Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 26/6/2008 18:27

Relativamente ainda à Sonae Indústria penso que pode descer mais. É o caso de já estar barata, mas pode ficar ainda mais barata!

Gostaria de deixar minha opinião de avaliação e se pode ou não fazer sentido:

Está com Capital Próprio por acção de 3,97 e este tem crescido desde 2002 a uma taxa de 5,4% ano. Então fazendo uma projecção para 10 anos fico com um capital proprio por acção de 6,71 euros, vezes o ROE médio de 8,8% obtenho 0,59 lucros por acção a 10 anos.
Como posso prever um PER minimo de 7,5 anos que é o que já apresentou, estimo que daqui a 10 anos no minimo esteja cotada nos 4,4 euros, então descontado a uma taxa de 10% ano dá-me uma valor actual de 1,7 euros.

Em meu entender isso significa que a Sonae Industria pode descontar o suficiente para vir a atingir ainda um PER de 4 anos e meio. Pois a meu ver os lucros para este ano rondarão os 0,373 por acção. E em 2009 a coisa tal vez pior.

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 26/6/2008 17:12

Um investidor de longo prazo que não se intimide pelas oscilações naturais do mercado, para além de pesquisar empresas abaixo do seu "valor", pode aproveitar processos de reestruturação de empresas conhecidas e que o mercado as esteja a penalizar.

Neste momento na Europa observo a Thomson, do sector audio visual e cotada em Paris e a Agfa-Geveart também do sector audio visual e cotada em Bruxelas.

THOMSON:

Ainda ontem o blog da revista Carteira colocou um artigo em que refere que um analista da Morningstar (Allan Nichols)recomendava a Thomson como uma empresa de 5 estrelas neste momento de crise.

Como os analitas não são de fiar fui verificar os fundamentais e confirmei que os fundamentais da empresa enfraqueceram muito. No 1º QTR o volume de negócio caíu 18%, têm uma dívida elevada e aguarda por um novo CEO. A reforçar tudo isto a noticia da supressão do dividendo relativo a 2007 veio alarmar os seus accionistas.

Contudo, a empresa tem produtos de grande qualidade e pparece estar bem preparada para enfrentar a concorrência na imagem em HD, no disco Blu-ray, DVD e TV internet, para além do crescimento dos mercados emergentes. O mercado está preocupado e as acções que em 2007 chegaram a cotar na zona dos 15€, estão a ser negociadas agora na zona dos 3,50€.

Considerando que o processo de falência é um cenário improvável, que o valor cantabilistico da empresa é avaliado nos 7,76€ e que os lucros em 2009 poderão ser na zona dos 0,56€ considerando um prémio de 15 anos temos um valor por acção de 8,40€, retirando 30% de prémio de risco para um investimento de 3 anos, observo como valor justo os 5,88€.

Um investimento nesta zona dos 3,50€ numa óptica de longo prazo foi o que eu fiz esta semana.

AGFA-GEVAERT:

A Agfa veio da zona dos 20€/a acção em 2007 até há zona actual dos 4,20€.

Tudo isto devido a queda do dólar e aos prejuizos resultantes do atraso das impressoras Inkjet!
Este atraso será responsável pelo atraso de cerca de 80 milhões de euros mas,os problemas estão finalmente resolvidos e a Agfa acaba de lançar aas impressoras no Salão da Indústria Gráfica Dupra e segundo dados da empresa já obtiveram encomendas no valor de 15 milhões de euros.

As previsões de lucros para a Agfa em 2008 são de 0,55€ e para 2009 apontam para 1 euro por acção.

O valor contabilistico é de 7,12€/acção.

Dando um prémio de 15 anos sobre os lucros de 2009, na medida em que estamos a entrar no 2 semestre de 2008, temos que começar a avaliar as empresas com estimativas e 2009, dá um valor justo de 15€ que retirando 4,5€ pelo risco de prémio de 30%, resulta num valor justo de compra em 11,5€.

Com a cotação actual na zona dos 4,20/4,30€ abri uma posição nesta empresa esta semana.

Registado: 5/6/2008 22:23

por artista_ » 26/6/2008 11:51

empirico1 Escreveu:
artista Escreveu:Olá Empirico, não te parece demasiado optimista esta previsão? o mercado estará assim tão distraído?! com tanto medo?!

Até que ponto esta previsão poderá falhar?! se é que isso pode ser minimamente calculado?

As previsões fazem-se por medianas do passado e projecções futuras, é complexo explicar no fórum.

Contudo, repara que o ano passado a empresa teve 0,56€, para 0,60€ são menos de 10% de crescimento versus o ano passado e a empresa vai continuar a longo prazo a crescer. No curto prazo, e pela leitura que faço considero a empresa preparada para reduzir o impacto da quebra de procura.

A subida do dólar também é favorável.

Só agora me foi possível ler a tua resposta, esta e a próxima semana vou ter pouco tempo de vir cá...

Mas não se espera que os lucros da Soni desçam? Não pederá a empreda vir até a ter de novo prejuízos?! Eu sinceramente não sei mas quedas da ordem das que a Soni tem sofrido significam muitas vezes quedas futuras muito fortes nos resultados...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por LuarAzul » 26/6/2008 6:16

Obrigado empírico, muito esclarecedor!! :)

Registado: 7/1/2008 21:31

por empirico1 » 25/6/2008 19:41

LuarAzul Escreveu:Mas podemos contar com isto no longo prazo? Este plano não pode ser alterado? Por exemplo, se o ciclo económico negativo se prolongar não faria mais sentido suspenderem ou reduzirem o pagamento de dividendos?

Já agora aproveito para colocar mais uma dúvida mesmo à leigo na matéria :oops: A Sonae Indústria lançou este ano um empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros.
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... ctx=2,0,58

Ora, havendo 140 milhões de acções, e com um dividendo de 0,28 cêntimos por acção, pagou-se 39,2 milhões de euros em dividendos. Não é estranho uma empresa contrair uma dívida e ao mesmo tempo pagar dividendos (ainda por cima de montantes do mesmo gabarito)?

Relativamente ao pagamento de 50% dos lucros em forma de dividendo, podes contar com isso!
Faz parte do plano estratégico da companhia junto dos seus accionistas.

Relativamente ao empréstimo obrigacionista:

-É uma excelente estratégia, já que obtem capital a um juro mais baixo do que contraí-la junto de um Banco e ao contrário do que muitos investidores pensam, a divida se for controlada é muito positiva para os accionistas já que abate aos lucros e não paga impostos, libertando desta forma capital para investimento ou dividendos que de outra forma ia parar às mãos do Estado.

por LuarAzul » 25/6/2008 13:53

subdeep Escreveu:Boa noite a todos!

antes de vos pedir ajuda, queria deixar aqui a minha opinião.

para quem está de fora que é o meu caso, ao ver tanta e supostamente tão boa informação que se troca por aqui, fica completamente K.O quando quer perceber tudo isto...mas eu chego lá! :lol: bem eu tenho que pegar por algum lado.
queria perceber como chego aos valor justo de compra de uma cotação?
vejo por aqui alguns graficos com velas vermelhas e verdes...o que quer dizer? compras e vendas? onde posso tirar estes graficos? por agora é tudo, desculpem esta falta de aprendizagem mas eu chego lá! :lol:

Um abraço
[/b]

Se o mercado fosse 100% eficiente, o preço justo de uma acção seria o valor dela em cada momento. Mas como a psicologia dos investidores conta muito (medo, euforia, ir com os outros, etc) por vezes as acções podem ser consideradas caras, outras vezes baratas.

Numa perspectiva de longo prazo poderemos tentar ir contra os mercados, ou seja, comprar quando toda a gente está a vender e vice-versa (é a estratégia contrarian). Há quem prefira ir na onda do mercado, "the trend is your friend", o que talvez seja mais sensato para obter lucros no médio prazo! :)

Em todo o caso isto abre imensos tópicos. No fundo esta questão: «qual o preço justo de uma acção?», é o Santo Graal de uma grande parte dos investidores, se alguém soubesse a resposta ficaria rico muito rapidamente.

por EuroVerde » 25/6/2008 2:39

subdeep Escreveu:Boa noite a todos!

para quem está de fora que é o meu caso, ao ver tanta e supostamente tão boa informação que se troca por aqui, fica completamente K.O quando quer perceber tudo isto...mas eu chego lá! :lol: bem eu tenho que pegar por algum lado.
vejo por aqui alguns graficos com velas vermelhas e verdes...o que quer dizer? compras e vendas? onde posso tirar estes graficos? por agora é tudo, desculpem esta falta de aprendizagem mas eu chego lá! :lol:

Um abraço
[/b]

caro subdeep, é complicado estar a descrever a forma como chegas ao valor justo de uma acção, isso é algo que se aprende ao longo do tempo e se vai afinando de ano para ano e não é em 15 dias ou num ano que se aprende. Ler muito e com atenção de forma critica é o recomendo.
Alerto além do mais que, pelo facto de uma acção estar barata não quer dizer que vá subir, na verdade ela pode ficar ainda mais barata. O mesmo se passa quando não está atractiva, ela pode ainda ficar menos atractiva e as pessoas por vezes compram cedo de mais e quando se chega altura de vender também vendem cedo de mais...

por subdeep » 25/6/2008 2:15

Boa noite a todos!

Um abraço
[/b]

Registado: 1/4/2008 21:29

por LuarAzul » 25/6/2008 1:47

empirico1 Escreveu:Luar Azul,

Acho muito difícil a Sonae desta vez conseguir comprar abaixo do valor nominas das acções que são de 5€/acção.

Porquê? Porque os investidores (como eu :)) não aceitariam um valor tão baixo?

por LuarAzul » 25/6/2008 1:46

empirico1 Escreveu:- O plano financeiro é de distribuir 50% dos lucros em forma de dividendos aos accionistas. Em 2007 dos 0,56€ já distribuiram 0,28€.

Mas podemos contar com isto no longo prazo? Este plano não pode ser alterado? Por exemplo, se o ciclo económico negativo se prolongar não faria mais sentido suspenderem ou reduzirem o pagamento de dividendos?

Já agora aproveito para colocar mais uma dúvida mesmo à leigo na matéria :oops: A Sonae Indústria lançou este ano um empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros.
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... ctx=2,0,58

Ora, havendo 140 milhões de acções, e com um dividendo de 0,28 cêntimos por acção, pagou-se 39,2 milhões de euros em dividendos. Não é estranho uma empresa contrair uma dívida e ao mesmo tempo pagar dividendos (ainda por cima de montantes do mesmo gabarito)?

por EuroVerde » 25/6/2008 1:35

empirico1 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Antes de mais tenho uma dúvida relativa à formula de endividamento. Será que em vez da formula acima descrita, não é mais viável pegarmos no passivo de longo prazo e dividir pelo total de lucros anuais? Assim obtemos o número de anos necessários para cobrir a divida Longo Prazo. Qual a diferença entre as duas?

Imagina que tens uma poupança em 2007 de 5.000€, se deveres a longo prazo 50.000€ sem juros, a manter 5.000€ de poupança sabes que consegues pagar em 10 anos a tua divida.
O problema aqui é que poupar sem pre 5.000€ não podemos assumir como certo. Pode haver um problema de saúde, desemprego, etc.

Contudo se tu tiveres de capitais próprios 100.000€, sabemos que mesmo não havendo poupança podes pagar a divida e ficar ainda com 50.000€ de capital próprio.

Espero que este exercíciotenha esclarecido :wink:

ok empirico
fiquei esclarecido

por empirico1 » 25/6/2008 1:24

Luar Azul,

Acho muito difícil a Sonae desta vez conseguir comprar abaixo do valor nominas das acções que são de 5€/acção.

por empirico1 » 25/6/2008 1:18

EuroVerde Escreveu:Antes de mais tenho uma dúvida relativa à formula de endividamento. Será que em vez da formula acima descrita, não é mais viável pegarmos no passivo de longo prazo e dividir pelo total de lucros anuais? Assim obtemos o número de anos necessários para cobrir a divida Longo Prazo. Qual a diferença entre as duas?

Imagina que tens uma poupança em 2007 de 5.000€, se deveres a longo prazo 50.000€ sem juros, a manter 5.000€ de poupança sabes que consegues pagar em 10 anos a tua divida.
O problema aqui é que poupar sem pre 5.000€ não podemos assumir como certo. Pode haver um problema de saúde, desemprego, etc.

Contudo se tu tiveres de capitais próprios 100.000€, sabemos que mesmo não havendo poupança podes pagar a divida e ficar ainda com 50.000€ de capital próprio.

Espero que este exercíciotenha esclarecido :wink:

por LuarAzul » 25/6/2008 1:14

Ulisses Pereira Escreveu:Não... Estas retiradas de Bolsa têm partido de situações em que a Sonae está longe de ter esses tais 90%. No entanto, quando lança essas ofertas, elas têm um prémio implícito forte que atrai os investidores e, sobretudo, conta sempre com o apoio da Administração que não contesta a OPA. Não são hostis. :)

Um abraço,
Ulisses

Obrigado mais uma vez! Estive a fazer umas pesquisas e penso que esta OPA "amigável" será a que ocorreu em relação à Soane Imobiliária em 2001:

No dia 29 de Novembro realizou-se uma sessão especial de Bolsa relativa à OPA da Sonae-SGPS, S.A. sobre 3 472 017 acções da Sonae Imobiliária-SGPS, S.A., no valor de 55 552 272 euros.

http://www.cmvm.pt/NR/exeres/581602F7-9 ... E97887.htm

Por outro lado parece que a Sonae Indústria já foi alvo de uma opa potestativa (não sabia nada disto!)

Depois do lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Sonae Imobiliária, a Sonae SGPS decidiu lançar uma OPA potestativa (ordem de aquisição permanente) sobre o capital disperso em bolsa da Sonae Indústria (SI). A operação vem no seguimento do último aumento de capital em que a Sonae ficou com uma posição no capital da sua subsidiária superior a 90%. A contrapartida oferecida é de 5 euros por acção (4% acima da cotação de fecho da SI na sessão de bolsa anterior ao lançamento da OPA) que incorpora um prémio de 14% face à cotação média dos últimos seis meses. No total, a oferta incide sobre 6,95 milhões de acções (a Sonae detém actualmente 93,05%) e representa um investimento da "casa mãe" de 34,75 milhões de euros.

Tal como tínhamos feito referência no perfil da Sonae SGPS (Poupança Acções N.º 228), após o último aumento da Sonae Indústria, em Julho último, a Sonae passou a deter 92% do capital da subsidiária e o lançamento de uma OPA seria apenas uma questão de "vontade" e poderia ocorrer a qualquer momento. Quanto ao valor proposto de 5 euros por acção, a contrapartida não surpreende visto ter sido este o valor ao qual foi feita a subscrição no aumento de capital, não prejudicando assim os investidores que acorreram à operação. Fora do âmbito da OPA, e em termos de resultados, a SI tem desiludido. Até ao terceiro trimestre de 2001, a empresa acumulava um prejuízo de 0,55 euros por acção, penalizada sobretudo pela quebra da procura nos principias mercados (Alemanha e França) e pelos fortes investimentos efectuados com vista a melhorar a performance operacional do grupo. A retoma deverá ser de novo adiada, devido à difícil conjuntura económica prevista para o próximo ano.

A SI tem experimentado fortes dificuldades com o plano de reestruturação que está a demorar mais tempo a produzir resultados do que o previsto. Os prejuízos têm-se avolumado e os lucros provavelmente só deverão voltar em 2003. Em relação à OPA potestativa e futura exclusão de bolsa da SI, trata-se de mais uma etapa no plano de reestruturação do grupo Sonae. O nosso conselho é para que ACEITE A OFERTA. No entanto, a cotação já ajustou para um valor muito próximo dos cinco euros pelo que, pode vender em bolsa as acções.

http://www.protestepoupanca.pt/map/show ... 579580.htm

Neste momento, e partindo do princípio que a Sonae SGPS está longe de ter os tais 90% necessários, teria de se encontrar um preço atractivo para a OPA, que convencesse os investidores, mas neste caso, um investidor que tivesse acções compradas a 10 euros teria de vender pelo mesmo preço do que outro que as comprou a 4? Ou dito de outra maneira, como encontrar um preço atractivo se uns esperavam vender a 4,50 e outros a 12 euros?

Este fórum é mesmo bom, é difícil imaginar como poderia ter algum sucesso na bolsa sem estas informações :)

Este fórum é um espectáculo! Obrigado!! :) Se alguém tiver mais links sobre isto agradeço!

por empirico1 » 25/6/2008 0:52

Voltando ao portfólio, aqui se calhar vou ter muita gente contra mas, para investidores com carteiras abaixo de 20.000€ o máximo 4 empresas e o mínimo 2 empresas.

Em momentos de quedas, esta estratégia pode potencializar a rentabilidade negativa, mas nos mercados bullish o oposto também é verdadeiro.

Procuro escolher acções de empresas com uma excelência de gestão e que a longo prazo tenham demonstrado produzir lucros acima da média, de forma a ver crescer significativamente o meu dinheiro quando os mercados subirem.

Em Portugal não é de esperar que uma carteira, mesmo com as empresas baratas, com BCP, EDP, PT e SONAE SGPS, consiga o mesmo rendimento que um portfólio com outras 4 empresas baratas isto porque, são menos seguidas pelos analistas acabando por demorarem mais tempo aos investidores se apreceberem do bom negócio.

por empirico1 » 25/6/2008 0:36

artista Escreveu:Olá Empirico, não te parece demasiado optimista esta previsão? o mercado estará assim tão distraído?! com tanto medo?!

Até que ponto esta previsão poderá falhar?! se é que isso pode ser minimamente calculado?

As previsões fazem-se por medianas do passado e projecções futuras, é complexo explicar no fórum.

Contudo, repara que o ano passado a empresa teve 0,56€, para 0,60€ são menos de 10% de crescimento versus o ano passado e a empresa vai continuar a longo prazo a crescer. No curto prazo, e pela leitura que faço considero a empresa preparada para reduzir o impacto da quebra de procura.

A subida do dólar também é favorável.

Para finalizar e relativamente há OPA sobre a SONI a última que ocorreu e se a minha memória não me traí foi em 2002 e te um prémio aproximado de 76%

por empirico1 » 25/6/2008 0:25

As empresa em zona de compra e respectiva Carteira:

Sonae Indústria a 4,04€; Banif a 2,10€; TDU a 1,19€ e BPI a 2,73€

por empirico1 » 25/6/2008 0:17

AVALIAÇÃO DO BPI:

O BPI no 1ºQTR/08 teve de lucro 0,10€/acção, correspondendo a uma queda de 22% versus o mesmo periodo de 2007. Apesar do produto bancário ter subido 4,6%, os custos operativos aumentaram 12,7%, devido numa grande parte, ao aumento de provisões de créditos e aos aumentos de custos de pessoal em consequência do alargamento da rede de balcões em Portugal e Angola.

O valor contabilistico do BPI é actualmente de 1,87€/acção, aproximadamente.

Neste momento a cotação do BPI pode ser adquirida a menos de 7 anos de lucros. Avaliando as estimativas de lucros para este ano de 0,39€/acção com um prémio de 10 anos e retirando 30% de prémio de risco, o valor justo situa-se nos 2,73€.

Encontra-se neste momento em zona de compra.

por artista_ » 23/6/2008 18:20

empirico1 Escreveu:Acredito que nos próximos 10 anos a média de lucros, mesmo com crises pelo meio, pode rondar pode rondar os 0,60€ o que perfaz 3€ em dividendos. Há cotação actual podemos ter as acções a custo zero!

Olá Empirico, não te parece demasiado optimista esta previsão? o mercado estará assim tão distraído?! com tanto medo?!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 23/6/2008 17:59

Hoje é véspera de S.João e como vou foliar com a familia deixo alguns comentários para o meio da semana. Contudo permitam-me um comentário relativamente à SONI:

Acho que desta vez vai ser mais difícil fazer uma OPA já que o valor nominal das acções são de 5€ e a empresa cresceu muito por via das aquisições de 2006, mas nunca se sabe no mundo empresarial o que poderá vir a acontecer com qualquer empresa.

Falando em investimentos de longo prazo, a Sonae Indústria é uma oportunidade de ouro e justifico.

- O plano financeiro é de distribuir 50% dos lucros em forma de dividendos aos accionistas. Em 2007 dos 0,56€ já distribuiram 0,28€.

Acredito que nos próximos 10 anos a média de lucros, mesmo com crises pelo meio, pode rondar pode rondar os 0,60€ o que perfaz 3€ em dividendos. Há cotação actual podemos ter as acções a custo zero!

Este medo é sem dúvida exagerado e eu aproveito-o :wink:

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 17:18

Não... Estas retiradas de Bolsa têm partido de situações em que a Sonae está longe de ter esses tais 90%. No entanto, quando lança essas ofertas, elas têm um prémio implícito forte que atrai os investidores e, sobretudo, conta sempre com o apoio da Administração que não contesta a OPA. Não são hostis. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por LuarAzul » 23/6/2008 17:08

Ulisses Pereira Escreveu:Em várias ocasiões, o grupo Sonae lançou OPA`s sobre algumas acções das quais já só detinha uma parte, depois de ter disperto grande parte do seu capital em Bolsa. O processo é normal, passando por uma OPA.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado!! Parto do princípio que sejam as tais opa's potestativas de que se tem falado no tópico da Sonae Indústria. :)

por Jesse James » 23/6/2008 12:49

empirico1 Escreveu:Antes de avançar para novas analises era interessante, porque faz parte do plano de investimentos inicial, discutir quantas empresas devemos ter na nossa carteira.

Vocês são a favor de um portfólio concentrado ou disperso? e porquê?

Bom dia,

Na minha opinião, deveria ser disperso, sobretudo na localização das empresas a analisar.

Como é uma carteira virtual, alguns vão estar mais atentos a umas do que a outras, vão fazer a sua própria análise técnica e seguir com mais atenção os títulos que pretendem. Maior possibilidade de análise e escolha, o que poderá levar alguns a considerarem efectivamente incluir algum título na sua carteira real.

Por tudo isso acho que alem do psi
deviamos incluir pelo menos uma do dax, do cac do mib do ibex do ftse do aex e do bel.

É só a minha opinião.

BN
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 12:05

Em várias ocasiões, o grupo Sonae lançou OPA`s sobre algumas acções das quais já só detinha uma parte, depois de ter disperto grande parte do seu capital em Bolsa. O processo é normal, passando por uma OPA.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por LuarAzul » 23/6/2008 7:43

Obrigado pela análise. :) Já agora uma dúvida:

empirico1 Escreveu:um outro aspecto importante é que a história desta empresa não é vantajosa aos pequenos accionistas já que o accionista principal SONAE SGPS já a retirou de bolsa em momentos em que a cotação não reflectia o verdadeiro valor da empresa.

quando é que isto aconteceu e qual é o processo (para retirar uma acção da bolsa)?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BullDuck, edufarinhoto, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, TTM62 e 67 visitantes