Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 22/7/2008 19:56

Lucro da REN deverá crescer 20,6% no primeiro semestre
O lucro da REN-Redes Energéticas Nacionais deverá crescer 20,6% no primeiro semestre de 2008 para 89,9 milhões de euros, beneficiando de um ganho não-recorrente de 466,2 milhões de euros, diz o MillenniumIB.

Rita Paz

Para esta casa de investimento, as receitas da energética deverão cair 10,8% para 249,2 milhões de euros, enquanto "o EBITDA deverá crescer 10% em termos homólogos essencialmente devido à verba de 466,2 milhões de euros do défice tarifário em Abril", refere o analista João Mateus em nota de análise, citada pela Reuters.

Em Abril, a REN recebeu um pagamento de 466,2 milhões de euros do Estado relativo à amortização da totalidade do défice tarifário - que resultava do Estado ter imposto restrições à empresa na recuperação de remunerações de terrenos e na venda de energia.

"Não considerando esta verba não-recorrente, o EBITDA deveria cair mais de 10% devido a ganhos não-recorrentes ocorridos no primeiro semestre de 2007", acrescenta.

A empresa apresenta resultados a 29 de Julho.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por sinatras » 17/7/2008 18:31

Olá a todos
Do meu ponto de vista, trata-se mais uma vez dos efeitos de um conjunto de situações específicas deste título, entre as quais insisto em destacar o facto de que o estado ter privatizado sem qualquer alusão ( pelo menos pública ) à decisão estratégica, certamente já então tomada, de não alienar a maioria dos 51%, só o vindo a fazer bem mais tarde! Donde o desinteresse geral pelo título e a sua muito reduzida liquidez, gerida ao sabor dos interesses dos poucos tubarões( há quem diga que é o mercado a funcionar ! ) procurando sistemàticamente empochar o maior número delas, em claro aproveitamento das circunstâncias geradas pelo modo referido na privatização : ou as fazem sobir fortemente no fecho para as apanhar, mesmo assim a preços interessantes ( acho que ela vai acabar por subor fortemente, pelo menos para níveis onde já esteve recentemente = 3,50€ já que aparentemente não há motivos para a descida verificada )quem oferece para venda, saturado destes esquemas ou, como hoje, promovem ofecho deliberado em queda para, amanhã, novo dia, reiniciar a colecta ( sim, porque 100, 200 ou 300m por dia, há cerca de 1 ano, começa a ser boa colheita )cá por baixo, como convém. Depois, ao longo do dia, se verá como gerir o carrocel dos pouquíssimos capazes de movê-lo como lhe aprouver.
Devo dizer que, depois de fortes perdas este ano,com outros títulos, éstou bem dentro da REN, actualmente também negativo, mas já decidi que deste não saio senão acima dos referidos 3,5€.
Bons negócios para todos.
 
Mensagens: 67
Registado: 15/12/2007 20:23
Localização: 14

por BAC » 17/7/2008 17:12

Sim, foi no leilão final.
Wiki:
"Bolsa, espécie de sacola onde objetos variados são guardados"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 77
Registado: 22/6/2007 16:45
Localização: Lisboa

Repararam !!!!

por FxTrader » 17/7/2008 17:05

Repararam na queda brutal no fim da sessão de 8 centimos dos 2.92 € para os 2.84 € !!!

A única cotada do PSI20 no vermelho e com uma queda súbita no fim da sessão, alguém me sabe dizer a que se deve ? é normal em questões de minutos a cotação cair tão radicalmente ? teria sido no leilão final ?

Estranho !!!

Bons Negócios
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por limpaesgotos » 15/7/2008 22:01

http://exameinformatica.clix.pt/multime ... 97769.html

As redes eléctricas também se abatem (vídeo)

E se um pirata atacar as firewalls de uma central eléctrica? A questão serviu de ponto de partida ao trabalho de Paulo Sousa, vencedor do Prémio Científico IBM 2007.

O investigador dos Laboratórios de Sistemas de Informática de Larga Escala da Universidade Técnica de Lisboa (LaSIGE), mostra, em vídeo, como podem decorrer hipotéticos ciberataques a centrais eléctricas.
O ataque decorre em ambiente de simulação, mas serve para comprovar que as firewalls, tradicionalmente, usadas para proteger as centrais eléctricas do País (e do mundo) já poderão ser substituídas por novos dispositivos que garantem maiores níveis de segurança.

No trabalho de investigação Segurança e Disponibilidade através de Resiliência Proactiva, que foi recentemente premiado pela IBM, Paulo Sousa dá a conhecer uma nova geração de firewalls que se regeneram, após os ataques de piratas da Web.

A nova arquitectura tem por base um conjunto de firewalls, que cooperam na protecção das comunicações entre centrais eléctricas e os postos de controlos geograficamente distantes.

Quando uma das firewalls fica comprometida, as outras asseguram a protecção das conexões com a Net. Posteriormente, a firewall que sofreu o ataque pode auto-curar-se.

O princípio da resiliência proactiva já foi aplicado na protecção de infra-estruturas eléctricas “reais”, no âmbito do projecto europeu CRUTIAL.

Hugo Séneca

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/hIFD3hQpmzc&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/hIFD3hQpmzc&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

http://exameinformatica.clix.pt/multime ... 97769.html

Cumprimentos.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por Duarte » 10/7/2008 15:08

REN diz investe 100 ME expandir terminal Sines

LISBOA, 10 Jul (Reuters) - A REN-Redes Energéticas Nacionais vai investir 100 milhões de euros (ME) na expansão do terminal de gás natural liquefeito (LNG) em Sines, tendo já adjudicado a consultoria técnica do projecto, anunciou a REN.

Actualmente o terminal de Sines é composto por dois tanques de armazenamento com capacidade comercial de 115 mil metros cúbicos (m3), estando prevista a construção de um terceiro tanque no âmbito do projecto de expansão.

"A REN irá lançar, no final de Agosto de 2008, um concurso público internacional para a contratação de empreitada para a Engenharia de Detalhe, Procurement e Construção que irá permitir construir um terceiro tanque e assegurar o desenvolvimento sustentado da rede", afirma a REN em comunicado.

A consultoria técnica e de desenvolvimento do projecto foi adjudicada no final de Junho à 'Tractebel Engineering Suez', acrescenta a nota divulgada pela REN.

"A REN adjudicou (...) a consultoria técnica e de desenvolvimento do projecto de expansão do Terminal de Gás Natural Liquefeito, em Sines, garantindo com um investimento na ordem dos 100 ME, o armazenamento de Gás Natural, de acordo com as previsões de consumo europeu", conclui.


(Por Ruben Bicho,; Editado por Patrícia Vicente Rua)




Fonte https://www.particulares.santandertotta ... nL10215589
 
Mensagens: 144
Registado: 22/6/2007 16:32
Localização: Zona Centro

por pedromrsll » 7/7/2008 15:30

"LISBOA, 7 Jul (Reuters) - As acções da REN-Redes Energéticas Nacionais dispararam 9,4 pct para o máximo diário nos 2,91 euros, numa recuperação técnica que está a ser amplificada pela reduzida liquidez do título, disseram operadores.

Negociaram-se 328.808 acções a subir 7,89 pct contra um ganho de 2,8 pct do sector a nível europeu . A REN acumula uma desvalorização de 20 pct desde o início do ano, tendo recuado mais de seis pct nos últimos cinco dias.

"Há um movimento de reposição do valor da cotação, depois de ter caído para um valor abaixo do IPO (2,75 euros) e poderá haver também compra de acções próprias", disse um operador.

"A reduzida liquidez e, principalmente, a pouca profundidade do mercado estão a acentuar esta subida", disse outro dealer.

A REN apresenta resultados semestrais a 29 de Julho."

Fonte: BPI
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por Oscarzito » 7/7/2008 15:29

pedrosantosslb Escreveu:razoes para esta subido de €7% ha????


Da mesma forma pode-se perguntar: "razoes para a descido que teve, ha????"
 
Mensagens: 43
Registado: 29/6/2008 11:36

por lemor » 7/7/2008 15:29

Parece estar a tocar em alta na LTD.

Agradecia um grafico , sff.
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por jmadeir » 7/7/2008 15:25

Boa tarde a todos.
Há pois!
O facto de ter andado a descer estupidamente.
Agora esta a tentar recuperar....
Esta acção esta de borla!
 
Mensagens: 22
Registado: 29/11/2007 4:16
Localização: coimbra

por pedrosantosslb » 7/7/2008 15:21

razoes para esta subido de €7% ha????
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por majomo » 4/7/2008 0:04

Por acaso hoje fiz um trade com esta acção e lá tive uma pequena alegria...

Quando às 8 horas houve imediatamente uma suspensão temporária da negociação (passou de 2,65 para 2,50), apanhei-as a 2,52...

Contudo, como os mercados estavam bastante vermelhos e a minha confiança é pouco, vendias logo a 2,60...

Quando vi que os mercados recuperaram e a ren subiu, lá pensei... enfim, vendi cedo demais. :?

No fim, verifico que a ren voltou a descer, ou seja, esta acção continua numa trajectória descendente preocupante para quem está dentro...

Não sei porquê, ou melhor por intuição, acho que os 2,40/2,50 vão ser o ponto de ressalto... :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 3/7/2008 23:56

majomo Escreveu:Comprar agora?

Mas, vindo a ren a descer consecutivamente, com volumes que revelam resinteresse na acção, achas que não virá ainda mais para baixo?

Pelo tendência de mercado, parece-me que os PT dados na casa dos 2,40 ainda vão ser atingidos...

Há duas acçõies no psi que não me têm dado muitas alegrias, sendo a ren uma delas... portanto, estou com olho nela, na perspectiva de vingança! :wink:

o problema é que se eu entrar, a acção cairá na certa...:mrgreen:

Bons negócios.


Majomo eu não disse que não vai cair mais, disse que se investisse a longo prazo com muito capital provavelmente entraria aos poucos, ia comprando... a Ren não deverá sofrer muito com uma eventual crise, e o DY actual é superior ás taxas de juro que os bancos oferecem, ou andará ela por ela nos melhores casos...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por JPereira72 » 3/7/2008 21:16

asgardd Escreveu:
majomo Escreveu: :shock:

É a lei de murphy,

"Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele."

:mrgreen:



Excelente! bem visto!
:shock:
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por JPereira72 » 3/7/2008 20:58

Njdsousa Escreveu:Será que alguém entendido me pode explicar como é que uma acção com fraquissima liquidez, numa empresa sem grandes riscos, etc. etc. (aqueles pressupostos todos que levaram a investir nela...) tem a variação que teve numa sessão de forte subida geral na bolsa?

Abrir a 2.71... subir a 2.79... em numa hora descer a 2.65?



é as tretas (das jogadas) dos leilões... esta mais que visto que a ideia é puxa-la pra baixo... ontem mm no fecho estava na casa dos 2,7x€ e foi puxada no leilao com 20 e tal mil acçoes para os 2,65€, hoje estava ás 17:29:08 a 2,625 e no leilão mais um negocio de 37271 a 2,58 e pronto... vamos ver o que nos espera amanha!...
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por majomo » 2/7/2008 20:50

asgardd Escreveu:
majomo Escreveu:o problema é que se eu entrar, a acção cairá na certa...:mrgreen:

Bons negócios.


Majomo às vezes também me acontece.

É a lei de murphy,

"Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele."

:mrgreen:


Está bem visto... :P
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por asgardd » 2/7/2008 20:46

majomo Escreveu:o problema é que se eu entrar, a acção cairá na certa...:mrgreen:

Bons negócios.


Majomo às vezes também me acontece.

É a lei de murphy,

"Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele."

:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 352
Registado: 5/6/2008 22:53

por majomo » 2/7/2008 20:41

Comprar agora?

Mas, vindo a ren a descer consecutivamente, com volumes que revelam resinteresse na acção, achas que não virá ainda mais para baixo?

Pelo tendência de mercado, parece-me que os PT dados na casa dos 2,40 ainda vão ser atingidos...

Há duas acçõies no psi que não me têm dado muitas alegrias, sendo a ren uma delas... portanto, estou com olho nela, na perspectiva de vingança! :wink:

o problema é que se eu entrar, a acção cairá na certa...:mrgreen:

Bons negócios.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 2/7/2008 19:41

majomo Escreveu:
artista Escreveu:Ainda assim penso que é das que menos sofrerá com a crise (gostaria de comentários sobre isto, não é a "minha área") e a estes preços têm um DY apetecível... o que não quer dizer que não possa vir a ter o dobro apetecível!

Bons negócios

artista


Mantens a estratégia para esta acção? :?


Mantenho mas a minha posição na Ren é muito pequena e tem um "carácter especial"... é diferente da outra de longo prazo que tenho, na PTI, essa é maior e foi uma aposta real na empresa...

De qualquer forma, se tivesse muito capital e investisse a médio/longo prazo, provavelmente estaria a comprar algumas Ren neste momento... tenho de ir ao tópico do Empírico perguntar-lhe o que acha dela!? :)

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Njdsousa » 2/7/2008 18:08

Será que alguém entendido me pode explicar como é que uma acção com fraquissima liquidez, numa empresa sem grandes riscos, etc. etc. (aqueles pressupostos todos que levaram a investir nela...) tem a variação que teve numa sessão de forte subida geral na bolsa?

Abrir a 2.71... subir a 2.79... em numa hora descer a 2.65?
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 11:04
Localização: Marinha Grande

por majomo » 1/7/2008 13:29

artista Escreveu:Ainda assim penso que é das que menos sofrerá com a crise (gostaria de comentários sobre isto, não é a "minha área") e a estes preços têm um DY apetecível... o que não quer dizer que não possa vir a ter o dobro apetecível!

Bons negócios

artista


Mantens a estratégia para esta acção? :?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 1/7/2008 10:10

Ainda assim penso que é das que menos sofrerá com a crise (gostaria de comentários sobre isto, não é a "minha área") e a estes preços têm um DY apetecível... o que não quer dizer que não possa vir a ter o dobro apetecível!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por rsacramento » 30/6/2008 23:10

gráfico actualizado:
Anexos
ren.png
ren.png (7.78 KiB) Visualizado 6842 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por CaloiroUC » 30/6/2008 22:46

Pois eu tenho sentido precisamente o contrário. Tenho andado para comprar e cada vez que dou uma ordem logo aparece alguém a subir, de tal forma que a gozar com estes tipos, mas sem conseguir fazer compras, tenho visto a ren SUBIR ao verde como aconteceu 6a feira e hoje dia 30. Já me lembrei de estar sempre a dar ordens para ver esta no verde. Mas falta-me o pau porque eles ficam 2 horas sem me libertar a guita(€).
Bons negócios e que a queda seja rápida independente/ da profundidade.
 
Mensagens: 15
Registado: 5/4/2008 22:14
Localização: 13

por Xbs » 30/6/2008 22:13

E sempre com uma liquidez miserável... Ronda os 400.000 papéis a mudar de mãos diariamente.

Conheço quem necessitasse de dois dias para vender os 490 títulos (do IPO) em algumas tranches... e julgo que ainda ficou com algumas migalhas na mão.

BN
 
Mensagens: 2
Registado: 29/11/2007 14:29
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Aqui_Vale, Bing [Bot], Garfield, Google Feedfetcher, IX Hispana, LCRLCR, m-m, malakas, Manchini888, niceboy, OCTAMA, Santanderes, VALHALLA e 86 visitantes