Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 16/6/2008 15:30

Ulisses Pereira Escreveu:O que queres dizer com "comportamento ao longo das sessões"?

Um abraço,
Ulisses

Ver máximos e mínimos relativos dentro de uma sessão e não apenas as famosas velas diárias...

dai, se for possível, um gráfico do último mês ou últimas semanas, para eu puder analisar o comportamento destas últimas sessões...

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 16/6/2008 15:23

O que queres dizer com "comportamento ao longo das sessões"?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por majomo » 16/6/2008 14:23

Alguém me faz o favor de colocar um gráfico da edp referente ao último mês, numa escala onde seja possível ver o comportamento da acção ao longo das sessões... :roll:

Obrigado.
-Devo usar STOP's

por Nyk » 9/6/2008 19:32

Sonatrach já tem participação no capital da EDP
O ministro da Energia argelino, Chakib Khelil, revelou hoje que a gasista estatal Sonatrach adquiriu uma participação na energética portuguesa, dando assim cumprimento ao compromisso efectuado há 10 anos por Portugal de permitir que a empresa comprasse 7% do capital da EDP.

Pedro Duarte

Segundo afirmou hoje em Argel o ministro Chakib Khelil, citado pela agência Reuters, "resolvemos a disputa em relação ao compromisso efectuado há mais de 10 anos em Portugal, para nos dar uma participação de 7% na EDP.

"Felizmente, o actual governo português honrou o compromisso, porque a Sonatrach detém actualmente uma participação na EDP - Energias de Portugal", disse o ministro argelino.

A EDP encerrou a sessão de hoje na Euronext Lisbon a descer 0,66% para os 3,79 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por ASR » 6/6/2008 17:24

hummm, tens razão.
Estive a ver o gráfico, e é como dizes.
Devo ter sido influenciado por aquele pequeno fosso. :oops:

Agora não adianta pensar mais nisso.

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por majomo » 6/6/2008 16:57

ASR Escreveu:... e que me dizem do final da sessão na EDP?

Coisa mais feia :evil:

Estava no padrão habitual do sobe-um e desce-outro, e de repente prega-nos uma partida destas.
Alguém sabe se saiu alguma notícia ou isto foi apena um arrufo de fim-de-semana?

Enfim, para a semana há mais...

/ASR

Desculpa, mas ela não enganou nada...
Após a abertura na américa, veio por aí abaixo e quebrou o mínimo de ontem...

Para mim, seria um sinal de saida para quem entrou para o curto prazo.

Ainda fui a tempo de ganhar um pequeno trade aproveitando a volatilidade da última meia-hora... :)
-Devo usar STOP's

por crusas » 6/6/2008 16:52

Resina, bem antes dos 3,50€ esteve durante algum tempo bid/ask a 1€ !

Registado: 29/11/2007 2:46

por Manequim » 6/6/2008 16:49

ASR Escreveu:... e que me dizem do final da sessão na EDP?

Estava no padrão habitual do sobe-um e desce-outro, e de repente prega-nos uma partida destas.
Alguém sabe se saiu alguma notícia ou isto foi apena um arrufo de fim-de-semana?

/ASR

A culpa foi minha, resolvi entrar nela a 3,91 EUR.

Desculpem :(
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por ASR » 6/6/2008 16:46

... e que me dizem do final da sessão na EDP?

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por Resina » 6/6/2008 16:42

É só para puxar para cima e para mostrar esta pic engraçada do leilão final...
Abraço
Anexos
edp.JPG
edp.JPG (17.4 KiB) Visualizado 5543 vezes
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por vold » 5/6/2008 21:13

Big Crash Escreveu:Boas, fui "rebuscar" este tópico à 3ª página (já ninguém lhe liga!)
Tem-se comentado muito a EDPRen, e ninguém fala da queda (+ de 3%) da EDP no PSI20.
Qual a vossa opinião sobre a evolução da EDP, agora que tem um "apêndice" (EDPRen) em bolsa?

penso que a evolução da edp está mais dependente da evolução da edpR do que o contrário. e passo a explicar:

a edp tem mais activos para além da edpr, uma desvalorização da edp não implica perda de valor da edpR. o contrário já é verdade, uma queda na edpR implica necessariamente uma queda na edp, pois ainda é um activo importante desta.

com isto penso que não será de estranhar quedas maiores na edp para quedas menores ou mesmo subidas da edpr, pelo menos numa fase inicial.

porém há o outro lado, uma subida na edp não implicará uma subida da edpR pois pode dever-se a outros activos.

isto tudo para dizer que nestes primeiros dias, ou mesmo semanas, pode haver uma correlação nas cotações para depois se tornarem aparentemente independentes devido aos ajustes que as cotações vão sofrendo

Registado: 29/11/2007 14:23

por Crómio » 5/6/2008 18:56

Panizzi Escreveu:Não há nenhum suporte nos 3.89 ?

Existe mas é fraco.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Panizzi » 5/6/2008 18:52

Não há nenhum suporte nos 3.89 ?

Registado: 26/2/2008 22:11

por Big Crash » 4/6/2008 21:31

Boas, fui "rebuscar" este tópico à 3ª página (já ninguém lhe liga!)
Tem-se comentado muito a EDPRen, e ninguém fala da queda (+ de 3%) da EDP no PSI20.
Qual a vossa opinião sobre a evolução da EDP, agora que tem um "apêndice" (EDPRen) em bolsa?
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por NGRO » 2/6/2008 22:32

Uma das razões, a meu ver, para não comparar linearmente a EDP R, Iberdrola Ren. e demais em termos fundamentais,tem a ver com o seu portfolio de negócios. Por exemplo, a IBRenov. tem um forte negócio de gaz que em princípio terá uma margem EBITDA inferior ao negócio das eólicas exclusivo, ou quase exclusivo, da EDPR.

Registado: 29/11/2007 11:02

por vold » 1/6/2008 1:05

antes demais dizer que penso que o artista tem toda a razão. segundo, estão constantemente a fazer-se comparações entre as opvs da edpr e da iberdrola renovables, mas normalmente essas comparações são extremamente superficiais.

um dado que acho importantíssimo na comparação entre as opvs das duas empresas é a procura por parte dos institucionais. na iberdrola renovables foi de 1.6x para fundos internacionais aos quais estavam destinados 65% das acções e 3x para institucionais sediados em espanha !!!
apesar de não se saber qual a percentagem de acções destinada a fundos internacionais na edpr ou se inclusivé há essa separação, sabe-se que a procura foi de 4x.

http://aartedomomento.wordpress.com/2007/11/21/iberdrola-renovables/
http://images.excentric.pt/oje/assets_live/2/924/Ed342.pdf
(último link notícia está na página 7)

outro facto interessante é a procura a nível de público em geral ter sido apenas de 3.4x a oferta. pode-se dizer que há mais acções envolvidas na opv, mas a verdade é que o mercado é imensamente maior.

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=30&id_news=91092

além de tudo isto penso que é incontornável o facto de após a colocação em bolsa se terem verificado as maiores quedas dos últimos anos nos mercados mundiais, que travaram a inicialmente boa prestação da empresa na bolsa.

outra coisa, talvez a menos importante, é que a iberdrola renovables é a maior empresa mundial do sector. a margem de crescimento é bastante mais reduzida que a edpr, apesar de esta ser já a quarta maior empresa mundial nas renovaveis! contudo e atendendo ao potencial de crescimento um per de 70 não é nada dramático pois em poucos anos o mesmo pode ser bastante reduzido de acordo com as perspectivas de crescimento da empresa.

abraço

Registado: 29/11/2007 14:23

por artista_ » 31/5/2008 23:59

jony_cash Escreveu:
Desculpa artista,

mas não concordo contigo sendo que os grandes investidores "Warren Buffet" por exemplo estudam o passado das empresas e das suas congéneres para saber se esta está cara e se a evolução dos lucros é constante e poder também ter uma ideia dos lucros e perspetivas futuras. Quem não estuda a história e os erros do passado está condenado a repetir-lá.

Se tu não o fazes isso é outra história senão comparas a EDPr com as suas congéneres é outra história no fundo tens outra maneira de ver as coisas e outra estratégia que não é o que se costuma fazer e respeito isso talvez até tenhas melhores resultados isso lá tu sabes. Mas como sabes normalmente "Warren Buffet" e outros não são nenhuns rookies e o pessoal gosta bem de seguir as tecnicas deles ou seja analisar e comparar.

Não tens nada que te desculpar, o facto de não estares de acordo comigo não tem nada de mal :wink:

De qualquer forma devias ler melhor o que escrevi porque acho que não percebeste...

Tentando simplificar, ou explicar de outra forma, o que eu disse é que não se pode dizer que uma empresa está mais cara que outra só porque um determinado indicador nos dá a entender isso... o Warren Buffet não faz isso, nem ele nem ninguém que estuda a sério os fundamentais de uma empresa!!!

Evidentemente que estudar os dados fundamentais da empresa é essencial, sem eles não se conseguiria fazer nada... mas o que disse é que não se pode olhar para eles de uma forma estática e compará-los directamente, é preciso percebê-los e conseguir projectá-los no futuro! Eu não disse em lado nenhum que eles não servem para nada, obviamente que são a base da analise e a comparação é importante, mas não chega!!!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 31/5/2008 22:17

artista Escreveu:
mspcb Escreveu:Quando eu disse que ía caír 10 ou 20% é uma força de expressão. Mas na minha opinião, pode acontecer o mesmo que aconteceu á Iberdrola ren, que está a caír 18,41% desde que foi para a bolsa. Mas posso estar completamente enganado e a EDPr ir para os 10 ou 11 euros.

Agora que vai para a bolsa máis cara que as suas congeneres espanhola e francesa é um facto e não a opinião de um research.

"Este EV implica múltiplos - racio entre o EV e o EBITDA ((lucros antes de impostos, juros, depreciações e amortizações)- de entre 18,9 e 21,2 para a EDP Renováveis em 2008, em comparação com múltiplos de 16,4 da Iberdrola Renováveis e de 15,8 da EDF Energies Nouvelles, bem como de 16,4 para a média do sector das renováveis mundial."

Desculpa mas estou completamente em desacordo, não que ela esteja mais cara ou mais barata que as congéneres, isso não faço a mínima idéia nem me vou dar ao trabalho de o estudar, mas que isso seja um facto conncreto, como referes...

Quem te diz que a EDPr não justifica ter esses múltiplos mais desfavoráveis? O que tu referes remete para muito do que aqui se diz, comparam-se cotações com um indicador (normalmente o Per) e ficamos imediactamente a saber qual é a que está mais cara... mas uma empresa pode avaliar-se apenas por um indicador??! Isso simplesmente não pode ser feito dessa forma...

Sabes o que representa cada uma daquelas siglas? EV e o EBITDA?! A comparação que foi feita pelo research baseou-se nesses indicadores, mas há muitos outros, o principal nem se pode medir, as perspectivas para o futuro da empresa, e estas é que normalmente comandam os movimentos das cotações e não aquilo que são dados concretos baseados no passado, mesmo que esse "passado" sejam os últimos resultados muito próximos, portanto, da realidade actual da empresa...

Como já disse a minha ida à OPV é especulativa e nem me interessam muito os fundamentais da empresa, ou seja interessam-me por curiosidade mas eles não terão influência rigorosamente nenhuma naquilo que farei com as minhas posições...

Mas parece-me que é preciso perceber que os fundamentais das empresas não são algo de estático, rígido, concreto, preto no branco. Os dados estatísticos são, mas estudar fundamentais, e sobretudo investir com base neles, implica ter a capacidade de "ver mais além", de conseguir perceber os riscos e os potenciais das empresas e, assim, perceber como estas irão evoluir no futuro...

bom fim-de-semana

artista

Desculpa artista,

mas não concordo contigo sendo que os grandes investidores "Warren Buffet" por exemplo estudam o passado das empresas e das suas congéneres para saber se esta está cara e se a evolução dos lucros é constante e poder também ter uma ideia dos lucros e perspetivas futuras. Quem não estuda a história e os erros do passado está condenado a repetir-lá.

Se tu não o fazes isso é outra história senão comparas a EDPr com as suas congéneres é outra história no fundo tens outra maneira de ver as coisas e outra estratégia que não é o que se costuma fazer e respeito isso talvez até tenhas melhores resultados isso lá tu sabes. Mas como sabes normalmente "Warren Buffet" e outros não são nenhuns rookies e o pessoal gosta bem de seguir as tecnicas deles ou seja analisar e comparar.

BN :roll:

Registado: 31/8/2007 20:30

por artista_ » 31/5/2008 19:26

mspcb Escreveu:Quando eu disse que ía caír 10 ou 20% é uma força de expressão. Mas na minha opinião, pode acontecer o mesmo que aconteceu á Iberdrola ren, que está a caír 18,41% desde que foi para a bolsa. Mas posso estar completamente enganado e a EDPr ir para os 10 ou 11 euros.

Agora que vai para a bolsa máis cara que as suas congeneres espanhola e francesa é um facto e não a opinião de um research.

"Este EV implica múltiplos - racio entre o EV e o EBITDA ((lucros antes de impostos, juros, depreciações e amortizações)- de entre 18,9 e 21,2 para a EDP Renováveis em 2008, em comparação com múltiplos de 16,4 da Iberdrola Renováveis e de 15,8 da EDF Energies Nouvelles, bem como de 16,4 para a média do sector das renováveis mundial."

Desculpa mas estou completamente em desacordo, não que ela esteja mais cara ou mais barata que as congéneres, isso não faço a mínima idéia nem me vou dar ao trabalho de o estudar, mas que isso seja um facto conncreto, como referes...

Quem te diz que a EDPr não justifica ter esses múltiplos mais desfavoráveis? O que tu referes remete para muito do que aqui se diz, comparam-se cotações com um indicador (normalmente o Per) e ficamos imediactamente a saber qual é a que está mais cara... mas uma empresa pode avaliar-se apenas por um indicador??! Isso simplesmente não pode ser feito dessa forma...

Sabes o que representa cada uma daquelas siglas? EV e o EBITDA?! A comparação que foi feita pelo research baseou-se nesses indicadores, mas há muitos outros, o principal nem se pode medir, as perspectivas para o futuro da empresa, e estas é que normalmente comandam os movimentos das cotações e não aquilo que são dados concretos baseados no passado, mesmo que esse "passado" sejam os últimos resultados muito próximos, portanto, da realidade actual da empresa...

Como já disse a minha ida à OPV é especulativa e nem me interessam muito os fundamentais da empresa, ou seja interessam-me por curiosidade mas eles não terão influência rigorosamente nenhuma naquilo que farei com as minhas posições...

Mas parece-me que é preciso perceber que os fundamentais das empresas não são algo de estático, rígido, concreto, preto no branco. Os dados estatísticos são, mas estudar fundamentais, e sobretudo investir com base neles, implica ter a capacidade de "ver mais além", de conseguir perceber os riscos e os potenciais das empresas e, assim, perceber como estas irão evoluir no futuro...

bom fim-de-semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Valor de mercado

por portucel » 31/5/2008 19:02

:? Bom fim de semana e bons negócios.

MSP

Depois dos dias iniciais com mais ou menos euforia, este papel vai acabar por linhar com as congéneres internacionais...

... pelos múltiplos valerá entre 6 e 6,5 €, mas isso só o tempo o dirá!...

Bom fds

Registado: 10/11/2006 16:05

por mspcb » 31/5/2008 18:56

Quando eu disse que ía caír 10 ou 20% é uma força de expressão. Mas na minha opinião, pode acontecer o mesmo que aconteceu á Iberdrola ren, que está a caír 18,41% desde que foi para a bolsa. Mas posso estar completamente enganado e a EDPr ir para os 10 ou 11 euros.

:? Bom fim de semana e bons negócios.

MSP

Registado: 29/2/2008 20:22

por artista_ » 31/5/2008 16:57

Sim mas a opinião de um research não me parece que seja fundamento para dizer-mos que está cara ou barata, até porque há outros researchs com opinião diferente...

E ainda assim, se baseaste a tua opinião nesse comentário, uma queda de 10%, e mesmo de 20%, não seria suficiente para a tornar mais barata que as congéneres, embora isso dependa do preço a que forem para o mercado...

Bom fim-de-semana

artista

por mspcb » 31/5/2008 15:20

Baseio-me em alguns artigos que li no Jornal de Negócios, D.E. e neste do Expresso.

:) um abraço, MSP

"Lisboa, 06 Mai (Lusa) - Os analistas do BCP Investimento avaliam a EDP Renováveis entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros, revela um relatório de 'research' a que a Lusa teve acesso.

Os especialistas deste banco - que integra o consórcio de assessores financeiros da eléctrica que está a preparar a dispersão de capital da sua área de renováveis - consideram que o 'entreprise value' (EV) da EDP Renováveis se situa dentro deste intervalo de valores.

A EDP está a estudar a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis, através de um aumento de capital de entre 20 a 25 por cento, prevendo-se que seja anunciada uma decisão final sobre o assunto nas próximas semanas.

E, hoje, António Mexia disse na apresentação formal da EDP Renováveis que a entrada em bolsa "é o mais correcto e adequado", não tendo, no entanto, assumido qualquer decisão final.

Os analistas do BCP Investimentos consideram que a dimensão da EDP Renovaveis no segmento eólico confere-lhe uma vantagem competitiva face aos concorrentes em diversos pontos considerados críticos, como a sua posição privilegiada num sector em expansão, a diversificação do risco em termos de regulação, política e condições do vento.

Neste documento, que serve para os assessores financeiros da EDP testarem o mercado sobre a viabilidade da operação e as suas condições de colocação, o 'entreprise value' corresponde à soma do total de capitais investidos na empresa (incluindo a dívida) na unidade de negócios da EDP Renováveis na Europa (Neon) e na norte-americana (Horizon), sendo necessário para calcular o valor a que serão colocadas no mercado as acções da nova empresa.

O BCP Investimentos avalia a Neon entre 5,2 e 5,7 mil milhões de euros e a Horizon entre 3,4 e 4 mil milhões.

Este EV implica múltiplos - racio entre o EV e o EBITDA ((lucros antes de impostos, juros, depreciações e amortizações)- de entre 18,9 e 21,2 para a EDP Renováveis em 2008, em comparação com múltiplos de 16,4 da Iberdrola Renováveis e de 15,8 da EDP Energies Nouvelles, bem como de 16,4 para a média do sector das renováveis mundial.

Isto significa que a EDP Renováveis é uma empresa mais cara que as suas congéneres espanhola e francesa.
Esta diferença entre múltiplos da EDP Renováveis e das concorrentes europeias poderá dever-se aos elevados investimentos realizados pela EDP Renováveis, através da aquisição e construção de parques, com vista ao reforço da sua capacidade de produção de energia eólica.

Uma vez retirado o valor da dívida da empresa ao EV, obtem-se o 'equity value', que os analistas do BCP estimam situar-se entre 6,4 e 7,4 mil milhões de euros.

O sucesso da operação e os preços a que serão vendidas as acções vai depender da procura por parte dos investidores.

Depois de concluida este 'road-show' informal pelos investidores, os assessores financeiros da EDP deverão propor um preço final para a colocação das novas acções da EDP Renováveis e, face à situação de mercado, e esperado um desconto face ao valor real das acções entre 15 e 20 por cento, quando, regra geral, estas operações são colocadas com um desconto entre 5 e 10 por cento.

O BCP Investimento é o banco que coordena a colocação em bolsa da EDP Renováveis, numa operação que conta ainda com a participação do BES Investimento e da Caixa BI, bem como da UBS e do Citigroup, entre outros bancos internacionais.

FAL/ARC

Lusa/Fim"

por artista_ » 31/5/2008 0:24

mspcb Escreveu:Como nós costumamos seguir o exemplo de nuestros hermanos, parece-me que a EDPR vai seguir as pisadas da IberdrolaR e vai caír ente 10 e 20% no primeiro mês, e aí sim será uma boa altura para entrar. Além de que a EDPR vai para o mercado bem máis cara do que a Espanhola.

Porque dizes que a EDPr está bem mais cara que a IberdrolaR?! em que baseias essa tua afirmação?

um abraço

artista

por mspcb » 30/5/2008 23:51

Como nós costumamos seguir o exemplo de nuestros hermanos, parece-me que a EDPR vai seguir as pisadas da IberdrolaR e vai caír ente 10 e 20% no primeiro mês, e aí sim será uma boa altura para entrar. Além de que a EDPR vai para o mercado bem máis cara do que a Espanhola.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, peterteam2, Shimazaki_2, TheKuby e 140 visitantes