O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
marcolopes Escreveu:Existe sempre uma minoria que teima em entrar nos mercados em queda, mas não acredito que sejam os leitores do caldeirão.
Abraço.

Resultado final positivo apesar do BPI.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
[quote="Elias
...
Quanto a serem daqui do caldeirão ou não, apenas posso dizer (pelo que leio aqui diariamente) que também entre os caldeireiros as motivações para ir às compras são as mais variadas. Não presumas que os investidores que passam por este espaço são diferentes dos restantes quanto ao seu posicionamento no mercado (porque não são).
1 abraço,
Elias[/quote]
Presume-se que sejam um pouco mais esclarecidos...é para isso que se vem aqui.
É preciso é saber filtrar...
Abraço
...
Quanto a serem daqui do caldeirão ou não, apenas posso dizer (pelo que leio aqui diariamente) que também entre os caldeireiros as motivações para ir às compras são as mais variadas. Não presumas que os investidores que passam por este espaço são diferentes dos restantes quanto ao seu posicionamento no mercado (porque não são).
1 abraço,
Elias[/quote]
Presume-se que sejam um pouco mais esclarecidos...é para isso que se vem aqui.
É preciso é saber filtrar...
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Elias Escreveu:marcolopes Escreveu:iurp, pessoalmente não acredito que existam investidores que estejam a entrar em acções para ficar com elas a médio / longo prazo.
Existe sempre uma minoria que teima em entrar nos mercados em queda, mas não acredito que sejam os leitores do caldeirão.
marco, não presumas saber as motivações dos outros para comprar ou vender. Existem milhares de investidores no mercado e as motivações são as mais variadas. Háos de curto, médio e longo prazo. E há tambem os que compram acções sem qualquer prazo definido ou sem saber muito bem o que fazer com as acções.
1 abraço,
Elias
Não era bem uma "presunção". Era mais uma forma de dizer que NÃO entendo os motivos de quem entra a longo prazo numa altura claramente BEAR que ainda tem muito pela frente, tal como o iurp fez questão de sublinhar.
Crise? Qual crise?
marcolopes Escreveu:iurp, pessoalmente não acredito que existam investidores que estejam a entrar em acções para ficar com elas a médio / longo prazo.
Existe sempre uma minoria que teima em entrar nos mercados em queda, mas não acredito que sejam os leitores do caldeirão.
marco, não presumas saber as motivações dos outros para comprar ou vender. Existem milhares de investidores no mercado e as motivações são as mais variadas. Háos de curto, médio e longo prazo. E há tambem os que compram acções sem qualquer prazo definido ou sem saber muito bem o que fazer com as acções.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
iurp Escreveu:Abri agora o pc e...nada me espanta. éra disto que eu est6ava à espera.
Mas continuem com cuidado, porque se pensam que isto é para ressaltar, desenganem-se.
O bom é ini9migo do óptimo... omau é inimigo do péssimo. E ainda estamos no mau...é que o péssimo poderá estar ao virar da esquina...esteja ela onde estiver.
a procissão começa a sair do adro, e o público começa a perceber o seu "entourage".
Só que a procissão é longa e o fim não está à vista...
Cuidado...cuidado...cuidado... o que parece barato hoje, amanhã pode ser caro.
abraço
iurp, pessoalmente não acredito que existam investidores que estejam a entrar em acções para ficar com elas a médio / longo prazo.
Abraço.
Crise? Qual crise?
Abri agora o pc e...nada me espanta. éra disto que eu est6ava à espera.
Mas continuem com cuidado, porque se pensam que isto é para ressaltar, desenganem-se.
O bom é ini9migo do óptimo... omau é inimigo do péssimo. E ainda estamos no mau...é que o péssimo poderá estar ao virar da esquina...esteja ela onde estiver.
a procissão começa a sair do adro, e o público começa a perceber o seu "entourage".
abraço
abraço
A queda vai até quanto????
Olá a todos. Espero que estas quedas se mantenham pelo menos até aos 7500/7800 pontos, esta é a minha opinião, aqui chegados vou entrar em alguns papéis, e por uns stops para vender logo a seguir se furar este meu fundo, caso consolide nestes valores vou guardá-los por algum tempo, mas também ainda podem vir mais para baixo em 2002/03 o DAX por exemplo chegou aos 2100/2200 portanto ainda pode vir aí um longo caminho e logo para baixo,(todos os santos ajudam) mas.... Haja fé.
Grão a grão chegaremos ao milhão?
Pelo que se vê as quedas em 98 foram bem piores q estas. Em 6 meses o psi ficou reduzido a metade do seu valor.
Uma coisa também interresante que não sei se terá algum fundamento tem a ver com o facto de haver muitos gaps entre as velas, coisa que não acontece com a mesma frequência agora.
Uma outra nota, certamente mais histórica que de análise técnica, é que estamos quase a atingir os mesmos valores de 98.
Uma coisa também interresante que não sei se terá algum fundamento tem a ver com o facto de haver muitos gaps entre as velas, coisa que não acontece com a mesma frequência agora.
Uma outra nota, certamente mais histórica que de análise técnica, é que estamos quase a atingir os mesmos valores de 98.
No dia em que não se lembrarem de nós, é porque nos ultrapassaram!
Nessa altura, era a crise financeira asiática. Os mercados asiáticos caiam aos 8 e 10% por noite e nós passávamos a noite a vê-los cair e a perceber que no dia seguinte lá vinha mais um trambolhão.
Espero que seja isto que pretendes.
Um abraço,
Ulisses
Espero que seja isto que pretendes.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi25.GIF (25.3 KiB) Visualizado 4405 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.1 KiB) Visualizado 4408 vezes
A minha ideia era que colocasses numa imagem apenas só o ano de 98 e 99 e noutra 2007/08.
Desculpa lá esta trabalheira, mas o certo é que fiquei curiosa em ver com mais pormenor o ano de 98 e 99, já que falaste nessa possível semelhança com a actualidade.
Já agora uma outra questão, quais eram as notícias que em 98 e 99 tiveram mais impacto nas quedas dos mercados. Se agora tivemos o subprime, petroleo, alimentos... em 98 e 99 de que se falava....
Bjs
Xana

Desculpa lá esta trabalheira, mas o certo é que fiquei curiosa em ver com mais pormenor o ano de 98 e 99, já que falaste nessa possível semelhança com a actualidade.
Já agora uma outra questão, quais eram as notícias que em 98 e 99 tiveram mais impacto nas quedas dos mercados. Se agora tivemos o subprime, petroleo, alimentos... em 98 e 99 de que se falava....
Bjs
Xana
No dia em que não se lembrarem de nós, é porque nos ultrapassaram!
Olá Pedro.
Repara que o PSI já fez outras grandes velas negras e só aquela referi a questão da baliza, pelo facto da forte recuperação na sessão seguinte, depois dessa sessão com forte volume. Para já, esta vela negra não tem essas características.
A grande diferença para o final de 2001 é que aí já tinhamos quase 2 anos de "Bear Market". O gráfico actual parece-se mais com o de 1998. O problema é saber se é o final ou o meio.
Nessa altura, vinhamos de dias de quedas violentas consecutivas e o PSI aproximava-se de níveis de "sobrevenda" históricos. A consolidação que se seguiu permitiu a esses indicadores aliviarem, os vendedores pararem para respirar antes de despejarem de novo. Eu diria que o dia de ontme foi um "breakout" e hoje a confirmação. Mas o mercado está ainda distante do estado de "sobrevenda" que estava nessa altura.
Um abraço,
Ulisses
esta enorme vela negra que por certo se desenhará hoje, terá condições para funcionar como uma espécie de baliza do PSI tal como funcionou a de há quinze dias atrás?
Repara que o PSI já fez outras grandes velas negras e só aquela referi a questão da baliza, pelo facto da forte recuperação na sessão seguinte, depois dessa sessão com forte volume. Para já, esta vela negra não tem essas características.
haverá qualquer coisa de idêntico nesta queda com a queda abrupta no final de 2001? Se sim em que termos?
A grande diferença para o final de 2001 é que aí já tinhamos quase 2 anos de "Bear Market". O gráfico actual parece-se mais com o de 1998. O problema é saber se é o final ou o meio.

Antes da grande vela negra de há quinze dias o Ulisses já tinha empregue a expressão “whash out” – suponho – para sublinhar uma forte queda com volume. Há quinze dias falou-se ainda de capitulação do PSI. E hoje como caracterizar um dia assim?
Nessa altura, vinhamos de dias de quedas violentas consecutivas e o PSI aproximava-se de níveis de "sobrevenda" históricos. A consolidação que se seguiu permitiu a esses indicadores aliviarem, os vendedores pararem para respirar antes de despejarem de novo. Eu diria que o dia de ontme foi um "breakout" e hoje a confirmação. Mas o mercado está ainda distante do estado de "sobrevenda" que estava nessa altura.
Um abraço,
Ulisses
Viva
Ulisses…, esta enorme vela negra que por certo se desenhará hoje, terá condições para funcionar como uma espécie de baliza do PSI tal como funcionou a de há quinze dias atrás?
Outra questão talvez menos objectiva: haverá qualquer coisa de idêntico nesta queda com a queda abrupta no final de 2001? Se sim em que termos?
Já agora uma última: antes da grande vela negra de há quinze dias o Ulisses já tinha empregue a expressão “whash out” – suponho – para sublinhar uma forte queda com volume. Há quinze dias falou-se ainda de capitulação do PSI. E hoje como caracterizar um dia assim?
Peço desculpa por tanta curiosidade e desde já muito obrigado
BN
Ulisses…, esta enorme vela negra que por certo se desenhará hoje, terá condições para funcionar como uma espécie de baliza do PSI tal como funcionou a de há quinze dias atrás?
Outra questão talvez menos objectiva: haverá qualquer coisa de idêntico nesta queda com a queda abrupta no final de 2001? Se sim em que termos?
Já agora uma última: antes da grande vela negra de há quinze dias o Ulisses já tinha empregue a expressão “whash out” – suponho – para sublinhar uma forte queda com volume. Há quinze dias falou-se ainda de capitulação do PSI. E hoje como caracterizar um dia assim?
Peço desculpa por tanta curiosidade e desde já muito obrigado
BN
Dada a violência das quedas, actualizo o gráfico que coloquei hoje às 9 da manhã, acrescentando os gráficos de médio e longo prazo.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.77 KiB) Visualizado 5091 vezes
-
- forum-psi2.GIF (36.67 KiB) Visualizado 5094 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.1 KiB) Visualizado 5078 vezes
Re: Bom dia
mcarvalho Escreveu:Ulisses
qual poderá ser o próximo "apeadeiro"?
abraço
mcarvalho
O Ulisses diz que não existem apeadeiros (feitos), que o mercado é que os vai criar, mas eu diria que é por volta dos 7500.
Mas eu engano-me muito.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
Ulisses,
Tens razão. Estava muito mais oversold, mas quase que podemos dizer que foi um alívio técnico muito suave para poder continuar a queda.
Não sei onde isto vai parar. ´
É que acho que há ainda muita gente com o "frenesim" dos ganhos em bolsa. Sempre á procura de fundos...e enquanto isso fôr assim, isto não vai parar.
abraço
Tens razão. Estava muito mais oversold, mas quase que podemos dizer que foi um alívio técnico muito suave para poder continuar a queda.
Não sei onde isto vai parar. ´
É que acho que há ainda muita gente com o "frenesim" dos ganhos em bolsa. Sempre á procura de fundos...e enquanto isso fôr assim, isto não vai parar.
abraço
Mas como explicar que haja institucionais a entrar massivamente em EDP ou PT?
Calvinito, não sei como retiras essa conclusão, mas nos últimos meses os institucionais estiveram muito mais fortes na venda do que na compra.
Iurp, o PSI estava muito mais "sobrevendido" há 2 semanas atrás do que agora. A consolidação fê-lo sair desse estado.
Aqui fica o gráfico actualizado, com a ruptura ontem daqueles limites que tinha definido e hoje com a confirmação forte daquele movimento.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi3.GIF (26.27 KiB) Visualizado 4364 vezes