Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O dólar Americano e as bolhas da moda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 26/5/2003 8:35

Quando compro, tenho obrigatoriamente que pagar. Se paga em dólares não pago em euros e vice-versa.
Mas a questão ainda não se põe assim, talvez assim.

O «excesso de liquidez » levou sempre a um melhor bem estar dos povos, a distribuição de riqueza, desde sempre: Produz o «excesso de liquidez» abrandamento económico? Se sim, não se adaptou então o mundo moderno ao «excesso de liquidez», com novos produtos, de qualidade superior, portanto muitas vezes mais caros que os produtos de menor qualidade e mais baratos?

Quase repetitivo:

O «excesso de liquidez» não pode ser absorvido por produtos de alta qualidade, novos, e por isso a necessidade de mais moeda para os pagar, portanto menor liquidez, enquanto mais quantidade a pagar por um produto superior?
(Em vez de andar de panda, passaria a andar de ferrari (?)

Quanto ao BCE, existe inclusive uma medida para determinar a quantidade de moeda disponível, prevendo-se com ela se a inflação crescerá ou diminuirá. Parece ser pura teoria, pois fala-se hoje mais de deflação que de inflação, existindo no entanto a versão que existe «excesso de liquidez»

Nos anos oitenta, quando comecei a trabalhar na industria e por razões obvias de ignorância, não percebia o porque da mudança de séries, isto é, as séries e modelos dos produtos em produção, existiam por norma em períodos não superiores a três anos.
Isto significava que depois destes períodos, as formas de fundição, as máquinas, todos os instrumentos de auxilio produtivo eram simplesmente arrumadas, fios eléctricos destruídos, metais, robot.s, mil uma componentes destruídas e substituídas por novas máquinas e instrumentos para a série da nova geração, sempre com perspectiva trienal.
Por outras palavras: No período de três anos de produção da série corrente, começava o trabalho de novas máquinas para o próxima serie.
Uma cadeia sem fim com um auto-financiamento por série, cujos preços nos produtos eram calculados sempre no desenvolvimento das novas tecnologias.

Quero dizer com isto que inclusive os próprios instrumentos de produção, tinham vida limitada, o que exigia sempre novos recursos monetário para desenvolvimentos sucessivos, portanto disponibilidade de liquidez.

Quero ainda dizer que os recursos humanos com novas series e nova tecnologia diminuíam nos locais de produção, mas com o aumento de riqueza, criavam-se postos de trabalho especializados até então desconhecidos. Uma cadeia sem fim...

R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por djovarius » 26/5/2003 0:00

R. Martins: Em teoria, o excesso de liquidez seria um impulso para o regresso ao crescimento, evitando a deflação.
Paradoxalmente, esse excesso de liquidez poderá não fazer nada isso, devido ao também excesso de capacidade produtiva.
Não há hoje respostas para uma série dessas perguntas, esse é o problema.
Por exemplo: perto do fim da bolha da Nasdaq, no fim de 1999, Bill Clinton juntou um painel de Economistas e perguntou-lhes "o dinheiro gerado actualmente pelas fortes valorizações dos mercados, é um dinheiro real ou virtual?"
Discussão acesa, mas ninguém soube responder em concreto. Acho que hoje é a mesma coisa. Ninguém sabe dizer ao certo qual a contribuição do excesso de liquidez para o crescimento económico mundial.
Mas uma coisa é certa, não existem Euros a menos. O crescimento da massa monetária em Euros é bastante grande e ainda hoje é um factor travão a maiores descidas dos juros por parte do BCE, que a acontecerem para níveis das dos Americanos (para não falar Japoneses) provocarão também um aumento de liquidez real em Euros. Mais uma vez a grande dúvida: será que isso vai alimentar o crescimento da Economia Real? Quem dera saber...

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por R_Martins » 25/5/2003 22:56

Caro djovarius

Procurei estar muito atento na leitura do seu pensamento ou pensamentos.
Admito mesmo que não tenha conseguido perceber algumas das ideias expressas.
Não estou de acordo com muitas dessas teses. Mas direi que isso é secundário...
A pergunta seria no entanto: Se de facto existe «excesso de liquidez» qual seria então a forma de o evitar o fenómeno?...
A queda do dólar, significa necessariamente, a valorização de outras moedas?... Se assim for, a substituição do dólar, por qualquer uma moeda mais forte, será necessariamente negativo para o conjunto da economia mundial? Se existem dólares a mais existirão euros a menos?
O crescimento histórico mundial, atingindo por isso os parâmetros de hoje,(mais riqueza mundial)deve-se a «excesso de liquidez» ou o contrario?
O tema é no entanto interessante.
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Respostas

por djovarius » 25/5/2003 20:44

Boa tarde / noite a todos,

Vamos logo responder a todos:

Stockmaster - De facto, o FED quando andou a subir as taxas de desconto, pela última vez há precisamente 3 anos, mostrou estar claramente "behind the curve", nomeadamente pelo exagero da subida das mesmas. O FED declarava ter medo da inflação, mas é mentira: o que eles tentaram foi acabar com a bolha de Wall Street, que por acaso já estava a chegar ao fim. Tentaram acabar naquele sentido perverso - meu Deus, criei um monstro - quando na realidade nunca faltou liquidez para alimentar o monstro. Eles sabiam bem do excesso de capacidade produtiva, pelo que a inflação não seria um problema imediato.
Desde então, essa taxa caiu 500 pontos base e nem por isso a Economia recuperou significativamente. Como eu disse, há dinheiro no mercado em abundância e a juros historicamente baixas em quantidade suficiente para sustentar o crescimento, mas os problemas hoje são outros, pelo menos eu dei a minha opinião. Contudo, admito que o FED, mesmo contrafeito, poderá cortar as taxas para continuar a derrubar o dólar, assim, "empurra os problemas com a barriga". Vamos ver se isto será verdade, agora em Junho. Acho que estamos a entrar numa época de novidades que marcarão todas as teorias macro.

Old Trader - obrigado pelo link. Sempre esqueço.

Cochim - eu não faço uma análise ao Ouro no sentido da oportunidade de compra. O Ouro é uma convenção histórica com um papel que, como já disse noutro artigo, poderia ser desempenhado por conchas, rochas ou qualquer outra coisa.
Mas, atenção: o Ouro tem uma coisa boa que o coloca em pleno século XXI dentro de um grau de desejo semelhante ao do século XVII - é o tipo de Activo que por ser um Activo nosso, não é o Passivo de ninguém (o mesmo já não se pode dizer de um contrato de futuros sobre esse mesmo metal). E eu estou convencido que os Chineses vão seguir a tradição milenar de o possuir como símbolo de fortuna e reserva de valor, evidentemente.
Quanto ao Bull do Ouro, repito, ele está Bull em termos de USD e outras moedas frágeis.
Dou um exemplo - para alguém da zona Euro adquirir Ouro ou contratos sobre o Ouro e poder ganhar dinheiro a sério, terá de fazer hedge contra a desvalorização cambial do USD. Mas como esta desvalorização é uma tendência tão visivel e óbvia (porque se não o fôr mais, o Ouro também perderá o "Bull mode") não vale a pena adquirir Ouro algum e fazer hedge cambial, mas sim adquirir contratos cambiais e ganhar dinheiro com isso, utilizando menos capital.
Quanto à disponibilidade física do Ouro, os Bancos Centrais poderão vender mais metal precioso ou cedê-lo a prazos mais longos, ainda assim, admite-se uma certa falta do "produto" que possa levar a um "short squeeze". Estaríamos então na presença de mais um momento especulativo que pode ser aproveitado por todos.

Já agora, aproveito para acrecentar uma ideia. Tendo afirmado que a actual liquidez excessiva, sobretudo expressa em dólares, alimenta subidas ao mesmo tempo das Acções e das Obrigações, tenho lido que um dos dois Bulls dará lugar a um Bear Market.
Muito bem - pode ser assim, ou não. Quam sabe se o que se passa não permitirá que o valor dos Activos permaneça artificialmente alta por mais tempo do que se julga agora?
É que, todos os aqui estamos, estamos na Bolsa porque acreditamos que o melhor negócio que existe é o negócio do dinheiro expresso em diversas formas. Pois bem, a existência de abundância dessa chamada massa monetária poderá e deverá, penso, ampliar ainda mais os negócios financeiros per si, e por isso as bolhas poderão inflar e desinflar em movimentos normais, sem que tenham de estourar (por isso o S&P 500 pode cair ainda muito de maneira ordeira e gradual). Isso é mesmo o que o FED pretende, acreditando ser um meio de reanimação da Economia. Como já disse no artigo, eles parecem esquecer o excesso de capacidade produtiva e o desemprego. Ainda assim, poderão estar a animar os diversos Mercados sem a correspondência esperada na Economia Real.
Acredito, pois, que havendo esse muito dinheiro, há muitas oportunidades de negócio para todos nós. Espero bem que sim.

Bom resto de Domingo
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Flying Turtle » 24/5/2003 20:19

Excelente contributo, djovarius, dá que pensar...

Parabéns!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

A questão do Ouro na China

por Cochim » 24/5/2003 20:17

Caro Djovarius
Desde já os meus parabéns.
Um bom artigo, com uma prespectiva bem sustentada do presente e possivel futuro dos mercados.
A minha questão, vai no sentido, que a partir de 1/06 a China legaliza a aquisição de Ouro.
Poderá esta ordem legal da China , provocar uma bolha especulativa no Ouro?
Li que grandes casas de investimento, alguns meses atrás, estavam curtos, com alavancagens na ordem das 200 vezes!!
Provalvelmente muitas minas desactivadas, poderão retomar a produção, e aí os preços não deverão oscilar muito, mas se tal não acontecer o preço do ouro pode disparar e com o fecho dos ditos curtos, poderá o ouro entrar em Bull, aos tais valores que também já li, na ordem dos $700, isto claro se o usd não cair para 0.50€.
Agradeço-te um comentário ao Ouro, nesta prespectiva.

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por Old Trader » 24/5/2003 19:48

Adorei. Vou colocar aqui o endereço senão há uns preguiçosos que não vão lá ver.

http://www.caldeiraodebolsa.com/member. ... ticleId=56

Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por StockMaster » 24/5/2003 19:16

Deveras interessante, concordo com tudo o que disse.
De facto o risco da deflação nas economias mundiais, especialmente na economia americana, é algo a que os bancos centrais e governos devem dar especial atenção. Senão vejamos o caso do Japão. O Japão combate a deflação desde os anos 80 e nem a distribuir cheques de 100 ienes pela população consegue incentivar o consumo. O povo pega no seu chequezito e vai a correr depositar no banco a taxa 0% ou mesmo negativa!! A falta de confiança é de tal modo elevada que será muito difícil esta situação se alterar. Contudo, o erro do BoJ foi ter aguardado demasiado para iniciar medidas agressivas. Já era demasiado tarde quando cortaram as suas taxas de juro.
No caso dos Estados Unidos, devemos louvar a agressividade da Fed em relação à política monetária, mas é um facto que o “espaço de manobra” da FED esta de momento muito diminuído e será muito pouco provável que aconteçam novos cortes nas taxas de juro no curto prazo.

Registado: 26/4/2003 13:35

O dólar Americano e as bolhas da moda

por djovarius » 24/5/2003 18:51

Novo artigo nas Colheradas para todos. Boa reflexão e bom fim de semana.

Um abraço

djovarius

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 200 visitantes