Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 22/5/2008 17:27

Jotabilo, eu não quero prolongar isto, tu simplesmente vês mal em tudo o que escrevo, ou andas à procura de alguma coisa que possa ser interpretada como tal...

Eu relamente não conhecia o sinificado da palavra, pensava que era uma coisa diferente, até achei piada ao seu significado e, por essa razão, o transcrevi aqui, até porque podiamos todos ficar a conhecê-lo melhor...

Não era para ofender ninguém e não me parece que tenha sido uma ousadia (?)

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

comentário

por jotabilo » 22/5/2008 17:08

Caro Artista

Nunca junto das pessoas me atrevi a apresentar o dicionário para as contestar em algum conceito em causa.
Mas já que tiveste essa ousadia, também encontrei isto:- "do It. dilettante, que deleita ou se deleita"

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por artista_ » 22/5/2008 16:57

Diletante - sm e sf Amador de belas-artes, especialmente de música. / P. ext. O que se ocupa de qualquer assunto por gosto, e não por obrigação!

Diletantismo - Modo amador do fazer artístico. Qualidade do diletante - o que faz arte por amor. Não dedicação suficiente do artista para com sua praxis, vista como bela, em sua face ingênua. Qualidade própria do indivíduo que se dedica a uma arte de forma ligeira, sem se preocupar com o estudo e a reflexão permanentes, por considerar que a arte deve ser uma forma de puro lazer, onde a vocação e o trabalho não têm lugar.

Olha pelo menos obrigaste-me a procurar o significado da palavra, não é bem o que julgava... até me identifico com ela, e não sei se era isso que querias dizer?!

Seja como for, se viste algo de mal nas minhas palavras estás enganado, ou eu expressei-me mal... fui apenas directo!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 22/5/2008 16:55

Jotabilo, para justificações tens aquelas tretas que se inventam nos jornais e nas televisões depois dos fechos que apenas servem para "sossegar o espírito" de quem as lê pois as pessoas são ávidas de encontrar justificações. Mesmo para o injustificável.

Ou tu achas que as acções sobem e descem por causa dessas justificações feitas à posteriori?

Mais logo conto-te uma historieta.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ferfre » 22/5/2008 16:54

OK!
desculpa là artista.
assim como aos veteranos deste forum por originar alguma confusão.

Isto até nem era um comentario mas uma pergunta.

eu tenho lido muito (mas pelo visto não o suficiente)aqui neste forum e aprendido também!

mas ainda estou muito verde.

mas andava à procura de uma razão que não estava a ver..

Jotabilo obrigada por me a facilitares,

resumindo està muita gente a fugir para outros mais rentaveis e muita gente a comprar por confiarem que não vai cair eternamente.

muito obrigada

Registado: 29/11/2007 3:16

comentário

por jotabilo » 22/5/2008 16:47

Caro Ulisses

Eu reconheço-lhe o mérito, ao Artista, mas isso não justifica o modo diletante como respondeu.
Também eu gostava de ler uma justificação e só vi fastio.
Não gostei, e penso que também , não será do teu agrado.
Peço perdão.

cumps

Re: comentário

por artista_ » 22/5/2008 16:46

jotabilo Escreveu:Caro Artista
Do alto da tua imensa sabedoria!!!
Fazes-me lembrar um valentão que havia por aqui.
Sempre as sentenças do costume.
Mas não te incomodes muito em explicares mais uma vez.

Jotabilo, se eu muitas vezes chamo a atenção para aquilo que considero "erros", e explico dessa minha opinião tem a ver com dois aspectos:

1- Ter que explicar o que quer que seja ajuda-nos imenso a refletir sobre esse assunto e assim a aprender muito sobre o mesmo (há um exemplo que dou frequentemente sobre isto, pintei várias vezes o círculo cromático, desde o básico até à faculdade, mas só o percebi em toda a sua plenitude quando tive de o explicar aos meus alunos na escola);
2- Quando comecei a investir na bolsa, em finais de 1997, estava euforico como muitos que nessa altura descobriram os mercados através da OPV da EDP, o facto de nos fóruns aparecerem muitos com mais experiência que iam alertando para os perigos e para os erros que se cometiam foi o que realmente me fez aprender e, sobretudo, preparou-me para o que havia de vir em 2000...

Não penses nunca que o que escrevo é para mostrar sabedoria ou o que quer que seja... nem sequer me considero uma pessoa muito informada em relação a isto, costumo dizer aos meus amigos que a minha grande arma na bolsa é que conheço muito bem as minhas limitações, e as do mercado...

Um abraço

artista

PS: Obrigado pelas palavras Ulisses!! :wink:

por Ulisses Pereira » 22/5/2008 16:34

jotabilo, discordo por completo de ti. Uma das pessoas que mais tem contribuido para a formação dos investidores no Caldeirão é o Artista. Chamar-lhe valentão e outras coisas que tais é uma profunda injustiça com aquele que considero um dos mais consistentes participantes no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentário

por jotabilo » 22/5/2008 16:28

Caro Artista

Do alto da tua imensa sabedoria!!!
Fazes-me lembrar um valentão que havia por aqui.
Sempre as sentenças do costume.
Mas não te incomodes muito em explicares mais uma vez.
A SON sgps é, fumdamentalmente, uma empresa de distribuição de artigos tanto de géneros alimentícios como de outros artigos de consumo comum.
Em Portugal e em quase toda a europa a crise pode de algum modo retrair o consumo desses artigos.
A SON sgps está nesse meio e penso que se deverá atribuir a essa retracção a diminuição do valor dos títulos que lhe respeitam.
Pelo menos em previsão dos possíveis e eventuais investidores que por via disso, não investem ou até mesmo,desinvestem no título e vão procurar outros negócios que entendem mais rentáveis.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 22/5/2008 16:37, num total de 1 vez.

por artista_ » 22/5/2008 15:58

ferfre Escreveu:alguém pode dar uma explicação para esta queda continuada desde à alguns dias;

Eu percebo pouco destas coisas.
Mas esta situação ainda me baralha mais.

tantos milhões de acções transacionados!!

obrigada

Enquanto tentares encontrar razões para quedas e subidas na bolsa dificilmente terás sucesso nela... não é por aí!!! Mas isto já foi tantas vezes aqui dito que tenho de gravar um "texto tipo" para responder a comentários deste género...

um abraço

artista

por ferfre » 22/5/2008 15:47

alguém pode dar uma explicação para esta queda continuada desde à alguns dias;

Eu percebo pouco destas coisas.
Mas esta situação ainda me baralha mais.

tantos milhões de acções transacionados!!

obrigada

Registado: 29/11/2007 3:16

por crusas » 22/5/2008 15:35

Boas,
Após umas largas semanas de olho, resolvi entrar hoje a 1,025. Parece-me querer estar a dar a volta, vamos ver se é desta ou então fui só mais um a querer encontrar um fundo...
BN!

Registado: 29/11/2007 2:46

esperar por inversão, concordo. a tendência é bear.

por filpina70 » 22/5/2008 14:03

dfenes Escreveu:
artista Escreveu:Enfim, eu acrescentaria o suporte a 1.05€, mínimo anterior, ainda assim o mais importante é a tendência que continua clara de baixa, tentar encontrar suportes é estar a "remar contra a maré"... o mesmo acontece quanto estamos em bull market forte, encontram-se muitas resistências mas as cotações acabam por as quebrar... até um dia claro! A Sonae também cairá até uma dia, nunca se sabe até se foi hoje esse dia, mas sabemos que tentar adivinhá-lo é um exercício muito arriscado e por isso se aconselha a ficar de fora e esperar por indicações mais seguras de invesão...

Bons negócios

Concordo! Mas há um senão,Se todos ficarem de fora há espera??!! então bem se pode esperar que ela nunca mais arranca! Eu sai a 1,215 e já coloquei ordem de compra a 1,01. Boa tarde a todos e BN.

Registado: 18/3/2008 13:24

por artista_ » 22/5/2008 13:56

jony_cash Escreveu:
Isso ninguem sabe porque ninguém é "bruxo". O que podes é fazer como o Ulisses esperar que a acção dê sinal de inversão pas também pode falhar ou quando te apercebes da inversão já ela está a subir e perdes o barco.

Falhar pode falhar sempre mas há duas coisas importantes a ter em conta:

Por um lado quando a tendência é de alta as probabilidades de falhar são muito menores, por outro, em qualquer um dos casos deve-se usar um stop para que nunca se perca muito... evidentemente que, por causa disto, o ponto de entrada é importante também!

Bons negócios

artista

por Billabong » 22/5/2008 13:36

Sim, agora a melhor opção é esperar pela inversão, apesar de se poder perder o arranque.

Registado: 7/5/2008 15:41

por jony_cash » 22/5/2008 13:18

Billabong Escreveu:A questão que se coloca é.qual a melhor altura para entrar? Eu entrei a 1.145€ convencido de que não desceria muito mais. Enganei-me.

Isso ninguem sabe porque ninguém é "bruxo". O que podes é fazer como o Ulisses esperar que a acção dê sinal de inversão pas também pode falhar ou quando te apercebes da inversão já ela está a subir e perdes o barco.

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por LUMAPICA » 22/5/2008 13:12

zguibz Escreveu:Imagina que tinhas utilizado um stop, a 3, a 5, ou a 10%, quanto não estarias a ganhar?

Não uso stops nem nunca usarei.[/quote]

Posso fazer uma pergunta indiscreta?
Qual é a percentagem que está a ganhar desde Dez07??
Eu vendendo mesmo a perder, ainda estou a ganhar 8%.
Não sei se isto o fará pensar noutra estratégia.
Bons negócios
LUMAPICA

Registado: 9/3/2008 20:18

por Billabong » 22/5/2008 13:08

A questão que se coloca é.qual a melhor altura para entrar? Eu entrei a 1.145€ convencido de que não desceria muito mais. Enganei-me.

por jony_cash » 22/5/2008 12:53

Adelin Escreveu:
zguibz Escreveu:Adelin; o facto da Sonae ser a única cotada que não apresenta qualquer tipo de recuperação desde o verão passado, técnicamente faz dela uma acção das menos apeteciveis do psi-20.

Isso depende do tipo de investidor. Não me lembro do termo técnico dado aos dois tipos de investidores: há um que tende a comprar a cotação que mais desvalorizou e há o que compra a que mais valorizou. Como deves ter entendido, sou do primeiro tipo.

zguibz Escreveu:2º- Se fizeste um último reforço a 1,06, quer dizer que no entretanto, já tinhas feito outros na tentativa de baixar o preço médio.
Nada mais errado.

Ainda bem que achas isto errado. Eu fiz reforços, mas tudo em carteiras separadas, de maneira a não haver misturas.

zguibz Escreveu:Que acredites na acção no longo prazo, é legitimo, eu também acredito; mas ficar agarrado a um titulo que vem caíndo desde lá de cima...

Cada um tem a sua estratégia de investimento e caso não existam outras oportunidades melhores, nunca vendo um título a perder.

zguibz Escreveu:Imagina que tinhas utilizado um stop, a 3, a 5, ou a 10%, quanto não estarias a ganhar?

Não uso stops nem nunca usarei.

Grande Adelin,

Pelo que dizes és um investidor a longo prazo certo?
Se for o caso concordo contigo a 100% caso contrário não posso concordar :wink:

Abraço,

por Adelin » 22/5/2008 12:37

zguibz Escreveu:Adelin; o facto da Sonae ser a única cotada que não apresenta qualquer tipo de recuperação desde o verão passado, técnicamente faz dela uma acção das menos apeteciveis do psi-20.

Isso depende do tipo de investidor. Não me lembro do termo técnico dado aos dois tipos de investidores: há um que tende a comprar a cotação que mais desvalorizou e há o que compra a que mais valorizou. Como deves ter entendido, sou do primeiro tipo.

zguibz Escreveu:2º- Se fizeste um último reforço a 1,06, quer dizer que no entretanto, já tinhas feito outros na tentativa de baixar o preço médio.
Nada mais errado.

Ainda bem que achas isto errado. Eu fiz reforços, mas tudo em carteiras separadas, de maneira a não haver misturas.

zguibz Escreveu:Que acredites na acção no longo prazo, é legitimo, eu também acredito; mas ficar agarrado a um titulo que vem caíndo desde lá de cima...

Cada um tem a sua estratégia de investimento e caso não existam outras oportunidades melhores, nunca vendo um título a perder.

Não uso stops nem nunca usarei.
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por zguibz » 22/5/2008 12:15

Adelin Escreveu::| A Sonae.sgps é a única cotada que não sofreu qualquer tipo de recuperação desde o Verão de 2007 e tendo em conta isto, é bastante apetecível.
Continuo a acreditar nela (caso contrário não estaria dentro a 1,85) e fiz um último reforço ontem a 1,065.

Tenho curiosidade por ver o que o James Wheat vai dizer quando regressar, ele que tenta encontrar explicação para tudo :lol:

Adelin; o facto da Sonae ser a única cotada que não apresenta qualquer tipo de recuperação desde o verão passado, técnicamente faz dela uma acção das menos apeteciveis do psi-20.

2º- Se fizeste um último reforço a 1,06, quer dizer que no entretanto, já tinhas feito outros na tentativa de baixar o preço médio.
Nada mais errado.

Que acredites na acção no longo prazo, é legitimo, eu também acredito; mas ficar agarrado a um titulo que vem caíndo desde lá de cima...

Imagina que tinhas utilizado um stop, a 3, a 5, ou a 10%, quanto não estarias a ganhar?

1º lição nestas coisas da bolsa; preservar o capital!!!

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por jony_cash » 22/5/2008 12:00

Adelin Escreveu::| A Sonae.sgps é a única cotada que não sofreu qualquer tipo de recuperação desde o Verão de 2007 e tendo em conta isto, é bastante apetecível.
Continuo a acreditar nela (caso contrário não estaria dentro a 1,85) e fiz um último reforço ontem a 1,065.

Tenho curiosidade por ver o que o James Wheat vai dizer quando regressar, ele que tenta encontrar explicação para tudo :lol:

Eu também estou dentro a 1,35€ e não estou nada mas mesmo nada preocupado até vou reforçar Por isso acho que melhores dias viram pode demorar mas vão vir isto é um ciclo.

Abraço

por Adelin » 22/5/2008 11:47

:| A Sonae.sgps é a única cotada que não sofreu qualquer tipo de recuperação desde o Verão de 2007 e tendo em conta isto, é bastante apetecível.

Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por mfsr1980 » 22/5/2008 11:33

Trabalharam bem no feriado :lol: pouco passavam das 10 horas e já estavam negociadas mais de 7 milhões de acções ( o dia feito ).
É bom que os ursos despejem de vez as acções ( é mesmo a única maneira de os enfraquecer ).

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por Billabong » 22/5/2008 9:34

Boas

Os meus também já foram pagos.

Desfiz-me de todo o que tinha da sonae.sgps...para meu grande desgosto, porque era uma empresa, que com estes resultados, nada fazia esperar esta queda. O que me fez vender? Bem, talvez comprar mais barato, porque com o andamento que leva e a quebra dos 1.05€ logo pela manha, não ficaria nada admirado que vá abaixo do 1€ nos próximos dias.
Algum dia há-de subir, por isso poderia ter mantido, mas lutar contra a corrente é difícil, e talvez tenha sido melhor assumir as perdas e comprar mais barato.

Cumprimentos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BOMBA99, itisi1000, niceboy, PAULOJOAO, TTM62 e 411 visitantes