Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pasil74 » 15/5/2008 14:18

Boas

Alguem me pode dizer se será de comprar esta acção ela hoje esta imparavel :?

Registado: 7/12/2007 0:29

por iurp » 14/5/2008 22:31

Acho que está construído o cenário para o título dfeixar para trás a pequena resistência dos 4,15 e ir atacar os 4,35. O IPO será mais rápido do que aquilo que se pensava e acho que é um bom trigger para o título.

Só falta saber que armadilhas estarão montadas. Em bora num título destes as coisas seja, mais difíceis.

Registado: 23/1/2006 23:54

por DC89 » 14/5/2008 22:13

Venho desta forma caros colegas partilhar os aspectos que me fizeram entrar nesta menina ontem, caso alguem seja de opiniao contrária agradecia que a fundamentassem.

» Primeiro analisando tecnicamente os mercados em geral, o sector e a cotada.
Ficam em baixo as imagens da referidas.

» Tambem penso que a entrada da Sonangol estará para breve, e nao esquecer o pormenor de que o actual administrador, Antonio Mexia; pode "facilitar" a entrada devido a proximidade que ja possui com a pretolifera uma vez que foi na sua administraçao que a Sonangol entrou na Galp.
O interesse por parte da Sonangol é publico.

» Tambem nao esquecer o possivel interesse por parte de institucionais em entrar/reforçar na Edp de forma a terem a sua quota parte na Edp renovaveis.

» Impacto muito positivo nos resultados devido á Edp renovaveis. (Possivel dividendo intercalar/ou dividendo elevado na proxima distribuiçao de riqueza gerada.)

» Aqui fica mais um aspecto positivo na minha opiniao mas quem quiser opiniar:

Eu sou da opiniao que apesar de depois da separaçao as acçoes da Edp virem a valer menos, penso que isso irá ser de certa forma positiva pois será uma acçao que ganhará novo folego pois estará mais acessivel ao pequenos e medios investidores, depois de um certo periodo de tempo claro.

» Alguns fundamentais:

- A EDP vai assinar hoje três acordos com a Petróleos de Venezuela (PDVSA) para as áreas do gás, eólicas e produção de energia térmica, soube o Jornal de Negócios junto de fonte da eléctrica.

- A Energias de Portugal (EDP) está a preparar a informação em falta para avançar com a oferta pública inicial (IPO) da unidade de renováveis, com as acções a poderem ser vendidas com um desconto de 15%.

- EDP diz que fundos nacionais podem ir até aos 10% na EDP Renováveis.

Anexos
DOW JONES INDUSTRIAL A.png
DOW JONES INDUSTRIAL A.png (29.16 KiB) Visualizado 5552 vezes
DJ Euro Stoxx Oil&Gas [0500] .png
DJ Euro Stoxx Oil&Gas [0500] .png (27.31 KiB) Visualizado 5550 vezes
EDP.png
EDP.png (26.23 KiB) Visualizado 5539 vezes

Registado: 26/12/2007 15:50

por iurp » 14/5/2008 18:42

EDP adquire 782 MW de turbinas eólicas à Acciona
A Energias de Portugal (EDP), através da unidade de energias renováveis, adquiriu à Acciona 782 mega watts de turbinas eólicas com entrega até 2011.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

A Energias de Portugal (EDP), através da unidade de energias renováveis, adquiriu à Acciona 782 mega watts de turbinas eólicas com entrega até 2011.

O acordo entre a EDP Renováveis e a Acciona Windpower inclui o "fornecimento, instalação, colocação em operação e manutenção de aerogeradores com uma potência unitária de 1,5 MW e potência total de 382,5 MW com prazos de entrega entre 2009 e 2011", revela o comunicado da eléctrica portuguesa.

O contrato inclui ainda a "opção de compra de aerogeradores com potências unitárias de 1,5 MW e 3 MW e potência total de 400 MW para prazos de entrega entre 2009 e 2011".

As turbinas adquiridas pela EDP podem ser instaladas em parques eólicos na Europa ou na América da Norte.

Entre 2008 e 2010, a eléctrica prevê construir, em média, 1.400 MW eólico por ano.

por Nyk » 14/5/2008 18:02

EDP assina três acordos na Venezuela
EDP vai assinar hoje três acordos com a Petróleos de Venezuela (PDVSA) para as áreas do gás, eólicas e produção de energia térmica, soube o Jornal de Negócios junto de fonte da eléctrica.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

EDP vai assinar hoje três acordos com a Petróleos de Venezuela (PDVSA) para as áreas do gás, eólicas e produção de energia térmica, soube o Jornal de Negócios junto de fonte da eléctrica.

Os acordos foram fechados ontem à noite e vão ser assinados em Orinoco, a cerca de 400 km a Sudeste de Caracacas, na Venezuela, na presença do primeiro-ministro português, José Sócrates, e do presidente da Venuzuela, Hugo Chávez.

O primeiro acordo, referente ao sector do gás, vai permitir à EDP participar com até 15% numa central de liquefacção de gás da Petróleos de Venezuela. "Isto corresponde a cerca de 0,6 milhões de metros cúbicos de gás, que a EDP pode utilisar como quiser", explicou ao Jornal de Negócios o presidente não-executivo da EDP, António de Almeida.

Por via deste acordo, a EDP tem a possibilidade de envolver a argelina Sonatrach na exploração de gás na Venezuela. "O governo venezuelano vê com muito bons olhos o envolvimento da Sonatrach no upstream", afirmou ainda o gestor.

A Venezuela tem projectadas três centrais de liquefacção de gás, duas das quais vão contar com a participação da Galp e outra da EDP.

Para as eólicas, a EDP vai assinar um acordo para toda a região caribenha e não apenas para a Venezuela. "Vamos começar com os estudos de vento para apurar o potencial destes países em termos de produção eólica, vamos fazer o desenvolvimento dos projectos e depois temos um direito de opção se quisermos fazer a exploração", explicou António de Almeida.

Em termos de produção de energia térmica, a EDP vai assinar acordos com a PDVSA para estudar a eventual construção de uma central a partir de coque - sendo que a Venezuela produz cerca de duas mil toneladas desta matéria-prima - e uma central de ciclo combinado a gás natural.

Sobre os montantes de investimento envolvidos, assim como o total da capacidade em megawatts, António de Almeida disse que ainda é cedo para falar e que só no final do ano deverão haver novidades a este respeito.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por CerealKiler » 13/5/2008 18:36

SexPistolsPT Escreveu:Já estou a poupar para entrar de forma gingatesca nesta nova potência nacional! Em Junho cá estaremos. O Futuro está próximo.

IPO com rateio lá teremos umas 100 acções (comparando com experiências anteriores)

Registado: 1/4/2008 17:29

por SexPistolsPT » 9/5/2008 18:20

Já estou a poupar para entrar de forma gingatesca nesta nova potência nacional! Em Junho cá estaremos. O Futuro está próximo.

Registado: 15/4/2008 10:52

por trial » 9/5/2008 18:05

Estou confuso.
Retirado a EDP a EDP-Renováveis pelo o valor abaixo indicado.

Restam em termos de capitalização 4.000 milhões
O que resta da EDP sem Renováveis apenas vale 4.000 milhões
Parece pouco ou a estimativas para a EDP-Renovaveis
estão iflacionadas

LISBOA, 9 Mai (Reuters) - A UBS avalia a EDP-Renováveis --
quarta eólica mundial -- entre os 9.800 e os 11.000 milhões de
euros (ME) e o Citi tem uma avaliação entre 8.900 e 10.800 ME,
segundo relatórios de research dos dois bancos.

Registado: 18/1/2008 16:20

UBS avalia EDP-Renováveis 9.800-11.000 ME, Citi 8.900-10.800

por jlmframos » 9/5/2008 16:13

Título UBS avalia EDP-Renováveis 9.800-11.000 ME, Citi 8.900-10.800 ME
Origem Reuters
Data 09-05-2008 15:16

LISBOA, 9 Mai (Reuters) - A UBS avalia a EDP-Renováveis --
quarta eólica mundial -- entre os 9.800 e os 11.000 milhões de
euros (ME) e o Citi tem uma avaliação entre 8.900 e 10.800 ME,
segundo relatórios de research dos dois bancos.
A EDP-Energias de Portugal tem reafirmado que tem
como objectivo número 1 realizar o Initial Public Offer (IPO) de
entre 20 e 25 pct desta sua subsidiária em Junho próximo.
O Citi e a UBS fazem parte do sindicato de bancos escolhidos
pela EDP para este IPO, tendo as duas notas de research a data
de 6 de Maio último.
"Avaliamos a EDP-Renováveis via uma combinação de DCF
(Discounted Cash Flow), análise de 'peers', EVA (Entreprise
Value Added) e transacções de M&A para chegar a um range de
Entreprise Value (EV) de 9.800-11.000 ME", afirma a UBS.
O Citi refere que fez "três cenários de avaliação para a
EDP-Renováveis que dá um range de EV de 8.900 a 10.800 ME".

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Elisabete Tavares)
((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

Registado: 29/11/2007 4:15

EDP anunciou o lucro líquido subiu nove pct para 263,3 ME

por jlmframos » 9/5/2008 15:06

LISBOA, 9 Mai (Reuters) - A performance operacional da
EDP-Energias de Portugal , no primeiro trimestre de
2008, superou as expectativas e deverá ter um impacto positivo
na acção, estando as atenções viradas para a eventual dispersão
da unidade de renováveis, disseram analistas.
A EDP anunciou o lucro líquido subiu nove pct para 263,3 ME
nos primeiros três meses deste ano, acima dos 230,8 ME previsto
por uma Poll de analistas.
O EBITDA -- Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation
and Amortisation -- cresceu 15 pct para 809 ME contra os 781,4
ME de valor médio estimado pelos analistas, tendo o EBITDA da
área eólica aumentado 128 pct para 126 ME.
A EDP-Renováveis cujo Initial Public Offer (IPO) está em
curso.
"Impacto: neutral a positivo. Tanto o EBIT-Earnings Before
Interest and Taxes como o lucro líquido reflectem números acima
das nossas estimativas", refere o BPI numa nota de hoje.
Adianta que, apesar do cenário adverso na geração, a empresa
está a tirar partido da sua posição crescente na energia
renovável para compensar o impacto negativo da subida dos custos
variáveis de geração.
"Os resultados ultrapassaram as nossas expectativas com uma
muito sólida performance operacional no primeiro trimestre
apesar dos esforços de crescimento da empresa. Vamos afinar as
nossas estimativas", refere a analista Sara Amaral, da Lisbon
Brokers, numa nota.
Os analistas salientam que, no entanto, o focus na EDP está
todo concentrado no IPO da unidade de renováveis, esperando-se
para os próximos dias uma decisão final da EDP sobre se avança
ou não com a operação.
"Tendo falado com um membro da equipa de Investor Relations
da EDP, parece que os accionistas actuais da empresa vão
provavelmente ter direitos preferenciais na EDPR, ao contrário
do que sucedeu com a Iberdrola Renovables em Espanha",
diz Sara Amaral que avalia a EDPR em 8,1 mil ME.
Esta analista recomenda a acumulação de posições na EDP
antes do anúncio do eventual arranque do IPO "já que as acções
vão fortalecer-se com a perspectiva de ganhar acções da EDPR".
A EDP está a trabalhar com o cenário de realizar o IPO de
entre 20 e 25 pct da EDPR -- quarta eólica mundial -- em Junho.
Negociaram-se 5.461.783 acções da EDP a cair 0,24 pct para
4,14 euros.

Nota: O leitor deve consultar este documento de research
integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer',
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.

(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509205,
elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

Registado: 29/11/2007 4:15

por Nyk » 8/5/2008 20:11

EDP ultima negociações com a Sonatrach para centrais de ciclo combinado
A EDP está a ultimar as negociações com a Sonatrach sobre a sua participação na gestão de duas centrais de ciclo combinado, uma em Portugal e outra em Espanha, disse hoje António Mexia.

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

A EDP está a ultimar as negociações com a Sonatrach sobre a sua participação na gestão de duas centrais de ciclo combinado, uma em Portugal e outra em Espanha, disse hoje António Mexia.

"Os princípios gerais já estão definidos e dentro de semanas devemos estar preparados para anunciar ao mercado os termos dos contratos", avançou o presidente da EDP na conferência de imprensa para apresentação dos resultados trimestrais.

Quanto aos projectos para construir centrais de ciclo combinado na Argélia, ainda não houve uma decisão política local para avançar, pelo que antes disso será possível tomar qualquer decisão, disse Mexia.

Em relação ao Brasil, o presidente da EDP diz que há uma clara necessidade de geração. E as CCGT são uma tecnologia que faz todo sentido".

"Estamos agora a estudar como é que se faz lá chegar o gás. É preciso uma cadeia integrada de fornecimento de gás e liquefacção. Para isso estamos a discutir com a Sonatrach e outros parceiros brasileiros. Até ao final do ano, devemos ter as conclusões deste estudo", acrescentou.

Quanto aos árabes da IPIC, o presidente da EDP lembrou que a parceria tem um mês, revelando que há grupos de trabalho a identificar os projectos conjuntos em que podem vir a participar. "Ainda hoje no conselho geral e de supervisão demos novos passos nesse sentido", afirmou o CEO, sem concretizar.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 8/5/2008 20:11

Apesar de sede em Espanha
EDP diz que fundos nacionais podem ir até aos 10% na EDP Renováveis
Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, diz que os fundos nacionais devem poder ir até aos 10% no capital da Renováveis apesar da sede da empresa ser em Espanha.

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, diz que os fundos nacionais devem poder ir até aos 10% no capital da Renováveis apesar da sede da empresa ser em Espanha.

O facto da sede da EDP Renováveis estar em Espanha tem levantado a questão de que se os fundos nacionais estarão limitados aos 2% dos estrangeiros ou poderão ir aos 10%.

Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, considera que "o que conta é que, se houver IPO, a empresa vai estar cotada em Lisboa e será uma das cinco maiores empresas do PSI 20, fazendo assim sentido que os fundos nacionais possam ir aos 10%".

Sobre os valores avançados pelos bancos sobre a EDP Renováveis, Mexia escusou-se a fazer comentários.

O presidente da EDP voltou a dizer que se a decisão de avançar com o IPO for tomada este mês, então a operação pode ser realizada em Junho.

por iurp » 8/5/2008 18:29

O EBITDA (cash-flow operacional) da empresa liderada por António Mexia cresceu 14,7% para 808,7 milhões de euros. De acordo com o comunicado da eléctrica, todas as unidades da empresa registaram crescimento do EBITDA, "com a unidade de energia eólica, EDP Renováveis, a constituir-se como a que mais cresceu em termos de EBITDA".

Isto pode ser interessante e com as renovaveis a subir 128%!!! O interesse no IPO pode aumentar.

Abraço e BN

por Nyk » 8/5/2008 18:00

Primeiro trimestre do ano
Lucro da EDP sobe 9% e supera previsões do mercado
Os lucros da Energias de Portugal (EDP) subiram 9,1% para 263,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2008. Este valor superou os 230,8 milhões de euros estimados pelo mercado.

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

Os lucros da Energias de Portugal (EDP) subiram 9,1% para 263,3 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2008. Este valor superou os 230,8 milhões de euros estimados pelo mercado.

A eléctrica portuguesa anunciou, esta tarde, que o resultado líquido referente aos primeiros três meses do ano subiu de 241,4 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2007, para 263,3 milhões de euros. Este valor representa uma subida de 9,1% e superou as previsões de 230,8 milhões de euros, de acordo com uma "poll" da "Reuters".

O EBITDA da empresa liderada por António Mexia cresceu 14,7% para 808,7 milhões de euros

por jrcpereira » 8/5/2008 17:56

LISBOA, 8 Mai (Reuters) - O lucro líquido da EDP-Energias de Portugal subiu nove pct para 263,3 milhões de euros (ME) no primeiro trimestre de 2008, acima dos 230,8 ME de média estimados por uma Poll de analistas.

A EDP anunciou, em comunicado, que o EBITDA -- Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortisation -- cresceu 15 pct para 808,7 ME contra os 781,4 ME de valor médio estimado pelos analistas.

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Elisabete Tavares)
((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204
sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

Penso que com esta notícia amanhã já recupere a queda que teve hoje.

Agora é esperar que o caminho continue aberto até à zona dos 4,35 euros tal como o Ulisses referiu... 8-)

Abraço

Registado: 22/4/2008 10:12

por iurp » 8/5/2008 17:54

Não tinha percebido que o NYK já tinha publicado.

Como o Ulisses costuma dizer, os resultados não costumam mexer muito na cotação. mas digamos que as perspectivas são realmente muito boas.

Próxima resistência por volta dos 4,35, se entretanto passar esta pequena dos 4,15.

Abraço
Editado pela última vez por iurp em 8/5/2008 17:58, num total de 1 vez.

por Nyk » 8/5/2008 17:52

08 May 2008 17:44 - TABELA-Lucro EDP 1ro trim08 sobe para 263,3 ME
TABELA-Lucro EDP 1ro trim08 sobe para 263,3 ME

LISBOA, 8 Mai (Reuters) - O lucro líquido da EDP-Energias de
Portugal subiu nove pct para 263,3 milhões de euros
(ME) no primeiro trimestre de 2008, acima dos 230,8 ME de média
estimados por uma Poll de analistas.
A EDP anunciou, em comunicado, que o EBITDA -- Earnings
Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortisation -- cresceu
15 pct para 808,7 ME contra os 781,4 ME de valor médio estimado
pelos analistas.
Segue tabela com resultados:
(Valores em milhões de euros, salvo indicação em contrário)
1ro trim08 1ro trim07
Resultado líquido 301,4 276,1
Accionistas da EDP 263,3 241,4
Interesses Minoritários 38,1 34,7
Proveitos Operacionais 3.531,6 2.871,3
Vendas electricidade 3.152,7 2.425,8
Vendas de gás 336,0 390,8
Outras vendas 17,2 19,8
Prestação de serviços 25,7 34,9
Custos directos actividade 2.273,2 1.729,5
Margem Bruta 1.258,3 1.141,7
EBITDA 808,7 704,7
EBIT 541,8 461,4
Resultados antes Impostos 394,2 382,2
Total do Activo 31.889,0 31.484,0

por Onorio » 8/5/2008 10:06

Sim é hoje, o meu ja la esta pelo menos.

BN

Registado: 4/3/2008 23:31

por fitas » 8/5/2008 8:46

Bom dia.

Hoje não era suposto que o dinheirinho dos dividendos estivessem na conta.

Dia pagamento não é hoje (dia8)?

Bn

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por MERCW123 » 7/5/2008 14:31

Obrigado Ulisses pelos graficos, que deixaste, vamos ver se a resistencia é quebrada, tambem acho que tens razão se o resultados forem positivos, ou se o mercado os achar positivos a resistencia sera definitivamente quebrada.

Registado: 5/4/2008 15:33

por Ulisses Pereira » 7/5/2008 12:38

Olá Fitas. Deixo os gráficos actualizados da EDP onde é visível que os touros estão a tentar ganhar, de novo, o controlo da situação.

Em termos de curto prazo, têm mantido uma pressão compradora bastante forte que parece ter feito a acção quebrar a LT descendente de médio prazo.

Hoje a acção dá sinais que quer quebrar a pequena resistência horizontal que foi formando ali nos 4,15 euros. Se confirmar esta ruptura, a acçãp fica com caminho aberto para poder ir até à zona dos 4,35 euros onde tem a sua derradeira resistência.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (34.85 KiB) Visualizado 5097 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (41 KiB) Visualizado 5090 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (29.89 KiB) Visualizado 5090 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fitas » 7/5/2008 11:10

Caro Ulisses, pode postar um gráfico actualizado?

Grato.

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Zorro » 7/5/2008 0:24

MERCADOS Publicado 6 Maio 2008
Mais-valia de 50 milhões
EDP encaixa 140 milhões de euros com a venda da Turbogás e da Portugen
A Energias de Portugal (EDP) chegou a acordo com a International Power Portugal Holdings para a venda da Turbogás e da Portugen, um negócio com o qual a eléctrica vai encaixar 140 milhões de euros. A mais-valia da operação ascende de 50 milhões.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A Energias de Portugal (EDP) chegou a acordo com a International Power Portugal Holdings para a venda da Turbogás e da Portugen, um negócio com o qual a eléctrica vai encaixar 140 milhões de euros. A mais-valia da operação ascende de 50 milhões.

Em comunicado enviado à CMVM, no final do dia de hoje, a EDP afirma que celebrou com a "International Power Portugal Holdings SGPS um contrato de compra e venda com vista à alienação das suas participações de 40% e 27% no capital social na Turbogás e da Portugen".

Esta transacção, que se enquadra na estratégia de desinvestimento de activos não estratégicos da EDP, "envolve um preço de 140 milhões de euros e encontra-se condicionada à aprovação das instituições financeiras envolvidas no financiamento da Turbogás", salienta a eléctrica.

"Através desta operação, a EDP reconhece uma mais-valia contabilística consolidada de 50 milhões de euros", conclui a empresa liderada por António Mexia no mesmo comunicado.

Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por Nyk » 6/5/2008 21:27

BCP investimento avalia EDP Renováveis entre 8,5 e 9,5 mil milhões de euros
Os analistas do BCP Investimento avaliam a EDP Renováveis entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros, revela um relatório de 'research' a que a Lusa teve acesso.

Jornal de Negócios com Lusa

Os analistas do BCP Investimento avaliam a EDP Renováveis entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros, revela um relatório de 'research' a que a Lusa teve acesso.

Os especialistas deste banco - que integra o consórcio de assessores financeiros da eléctrica que está a preparar a dispersão de capital da sua área de renováveis - consideram que o 'entreprise value' (EV) da EDP Renováveis se situa dentro deste intervalo de valores.

A EDP está a estudar a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis, através de um aumento de capital de entre 20 a 25%, prevendo-se que seja anunciada uma decisão final sobre o assunto nas próximas semanas.

E, hoje, António Mexia disse na apresentação formal da EDP Renováveis que a entrada em bolsa "é o mais correcto e adequado", não tendo, no entanto, assumido qualquer decisão final.

Os analistas do BCP Investimentos consideram que a dimensão da EDP Renováveis no segmento eólico confere-lhe uma vantagem competitiva face aos concorrentes em diversos pontos considerados críticos, como a sua posição privilegiada num sector em expansão, a diversificação do risco em termos de regulação, política e condições do vento.

Neste documento, que serve para os assessores financeiros da EDP testarem o mercado sobre a viabilidade da operação e as suas condições de colocação, o 'entreprise value' corresponde à soma do total de capitais investidos na empresa (incluindo a dívida) na unidade de negócios da EDP Renováveis na Europa (Neon) e na norte-americana (Horizon), sendo necessário para calcular o valor a que serão colocadas no mercado as acções da nova empresa.

O BCP Investimentos avalia a Neon entre 5,2 e 5,7 mil milhões de euros e a Horizon entre 3,4 e 4 mil milhões. Este EV implica múltiplos - rácio entre o EV e o EBITDA (lucros antes de impostos, juros, depreciações e amortizações)- de entre 18,9 e 21,2 para a EDP Renováveis em 2008, em comparação com múltiplos de 16,4 da Iberdrola Renováveis e de 15,8 da EDP Energies Nouvelles, bem como de 16,4 para a média do sector das renováveis mundial. Isto significa que a EDP Renováveis é uma empresa mais cara que as suas congéneres espanhola e francesa.

Esta diferença entre múltiplos da EDP Renováveis e das concorrentes europeias poderá dever-se aos elevados investimentos realizados pela EDP Renováveis, através da aquisição e construção de parques, com vista ao reforço da sua capacidade de produção de energia eólica.

Uma vez retirado o valor da dívida da empresa ao EV, obtém-se o 'equity value', que os analistas do BCP estimam situar-se entre 6,4 e 7,4 mil milhões de euros.

por Nyk » 6/5/2008 20:11

EDP Renováveis poderá atingir uma capacidade instalada entre 10,6 e 11,9 gigawatts em 2012
A EDP Renováveis poderá atingir uma capacidade instalada em energias renováveis entre 10,6 e 11,9 gigawatts (GW) em 2012, acima do objectivo da empresa de 10,5 GW, refere o relatório elaborado pelo departamento de "research" do BCP Investimento.

Jornal de Negócios com Lusa

A EDP Renováveis poderá atingir uma capacidade instalada em energias renováveis entre 10,6 e 11,9 gigawatts (GW) em 2012, acima do objectivo da empresa de 10,5 GW, refere o relatório elaborado pelo departamento de "research" do BCP Investimento.

Perante estas previsões, o banco que integra o consórcio de assessores financeiros que estão a preparar oferta pública inicial (IPO) da EDP Renováveis prevê um crescimento "significativo" do resultado bruto operacional (EBITDA) que deverá situar-se entre 1,4 e 1,5 mil milhões de euros em 2012, refere o relatório confidencial a que a Lusa teve acesso.

Uma das compras mais elogiadas pelo BCP Investimento foi a da empresa norte-americana Horizon Wind Energy por 2,7 mil milhões de dólares.

O BCP refere que o facto de a Horizon estar presente em vários Estados norte-americanos é "bastante positivo" por reduzir o risco regulatório e considera o mercado como um dos mais promissores em termos de taxas de crescimento das energias renováveis.

Também a compra da empresa polaca Relax Wind Parks é considerada "um excelente negócio" pelo BCP Investimento, afirmando serem "fortes" as possibilidades da EDP Renováveis concretizar o "pipeline" de 1.022 megawatts (MW).

Refere ainda que o mercado polaco é "muito interessante para entrar", oferecendo atractividade em termos de remuneração e expansão da capacidade instalada.

O banco afirma também que esta aquisição deverá ser "o primeiro passo" para a EDP entrar no Leste Europeu.

No Brasil, o BCP refere a criação por parte da Energias do Brasil de uma nova subsidiária - a Enernova - para explorar o negócio das energias renováveis na América do Sul, em particular no Brasil, na Argentina e no Chile.

O relatório, destinado aos investidores, destaca o facto do potencial brasileiro em termos de energia eólica ultrapassar os 140 gigawatts (GW), o que compara com estimativas de 20 GW feitas há apenas alguns anos.

O BCP refere que este potencial não deve ser descurado e que, apesar do governo brasileiro não estar ainda muito focado na energia eólica, a EDP Renováveis dado o "know-how" que possui e a presença que tem no país, está numa "posição privilegiada" para o desenvolvimento da eólica no Brasil.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bar38, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2 e 116 visitantes