Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico1 » 8/6/2008 18:17

Bala Escreveu:Julgo que a banca já esta fortemente penalizada e apesar de não me parecer termos atingido o fundo da crise, e estar curto em algumas destas instituições, penso que em breve poderá haver uma inversão de tendência...

Penso que a seguir a banca, o sector de retalho (SON, JMT) poderá ter algum interesse, mas isso é só daqui a algum tempo, meio ano pelo menos...

Voltando aos fundamentais, julgo que todos os bancos referidos, identificaram o problema e fizeram um aumento de capital de modo a garantir a sua sustentabilidade e em alguns casos, aproveitar este pânico, para adquirir empresas por 1/10 do seu valor.

Eu não tenho acesso a muita informação, mas peço que abra uma pequena excepção e analise a Banif, pois apesar de ser uma pequena capitalização, está em franca expansão e têm aumentado os seus rácios de ano para o ano. Infelizmente, ou não, os investidores têm tido pouco interesse por essa menina e ela la anda pelas ruas de amargura, mas com um PER ridículo, e a possibilidade de consolidação/crescimento, julgo que existe uma possibilidade forte de valorização, no próximo bull, na ordem de 100-200%.

Por último, e sem querer lançar uma discussão, julgo quer a AF e a AT se complementam pois eu muitas vezes dou por mim a analisar os fundamentais de uma empresa e somente entrar quando ela ultrapassa a mm50 ou a mm50 ultrapassa a mm221 dias.

Bala,
Dizes no inicío que a Banca esta fortemente penalizada e que em breve poderá haver uma inversão.
Relativamente a este aspecto o que te posso dizer é que um investidor de Valor Fundamental que procura adquirir uma participação numa empresa em momentos de desconfiança dos investidores com um bom desconto comparativamente ao valor real da empresa, nunca sabe se poderia comprar essa participação mais barata no futuro nem nunca sabe quando o mercado irá reconhecer e dar o valor justo às nossas acções (participações financeiras). Isto significa que quem investe a pensar no valor intrínseco da empresa não prevê quedas nem inversões mas avalia o valor da empresa e estabelece a margem de desconto do valor justo que quer comprar e a margem de lucro que quer vender.

Um investidor de Valor, também é especulador. Um investidor de valor conhecido em Portugal é o Sr. Berardo e não deixa de ser especulador. Todos nós somos especuladores a partir do momento que procuramos oportunidades para vender mais caras as acções que compramos.
Pegando neste exemplo e lembrando a avaliação que os seus contabilistas fizeram ao BCP, está muito acima do valor de mercado e do que a esmagadora maioria dos profissionais dizem que vale o BCP, o que significa que alguém está enganado e quem se enganou perdeu milhões!... Eu no lugar do Sr. Berardo já os tinha despedido a todos :)

Tudo isto só para dizer que o sector do retalho só poderá ter algum intresse caso os fundamentais das empresas justifiquem e sinceramente, na minha opinião as cotações da SON e da JMT têm que cair bastante mais para ficarem actrativas. Apesar das quedas actuais do mercado, a maioria das empresas continuam fundamentalmente caras embora, já exista 4 empresas que vale a pena, na minha perspectiva, comprar.

O Aumento de Capital serve para tapar buracos ou criar novos investimentos, quando é para tapar buracos retira valor e quando é para expandir a actividade dá valor. Nos bancos o aumento de capital na maioria dos casos está a tirar valor. Nos grandes bancos é fácil reajustar e buscar o valor perdido, nos pequenos bancos pode não ser assim tão fácil. Aliás sempre que surgem grandes crises como a que atingiu a banca é mais fácil vingar um novo banco de raíz do que um pequeno banco ganhar mercado. Não tenho grandes dúvidas que mais cedo ou mais tarde um novo banco surgirá em Portugal. Relativamente ao BANIF vou tentar deixar durante a semana uma analise fundamental.

Relativamente a AT e AF serem complementos, concordo embora a minha carteira de AF não têm como estratégia a AT. Isto porque, não quero pagar impostos. Mantenho no minimo as acções 1 ano e 1 dia mas posso manter 3/5/8 anos, não estabeleço nenhum timing mas sim, um objectivo de acordo com a avaliação que faço da empresa que investi. Imagina que as médias móveis são quebradas em menos de um ano e que estão longe dos meus objectivos? Sinceramente, apesar de aceitar que um investidor de AT precise da AF para seleccionar uma mepresa para negociar, não me parece que um investidor de AF precise da AT. Podemos estar a perder 50% mas se os resultados da empresa, a sua gestão se mantiver após 2/3/5 anos vamos ganhar se calhar 100% e avaliando a média de rentabilidade de longo prazo se calhar, o investidor de AF, apesar de em alguns momentos perder bastante por se manter no mercado, têm rentabilidades anuais médias súperiores ao investidor de AT.

Registado: 5/6/2008 22:23

por empirico1 » 8/6/2008 17:37

trial Escreveu:Mas as minhas decisões de compra, são a soma de um conjunto de noticias , que me levam a escolher uma actividade ou uma acção .
ex.:
Comprei JM devido a Polónia ir fazer parte da Europa não sei se os 200% de valorização tem a ver com esta situação ou eu apenas tive sorte .
ex.
O consumo de papel na Europa deixou de crescer, deve começar a reduzir em parte devido o tudo on-line, as quedas da Altri ou da Portucel nada terão a ver com esta informação( tudo desce) , eu vendi baseado nesta informação.

As notícias para mim são importantes quando ajudam a percepcionar indicadores conjunturais. No contexto em que referes as notícias relativamente à JM, Altri e Portucel, enquadram-se nos indicadores que eu valorizo na escolha, contudo só isso não chega temos que avaliar o tipo de gestão e as pessoas que nela trabalham, temos que avaliar os produtos e a relação dos clientes e fornecedores. Temos que avaliar o Relatório & Contas da empresa, verificar os diversos cash-flows. Saber o histórico da reacção da empresa em momentos de crise económica no sector,etc.

por artista_ » 7/6/2008 23:54

empirico1 Escreveu:Ao iniciar a discussão deste tópico sobre investidores de longo prazo quero desde já alertar que um investidor que opte por uma estratégia de valor em que analisa os fundamentais das empresas para decidir os seus investimentos em momento algum se deve deixar influenciar quer pela analise técnica quer pelas emoções exógenas de toda a estratégia que tomou e que originou o seu investimento.

Em primeiro lugar queria-te felicitar por lançares um tópico para discussão sobre a AF e investimentos a longo prazo... sendo eu um defensor acérrimo da AT irei colocar algumas questões que estão directamente ligadas a esta minha preferência, mas apenas pretendo que isso contribua para o debate de idéias e sobre algo que, como já disse várias vezes, muitos dizem que usam, mas poucos o fazem na realidade!

As minhas dúvidas em relação ao "alerta" que formulaste são as seguintes:

1. Admitindo que a tendência de um determinado título é de queda, não fará mais sentido entrar nele quando a AT der sinais consistentes de compra, mesmo que se considere o título barato? Admitindo que alguns títulos estariam já baratos em 2002 não faria mais sentido entrar em 2003 quando os sinais de inversão técnica foram dados? Por um lado protege-se melhor o investimento porque se entra mais tarde e, como sabemos, as bolsas têm tendência a exagerar os movimentos para ambos os lados por isso poderemos também acabar por entrar a um preço ainda mais baixo...

2. A minha segunda dúvida está muito ligada ao facto de preferir claramente a AT em relação à AF, mesmo para investimentos a médio prazo... até que ponto será possível a um pequeno investidor ter acesso a todos os dados de uma empresa? até que ponto conseguiremos informação fiável e actualizada? Até que ponto é possível prever o que poderá a empresa crescer no futuro?! penso que temos conhecimento de alguns casos em que os problemas das empresas só muito mais tarde se tornaram do conhecimento público, quando as suas cotações já tinham caído drasticamente!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bala » 7/6/2008 13:05

empirico1 Escreveu:não vou apostar em empresas de pequena capitalização tipo Finibanco ou Banif, eu vou avaliar as grandes capitalizações como o BCP, BPI e BES

Boas empirico 1!

Julgo que a banca já esta fortemente penalizada e apesar de não me parecer termos atingido o fundo da crise, e estar curto em algumas destas instituições, penso que em breve poderá haver uma inversão de tendência. :-k Isso é como o petróleo, sei que está caro e mais dia menos dia cai, agora adivinhar o quando é que é, é lixado...

Penso que a seguir a banca, o sector de retalho (SON, JMT) poderá ter algum interesse, mas isso é só daqui a algum tempo, meio ano pelo menos...

Voltando aos fundamentais, julgo que todos os bancos referidos, identificaram o problema e fizeram um aumento de capital de modo a garantir a sua sustentabilidade e em alguns casos, aproveitar este pânico, para adquirir empresas por 1/10 do seu valor.

Eu não tenho acesso a muita informação, mas peço que abra uma pequena excepção e analise a Banif, pois apesar de ser uma pequena capitalização, está em franca expansão e têm aumentado os seus rácios de ano para o ano. Infelizmente, ou não, os investidores têm tido pouco interesse por essa menina e ela la anda pelas ruas de amargura, mas com um PER ridículo, e a possibilidade de consolidação/crescimento, julgo que existe uma possibilidade forte de valorização, no próximo bull, na ordem de 100-200%.

Por último, e sem querer lançar uma discussão, julgo quer a AF e a AT se complementam pois eu muitas vezes dou por mim a analisar os fundamentais de uma empresa e somente entrar quando ela ultrapassa a mm50 ou a mm50 ultrapassa a mm221 dias.

Abraço e bons investimentos...
O Bala
PS: a data estou curto na banca em geral e neutro na Banif.
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por trial » 7/6/2008 12:07

Vou seguir com atenção o seu tópico, foi no médio longo prazo que tenho feito dinheiro , perdendo parte dele no curto .
Mas as minhas decisões de compra, são a soma de um conjunto de noticias , que me levam a escolher uma actividade ou uma acção .
ex.:
Comprei JM devido a Polónia ir fazer parte da Europa não sei se os 200% de valorização tem a ver com esta situação ou eu apenas tive sorte .
ex.
O consumo de papel na Europa deixou de crescer, deve começar a reduzir em parte devido o tudo on-line, as quedas da Altri ou da Portucel nada terão a ver com esta informação( tudo desce) , eu vendi baseado nesta informação.

Cumprimentos

Registado: 18/1/2008 16:20

por empirico1 » 7/6/2008 11:15

DISCUSSÃO 1: QUE EMPRESAS ESCOLHER PARA AVALIAR?

Ao iniciar a discussão deste tópico sobre investidores de longo prazo quero desde já alertar que um investidor que opte por uma estratégia de valor em que analisa os fundamentais das empresas para decidir os seus investimentos em momento algum se deve deixar influenciar quer pela analise técnica quer pelas emoções exógenas de toda a estratégia que tomou e que originou o seu investimento.

Alerta feita,dou agora a conhecer o meu raciocínio sobre a selecção da empresa em que decido investir.

1.A minha primeira preocupação é saber que empresas vou escolher para avaliar e descobrir oportunidades de investimento.
Assim pergunto-me quais os ramos de actividade que o mercado neste momento mais despreza, de preferência devido a um mau ciclo económico e destas empresas quais são as que ficam mais preparadas para sobreviver.

UM EXEMPLO: Neste momento a Banca mundial vive num ciclo negativo faz por isso parte da minha selecção mas, como existem riscos de falência(lá fora já houve centenas)as empresas com maior capacidade de ultrapassar estes ciclos são as grandes empresas por isso não vou apostar em empresas de pequena capitalização tipo Finibanco ou Banif, eu vou avaliar as grandes capitalizações como o BCP, BPI e BES isto porque, têm mais clientes, mais capacidade de criar novos produtos financeiros, maior capacidade de negociar com fornecedores e de atrair novos clientes.

Está lançada a primeira discução eu selecciono para avaliação dos meus futuros investimentos grandes capitalizações devido à solidez empresarial de áreas que o mercado rejeita numa determinada fase.

Quem quiser dar a sua opinião sobre este tema acho que todos ficarão a ganhar.

por jeso » 6/6/2008 17:39

Bota faladura q'a malta acompanha e agradece. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por empirico1 » 6/6/2008 17:27

artista Escreveu:Olá Empirico, eras das pessoas que tinha mais curiosidade em conhecer no almoço, sobretudo porque conheces um grande amigo meu... infelizmente não apareceste! :|

Bem vindo! Bons negócios

artista

Aproveito este teu tópico para pedir desculpas de não ter avisado a minha ausência mas deveu-se a uma forte razão e em cima do acontecimento que por sua vez me afastou por completo das escritas. :(

Factos passados, a vida continua :)

por Sulla » 6/6/2008 12:24

Boas Empirico1

Fico satisfeito com o teu regresso.
Espero seguir este tópico como o fazia com as "Carteiras do Empirico". Fico com pena que estas não regressem.

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por artista_ » 6/6/2008 9:40

Olá Empirico, eras das pessoas que tinha mais curiosidade em conhecer no almoço, sobretudo porque conheces um grande amigo meu... infelizmente não apareceste! :|

Bem vindo! Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Crómio » 5/6/2008 23:01

Welcome back empirico!

Vamos l´´a ver ent~~ao se aprendemos alguma coisa.

Desculpa mas estou com o computador constipado.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por vold » 5/6/2008 22:53

por mim está óptimo. aliada a muitas opiniões técnicas que existem no fórum pode ser uma ajuda muito útil :)

Registado: 29/11/2007 14:23

Investidor de longo prazo

por empirico1 » 5/6/2008 22:50

Após uns tempos ausentes estou de volta agora com um 1 a mais! :wink:

Este 1 acrescido têm uma lógica, quero manter o meu nickname destes longos anos mas, com uma postura diferente.
Hoje já não tenho, felizmente para mim, a carteira pequena de outros anos. O Capital foi crescendo, o que me obrigou a ajustar as posturas de negociação. Neste momento 80% do meu investimento é motivado por valores fundamentais com objectivos de longo prazo, por esta razão, e porque aqui se fala praticamente de AT e após ter ultrapassado alguns problemas pessoais, vou através deste tópico dar as minhas opiniões fundamentais das empresas nacionais e por vezes sobre estratégia de investimento de longo prazo.

Durante o fim-de-semana deixarei aqui algumas opiniões.
Abraço e bons negócios a todos

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BullDuck, edufarinhoto, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, TTM62 e 69 visitantes