Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ichimoku

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ichimoku

por EuroSexy » 22/10/2015 0:20

Eu estou estupefacto :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Como é que um forum de bolsa com centenas de pessoas registadas a discutir tudo e mais alguma coisa sobre métodos, estratégias, opiniões afins, maneiras de negociar, etc

E existe tão poucas pessoas a usar o "Ichimoku kinko hyo" que é algo que nos pode dizer com elevado grau de probabilidade o futuro do próximo movimento.

Alguém tem experiência com este indicador? Penso que muito poucos...

Registado: 16/6/2014 0:01

por dreamkeeper2005 » 27/5/2008 0:39

Ok Net worker, percebi as tuas interpretações de como se deve analisar um gráfico com este tipo de sistema de acompanhamento de tendências. E estou integralmente de acordo, porque correspondem ao que eu tinha aprendido sobre esta matéria.
Os sinais são dados pelos cruzamentos da Tenkan com a Sinjun, e com os 3 niveis de intensidade que referes em função do seu posicionamento face ao Kumo.
A minha duvida inicial mantém-se. Quando uso um gráfico diário vou entrar no mercado para um movimento de curto, médio ou longo prazo? Se quero uma avaliação para curtissimos prazos, tipo intraday, ou máximos de 1 hora, qual o gráfico mais adequado? 60 minutos, 5 m, 3 m, 1 m? Resumindo: há alguma relação entre o gráfico que devemos escolher para analise e o horizonte temporal do investimento que pretendemos fazer?
Peço desde já desculpas pela dificuldade de exprimir os meus problemas, o que revela a minha falta de experiência na utilização deste sistema.
Em relação à analise que colocas, vejo que associas a linha cinza (Chiku) delayed line ao médio prazo, e que estando os preços acima do Kumo classificas de bullish e Longo Prazo, e ainda consideras bearish de curto prazo por os preços andarem abaixo quer da Tenkan quer da Sinjun. Ok eu concordo com as classificações bull e bear, só não entendo é a associação com os curto, médio e longo prazo.
Um abraço.

Registado: 30/3/2008 16:57

por Networker » 26/5/2008 20:31

dreamkeeper2005 Escreveu:
A primeira questão é a do time frame utilizado.
Pela teoria que li, qualquer time no gráfico é passível de ser utilizado, e o sistema é válido em todos os timings .

O Ichimoku é um tipo de gráfico tudo em um. A ideia dos seus inventores foi conjugar tudo num só gráfico.

As nuvens são usadas para longo prazo, estando a situação bullish quando os preços estão acima das nuvens e bearish quando estão abaixo.

A delayed line indica a situação de medio prazo, se essa linha estiver acima do preço é bullish se estiver abaixo é bearish.

A Standard line indica o curto prazo, quando o preço estã acima é bullish e abaixo é bearish.

Existem várias estrat´gias para estes gráficos, sendo a mais conhecida a Tenkan Sen/Kijun Sen Cross que estabelece 9 barras para a turning line e 26 para as outras todas.

MAS cada um é livre de escolher os valores que achar funcionarem melhor. Tal como nas medias moveis, cada um usa as que quer. Basta fazer testes para ver quais as que funcinam melhor em cada activo.

Quanto á intensidade do sinal, isso também depende de cada estratégia. A Tenkan Sen/Kijun Sen Cross atribui um pontos tu podes dar o valor que quiseres.
Eu apenas dou tres valores aos sinais; forte, médio e fraco.
Forte quando um buy signal ocorre acima das nuvens ou vice versa. Normalmente num sinal forte a ocorre a delayed line está acima do preço.

Médio quando o sinal buy ocorre dentro das nuvens com a delayed acima do preço. Vice versa para sell.

Fraco quando o sinal Buy ocorre abaixo da nuvem evice versa.

Vou colocar aqui a analise de sexta que fiz para o dow onde ocorreu um sell signal fraco.
Anexos
dji.png
dji.png (32.04 KiB) Visualizado 3442 vezes
"Ask the market about the market"

Registado: 26/10/2005 16:21

por dreamkeeper2005 » 26/5/2008 12:33

Encontrei este video sobre o tema.
[url]

http://video.google.com/videoplay?docid ... igKf0ZG9BA
[/url]

Para quem queira desenvolver os seus estudos...

Agradecimento

por dreamkeeper2005 » 25/5/2008 22:08

O meu agradecimento pelo PDF. Li e reli e não encontrei resposta para as duvidas que tinha. De qualquer modo obrigado pela cooperação e partilha.

por Networker » 23/5/2008 23:41

Vou coclocar aqui um pdf que explica praticamente tudo o que perguntas.
Anexos
ichimoku.pdf
(305.5 KiB) Transferido 400 Vezes
"Ask the market about the market"

por dreamkeeper2005 » 23/5/2008 22:45

Obrigado pela resposta, e pela disponibilidade. :)

A primeira questão é a do time frame utilizado.
Pela teoria que li, qualquer time no gráfico é passível de ser utilizado, e o sistema é válido em todos os timings e constato que há sinais de compra e venda mais ou menos intensos e posicionados abaixo e acima do Kumo ou mesmo dentro do Kumo que aparecem num timing, por exemplo na hora,e que já não se verificam por exemplo nas 2 horas.
A minha duvida consiste em saber se devo usar um diário ou um semanal para uma entrada de longo prazo, e se devo usar um 5,10 ou 60m para um curto eventualmente um intraday. Ou por outro lado se não se poderão estabelecer este tipo de relações.

Um segundo aspecto é o que se refere à intensidade, quando o sinal é dado dentro do Kumo é considerado de intensidade média, e acima e abaixo será forte ou fraco conforme é um buy ou um sell, buy forte acima, sell forte abaixo e vice-versa. Mas o médio o que significa? equilibrio de energias?

Por exemplo num buy fraco faziamos uma entrada para curtissimo prazo, e num buy strong podemos alargar o periodo de permanencia no activo? Corresponderá assim a um movimento mais prolongado.

Há outras questões que se me deparam como seja a coincidência das MM utilizadas especificamente as 26 e 52, com um outro estudo a que atribuo também um grande valor, Martin Armstrong e o ciclo de Pi. Mas esta matéria fica para depois que o post já vai longo.

Como provavelmente vou estar fora este fds e sem acesso net por perto poderemos continuar durante a próxima semana. Um abraço e bom fim de semana.

por Networker » 23/5/2008 19:42

Podes expor as duvidas,tenho algum conhecimento desses graficos.

Posso deixar aqui o SP500 em Ichimoko para discussão.
Anexos
sp.png
sp.png (21.3 KiB) Visualizado 3690 vezes

Ichimoku

por dreamkeeper2005 » 23/5/2008 11:03

Alguém tem experiência de utilização do Ichimoku Kinko Hyo charting system, tenho vindo a experimentar este sistema de AT e gostaria de trocar ideias, esclarecer duvidas e explorar hipoteses.
Abraço e bom fim de semana.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Goya777, latbal, m-m, nickforum, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, xeidafome e 161 visitantes