Sonae sgps...
Silver
Do ponto de vista da AT, não interessa saber sequer se estamos a trabalhar com SONI ou com trigo.
Considera-se até que saber fundamentais do que estamos a negociar pode ser prejudicial à AT.
No entanto em casos pontuais, por exemplo como a Galp acho que deve ser tido em conta o aspecto fundamental.
A AT também é muito valiosa para um fundamentalista de médio/longo prazo saber qual a melhor altura para entrar.
Por exemplo, as minhas últimas duas trades foram feitas exclusivamente por AT, só soube o que eram as empresas depois de as ter comprado e fundamentalmente uma delas estava por exemplo com resultados maus, no entanto consegui ganhos de 10% em 15 sessões numa empresa que estava em tendência descendente de médio prazo e tendência ascendente de curto (até atingir a LTD).
Se tivesse ido pelos fundamentais, não tinha entrado nela.
Os dados técnicos são absolutamente correctos e limitados, "só" os temos que interpretar.
Os dados fundamentais podem ser imensos, incorrectos e falseados.
Podem ser muito positivos, e a acção descer, depois vai-se tentar encontrar uma notícia ou explicação para o que aconteceu...
Blá, blá... e está explicado, para cima ou para baixo a notícia podia ser a mesma (quantas vezes não é?) mas técnicamente é simples: desceu tanto, com tal volume.
Porquê? Porque o mercado é mesmo assim.
Quebrou um suporte?
Desceu até ao suporte?
Está dentro do range?
É uma correcção "normal"?
Fez gap?
Isto são questões objectivas, com respostas que podem variar na interpretação técnica, mas que nunca poderão ser falseadas.
Espero ter esclarecido alguma dúvida com este texto feito à pressa.
Do ponto de vista da AT, não interessa saber sequer se estamos a trabalhar com SONI ou com trigo.
Considera-se até que saber fundamentais do que estamos a negociar pode ser prejudicial à AT.
No entanto em casos pontuais, por exemplo como a Galp acho que deve ser tido em conta o aspecto fundamental.
A AT também é muito valiosa para um fundamentalista de médio/longo prazo saber qual a melhor altura para entrar.
Por exemplo, as minhas últimas duas trades foram feitas exclusivamente por AT, só soube o que eram as empresas depois de as ter comprado e fundamentalmente uma delas estava por exemplo com resultados maus, no entanto consegui ganhos de 10% em 15 sessões numa empresa que estava em tendência descendente de médio prazo e tendência ascendente de curto (até atingir a LTD).
Se tivesse ido pelos fundamentais, não tinha entrado nela.
Os dados técnicos são absolutamente correctos e limitados, "só" os temos que interpretar.
Os dados fundamentais podem ser imensos, incorrectos e falseados.
Podem ser muito positivos, e a acção descer, depois vai-se tentar encontrar uma notícia ou explicação para o que aconteceu...
Blá, blá... e está explicado, para cima ou para baixo a notícia podia ser a mesma (quantas vezes não é?) mas técnicamente é simples: desceu tanto, com tal volume.
Porquê? Porque o mercado é mesmo assim.
Quebrou um suporte?
Desceu até ao suporte?
Está dentro do range?
É uma correcção "normal"?
Fez gap?
Isto são questões objectivas, com respostas que podem variar na interpretação técnica, mas que nunca poderão ser falseadas.
Espero ter esclarecido alguma dúvida com este texto feito à pressa.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
rda Escreveu:Silverwolf Escreveu:A Sonae está a cair porque o sector do retalho tem estado em grande pressão negativa... se os consumidores tem menos $ então vão gastar menos nos continentes e tal... as sonis e sonae coms a cair tb não ajudam nada...
Acreditas mesmo que os continentes e afins estão a vender menos??
Independentemente dos resultados ainda não terem saído, penso que a actual cotação da Sonae não se deve a factores de desempenho financeiro...
Os mercados financeiros é que não são racionais.. e às vezes as acções mais parece que funcionam à parte das empresas. Mas só sofre esses males quem investe a curto prazo.
Acredito que uma familia que agora gasta mais 200€ em renda ao banco do que ha 1 ano atrás, e que gasta mais x euros em gasolina do que ha um ano atrás terá que cortar em algum lado...
será nos extras e não tanto na comida base... até porque ha aquele exemplo dos chamados bens de giffen, que são bens em que aumentas o seu consumo mm que o teu rendimento diminua... tipo as batatas. No entanto passas a comer pescada mais vezes em vez de salmonetes por exemplo lol ou outras coisas do estilo onde a margem deve ser maior e tal... além de que os continentes vendem de tudo, ou seja em média vai baixar o consumo no supermercado... em média as empresas de retalho terão tendência a não ter tão bons resultados, e o outlook é pior para o médio prazo.
Agora esta é a minha opinião, mas a minha opinião pessoal é irrelevante, o que interessa é o sentimento geral do mercado e esse é mau no momento... esta é a minha justificação mas se tiveres outra sem ser que os mercados são irracionais, partilha connosco

Nos últimos tempos a SONAE ,não conseguia subir , mesmo com uma recuperação dos mercados ,foi um péssimo sinal, mas é bastante frequente neste titulo , basta fazer uma análise histórica .
Está num trend muito complexo, é curioso que a Jerónimo Martins padece do mesmos sintomas, mas últimas semanas.
Será uma antecipação da crise no retalho, ou diminuição de margens ?
Está num trend muito complexo, é curioso que a Jerónimo Martins padece do mesmos sintomas, mas últimas semanas.
Será uma antecipação da crise no retalho, ou diminuição de margens ?
- Registado: 22/5/2008 21:52
Jotabilo, não compliques...
O Artista está a falar de Estratégia de Trading.
O termo Estratégia está correcto no contexto que ele está a utilizar. Ele não está a falar de Estratégia Empresarial ou de qualquer outro tipo de Estratégia mas de Estratégia de Trading.
O termo é correcto e é amplamente utilizado.
Exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trading_strategy

O Artista está a falar de Estratégia de Trading.
O termo Estratégia está correcto no contexto que ele está a utilizar. Ele não está a falar de Estratégia Empresarial ou de qualquer outro tipo de Estratégia mas de Estratégia de Trading.
O termo é correcto e é amplamente utilizado.
Exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trading_strategy
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário
Caro Ulisses
Quero afirmar-te que não me estou a meter com o Artista por estar mal disposto.
Não desejo ser mal quisto no caldeirão.
É inadequado, como sabes, empregar o termo estratégia, se considerarmos que a maioria dos foreiros são pequenos investidores. É que ao empregarmos essa expressão, podemos dar a impressão de que com o número , relativamente, pequeno de acções de um título, se pode de,algum modo, influenciar o caminho do mercado. O que não acontece.
A estratégia só existe,nos investidores institucionais e com potencial suficiente para influenciar o mercado.
Os "rodriguinhos" do Artista sobre a análise tecnica e análise fundamental para a construção de "estratégias" deixam as pessoas assombradas e as coisas são mais simples para os pequenos investidores.
Quanto aos stops também não são de todo recomendáveis, porque com eles se retira todo o espirito de reflexão que deve assistir a um pequeno investidor no acto da aposta que faz nos seus pequenos investimentos. A disciplina que tens proclamado passa por uma atitude consciente no acto de sair ou entrar num título.
De resto e por leituras que tenho feito, tu, nos teus investimentos pessoais não és adepto de stops autmáticos tanto nos loss como nos prófits.
As coisas ao nível do pequeno investidor, são simples e se não se adoptar uma técnica de "pilha Galinhas", os stops automáticos, só fazem pagar comissões inutilmente. De resto como sabes.
Eu só fico meio zarolho, quando querem fazer disto uma feitiçaria.
E depois vêm com filmes...com muitos furinhos e que eu já vi em qualquer lado.
Não me leves a mal herói grêgo
cumps
cumps
Quero afirmar-te que não me estou a meter com o Artista por estar mal disposto.
Não desejo ser mal quisto no caldeirão.
É inadequado, como sabes, empregar o termo estratégia, se considerarmos que a maioria dos foreiros são pequenos investidores. É que ao empregarmos essa expressão, podemos dar a impressão de que com o número , relativamente, pequeno de acções de um título, se pode de,algum modo, influenciar o caminho do mercado. O que não acontece.
A estratégia só existe,nos investidores institucionais e com potencial suficiente para influenciar o mercado.
Os "rodriguinhos" do Artista sobre a análise tecnica e análise fundamental para a construção de "estratégias" deixam as pessoas assombradas e as coisas são mais simples para os pequenos investidores.
Quanto aos stops também não são de todo recomendáveis, porque com eles se retira todo o espirito de reflexão que deve assistir a um pequeno investidor no acto da aposta que faz nos seus pequenos investimentos. A disciplina que tens proclamado passa por uma atitude consciente no acto de sair ou entrar num título.
De resto e por leituras que tenho feito, tu, nos teus investimentos pessoais não és adepto de stops autmáticos tanto nos loss como nos prófits.
As coisas ao nível do pequeno investidor, são simples e se não se adoptar uma técnica de "pilha Galinhas", os stops automáticos, só fazem pagar comissões inutilmente. De resto como sabes.
Eu só fico meio zarolho, quando querem fazer disto uma feitiçaria.
E depois vêm com filmes...com muitos furinhos e que eu já vi em qualquer lado.
Não me leves a mal herói grêgo
cumps
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 22/5/2008 22:37, num total de 1 vez.
- Registado: 3/12/2007 20:31
artista Escreveu:Silverwolf Escreveu:Para fechar, acho que é muito importante perceber o porquê das acções estarem a cair ou a subir... ou pelo menos tentar perceber a razão macro... a micro em principio ninguem vai perceber, no dia a dia o porquê de uma acção ter descido 3 centimos ou subido 3 centimos... mas um movimento destes tão longo tem obviamente uma explicação...
Olá Silverwolf,
Só concordo com essa posição para quem investe a longo prazo e usa apenas os fundamentais para investir... para quem investe a curto ou médio prazo não me parece que seja importante perceber as razões que justificam os movimentos de subida ou descida!
Na prática parece-me que isso dificilmente produzirá bons resultados...
um abraço
artista
A análise fundamental é mais importante para o investimento no médio/longo prazo e a AT no curto prazo

No entanto acho que mm investindo por AT devemos ter noção do valor fundamental da empresa e devemos tentar perceber o porquê das variações, mais que não seja para aprender.
Conheço pessoas que investem puramente por AT e compram acções que nem sequer sabem a nacionalidade da empresa ou sequer conhecem qual o seu produto... isso acho muito errado...
Apontam para 48%. Apontam, deixá-los apontar. No fim do ano se verá. Se eles percebessem alguma coisa disto, o mundo estaria melhor, Portugal estaria muito melhor. Ainda me lembro do TARGET de 120 euros da PT Multimédia. Lembram-se? 120 euros por acção... Meu Deus! E quem deu esses TARGETS, quem foi?
Agora temos quatro analistas, um dos quais aponta um TARGET de 2,15 e outro de 1,23. O desvio do inteligente da Morgan relativamente à média é de(1,99-1,23)= 0,76. Repito: a média é de 1,99 para 2008.
Ontem tentei reforçar a 1,05, não consegui. Hoje consegui a 1,03. E vou por aí adiante, sempre na crença de que este momento da SONAE é uma oportunidade única que não vou desaproveitar. É a minha estratégia ( sim trata-se de estratégia) para um prazo de três anos. Quando lá chegar ( quem sabe se não antes?) apito.
Mr Z
Agora temos quatro analistas, um dos quais aponta um TARGET de 2,15 e outro de 1,23. O desvio do inteligente da Morgan relativamente à média é de(1,99-1,23)= 0,76. Repito: a média é de 1,99 para 2008.
Ontem tentei reforçar a 1,05, não consegui. Hoje consegui a 1,03. E vou por aí adiante, sempre na crença de que este momento da SONAE é uma oportunidade única que não vou desaproveitar. É a minha estratégia ( sim trata-se de estratégia) para um prazo de três anos. Quando lá chegar ( quem sabe se não antes?) apito.
Mr Z
- Registado: 21/4/2008 18:06
Poderia ser neste tópico como num outro já que estamos a comentar uma acção.
Não façam deste jogo comprar e vender uma complicação.
Cada um deve de ter os seus argumentos base, pode até reforça-los lendo ideias aqui expostas ou ver outros pontos de vistas. Mas o ultimo a decidir no momento de carregar a ordem somos " cada um de nós " de plena consciência que a estratégia definida é a mais correcta do MOMENTUM.
O problema por vezes é juntarmos dados que vão baralhar as decisões. Ora acreditamos que a AT indica um suporte mas ouvimos alguem a dizer que os lucros são bons e ficamos como que se nada soubessemos.
E acima de tudo a estratégia deve de ser definida e não ser corrigida de modo a desculpar os nossos erros.
Paciência e saber estar nos mercados é a base do sucesso.
Acreditem nos fundamentos e deixarão de dar tiros no escuro.
Bons negocios.
Sérgio Dias.
Não façam deste jogo comprar e vender uma complicação.
Cada um deve de ter os seus argumentos base, pode até reforça-los lendo ideias aqui expostas ou ver outros pontos de vistas. Mas o ultimo a decidir no momento de carregar a ordem somos " cada um de nós " de plena consciência que a estratégia definida é a mais correcta do MOMENTUM.
O problema por vezes é juntarmos dados que vão baralhar as decisões. Ora acreditamos que a AT indica um suporte mas ouvimos alguem a dizer que os lucros são bons e ficamos como que se nada soubessemos.
E acima de tudo a estratégia deve de ser definida e não ser corrigida de modo a desculpar os nossos erros.
Paciência e saber estar nos mercados é a base do sucesso.
Acreditem nos fundamentos e deixarão de dar tiros no escuro.
Bons negocios.
Sérgio Dias.
Fundamentais & técnica
No caso da Sonae SGPS dou uma pequena ajuda na discussão deste tópico.
Em termos de fundamentais o forecast das casas de investimento aponta para um resultado em 2008 com uma quebra de 42%.
Apesar disso a acção não está cara mas nós sabemos que quem quer ganhar em bolsa tem em conta o custo de oportunidade de capital e esse é que não perdoa.
Apesar de no longo prazo poder recuperar e penso que o poderá fazer em breve, continua a cair o que para além do prejuizo de x% tem mais uns 10% por ex. de custo de capital conforme exigido por cada investidor.
Eu por exemplo sou muito atento aos fundamentais mas para mim a análise técnica é rainha no momentum de entrada e saída no mercado, e este pormenor é a chave do sucesso.
Deixo em anexo alguns dados fundamentais.
Abraço.
Em termos de fundamentais o forecast das casas de investimento aponta para um resultado em 2008 com uma quebra de 42%.
Apesar disso a acção não está cara mas nós sabemos que quem quer ganhar em bolsa tem em conta o custo de oportunidade de capital e esse é que não perdoa.
Apesar de no longo prazo poder recuperar e penso que o poderá fazer em breve, continua a cair o que para além do prejuizo de x% tem mais uns 10% por ex. de custo de capital conforme exigido por cada investidor.
Eu por exemplo sou muito atento aos fundamentais mas para mim a análise técnica é rainha no momentum de entrada e saída no mercado, e este pormenor é a chave do sucesso.
Deixo em anexo alguns dados fundamentais.
Abraço.
- Anexos
-
- Fundamentals sna.ls.JPG (73.9 KiB) Visualizado 5900 vezes
Que razões tem para subir?
A análise técnica NUNCA dará razões para que uma acção suba ou desça. Um traço para aqui, outro ponto acolá, são apenas pontos e traços.
As notícias também não são razões para uma acção subir ou descer. Elas podem influenciar as pessoas, mas não são razões per se.
Os resultados podem fundamentar razões de base relativamente objectivas, mas têm de se conjugar com o todo, que são os fundamentais das empresas.
Os fundamentais das empresas e a sua projecção com expectativas futuras parecem-me as únicas razões objectivas para valorizar uma empresa.
Sendo assim, e partindo do princípio de que o PER e o EBIDTA da SONAE SGPS são do melhor que há no mercado (façam as contas que eu não percebo nada disto), e partindo ainda do princípio de que o comes e o bebes – o retalho em geral – dá sempre, porque devo dizer que a acção da SONAE está cara? Era só o que faltava! Não está barata, está baratíssima! Pondo de lado a especulação que caracteriza a forma como – ao que vejo – a maioria dos caldeireiros pensa a bolsa, quem neste momento compra SONAE SGPS numa perspectiva de investimento a médio ou longo prazo só demonstra inteligência. Penso eu de que.
Assinado: Mr Z
A análise técnica NUNCA dará razões para que uma acção suba ou desça. Um traço para aqui, outro ponto acolá, são apenas pontos e traços.
As notícias também não são razões para uma acção subir ou descer. Elas podem influenciar as pessoas, mas não são razões per se.
Os resultados podem fundamentar razões de base relativamente objectivas, mas têm de se conjugar com o todo, que são os fundamentais das empresas.
Os fundamentais das empresas e a sua projecção com expectativas futuras parecem-me as únicas razões objectivas para valorizar uma empresa.
Sendo assim, e partindo do princípio de que o PER e o EBIDTA da SONAE SGPS são do melhor que há no mercado (façam as contas que eu não percebo nada disto), e partindo ainda do princípio de que o comes e o bebes – o retalho em geral – dá sempre, porque devo dizer que a acção da SONAE está cara? Era só o que faltava! Não está barata, está baratíssima! Pondo de lado a especulação que caracteriza a forma como – ao que vejo – a maioria dos caldeireiros pensa a bolsa, quem neste momento compra SONAE SGPS numa perspectiva de investimento a médio ou longo prazo só demonstra inteligência. Penso eu de que.
Assinado: Mr Z
- Registado: 21/4/2008 18:06
obrigada Artista,
isto tudo so porque; quando sigo os cofres das transações estou habituado a ver quase sempre, ora uma predominância de vendedores ora de compradores, agora um equilibrio e nas quantidades que foram...
um facto é que, independentemente da confusão criada pelo meu post permitiu-me aprender mais umas coisas.com os amigos forenses!
portanto desculpem là qualquer coisinha
isto tudo so porque; quando sigo os cofres das transações estou habituado a ver quase sempre, ora uma predominância de vendedores ora de compradores, agora um equilibrio e nas quantidades que foram...

um facto é que, independentemente da confusão criada pelo meu post permitiu-me aprender mais umas coisas.com os amigos forenses!
portanto desculpem là qualquer coisinha

- Registado: 29/11/2007 3:16
jotabilo, para simplificar as coisas não há melhor que tu no Caldeirão.
O Artista colocou uma série de posts muito interessantes explicando a sua forma de ver o mercado e tu colocas um post inteiro a explicar o que é "estratégia" segundo os conceitos da Gestão?
O Artista usou a expressão estratégia no senso mais comum da mesma. E fê-lo na perfeição, na minha opinião. Foi claro.
Mas claro... tinhas que implicar com alguma coisa...
Enfim, já desisti de contar a historieta. lol
O Artista colocou uma série de posts muito interessantes explicando a sua forma de ver o mercado e tu colocas um post inteiro a explicar o que é "estratégia" segundo os conceitos da Gestão?
O Artista usou a expressão estratégia no senso mais comum da mesma. E fê-lo na perfeição, na minha opinião. Foi claro.
Mas claro... tinhas que implicar com alguma coisa...
Enfim, já desisti de contar a historieta. lol
Caro Artista
Já vi que encontra sempre matéria para comentar. Só para lhe dizer que até nem gosto de futebol! Mas a negociar preferia vender depois do benfica ganhar e comprar depois do benfica perder..., mas realmente nessas não penso tão pouco.
Espero que não se importe que não o trate por tu.
Abraço e BN
Espero que não se importe que não o trate por tu.
Abraço e BN
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro Sect
Eu não perguntei nada, nem procurei qualquer justificação de subida ou descida da valor do título em causa.
Admira-me como aparecem logos uns causídicos a defenderem causas que têm outro fundamento.
O fundamento da causa que critiquei no Artista foi a forma como respondeu a quem lhe fez a pergunta tomada de um modo evasivo e retirado por galanicie e suprema sabedoria.
Eu apenas achei desconcertante face à aparente sinceridade de quem perguntou. Apenas isso.
Sou dos mais antigos por aqui no caldeirão.O meu registo tem data mais recente porque tive de mudar o meu registo aquando da junção do fórum com o jornal de negócios.
Já li todos os artigos e "sermões" dos sábios e já reflecti sobre eles.
De modo que leio as tuas observações "en passant" e não me demorando muito nelas, porque já as vi em qualquer sítio e não porque as menospreze.
Eu até nem sou adepto de stops.. e o aludido é o que mais recomenda.. para não se perder muito, afirma ele.
Sabes quando compro/vendo, uns títulos é para ganhar qualquer coisa e não perder.
Ao definirmos stops, é admitir à partida que estamos a fazer um mau negócio ou então que temos um espirito de "pilha galinhas".
Claro que este é um tema controverso e só acirro os animos com estas asserções.
Podia adiantar mais coisas...mas nisto de bolsa existem muito sábios de respeito que é preciso reverenciar.
cumps
Caro Jotabilo, nao querendo aprofundar a confusao que ocorreu e deixando esse pequeno pormenor para trás venho entao questionar-te de outra forma, em vez de te questionar acerca da razoes para esta queda que razoes tem ela para subir (encontra-se barata é?!), podes recorrer a analise tecnica, fundamental, noticias, resultados, etc.
Re: comentário
jotabilo Escreveu: Eu não perguntei nada, nem procurei qualquer justificação de subida ou descida da valor do título em causa.
Admira-me como aparecem logos uns causídicos a defenderem causas que têm outro fundamento.
O fundamento da causa que critiquei no Artista foi a forma como respondeu a quem lhe fez a pergunta tomada de um modo evasivo e retirado por galanicie e suprema sabedoria.
Eu apenas achei desconcertante face à aparente sinceridade de quem perguntou. Apenas isso.
...
Eu até nem sou adepto de stops.. e o aludido é o que mais recomenda.. para não se perder muito, afirma ele.
Sabes quando compro/vendo, uns títulos é para ganhar qualquer coisa e não perder.
Ao definirmos stops, é admitir à partida que estamos a fazer um mau negócio ou então que temos um espirito de "pilha galinhas".
Podia adiantar mais coisas...mas nisto de bolsa existem muito sábios de respeito que é preciso reverenciar.
Olha uma coisa, mas afinal que mal te fiz eu?! a pessoa que fez a pergunta não se queixou e eu sinceramente ainda não percebi qual é o teu problema com a minha resposta!?!?
Eu tenho sido moderado na tantativa de não meter lenha na fogueira e acalmar as coisas mas parece que isso não te apetece, afinal o que queres?!
Olha por mim estamos conversados...
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
comentário
Caro Artista
Isso não é estratégia, é, quando muito uma linha de acção, uma metodologia de procedimento. Estratégia é um outro conceito mais vasto e tem em conta objectivos que são em si objecto de rivalidade de interesses. ´
Desculpa, mas existem pessoas que utilizam essa expressão apenas para tornarem mais convincentes as suas ideias.
A racionalidade da bolsa não tem a ortogonalidade que pretendemos das ciências, tantos as exactas como as sociais. Existem métodos; -O designado método das intenções; -O método das probabilidades.
O primeiro resulta da impressão que a experiência nos dá sobre o caminho que tomará um título dentro do prazo que consideramos e o método das probabilidades assentará nos indicadores técnicos e fundamentais que conseguirmos obter.
Estratégias não. As estratégias só têm lugar em sistemas integrados considerando os elementos (empresas) integradas num ambiente contigengial
(Chiavenato in teoria de admnistração de empresas).
Estratégia é um misto de ciência e arte na utilização do potêncial de uma empresa para atingir objectivos que são objecto de rivalidades de interesses.
E aqui estamos no mercado, estamos na acção em si e apenas podemos utilizar métodos ou linhas de acção.Nós , pequenos investidores apenas podemos utilizar métodos, Não possuímos dimensão para a estratégia.
Não somos bombeiros de mangueira na mão e a ter visões estratégicas.
Não sou adepto de stops pré-definidos.
cumps
Isso não é estratégia, é, quando muito uma linha de acção, uma metodologia de procedimento. Estratégia é um outro conceito mais vasto e tem em conta objectivos que são em si objecto de rivalidade de interesses. ´
Desculpa, mas existem pessoas que utilizam essa expressão apenas para tornarem mais convincentes as suas ideias.
A racionalidade da bolsa não tem a ortogonalidade que pretendemos das ciências, tantos as exactas como as sociais. Existem métodos; -O designado método das intenções; -O método das probabilidades.
O primeiro resulta da impressão que a experiência nos dá sobre o caminho que tomará um título dentro do prazo que consideramos e o método das probabilidades assentará nos indicadores técnicos e fundamentais que conseguirmos obter.
Estratégias não. As estratégias só têm lugar em sistemas integrados considerando os elementos (empresas) integradas num ambiente contigengial
(Chiavenato in teoria de admnistração de empresas).
Estratégia é um misto de ciência e arte na utilização do potêncial de uma empresa para atingir objectivos que são objecto de rivalidades de interesses.
E aqui estamos no mercado, estamos na acção em si e apenas podemos utilizar métodos ou linhas de acção.Nós , pequenos investidores apenas podemos utilizar métodos, Não possuímos dimensão para a estratégia.
Não somos bombeiros de mangueira na mão e a ter visões estratégicas.
Não sou adepto de stops pré-definidos.
cumps
dfenes Escreveu:Tenho notado que sempre que alguém tece um comentário que se desvie da análise técnica é na maior parte das vezes corrigido por um ou outro Caldeireiro. Gostaria no entanto de lembrar que a mesma não é sempre fiável.
Acho que tens alguma razão, mas também não tens

De facto a maioria dos que aqui comentam não orientam o seu raciocínio pelos fundamentais mas isso também me parece que tem uma razão, quem investe com base em fundamentais deve-o fazer a longo prazo e não se deve preocupar com os movimentos de curto prazo, por isso quando vejo alguém preocupado com as quedas de um determinado título parto do princípio que se trata de uma posição de curto/médio prazo...
dfenes Escreveu:Gostaria no entanto de lembrar que a mesma não é sempre fiável.
Ela nem tem de o ser, é apenas uma ferramenta, ela não faz nada, nós é que analisamos e tomamos decisões... o facto de existir um suporte nunca quer dizer que ele não vai ser quebrado, mas diz-nos, por exemplo, que se pensar-mos assumir uma qualquer posição deverá ser junto dela e não no "meio do nada", sabendo que em qualquer dos casos existem riscos...
dfenes Escreveu:Quanto a mim ajuda tanto como aos que andam a anotar os números saídos do totoloto e a fazerem estatísticas dos mesmos.
A mim ajuda-me imenso, sem ela estava feito

dfenes Escreveu:Os canais são para serem invertidos ou quebrados tal qual suportes ou resistências, muitas das vezes por notícias de última hora, algumas bem, outras mal intencionadas.
Exacto, o que disse lá atrás, mas esses dados de que falas são muito importantes para quem usa a AT pois são eles que permitem definir a estratégia (prazo, ponto de entrada, stop, objectivo...)
dfenes Escreveu:Não vou dizer que não faço análise técnica, estaria a mentir! Mas na maior parte das vezes que invisto sou fundamentalista.
Desde que invisto em bolsa sempre achei que o mais importante é a autodisciplina a qual me tem ajudado bastante. Sempre que faço uma transacção é com a certeza que não preciso desse dinheiro a curto ou médio prazo e mesmo assim coloco sempre um stop (em mente) o qual respeito religiosamente.
O importante é cada um encontrar uma estratégia em que se sinta confortável a negociar... como já disse algumas vezes, se alguém descobrisse que teria bons resultados com uma estratégia do género, comprar quando o Benfica ganha e vender quando perde, não vejo porque não usar essa estratégia, mais racional e objectivo é difícil!

... ou comprar ás 11h27m e vender ás 15h11m... ou comprar na lua cheia e vender na nova ...

Um abraço e boa sorte
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
comentário
Caro Sect
Eu não perguntei nada, nem procurei qualquer justificação de subida ou descida da valor do título em causa.
Sou dos mais antigos por aqui no caldeirão.O meu registo tem data mais recente porque tive de mudar o meu registo aquando da junção do fórum com o jornal de negócios.
De modo que leio as tuas observações "en passant" e não me demorando muito nelas, porque já as vi em qualquer sítio e não porque as menospreze.
cumps
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 22/5/2008 20:33, num total de 1 vez.
Silverwolf Escreveu:A Sonae está a cair porque o sector do retalho tem estado em grande pressão negativa... se os consumidores tem menos $ então vão gastar menos nos continentes e tal... as sonis e sonae coms a cair tb não ajudam nada...
Acreditas mesmo que os continentes e afins estão a vender menos??
Independentemente dos resultados ainda não terem saído, penso que a actual cotação da Sonae não se deve a factores de desempenho financeiro...
Os mercados financeiros é que não são racionais.. e às vezes as acções mais parece que funcionam à parte das empresas. Mas só sofre esses males quem investe a curto prazo.
- Registado: 22/2/2008 23:45
Silverwolf Escreveu:Para fechar, acho que é muito importante perceber o porquê das acções estarem a cair ou a subir... ou pelo menos tentar perceber a razão macro... a micro em principio ninguem vai perceber, no dia a dia o porquê de uma acção ter descido 3 centimos ou subido 3 centimos... mas um movimento destes tão longo tem obviamente uma explicação...
Olá Silverwolf,
Só concordo com essa posição para quem investe a longo prazo e usa apenas os fundamentais para investir... para quem investe a curto ou médio prazo não me parece que seja importante perceber as razões que justificam os movimentos de subida ou descida!
Na prática parece-me que isso dificilmente produzirá bons resultados...
um abraço
artista
Moderaçao minha gente...
Jotabilo apesar de nao gostares da atitude ou a forma como o Artista te respondeu tens que entender que é certamente entediante expicar sempre o mesmo e tens que reparar que estas criticas sao a alma do forum, as vezes mais hostis outras vezes mais complacentes porem lembra-te que estamos aqui todos a tentar ajudar-nos uns aos outros porem à alguns que ja estao à mais tempo que outros ou que estao mais vividos neste mundo e entendo o que ele te quer dizer pois trata-se da realidade e nao sao necessarias justificaçoes para um titulo cair como muitas vezes tentamos arranjar e o que ele tentou te alertar foi esse facto devido a tu estares a culpar atitude dos investidores.
E já agora tu tambem exageraste um bocadinho, pois ele apenas te disse te disse a verdade:
Enquanto tentares encontrar razões para quedas e subidas na bolsa dificilmente terás sucesso nela... não é por aí!!!
Esta parte deve ter sido a que te aborreceu, porem nao passa da verdade é uma atitude constante neste e em todos os outros foruns:
Mas isto já foi tantas vezes aqui dito que tenho de gravar um "texto tipo" para responder a comentários deste género...
»Do alto da tua imensa sabedoria!!!
Fazes-me lembrar um valentão que havia por aqui.
Sempre as sentenças do costume.
Lembra-te desta frase: Maio é um pessimo mês para investir. Os outros sao junho, julho, agosto, setembro, outubro, novenbro, dezembro, janeiro ,fevereiro, março e abril. (Mark Twain)
Jotabilo apesar de nao gostares da atitude ou a forma como o Artista te respondeu tens que entender que é certamente entediante expicar sempre o mesmo e tens que reparar que estas criticas sao a alma do forum, as vezes mais hostis outras vezes mais complacentes porem lembra-te que estamos aqui todos a tentar ajudar-nos uns aos outros porem à alguns que ja estao à mais tempo que outros ou que estao mais vividos neste mundo e entendo o que ele te quer dizer pois trata-se da realidade e nao sao necessarias justificaçoes para um titulo cair como muitas vezes tentamos arranjar e o que ele tentou te alertar foi esse facto devido a tu estares a culpar atitude dos investidores.
E já agora tu tambem exageraste um bocadinho, pois ele apenas te disse te disse a verdade:
Enquanto tentares encontrar razões para quedas e subidas na bolsa dificilmente terás sucesso nela... não é por aí!!!
Esta parte deve ter sido a que te aborreceu, porem nao passa da verdade é uma atitude constante neste e em todos os outros foruns:
Mas isto já foi tantas vezes aqui dito que tenho de gravar um "texto tipo" para responder a comentários deste género...
»Do alto da tua imensa sabedoria!!!
Fazes-me lembrar um valentão que havia por aqui.
Sempre as sentenças do costume.
Lembra-te desta frase: Maio é um pessimo mês para investir. Os outros sao junho, julho, agosto, setembro, outubro, novenbro, dezembro, janeiro ,fevereiro, março e abril. (Mark Twain)
- Anexos
-
- Repara nos indicadores pois se reparares parece que a queda ainda so agora começou.
- SONAE,SGPS.png (23.43 KiB) Visualizado 5529 vezes
Tenho notado que sempre que alguém tece um comentário que se desvie da análise técnica é na maior parte das vezes corrigido por um ou outro Caldeireiro. Gostaria no entanto de lembrar que a mesma não é sempre fiável.
Quanto a mim ajuda tanto como aos que andam a anotar os números saídos do totoloto e a fazerem estatísticas dos mesmos.
Os canais são para serem invertidos ou quebrados tal qual suportes ou resistências, muitas das vezes por notícias de última hora, algumas bem, outras mal intencionadas.
Não vou dizer que não faço análise técnica, estaria a mentir! Mas na maior parte das vezes que invisto sou fundamentalista.
Desde que invisto em bolsa sempre achei que o mais importante é a autodisciplina a qual me tem ajudado bastante. Sempre que faço uma transacção é com a certeza que não preciso desse dinheiro a curto ou médio prazo e mesmo assim coloco sempre um stop (em mente) o qual respeito religiosamente.
Boa tarde a todos e BN
Quanto a mim ajuda tanto como aos que andam a anotar os números saídos do totoloto e a fazerem estatísticas dos mesmos.
Os canais são para serem invertidos ou quebrados tal qual suportes ou resistências, muitas das vezes por notícias de última hora, algumas bem, outras mal intencionadas.
Não vou dizer que não faço análise técnica, estaria a mentir! Mas na maior parte das vezes que invisto sou fundamentalista.
Boa tarde a todos e BN
ferfre Escreveu:
resumindo està muita gente a fugir para outros mais rentaveis e muita gente a comprar por confiarem que não vai cair eternamente.
Repara o que quis dizer, ou não disse na totalidade porque isso já aqui foi escrito, pelo menos, centenas de vezes, é que andar à procura de razões para quedas ou subidas é uma perda de tempo, pode ser um exercício interessante mas não para aplicação prática, porque neste caso dificilmente produzirá bons resultados...
As razões para as cotações cairem podem ser tantas que tentar negociar com base nelas será uma tarefa condenada ao fracasso... imagina que uma empresa tem bons fundamentais mas há um investidor com uma posição grande que está a vender, por mais que se diga que está barata a pressão vendedora é maior! evidentemente que esse investidor não virá ao mercado dizer que está a vender...
Este é apenas um exemplo, haverá muitos mais que, embora não sejam do conhecimento público, condicionam o comportamento do título...
um abraço
artista
PS: Quanto à confusão não te preocupes, na vida há muita coisa que me preocupa, as desavenças e/ou mal entendidos num forum da net não fazem parte dessa lista

Deixem-se de trocas de argumentos que a nada levam e não ajudam em nada o people
A Sonae está a cair porque o sector do retalho tem estado em grande pressão negativa... se os consumidores tem menos $ então vão gastar menos nos continentes e tal... as sonis e sonae coms a cair tb não ajudam nada...
A JMAR safou-se bem porque a Polónia esteve e está excelente... e é o que tem safado a cena... mas agora tb tem estado a cair mm com resultados bons.
Mas os dados macro tem estado a dar a volta e se isto vira mm então de certeza que sonae vem atrás... mas para isso tem que existir um trigger que neste momento parece não existir... existem historias melhores...
Para fechar, acho que é muito importante perceber o porquê das acções estarem a cair ou a subir... ou pelo menos tentar perceber a razão macro... a micro em principio ninguem vai perceber, no dia a dia o porquê de uma acção ter descido 3 centimos ou subido 3 centimos... mas um movimento destes tão longo tem obviamente uma explicação...

A Sonae está a cair porque o sector do retalho tem estado em grande pressão negativa... se os consumidores tem menos $ então vão gastar menos nos continentes e tal... as sonis e sonae coms a cair tb não ajudam nada...
A JMAR safou-se bem porque a Polónia esteve e está excelente... e é o que tem safado a cena... mas agora tb tem estado a cair mm com resultados bons.
Mas os dados macro tem estado a dar a volta e se isto vira mm então de certeza que sonae vem atrás... mas para isso tem que existir um trigger que neste momento parece não existir... existem historias melhores...
Para fechar, acho que é muito importante perceber o porquê das acções estarem a cair ou a subir... ou pelo menos tentar perceber a razão macro... a micro em principio ninguem vai perceber, no dia a dia o porquê de uma acção ter descido 3 centimos ou subido 3 centimos... mas um movimento destes tão longo tem obviamente uma explicação...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 139 visitantes