Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por el_Moreira » 2/7/2008 22:46

Eu só quero agradecer mais uma vez ao Ulisses por mais uma "aula".

A previsão que fizeste sobre o dia (interessante) de amanha faz-me todo o sentido.

Eu estou convencido que amanha vamos voltar ás quedas mas se realmente for inferior a 1,3% vou ter de voltar a ter de colocar stops bem apertados nas minhas posições curtas.

Boa noite

P.S. Amanha já não irei levantar-me antes das 8h00 8-)

Registado: 28/2/2008 17:35

por LUMAPICA » 2/7/2008 22:39

Ulisses Pereira Escreveu:Se metade da enorme vela branca de hoje for comida amanhã, isso significará que o mercado ainda não consegue aguentar subidas sem a realização imediata dessas mais valias e isso atrairá mais vendedores e torna-se mais provável o retomar da tendência descendente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses
Se as Bolsas EUA às 15H00 tivessem no vermelho como fecharam, quase que apostaria que pouco iria restar dos 2,77 que o PSI ainda conseguiu juntar no fecho.
Penso que amanhã o PSI não vai aguentar a pressão. BCE, Petróleo novamente em máximos. BCP, BPI, Sonaes com pouca força, quase não se mexeram no resalto do dia.
Não me parece que o dia de amanhã altere as coisas.
Bons negócios
LUMAPICA

Registado: 9/3/2008 20:18

por corvo47 » 2/7/2008 22:33

Penso que amanhã vai ser outra debandada geral, especialmente pela forma como fecharam os EUA. Se o não for fico surpreendido pela positiva, como disse o Ulisses vai ser mesmo um teste.

Para mim se não cair mais de que 1% é bastante bom.Pessoalmente fechei as ultimas e poucas posições que tinha aqui e em Nasdaq.

Bem a ver Verão

:|

Registado: 14/3/2008 22:39

Ponto de Vista

por Pirronico » 2/7/2008 22:19

Os bancos portugueses estavam com PERs bem mais elevados do q os espanhóis. Daí tv a explicação de agora estarem a desvalorizar mais.

A EDPr pode ter sido prejudicada pela queda de 5% da IberdrolaR, julgo q motivada por alterações regulatórias em Espanha. Além disso, ontem, a EDPr recuperou cerca de 4% mesmo no fim da sessão!...

Em relação à SOC convém lembrar q ainda há 2 ou 3 anos esta empresa estava a cotar a cerca de 0,3euros!
Observe-se tb q as construtoras portuguesas estão (todas elas) com PERs bem superiores aos das congéneres espanholas. Não sei tb até q ponto as posições da Presidente do PSD de pôr em causa as grandes obras públicas nacionais, não esteja a prejudicar o desempenho bolsista da Mota, TDU e SOC.,pois levanta dúvidas q já se julgavam ultrapassadas.

Registado: 19/2/2008 18:04

por AC Investor Blog » 2/7/2008 22:18

Crómio Escreveu:
ECB Announcement
7:45 ET

Isto é a que horas de Lisboa?

Obrigado

12:45 .
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Crómio » 2/7/2008 22:17

nov71 Escreveu:na minha opinião amanha vai ser um dia de tomadas de mais valias para quem entrou ontem e hoje...acho que não vão arriscar...ainda mais depois do fecho dos states.

Porque não vão arriscar:

O bce anuncia o aumento da tx de juro , penso que 25p ninguem nos tira...vamos ver é se não ha mais surpresas....se se confirmar ...pode enfraquecer o dollar... aumento do petroleo...queda das acções;

e os indicadores americanos relativo ao desemprego, que pode fazer defenitivamente descambar os indices americanos , ou não...se forem positivos.

Finalmente na sexta feira é dia 4 de julho , e feriado...não sei se terá alguma infuencia no fechar de algumas posições.

Por tudo isto penso que amanha é mesmo dia de continuar a minha paciente observação ...

a saber: fonte bloomberg
ECB Announcement

Employment Situation
8:30 ET

Jobless Claims

BN

ECB Announcement

Isto é a que horas de Lisboa?

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por majomo » 2/7/2008 22:09

"Foram meia dúzia..."

Eu diria mais, foram bem menos face ao pesa das acções, tirando Galp, edp e pt... o resto puco conta...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por AC Investor Blog » 2/7/2008 21:56

AikyFriu Escreveu:Num dia em que o Psi20 fecha a +2,77%, como interpretar o facto de algumas acções terem fechado bastante negativas? (BES - 0,7%; BPI - 3,62%; SCosta - 2,85%; REN - 2,21%; EDPr - 0,14%; para não falar nas que ficaram neutras e ligeiramente positivas)

Exactamente, foram meia dúzia que sustentaram o indice, daí que a recuperação está longe de acontecer...pelo menos conseguiram aliviar as vendas e fazerem com que alguns curtos de última hora cobrissem as suas posições de forma premeditada.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por AikyFriu » 2/7/2008 21:53

Com a correcção ocorrida da parte da tarde e com o péssimo fecho dos states não será mais provável um dia a fazer novos minimos?

Num dia em que o Psi20 fecha a +2,77%, como interpretar o facto de algumas acções terem fechado bastante negativas? (BES - 0,7%; BPI - 3,62%; SCosta - 2,85%; REN - 2,21%; EDPr - 0,14%; para não falar nas que ficaram neutras e ligeiramente positivas)

Registado: 23/2/2008 20:24

por nov71 » 2/7/2008 21:53

só estou um pouco curioso porque o volume de hoje até me pareceu alto...se hoje os states não tivessem fechado como fecharam...poderia ser que amanhã se aguentasse...assim...vamos ser.

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por AC Investor Blog » 2/7/2008 21:50

Ulisses Pereira Escreveu:Se metade da enorme vela branca de hoje for comida amanhã, isso significará que o mercado ainda não consegue aguentar subidas sem a realização imediata dessas mais valias e isso atrairá mais vendedores e torna-se mais provável o retomar da tendência descendente.

Exacto tecnicamente a visão Bullish está aqui descrita, mas há lago que me preocupa e que possivelmente me faz parecer q o mercado vai para baixo, foi o fecho de hoje, batemos na resistência mas não fomos capazes de sustentar a subida perdendo mesmo mais de 1% desde os máximos do dia, algo negativo no meu ver, mas está tudo em aberto e aponto mais para uma queda do que propriamente num cenário Bullish mesmo que seja curtissimo.
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (112.5 KiB) Visualizado 4920 vezes
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 2/7/2008 21:58, num total de 1 vez.
AC Investor Blog

por Dilson Costa » 2/7/2008 21:48

Dilson Costa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Isso ajuda, Jibóia. Mas a principal razão tem mesmo a ver com aquele comentário do José Gomes Ferreira. ele simboliza o sentimento que se vive agora no mercado. E o pessimismo exacerbado em relação ao que pode acontecer nos próximos dias é o meu princiipal argumento para achar que amanha podemos mesmo ter um ressalto.

Sorry, José Gomes.

Um abraço,
Ulisses

Não creio que a opinião de uma pessoa, por mais ilustre que seja possa definir o rumo do nosso mercado, por mais pequeno que seja, o ressalto poderá ser já amanha, mas sim derivado á ajuda da sessão dos states que enganaram toda a europa e á excessiva sangria que nomeadamente o nosso psi sofreu hoje...

Muitos estão com o dedo no gatilho para entrar no ressalto, cuidado com as falsas partidas :wink:

O ressalto era já esperado mas resumiu-se a meia duzia de cotadas do nosso psi, subidas marginais não poderão ser considerados ressaltos...a subida de quase 3% do psi é algo enganador, o que revela o estado "super" bear da generalidade das acções nosso psi....algumas cotadas perderam muito dos ganhos ao logo da sessão, tal como a altri, as sonae, etc...

O mesmo que disse ontem digo hoje, é provável uma queda amanha, forte ou não ninguém sabe, mas a subida de algumas cotadas foi exageradamente irracional :shock: face á sessão dos states, quanto mais do fecho....

Os americanos enganaram-nos de novo...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por nov71 » 2/7/2008 21:44

na minha opinião amanha vai ser um dia de tomadas de mais valias para quem entrou ontem e hoje...acho que não vão arriscar...ainda mais depois do fecho dos states.

Porque não vão arriscar:

O bce anuncia o aumento da tx de juro , penso que 25p ninguem nos tira...vamos ver é se não ha mais surpresas....se se confirmar ...pode enfraquecer o dollar... aumento do petroleo...queda das acções;

e os indicadores americanos relativo ao desemprego, que pode fazer defenitivamente descambar os indices americanos , ou não...se forem positivos.

Finalmente na sexta feira é dia 4 de julho , e feriado...não sei se terá alguma infuencia no fechar de algumas posições.

Por tudo isto penso que amanha é mesmo dia de continuar a minha paciente observação ...

a saber: fonte bloomberg
ECB Announcement

Employment Situation

Jobless Claims

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por majomo » 2/7/2008 21:43

TP1 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Se o mercado corrigir apenas uma pequena parte dos ganhos de hoje, então isso deve ser visto como um sinal de que os vendedores (no curto prazo) estão algo esgotados e o ressalto pode durar mais do que se supunha.

Bem vindo oxigénio...

Por vezes é bom ler aquilo que queremos ver. :)
Obrigado!

Abraços.

Pois, mas o pior que podemos fazer é fugir da realidade...
-Devo usar STOP's

por TP1 » 2/7/2008 21:40

Ulisses Pereira Escreveu:Se o mercado corrigir apenas uma pequena parte dos ganhos de hoje, então isso deve ser visto como um sinal de que os vendedores (no curto prazo) estão algo esgotados e o ressalto pode durar mais do que se supunha.

Bem vindo oxigénio...

Por vezes é bom ler aquilo que queremos ver. :)
Obrigado!

Abraços.

Registado: 30/11/2007 21:13

por majomo » 2/7/2008 21:33

Ulisses, serão exactamente esses cenários que estarei atento!

Por acaso ontem, quando aqui se falou no possível ressalto, estava a contar aproveitar a situação para fazer daytrade, contudo, como não tinha muito tempo disponível hoje, resolvi não arriscar pois o actual estado do mercado de um momento para o outro pode virar rapidamente para o vermelho...

Dai que, para mim, hoje foi uma oportunidade perdida de ganhar algum, mas também para aqueles que já tinham posições longas e mantiveram as mesmas...

Estou à espera que amanhã, com o petróleo em alta, os mercados voltem ao vermelho... e talvez testar os mínimos de ontem.

Espero estar enganado!

Cumps.
:)
-Devo usar STOP's

por Auditor » 2/7/2008 21:27

Ulisses (já não chamo de sr) uma pequena parte é quanto? 0,5 % ?

Registado: 28/6/2007 13:25

por Ulisses Pereira » 2/7/2008 21:27

Se metade da enorme vela branca de hoje for comida amanhã, isso significará que o mercado ainda não consegue aguentar subidas sem a realização imediata dessas mais valias e isso atrairá mais vendedores e torna-se mais provável o retomar da tendência descendente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Crómio » 2/7/2008 21:26

Ulisses,

Deste-me um bocadinho assim de esperança... bem hajas :P

Sem dúvida que este momento está a ser muito especial, principalmente para os mais maçaricos.

E este teu último post foi curto mas de uma preciosa explicação...

E parece que vejo os teus olhinhos a brilhar de curiosidade também... afinal isto de muito anos de mercados não quer dizer que eles se tornem aborrecidos...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por lemor » 2/7/2008 21:24

Ulisses Pereira Escreveu:O horrível fecho dos mercados norte-americanos são óptimos para percebermos se o forte ressalto no PSi que ocorreu hoje durou um dia ou tem pernas para andar.

Se o mercado corrigir apenas uma pequena parte dos ganhos de hoje, então isso deve ser visto como um sinal de que os vendedores (no curto prazo) estão algo esgotados e o ressalto pode durar mais do que se supunha. Se o mercado cair bem forte, teremos tido mais um ressalto de um dia.

Penso que vai ser um dia muito interessante e a queda do mercado norte-americano, apesar de ter dificultado a vida ao ressalto, torna mais fácil a sua intepretação.

Um abraço,
Ulisses

Mestre Ulisses,

Mas um excesso de vendas pode significar simplesmente a realização de mais-valias de investidores (mesmo pequenos) que realizaram compras ontem e hoje, não ?

Registado: 8/3/2007 15:37

por Ulisses Pereira » 2/7/2008 21:20

O horrível fecho dos mercados norte-americanos são óptimos para percebermos se o forte ressalto no PSi que ocorreu hoje durou um dia ou tem pernas para andar.

Se o mercado corrigir apenas uma pequena parte dos ganhos de hoje, então isso deve ser visto como um sinal de que os vendedores (no curto prazo) estão algo esgotados e o ressalto pode durar mais do que se supunha. Se o mercado cair bem forte, teremos tido mais um ressalto de um dia.

Penso que vai ser um dia muito interessante e a queda do mercado norte-americano, apesar de ter dificultado a vida ao ressalto, torna mais fácil a sua intepretação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rufa » 2/7/2008 17:50

Auditor Escreveu:Mas eu não estou a dizer que não vai cair amanhã. Agora acredito fortemente que se os States conseguirem recuperar até ao resto da sessão, provavelmente amanhã o nosso psi20 irá ficar verdinho.

Tinha de ser uma forte recuperação pois estão bem
REDS

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por Auditor » 2/7/2008 17:44

Mas eu não estou a dizer que não vai cair amanhã. Agora acredito fortemente que se os States conseguirem recuperar até ao resto da sessão, provavelmente amanhã o nosso psi20 irá ficar verdinho.

Registado: 28/6/2007 13:25

por Panizzi » 2/7/2008 17:35

Auditor Escreveu:
Panizzi Escreveu:Eu acho e' que os que entraram hoje , também já sairam ou andam lá perto......

Se já sairam quem ficou com as acções? O Sócrates ? :mrgreen:

Amanhã o mercado responde-te , eu não sei falar a vossa língua porque (ainda?) não tenho conhecimentos tão amplos como a maioria daqui , mas a mim esta reacção para além de normal , deixa antevêr que hoje só serviu para uma "pequena minoria" fazer os seus trocos.

Quem ficou com as acções foram os como chamaram aqui "inocentes" , sem qualquer intenção depreciativa ou pejorativa para esse grupo , ao qual humildemente digo que pertenco.

Registado: 26/2/2008 22:11

Ainda é cedo

por rufa » 2/7/2008 17:30

Para conclusões :idea:
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (21.19 KiB) Visualizado 4070 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LMMV, Musus, PMP69 e 159 visitantes