Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 1/7/2008 22:04

Já vejo esse ressalto anunciado por aqui há uns dias!!! Claro que um dia vai acontecer...mas quem vai investir? porque acontecem os ressaltos? Quemmet o capital? gente que acha que estão a bom preço e investem no longo prazo? Porque não esperam mais e as deixam cair até esgotarem os vendedores?

Não percebo, mas pelos vistos há quem perceba.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 22:02

AMR-bolsa, para que fique claro. Eu não estou a falar de um fundo de longo prazo. Não estou a falar de nenhum final do "Bear Market". Estou a falar de um ressalto apenas. E tudo o que estás a dizer tem a ver com finais de "Bear Markets".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Vencer na Bolsa » 1/7/2008 21:58

Ulisses Pereira Escreveu:Hmmm... o Zé Gomes Ferreira, editor de economia da SIC, está na Sic Notícias a dizer que estão todas as condições reunidas para um crash? Óptimo.

Se amanhã tivéssemos um início de manhã com fortes quedas, penso que estariam reunidas as condições quase óptimas para um ressalto, face ao sentimento a que se chegou.

Um abraço,
Ulisses

PARECE-ME PREMATURO TAL "SENTIMENTO".
Tal poderá ser o inicio desse sentimento, quando os Jornais/TV abrirem várias sessões com tal em destaque E a "população" na sua generalidade começar a falar de bolsa nos cafés etc, aí o sentimento se justifica.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 21:51

Dilson, a opinião de uma pessoa não determina o rumo do mercado mas para mim é o indicador perfeito que me faltava para definir o nível do sentimento do mercado neste momento.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Dilson Costa » 1/7/2008 21:44

Ulisses Pereira Escreveu:Isso ajuda, Jibóia. Mas a principal razão tem mesmo a ver com aquele comentário do José Gomes Ferreira. ele simboliza o sentimento que se vive agora no mercado. E o pessimismo exacerbado em relação ao que pode acontecer nos próximos dias é o meu princiipal argumento para achar que amanha podemos mesmo ter um ressalto.

Sorry, José Gomes.

Um abraço,
Ulisses

Não creio que a opinião de uma pessoa, por mais ilustre que seja possa definir o rumo do nosso mercado, por mais pequeno que seja, o ressalto poderá ser já amanha, mas sim derivado á ajuda da sessão dos states que enganaram toda a europa e á excessiva sangria que nomeadamente o nosso psi sofreu hoje...

Muitos estão com o dedo no gatilho para entrar no ressalto, cuidado com as falsas partidas :wink:
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por crg » 1/7/2008 19:59

Eu diria que um novo falso break nos 1280 seria uma "reacção à letra", portanto excesso de coincidência (ainda que seja possível). Por outro lado, o VIX ainda tem margem para chegar aos 30, o petróleo ainda não quebrou,...
Bem, mas isto sou apenas eu a pensar…
Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:46

Gracias, Ulisses :wink:

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 19:45

Isso ajuda, Jibóia. Mas a principal razão tem mesmo a ver com aquele comentário do José Gomes Ferreira. ele simboliza o sentimento que se vive agora no mercado. E o pessimismo exacerbado em relação ao que pode acontecer nos próximos dias é o meu princiipal argumento para achar que amanha podemos mesmo ter um ressalto.

Sorry, José Gomes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:37

Ulisses Pereira Escreveu:Se amanhã tivéssemos um início de manhã com fortes quedas, penso que estariam reunidas as condições quase óptimas para um ressalto, face ao sentimento a que se chegou.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Estando o SP500 a oscilar hoje entre os 1260-1280, se fechar acima dos 1280, apoiado no meu gráfico abaixo, pensas que pode ser um bom princípio para a ocorrência desse ressalto já amanhã?

Obrigado
Abraço
Jiboia
Anexos
SP500.png
SP500.png (12.97 KiB) Visualizado 4379 vezes

Registado: 21/3/2006 10:46

por majomo » 1/7/2008 19:28

Ulisses Pereira Escreveu:Vou de férias em Agosto. Já não falta muito para a vossa felicidade. :)

Da última vez, houve festa brava por aqui depois da Páscoa. ;)

Um abraço,
Ulisses

Primeira ou segunda quinzena...?

Assim planeio as minhas férias para, nessa altura, andar na bolsa... :mrgreen:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Tojo » 1/7/2008 19:26

Ulisses, realmente é preciso muita disciplina para não embarcar em ressaltos. Quero eu dizer com isto de que, saí dos mercados em Junho de 2007 e até hj só estive curto(embora não aproveitasse estes ultimos dias, e a vontade de picar qq coisa é grande mas a disciplina treina-se com os anos e neste momento diz-me que, ou se seguem principios que nos norteiam ou então é a morte do artista....Não te dá vontade de picar qq coisa? Eu não entro pq não sei se o ressalto vai ser de 1, 2 dias ou 1 semana, etc mas que vai ser forte, lá issso deve ser pq está tudo oversold.

Registado: 8/1/2004 13:14

por CerealKiler » 1/7/2008 19:17

8-) ressalto,penso nisso tal como o Homer Simpson a pensar em comida. 8-) (cheio de bába)

Registado: 1/4/2008 17:29

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 19:07

Hmmm... o Zé Gomes Ferreira, editor de economia da SIC, está na Sic Notícias a dizer que estão todas as condições reunidas para um crash? Óptimo.

Se amanhã tivéssemos um início de manhã com fortes quedas, penso que estariam reunidas as condições quase óptimas para um ressalto, face ao sentimento a que se chegou.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Auditor » 1/7/2008 17:03

Laraujo Escreveu:quem saiu do psi 20 com a entrada da edp RENOVAVEIS?

DESCULPEM A IGNORANCIA!

Soares da Costa

Registado: 28/6/2007 13:25

por Laraujo » 1/7/2008 17:02

quem saiu do psi 20 com a entrada da edp RENOVAVEIS?

DESCULPEM A IGNORANCIA!
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 16:50

Vou de férias em Agosto. Já não falta muito para a vossa felicidade. :)

Da última vez, houve festa brava por aqui depois da Páscoa. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por asgardd » 1/7/2008 16:45

Luis19 Escreveu:Ulisses,

Aí o problema é saber (ninguém sabe) se o pico máximo do próximo ressalto será maior que o valor actual... e até pode ser bem inferior...

E já agora em jeito de brincadeira (sem ofensa, ok?):
Para quando as tuas próximas férias?

:wink:

Ahah :mrgreen:
Agora tiveste bem Luis :mrgreen:

Que o nosso querido Ulisses quando está ausente, nao sei porquê , mas as coisas andam mais verdes. :mrgreen:

Registado: 5/6/2008 22:53

por Luis19 » 1/7/2008 16:33

Ulisses,

Aí o problema é saber (ninguém sabe) se o pico máximo do próximo ressalto será maior que o valor actual... e até pode ser bem inferior...

E já agora em jeito de brincadeira (sem ofensa, ok?):
Para quando as tuas próximas férias?

:wink:

Registado: 4/12/2007 16:30

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 14:06

Tem que haver. Há sempre. Nada sobe sem quedas de permeio, nem nada cai sem ressaltos intermédios. Aliás, por exemplo nos Estados Unidos, as maiores subidas diárias aconteceram em "Bear markets".

Quando? Não faço ideia mas deve estar para muito breve. Mas, uma vez mais, continuo a desaconselhar, por completo acções nacionais, tal como nos últimos meses.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Auditor » 1/7/2008 13:54

Ulisses Pereira Escreveu:Enslaved, tal como tenho vindo a dizer, não acredito em suportes/resistências de vários anos atrás. Por isso, não defini nenhum suporte. Será o próprio mercado a criar esses suportes no futuro.

Estou curioso para ver a intensidade do ressalto que vai surgir depois destes dias de sangria.

Um abraço,
Ulisses

Sr Ulisses, mas que ressalto? tem que haver necessariamente um ressalto? E se houver estará breve? Vejo Rsi´s em algumas cotadas que nem no último Bear Market se encontravam tão baixos.

Registado: 28/6/2007 13:25

por carrancho » 1/7/2008 13:50

BuyPoint Escreveu:
carrancho Escreveu:
BuyPoint Escreveu:ulisses continuas a justificar estas quedas com o bear market?

acho que esta na altura de aceitares as noticias dos jornalistas, quando informaram que os institucionais estavam de abalada....

a não ser que acredites que isto é os pequenos investidores a venderem...

Estão de "abalada"?!?!? Pois estão, estão os institucionais e os pequenos investidores, estão todos! E estão porquê? Porque estamos em Bear e as prespectivas futuras não são animadoras, a tendência é clara até para os que estavam renitentes em o aceitar.

Agora, hoje, ontem, anteontem.... o psi cai porque os institucionais estão a sair? :shame: mas estão eles a meter o dinheiro em outra bolsa que está a subir? :shame: Então estas quedas podem ser justificadas diáriamente em todo o mundo porque os institucionais estão a sair só porque lhes apetece? Querem eles que isto caia assim, ou estão a salvaguardar o que podem, tal como todos os investidores. Eles não combinaram todos que era hora de sair, a tendência é que é igual para todos (eles e nós) e por isso o fazem.

A bolsa não cai só por cair e não sobe só por subir, é necessário que haja quem compre e quem venda. Isto não há Bear porque todos decidem vender nem Bull porque todos decidem comprar.

A conclusão que podemos tirar do que se passa hoje, é que realmente estes jornalistas dizem coisas só para encher chouriços!

Abraço,

Carrancho

poix estamos em bear isso ninguem duvida..

agora esse bear tem uma justificação...

não basta dizer que os ursos levam vantagem sobre os touros

Qual é a tua (ou dos jornalistas) justificação para o Bear na PSI20? Está bear porque os estrangeiros/institucionais estão a sair? Não será o contrário, eles estão a sair porque está bear?! Eles são estrangeiros aqui mas na terra deles não são, curiosamente também cai a bolsa lá, porque será?

Concluindo, se essa justificação de institucionais/ estrangeiros estivesse certa, que interesse tinham eles nisso se são os que mais sofrem e mais dificuldades têm em minorar as perdas, não me vais dizer que é para comprarem mais barato pois não, ou vais? :roll:
O problema é bem mais abrangente que isso, são muitos factores a contribuir, por isso justificar um movimento diário com um ou dois factores não faz qualquer sentido (só serve para satisfazer o leitor pela procura de justificação para esse movimento) e deixa de ser usado em troca por outro pois se forem sistemáticamente usar o mesmo argumento também esse deixa de vender jornais. Por isso hoje é do c... e amanha das calças, mas na verdade é de muita coisa, algumas que se passam nesse dia outras que já se passaram e principalmente de muitas que há prespectivas de se virem a passar.

Se eu te disser que hoje está tudo a cair porque Y está a sair, que beneficio isso te vai trazer? Nenhum, zero, tu não sabes se saiu complectamente, se amanha volta a sair, se depois saem outros ou se amanha já está tudo a comprar. A tendência é de queda, é para mim, é para ti, para os institucionais, para estrangeiros... essa informação sim, interessa que sigas! Compreendas ou não as razões que levam a essa tendência. Basta seguir a tendência!!!! :wink:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por DC89 » 1/7/2008 13:47

Ulisses Pereira Escreveu:Enslaved, tal como tenho vindo a dizer, não acredito em suportes/resistências de vários anos atrás. Por isso, não defini nenhum suporte. Será o próprio mercado a criar esses suportes no futuro.

Estou curioso para ver a intensidade do ressalto que vai surgir depois destes dias de sangria.

Um abraço,
Ulisses

Vem uma pessoa de umas pequenas ferias de uma semanita e na espectativa de encontrar umas quedas moderadas e nota nas autenticas cascatas que tem acontecido...

Registado: 26/12/2007 15:50

por mlra » 1/7/2008 13:41

Boas!

Não acredito num ressalto muito elevado enquanto o preço do petroleo estiver acima dos 140.00 e os bancos continuarem a falar em + writedowns. Mas isto sou eu a pensar, que ainda sou novo nisto. :wink:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 13:29

Enslaved, tal como tenho vindo a dizer, não acredito em suportes/resistências de vários anos atrás. Por isso, não defini nenhum suporte. Será o próprio mercado a criar esses suportes no futuro.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Enslaved » 1/7/2008 13:18

Ulisses Pereira Escreveu: Saber por que caem as acções é algo que nunca ninguém pode dizer ao certo. Mais... saber porque caem as acções não vai ajudar ninguém a negociar. Arranjar-se explicações para isso pode confortar a alma, o espírito, mas não ajuda ninguéma ganhar dinheiro.

Ulisses Pereira Escreveu:E eu o que quero é ganhar dinheiro e manter o meu papel pedagógico de tentar que os pequenos investidores também o ganhem.

Subscrevo totalmente estas duas frases.

Este último ano tem sido de forte aprendizagem e quero agradecer a todos, especialmente tu, pela tua postura simples, pedagógica e bastante simpática. Estás sempre disponível para tirar dúvidas e ajudar no que é preciso. Obrigado por tudo.

Uma pergunta. Qual será o possivel suporte do PSI20?

Abraços
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, junas, niceboy e 85 visitantes