Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dragão » 28/5/2008 10:12

Viva !

Confirmo crédito.

BPI

Abraços
 
Mensagens: 109
Registado: 14/11/2007 23:23
Localização: norte

por Adelin » 28/5/2008 10:07

Alguém já recebeu os dividendos ?

Tenho 85.400 acções a 3,80 e ainda não recebi nada.
Imagem
 
Mensagens: 94
Registado: 13/5/2008 13:07

por Ulisses Pereira » 27/5/2008 23:06

joperi, mais interessante do que lançar acusações sobre alguém era fundamentares a mesma e dares a tua perspectiva por que razão discordas deles...

Os anos passam e as reacções das pessoas nos mercados parece que nunca mudam.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por marath » 27/5/2008 22:30

Eu sinceramente não fiz contas, vejo a REN como um investimento, mas o certo é que o governo, como aliás em muitos outros sectores de actividade, tem a REN em clara desvantagem competitiva com outras empresas do sector. Provavelmente esperam pelo timing da próxima opv para algum tempo antes fazerem a cotação subir através da taxa de remuneração dos activos, colocando assim em bolsa as novas acções a privatizar a um preço mais conveniente aos interesses do País ! Possivelmente o valor da opv inicial até estaria sobrevalorizado face à realidade actual da empresa.

Falando de PT convem lembrar que:

ES Research
Neutro 3.70 01-02-2008 12 Meses
Lisbon Brokers
Comprar 3.40 23-01-2008 12 Meses
BPI
Hold 3.60 18-01-2008 12 Meses
Banif
Neutral 3.30 19-10-2007 12 Meses
Millennium bcp
Vender 2.50 17-09-2007 12 Meses
Dividendo:
REN 0,1630 4,64% com a cotação a 23/05 em 3.515 o dividend yeld foi de 4.64, se para o ano o dividendo for igual e a cotação cumprir as previsões dos suiços teremos 0,163/2,4=6,8%, o que seria um DY muito interessante.

O equilíbrio do OE2009 dependerá por certo de novas privatizações (enquanto houver algo para privatizar e sustentar a péssima gestão publica e da maioria dos privados que é feita em Portugal), mais mês menos mês a regulação sairá e os PT subirão.

Como digo estou investido nesta para continuar.
Anexos
ren 27-05-2008.bmp
ren 27-05-2008.bmp (825.05 KiB) Visualizado 6547 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por joperi » 27/5/2008 21:08

Credit Suisse atribui potencial de queda de 24% à REN
O Credit Suisse iniciou a cobertura das acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) com uma recomendação de "underperform" e um preço-alvo de 2,45 euros que atribui à empresa liderada por José Penedos um potencial de queda de 24%. O banco de investimento afirma que a REN negoceia com um "prémio injustificado" face à taxa de retorno dos investimentos.


Eles so precebem é de chocolates, querem mas é comprar a preços de saldo, e ainda há pessoal a ir na cantiga deles:x :x
 
Mensagens: 83
Registado: 29/11/2007 4:34
Localização: 15

Este price target

por suminvestido » 27/5/2008 18:05

até pode muito bem ter sido "encomendado", se isto é mesmo pra ir avante:

http://www.enagas.es/cs/Satellite?blobc ... inary=true

até pode muito bem ter sido.3 a 5% da REN representam entre 16.020.000 e 26.700.000 milhoes de acções.Se o n/Primeiro Ministro já disse que não vende, para já, nem mais uma acção da REN a INAGAS terá forçosamente de ir ao mercado.Esta subida que se registou na REN até perto dos dividendos, pensava eu, estava a ser suportada pela Enagás, mas não, era a LOGOPLASTE que reforçou de 5 para 7%.Assim, nada como fazer caír a cotação para a Enagás começar as suas anunciadas compras.Será?
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por Resina » 27/5/2008 16:29

Como é que um titulo como a Ren se deixa levar nestas quedas...
Estava estavel, solida e parecia não cair, tudo isto inverteu após os dividendos...
Não tenho Ren, e já lá vão uns meses que deixei todos os titulos da Ren, mas o que via de fora era uma cotada estável...
Mudou completamente....
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Até pode corrigir

por SirPatrickBateman » 27/5/2008 16:26

Reninvestido Escreveu:e pelos vistos é o que está a acontecer.Agora o mercado estar à espera do price target dos suiços para corrigir tão forte é que não me parece tão óbvio.Enfim é o que temos, não à volta a dar.400 ME a uma taxa de 5% de juros sempré dá uma poupança de 20 ME, o que tb não é mau de todo.


Concordo com essa ideia. Mas quando um CEO não tem nada "melhor" para fazer a 400 ME, do que mete-los a render 5%..... :P
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

Até pode corrigir

por suminvestido » 27/5/2008 16:12

e pelos vistos é o que está a acontecer.Agora o mercado estar à espera do price target dos suiços para corrigir tão forte é que não me parece tão óbvio.Enfim é o que temos, não à volta a dar.400 ME a uma taxa de 5% de juros sempré dá uma poupança de 20 ME, o que tb não é mau de todo.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por SirPatrickBateman » 27/5/2008 15:56

Também tenho algumas RENs.... e como investidor (não como especulador)...

Sinto que o valor das acções deve (infelizmente para mim) realmente corrigir, por várias razões... mas 3 principais:

1º O dividendo não foi aquele que se tinha "prometido"... e a acção precisa de corrigir para ter um "dividend yield" em condições!!

2º Fiquei desiludido quando não se decidiu aplicar os 400 e tal milhões de euros, mas sim, abater na dívida existente... (sabendo o custo normal de um passivo financeiro, qualquer investimento teria retornos esperados bem melhores do que o efeito de redução de dívida)

3º Para que raio é preciso mais "sotôres" no C.Admin. numa empresa que "anda" sozinha???

Bahhh..... :oops:
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

Entretanto

por suminvestido » 27/5/2008 15:49

e tanto quanto se sabe, a ENAGAS ainda não começou a comprar os tais 5% da REN conforme ficou acordado entre as duas empresas.E vai ter de ir ao mercado comprar.Sempre são 26,7 milhões de papeis!!!
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Os price targets

por suminvestido » 27/5/2008 15:40

valem o que valem e cada um dá o que quer.Em 2005 cotava a Alstom a 0,52 (Na altura valor nominal era 0,40) e o Deutch Bank disse que o price target era de 0,18 blá bla´blá.Escusado será dizer que corri a vender assim como muitos.Passados 1/2 meses já estava nos 0,75.Hoje está a cotar a 158 euros (valor nominal entretanto passou para 16 euros, 40 x 0,40)portanto cerca de 22 vezes os tais 0,18 do price target do DB.Não quer isto dizer que com a REN se vá passar algo parecido nem de longe nem de perto.Agora os gajos do DB haviam era de ir presos.Tb não estou a dizer que os suiços estão a analisar a REN erradamente.É a opinião deles.O BCP tb dá target à REN nos 2,80 ou coisa no género e os Fundos deles têm à volta de 4 milhões de papeis.Uma coisa é certa, amanhã vai caír na m/conta e de quem tinha REN no dia 22 os respectivos dividendos.Será uma boa altura para comprar mais algumas a estes niveis.Nada como não stressar, acompanhar o evoluir dos acontecimentos...
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por JPereira72 » 27/5/2008 14:22

bem, agora temos a credit suisse também com certa ansiedade de entrar... nós (que estamos dentro)apertamos um bocadinho...

So gostava de saber quem "encomendou" esta análise... ai! como eu gostava de saber!

mas atenção que não aconteça como em Fevereiro/Março que "suspenderam" traders devido aos "mismarkings and pricing errors" :-)

o melhor para manter o emprego é dar price targets "ligeiros", vejam lá! não errem muito para cima!! nao vá o diabo tece-las e ter de meter o subsidio de desemprego


http://news.sky.com/skynews/article/0,, ... 71,00.html

" The bank blamed the traders for "mismarkings and pricing errors," but declined to say whether it believed employees to have acted criminally."

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

"Credit Suisse spokesman Marc Dosch said a ``small number'' of traders had been suspended, declining to provide their names. The internal review will be finished before the publication of the annual report, scheduled for March 18, he said. "
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por artista_ » 27/5/2008 12:29

pedromrsl Escreveu:…perdoem a minha insistência de hoje neste tópico mas este dia da REN está mesmo a baralhar-me os botões
:roll:
Artista…,, diz que está na REN desde a OPV. Também eu com parte da posição, a outra foi bem despachada.
Por um lado quer-me parecer que alguém está a acumular à conta do medo do pequeno investidor que ainda tem estes papeis desde a OPV e até lhe dava jeito fazer alguma mais valias para entrar nas edpr
Por outro…, parece-me que é movimento a mais para justificar o meu raciocínio anterior.
Artista diga me lá…, até quando é razoável aguentar este papel.., pois o médio e mesmo o longo prazo também tem inevitavelmente um fim.


Olá Pedro, Em relação ao teu comentário anterior, o mercado não me deu razão porque acho que não é isso sequer que está em causa... identificar suportes e resistências não pressupõe que obrigatoriamente o mercado tenha uma reacção nesses níveis, ainda para mais neste caso que, como referi, não tem um histórico significativo...

Em relação ás razões da queda, o raciocínio que fazes não me parece que seja produtivo, não acho que seja por essa razão que as acções estejam a cair e, mesmo que fosse, nunca o saberíamos ou podiamos provar, nem sequer nos ajudará muito no processo de decisão...

Em relação ao até quando aguentar o papel isso depende muito de pessoa para pessoa, depende certamente do prazo de investimento que cada uma dfiniu quando entrou (se é que definiu algum?!)... Eu também vendi alguns títulos que adquiri na OPV, os que mantive até razões pessoais contribuiram para que o fizesse!

Ainda assim, se a empresa não sofrer alterações significativas nos seus fundamentais, não deverei vender porque a considero relativamente barata e menos potenciamente afectada por um mau periodo económico... até porque a posição não é grande!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Sitting Bull » 27/5/2008 12:10

Coincidência ou não, o seu raciocínio anterior, é idêntico ao meu de alguns dias para cá!... :-k
Power to the people
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 4/3/2008 18:16

Zorro

por msoares36 » 27/5/2008 12:09

Zorro Escreveu:
msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z


As opiniões são como os umbigos, cada um tem o seu...

A dele pelos vistos está a influenciar a carteira de alguns, eu incluido..., se ele não a desse, influenciaria a dele, que não recebia ao fim do mês e se a deu nestes termos, ao menos, espero que não tenha ...gaffes guterrianas...

Mas estou convencido que não seja nada que uma boa espada não resolva, quanto mais não seja, em cortar, vigorosamente os ..., ...., ...., prejuizos :mrgreen:

Um abraço.

Soares
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

por pedromrsll » 27/5/2008 12:01

…perdoem a minha insistência de hoje neste tópico mas este dia da REN está mesmo a baralhar-me os botões
:roll:
Artista…,, diz que está na REN desde a OPV. Também eu com parte da posição, a outra foi bem despachada.
Por um lado quer-me parecer que alguém está a acumular à conta do medo do pequeno investidor que ainda tem estes papeis desde a OPV e até lhe dava jeito fazer alguma mais valias para entrar nas edpr
Por outro…, parece-me que é movimento a mais para justificar o meu raciocínio anterior.
Artista diga me lá…, até quando é razoável aguentar este papel.., pois o médio e mesmo o longo prazo também tem inevitavelmente um fim.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

Re: Mais uma ...

por ad » 27/5/2008 12:00

Zorro Escreveu:
msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z

ahahah :lol: realmente... nao será demasiado pessimista!!! descer ainda mais 24 porcento!?!?! :shock:
...ainda vai ser promovido a Camelo lolol
 
Mensagens: 57
Registado: 5/7/2007 20:48

Re: Mais uma ...

por Zorro » 27/5/2008 11:50

msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 351
Registado: 31/3/2006 10:10
Localização: Porto

por pedromrsll » 27/5/2008 11:47

O mercado a querer dar razão ao Artista…, parece que a sangria parou nos 3.13.
Não sou dado a obscuras e esotéricas teorias da conspiração mas…, ao acompanhar a sessão de hoje da REN há movimentos verdadeiramente incompreensíveis…, pelo menos para mim que cada vez mais vou perdendo (por aqui…) a inocência…

Por outro lado ao olhar para o gráfico da REN, sendo certo que o histórico é de facto muito pequeno, o comportamento do papel desde o dia ex-dividend mais estranho parece ser. Reparem…., que antes do dia de hoje as medias moveis estavam praticamente alinhadas…, segurança, estabilidade e hoje… esta luta intensa entre Ursos e Touros pelo destino do titulo…, pelo menos no curto prazo.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

Mais uma ...

por msoares36 » 27/5/2008 11:41

impressão técnicista de curto prazo... :wink:

como o artista refere, são escassos os dados, o que fragiliza qq linha considerada, embora a suporte a 3,13/3,15 bem como a resistência na zona dos 3,35 possam ter já um numero consideravel de adeptos :mrgreen:

Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares
Anexos
REN1.jpg
REN1.jpg (89.47 KiB) Visualizado 5317 vezes
Editado pela última vez por msoares36 em 27/5/2008 11:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

AT

por Mastergest » 27/5/2008 11:19

Bom dia a todos,

O último suporte conhecido era 3,21 mas vendo a quebra de hoje, este já foi ultrapassado, resta-nos avaliar a progressão do mercado nos próximos dias.

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por vold » 27/5/2008 11:15

o artista tem razão em todos os suportes, se bem que em tão pouco tempo não é possível saber qual a força de cada um. a queda de hoje está a colocar a REN perto do suporte dos 3.13
Anexos
REN.png
REN.png (13.15 KiB) Visualizado 5445 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por artista_ » 27/5/2008 11:06

Adelin Escreveu:É giro estar a definir suportes em zonas que nunca foram atingidas e onde consequentemente não existe suporte formado.


Nunca foram atingidos?? o mínimo histórico da REN é a 2.80...

Giro seria dares a tua opinião o rebateres o que eu escrevi de uma forma fundamentada, não achas?

artista

PS: Tenho Ren da OPV a médio/longo prazo...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Avença » 27/5/2008 11:06

Que bom que todos pensassem assim, em vez de darem opiniões. Eles não brincavam tanto!!!!
 
Mensagens: 7
Registado: 12/5/2008 9:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado: