Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 12:12

tatanka, depois de ter afirmado acreditar num ressalto na noite daquela enorme vela negra (sobretudo com base nas previsões catastrofistas do editor de Economia da SIC que funcionou como um fantástico indicador de sentimento - o que me valeu algumas críticas por questões éticas :roll: ) estava confrontado com a mais difícil das questões: o mercado voou no dia seguinte mas durará até quando?

Esta é sempre a resposta mais difícil nos "Bear Markets" já que os ressaltos podem ser muito poderosos mas podem durar 1 dia (como já duraram alguns), 1 semana, 1 mês ou outro prazo qualquer. Nessa altura, fui incapaz de dar uma resposta minimamente objectiva.

Mas os dias que se seguiram - com enorme volatilidade dentro do "range" da enorme vela negra - fizeram-me acreditar num cenário de definição da tendência de curto prazo em função da enorme vela negra. Indo mais concretamente à tua questão, um fecho acima da grande vela negra poderá fazer acalmar os ursos por mais algum tempo e trazer alguns touros de novo ao mercado. Não significa tanto a "aceleração" de que falas mas o prolongar no tempo deste ressalto e, nesse cenário, quem está investido neste ressalto terá um óptimo ponto de "stop" mental.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Sr. Ulisses

por kobee » 9/7/2008 12:08

Sr. Ulisses,

Como vê o facto do possível teste do topo da vela estar a ser sustentada essencialmente por 3/4 em empresas(Altri a bombar), em oposição à estagnação evidente de BRI, EDPs, titulos tambem muito castigados nas últimas semanas. Parece-lhe um claro aproveitamento de um ressalto em vez de tomadas fortes de posição/acumulação dos investidores?

Abraço

Registado: 23/4/2008 10:27

por tatanka » 9/7/2008 12:05

Caro Ulisses,

Portanto, na tua opinião, um fecho acima dos 8900, poderá marcar uma acelaração de tendencia ascendente, durante alguns dias?

É isto que estamos a falar?

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 13:44

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 11:53

mnfv, não vejo nenhuma resistência vinda de 2006.

O PSI continua o seu ressalto, mostrando que nenhum "Bear Market" é feito só de quedas e prolongando o ressalto que se iniciou na passada semana.

Tal como venho dizendo nos últimos dias, há que ir vigiando os extremos da enorme vela negra já que a sua ruptura poderá marcar a direcção do mercado no curto prazo. Hoje o PSI já esteve muito próximo desse limite superior mas agora aliviou um pouco.

Ficam os gráficos actualizados de um PSI que continua perfeito tecnicamente.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 4904 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 4908 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.5 KiB) Visualizado 4902 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunofaustino » 9/7/2008 11:51

Não se esqueçam de colocar e aplicar os vosso stops. Até ao momento, isto é apenas um ressalto, liderado, como é óbvio, pelas acções mais penalizadas durante a queda (Altri, Zon, TDU).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por pedromrsll » 9/7/2008 11:14

Viva

Como o Ulisses indicou o limite superior da grande vela negra estrá a funcionar como resintecia de curto prazo. Há pouco o psi chegou lá perto mas perdeu imediatamente força.
:roll:
É engraçado como são simples e eficazes as analises do Ulisses..., até chateia :lol: :lol:

BN

Registado: 18/1/2008 0:07

por MNFV » 9/7/2008 1:29

Pode o PSI estar sob uma resistência que remonta a 2006 como mostra o gráfico?
Anexos
psi20.gif
psi20.gif (16.67 KiB) Visualizado 5305 vezes

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 8/7/2008 18:10

A diminuição de volume mostra que estamos numa fase de consolidação. O que reforça ainda mais a minha convicção que será na ruptura dos limites da grande vela negra (se possível com bom volume) que encontraremos o destino do mercado no curto prazo.

Um abraço,
Ulisse

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Luis19 » 8/7/2008 18:06

Ulisses,

A diminuição de volume que se tem vindo a verificar desde o dia 2/7 não poderá indiciar o regresso às quedas brevemente?

Registado: 4/12/2007 16:30

por nov71 » 8/7/2008 15:46

EuroVerde Escreveu:Hoje saiu uma dica muito importante da parte da Fed. Bernanke veio dizer que a Fed vai continuar a ajudar as instituições financeiras.
Quer dizer que o pior ainda não veio e que continuará a crise financeira, tal como Greenspan temia à uns dias.
Mais uma vez estão a adiar o fundo nos mercados accionistas e quem está agora a comprar não sabe o que está a fazer. Existem bancos a mais no sistema e mais algum terá que falir a médio prazo. :?

concordo plenamente ...agora falta saber se o mercado absorveu da maneira como tu entendeste ...que me parece a maneira correcta...as coisas ainda vão piorar...porque se tivessem bem ...ele viria dizer que ja não precisava de continuar injectar liquidez no mercado....mas o que diz é ....por muito mau que estejam , nos estamos aki para artificialmente vos manter em pé...

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por Ulisses Pereira » 8/7/2008 15:22

CTR, um dos aspectos que influenciará o PSI será certamente o mercado americano. Mas não só. Os restantes americanos também, as notícias da economia portuguesa também, notícias sobre o continuar de resgates de fundos e certificados de aforro também. Ou seja, há um sem número de questões que influenciam o PSI. A análise técnica serve para tentar objectivar o máximo a análise do PSI, abstraindo-se de tudo o resto. E os sinais técniso produzidos pelo PSi têm sido muito fiáveis. Por isso, creio ser preferível analisar única e exclusivamente o gráfico e alhearmo-nos da realidade. Porque, caso contrário, cometemos sempre erros de deixarmo-nos levar pelas nossas emoções, pela nossa percepção da realidade, fugindo ao que de melhor a AT tem: A sua frieza e objectividade.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por tigstav » 8/7/2008 15:20

desculpem-me se a duvida é básica, mas porque é o SP500 tão influente no nosso índice.
São as cotadas nele representadas que marcam mais influência em Portugal?

Obrigado

Registado: 15/1/2008 17:50

por FHSMONTEIRO » 8/7/2008 15:18

artista Escreveu:
CTR2004 Escreveu:Não tenho qualquer intenção que seja alterada qualquer análise, muito menos uma análise realizada pelo amigo Ulisses, a minha intenção é perceber se o Ulisses mantém a sua convicção do comportamento do indíce PSI20 independentemente do comportamento "das Américas". Ou seja, haverá alguma inde/dependência do PSI20 relativamente as Américas :?: :!:

CTR, acho que não percebeste bem o que quis dizer... como disse, os mercados americanos influenciam todos os outros, mas não devemos analisar o gráfico do psi-20 em função do SP, do Dow ou do Nasdaq, até porque sabemos que muitas vezes a correlação não é directa!

Eu nem falei da analise do Ulisses, falei em termos gerais, não devemos afectar uma analise pressupondo que os índices americanos a vão influenciar desta ou daquela forma...

E, evidentemente, que é apenas a minha opinião...

um abraço

artista

E concordo plenamente,

apenas desejo reforçar que a mnha pergunta ao Ulisses ñ vai no sentido de uma alteração a análise do PSI20 :wink:

Abraço

Registado: 29/11/2007 2:47

por EuroVerde » 8/7/2008 15:14

Hoje saiu uma dica muito importante da parte da Fed. Bernanke veio dizer que a Fed vai continuar a ajudar as instituições financeiras.
Quer dizer que o pior ainda não veio e que continuará a crise financeira, tal como Greenspan temia à uns dias.
Mais uma vez estão a adiar o fundo nos mercados accionistas e quem está agora a comprar não sabe o que está a fazer. Existem bancos a mais no sistema e mais algum terá que falir a médio prazo. :?

Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 8/7/2008 15:10

CTR2004 Escreveu:Não tenho qualquer intenção que seja alterada qualquer análise, muito menos uma análise realizada pelo amigo Ulisses, a minha intenção é perceber se o Ulisses mantém a sua convicção do comportamento do indíce PSI20 independentemente do comportamento "das Américas". Ou seja, haverá alguma inde/dependência do PSI20 relativamente as Américas :?: :!:

CTR, acho que não percebeste bem o que quis dizer... como disse, os mercados americanos influenciam todos os outros, mas não devemos analisar o gráfico do psi-20 em função do SP, do Dow ou do Nasdaq, até porque sabemos que muitas vezes a correlação não é directa!

Eu nem falei da analise do Ulisses, falei em termos gerais, não devemos afectar uma analise pressupondo que os índices americanos a vão influenciar desta ou daquela forma...

E, evidentemente, que é apenas a minha opinião...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por FHSMONTEIRO » 8/7/2008 14:18

artista Escreveu:claro que os mercados americanos influenciam todos os outros, mas não devemos alterar a analise que fazemos de um índice pressupondo que outro o vai influenciar,

Não tenho qualquer intenção que seja alterada qualquer análise, muito menos uma análise realizada pelo amigo Ulisses, a minha intenção é perceber se o Ulisses mantém a sua convicção do comportamento do indíce PSI20 independentemente do comportamento "das Américas". Ou seja, haverá alguma inde/dependência do PSI20 relativamente as Américas :?: :!:

artista Escreveu: não devemos tentar antecipar algo que ainda não aconteceu...

Amigo nessa perspectiva nem se realizava AT, pois um dos pressupostos é a identificação de tendências para entradas/saídas do mercado susceptíveis de um movimento identificado, prevendo um movimento futuro :idea:

Ou sendo mais radical, nem sequer se faria investimentos, pois quem faça uma compra ou uma venda, está sempre a tentar adivinhar o futuro, no caso da compra é porque a adivinhação vai para o lado da subida, e caso seja venda...a adivinhação vai para o lado da queda...

Abraço

por artista_ » 8/7/2008 13:56

Não sou o Ulisses, mas vou meter uma colherada geral sem falar da analise do "druida"... penso que devemos olhar o gráfico do índice português para o analisar, e não para outros, claro que os mercados americanos influenciam todos os outros, mas não devemos alterar a analise que fazemos de um índice pressupondo que outro o vai influenciar, se isso acontecer vai acabar por se observar no gráfico, não devemos tentar antecipar algo que ainda não aconteceu...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por FHSMONTEIRO » 8/7/2008 12:54

Ulisses Pereira Escreveu:Mantenho a convicção de que os limites da grande vela negra da semana passada marcarão o rumo do mercado no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Mantém essa mesma convicção, independentemente do que se passar nas bolsas Americanas ?

Abraço

por Ulisses Pereira » 8/7/2008 12:32

rg, “Japanese Candlestick charting techniques”, de Steve Nison é um dos livros que recomendo no artigo "Os meus livros" disponível em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206

Hoje o PSI está com mais uma queda forte. E é curioso que, mesmo estando num movimento de consolidação nos últimos dias, tenha uma volatilidade tão forte.

Mantenho a convicção de que os limites da grande vela negra da semana passada marcarão o rumo do mercado no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 6669 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 6653 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.89 KiB) Visualizado 6644 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rg7803 » 7/7/2008 22:05

Ulisses, já te devem ter perguntado isto 1001 vezes: um livro bom e entendivel sobre velas? Abraço.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Ulisses Pereira » 7/7/2008 18:14

Foi um bom dia no mercado português que tem agora uma baliza muito interessante e fácil de identificar: A enorme vela negra da semana passada. Só quando os limites dessa vela (8440/8893) forem quebrados é que o mercado dará sinais claros do seu movimento de curto prazo.

Ou seja, teremos que estar atentos à ruptura dessa vela para identificarmos qual o próximo movimento forte do mercado.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 7488 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 7471 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.08 KiB) Visualizado 7453 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

trazer de volta o tópico

por Scuba » 7/7/2008 17:21

Apenas coloco aqui um texo porque considero um dos melhores topicos do caldeirão nos ultimos tempos. Assim pode ser que alguem se lembre de explicar o que se passou hoje. Continua a ser um ressalto, mas pode-se esperar muito mais deste ressalto??

Registado: 27/1/2008 16:31

por artista_ » 5/7/2008 13:23

O dividendo varia de acordo com os lucros das empresas, sendo que a percentagem a distribuir é mais ou menos igual de ano para ano... eu disse que duvidava que os dividendos se irão manter porque acho que os mercados estão a antecipar quedas fortes nos lucros das empresas, se isso não aocntecer obviamente que o DY actual seria superior a 10% em algumas empresas, a Soni seria uma delas, e não acredito que os mercados estivessem tão distraídos...

Abraços

artista

por Jesse James » 4/7/2008 21:56

Entendi

O dy varia de acordo com a cotaçao dado que o dividendo é fixo. Por isso que julguei que o dy reflectisse no momento da compra o valor percentual que fossemos receber de dividendos, sobre o capital investido.

Um abraço
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Jim Beam » 4/7/2008 21:51

Jesse James Escreveu:
artista Escreveu:
Jesse James Escreveu:
SI e ZON, a estes preços, com dy superiores a 10 %
A minha estrtégia não é de longo prazo, se fosse isto fazia-me pensar. É que 10 % ao ano nem nas obrigações dos clubes de futebol...

Duvido que os dividendos se mantenham nos próximos anos, parece-me que o mercado estaria "enganado" (ou distraído) de mais para isso acontecer :wink:

um abraço

artista

Mas os dividendos não são aprovados em assembleia geral de accionistas, quando se aprova o relatório e contas?

Sim, os dividendos sim, mas o calculo do dividend yeld tem também em conta o preço da acção....
Por isso não é linear....
O dividendo distribuído é o possível face aos lucros gerados e face a politica da empresa nessa matéria.
Não se pode indexar os dividendos à valorização bolsista....
Espero ter-me feito entender!
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, PMP69 e 172 visitantes