Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 17/7/2008 10:02

Santos Ferreira considera que cotação actual do BCP reflecte crise internacional
As fortes quedas do BCP são encaradas pelo presidente da instituição, Santos Ferreira, como um resultado da crise. Em entrevista ao "Diário Económico", o presidente do banco considera que este não é o valor normal das acções e diz que apenas está preocupado com a sua gestão.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

As fortes quedas do BCP são encaradas pelo presidente da instituição, Santos Ferreira, como um resultado da crise. Em entrevista ao "Diário Económico", o presidente do banco considera que este não é o valor normal das acções e diz que apenas está preocupado com a sua gestão.

“A minha obrigação é cuidar dos aspectos essenciais da gestão. E se isso for feito, acredito que o mercado e as acções vão reflectir isso, sendo certo que esta não é a cotação normal do BCP”, afirmou o presidente do maior banco privado português, numa entrevista publicada hoje.

Desde o início do ano, o BCP já perdeu seis mil milhões de euros de capitalização bolsista, metade do seu valor. Contudo, para o líder da instituição a queda das acções apenas reflecte a crise que se abateu sobre os mercados internacionais.

“Se a crise não existisse, não havia todos estes problemas. É evidente que o BCP sofre riscos resultantes dessa crise. As questões da falta de liquidez, maiores riscos na concessão de crédito, desaceleração da economia, a inflação e o crescimento... tudo isso são riscos do sistema e que também nos tocam”, justificou o ex-presidente da CGD.

Com a apresentação dos resultados do segundo trimestre a aproximar-se, e depois de ter anunciado um aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros no passado dia 19 de Fevereiro, Santos Ferreira deverá divulgar que activos é que o banco poderá vender, contudo afasta a hipótese de um novo aumento de capital.

“Depois, em Maio, também julguei ter sido claro quando disse: fizemos o aumento de capital, no prazo, e estamos agora a estudar as operações internacionais e os outros activos”, adiantou Santos Ferreira, que se manifesta tranquilo com os rácios actuais do banco.

“E quando o fizemos (aumento de capital), o ‘core tier 1’ ficou superior a seis – deve estar acima de cinco –, e o rácio de solvabilidade nos 11, quando dez é desejável pelos ‘raters’”, acrescentou.

Quanto à possibilidade de ser alvo de uma OPA, devido ao baixo valor actual das acções, o presidente da instituição mostra-se tranquilo afirmando que “as instituições estão todas demasiado preocupadas consigo próprias para pensarem em qualquer outra coisa”.

O banco foi ontem informado de que a CMVM lhe aplicou uma multa de três milhões de euros, no âmbito do caso que opõe um grupo de pequenos investidores que se considerou enganado nos aumentos de capital de 2000 e 2001. Santos Ferreira adianta que o processo vai ser analisado pelos advogados do BCP e apenas depois se decidirá se o banco recorre da decisão do regulador do mercado. Multas à parte, o líder da instituição garante que hoje há uma “outra vida no BCP”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 17/7/2008 9:57

CMVM aplica coima de 3 milhões ao BCP mas admite reduzir para meio milhão
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou o BCP da aplicação de uma coima de três milhões de euros, no âmbito do processo de aquisição de acções próprias, mas admite que a pena pode ser reduzida para 500 mil euros, anunciou hoje o banco.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou o BCP da aplicação de uma coima de três milhões de euros, no âmbito do processo de aquisição de acções próprias, mas admite que a pena pode ser reduzida para 500 mil euros, anunciou hoje o banco.
No entanto, o regulador admite suspender parcialmente a execução, reduzindo a coima 500 mil euros, “atendendo à política assumida pelo Actual Conselho de Administração Executivo do Banco”, que enviou a clientes seus uma proposta de ressarcimento de eventuais danos no âmbito do processo de aquisição de acções em 2000 e 2001.

O facto de no aumento de capital do Banco que teve lugar em 2008 não terem sido

“detectados indícios de comportamentos idênticos aos que constituem objecto do processo” também terá contribuido para a possibilidade de redução da multa, de acordo com um comunicado do BCP publicado no site da CMVM.

A multa só será reduzida caso o banco comunique ao regulador "o universo total de clientes/accionistas destinatários das campanhas de 2000 e 2001 que manifestaram pretensões indemnizatórias que ainda não tenham sido satisfeitas".

Outra das condições impostas é a comunicação à CMVM das situações de ressarcimento efectivo e o envio de relatório "descrevendo as medidas tomadas para melhorar os procedimentos de conservadoria e respectiva demonstração da eficácia".

O comunicado da instituição bancária explica que a CMVM decidiu uma suspensão parcial da coima atendendo ao aumento de capital do Banco este ano e a que o actual Conselho de Administração enviou a clientes seus uma proposta de ressarcimento de eventuais danos no âmbito do processo de aquisição de acções em 2000 e 2001.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por hotgrowth » 16/7/2008 17:47

CerealKiler Escreveu:O que mais impressiona é o volume, enormissimo digno das américas.
Se repararem quando estava a 1.70 - 1.60 as quedas eram feitas com 6 - 8 - 10 M titulos...agora temos movimentos de 30 M e mais de títulos, para mexer uns parcos centimos.
não tenho nenhuma leitura, apenas uma constatação

Sim, como o Auditor disse, são factos incoparáveis.

E só por curiosidade, o volume médio de acções transaccionadas desde 02.01.2008 é de aprox. 19 Milhões.

Registado: 6/6/2007 22:20

por Auditor » 16/7/2008 16:56

Não compares volumes com cotações tão diferentes :oops:

Registado: 28/6/2007 13:25

por CerealKiler » 16/7/2008 16:55

O que mais impressiona é o volume, enormissimo digno das américas.

Se repararem quando estava a 1.70 - 1.60 as quedas eram feitas com 6 - 8 - 10 M titulos...agora temos movimentos de 30 M e mais de títulos, para mexer uns parcos centimos.

não tenho nenhuma leitura, apenas uma constatação

Registado: 1/4/2008 17:29

por ramos1949 » 16/7/2008 16:01

Estou a acompanhar na corretora o funil é estreito para fechar posições de curtos.
Fecha-se ao melhor
cumprimentos

Registado: 1/7/2008 13:47

por FHSMONTEIRO » 16/7/2008 15:56

Forte subida hoje, o que de certa forma seria de esperar devido a queda a pique de ontem...e BCP a estes valores, lá voltam os rumores de OPA :wink:

Registado: 29/11/2007 2:47

por Woodhare » 15/7/2008 20:01

Para quem pensa no longo prazo li num artigo no ultimo numero do The Economist que se esperam consolidações no sector bancário...mas só para daqui a dois anos segundo o Alessandro Profumo o chefe da UniCredit.

Para mim é uma boa noticia pois eu estava acontar com um retorno para daqui a 5 ou 6 anos mas se as coisas começarem a aquecer daqui a dois já não é mau.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por majomo » 15/7/2008 18:29

SMALL2007 Escreveu:A TDU está a movimentar muito e a cair pouco, para não se ir passar nada.

Cheira-me que não devia ter retirado a 1ª ordem de compra de BCP a 1,035 de hoje de manhã.

Será que vamos ter 80.000.000 de acções no BCP hoje, tipo um pré-fecho brutal?

Com o BCP a 1,25 já a TDU tinha feito 0,75

De facto, a TDU aguentou-se muito bem hoje, aliás foi excelente tendo em conta a forte descida do bcp e do mercado...

E o mais surpreendente é a outra cotada em que têm forte participação, a cimpor, também desceu e mesmo assim, apesar de ter tocado abaixo dos 0,80, acabou por fazer um bom fecho...

Mas, relativamente a esses 0.75 é de referi que na altura a cimpor estava a menos de 4€...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por artista_ » 15/7/2008 16:58

Nico Escreveu:
artista Escreveu:...eu disse-lhe para olhar para as quedas no último bear, a coisa não foi muito diferente!!
Bons negócios
artista

Artista,

Podes resumir o que se passou no último bear?

Podes comparar tu mesmo... No Bear de 2000/2003 até caiu menos no primeiro "ano do urso" do que agora!
Anexos
psi2000.jpg
psi2000.jpg (120.28 KiB) Visualizado 8464 vezes
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por SMALL2007 » 15/7/2008 16:35

A TDU está a movimentar muito e a cair pouco, para não se ir passar nada.

Cheira-me que não devia ter retirado a 1ª ordem de compra de BCP a 1,035 de hoje de manhã.

Será que vamos ter 80.000.000 de acções no BCP hoje, tipo um pré-fecho brutal?

Com o BCP a 1,25 já a TDU tinha feito 0,75
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por rate » 15/7/2008 16:32

hoje foram negociados, quase 60 milhoes de titulos!
há memória dum volume assim?
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por BuyPoint » 15/7/2008 14:45

CerealKiler Escreveu:
BuyPoint Escreveu:certo certo é que alguem vai ter que pagar estes milhões... nem quero imaginar os resultados do 1º semestre...

é um aviso a todos os trabalhadores desta instituição... e aos seus clientes tambem...

então e os outros bancos?!...olha que o panorama é geral...lembrem-se na OPA ao BPI o valor oferecido e o valor da cotação actual.

não tem comparação!! e isso vai verificar já nos resultados... o BES é o mais forte dos 3... o meu dinheiro nas mãos dos sr. do BCP é que eu não ponho...

Registado: 12/6/2008 19:25

por CerealKiler » 15/7/2008 14:39

BuyPoint Escreveu:certo certo é que alguem vai ter que pagar estes milhões... nem quero imaginar os resultados do 1º semestre...

é um aviso a todos os trabalhadores desta instituição... e aos seus clientes tambem...

então e os outros bancos?!...olha que o panorama é geral...lembrem-se na OPA ao BPI o valor oferecido e o valor da cotação actual.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Nico » 15/7/2008 13:55

artista Escreveu:...eu disse-lhe para olhar para as quedas no último bear, a coisa não foi muito diferente!!
Bons negócios
artista

Artista,

Podes resumir o que se passou no último bear?

Obrigado.

Registado: 23/4/2007 13:05

por BuyPoint » 15/7/2008 13:05

certo certo é que alguem vai ter que pagar estes milhões... nem quero imaginar os resultados do 1º semestre...

por artista_ » 15/7/2008 12:38

Há pouco ligou-me uma amigo meu a perguntar-me o que se estava a passar!? Disse-me ele, o que é isto, o BCP a cair 10%?!!?! e, pelo que me disse, ele não tem nada... eu disse-lhe para olhar para as quedas no último bear, a coisa não foi muito diferente!!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por BuyPoint » 15/7/2008 11:58

a coisa tá preta...

vai ter que rolar MOD para cubrir estas quedas...

será que as popanças no BCP estão em segurança?

graças a deus que não tenho lá as minhas poupanças...

por Cubriclas » 15/7/2008 11:56

A atracção aos 1.00 é enorme e o previsivel é ir lá e depois será uma questão de aguardar se os 0.90 irão aguentar ou não pois os 1.00 serão apenas o próximo valor psicológico a tocar. Quando vai a valores como a unidade vai sempre ou quase sempre para valores junto dos 0.80 ou 0.90!
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

bcp

por Clinico » 15/7/2008 9:54

Pois, esse é o problema: é que não se vislumbram ressaltos.
Com um dia deste, e apsar de ser só Terça, somos capazes de fazer a 10ª vela semanal negra! Bolas!! 10 de seguida é muito para analfabetos com a 4ª classe!!! Vou me queixar á Deco!
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 15/7/2008 9:18

StockGalaxy Escreveu:
artista Escreveu:Já agora, com o ajuste do AC o mínimo que tenho desde 2000 é 1.08€!

Abraços

artista

A grande dúvida é se esse minimo segura a cotação.
Da maneira como isto está não estou com vontade nenhuma de entrar enquanto não demonstrar sinais de inversão

Stock

Para já não está a segurar, e também tenho algumas dúvidas se o suporte nesse nível tem algum significado, na verdade a cotação nunca tinha estado a estes valores e foi o ajuste na BD que o levou a eles...

Entretanto a minha pequena experiência no Banif já era... o mercado português continua pior que todos os outros, não há volta a dar-lhe, algum dia virará mas neste momento nem ressaltos!

Bons negócios

artista

por dreamkeeper2005 » 15/7/2008 9:16

Bom dia

Foi hoje atingido o target definido pelo Head & Shoulders cuja cabeça foi marcada em 26 de Junho de 2007, com 1º ombro a 1 de Junho e 2º ombro a 26 de Outubro.

Abraço

Registado: 30/3/2008 16:57

por StockGalaxy » 15/7/2008 9:05

artista Escreveu:Já agora, com o ajuste do AC o mínimo que tenho desde 2000 é 1.08€!

Abraços

artista

A grande dúvida é se esse minimo segura a cotação.
Da maneira como isto está não estou com vontade nenhuma de entrar enquanto não demonstrar sinais de inversão

Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por asgardd » 15/7/2008 8:51

Garfield Escreveu:a unica realidade que vejo é que o BCP em pouco mais de 12 meses viu a sua capitalização bolsista sofrer uma redução de aproximadamente 70%!

de um máximo ajustado na zona dos 3,75 até à actual zona dos 1,15 é uma vista bastante desagradavel.

cada vez mais acredito que esta queda violenta ajudada pelo exterior ( hoje o indice de banca americana encerrou a cair 8%! ) levará o BCP à azona dos 0,80€ que colocará o anterior suporte dos 1,50€ na zona de resistencia dos 23,6% de Fibonacci de todo este movimento de queda.

já não falta muito...

Por este andar , ainda é esta semana :roll:

Registado: 5/6/2008 22:53

por Garfield » 15/7/2008 1:09

a unica realidade que vejo é que o BCP em pouco mais de 12 meses viu a sua capitalização bolsista sofrer uma redução de aproximadamente 70%!

de um máximo ajustado na zona dos 3,75 até à actual zona dos 1,15 é uma vista bastante desagradavel.

cada vez mais acredito que esta queda violenta ajudada pelo exterior ( hoje o indice de banca americana encerrou a cair 8%! ) levará o BCP à azona dos 0,80€ que colocará o anterior suporte dos 1,50€ na zona de resistencia dos 23,6% de Fibonacci de todo este movimento de queda.

já não falta muito...

Registado: 9/2/2005 4:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], J.f.vieira, rg7803 e 142 visitantes