crash no Petroleo....
nunofaustino Escreveu:Já agora, o ISP tem um valor fixo (de acordo com http://fliscorno.blogspot.com/2008/03/i ... 22008.html é de 0.36411€ para o gasóleo).
A um preço de venda de 1.435 corresponde a 25.37% do preço final. Se a isto somares os 16.67% de IVA chegas a uma carga fiscal de 42.04% do preço final.
Há aqui uma grande confusão...
Uma coisa é a parcela de impostos dentro do preço final e outra é a carga fiscal aplicada sobre o preço no fornecedor.
O ISP é fixo e é de 0.36411€ / l de gasóleo. Muito bem.
O preço de venda é 1.435. Tirando os 20% de IVA dá 1.1958 antes do IVA. Tirando daí o ISP dá 0.8317 antes de impostos.
O preço antes de impostos na gasolineira é então 0.8317 ok?
Dos 1.435 que pagamos, 0.8317 são custo no fornecedor e 0.6033 são impostos, ok?
Portanto dentro do preço final 58% são custo no fornecedor e 42% são impostos, mmmmk?
Mas a carga fiscal aplicada sobre o preço no fornecedor, e é disso que se trata, é 0.6033/0.8317 = 72.5%
Ok?
Não, não é nada ok mas é isso que temos de pagar porque nos é imposto. E como nas nossas sociedades ocidentais democráticas liberais o Estado tem o monopólio da violência bla bla bla etc...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Martins_Braz Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:A falta de informação nesta matéria e a forma como se fazem alegações com base em números atirados para o ar é brutal.
Os teus 70% de carga fiscal estão completamente errados:
Actualmente, a carga fiscal no preço final do gasóleo é de 27% no ISP e de 17% no IVA, o que perfaz um total de 44% sensivelmente.
17% de IVA.... bolas, eu também quero esse Cód. fiscal porque o que aqui tenho no escritório tens outras margens
Vou só responder a esta, pois é fácil e o MA não está cá para responder...
Imagina que algo custa 100€ antes do IVA. Se adicionares 20% do IVA passa a custar 120€. Os 20€ do IVA correspondem a 16.67% do preço final. Os 17% do MA correspondem ao preço final e não ao preço sem IVA.
Já agora, o ISP tem um valor fixo (de acordo com http://fliscorno.blogspot.com/2008/03/i ... 22008.html é de 0.36411€ para o gasóleo).
A um preço de venda de 1.435 corresponde a 25.37% do preço final. Se a isto somares os 16.67% de IVA chegas a uma carga fiscal de 42.04% do preço final.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Atomez Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Os teus 70% de carga fiscal estão completamente errados:
Actualmente, a carga fiscal no preço final do gasóleo é de 27% no ISP e de 17% no IVA, o que perfaz um total de 44% sensivelmente.
Então essas continhas? Também estão completamente erradas![]()
Como o IVA incide também sobre o ISP, e se o IVA fosse 17%, seriam 1.27 * 1.17 - 1 = 48.6% e não 44%...
Mas como o IVA é 20% então dá 52.4%
Ah o mentiroso... não incide nada


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MarcoAntonio Escreveu:Os teus 70% de carga fiscal estão completamente errados:
Actualmente, a carga fiscal no preço final do gasóleo é de 27% no ISP e de 17% no IVA, o que perfaz um total de 44% sensivelmente.
Então essas continhas? Também estão completamente erradas

Como o IVA incide também sobre o ISP, e se o IVA fosse 17%, seriam 1.27 * 1.17 - 1 = 48.6% e não 44%...
Mas como o IVA é 20% então dá 52.4%
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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MarcoAntonio Escreveu:Entretanto, o crude já subiu para máximos ($145) e o gasóleo mantém-se nos 1.435 e a gasolina 95 nos 1.535 demonstrando mais uma vez que o argumento de que o crude sobe e a gasolina/gasóleo sobem logo é falso.
Estes são os valores de sexta-feira quer do crude quer dos combustíveis.
Claro está que quando os combustíveis reflectirem com atraso as descidas/correcções do crude já se esqueceram que quando foi para subir, também subiu com atraso. Na verdade nem se trata de esquecimento, pois nunca repararam em tal coisa...
Porque quando na bomba não sobe, isso não "incomoda" ninguém e portanto nem reparam que "não está a subir".
Eu gostava era de reparar quando é que DESCEM
Conheces o conceito de "utilidade marginal" e "elasticidade da procura"?? Já reparaste que subiu e agora mantém-se? Porque será? Afinal, o custo de produção não subiu? Deve ser a GALP que é amiga dos Portugueses

GALP = Filantropia

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MarcoAntonio Escreveu:Não se tem de fazer os cálculos ambos em euros e/ou ambos em dolars quando se está a falar de percentagens porque o cambio não afecta nadinha de nada.
Isto é assim um bocadinho para o elementar...
Se o crude em dolars sobe 10%, em euros sobe os mesmíssimos 10%.
Mas que grande erro... a não ser que estejas a imaginar um estado de estabilidade cambial absoluta.
Então imaginemos a seguinte situação: amanhã o dollar desvaloriza 50% e o preço do petroleo mantém-se. Queres dizer que isso não justifica uma descida do preço da gasolina?
Será porque a GALP assim estaria a comprar o barril de petroleo METADE do preço, dado que vende em EUROS...
Editado pela última vez por Martins_Braz em 23/7/2008 1:44, num total de 1 vez.
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MarcoAntonio Escreveu:A falta de informação nesta matéria e a forma como se fazem alegações com base em números atirados para o ar é brutal.
Os teus 70% de carga fiscal estão completamente errados:
Actualmente, a carga fiscal no preço final do gasóleo é de 27% no ISP e de 17% no IVA, o que perfaz um total de 44% sensivelmente.
17% de IVA.... bolas, eu também quero esse Cód. fiscal porque o que aqui tenho no escritório tens outras margens

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MarcoAntonio Escreveu:Ora nem mais...limpaesgotos Escreveu:Vamos a ver se a Galp agora baixa o preço dos combustiveis.
Cumprimentos.
Recordas-te deste tópico que colocaste há uns 2 meses atrás?
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=gasolina
Em mais de dois meses o gasóleo subiu uns meros 5 centimos (de 1.37 passou para 1.42 euros) enquanto o crude passou dos $125 para os $138 tendo passado pelos $145...
Uma subida que já chegou aos 20 dolars (16%) mas que nos combustíveis ficou-se pelos 4%.
Na verdade, até é provável que o combustível venha a subir apesar do petróleo neste momento estar a recuar. E se tal acontecer, estará correcto!
Claro que "começará tudo" a protestar... e mais uma vez sem razão nenhuma.
Subiu 16% e a gasolina só subiu 4%?? Bem, mais uma roubalheira da GALP... é que dado a GALP ter acordos de aquisição com a Venezuela e Angola (pela TOTAL) parece que afinal o custo da sua matéria-prima não subiu 16%
Mas ainda que admitindo que tivesse subido 16%: a mat. prima representa 15% do custo de produção da gasolina por isso uma subida de 16% nunca poderia representar um aumento da gasosa como sendo de 4%...
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limpaesgotos, não viste um gráfico que já foi aqui mostrado no fórum inúmeras vezes pelo Marco com esta relação nos últimos 4 anos? Acho que é tão claro, tão claro.
Mas eu não vou voltar a uma discussão que aqui já tivemos tantas vezes. Mas acho curioso que quando o crude andou a bater máximos históricos e a gasolina não subiu não tenhas escrito e agora aqui estás.
Mas já se discutiu tantas vezes isto no fórum que eu prometo não escrever mais sobre isto porque já se torna maçador.
Um abraço,
Ulisses
Mas eu não vou voltar a uma discussão que aqui já tivemos tantas vezes. Mas acho curioso que quando o crude andou a bater máximos históricos e a gasolina não subiu não tenhas escrito e agora aqui estás.
Mas já se discutiu tantas vezes isto no fórum que eu prometo não escrever mais sobre isto porque já se torna maçador.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:limpaesgotos, há um "delay" ainda apreciável entre o preço do crude e o preço de venda da gasolina. Aliás, se assim não fosse, tinhamos tido uns 300 aumentos no último ano...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, eu diria dois "delays", um delay curto quando o crude sobe e um delay longo quando o crude desce. Até aqui compreende-se, agora custa a aceitar é isso acontecer descaradamente com todas as petroliferas.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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limpaesgotos Escreveu:Agora é que vamos fazer a prova dos nove, vamos a ver se/quando/em quanto as petroliferas baixam o preço dos combustiveis.(Milhões de lucro, se não baixam, ainda mais lucro com tudo á volta a afundar
)
(...)
Cumprimentos
Então o preço nos postos de abastecimento agora não baixa ??
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 48795.html
Cai para os 126 dólares em Nova Iorque (act.)
2008-07-22 18:59
Petróleo cai mais de 4 dólares com diminuição de temores sobre tempestade no Golfo do México
O preço do petróleo encontra-se recuar mais de 4 dólares em Londres e Nova Iorque, devido às previsões de que a tempestade tropical 'Dolly' não atinja amanhã os campos de refinarias no sul do Golfo do México, área que representa cerca de 25% da produção de petróleo dos Estados Unidos.
Eudora Ribeiro
Às 18h40, o barril de Brent (petróleo de referência na Europa) para entrega em Setembro era negociado no ICE de Londres a descer 4,08 dólares para os 128,53 dólares, enquanto o contrato de Agosto do West Texas Intermediate (petróleo de referência nos Estados Unidos) era transaccionado no NYMEX de Nova Iorque a desvalorizar 4,42 dólares para os 126,62 dólares.
"Prevemos que a tempestade 'Dolly' não passe pelos campos de refinarias do Golfo do México", disse Robert Laughling, corretor sénior da MF Global, em Londres.
"O tempo está calmo na região, com as águas tranquilas por isso nada sugere que a tempestade mude de direcção", disse.
As reservas de crude norte-americanas provavelmente diminuíram na semana passada, uma vez que os preços elevados desencorajaram a compra de petróleo por parte dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 48795.html
Cumprimentos
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Agora é que vamos fazer a prova dos nove, vamos a ver se/quando/em quanto as petroliferas baixam o preço dos combustiveis.
(Milhões de lucro, se não baixam, ainda mais lucro com tudo á volta a afundar
)
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1335608
Apesar do valor recorde do dólar contra divisas
Preço do petróleo continua a baixar em Londres e Nova Iorque
16.07.2008 - 12h42 Reuters
Apesar do valor recorde do dólar contra as divisas internacionais, em particular o euro, o preço do petróleo continuava hoje a abrandar em Londres e em Nova Iorque.
Às 10h49, o preço do petróleo de “Brent” cotado em Londres recuava 1,56 dólares (0,98 euros) em relação ao valor da véspera, para 137,19 dólares (86,21 euros) o barril. O preço do petróleo “light” negociado em Nova Iorque aproximava-se igualmente da cifra registada em Londres, depois de ontem ter baixando mais de seis dólares (3,77 euros), a maior queda numa sessão em 17 anos.
Para o analista Mark Pervan, da consultora de matérias-primas ANZ, “o mercado está mais preocupado com a economia real”, em especial com o enfraquecimento do dólar.
Ontem, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Ben Bernanke, traçou um quadro cinzento da economia do país, acentuou a sua intervenção no Congresso norte-americano para os efeitos da fraqueza do mercado residencial e da subida da energia e dos produtos alimentares na economia, que se encontrava fragilizada e continuava a ser fustigada pela crise do crédito.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1335608
Cumprimentos


http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1335608
Apesar do valor recorde do dólar contra divisas
Preço do petróleo continua a baixar em Londres e Nova Iorque
16.07.2008 - 12h42 Reuters
Apesar do valor recorde do dólar contra as divisas internacionais, em particular o euro, o preço do petróleo continuava hoje a abrandar em Londres e em Nova Iorque.
Às 10h49, o preço do petróleo de “Brent” cotado em Londres recuava 1,56 dólares (0,98 euros) em relação ao valor da véspera, para 137,19 dólares (86,21 euros) o barril. O preço do petróleo “light” negociado em Nova Iorque aproximava-se igualmente da cifra registada em Londres, depois de ontem ter baixando mais de seis dólares (3,77 euros), a maior queda numa sessão em 17 anos.
Para o analista Mark Pervan, da consultora de matérias-primas ANZ, “o mercado está mais preocupado com a economia real”, em especial com o enfraquecimento do dólar.
Ontem, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Ben Bernanke, traçou um quadro cinzento da economia do país, acentuou a sua intervenção no Congresso norte-americano para os efeitos da fraqueza do mercado residencial e da subida da energia e dos produtos alimentares na economia, que se encontrava fragilizada e continuava a ser fustigada pela crise do crédito.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1335608
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Marco,
Por isso é que acho que uma parte importante desta celeuma toda à volta do "agora o petroleo desceu e a GALP não desceu os preços da gasolina" pode estar exactamente aí:
passa ao lado do pessoal esse lapso temporal entre a compra do crude e a entrada do combustivel produzido a partir desse crude no mercado e se quando as gasolineiras decidem aumentar o preço quando, por hipotese, nesse mesmo dia o petróleo até desceu, lá chovem as criticas do costume.
Sei que isso pode não ser assim tão linear, mas julgo que pode ser feito este raciocínio.
Que achas?
Por isso é que acho que uma parte importante desta celeuma toda à volta do "agora o petroleo desceu e a GALP não desceu os preços da gasolina" pode estar exactamente aí:
passa ao lado do pessoal esse lapso temporal entre a compra do crude e a entrada do combustivel produzido a partir desse crude no mercado e se quando as gasolineiras decidem aumentar o preço quando, por hipotese, nesse mesmo dia o petróleo até desceu, lá chovem as criticas do costume.
Sei que isso pode não ser assim tão linear, mas julgo que pode ser feito este raciocínio.
Que achas?
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Luis19 Escreveu:Marco,
Tens ideia qual é o desfasamento entre a compra do crude aos produtores e a entrada no mercado desse combustivel através das gasolineiras?
A ideia que tenho é bastante vaga e não te posso assegurar que está correcta nem te dar um valor ao certo, mas creio ser de várias semanas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Entretanto, o crude já subiu para máximos ($145) e o gasóleo mantém-se nos 1.435 e a gasolina 95 nos 1.535 demonstrando mais uma vez que o argumento de que o crude sobe e a gasolina/gasóleo sobem logo é falso.
Estes são os valores de sexta-feira quer do crude quer dos combustíveis.
Claro está que quando os combustíveis reflectirem com atraso as descidas/correcções do crude já se esqueceram que quando foi para subir, também subiu com atraso. Na verdade nem se trata de esquecimento, pois nunca repararam em tal coisa...
Porque quando na bomba não sobe, isso não "incomoda" ninguém e portanto nem reparam que "não está a subir".
Estes são os valores de sexta-feira quer do crude quer dos combustíveis.
Claro está que quando os combustíveis reflectirem com atraso as descidas/correcções do crude já se esqueceram que quando foi para subir, também subiu com atraso. Na verdade nem se trata de esquecimento, pois nunca repararam em tal coisa...
Porque quando na bomba não sobe, isso não "incomoda" ninguém e portanto nem reparam que "não está a subir".
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
limpaesgotos Escreveu:Interessa, por exemplo comparando, o crude aumentar 1 centimo de dolar, e o crude aumentar 1 cêntimo de euro, o aumento no segundo caso, em percentagem é superior.
Qual é a tua dúvida afinal?
Só se o objectivo é lançar a confusão (para de alguma forma poder transparecer que alguma coisa está mal quando não está nada mal).
Eu já disse os valores em percentagem.
Para quê esta conversa de um centimo de dolar e um centimo de euro?
Não foi um centimo de dolar, foi 12 dolares em 125 dolars, o que dá 10%. É isto que interessa.
Como isto parece que te faz grande confusão: 125 dolars são 80 euros e 137 dolars são 88 euros, os mesmos 10% de subida.
Posto isto, a variação expectável no preço base do gasóleo, seja depois em dolars, em euros, em ienes ou berlindes é da ordem dos 10%.
Portanto, quando o preço base subiu dos 0.75 euros para os 0.80 euros, subiu menos que o crude. Subiu 5 centimos em 75, o que são, numeros redondos, 7%. Depois dos impostos, subiu 5 centimos em 137 (nota: o IVA neste período baixou de 21 para 20%), o que resulta numa subida do preço final de 4%.
Por favor não venhas outra vez com a conversa que um centimo de dolars e um centimo de euro não é a mesma coisa... Isso não interessa para nada!
(todos os calculos estão arredondados à unidade)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
(...)
Dolar e euro aqui não interessam para nada que não vão mudar nada, se fizeres os respectivos cambios como é óbvio as percentagens não mudam.
Interessa, por exemplo comparando, o crude aumentar 1 centimo de dolar, e o crude aumentar 1 cêntimo de euro, o aumento no segundo caso, em percentagem é superior.
È agora que vou dormir ...
Cumprimentos
Cumprimentos.
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limpaesgotos Escreveu:(...)
Marco, vou dormir, pois hoje ainda não fui á cama.
(...)
Então deve ser disso...

Quanto às contas, já as fiz todas. Antes dos impostos, depois dos impostos. São as contas correctas, as que se devem fazer e os valores estão correctos:
> O gasóleo (preço base, antes dos impostos) subiu 7% enquanto no mesmo período o crude subiu 10/16%.
> Depois dos impostos subiu 4%.
> O peso da carga fiscal no preço final é de 44% actualmente.
São estes os valores correctos.
Dolar e euro aqui não interessam para nada que não vão mudar nada, dado que o cambio praticamente não mudou neste período, se fizeres os respectivos cambios como é óbvio as percentagens não mudam. E o que interessa é a variação em percentagem e não se o dolar e o euro valem o mesmo. Até podia ser ienes, patacas ou berlindes...
A unica questão que é introduzida pelo cambio é quando este muda/varia (quando o dolar varia face ao euro).
Fora isso, o crude até podia estar cotado em berlindes: se subir 10% (um barril passar de 1 milhão para 1.1 milhão de berlindes), o preço base do gasóleo deveria subir aproximadamente 10% (em euros).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 9/7/2008 9:03, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Não se tem de fazer os cálculos ambos em euros e/ou ambos em dolars quando se está a falar de percentagens porque o cambio não afecta nadinha de nada.
Isto é assim um bocadinho para o elementar...
Se o crude em dolars sobe 10%, em euros sobe os mesmíssimos 10%.
Certo mas 10% de 1 dólar é diferente de 10 % de 1 euro, pois 1 dolar é diferente de 1 euro, é aí que quero chegar.
Marco, vou dormir, pois hoje ainda não fui á cama.
Qundo estiver com a cabeça fresca vou tentar fazer as contas...
Cumprimentos.
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Se o crude em dolars sobe 10%, em euros sobe os mesmíssimos 10%.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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