 trades por mês, pois espera até os sinais que lê da AT e a sua estratégia lhe indiquem uma entrada relativamente segura), o factor sorte possa apenas começar a ser neutro ao fim de algum tempo, por exemplo um ou dois anos.
O que achas?
- Registado: 20/2/2007 22:28
unspecified Escreveu:sendo a estratégia o que realmente importa.
Concordo. Eu diria que sem uma estratégia vencedora não há AT, por melhor que seja o analista, que consiga dar resultados positivos.
unspecified Escreveu:Então o que é necessário para se considerar uma estratégia ganhadora? Ganhar dinheiro com ela, correcto?
Sim, parece-me uma boa forma de avaliar uma estratégia.

unspecified Escreveu:No entanto, a estratégia depende também de cada um.
Parece-me então, que não se pode falar de uma única estratégia definida ganhadora.
Exacto. Por essa razão é que uns chegam ao final do ano com 10%, outros com 15 outros com 20%, etc. Se houvesse apenas uma estratégia e todos a aplicassem com rigor e disciplina (outro factor fundamental) todos chegariam ao final do ano com a mesma rentabilidade.
unspecified Escreveu:não poderá ser que o facto de uma estratégia ser ganhadora ou não, se dê pelo facto de o trader que a usa ter mais ou menos sorte?
Este é o único ponto com o qual eu não concordo contigo. O artista já deixou a sua opinião e eu também. A aqui, ao contrário da AT, há provas cientificas. A lei dos grandes números. Efectivamente, à medida que vais realizando mais trades o factor sorte tende para zero. O teu argumento só é válido (digamos assim) se fizeres um trade, dois trades. Aí, o factor sorte, tem peso mas perde esse peso na medida de 1/n, sendo n o total de trades realizados.
Um abraço,
Tiago
Bom dia,
Continuando este interessante debate, chegámos à conclusão de que não se pode falar numa AT única ganhadora, pois depende de cada um, e é apenas um instrumento usado numa estratégia, sendo a estratégia o que realmente importa.
Então o que é necessário para se considerar uma estratégia ganhadora? Ganhar dinheiro com ela, correcto?
No entanto, a estratégia depende também de cada um.
Assim, não poderá ser que o facto de uma estratégia ser ganhadora ou não, se dê pelo facto de o trader que a usa ter mais ou menos sorte? Por simplesmente acontecer mais vezes uma coincidencia positiva entre os sinais que ele leu usando a AT (e aplicando a sua estrategia), e o movimento subsequente do activo?
Então o que é necessário para se considerar uma estratégia ganhadora? Ganhar dinheiro com ela, correcto?
No entanto, a estratégia depende também de cada um.
Assim, não poderá ser que o facto de uma estratégia ser ganhadora ou não, se dê pelo facto de o trader que a usa ter mais ou menos sorte? Por simplesmente acontecer mais vezes uma coincidencia positiva entre os sinais que ele leu usando a AT (e aplicando a sua estrategia), e o movimento subsequente do activo?
artista Escreveu:penso que numa estratégia bem definida as situações, de sorte ou falta dela, acabarão por se equilibrar e o resultado final não dependerá muito dela
(...)
acredito que tendo as coisas bem definidas a sorte vai influenciar nos dois lados e equilibrar-se, não dependendo o sucesso da minha carteira dela
Exactamente. A sorte existe mas vai-te beneficiar precisamente na mesma medida em que te vai prejudicar. Mais importante que a sorte/azar (estatisticamente neutras, portanto) são as comissões. Essas sim, tornam o investimento em bolsa num jogo de soma negativa.
Já tive STOP LOSS activados naquele valor preciso para logo depois ver o mercado ir no sentido da minha análise e, portanto, uma operação aparentemente vencedora sair a perder.
Eu encaro isso com naturalidade porque faz parte da minha estratégia um STOP LOSS precisamente naquele valor. E sigo para a próxima operação sem pensar sequer mais no assunto.
Outra pessoa pode, perante este mesmo facto, encarar isso como um tremendo azar. No fundo a realidade é só uma. Cada um de nós é que olha para ela segundo a visão que temos das coisas. Isso é que faz toda a diferença.
Abraço,
Tiago
unspecified Escreveu:Pensas que a sorte também pode estar incluída nesse conjunto de outros factores. Ou seja, que uma boa análise técnica pode ser destruída em certos trades por simples azar do trader?
Focaste uma situação interessante, eu já falei disso algumas vezes... a sorte pode realmente ter alguma importância mas não é na AT é na estratégia que definimos, muitas vezes pequenos pormenores fazem a diferença! De qualquer forma penso que numa estratégia bem definida as situações, de sorte ou falta dela, acabarão por se equilibrar e o resultado final não dependerá muito dela, se depender parece-me que será porque a estratégia precisará ainda de algumas reformulações importantes...
Recentemente falei do último trade que fiz, no Banif, entrei a 1.70 e acabei por sair a 1.65... tenho o trade explicado no meu blogue embora seja numa resposta a um comentário (se não me engano?) mas o que fez a diferença entre accionar o stop e não accionar foram questões de pormenor, se nesse dia estivesse ocupado provavelmente acabaria por não vender e apanhar o movimento de 20% que o título fez, ou seja, entre o pouco que perdi o muito que deixei de ganhar foi uma grande diferença... obvimente há outras situações que podia contar em que a sorte foi minha amiga, o ano passado na Sonae comprei no fecho a um determinado preço, a situação era um bocado arriscada mas depois do fecho saiu uma boa notíca sobre o título, no dia seguinte resolvi colocar uma ordem de venda a 1.68 (não deve ter sido a este valor é só para exemplificar) só que a sonae abriu a 1.74 e foi a esse valor que vendi, do fecho de um dia para a abertura do outro ganhei bastante dinheiro...
Concluíndo, eu acredito que tendo as coisas bem definidas a sorte vai influenciar nos dois lados e equilibrar-se, não dependendo o sucesso da minha carteira dela...
um abraço
artista
unspecified Escreveu:Tiago
Exactamente por a teoria e a prática serem bem diferentes, é que me parece que para quem quer aprender mais sobre os mercados e a AT em especial, é importante ver alguns exemplos práticos, pois do 'se isto...se aquilo' ao fazer na realidade, vai uma enorme distância como já referimos.
Unspecified, acabei de publicar no tópico http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=62112 uma resposta ao Economista33 que é um exemplo prático e totalmente objectivo das razões pelas quais eu utilizo e acredito na AT.
Posso ainda deixar-te outro exemplo: Achas que eu adivinhei que o mercado ia começar a cair a pique poucos minutos depois de entrar curto neste topo e ainda por cima contra a tendência? ( http://os-meus-futuros.blogspot.com/200 ... 52008.html )?
Claro que não, eu não sei o futuro. Foi com base exclusiva na AT que detectei esta potencial oportunidade. É preciso é ter muita paciência para este tipo de operações... Estive várias semanas à espera. Primeiro analisando os gráficos diários, depois passando para os de 8, 4 e 2 horas... depois para os de 1 hora, meia hora... e depois para os de 15, 10 e 5 minutos e 1 minuto... E isto tudo apenas para realizar uma simples operação de day-trade.
E, já agora, não há nenhuma análise fundamental que me permita este tipo de entradas em nenhum activo.
É o melhor que consigo explicar e são os melhores exemplos práticos que consigo encontrar. Provas cientificas de que a AT funciona eu não tenho.
Um abraço,
Tiago
Caramba isto esteve animado!
Tenho pena de não poder contribuir com uns "bitaites" por falta de tempo...
... mas foram abordados alguns pontos interessantes.
Logo que possa vou tentar participar
Um abraço a todos e BN
Tenho pena de não poder contribuir com uns "bitaites" por falta de tempo...

Logo que possa vou tentar participar

Um abraço a todos e BN

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Eu não tenho conhecimentos sobre a análise técnica para
dizer se resulta ou não. Tenho lido em artigos que os analistas técnicos têm conseguido prever inícios de bear market e bull market, não sei se é verdade ou se não entraram também com dados dos fundamentais nessas previsões.
Por mim acho interessante observar o percurso das acções no tempo e ver esses gráficos mas o que determina as minhas decisões são critérios fundamentais, nunca seria capaz de comprar uma acção, sem me arrepender depois, baseado numa previsão de análise técnica sem haver critérios fundamentais a dizer que sim. Da mesma maneira que não seria capaz de me basear em critérios de optimismo ou pessimismo.
dizer se resulta ou não. Tenho lido em artigos que os analistas técnicos têm conseguido prever inícios de bear market e bull market, não sei se é verdade ou se não entraram também com dados dos fundamentais nessas previsões.
Por mim acho interessante observar o percurso das acções no tempo e ver esses gráficos mas o que determina as minhas decisões são critérios fundamentais, nunca seria capaz de comprar uma acção, sem me arrepender depois, baseado numa previsão de análise técnica sem haver critérios fundamentais a dizer que sim. Da mesma maneira que não seria capaz de me basear em critérios de optimismo ou pessimismo.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Tiago,
Exactamente por a teoria e a prática serem bem diferentes, é que me parece que para quem quer aprender mais sobre os mercados e a AT em especial, é importante ver alguns exemplos práticos, pois do 'se isto...se aquilo' ao fazer na realidade, vai uma enorme distância como já referimos.
No teu caso, é óbvio que uma lista tão extensa de trades tornar-se-ia maçadora. No entanto, alguns trades práticos penso que podem ter muita utilidade e vermos como os outros aplicam o 'se isto...se aquilo' na prática. Dei uma vista de olhos por alto no teu blogue (pois não tenho muito tempo agora), mas achei interessante e hei-de ve-lo com mais atenção.
De qualquer maneira, como é obvio e tal como o Artista referiu, eu não posso aobrigar ninguém a dizer aqui o que não quer, nem é essa a minha intenção. Respeito a vontade de cada um. Apenas acho que isso pode tornar eset óptimo forum ainda mais rico e educativo.
Artista,
Achei interessante algo que disseste. Em relação a achares que a AT não é 100% mecânica, pois há outros factores envolvidos, nomeadamente a disciplina (o que eu compreendo e com o qual concordo).
Pensas que a sorte também pode estar incluída nesse conjunto de outros factores. Ou seja, que uma boa análise técnica pode ser destruída em certos trades por simples azar do trader?
No teu caso, é óbvio que uma lista tão extensa de trades tornar-se-ia maçadora. No entanto, alguns trades práticos penso que podem ter muita utilidade e vermos como os outros aplicam o 'se isto...se aquilo' na prática. Dei uma vista de olhos por alto no teu blogue (pois não tenho muito tempo agora), mas achei interessante e hei-de ve-lo com mais atenção.
De qualquer maneira, como é obvio e tal como o Artista referiu, eu não posso aobrigar ninguém a dizer aqui o que não quer, nem é essa a minha intenção. Respeito a vontade de cada um. Apenas acho que isso pode tornar eset óptimo forum ainda mais rico e educativo.
Artista,
Achei interessante algo que disseste. Em relação a achares que a AT não é 100% mecânica, pois há outros factores envolvidos, nomeadamente a disciplina (o que eu compreendo e com o qual concordo).
Pensas que a sorte também pode estar incluída nesse conjunto de outros factores. Ou seja, que uma boa análise técnica pode ser destruída em certos trades por simples azar do trader?
...
... Para mim a grande mais valia da AT passa pela definição de tendência. O facto de a AT nos fornecer uma tendencia dos mercados permite em primeira instancia escolher o lado (Bull/Bear) em que devemos estar e assim alterar/reorganizar a estratégia a seguir.
É também muito importante, para definir momentos de entrada e saída (depois do estudo da tendencia e definição da estratégia), através de vários instrumentos como as linhas de tendencia, resistencias e suportes.
Apesar de não ser 100% eficaz só por si pode dar uma grande ajuda para o aumento da eficácia dos trades.
Sem esquecer que é o sistema de análise para o qual necessitamos de menos tempo. Para profissionais de outras áreas como eu é impossível recolher os dados necessários para uma análise fundamental aprofundada.
No entanto, e apesar de me suportar apenas na AT, não deixo de considerar o misto de AT e AF como a melhor forma de abordar o mercado.
Já agora, se conhecerem sistemas de análise que permitam acertar sempre avisem.
Abraço
É também muito importante, para definir momentos de entrada e saída (depois do estudo da tendencia e definição da estratégia), através de vários instrumentos como as linhas de tendencia, resistencias e suportes.
Apesar de não ser 100% eficaz só por si pode dar uma grande ajuda para o aumento da eficácia dos trades.
Sem esquecer que é o sistema de análise para o qual necessitamos de menos tempo. Para profissionais de outras áreas como eu é impossível recolher os dados necessários para uma análise fundamental aprofundada.
No entanto, e apesar de me suportar apenas na AT, não deixo de considerar o misto de AT e AF como a melhor forma de abordar o mercado.
Já agora, se conhecerem sistemas de análise que permitam acertar sempre avisem.
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
unspecified Escreveu:que seria até interessante ver respondido por outros participantes. Quantos trades (em média) fazem por mês?
Unspecified, esses dados e outros dos meus trades estão em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ticos.html e também nos relatórios mensais em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... orios.html
unspecified Escreveu:O que estou a dizer, é que gostaria de ver os mais experientes em AT tornarem os seus comentários um pouco mais práticos, em vez de dizerem apenas 'tem uma resistencia no valor x que se for quebrada pode ir a y', etc...Como é que isso se traduz na prática em pontos de entrada e saida?
Eu, no que me toca, não vejo grande interesse em inundar o Caldeirão com os meus trades visto que são, na sua esmagadora maioria, de poucas horas. Hoje, por exemplo, estou longo no Euro-Schatz desde as 7:20 a 102,950 e tenho o STOP LOSS a 102,910 mas penso que isto não interessa a ninguém.
Já uma análise de prazo um pouco mais alargado, como a que publiquei em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63756 poderá ser mais interessante.
Se alguém tivesse entrado longo quando escrevi isso a 102,300/102,400 já teria mais do que duplicado o investimento em apenas uns dias. Eu, claro, não dupliquei porque analisar é fácil, agir correctamente é muito difícil.
Abraço,
Tiago
editado: erro ortográfico
unspecified Escreveu:Podemos sempre arranjar sinais de AT para um lado e para outro no gráfico.
Concordo contigo. Por isso mesmo é que, do meu ponto de vista, nunca irás encontrar o tal exemplo em que a AT não funcionou. Tudo é relativo.
unspecified Escreveu:Por exemplo, o petróleo e alguns cereias estiveram muito tempo em divergência com os indicadores e continuaram a subir.
Unspecified, se eu publicar agora os gráficos do petróleo e cereais vai acontecer exactamente o mesmo que no ouro.
Novamente, as tuas questões já encerram em si as próprias respostas. Tenta responder a, e passo a citar, "estiveram muito tempo em divergência".
Quanto é muito tempo? Será que para um investidor a 5 anos muito tempo é o mesmo que para um investidor a 3 meses? E para um day-trader? Será que olham para essas mesmas divergências da mesma forma?
unspecified Escreveu:Mas pronto. Assumes essa divergência de que falas no gráfico do ouro. Isso significa o que? entrarias curto nessa altura?
Se especulasse no ouro entraria curto ou longo dependendo do momento. Isto porque opero maioritariamente (+95%) daytrade. Interessa-me o longo prazo apenas enquanto contexto, enquadramento.
unspecified Escreveu:É que me parece que muitas vezes a discussão dos tópicos aqui se torna demasidado teórica...'se isto'...'se aquilo'...na prática as coisas são bem diferentes como sabemos.
Concordo novamente contigo. Da teoria à prática vai uma enorme distância. E é muito mais fácil falar do que agir, sobretudo, agir bem.
Mas no que respeita à prática diária o meu pequeno e modesto contributo encontra-se em http://os-meus-futuros.blogspot.com onde registo e analiso todas as operações que realizo.
Abraço,
Tiago
unspecified Escreveu:Artista,
Esta tua última intervenção (de que gostei) puxou-me outro ponto de divagação (estou sempre a divagar..lol), que seria até interessante ver respondido por outros participantes.
Quantos trades (em média) fazem por mês?...Na prática só entram quando todos os sinais que para cada um são importantes se verificam (todos os astros alinhados, digamos assim...hehe).
Pois, se muitos respondessem a isto terias com toda a certeza respostas muito diferentes, mais uma vez se prova que será muito difícil chegar a grandes conclusões sobre a utilidade maior ou menor da AT... o que não quer dizer que não seja importante falar disto, penso que é...
No meu caso eu só invisto com posições longas pelo que nos últimos tempos tenho feito muito poucos negócios... são tão poucos que tenho falado de todos aqui no Caldeirão, o último foi no Banif a cerca de um mês!
Em relação aos sinais também depende de cada um, lá está a AT é só uma ferramenta, eu não uso indicadores uso apenas linhas de tendência suportes e resitências, e pouco mais... não é fácil explicar a minha estratégia, estou a tentar fazê-lo no meu blogue mas quando chegar aos "Pontos de entrada/saída" vai ser muito difícil explicar... de qualquer forma cada um terá de encontrar a sua forma de investir, com a AT a AF outra ferramenta de apoio... o debate de idéias aqui no forum ajuda, acabamos por ser influenciados mais por uns que por outros, mas não pensem que há formas mágicas nem que é fácil, acho que o problema de alguns aceitarem a AT tem sido mesmo esse, pensam que a AT se usa apenas de uma forma e que essa forma devia resultar sempre, não é nada disso... fácil e sem trabalho não há, em muitas pessoas penso até que a AT jamais funcionará porque não acredito em sistemas 100% mecânicos e porque essas pessoas jamais conseguirão ser minimamente disciplinadas...
Em relação ao resto que escreveste penso que já falei um pouco, isto não é fácil embora seja verdade que talvez seja mais fácil entender se quem usa a AT falar dos trades que faz e explicar as razões porque o faz... eu até tenho feito isso, o que tem acontecido é que tenho feito muito poucos, por outro lado quando os mercados estiverem bull provavelmente farei mais mas também será quase impossível explicar muitos aqui... por outro lado também não se pode pedir a ninguém que escreva aqui o que quer que seja, à borla não se pode exigir nada!

Um abraço
artista
Artista,
Esta tua última intervenção (de que gostei) puxou-me outro ponto de divagação (estou sempre a divagar..lol), que seria até interessante ver respondido por outros participantes.
Quantos trades (em média) fazem por mês?...Na prática só entram quando todos os sinais que para cada um são importantes se verificam (todos os astros alinhados, digamos assim...hehe)
É que fica um pouco a ideia, de que os seguidores mais experientes da AT estão sempre à espera que algo aconteça...por exemplo se uma acção com tendência de descida de algum tempo sobe e quebra uma resistência importante com volume, entram logo ou esperam um pouco até subir mais um pouco e confirmar a quebra?...É que alguns pontos percentuais mais acima pode estar outra resistência importante...nesse caso voltam a esperar pela quebra dessa resistência....há sempre alguma coisa importante para esperar que aconteça...
O que estou a dizer, é que gostaria de ver os mais experientes em AT tornarem os seus comentários um pouco mais práticos, em vez de dizerem apenas 'tem uma resistencia no valor x que se for quebrada pode ir a y', etc...Como é que isso se traduz na prática em pontos de entrada e saida?
Penso que seria um valor acrescentado interessante para o forum.
Quantos trades (em média) fazem por mês?...Na prática só entram quando todos os sinais que para cada um são importantes se verificam (todos os astros alinhados, digamos assim...hehe)
É que fica um pouco a ideia, de que os seguidores mais experientes da AT estão sempre à espera que algo aconteça...por exemplo se uma acção com tendência de descida de algum tempo sobe e quebra uma resistência importante com volume, entram logo ou esperam um pouco até subir mais um pouco e confirmar a quebra?...É que alguns pontos percentuais mais acima pode estar outra resistência importante...nesse caso voltam a esperar pela quebra dessa resistência....há sempre alguma coisa importante para esperar que aconteça...
O que estou a dizer, é que gostaria de ver os mais experientes em AT tornarem os seus comentários um pouco mais práticos, em vez de dizerem apenas 'tem uma resistencia no valor x que se for quebrada pode ir a y', etc...Como é que isso se traduz na prática em pontos de entrada e saida?
Penso que seria um valor acrescentado interessante para o forum.
unspecified Escreveu:Artista,
Concordo com quase tudo o que disseste.
Mas então, reconheces que o desafio que lançaste foi um pouco exagerado, pois neste caso (como em muitos outros) a AT não funcionou, correcto?
Não foi nada exagerado, a questão é que a AT apenas serve para observar/analisar (o apenas é relativo porque acho isso muito importante

unspecified Escreveu:No entanto, há outro ponto muito discutível nesta tua última intervenção.
Dizes que neste caso se deveria ter entrado o mais próximo possível da quebra da resistência. Mas pelo que tenho lido nas intervenções do Ulisses e de outros adeptos da AT, deve-se esperar que a quebra seja confirmada com a subida de alguns pontos percentuais, pelo que (mesmo com um stop apertado) a perda neste caso nunca pode ser mínima.
Lá está depende da estratégia de cada um, ainda assim eu concordo que uma quebra de uma resistência tem de ter alguma amplitude (e preferivelmente volume a acompanhar) embora isso também dependa muito das circunstâncias, por exemplo em mercados bull teremos mais confiança nessas situações, em mercados bear ficaremos mais desconfiados! Também se pode entrar numa pequena retração intraday com pouco volume, ou seja, depois de uma quebra forte com volume as cotações fazem um movimento de re-teste da antiga resistência com pouco volume (este movimento nem sempre existe por isso esperar por ele por vezes significa perder o movimento)...
Bem eu teria muito mais para dizer, podia estar aqui a reflectir sobre estas questões o dia todo e isso leva-me a um ponto importante!!! Não pensem que usar a AT e ter uma estratégia eficiente é fácil, um dos problemas de muitos também penso que é esse, pensar que há uma forma de usar a At simples e objectiva que garante lucros, não há!!!! haverá muitas situações tipo e questões fundamentais que serão facilmente percebidas por todos mas na prática cada um tem que aprender a definir a sua forma de usar a AT ou a AF e desenvolver uma estratégia que dê resultados... uma das coisas que costumo dizer que é importante os mais novos meterem rapidamente na cabeça é "Isto não é fácil", obviamente que em mercados Bull ninguém liga!

unspecified Escreveu:Enfim, é uma divagação com vários pontos...espero que não levem a mal a imnha contribuição, pois ainda assim acho que a AT é útil em certos aspectos, tais como por exemplo identificar uma tendência de médio ou longo prazo(apesar de só algum tempo depois de ela se ter iniciado)...hehehe
Obviamente que ninguém leva a mal, é a debater civilizadamente as questões que aprendemos todos

Só tenho pena já estar meio de férias e não ter tempo para acompanhar mais esta discussão!!!
abraços
artista
tmms,
Podemos sempre arranjar sinais de AT para um lado e para outro no gráfico. De facto, vê-se a divergência que falas no gráfico.No entanto, há outro gráficos em que a divergência existe e o activo continua a subir. Por exemplo, o petróleo e alguns cereias estiveram muito tempo em divergência com os indicadores e continuaram a subir.
Mas pronto. Assumes essa divergência de que falas no gráfico do ouro. Isso significa o que? entrarias curto nessa altura?
É que me parece que muitas vezes a discussão dos tópicos aqui se torna demasidado teórica...'se isto'...'se aquilo'...na prática as coisas são bem diferentes como sabemos.
Podemos sempre arranjar sinais de AT para um lado e para outro no gráfico. De facto, vê-se a divergência que falas no gráfico.No entanto, há outro gráficos em que a divergência existe e o activo continua a subir. Por exemplo, o petróleo e alguns cereias estiveram muito tempo em divergência com os indicadores e continuaram a subir.
Mas pronto. Assumes essa divergência de que falas no gráfico do ouro. Isso significa o que? entrarias curto nessa altura?
É que me parece que muitas vezes a discussão dos tópicos aqui se torna demasidado teórica...'se isto'...'se aquilo'...na prática as coisas são bem diferentes como sabemos.
unspecified Escreveu:A minha questão seria mais direccionada para o desafio que o artista fez sobre indicar um exemplo em que a AT não funcionou.
Eu quando lancei esse desafio pensei que haveria alguém que me colocaria uma situação destas... obviamente já sabia o que iria dizer!
unspecified Escreveu:É claro que a AT tem que ser interpretada e à posteriori é sempre possível arranjar um indicador qualquer que afinal não confirmava aquilo que se pensava e que se interpretou.
Não me parece que isso seja o mais importante, embora haja muitas formas de ver a AT temos de ser objectivos, eu não me preocupo muito com o facto de haver um indicador que indicava algo contrário, a AT obviamente pressupõe que alguns trades são negativos por isso a minha reflexão vai no sentido de tentar ver se posso melhorar a estratégia, mas o objectivo não será nunca acertar 100% das vezes...
unspecified Escreveu:No entanto, o meu ponto é tentar divagar aqui sobre se a AT tem vantagens sobre outros métodos de análise..
O problema é que acho essa uma tarefa quase impossível, como é que se vai determinar isso?! As formas como cada um usa a At são muito distintas e as suas retabilidades também o poderão ser... para quem usa a AF será a mesma coisa!
Ao resto penso que já respondi antes...
um abraço
artista
Crómio,
Percebi a tua história do martelo. Resulta se for bem utilizado em cada situação. Aliás, eu já referi que também acho que a AT só por si não faz sentido sem uma estratégia.
Mas então assim, não há nada para discutir e divagar.
Em cada um de nós existe uma AT, correcto?
No teu caso até gostava de te dar os parabéns, pois estás a fazer uma coisa que eu gostava de ver mais vezes feita aqui. Colocas aqui uma carteira detalhada com pontos de entrada e saida na prática.
Era isto que eu acho que tinha interesse ver mais aqui no fórum, pois a teoria e a prática (como todos sabemos) são coisas bem diferentes nos mercados.
Uma coisa é dizer que uma acção está bull ou bear até que algo se verifique ou algo acontecer, outra é ganhar dinheiro na prática com isso, que penso que é o interesse de todos nós, não é verdade?
Aproveito para referir que neste momento não tenho posições abertas, pois no meu entender a indefinição é tão grande que não encontro nenhuma estratégia que me faça ganhar dinheiro com um risco aceitável.
Percebi a tua história do martelo. Resulta se for bem utilizado em cada situação. Aliás, eu já referi que também acho que a AT só por si não faz sentido sem uma estratégia.
Mas então assim, não há nada para discutir e divagar.
Em cada um de nós existe uma AT, correcto?
No teu caso até gostava de te dar os parabéns, pois estás a fazer uma coisa que eu gostava de ver mais vezes feita aqui. Colocas aqui uma carteira detalhada com pontos de entrada e saida na prática.
Era isto que eu acho que tinha interesse ver mais aqui no fórum, pois a teoria e a prática (como todos sabemos) são coisas bem diferentes nos mercados.
Uma coisa é dizer que uma acção está bull ou bear até que algo se verifique ou algo acontecer, outra é ganhar dinheiro na prática com isso, que penso que é o interesse de todos nós, não é verdade?
Aproveito para referir que neste momento não tenho posições abertas, pois no meu entender a indefinição é tão grande que não encontro nenhuma estratégia que me faça ganhar dinheiro com um risco aceitável.
unspecified Escreveu:A minha questão seria mais direccionada para o desafio que o artista fez sobre indicar um exemplo em que a AT não funcionou.
Unspecified, o artista só lançou esse desafio precisamente porque é impossível dar um exemplo.
unspecified Escreveu:em que as mais básicas regras da AT indicariam que iria subir ou não?
Não. No meu gráfico e segundo as minhas mais básicas regras de AT desde o último trimestre de 2007 que são visíveis divergências entre o preço e RSI (esta divergência fica ainda mais gritante com a subida no primeiro trimestre deste ano). Sendo este um forte sinal de inversão de tendência.
unspecified Escreveu:Estou a tentar divagar sobre se neste caso concreto a AT não funcionou.
A tua divagação já encerra em si mesmo a resposta, pois ela é uma interpretação do mercado com base na AT.
unspecified Escreveu:pois cada um a utiliza de maneira difrente.
Exacto. Cada especulador a utiliza à sua maneira e, sobretudo, dentro dos horizontes temporais do seu investimento.
Levando a que, no limite, possam existir aparentemente paradoxos como o dos dois especuladores que entrem no mesmo dia no mesmo activo em sentidos opostos e ambos ganhem dinheiro (estejam certos).
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- ouro.png (30.75 KiB) Visualizado 3623 vezes
Mas então, reconheces que o desafio que lançaste foi um pouco exagerado, pois neste caso (como em muitos outros) a AT não funcionou, correcto?
Bem... se não percebeste a metáfora do martelo será muito difícil peceberes a questão de fundo...
Responde-me por favor: O martelo funciona?
O Artista (digo eu que não sou ele) colocou a questão porque não se pode provar que Deus não existe.
Abraço e... expand your mind.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 207 visitantes