Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Redes Neurais - Ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Red » 26/5/2003 16:15

Obrigado ao Cem e aos outros.

Já importei o software NeuroSoluctions indicado pelo Cem. Mal acedi ao site, fui abordado por um senhor num chat, que me perguntou como me poderia ajudar! Bolas... estamos habituados a estar na WWW à vontade e alí tive logo de me explicar... e depois fiquei com a sensação que me observavam todos os passos... :)

Entretanto encontrei este link que tem uma lista de software gratuito relativo a redes neuronais, embora não relacionado com mercados:
http://www.faqs.org/faqs/ai-faq/neural- ... ion-2.html

o site do neurosoluctions é o: http://www.neurosolutions.com

Afinal o Wealth-Lab tem um módulo para desenvolver redes neuronais, o Neuro-Lab, tenho de ver a melhor opção.

Outra coisa interessante que encontrei foi um site alemão que faz previsões para uma série de activos, indices e acções, atraves de redes neuronais. Usa computação partilhada para fazer as previsões, já que os activos são muitos. Estou a experimentar por curiosidade o software deles (screensaver), e o meu computador dá o seu contributo quando eu não o estou a usar. Têm portofolios feitos segundo as previsões deles, que estão positivos embora não me tenham parecido milagrosos, mas vi a correr. O site deles é: http://www.moneybee.net

Deixo a imagem com as previsões deles para alguns indices, para hoje, 3 dias, 1 semana e 2 semanas. E as RN deles prevêm coisas vermelhas para daqui a 1 semana.. :)

abraços,
red
Anexos
predict.gif
predict.gif (20.56 KiB) Visualizado 1014 vezes

Registado: 6/11/2002 15:42

Caro Red

por Cem » 25/5/2003 22:53

Tens um software à borla na net válido por um mês, que tem um valor de aquisição de cerca de 1700 dólares onde podes fazer essas experiências, embora necessites de quase uma semana de estudo dos tutoriais passo a passo.
Sugiro que vás à www.tradingsolutions.com e fazes o download da versão demo que te permite ter acesso ilimitado, por 30 dias, a todas as funções do software original.
Um abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por djovarius » 25/5/2003 20:49

O que tenho é um software próprio para Forex, baseado na Teoria do Caos, mas que pode ser utilizado em todos os mercados de elevada liquidez.
Confesso que ainda não não entrei em fase de teste. Pretendo fazer isso no segundo semestre.
Funciona em XP ou instalando o Microsoft Net. Framework que se encontra no site da MSFT.
Tenho o .exe do software. Quem quiser, mande-me uma MP com indicação de e-mail para enviar.

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Já que estamos numa de ciência avançada

por Dwer » 25/5/2003 18:09

Algum de vocês sabe de alguma aplicação para análise de stocks que use as transformações de Fourier?

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 25/5/2003 17:34

LOL... De facto a denominação correcta em português é «Neuronais» e não tem nada de pomposo. «Neuronais» deriva de «neurónio», «Neural» (em inglês) deriva «neuron» que é o termo inglês.

Assim, em inglês temos «Neural Networks» e em português temos «Redes Neuronais» («rede neural» não é nem português nem inglês).

Repara Red, que não estamos a falar de qualquer disciplina esotérica, mas uma área científica (que não é propriamente nova) estudada nas faculdades (pelo menos nas de Engenharia, nas áreas de Inteligência Artificial).

Em relação à questão que colocas, vou dar uma resposta superficial pelo que conheço das redes neuronais (e já lá vai bastante tempo que estudei este assunto). As redes neuronais não servem para calcular probabilidades, propriamente, mas para fazer uma previsão com base em vários inputs («time series», por exemplo), reconhecimento gráfico de padrões e coisas semelhantes.

Para a rede neuronal é importante que exista uma correlação (que desconhecemos) entre os vários inputs para que esta a possa descobrir caso contrário os resultados não são fiáveis.

Basicamente, se tem um sistema que funciona como uma caixa preta em que insere vários inputs e obtém um determinado resultado para cada um desses conjuntos de inputs, o que a rede neuronal vai fazer é tentar descobrir o que é que a caixa preta faz para que os resultados sejam aqueles e dessa forma prever para outro conjunto de inputs qual será o resultado. Assim muito superficialmente é isto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Redes Neurais - Ajuda

por Red » 25/5/2003 17:19

Boa tarde,

Tenho a impressão que em português se diz "neuronais", mas soa-me pomposo e como sempre disse neurais, fica assim :)

Penso que o Cem me pode ajudar porque já as usa, mas talvez haja mais gente a trabalhar com RN e me possa ajudar também.

Estou a testar um sistema que compra empresas voláteis que cairam muito num determinado dia, apostando na sua recuperação intraday. E fechando a posição num valor predeterminado ou então no fecho.
O sistema é basicamente este e teoricamente funciona com bons resultados, e até penso em começar a testar se é prático de implementar.

Mas pretendo saber em que casos tenho vantagem probabilistica em deixar a posição aberta para o dia seguinte, podendo fechar a um preço mais alto...
Acho que as redes neurais são ideais e gostava de experimentar. Sei que existe software especializado mas os melhores são comerciais, e também não queria meter-me numa coisa demasiado complexa agora... Aconselham-me algum software gratuito, ou um demo que permita fazer isto que pretendo?

Agradeço os sugestões,
red

PS: Encontrei agora uma mensagem do Cem que fala do www.tradingsolutions.com, mas será que me deixa fazer o que quero sem pagar?... :\

Registado: 6/11/2002 15:42

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Opcard33 e 152 visitantes