Bear Actual Versus Bear 2000-2003
Bem, vamos lá comparar maçãs com maçãs.
Bear actual:
máximo: 1576.06 11/10/2007
mínimo: 1008.71 06/10/2008
em 12 meses aprox.
Bear 00/03
máximo: 1553.11 24/03/2000
mínimo: 1081.24 22/03/2001 (mínimo relativo, claro)
em 12 meses aprox.
Bear actual: queda de 36% desde os máximos em 12 meses. 567.35 pontos.
Bear 00/03: queda de 30.38% desde os máximos em 12 meses. 471.87 pontos.
O bear actual está mais feroz que o bear de 00/03.
Bear actual:
máximo: 1576.06 11/10/2007
mínimo: 1008.71 06/10/2008
em 12 meses aprox.
Bear 00/03
máximo: 1553.11 24/03/2000
mínimo: 1081.24 22/03/2001 (mínimo relativo, claro)
em 12 meses aprox.
Bear actual: queda de 36% desde os máximos em 12 meses. 567.35 pontos.
Bear 00/03: queda de 30.38% desde os máximos em 12 meses. 471.87 pontos.
O bear actual está mais feroz que o bear de 00/03.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Dwer Escreveu:Desde o ponto mais alto, em Outubro de 2007 o SPX já caiu 35.13%, em 13 meses (estou a contar com o mês corrente e a cotação actual).
Na verdade, num espaço de 13 meses entre o Máximo de Agosto/2000 e o mínimo de Setembro/2001 o S&P caiu 38%...
Para um período de 13 meses temos uma queda perfeitamente comparável nos dois Bear Markets.
E essa não foi a fase pior (mais violenta) desse Bear Market.
Mas em todo o caso eu estou a falar do Bear no seu todo e não da fase A ou B.
O Bear actual ainda tem um bom bocado (em tempo e amplitude) para andar até igualar o Bear 2000-2003...
Nota: os dois topos não foram muito diferentes; ambos fizeram um duplo-topo em que no segundo caso o segunto topo foi ligeiramente mais alto que o primeiro; na tua contagem começaste a contar no primeiro topo e no segundo, no segundo topo, apesar de estar em causa uma diferença desprezível. De qq das formas, como disse, isso não é o essencial nem o que se está a comparar, mas o Bear no seu todo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Passaram-se 3 meses e meio com fortes quedas pelo meio mas no essencial o tópico ainda se mantém válido: o actual Bear ainda é um menino e é batido em toda a linha pelo Bear Market 2000-2003...
E no passado, nos mercados em geral, houve Bear Markets bem maiores do que este Bear Market 2000-2003.
Discordo Marco!
Desde o ponto mais alto, em Outubro de 2007 o SPX já caiu 35.13%, em 13 meses (estou a contar com o mês corrente e a cotação actual).
O mínimo de 2001 (logo após o 9/11) foi, tão só, 30.38% abaixo do máximo de Março de 2000.
E ainda agora entrámos em Outubro. E estou a contar com a cotação de hoje e não o mínimo de ontem.
Estamos a cair com maior velocidade que 2000/2003.
O bear de 00/03 é que está a ficar um menino à beira deste.
- Anexos
-
- spx.png (15.23 KiB) Visualizado 5323 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
Passaram-se 3 meses e meio com fortes quedas pelo meio mas no essencial o tópico ainda se mantém válido: o actual Bear ainda é um menino e é batido em toda a linha pelo Bear Market 2000-2003...
E no passado, nos mercados em geral, houve Bear Markets bem maiores do que este Bear Market 2000-2003.
- Anexos
-
- PSI20bearvsbear.png (17.81 KiB) Visualizado 5402 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Razão Pura Escreveu:Olá Djo!
Ainda te lembras qual foi o acontecimento que determinou o fim do bear de 2002-2003? :o)
BFS
R.P.
Daí se estar è espera da invasão do Irão...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Boa tarde e bom fds,
Este é um tópico que vai ser um "benchmark" das próximas semanas nesta casa.
O anterior "bear" teve o condão de despertar até os pequenos investidores para outros produtos e mercados, quando antes só "dava" o mercado accionista.
A minha intervenção é simples: atenção à tentação de considerar este "bear" um irmão do anterior.
Isso nunca existiu nos mercados.
Todas as correcções históricas têm as suas caracteristicas e motivos diferentes, até pela evolução da própria esfera financeira global.
Por isso, qualquer tentativa, no passado, de comparar certos "crashes" ao de 1929, tem sido mal sucedida, e veja-se que o imaginário dos mercados remete sempre para algo que se pensava que poderia repetir-se e que no fim, foi sempre de contornos diferentes, ajustados à realidade de cada época.
Abraço
djovarius
Este é um tópico que vai ser um "benchmark" das próximas semanas nesta casa.
O anterior "bear" teve o condão de despertar até os pequenos investidores para outros produtos e mercados, quando antes só "dava" o mercado accionista.
A minha intervenção é simples: atenção à tentação de considerar este "bear" um irmão do anterior.
Isso nunca existiu nos mercados.
Todas as correcções históricas têm as suas caracteristicas e motivos diferentes, até pela evolução da própria esfera financeira global.
Por isso, qualquer tentativa, no passado, de comparar certos "crashes" ao de 1929, tem sido mal sucedida, e veja-se que o imaginário dos mercados remete sempre para algo que se pensava que poderia repetir-se e que no fim, foi sempre de contornos diferentes, ajustados à realidade de cada época.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
bear market
sim claro essa é outra questão muito importante. poderão e deverão ficar por lá até que a conjuntura e factos novos permitam criar melhores expectativas em todo o mercado.
o que quero dizer é que já há acções que estão a valores inferiores do bear de 2000 - 2003.
dei exemplo da sonae industria.
agora poderão la estar até que existam sinais de bull market a diferença é que enquando em medias as outras sobem 1% estas subiram 3 ou 4%.
o que quero dizer é que já há acções que estão a valores inferiores do bear de 2000 - 2003.
dei exemplo da sonae industria.
agora poderão la estar até que existam sinais de bull market a diferença é que enquando em medias as outras sobem 1% estas subiram 3 ou 4%.
- Registado: 4/7/2008 12:14
independentemente
a analise aqui efectuada respeita ao indide PSI 20, é logico que o nosso acompanha os outros, mas tb é verdade que algumas acções em concreto podem já estar com um nivel de avanço de queda/desconto bem maior que o indice.
por exemplo a sonae industria está sensivelmente ao mesmo nível ou ate abaixo do valor minimo que atingiu no bear de 2000 - 2003.
que quer isto dizer que desta ainda vai mais abaixo ou que tera sido das primeiras a encontrar o fundo?
o proprio bcp esta a chegar a niveis mais baixos que os dessa altura..
depois temos de contar que so a presença e valorização da galp deste inicio de bear market tb deve ser considerada, os 5.000 pontos de então quantos serão agora? se calhar estamos mais perto dos anterioes 5.000 do que se pensará por este efeito..
por exemplo a sonae industria está sensivelmente ao mesmo nível ou ate abaixo do valor minimo que atingiu no bear de 2000 - 2003.
que quer isto dizer que desta ainda vai mais abaixo ou que tera sido das primeiras a encontrar o fundo?
o proprio bcp esta a chegar a niveis mais baixos que os dessa altura..
depois temos de contar que so a presença e valorização da galp deste inicio de bear market tb deve ser considerada, os 5.000 pontos de então quantos serão agora? se calhar estamos mais perto dos anterioes 5.000 do que se pensará por este efeito..
- Registado: 4/7/2008 12:14
Garfield Escreveu:o "bear" de 2000-2002 foram 3 anos muito penosos quase a "pão e agua" pois tive o infortunio de me aventurar exactamente no topo.
foi um timing excelente, que melhor maneira há do que entrar logo com uma grande cabeçada, aprende-se logo que isto não é um mundo de facilidades.
devido à inexperiencia e reduzidos conhecimentos do mercado em si e de alternativas restou-me apenas a ultima táctica de um forçado ( felizmente tinha essa possibilidade ) investidor longo, ou seja, passei todo o bear market a fazer reforços em todos os fundos que iam ocorrendo.
foi assim até 2005, pois aproveitei o embalo e continuei com essa abordagem mesmo durante o novo bull market.
não foi a melhor, não foi a correcta, foi a maneira possivel de lidar com a situação.
todos os momentos e circunstancias têm abordagens diferentes embora a experiencia lhes confira uma base comum.
foi uma boa escola... nunca é a escola toda...
digo isso porque este ano apesar desta queda de 35% dizem nos noticiarios estou com resultados positivos dentro dos meus objectivos pessoais.
claro que há perdas a decorrem que só o serão no dia em que as decida assumir.
até lá tento evitar isso fazendo uma especie de money management que me permite suportar as perdas virtuais e ao mesmo tempo realizar mais valias para atingir os meus objectivos.
como 68% das perdas estão num unico titulo que sendo ciclico e lider de mercado se tiver de esperar 3 anos espero pois esse dinheiro não me faz falta nesse horizonte temporal.
é aqui que está a regra base de todo o sistema :
nunca investir na bolsa dinheiro que podemos vir a precisar nem pedir emprestado para comprar acções.
Exactamente. Aquilo que te aconteceu e como actuaste, foi tal e qual o que eu fiz.
- Registado: 29/11/2007 11:45
Auditor Escreveu:Ninguém pode saber se vai no inicio, no meio ou no fim. As coisas de facto estão complicadas para os mercados accionistas. No entanto, não nos podemos esquecer que os mercados estão em boa parte já a descontar os graves problemas do subprime, e o preço do petróleo.
... e sabe-se lá que mais no futuro.

Isso é precisamente o tema que se discute num post colocado pelo Elias.
Vão se sempre arranjando "desculpas" para o Bear. À medida que ele avança vão-se encontrar novas razões e novas razões vão sendo criadas para explicar o rumo dos mercados, coisas que "o mercado vai descontando".
manicospic Escreveu:Já aqui disseram que por ENQUANTO este bear é um "menino" comparativamente como o de 2000.
Até que ponto é que acham que este poderá ir? Suponho que pelo menos uma coisa a maioria concorda, isto ainda vai no inicio...
Ninguém pode saber se vai no inicio, no meio ou no fim. As coisas de facto estão complicadas para os mercados accionistas. No entanto, não nos podemos esquecer que os mercados estão em boa parte já a descontar os graves problemas do subprime, e o preço do petróleo.
rsacramento Escreveu:obrigado, charles
a minha curiosidade é semelhante à daquele que nunca viu o mar, de modo que atropela tudo e todos para poder saber como é, quando alguém chega da costa..
(é que eu só me interesso por mercados há pouco mais de seis meses)

P.S.Posso sempre estar engando, por isso só precisas de não te lembar de nada do que eu disse posições, a minha leitura é meramente a leitura de quem pretende estar do lado certo do mercado.
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Olhando para o gráfico do Marco dá para perceber que há grandes probabilidades de ainda haver por aqui muita discussão sobre regresso do Bull em pleno Bear. Pode haver muitos títulos baratos, mas todos como forte tendencia de ficarem bem mais baratos. Fundo?!?! Ainda temos de mergulhar bem mais para lá chegar e sacar a pérola da Ostra!
Abraço,
Carrancho
PS- devia ter dedicado mais tempo a estudar como vestir o fato de urso, parece que ando nu!
Abraço,
Carrancho
PS- devia ter dedicado mais tempo a estudar como vestir o fato de urso, parece que ando nu!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
rsacramento Escreveu:charles Escreveu:(...)desta vez tenho a informação suficiente para me posicionar de outra forma no mercado e noutro tipo de produtos e com o cash disponivel reservado para ser aplicado em tempo a determinar dependendo da evolução da economia global
(...)
Abraço
se não for pedir muito, dá para desenvolveres as ideias um bocadinho? que sabes agora que não sabias antes? outros produtos = warrants?
Só pude responder agora, ontem fiquei sem net, às vezes dizemos as coisas pensando que são dados é dados adquiridos, e que todos sabemos os porquês das coisas, por isso por vezes sou sucinto, a questão é simples e resume-se aos conhecimentos informação e meios que tenho agora que não tinha na altura
utilizo actualmente uma plataforma que me permite obter informações ao segundo, coisa que nem sequer sonhava nessa altura do ano 2000, dando muitas vezes ordens por telefone
por via disso, começei a dispôr de ferramentas, como por exemplo a análise gráfica a análise fundamental, a absorção de noticias e divulgação de dados, nas quais me apoio permitindo um determinado posicionamento no mercado
no periodo falado não fazia a minima ideia da existência dessas ferramentas, o simples facto da leitura do CB (e de outros foruns) e a utilização de sites de bolsa, permitiu-me alargar muito os conhecimentos e obter informações preciosas sobre os mercados, podendo concluir melhor a tendência evolutiva dos mercados, europeus e mundiais
tudo isto me permitiu concluir que o PSI20 neste caso referido, e na minha opinião que se está a revelar preciosa para não sofrer fortes perdas, estaria prestes a entrar em forte bear corrigindo os titulos
à cerca e um ano com o PSI20 nos 13000 pontos ,eu até me arrepiava quando fui lendo que A ou B comprou titulos a determinado preço, os quais muitos deles agora estão a metade do valor, não refiro os titulos para não ferir susceptibilidades mas praticamente são todos, nem a BRISA escapou, nessa altura só acreditei num titulo que se veio a revelar acertado a JMT a qual neste momento ja me deixa duvidas devido à retracção do consumo e ao brutal aumento do petroleo e dos bens alimentares
devido a tudo o que escrevi decidi investir valores mais baixos, em produtos tais como são os TW, neste momento este ano estou positivo em cerca de 100%, mas já tive em cerca de 700%, como é obvio este produto tem um risco elevadissimo, produtos como WARRANTS TW e mesmo FUTUROS eram produtos totalmente desconhecidos para mim no BEAR de 2000, assim como a aposta na descida e na subida
quanto ao PSI20 lá voltarei digamos que aguardo o desfecho de deste ano que me parece muito BEAR, e que eu já detive posições de algum valor a menos metade do preço que estão neste momento, e conforme as quedas se sucedem acho que vão voltar a esses valores e nessa altura , se isto se este cenario se concretizar, vou entrar de forma diferente, entro a longo prazo e não vou entrar em daytrade , salvo casos especiais
warrants do BCP PT ALTRI serão forte hipotese num futurop próximo
Um abraço
Cumpt
depois de olhar para os principais índices europeus reparei que todos eles (à excepção do PSI) marcaram o fim do bear market com um bem visível spike; ora vejam:
- Anexos
-
- CAC:
- cac.png (8.59 KiB) Visualizado 6529 vezes
-
- DAX:
- dax.png (7.47 KiB) Visualizado 6513 vezes
-
- FTSE:
- ftse.png (6.95 KiB) Visualizado 6515 vezes
-
- IBEX:
- ibex.png (8.15 KiB) Visualizado 6508 vezes
-
- PSI:
- psi.png (7.9 KiB) Visualizado 6498 vezes
Garfield Escreveu:o "bear" de 2000-2002 foram 3 anos muito penosos quase a "pão e agua" pois tive o infortunio de me aventurar exactamente no topo.
foi um timing excelente, que melhor maneira há do que entrar logo com uma grande cabeçada, aprende-se logo que isto não é um mundo de facilidades.
devido à inexperiencia e reduzidos conhecimentos do mercado em si e de alternativas restou-me apenas a ultima táctica de um forçado ( felizmente tinha essa possibilidade ) investidor longo, ou seja, passei todo o bear market a fazer reforços em todos os fundos que iam ocorrendo.
foi assim até 2005, pois aproveitei o embalo e continuei com essa abordagem mesmo durante o novo bull market.
não foi a melhor, não foi a correcta, foi a maneira possivel de lidar com a situação.
todos os momentos e circunstancias têm abordagens diferentes embora a experiencia lhes confira uma base comum.
digo isso porque este ano apesar desta queda de 35% dizem nos noticiarios estou com resultados positivos dentro dos meus objectivos pessoais.
até lá tento evitar isso fazendo uma especie de money management que me permite suportar as perdas virtuais e ao mesmo tempo realizar mais valias para atingir os meus objectivos.
como 68% das perdas estão num unico titulo que sendo ciclico e lider de mercado se tiver de esperar 3 anos espero pois esse dinheiro não me faz falta nesse horizonte temporal.
nunca investir na bolsa dinheiro que podemos vir a precisar nem pedir emprestado para comprar acções.
Obrigado Garfield pelo teu post que mostra a maneira
como lidaste e lidas com os ciclos na bolsa e como investes ou seja com dinheiro que não precisas. Eu concordo e partilho a maneira como investes e não estou preocupado com as quedas como diria o mestre Buffet são ocasiões para reforçar mas com cabeça claro. A bolsa são ciclos de altos e baixos é preciso perceber isso e ter muita paciência e saber esperar.
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
o "bear" de 2000-2002 foram 3 anos muito penosos quase a "pão e agua" pois tive o infortunio de me aventurar exactamente no topo.
É possível comparação deste BearmarKet"com a crise nas
Caro Marco António:
Gostaria de ver a comparação deste "bearmarket" com o que começou em 1973. Isto porque pelo menos uma coisa foi comum (a escalada brutal dos preços do petróleo). Para o Psi 20 não há dados, mas para os índices mais relevantes, quer americanos quer europeus concerteza que haverá.Desde já um muito obrigado por essa comparação...
Evidentemente que será benvinda qualquer contribuição dos vários forenses para esta comparação.
BN
Gostaria de ver a comparação deste "bearmarket" com o que começou em 1973. Isto porque pelo menos uma coisa foi comum (a escalada brutal dos preços do petróleo). Para o Psi 20 não há dados, mas para os índices mais relevantes, quer americanos quer europeus concerteza que haverá.Desde já um muito obrigado por essa comparação...
Evidentemente que será benvinda qualquer contribuição dos vários forenses para esta comparação.
BN
- Registado: 15/3/2005 16:34
Parabéns MarcoAntonio!
Excelente tópico.
Mostra bem a "big picture" e o que ainda pode estar pela frente.
De vez em quando é bom afastarmo-nos para ter uma visão alargada das coisas....
Isto aplica-se principalmente aos mais inexperientes, que têm maiores dificuldades em entender que os mercados não são feitos só de subidas, mas também de descidas.
E que estas descidas são necessárias e fundamentais para originar um novo ciclo de subidas.... assim é o mercado.
Excelente tópico.
Mostra bem a "big picture" e o que ainda pode estar pela frente.
De vez em quando é bom afastarmo-nos para ter uma visão alargada das coisas....
Isto aplica-se principalmente aos mais inexperientes, que têm maiores dificuldades em entender que os mercados não são feitos só de subidas, mas também de descidas.
E que estas descidas são necessárias e fundamentais para originar um novo ciclo de subidas.... assim é o mercado.
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
rsacramento Escreveu:durante esse bear market o que é que a maioria dos investidores fez?
virou-se para os shorts? para os futuros? ficou simplesmente de fora?
Quando começaram as quedas consistentes, fiz as mais valias, e fiquei de fora, pois não tinha acesso / conhecimentos para Shortar, o que foi uma pena...
Mas JÁ tinha "traquejo" suficiente para saber que NUNCA se deve contrariar o mercado...
Quanto ao ivestimento a "longo prazo", costumava dizer já então "No LONGO prazo estamos todos mortos..."
Bons negócios!
Crise? Qual crise?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Goya777, HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006, Urantia e 65 visitantes