Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedófilo na Bolsa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP

por JAS » 2/6/2003 22:02

Ulisses Pereira Escreveu:Quando um institucional estrangeiro quer sair do nosso mercado, muitas vezes despeja no fecho, mesmo perdendo mais 1 ou 2% do que se tivesse que andar 2 ou 3 sessões para desfazer as grandes posições que possui.

A cotação do BCP estava a 1,43 e caíu para 1,39.
Estamos portanto a falar de -2,8%.

Na JMT, nas primeiras 200k, a queda foi de 8,5%. Considerando que deveria haver uma maior acumulação de compras na parte superior, mesmo assim, deverá ter perdido pelo menos 3%.
No fecho foi menor, pois a primeira ordem deve ter accionado todos os stops automaticos, mas mesmo assim a cotação caíu mais de 3% o que lhe pode ter dado um prejuizo dentro dos limites de 1-2%.

Parece-me um exagero sair assim.
Mas há gostos para tudo...

(Eu não segui os cofres do BCP pelo que nem sequer sei se foi uma enorme venda ou se foram várias grandes vendas).

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 2/6/2003 18:16

JAS,

Podes acreditar naquilo que te vou dizer, apesar de te parecer irracional: Quando um institucional estrangeiro quer sair do nosso mercado, muitas vezes despeja no fecho, mesmo perdendo mais 1 ou 2% do que se tivesse que andar 2 ou 3 sessões para desfazer as grandes posições que possui.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Pois...

por JAS » 2/6/2003 18:04

Depois de ver o dia de hoje eu continuo a achar que o caso de 6ª feira foi um acto isolado e que representou "um abandono do PSI por alguém que pesava bastante".

Não acredito que tenha sido "uma normal recomposição de fundos".
Ninguém faz isso perdendo uns milhares de euros...

Também não acredito na teoria de que um "institucional estrangeiro ababdonou o mercado".
Porque o faria assim de repente e fazendo saldos?
Porque esperava uma forte subida no dia de hoje noutro mercado qualquer?
Se foi isso se calhar também se enganou...

Continuo a dizer que "foi uma saída e muito apressada...".

JAS

por bboniek33 » 2/6/2003 17:42

Caro Ulisses,
Nao sei qual o objectivo do Despejo de Sexta-Feira.
Como um curioso (nao paranoico :? ) das Teorias-da-Conspiracao estou geralmente apto a aceitar explicacoes menos convencionais.
Lembro-me que em 2001 um "operador' duma grande (!) corretora se enganou num algarismo ou numa virgula (coisas da profissao) e enfiou uma ordem estapafurdia que enguicou um titulo que jah nem me lembro qual foi. Desta vez parece que alguem se atrapalhou com varios dedos ao mesmo tempo e, na precipitacao, meteu uns zeros a mais ah direita em mais que um papel.
Depois, com o abencoado Anonimato, estou em crer que nem se pode saber a origem das ordens. Onde estou acedo a "cofres" com 5 niveis em que cada um nao permite sequer obter detalhe por ordem em volume.
Entao a minha insinuacao deve-se aos anos em que assistia ah "marmelada" na BVLP, dos erros de digitacao :lol: ahs manobras de ultimos segundos, soh acessivel aos "profissionais" (citei o caso da famosa formacao de preco da EDP, ultima fase, uma vergonha que ficou em aguas de bacalhau e fez o Estado Portugues perder uns milhoes que ateh inchou.)
Olha se calhar sou mesmo paranoico e esses "operadores" estao somente a branquear dinheiro de outras proveniencias e atiram com as cotacoes para o charco...
Um abraco das estepes geladas.

Registado: 22/4/2003 23:12

por Ulisses Pereira » 2/6/2003 17:14

bboniek,

Exlica-me então o que ganharam aqueles que, segundo tu, manipularam as cotações no fecho de sexta?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 2/6/2003 17:13

Manipulacao, vi na enciclopedia; agora passavamos a discutir a semantica.
De facto ba Bolsa de Lisboa nao sao precisas "grandes" quantidades (?) para se "orientar" as cotacoes num determinado sentido
(ver "manipular" na enciclopedia Verbo).
Eu nao me sinto vitimado pela alegada "orientacao" das cotacoes, pior eh a falta de liquidez da praca que anda a kagar carocos, isso eh que me preocupa.
Quanto ah afirmacao de que os ditos movimentos (nao terao sido feitos para perder dinheiro) se tenham devido a aferencias ao MSCI... soh resta estabelecer a logica que me passa ao lado.
Entao porque largar os milhoes ao molho no fecho ?
Lembram-se do famoso despejo do "organizador" da ultima fase de privatizacao da EDP ? Que deu uma quiqueirada, creio que +/- 10% na EDP na fatidica Sexta-Feira da formacao de preco ?
De facto esse nivel de intervencao fica uns furos acima da manipulacao. Eh uma verdadeira Organizacao e Alinhamento de Cotacoes: OAC, ao servico dos investidores institucionais.

por holy » 2/6/2003 14:22

estas vendas devem se a ajustamentos anuais ( data 30/5 ) feitos nos indices MSCI
holy

e então...

por Scubawarrior » 2/6/2003 13:15

...possivelmente erraram.
Com o que vi e discuti na sexta com amigos Mantenho a opinião!

Os mm não são Deuses perfeitos, tb erram, daí a dificuldade em ser facilmente lógico e explicável!

ainda assim já compraram muito porrtanto foi só uma nódoa, não estraga o ramalhete deles de certeza!

cumps

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Re: Acho ...

por JAS » 2/6/2003 13:04

Scubawarrior Escreveu:...sinceramente que foi manipulação dos mm(bcp principalmente) Portugueses com o intuito de conseguirem acumular hoje a preços mais baixos, não é nada inédito!!

No BCP não conseguiram...
Na PTC também não.
Na CPR também não.
As únicas em que essa estratégia poderia ter resultado seriam a JMT e a BRI mas o fraco volume não confirma qualquer recompra das enormes quantidades despejadas.
Na JMT eles podem despejar mais e baixar os preços. Ainda quero mais algumas...

JAS

Não acredito

por artista_ » 2/6/2003 11:12

Até porque se fosse isso teria sido uma estratégia completamente furada, à cotação de hoje têm de comprar mais caro...

Não exgerem, que há manipulação há mas tb não exageremos...

Registado: 17/3/2003 22:51

Acho ...

por Scubawarrior » 2/6/2003 10:54

...sinceramente que foi manipulação dos mm(bcp principalmente) Portugueses com o intuito de conseguirem acumular hoje a preços mais baixos, não é nada inédito!!

é só mais uma opinião não dogmatica

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Bom...

por artista_ » 2/6/2003 9:47

Também não me parece que o que aconteceu tenha a ver alguma coisa com manipulação, mas Ulisses dizer que quem quer manipular manipula com pequenas quantidades??!! com pequenas quantidades ninguém manipula, se não manipulava eu isto só pra ganhar a "Bolsa dos campeões"... sim que não estou a ver mais nenhum interesse na manuipulação :):):)

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 2/6/2003 2:58

Bboniek00

Quem manipula tem um objectivo: Ganhar dinheiro. E quem quer ganhar dinheiro empurrando artificialmente o preço (como sugere essa sua acusação de manipulação), não o faz despejando meio milhão de acções da PT, meio milhão de Brisa,um milhão de EDP ou 5 milhões de BCP.

Isso não é mover artificialmente o mercado manipulando-o. Quem quer manipular o mercado para ganhar dinheiro, fá-lo com quantidades reduzidas. Isto foi despejar no mercado com volumes que não deixam quaisquer dúvidas sobre a sua real força.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 1/6/2003 16:13

Aos que nao acreditam na MANIPULACAO: despejar assim eh manipulacao pura e dura, seja "ele" fim-do-mes, fim-de-semana ou o fim-do-mundo. :x

Calma...

por RMAR » 31/5/2003 2:03

também fiquei aborrecido! Mas tenham calma pois o caminho está traçado.
Bons negócios.
LOUCURA NÃO É ERRAR MAS FAZER SEMPRE AS MESMAS COISAS E ESPERAR QUE O RESULTADO SEJA DIFERENTE.- Rita Mae Brow-poetisa sul-africana

Registado: 29/4/2003 20:52

por Visitante » 30/5/2003 19:04

Metam lá mais de meio milhão na PT quando tudo indicava que o fecho poderia ser largamente acima de 6,55 mais propriamente 6,58/9

Oeiras
Visitante

por Ulisses Pereira » 30/5/2003 18:47

Ehehe!

AS vendas foram generalizadas no pré-fecho. Também a EDP, a PT e a Brisa tiveram vendas muito fortes no pré-fecho e isto geralmente corresponde à redução de exposição de um institucional estrangeiro ao nosso mercado. E o facto de ser fim do mês, vem aumentar as probabilidades de se ter tratado disto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ó Jas

por Brinco na orelha » 30/5/2003 18:45

O maior pedófilo da Bolsa é o BCP.Pergunta a quem as comprou a 5 ou 6 o que lhe vai na "alma"
Brinco na orelha

Pedófilo na Bolsa?

por JAS » 30/5/2003 18:41

Será que a Pedofilia explica o mistério de hoje?

Alguém sabe de algum sujeito nestas condições:

- tinha alguns 5 milhões de BCP e as largou hoje no fecho...
- tinha 300.000 de JMT que vendeu em duas prestações...
- teria vendido ainda mais umas coisas que eu não sei...
- teria comprado um bilhete para o Brasil com partida hoje à noite ou amanhã, via Madrid pelo sim pelo não...
- teria uns gostos esquisitos mas nunca ninguém deu por isso...
- conhece uns tipos especializados em fugas de segredo de Justiça...

Se descobrirem algum sujeito que preencha estes requisitos podem ter a certeza que estarão eminentes novos desenvolvimentos deste escandalo.

JAS

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: LMMV, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 134 visitantes