Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico1 » 19/6/2008 18:00

Ulisses Pereira Escreveu:Há um problema ainda maior neste género de análises. É que uma empresa pode melhorar bastante a nível fundamental e, ainda assim, continuar cara.

Quem investe em acções e não percebe nada de Analise Técnica e procura tomar posições pelo nome da empresa e porque acha que cresceu muito, tipo Jerónimo Martins, e acredita que ainda vai crescer mais no futuro, convêm estar atento às palavras do Ulisses. Uma empresa pode ter melhorado mas ainda estar cara.

Quando se avalia uma acção temos que fazer muitas contas. As básicas são:

- Quantos anos de lucros estamos a pagar e qual o valor contabilistico na realidade, excluindo o goodwill, da empresa há data da avaliação.

- Como se comportam os Cash-flows. Confirmar se acompanham o real crescimento da empresa.

- Verificar o endividamento da empresa. Temos que saber se as dividas de curto, médio e longo prazo são fácilmente suportadas pela actividade empresarial. Se existe possibilidades de poder afectar os investimentos, se são passiveis de ser renegociadas e com que penalizações, como foram conseguidas,através de crédito bancáro, obrigacionista convertivel em acções, etc.

- Saber se a produção vai requerer inovação tecnológica e quanto custa; aumento de pessoal e de instalações, etc.

Depois de verificar estes 4 pontos (lucros,cash-flow, divida, politica financeira e governo da sociedade)e caso a avaliação seja positiva deve-se partir o tipo de produtos (se tem ou não diversificação a mais); a satisfação do cliente interno e externo; o posicionamento no mercado(marketing e concorrência)e fundamentalmente quais as perspectivas do negócio a 3/5 anos.

Convêm não esquecer que a bolsa antecipa em cerca de 6 meses as expectativas de negócio o que significa que uma inversão muitas vezes ocorre antes do aparecimento da grande depressão/euforia dos investidores.

Dando como exemplo para analise a empresa Jerónimo Martins:

- A empresa teve um crescimento médio dos últimos 3 anos em lucro corrente de cerca de 13,5% mas o ROE e a margem liquida teve um decréscimo, o que significa um esmagamento de preços.

Contudo, os Cach-flows e o valor contabilisto é crescente e que se enquadra com a progressão dos lucros.

Existem contudo sinais que me fazem considerar o titulo muito caro e concluir que já incorpora os crescimentos futuros, há cotação actual pagam-se 24 anos de lucros e 6x o valor caontabilistico.

Vou tentar com calma, de acordo com o tempo disponível, deixar as minhas opiniões aos titulos nacionais.
Bons negócios!

Registado: 5/6/2008 22:23

por Scuba » 19/6/2008 13:29

Eheheheheh.

Esse tem sido um dos indicadores que eu tenho utilizado.
Obrigado por responderes prontamente.

Abraço

Registado: 27/1/2008 16:31

por artista_ » 19/6/2008 10:33

Scuba Escreveu:Lógicamente eu (e muita gente penso eu) não consegue fazer uma análise tão detalhada das industrias já que nem tem conhecimentos para isso. Confesso que entendo melhor a tua justificação (baseada nos fundamentais) que a justificação do artista (mais baseada na AT), mas também percebo que é bastante dificil a um individuo sem muitos conhecimentos em gestão e em relatórios de contas, conseguir fazer uma análise como tu fazes.

Pois este é o grande problema, é que muita gente pensa que analisar os fundamentais é saber o Per, os resultados, e ler umas notícias sobre a empresa... no meu blogue escrevi um artigosobre o que penso ser necessário para investir a longo prazo!

Já agora a AT não serve só para quem investe a curto prazo, mesmo a médio/longo prazo poderá ser muito importante...

Scuba Escreveu:Pergunta de prinicpiante: avaliar uma probabilidade de OPA sobre uma empresa é considerada uma análise fundamental??

Nem sei, não pensei nisso, mas não acho importante :wink:

Scuba Escreveu:Quanto ao acompanhamento da análise técnica eu faço-o não por mim (porque não sei e nem tenho os programas próprios nem tempo para os aprender, pelo menos nesta etapa da minha vida) mas através do caldeirão da bolsa com os vossos comentários.
É uma forma perigosa de o fazer mas assim complemento as minhas opiniões sobre determinada empresa com a análise técnica feita por quem sabe.

Olha queres que eu construa aqui um indicador muito simples que melhoraria a rentabilidade de muitos dos aqui vêm!? bastaria usarem o "indicador Ulisses" (inventei agora) que não é mais que a analise que o Ulisses faz ao índice português, enquanto ele disser que não aconselha entradas, ficar fora... mesmo não sendo algo que considero muito correcto, tenho quase a certeza absoluta que melhoraria muito as rentabilidades de muitos que aqui vêm, ainda assim seria preciso conseguir ser disciplinado, algo que a maioria dos que falo não é!

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Panizzi » 19/6/2008 4:50

Ás vezes noto que há muito a ideia nos investidores de que a Galp nos 10,11,12 está mais barata e mais apetitosa que uma Repsol por exemplo nos 20 ou 25 euros.

Isso é ilusão e não percebo como é que continuam a cair nessas coisas.

( Os exemplos dados são subjectivos )

Acho que o problema comeca logo ai no ponto referido anteriormente "Calcular o valor da empresa".

Isto não é bem relacionado com o tópico , mas mais como um desabafo.

Registado: 26/2/2008 22:11

por Ulisses Pereira » 19/6/2008 3:06

Há um problema ainda maior neste género de análises. É que uma empresa pode melhorar bastante a nível fundamental e, ainda assim, continuar cara.

Ou seja, o primeiro ponto para uma análise fundamental, é calcular o valor da empresa. E esté é o ponto chave de qualquer análise fundamental que não pode ser descurado. Sem contas de multiplicar, somar e dividir, não é possível fazer-se qualquer análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 19/6/2008 2:42

Sr. empirico1
gostava de saber qual a sua opinião sobre empresas ciclicas, nomeadamente fabricantes tipo Altri e Portucel.
O preço da pasta de papel pelos vistos ainda continua a caminhada ascendente, será que o ano 2008 é uma boa altura para entrar a longo prazo neste tipo de empresa? Ou deve-se entrar quando o preço da matéria do produto final está com tendência descendente?
obrigado

Registado: 29/11/2007 11:19

por Scuba » 19/6/2008 2:30

Artista, gostei da parte do se estes não se alterarem, o meu problema, e o problema de muita gente deve ser mesmo esse, saber quando é que os fundamentais da empresa variam e o porquê. Por isso digo k é mutio interessante ler o que escreve o empirico1.

Quanto ao acompanhamento da análise técnica eu faço-o não por mim (porque não sei e nem tenho os programas próprios nem tempo para os aprender, pelo menos nesta etapa da minha vida) mas através do caldeirão da bolsa com os vossos comentários.
É uma forma perigosa de o fazer mas assim complemento as minhas opiniões sobre determinada empresa com a análise técnica feita por quem sabe.

por Scuba » 19/6/2008 2:18

Muito obrigado pelas respostas.

Lógicamente eu (e muita gente penso eu) não consegue fazer uma análise tão detalhada das industrias já que nem tem conhecimentos para isso. Confesso que entendo melhor a tua justificação (baseada nos fundamentais) que a justificação do artista (mais baseada na AT), mas também percebo que é bastante dificil a um individuo sem muitos conhecimentos em gestão e em relatórios de contas, conseguir fazer uma análise como tu fazes.

Obrigado pelos dois confrontarem os dois tipos de análise.

Eu não sou um investidor de curto prazo (não sei para isso) mas também não me posso considerar um bom investidor de longo prazo (pelo que vejo destas análises do empirico1) por isso fico muito agradado de ver esta discussão para aprender mais um pouco.

Pergunta de prinicpiante: avaliar uma probabilidade de OPA sobre uma empresa é considerada uma análise fundamental??

por empirico1 » 19/6/2008 0:20

Scuba,

Quando compro uma participação numa empresa para a minha carteira pelos seus fundamentais, estou sempre disponivel algures no tempo a reforçar a posição contudo, a vida das empresas por vezes altera-se e os motivos de compra desaparecem, quando isto acontece também fico disponivel para fechar a posição.

Pessoalmente, não invisto em mais de 3/4 empresas em simultâneo e todos os dias acompanho todas as notícias sobre elas. Esta atitude é muito importante porque é em pequenas noticias que por vezes se vê sinais importantes para o futuro da empresa.

Aproveitando o tópico realço que na analise dos fundamentais procuro perceber qual a viabilidade do negócio a longo prazo.

Relativamente à Sonae Indústria, para além da equipa de gestão, observei o crescimento para os mercados emergentes, o tipo de artigos e procurei saber como os clientes os classificam em termos de qualidade.
A solidez da empresa e a sua capacidade histórica de adaptação em ciclos negativos. A dívida, a criação de Cash-Flows, o valor contabilistico tangivel, etc.

A Thomson, apesar das dificuldades actuais têm componentes de elevada qualidade e é uma empresa perfeitamente adaptada à evolução tecnológica no DVD, HD, Cinema, etc. Aqui considero uma oportunidade de Ouro, muito idêntica à KodaK em 2001 que vei-o dos 20 dólares aos 3 com receio de falência e em 2000 relativamente à Amazon, que este também na zona dos 3 dólares e que o mercado pensou que ia falir. O mercado está assustado com a quebra de lucro a falta de estratégia enquanto não chega o novo CEO e o não pagamento do dividendo de 2007, mas o valor da empresa é muito superior à sua cotação actual e o risco de falência na minha opinião não existe.

São estas analises, que vão para lá do Valor Fundamental que temos que fazer, pensarmos "Out the box" e percebermos onde podemos vir afazer dinheiro, com calma e esperando por uma oportunidade.

As oportunidades estão sempre presentes só há que saber identificá-las, umas vezes erramos outras acertamos mas o importante é fazer crescer o património a longo prazo e usufruir as mais-valias.
Para agarrarmos as oportunidades, temos que ter cash por isso temos que ter cuidado com os reforços de posições. Há alturas em que os reforços não são aconselhados e existem outros momentos qe até vale apena pedir dinheiro emprestado ao Banco e reforçar agressivamente!

Abraços

por artista_ » 18/6/2008 23:50

Scuba Escreveu:Imaginemos que eu analisando fundamentalmente a Empresa A, considero que o preço de 3,00 euros é barato para o valor dessa empresa. Então gasto 50% do meu capital numa posição nessa empresa.

Começa o Bear Market e a acção vai descendo lentamente mas sempre de uma forma contínua, sendo que eu considerei 3,00 barato achas que devo utilizar os restantes 50% líquidos para ir ajustando o preço médio da empresa?

Ou isso pode ser considerado uma mudança de estratégia?

Vou dar a minha opinião porque a tenho bastante bem formada sobre isso, penso que o Empirico não se importará.

Acho que não é mudar a estratégia, acho até que faz sentido, se compraste barato, baseado nos fundamentais da empresa, faz sentido comprar mais barato, se estes não se alterarem... mas aqui é que a coisa pode ficar mais complicada, com as cotações a cair será que é apenas o mercado a exagerar?! Na minha forma de ver as coisas, penso que é preciso ter muita confiança na analise que fizémos aos fundamentais da empresa para utilizar essa estratégia, eu não consigo, nem tento sequer, mas sei que há muitos que o conseguem fazer bem feito!

Scuba Escreveu:Se devo reforçar, a que preço se deve considerar bom? Não fará sentido neste momento tentar fazer uma análise técnica para ver qual será o ponto ideal de entrada??

Pois eu penso que a AT dá sempre jeito, mas eu talvez seja suspeito :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Scuba » 18/6/2008 23:24

Empirico, desculpa estar-te a maçar com perguntas que se calhar não fazem muito sentido mas gostava de ter a tua opinião sobre esta minha dúvida.

Imaginemos que eu analisando fundamentalmente a Empresa A, considero que o preço de 3,00 euros é barato para o valor dessa empresa. Então gasto 50% do meu capital numa posição nessa empresa.

Começa o Bear Market e a acção vai descendo lentamente mas sempre de uma forma contínua, sendo que eu considerei 3,00 barato achas que devo utilizar os restantes 50% líquidos para ir ajustando o preço médio da empresa?

Ou isso pode ser considerado uma mudança de estratégia?

Se devo reforçar, a que preço se deve considerar bom? Não fará sentido neste momento tentar fazer uma análise técnica para ver qual será o ponto ideal de entrada??

PS: Desculpa tratar-te por tu sem te conhecer pessoalmente.

por empirico1 » 18/6/2008 22:28

Numa altura em que as economias dos principais países dão sinais de deterioração podendo o 2º Semestre ser pior que o 1º semestre, os mercados vão descontando esse cenário e continuam a cair.

Nesta fase, o investidor, não deve ter pressa em reforçar, posso dizer que neste momento tenho 56% da minha carteira em Cash, contudo existem empresas em Portugal e na Europa que estão com um desconto exagerado e mesmo que caiam mais, na minha estratégia longo prazo é de assumir nesta fase uma posição.

Duas empresas que eu incluo como as mais baratas na Europa são a Sonae Indústria e a Thomson Multimédia, irei por isso entre hoje e amanhã deixar o racional da avaliação aestas empresas.

As minhas desculpas por andar fugido mas o trabalho assim obriga. Até já!

Re: Investidor de longo prazo

por Virgilio67 » 13/6/2008 23:23

empirico1 Escreveu:Após uns tempos ausentes estou de volta agora com um 1 a mais! :wink:

Este 1 acrescido têm uma lógica, quero manter o meu nickname destes longos anos mas, com uma postura diferente.
Hoje já não tenho, felizmente para mim, a carteira pequena de outros anos. O Capital foi crescendo, o que me obrigou a ajustar as posturas de negociação. Neste momento 80% do meu investimento é motivado por valores fundamentais com objectivos de longo prazo, por esta razão, e porque aqui se fala praticamente de AT e após ter ultrapassado alguns problemas pessoais, vou através deste tópico dar as minhas opiniões fundamentais das empresas nacionais e por vezes sobre estratégia de investimento de longo prazo.

Durante o fim-de-semana deixarei aqui algumas opiniões.
Abraço e bons negócios a todos

Para puxar o tópico para cima e dizer ao empirico1 que alguns, como eu, estamos de olho nele (tópico), aguardando pacientemente as opiniões fundamentais das tais empresas nacionais.
Se for possivel pedir, gostaria que entre essas empresas estivesse o BPI e a Sonae sgps. No primeiro tenho cerca de 30% da carteira, no segundo estou de olho, mas de fora.
Um abraço
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por empirico1 » 9/6/2008 23:24

SpecialX Escreveu:Empirico este seu regresso " fundamental" leva-me a crer que não teve sucesso na AT , pq caso contrario não faria sentido uma mudança destas.
Poderia falar um pouco da sua experiencia com a AT ?
O que correu mal ?

Cumprimentos

Nada correu mal! Antes pelo contrário, se não fosse a AT a minha carteira hoje não teria o mesmo valor, de certeza absoluta e além disso 20% da minha carteira é negociada tendo como estratégia a AT.

A mudança para a AF não foi agora, quem me conhece sabe que foi feita de forma progressiva. Na minha opinião é uma consequência do meu crescimento como investidor, isto porque lentamente com o passar dos anos fui verificando que os investimentos que fazia para as minhas herdeiras e uma têm 9 anos, apresentavam rentabilidades superiores às minhas!

Hoje ao ser uma pessoa com uma visão mais positiva para a humanidade, verifico que não é necessário negociar com stress e com uma visão de curto prazo para se ter sucesso! Basta escolher uma empresa sólida penalizada em determinado momento pelo mercado e quando verificar que essa empresa passou do inferno para o céu tomar as devidas mais-valias.

por Specialx » 9/6/2008 20:22

Empirico este seu regresso " fundamental" leva-me a crer que não teve sucesso na AT , pq caso contrario não faria sentido uma mudança destas.
Poderia falar um pouco da sua experiencia com a AT ?
O que correu mal ?

Cumprimentos

Registado: 11/5/2007 22:56

por EuroVerde » 9/6/2008 20:11

empirico1 Escreveu:
Virgilio67 Escreveu:Pode compartir connosco quais são, na sua opinião, as 4 empresas que estão a nível fundamental atractivas e que vale a pena comprar?

Virgilio,
por uma questão de coerência e na medida em que não iria conseguir justificar as 4 empresas aqui no fórum, vou optar por não as compartilhar mas, posso dizer que os primeiros descontos normalmente se encontram nos sectores que os investidores na sua maioria rejeitam numa determinada fase e como todos sabemos, nesta fase, a banca e as empresas ligadas directa ou indirectamente à construção são aquelas que a maioria dos investidores não as quer ter na sua carteira.

A maioria dos investidores foge do sector da banca e construção, mas isso não quer dizer que as empresas estejam baratas. Esses sectores estão a passar por uma fase má em termos estruturais. Além disso penso que a Mota está cara.
Se calhar seria mais util o investidor ir procurar uma empresa num sector não tão atingido pela crise e que esteja barata. Pois os verdadeiros ganhos estão ai e não em sectores com crises estruturais.

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 9/6/2008 1:08

Virgilio67 Escreveu:Pode compartir connosco quais são, na sua opinião, as 4 empresas que estão a nível fundamental atractivas e que vale a pena comprar?

Virgilio,
por uma questão de coerência e na medida em que não iria conseguir justificar as 4 empresas aqui no fórum, vou optar por não as compartilhar mas, posso dizer que os primeiros descontos normalmente se encontram nos sectores que os investidores na sua maioria rejeitam numa determinada fase e como todos sabemos, nesta fase, a banca e as empresas ligadas directa ou indirectamente à construção são aquelas que a maioria dos investidores não as quer ter na sua carteira.

por Virgilio67 » 8/6/2008 22:14

empirico1 Escreveu:Apesar das quedas actuais do mercado, a maioria das empresas continuam fundamentalmente caras embora, já exista 4 empresas que vale a pena, na minha perspectiva, comprar.

Pode compartir connosco quais são, na sua opinião, as 4 empresas que estão a nível fundamental atractivas e que vale a pena comprar?
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por artista_ » 8/6/2008 19:36

empirico1 Escreveu:Relativamente aos ganhos dos investidores de AT, e aqui todos sabem que eu faço e invisto parte do meu capital pela AT, pergunto: existem assim tantos bons analistas de AT no mercado? Em cada 10 trades quantos erram? o desgaste psicológico e a ansiedade provocada pela perca de capital num falso sinal não se contabilizam?

Em primeiro lugar, já o disse várias vezes, eu acho que a AT não é o mais importante, é apenas uma ferramenta de apoio, o importante é mais a estratégia que se define... no meu caso posso-te dizer que não tenho grande ansiedade nem desgaste psicológico mas não é porque não erre, eu nem pretendo acertar em nada com a AT, ela serve-me para avaliar riscos e probabilidades e para definir a estratégia, (ponto de entrada, stop, etc...) depois é só seguir o que que está definido!

Aliás, mais ansioso ficaria se tivesse posições a longo prazo perdedoras, ficaria a pensar "epa mas porque é que isto está a cair? será que há algum problema com a empresa que eu não estou a ver?!?"

empirico1 Escreveu:Os investidores que compram pela AT num espaço temporal de curto prazo são geralmente ansiosos, impacientes, exageradamente gananciosos e não são capazes muitas vezes de desfrutar a vida. Tudo isto retira-lhes qualidades enquanto pessoas e clarividência para os bons negócios. A experiência que tenho permite-m chamar-lhes iniciados no mercado. Atenção que muitos deles ficam iniciados toda a vida!.

Pois, mas isso acontece com a AF também, volto ao que disse antes, o problema não é a AT, é a estratégia que é má!!! Quem tem uma boa estratégia baseada na AT não te mgrande stress, tem uma subida da adrenalina mas o stress não é muito grande! :)

empirico1 Escreveu:Os investidores de AT de prazos alargados que realizam trade position, acredito que são ganhadores mas questiono se conseguem melhores rentabilidades que os investidores de Valor.

Pois, que eu saiba, não existem estudos sobre isso e deve haver muitas diferenças de rentabilidades entre diferentes investidores...

empirico1 Escreveu:É obvio que para se ser um investidor pelos fundamentais das empresas têm que se saber ler o relatório de contas e perceber ou escutar quem perceba do sector de actividade.

É aqui que a porca "torce o rabo", por um lado acho que isso dá muito trabalho e é preciso ter conhecimentos e formação que eu não tenho, por outro continuo a ter o problema da possibilidade da "informação negativa escondida"... :wink:

um abraço

artista

por empirico1 » 8/6/2008 19:33

artista Escreveu:Pois mas os relatórios de contas são "passado" e se houver problemas graves na empresa não estarão visiveis nele, ou estarão? Alguém imaginava estes problemas no BCP? e os das empresas americanas que faliram ou quase?

Os relatórios de contas são passado mas referenciam o futuro. Se houver um aumento de divida e uma diminuição dos cash-flows mesmo que aumentem os lucros é de desconfiar e um analista fundamental deverá vender a participação da empresa sempre que não confia na gestão da empresa que tem uma participação.

Imagina que em 2007 uma familia terminou o ano com um valor patrimonial de 99.000€, valor este 10% acima de 2006 em que valia 90.000€. Visto assim, dizemos que a familia têm mais 9.000€ e que está a valorizar o património. Mas se formos a avaliar os empréstimos solicitados em 2006 eram de 5.000€ e em 2007 as dívidas são de 8.000€, isto significa que a familia vai pagar mais juros em 2008, vai ter mais despesa. Agora imagina que os depósitos a prazo em 2006 eram de 5.000€ e em 2007 de 4.000€ e que a conta a ordem em 2006 totalizava 1.500€ e em 2007 1.000€. Isto significa que a familia perdeu bastante fluxo monetário. O valor do património deveu-se a um aumento de divida.
Numa empresa, quando isto acontece e o aumento da dívida não foi para criar novos investimentos devemos ponderar a venda da participação.

Estes dados são passado mas dão sinais para o futuro!

AT versus AF

por Bart Simpson » 8/6/2008 19:17

AT versus AF - Penso que estão a colocar mal a questão. Para mim é AF e AT. Ainda o mês passado fiz umas mais valias e pensei... onde aplicar. Agarrei-me à AF e comecei com área geográfica... sectores.... empresas. Quando cheguei a este ponto, toca a ver AT e encontrar o melhor ponto de entrada.Ainda não entrei mas sei o que quero.
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por empirico1 » 8/6/2008 19:15

Artista,

Antes de mais os meus agradecimentos pela discussão. Permite-me agora realçar um aspecto importante para mim: em Bolsa, tal como na vida não há certezas, daí o " se calhar".
Relativamente aos ganhos dos investidores de AT, e aqui todos sabem que eu faço e invisto parte do meu capital pela AT, pergunto: existem assim tantos bons analistas de AT no mercado? Em cada 10 trades quantos erram? o desgaste psicológico e a ansiedade provocada pela perca de capital num falso sinal não se contabilizam?
Os investidores que compram pela AT num espaço temporal de curto prazo são geralmente ansiosos, impacientes, exageradamente gananciosos e não são capazes muitas vezes de desfrutar a vida. Tudo isto retira-lhes qualidades enquanto pessoas e clarividência para os bons negócios. A experiência que tenho permite-m chamar-lhes iniciados no mercado. Atenção que muitos deles ficam iniciados toda a vida!
Os investidores de AT de prazos alargados que realizam trade position, acredito que são ganhadores mas questiono se conseguem melhores rentabilidades que os investidores de Valor.
É obvio que para se ser um investidor pelos fundamentais das empresas têm que se saber ler o relatório de contas e perceber ou escutar quem perceba do sector de actividade.

por artista_ » 8/6/2008 18:51

empirico1 Escreveu:1.A estratégia de um analista técnico é entrar na base e sair no topo? Quem é que consegue entrar numabase e sair num topo?... só com muita, muita sorte é que pontualmente alguém o consegue fazer, é tipo totoloto :)

"Entrar na base e sair no topo" não é uma estratégia, quanto muito seria um objectivo, e não será, com toda a certeza, o do investidor que usa a AT... de uam forma geral pode-se dizer que oo objectivos destes são entrar com segurança e potenciar os ganhos!

empirico1 Escreveu:É certo que quem entrou em 2002 não comprou tão barato como quem comprou em 2003, ninguém consegue saber qual o desconto que o mercado está disposto a dar ao valor justo de uma empresa mas quem comprou em 2002 e exista empresas com valor nesse ano, em 2003 se calhar perdia 30/40% mas em 2006 ou 2007 ganhava 100/200%.

E um investidor de AT entrando em 2003/2004 quanto ganharia em 2006/2007? Dependerá muito da sua estratégia, e até um pouco da sorte, mas com toda a certeza que conseguiu rentabilidades grandes...

empirico1 Escreveu:2.Todos nós podemos pedir o relatória de contas da empresa que somos accionistas e irmos às Assembleias Gerais. Em Portugal não há muito esse hábito, infelizmente. Contudo, não é por mero acaso que eu procuro investir em grupos sólidos e com muitos anos de actividade, ganha-se menos que as empresas de maior risco mas ficamos mais seguros já que segurança a 100% ninguem têm, nem aqueles que têm depósitos a prazo.

Pois mas os relatórios de contas são "passado" e se houver problemas graves na empresa não estarão visiveis nele, ou estarão? Alguém imaginava estes problemas no BCP? e os das empresas americanas que faliram ou quase?

Não estou a querer dizer que investir com apoio da AF não será válido, apenas estou a colocar as minhas dúvidas, que não são mais que as razões que me levam a preferir de longe a AT, em qualquer que seja o prazo...

um abraço

artista

por empirico1 » 8/6/2008 18:38

artista Escreveu:As minhas dúvidas em relação ao "alerta" que formulaste são as seguintes:

1. Admitindo que a tendência de um determinado título é de queda, não fará mais sentido entrar nele quando a AT der sinais consistentes de compra, mesmo que se considere o título barato? Admitindo que alguns títulos estariam já baratos em 2002 não faria mais sentido entrar em 2003 quando os sinais de inversão técnica foram dados? Por um lado protege-se melhor o investimento porque se entra mais tarde e, como sabemos, as bolsas têm tendência a exagerar os movimentos para ambos os lados por isso poderemos também acabar por entrar a um preço ainda mais baixo...

2. A minha segunda dúvida está muito ligada ao facto de preferir claramente a AT em relação à AF, mesmo para investimentos a médio prazo... até que ponto será possível a um pequeno investidor ter acesso a todos os dados de uma empresa? até que ponto conseguiremos informação fiável e actualizada? Até que ponto é possível prever o que poderá a empresa crescer no futuro?! penso que temos conhecimento de alguns casos em que os problemas das empresas só muito mais tarde se tornaram do conhecimento público, quando as suas cotações já tinham caído drasticamente!

Olá Artista,

A minha opinião é a seguinte:

1.A estratégia de um analista técnico é entrar na base e sair no topo? Quem é que consegue entrar numabase e sair num topo?... só com muita, muita sorte é que pontualmente alguém o consegue fazer, é tipo totoloto :)
É certo que quem entrou em 2002 não comprou tão barato como quem comprou em 2003, ninguém consegue saber qual o desconto que o mercado está disposto a dar ao valor justo de uma empresa mas quem comprou em 2002 e exista empresas com valor nesse ano, em 2003 se calhar perdia 30/40% mas em 2006 ou 2007 ganhava 100/200%. Agora, uma coisa é certa: ganhou! quem comprou em 2000 nunca ganhou e um investidor de valor nunca comprava em 2000 nem se quer em 2007 e mesmo em 2008 existem poucas empresas para comprar mas, as que existem vão dar retorno a longo prazo, pelo menos o passado diz que sim!

2.Todos nós podemos pedir o relatória de contas da empresa que somos accionistas e irmos às Assembleias Gerais. Em Portugal não há muito esse hábito, infelizmente. Contudo, não é por mero acaso que eu procuro investir em grupos sólidos e com muitos anos de actividade, ganha-se menos que as empresas de maior risco mas ficamos mais seguros já que segurança a 100% ninguem têm, nem aqueles que têm depósitos a prazo.

por artista_ » 8/6/2008 18:35

empirico1 Escreveu:Sinceramente, apesar de aceitar que um investidor de AT precise da AF para seleccionar uma mepresa para negociar, não me parece que um investidor de AF precise da AT.

Não concordo minimamente, na minha opinião é até ao contrário... eu não ligo minimamente aos fundamentais das empresas para negociar, não preciso deles absolutamente para nada! Evidentemente que se investisse a médio/longo prazo ai sim, faz algum sentido olhar para os fundamentais mas a curto prazo não vejo nenhuma vantagem...

empirico1 Escreveu:Podemos estar a perder 50% mas se os resultados da empresa, a sua gestão se mantiver após 2/3/5 anos vamos ganhar se calhar 100% e avaliando a média de rentabilidade de longo prazo se calhar, o investidor de AF, apesar de em alguns momentos perder bastante por se manter no mercado, têm rentabilidades anuais médias súperiores ao investidor de AT.

Pois, eu até coloquei a negro o "se calhar" e eu colocaria mais um "em muitos casos", porque em muitos outros os investidores de AT ganharão bem mais... acho que nem vale a pena falar disso, estaremos sempre a especular, a não ser que haja um estudo detalhado sobre o assunto!

Já agora, não abordaste algumas das questões que coloquei e que este parágrafo que citei remete para essas mesmas dúvidas que formulei... por um lado estar a perder 50% durante alguns anos será sempre complicado, pior ainda se entretanto se descobrir que a empresa tem problemas que não eram visiveis quando assumimos a posição, entretanto temos uma menos valia de 50% e descobrimos que a empresa já não valerá aquilo que pensávamos inicialmente!

um abraço

artista

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BullDuck, edufarinhoto, Google Adsense [Bot], latbal, LCRLCR, m-m, malakas, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, TTM62 e 81 visitantes