O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
mapaman, mas eu não tenho que seguir a análise fundamental, pois não?
Prefiro esperar por sinais claros de inversão. A minha estratégia de investidor ao longo da minha vida é essa e estou contente com ela. eu sigo a tendência. Outros terão outras estratégias e dão-se bem com elas também.
Agora volto a dizer o que disse noutro tópico recentemente: Para se dizer - em termos de análise fundamental- que uma empresa barata, não basta dizer que a acção caiu muito e que é uma empresa sólida. É necessário fazer contas, calcular rácios e estimar resultados futuros.
Em 2000 e 2001, tive esta discussão com tantos investidores que diziam que eram oportunidades de ouro... E nos últimos meses também.
Um abraço,
Ulisses
Prefiro esperar por sinais claros de inversão. A minha estratégia de investidor ao longo da minha vida é essa e estou contente com ela. eu sigo a tendência. Outros terão outras estratégias e dão-se bem com elas também.
Agora volto a dizer o que disse noutro tópico recentemente: Para se dizer - em termos de análise fundamental- que uma empresa barata, não basta dizer que a acção caiu muito e que é uma empresa sólida. É necessário fazer contas, calcular rácios e estimar resultados futuros.
Em 2000 e 2001, tive esta discussão com tantos investidores que diziam que eram oportunidades de ouro... E nos últimos meses também.
Um abraço,
Ulisses
Boas tardes,(ou nem por isso...)
Coloco a si Ulisses,uma questão,que penso ser do interesse geral:
Estas descidas acentuadas e que muita mossa estão a fazer ao bolso dos investidores sobretudo dos mais desatentos e renitentes a vender,muitas vezes por teimosia,representam ou não,oportunidades de entrada excepcionais em titulos cujo indicadores fundamentais assim o indiquem?
cumps
Coloco a si Ulisses,uma questão,que penso ser do interesse geral:
Estas descidas acentuadas e que muita mossa estão a fazer ao bolso dos investidores sobretudo dos mais desatentos e renitentes a vender,muitas vezes por teimosia,representam ou não,oportunidades de entrada excepcionais em titulos cujo indicadores fundamentais assim o indiquem?
cumps
Como comparo este em relação ao anterior? O outro começou de uma forma mais brutal, talvez. Mas, no essencial, não vejo muitas diferenças até ao momento. Esperemos que este não seja tão longo e tão violento como o anterior, para não "massacrar" tantos investidores, mas não faço qualquer previsão sobre isso. Prefiro ir reagindo e ir beneficiando da tendência descendente.
Um investidor que negoceia só acções, aquilo que deve fazer num "bear market" é... nada. Ou seja, é estar 100% líquido.
Tal como defendo há muitos anos, penso que os investidores têm que começar a ler sobre instrumentos financeiros que lhes permitam ganhar dinheiro com as quedas. Eu sugiro CFD`s porque são mais fáceis de entender todas as variáveis do que warrants e porque em Portugal são mais fáceis de negociar do que futuros.
Um abraço,
Ulisses
Um investidor que negoceia só acções, aquilo que deve fazer num "bear market" é... nada. Ou seja, é estar 100% líquido.
Tal como defendo há muitos anos, penso que os investidores têm que começar a ler sobre instrumentos financeiros que lhes permitam ganhar dinheiro com as quedas. Eu sugiro CFD`s porque são mais fáceis de entender todas as variáveis do que warrants e porque em Portugal são mais fáceis de negociar do que futuros.
Um abraço,
Ulisses
Olá Ulisses,
como já aqui disse ainda não tenho muito tempo de bolsa e, portanto, não estive no anterior bear market...
Da tua experiência, como comparas este, em que estamos agora, com um anterior?
E lembro-me das tuas palavras quando falas em bear, "as acções descem mesmo não havendo motivos aparentes..." e isso neste último mês é mais do que evidente.
Ao longo deste tempo em que tu, e bem , falas para as pessoas andarem sem posições em acções, tenho feito alguns negócios tentando aproveitar alguma subida.
Mas, é impossível eu conseguir ganhar dinheiro investindo só em acções... desde o inicio do ano a minha rentabilidade é quase zero, o que nem me parece mau, tendo em conta o mercado, mas...
Como também dizes, um investidor tem de também saber ganhar dinheiro com as descidas.
Portanto, pergunto-te, para uma pessoa que só negoceia acções e quer diversificar estratégias, nomeadamente, nas descidas, por onde achas que devo começar?
E essas alternativas são de risco bem maior que as acções?
Cumps.
Outra questão, quando é que vais de férias novamente para o psi voltar a subir?
como já aqui disse ainda não tenho muito tempo de bolsa e, portanto, não estive no anterior bear market...
Da tua experiência, como comparas este, em que estamos agora, com um anterior?
E lembro-me das tuas palavras quando falas em bear, "as acções descem mesmo não havendo motivos aparentes..." e isso neste último mês é mais do que evidente.
Ao longo deste tempo em que tu, e bem , falas para as pessoas andarem sem posições em acções, tenho feito alguns negócios tentando aproveitar alguma subida.
Mas, é impossível eu conseguir ganhar dinheiro investindo só em acções... desde o inicio do ano a minha rentabilidade é quase zero, o que nem me parece mau, tendo em conta o mercado, mas...
Como também dizes, um investidor tem de também saber ganhar dinheiro com as descidas.
Portanto, pergunto-te, para uma pessoa que só negoceia acções e quer diversificar estratégias, nomeadamente, nas descidas, por onde achas que devo começar?
E essas alternativas são de risco bem maior que as acções?
Cumps.

Outra questão, quando é que vais de férias novamente para o psi voltar a subir?

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Ulisses, é um fenómeno engraçado nós lermos imensas vezes uma coisa (penso na tua leitura do índice e o que dizem vários livros) e continuarmos a fazer os mesmos erros. Já ando há 10 anos nisto, como curioso e com resultados médios e só agora começo a aprender mesmo.
Ainda estava a pensar entrar mas tens razão. Para quê se a tendência é bear? Com tanta pressa só perdemos é dinheiro. Há tempo para entrar.
Cumps
Ainda estava a pensar entrar mas tens razão. Para quê se a tendência é bear? Com tanta pressa só perdemos é dinheiro. Há tempo para entrar.
Cumps
"MASTER RULE: STOP LOSS."
"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."
"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."
Visto estarmos a beira dos minimos de março, hoje fechamos nos 9.882 e os minimo de março (17) foram os 9.814, logo é bem provavel que amanha la cheguemos, pedia ao Ulisses um comentario/analise aos seguintes cenarios :
1) Os 9.814 servem de suporte e poderemos ter uma nova subida como a de abril.
2) O suporte é quebrado e vamos até o proximo que penso ser o dos 9.380
Onorio, desculpa o atraso na resposta. Se reparares, no meu gráfico, nunca coloquei um suporte na zona do último mínimo. Não o fiz porque o índice parou aí onde não havia qualquer referência técnica e um único ponte não me chega para definir essa zona como suporte. Já a zona entre os 9400 e os 9600 me parece mais consistente em termos de suporte.
Como sabem, desde a quebra dos 12600 pontos, que defendi que o risco das posições longas era grande e a quebra dos 11750 pontos deixou bem claro que tinhamos iniciado um "Bear Market". Não é agradável andar aqui há meses a dizer às pessoas que o melhor é manterem-se fora do mercado. Não é popular e as reacções (sobretudo as não públicas) não são agradáveis. Mas foi e é o meu pensamento.
A zona de suporte que enunciei pode dar uma alegria aos touros na próxima semana mas não é isso que me fará mudar o discurso. O mercado terá que dar demonstrações claras de força que justifiquem uma entrada longa na Bolsa portuguesa. Nos últimos 6 meses não deu.
Todos os dias aparece alguém a dizer que isto está de borla e que é a oportunidade para comprar. Todos se queimaram. Algum dia alguém acertará. Mas eu, como sempre, prefiro não ser o herói nem ter os meus 10 dedos queimados. Porque, quando o mercado inverter, há muito, muito tempo para se ganhar dinheiro.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.65 KiB) Visualizado 5039 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.28 KiB) Visualizado 5032 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.2 KiB) Visualizado 5038 vezes
Tojo Escreveu:Nunca les-te que o estado é um ladrão? Então imagina o que é trabalhar para um ******. Eu desde 2003 que sou aumentado 2% ou menos e só em 2011 é que posso passar se tiver "mérito"...8 anos a marcar passo! Assim é fácil controlar o déficit
Tojo,
Tens bom remédio...demite-te e vem para o privado...
Ninguem te proibe nem te condena de quereres mais, de seres ambicioso, de quereres evoluir, etc...
Vem, salta para fora!
Abraço,
RG
Tojo Escreveu:Nunca les-te que o estado é um ladrão? Então imagina o que é trabalhar para um ******. Eu desde 2003 que sou aumentado 2% ou menos e só em 2011 é que posso passar se tiver "mérito"...8 anos a marcar passo! Assim é fácil controlar o déficit
Comentário escusado.
O governo por melhor que fosse nunca teria qualquer hipotese de manter o mercado bolsista interno em sentido contrario ao exterior.
Nem que fossemos governados por 20 "Mourinhos".

"Boa" Tarde,
Há cerca de três semanas, o nosso Psi resolveu deixar de ligar aos outros e acelera por aí abaixo até aos mínimos de Março.
Ainda não há muito tempo os nossos "governantes" enchiam a boca em como Portugal não seria tão afectado como outros...! Eram as exportações em plena ascensão, a qualidade do nosso credito, não havia cá falta de liquidez, …só havia o problemita do BCP.
Então e agora? Nem sinal deles se ouve...só se for para falar do défice, a grande "proeza", conseguido com "as reformas", dizem eles. Nos aumentos de impostos vários, congelamentos de progressões por tempo (aproveitaram e congelaram por mérito também) por 1, 2, 3 anos, etc, nisso também não falam...
Pronto, já me denunciei...
Até onde é que vamos? Provavelmente até ao inferno, que deve ser bem lá para baixo.
Enfim, ...só o futebol para ajudar a esquecer, pena é que também está a acabar.
Um abraço.
Há cerca de três semanas, o nosso Psi resolveu deixar de ligar aos outros e acelera por aí abaixo até aos mínimos de Março.

Ainda não há muito tempo os nossos "governantes" enchiam a boca em como Portugal não seria tão afectado como outros...! Eram as exportações em plena ascensão, a qualidade do nosso credito, não havia cá falta de liquidez, …só havia o problemita do BCP.
Então e agora? Nem sinal deles se ouve...só se for para falar do défice, a grande "proeza", conseguido com "as reformas", dizem eles. Nos aumentos de impostos vários, congelamentos de progressões por tempo (aproveitaram e congelaram por mérito também) por 1, 2, 3 anos, etc, nisso também não falam...
Pronto, já me denunciei...

Até onde é que vamos? Provavelmente até ao inferno, que deve ser bem lá para baixo.
Enfim, ...só o futebol para ajudar a esquecer, pena é que também está a acabar.
Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Boa tarde! Ou nem por isso...
Visto estarmos a beira dos minimos de março, hoje fechamos nos 9.882 e os minimo de março (17) foram os 9.814, logo é bem provavel que amanha la cheguemos, pedia ao Ulisses um comentario/analise aos seguintes cenarios :
Obrigado
Abraço
Obrigado
Abraço
Deixo aqui os gráficos actualizados do PSI20 numa altura em que o índice parece querer apresentar algo de novo: 4 velas brancas consecutivas. Tímidas (uma delas quase imperceptível) mas era algo que não aconteceia há mais de um mês e que pode dar um alento aos touros no curto prazo.
Em termos de médio e longo prazo, mantenho inalterado tudo o que tenho por aqui escrito.
Um abraço,
Ulisses
Em termos de médio e longo prazo, mantenho inalterado tudo o que tenho por aqui escrito.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.67 KiB) Visualizado 6080 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.72 KiB) Visualizado 6077 vezes
-
- forum-psi3.GIF (26.59 KiB) Visualizado 6070 vezes
Tojo, deixo aqui os gráfico sque mostram os 2 sinais de entrada que foram dados nessa altura. Como se pode constatar, pelo terceiro gráfico, numa inversão de "Bear Market" para "Bull Market" há sempre muito tempo para se ganhar muito dinheiro.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-sonae1.GIF (36.44 KiB) Visualizado 6468 vezes
-
- forum-sonae2.GIF (29.7 KiB) Visualizado 6448 vezes
-
- forum-sonae3.GIF (27.77 KiB) Visualizado 6435 vezes
Ulisses, fantástica essa leitura super simples. Obrigado.Gostava de te perguntar o seguinte: em 2003 quando a sonae deu sinal de entrada, tinhas tempo de entrar na acção nas calmas a que preços? Sei que é um exercicio chato mas é importante fazer estes retrocessos para nos prepararmos para entradas futuras. pelo que vi, foi praí em out/2003 a um preço entre 0,34 e 0,4x. O que achas?
- Registado: 8/1/2004 13:14
Com a Galp a aumentar a probabilidade de corrigir, quem vai segurar no PSI 20 nos próximos tempos? Não me parece que no curto prazo a PT,o BCP, a EDP e a Brisa estejam em condições para isso, já que as suas tendências se mantêm de queda.
abraço
abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend e 143 visitantes