Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 14/5/2008 21:11

Manipulação de mercado do BCP vai para o DIAP na próxima semana
A CMVM conta enviar para o Departamento de Acção e Investigação Penal (DIAP) os indícios de crime de manipulação de mercado realizada através das sociedades "off-shores" que o BCP usou para financiar a aquisição de acções próprias, adiantou Carlos Tavares.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

A CMVM conta enviar para o Departamento de Acção e Investigação Penal (DIAP) os indícios de crime de manipulação de mercado realizada através das sociedades "off-shores" que o BCP usou para financiar a aquisição de acções próprias, adiantou Carlos Tavares.

Neste caso, o visado não é o banco mas pessoas individuais, sublinhou o presidente da entidade de supervisão. Entre os suspeitos estarão antigos administradores além de outros altos quadros da instituição.

Quanto aos restantes processos que a CMVM tem em curso contra o BCP, três já conduziram a acusações contra o banco, pela prestação de informação não verdadeira, violação de regras de prestação de informação privilegiada e venda de acções próprias a clientes de retalho.

Neste último caso, a instituição presidida por Carlos Santos Ferreira já foi ouvida, faltando apenas a formalização da acusação final.

Está em instrução um outro processo, relacionado com a prestação de informação financeira não verdadeira ao mercado.

Em análise estão ainda três situações que não se sabe ainda se resultarão em contra-ordenações. Um dos casos refere-se à actuação dos auditores. As outras duas situações visam o BCP.

A primeira diz respeito à possível violação do dever de defesa de mercado por parte do banco. A segunda refere-se ao comunicado emitido pela administração da instituição a 23 de Dezembro de 2007, em que se garantia que as contas do BCP já reflectiam todas as perdas decorrentes da utilização irregular de sociedades "off-shores".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por DC89 » 14/5/2008 20:07

Saltando o tema que se tem vindo a discutir aqui, venho abordar outro tema.

O aumento de participaçao da Sonangol.

Alguem me sabe esclarecer a indecisao acerca do que tenho lido, em certos canais afirmam que a Sonangol PRETENDE aumentar noutros falam da POSSIBILIDADE de aproveitar o momentum para aumentar.

E tambem alguem me sabe dizer quanto tempo costuma em media o Banco de Portugal a aprovar o aumento?

Registado: 26/12/2007 15:50

por SexPistolsPT » 14/5/2008 19:50

Imagem

Bom, segundo a minha análise, não se esperam tempos faceis para os investidores deste titulo.

1 - Triângulo Descendente + Linha de Suporte (Laranja)- A linha de suporte está prestes a ser quebrada, fundamento suportado pelo triangulo ascendente com uma validade de mais de 1 mês. Segundo os parametros analisados a seguir, sugere-se uma quebra de suporte aquando o alcance do vértice.

2 - Médias Móveis ( Vermelho 30 dias, Verde 90 Dias, Azul 200 dias) - A média móvel de curto prazo (30 dias) segue uma têndencia descendente sem nenhum ponto de inflexão a salientar. As médias moveis de medio e longo prazo, depois de inverterem a tendencia descendente, conseguiram inverter para o sentido ascendente a aconselhar a compra do titulo que, tal como se viu depois, subiu. Depois dessa fase, a média de médio prazo inverteu e começou já o seu percurso descendente, encontrando-se a média de longo prazo prestes a inverter. Com estas três médias móveis em sentido descendente, é mais uma justificação técnica a juntar ao primeiro ponto e à ideia de descida do valor do titulo.

3- ROC (Momentum) + Volume - Nestes últimos dias (ovais verde) podemos verificar uma desaceleração do ROC com altos volumes, o que se pode concluir que tem sido bem maior a oferta que a procura, pois embora alto volume, o preço do titulo continua a desacelarar.

Concluindo o raciocinio, sou apologista da ideia que o titulo vai descer bastante mais, aconselhando a comprar quando se verificar uma fase de consolidação, acompanhada pela inversão (primeiro constante, depois ascendente) das médias móveis de curto/médio prazo. Sempre bom de acompanhar, o ROC pode ter um papel importante para a decisão de comprar, quando se encontra em aceleração acompanhado por bons volumes.
Editado pela última vez por SexPistolsPT em 14/5/2008 21:05, num total de 3 vezes.

Registado: 15/4/2008 10:52

por RandomWalk » 14/5/2008 19:23

Foi devido aos PT que eu sofri a maior banhada na bolsa. Foi na SONI, que tinha valorizações potenciais estupendas, para qualquer casa de investimento.
Depois de perder o suficiente aprendi a lição.
Hoje não ligo a nenhum, e, graças ao muito que li (e aprendi) aqui no caldeirão, faço as minhas análises, procuro informação, leio os sábios, e entro (ou não) em jogo.
Se perco? culpa minha.
Se ganho? tive faro, e sorte também.

E não me interessa nada saber as intenções de quem lança estes PT para o BCP. Acertam tantas vezes como eu quando vou à feira popular atirar em patos de papel....

Abraços e BN

Registado: 16/1/2008 20:09

por Nyk » 14/5/2008 18:05

Presidente do Millennium BCP confirma participação de 9,96% da Sonangol
O presidente do Millennium BCP confirmou hoje em Luanda, após audiência com o Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que a petrolífera estatal angolana aumentou para 9,96 por cento a sua participação no maior banco privado português.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

O presidente do Millennium BCP confirmou hoje em Luanda, após audiência com o Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que a petrolífera estatal angolana aumentou para 9,96 por cento a sua participação no maior banco privado português.

"A Sonangol detém 9,96% do capital no Millennium BCP", sendo assim um dos maiores sócios do maior banco privado português, afirmou Carlos Santos Ferreira na capital angolana, citado pela agência de informação angolana Angop.

A notícia havia já sido avançada pelo jornal Público, que hoje adianta que a petrolífera estatal angolana está a negociar a compra do emblemático edifício do Millennium Bcp na Baixa de Lisboa, numa altura em que procura uma sede em Portugal.

Caso pretenda aumentar a participação para 10 por cento, a Sonangol terá de fazê-lo com autorização explícita do Banco de Portugal.

Citado pela Angop, referiu ainda que todos os accionistas têm votado por unanimidade nos planos estratégicos do banco, nomeadamente a entrada da Sonangol no núcleo duro accionista.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 14/5/2008 18:04

Cinco bancos baixaram hoje a avaliação do BCP
O Deutsche Bank reviu em baixa o preço-alvo para as acções do Banco Comercial Português, passando assim a ser o quinto banco de investimento que desceu a avaliação do banco depois da apresentação de resultados.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O Deutsche Bank reviu em baixa o preço-alvo para as acções do Banco Comercial Português, passando assim a ser o quinto banco de investimento que desceu a avaliação do banco depois da apresentação de resultados.

O banco de investimento alemão, de acordo com a Bloomberg, desceu o preço-alvo em 12%, passando a avaliação de 1,70 para 1,50 euros. A recomendação é de "vender".

A Lehman Brothers cortou o "target" de 2,10 euros para 1,64 euros, a UBS desceu de 1,85 euros para 1,65 euros, a JP Morgan alterou o preço-alvo anterior de 1,60 euros para 1,44 euros e a KBW reduziu de 1,70 euros para 1,60 euros o seu "target".

Novas avaliações colocam "target" médio do BCP em 1,57 euros

Lehman Brothers 1,64
UBS 1,65
JPMorgan 1,44
KBW 1,60
Deutsche Bank 1,50
Media 1,57

por pvg80713 » 14/5/2008 15:42

e tambem nao sobe esses valores quando o inverso acontece...

para mim o grande problema é que parece nunca acontecer nada...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Ulisses Pereira » 14/5/2008 15:37

Por outro lado, pvg, aqui evitas ser surpreendido com uma quieda de 10 ou 20% numa abertura como acontece por lá em alguns títulos nessas situações.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pvg80713 » 14/5/2008 15:35

Ulisses Pereira Escreveu:Por exemplo, no mercado americano um "downgrade" ou um "upgrade" fazem os títulos voarem ou afundarem.

Um abraço,
Ulisses

concordo. por isso é que acho que Portugal é um mercado a evitar. Apenas comprar oportunidades quando aparecem de longe a longe...
cumprimentos

Registado: 19/4/2005 11:11

por - GOE - » 14/5/2008 15:32

Ulisses Pereira Escreveu:Por exemplo, no mercado americano um "downgrade" ou um "upgrade" fazem os títulos voarem ou afundarem.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pelo esclarecimento, não tinha essa noção, julgava que era um pouco como por cá...

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 14/5/2008 15:30

Por exemplo, no mercado americano um "downgrade" ou um "upgrade" fazem os títulos voarem ou afundarem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por - GOE - » 14/5/2008 15:28

Ulisses Pereira Escreveu:Mas não tenhamos ilusões: Em Portugal, os price targets não movem mercados.
Ulisses

Nos outros mercados os PT's têm uma reacção diferente no mercado caro Ulisses? Ou é como por cá ? ...

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por majomo » 14/5/2008 15:24

Ulisses Pereira Escreveu:Mas alguém acha que quando um "price target" sai cá para fora, ele já não foi dado a conhecer internamente e aos seus maiores clientes?

Mas não tenhamos ilusões: Em Portugal, os price targets não movem mercados.

Um abraço,
Ulisses

Não vou contrariar-te pois a experiência é um posto...
:wink:

Mas, do pouco tempo de mercados que observo, e apesar de não ser sempre regra, noto uma maior movimentação do título...
Eu acho que os PT's têm sempre alguma influência, não tanto como outros mercados...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 14/5/2008 15:13

Mas alguém acha que quando um "price target" sai cá para fora, ele já não foi dado a conhecer internamente e aos seus maiores clientes?

Mas não tenhamos ilusões: Em Portugal, os price targets não movem mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

.

por andraderui » 14/5/2008 15:10

Olá Ulisses

são muitos anos nisto... e nunca liguei ás casas de investimento e seus targets. NUNCA.

Mas não deixo de achar graça como 4 casas de investimento num só dia anunciam os seus targets de forte baixa.

Sei exactamente o que significa tubarão e pato.

É óbvio que os resultados não são bons. Colocaram quase todo o lixo à mostra.
Agora pergunto? Porque é que com tantas noticias más (resultados e targets) a acção está a aguentar-se???
Não me digam que não há despejos.... não???
Então acham caro e não vendem (eles e seus clientes)???
Mas têm existido compradores, certo?

Hoje, com 11 milhões negociados está a descer 0.01 €!!! Com tantos targets negativos...

1 abraço

Registado: 12/11/2002 16:18

por jony_cash » 14/5/2008 14:53

rosario Escreveu:Uiiii!!!!

Vejam só a avaliação da JPMorgan... 1,44€ :shock:

e é mau eu estou a espera para comprar. Estes price targets é para eles também comprarem coitados têm pouco dinheiro não podem dar mais isto do "subprime" não está fácil :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 31/8/2007 20:30

por Onorio » 14/5/2008 13:59

Quando tomei o primeiro contacto com os mercados, pensava q o PT era algo de relevante para determinado titulo, mas agora ao fim de algum (pouco) tempo de por aqui andar chego a conclusao q nao tem qq valor e servem apenas como elemento especulativo.
Mas continuo a achar que algumas casas de investimento se servem dos mesmos para comprar/vender a preço q lhes convem. Muita gente é induzida pelos PT pois acha q se trata do valor "justo" para determinado papel.

Cmpts
Editado pela última vez por Onorio em 14/5/2008 14:14, num total de 1 vez.

Registado: 4/3/2008 23:31

por Ulisses Pereira » 14/5/2008 13:49

Seryon, seria muito mais fácil e cómodo para mim colocar as minhas análises e não me envolver nestes debates. Era tão cómodo... Mas nunca foi essa a nossa forma de estar no Caldeirão. Orgulhamo-nos de há mais de 5 anos fazermos um esforço pedagógico no sentido de formar melhores investidores e o crescimento constante todos os anos que este espaço teve, actualmente com cerca de 3 milhões de page views, é também um reconhecimento do caminho que traçámos para o Caldeirão. E, mais do que esses 3 milhões, o que me orgulha é ver como chegaram a maior parte dos investidores ao Caldeirão e como evoluiram desde que aqui chegaram.

Se calhou ter-te confrontado com algumas críticas/divergências recentemente é pura coincidência.

Não me furto a nenhuma questão. E poderás sempre colocá-las que obterás sempre uma resposta. Quem anda no Caldeirão há muitos anos fará a justiça de te comprovar isso.

Quanto ao explicar-te como funcionam as coisas, é isso que tento fazer diariamente, mesmo que isso me valha críticas como as tuas. E, neste caso específico dos "price targets" podes consultar o artigo que escrevi sobre os mesmos intitulado "O horóscopo da Bolsa": http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59168

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SDIASA » 14/5/2008 12:57

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que sempre que as casas de investimento sobem os price targets os investidores todos as citam para justificar as suas boas apostas?

Se calhar a cotação acaba por chegar perto do PT pela procura beneficiando quem tinha adquirido a valores mais baixo. E depois vemos um comunicado dessa mesma instituição a dizer que vendeu e passou a ter uma participação de ...%

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que sempre que as casas de investimento baixam os price targets os investidores aparecem a dizer que o que eles querem é comprar baixinho??

Porque depois na maioria das vezes sai um comunicado
dessa mesma instituição a dizer que passou a ter uma participação maior.

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que ainda há quem olhe para os price targets?

Essa é que é a grande conclusão que o investidor deve tirar dos PT. Percebo perfeitamente o teu desabafo e por isso escrevi naturalmente o que vemos na realidade. Neste caso concreto podemos dizer sem fundamentos nem certezas, que os que as casas de investimento querem é comprar mais barato. O tempo o dirá.

Um abraço.

Sérgio Dias.

Registado: 12/7/2007 14:49

por Seryon » 14/5/2008 12:52

Eh pah, oh Ulisses. Se não queres que participe no fórum, tudo bem, dizes-me e eu faço as malas para outro lado, mas andar sempre em cima de mim a contestar qualquer coisa que eu escreva é que não me parece nada próprio de um Administrador imparcial e coerente. Podes explicar-me o que se passa? Não é com certeza pelo que escrevo, porque leio mais anormalidades (se é que as minhas são) no fórum e não te vejo a contestar todas as linhas. Sou o teu caloiro de fetish?

Quanto ao BCP, estou a borrifar-me que suba ou desça. Não, não tenho nenhuma "boa aposta". Simplesmente tento participar quando acho oportuno e com os conhecimentos limitados que tenho. Se fosses outro não me criticavas constantemente, mas explicavas como funcionam as coisas de modo a eu (e outros que até têm medo de perguntar) perceberem melhor a mecânica dos mercados financeiros.

Enfim, faz o que quiseres..

Registado: 17/4/2008 17:56

por StockGalaxy » 14/5/2008 12:47

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que há coisas que nunca mudam nos fóruns?

Por que é que sempre que as casas de investimento sobem os price targets os investidores todos as citam para justificar as suas boas apostas?

Por que é que sempre que as casas de investimento baixam os price targets os investidores aparecem a dizer que o que eles querem é comprar baixinho?

Por que é que ainda há quem olhe para os price targets?

E, finalmente, por que é que para a maior parte dos investidores qualquer queda é completamente anormal?

Perdoem-me todas estas perguntas em jeito de desabafo, mas é minha profunda convicção que enquanto os investidores se centrarem em bodes expiatórios para justificarem os seus erros, jamais conseguirão dar o passo em frente para o sucesso nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Acho que os traders/investidores precisam tanto de bodes expiatórios para justificar os seus azares e conquistas como os seres humanos precisaram (e alguns ainda precisam) de deuses e religião para viverem.

Faz tudo parte da mente humana.
Há constantes da vida que nunca mudam. E que assim continue para que a AT continue a como era para que seja possível continuar a especular.

ab.

Stock
Editado pela última vez por StockGalaxy em 14/5/2008 16:15, num total de 1 vez.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Ulisses Pereira » 14/5/2008 12:31

Por que é que há coisas que nunca mudam nos fóruns?

Por que é que sempre que as casas de investimento sobem os price targets os investidores todos as citam para justificar as suas boas apostas?

Por que é que sempre que as casas de investimento baixam os price targets os investidores aparecem a dizer que o que eles querem é comprar baixinho?

Por que é que ainda há quem olhe para os price targets?

E, finalmente, por que é que para a maior parte dos investidores qualquer queda é completamente anormal?

Perdoem-me todas estas perguntas em jeito de desabafo, mas é minha profunda convicção que enquanto os investidores se centrarem em bodes expiatórios para justificarem os seus erros, jamais conseguirão dar o passo em frente para o sucesso nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por aklm » 14/5/2008 11:55

Eu tenho uma pergunta.
O banco emite mais acções e para vocês o seu valor por acção não baixa?!?!?!

Registado: 8/2/2008 3:45

Re: ...

por Pollito » 14/5/2008 11:48

andraderui Escreveu:O que eles querem sei eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

...é comprar baratinho?Não serão só eles, resmas de pessoas a querer comprar BCP barato é evidente já há muito tempo.Os que apregoavam 1 euro agora passaram para o clube do 1,5€ e os mais desejosos para o 1,60€... eheheh 8-)
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por rosario » 14/5/2008 11:30

Uiiii!!!!

Vejam só a avaliação da JPMorgan... 1,44€ :shock:

Registado: 27/9/2007 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, PiFer e 151 visitantes