Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 12/5/2008 17:30

Não vale a pena fazer aqui uma thread (já a tive hoje), mas eu não tenho a mesma leitura... E pelos vistos a Cia tb não: lá pôs hoje de manhã o comunicado de dia 9 Maio (então só enviado à imprensa) !

TODAS as comunicações feitas para o mercado, nomeadamente imprensa, devem ser IMEDIATAMENTE - AO MESMO TEMPO - colocadas no site para comprovação publica. Eu li a noticia, fui logo ao site e... nada ! Esperei pelo fim-de-semana e por hoje de manhã e... nada !

O relatório anual é isso mesmo - anual, sai uma vez - e além de ser longo e complexo (mais de 200 páginas), não pode a Cia pensar que está presente na memória de todos para comprovar factos que podem inclusive ser apresentados como alvo de alteração ao longo do ano.

Mandam as boas práticas para evitar mal-entendidos (como o actual) que toda a comunicação feita a fontes publicas seja logo disponibilizada no site da Cia - de acesso publico e comprovando assim a veracidade do desmentido pela própria Cia. É que não pode/deve a Cia expor-se a maus entendidos sobre os seus próprios desmentidos - se publica logo no seu site fica tudo clarissimo, se não o faz... cria a dúvida.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por tm1950 » 12/5/2008 16:01

James Wheat Escreveu:Só para esclarecer que na sequência de uma queixa minha para a Cia, por email enviado à Dra Patricia Mendes (responsável de relações com o mercado), a Sonae Sgps acabou de colocar HÁ MINUTOS o comunicado adjunto no site.
Ou seja, enviaram uma nota para a imprensa, antes de colocar no site da própria Cia, para informação de todos os seus accionistas... O que eu retiro deste comportamento da Cia: UMA VERGONHA, considero um desleixo próprio de mercearia de esquina :evil: :evil: !!

Os accionistas se quiserem estar bem informados devem dar mais atenção à informação da empresa e menos à informação jornalística.
Os movimentos de compra e venda de acções dos membros do CA estão incluídos no Relatório Anual, neste caso de 2007.
A meu ver, a empresa desmentiu as baboseiras do jornalista do DE no local adequado, no terreno onde foram proferidas – a imprensa.
Os accionistas poderiam e deveriam confiar mais no RA2007 e menos no DE.

No RA2007 pode ler-se que Paulo de Azevedo vendeu:
- em 22.05.2007, 593.616 da SON ao preço de 2,03;
- em 01.06.2007, 147.376 da SON ao preço de 2,17;
- em 29.05.2007, 387.342 da SONCOM ao preço de 4,95.

No mesmo RA, pode ainda ler-se que a Migracom, SGPS, SA comprou:
- em 22.05.2007, 593.616 da SON ao preço de 2,03;
- em 01.06.2007, 147.376 da SON ao preço de 2,17;
- em 31.12.2007, 549.008 do SON ao preço de 1,98;
- em 29.05.2007, 387.342 da SONCOM ao preço de 4,95.

Talvez o título mais adequado do DE tivesse sido: “Perca dinheiro com os gestores”.
Jornalistas deste calibre são realmente uma vergonha: do que eles são capazes para que o jornal possa vender mais meia dúzia de exemplares!
Saudações bolsistas,
CM

Registado: 29/11/2007 13:54

por artista_ » 12/5/2008 15:59

Deepblue Escreveu:
Deixa estar artista que eu fiquei com as tuas :mrgreen:

Não é fundamental, não é técnico..neste caso é mesmo feeling...

Boa sorte com elas então :) ... em relação ao feeling, já sabes o que penso deles!!!

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por James Wheat » 12/5/2008 15:17

lutav Escreveu:este PDF é um documento oficial da empresa?
Nao falta ali uma assinatura e sua funçao na empresa? :roll:
(eu sei que nao percebo muito disto... mas estranhei..)

Está levantado do site da empresa (área comunicação), pelo que está totalmente suportado.
É claro que foi feito hoje de manhã, à pressa, meio às 3 pancadas, porque receberam uma reclamação de um gajo lunático, a tender para o furioso, a perguntar como era possível semelhante falta de respeito pelos accionistas da Cia - que pelos vistos são primeiro informados pela imprensa... Enfim, uma tristeza !
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 12/5/2008 15:11

assunoadr,
Não sobrou nada para si, que não teve qq má intenção na sua nota - tal como falamos por 'mp' !
Foi induzido em erro, tal como muitos de nós que aqui andam já o fomos em outras ocasiões com desinformações semelhantes.
Eu perdi horas a buscar suporte a esse 'target' fantasma, mas... parece que ninguém na JPMorgan o conhece e nem com google, bloomberg, reuters, yahoo finance, etc. esse 'bicho' salta cá para fora, pelo que... concluí que não existe - simples.
Atenção que eu bem gostava que existisse (tal como as compras do Paulo Azevedo, que pelos vistos em tempos se deram), porque era sinal de que as análises do banco sobre a empresa não são nada crediveis, mas...
Abraço.
James Wheat
Position Trader

por lutav » 12/5/2008 15:02

este PDF é um documento oficial da empresa?

Nao falta ali uma assinatura e sua funçao na empresa? :roll:

(eu sei que nao percebo muito disto... mas estranhei..)

Registado: 22/9/2006 22:36

por assunoadr » 12/5/2008 14:45

James Wheat Escreveu:Bom dia a todos !
Eu só queria aqui deixar 2 pequenas notas sobre a Sonae Sgps, importantes para aqueles que estão a acompanhar o papel, estando expostos ou não ao mesmo:

o price target revisto da JP Morgan de €1,13 não existe. Ao principio ainda aguardei, mas após este fim-de-semana conclui que não existe qq fonte credível que tenha qq conhecimento do mesmo.
Parece-me que é mais um caso de research fantasma, daqueles que a imprensa económica local inventa, pq algum caramelo que nada percebe do assunto digita mal um número. É gralha: o que queriam dizer era escrever €1,23. Não houve research da JPM a €1,13 emitido 7 dias depois de outro a €1,23.

2º tanto quanto pude apurar até à data, tão pouco é verídica a notícia de que o Paulo Azevedo comprou mais 549.000 acções.
Com efeito quer consultando o site da Cia, quer as comunicações enviadas à CMVM no dia 9 Maio (e/ou nos ultimos 7 dias), não consta qualquer press-release da Cia sobre esse assunto.
Ora não creio que alguém da Cia tenha tido o despudor de informar a Agência Lusa de tal facto, sem se preocupar antes em informar a CMVM e os seus próprios accionistas. Depreendo por isso que a informação da Lusa carece de fundamentação, pelo q terá origem em fonte não fiável.

Termino a referir que há muito mau jornalismo financeiro e económico em Portugal e é por isso muito importante que antes de se postar seja o que fôr aqui no site, as pessoas tenham o cuidado de verificar a veracidade das notícias.
Ab+Bn.

PS: dado estar longo no papel, anseio que alguém desminta o que acima disse, através de provas irrefutáveis de que existe algum fundo de verdade em ambas as notícias. De outra forma não percamos tempo a incorporar coisas que não existem.

Já percebi que sobrou para mim, mas ao ler esta noticia em

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1727

não me passou pela cabeça, como se calhar não passaria pela de ninguém, que pudesse estar errada, saindo ainda por cima muito depois da noticia inicial.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por James Wheat » 12/5/2008 12:52

Só para esclarecer que na sequência de uma queixa minha para a Cia, por email enviado à Dra Patricia Mendes (responsável de relações com o mercado), a Sonae Sgps acabou de colocar HÁ MINUTOS o comunicado adjunto no site.
Ou seja, enviaram uma nota para a imprensa, antes de colocar no site da própria Cia, para informação de todos os seus accionistas... O que eu retiro deste comportamento da Cia: UMA VERGONHA, considero um desleixo próprio de mercearia de esquina :evil: :evil: !!
Anexos
Sonae Sgps_20080509_comunicado_transaccoes_.pdf
(87.5 KiB) Transferido 489 Vezes
James Wheat
Position Trader

por Deepblue » 12/5/2008 12:20

artista Escreveu:Boas, acabei de vender as sonae que tinha a 1.13!! Para todos os efeitos devia esperar pelo fecho, num mercado diferente era isso que tinha feito, mas neste não estou disposto a correr tantos riscos!!!

Boa sorte para quem ainda tem, isto pode até ser apenas uma "caça aos stops" e ser isto que o título precisa para arrebitar! :wink:

bons negócios para todos

Deixa estar artista que eu fiquei com as tuas :mrgreen:

Não é fundamental, não é técnico..neste caso é mesmo feeling...
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por jony_cash » 12/5/2008 11:53

Caro Cliente ****

O ****, Sa informa que a Sonae SGPS SA procederá à conversão de todas as acções representativas do seu capital social de acções escriturais ao portador para acções escriturais nominativas em 14 de Maio de 2008.

Com os melhores cumprimentos,

Alguém sabe o que isto quer dizer?

Obrigado

Registado: 31/8/2007 20:30

por HardPlayer » 12/5/2008 11:40

Acredito numa semana bull no mercado.
Esta acçao está barata, aproveitei para reforçar em força a 1,13.
I love the game...

Registado: 16/12/2007 23:47

por James Wheat » 12/5/2008 11:21

artista Escreveu:...Boa sorte para quem ainda tem, isto pode até ser apenas uma "caça aos stops" e ser isto que o título precisa para arrebitar!...

O volume está baixo, o que indicia que não existem ali grandes stops a disparar... O que igualmente indica que não há grande comprador hoje no papel... Com boa cara não está, embora possa de facto recuperar - desde logo até €1,145 é fácil rapar os cofres. Sigo a €1,10 para um ultimo reforço, veremos se entra. Estando a dias da distribuição, vou aos dividendos. Amanhã veremos os resultados da Sierra (ligeira baixa em perspectiva poderá estar a pressionar hoje e amanhã ?). Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 12/5/2008 11:12

Boas, acabei de vender as sonae que tinha a 1.13!! Para todos os efeitos devia esperar pelo fecho, num mercado diferente era isso que tinha feito, mas neste não estou disposto a correr tantos riscos!!!

Boa sorte para quem ainda tem, isto pode até ser apenas uma "caça aos stops" e ser isto que o título precisa para arrebitar! :wink:

bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

sonae

por anas » 12/5/2008 11:06

saltei fora com menos valias de 200 euros mas paciencia melhores dias viram,nao estou a gostar deste comportamento atençao neste momento cota a 1,125,cuidado o suporte dos 1,14 e 1,13 estao a fraquejar.

Registado: 29/2/2004 22:20

por zigzag1000 » 12/5/2008 10:52

Paulo Azevedo reforça posição na Sonae através de uma “holding”
O presidente executivo da Sonae transferiu acções que detinha na SGPS e na Sonaecom para a ‘holding’ Migracom, que por sua vez adquiriu mais um lote de 549 títulos da Sonae SGPS.

Pedro Carvalho

O Diário Económico, na edição de 9 de Maio, publicou uma notícia onde dizia que Paulo Azevedo “alienou 593 mil acções da Sonae e 387 mil títulos da Sonaecom”.

Numa nota de esclarecimento enviada à imprensa, a Sonae esclarece que esses títulos “não foram vendidos no mercado”.
“Na realidade, a detenção dos referidos títulos foi simplesmente transferida de nome pessoal para a ‘holding’ pessoal de Paulo Azevedo”, refere a empresa.

A ‘holding’ em questão é a Migracom SGPS que, segundo a empresa, é uma ‘holding’ pessoal de Paulo Azevedo, facto omisso no relatório e contas de 2007, previamente consultado pelo Diário Económico.

A ‘holding’, para além das tranches adquiridas a Paulo Azevedo, comprou mais 549.008 acções da Sonae SGPS, transacções que, segundo o grupo, foram “comunicadas à CMVM”.

Com estas compras, o CEO da Sonae SGPS passou a deter, directa e indirectamente, uma posição superior à detida no final de Dezembro de 2006.

Registado: 22/3/2008 9:45

por nov71 » 12/5/2008 10:14

Continua muito estranha em semana de dividendos ....

Saí , porque nao compreendo o comportamento dela e está a tornar-se perigosa , prefiro ver por fora ...

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por James Wheat » 12/5/2008 9:44

Bom dia a todos !
Eu só queria aqui deixar 2 pequenas notas sobre a Sonae Sgps, importantes para aqueles que estão a acompanhar o papel, estando expostos ou não ao mesmo:

o price target revisto da JP Morgan de €1,13 não existe. Ao principio ainda aguardei, mas após este fim-de-semana conclui que não existe qq fonte credível que tenha qq conhecimento do mesmo.
Parece-me que é mais um caso de research fantasma, daqueles que a imprensa económica local inventa, pq algum caramelo que nada percebe do assunto digita mal um número. É gralha: o que queriam dizer era escrever €1,23. Não houve research da JPM a €1,13 emitido 7 dias depois de outro a €1,23.

2º tanto quanto pude apurar até à data, tão pouco é verídica a notícia de que o Paulo Azevedo comprou mais 549.000 acções.
Com efeito quer consultando o site da Cia, quer as comunicações enviadas à CMVM no dia 9 Maio (e/ou nos ultimos 7 dias), não consta qualquer press-release da Cia sobre esse assunto.
Ora não creio que alguém da Cia tenha tido o despudor de informar a Agência Lusa de tal facto, sem se preocupar antes em informar a CMVM e os seus próprios accionistas. Depreendo por isso que a informação da Lusa carece de fundamentação, pelo q terá origem em fonte não fiável.

Termino a referir que há muito mau jornalismo financeiro e económico em Portugal e é por isso muito importante que antes de se postar seja o que fôr aqui no site, as pessoas tenham o cuidado de verificar a veracidade das notícias.
Ab+Bn.

PS: dado estar longo no papel, anseio que alguém desminta o que acima disse, através de provas irrefutáveis de que existe algum fundo de verdade em ambas as notícias. De outra forma não percamos tempo a incorporar coisas que não existem.
James Wheat
Position Trader

por tm1950 » 10/5/2008 22:57

LUMAPICA Escreveu:Sr. Gonzo
Peço desculpa pelo lapso, ainda estava a pensar antes do "divórcio".
"No entanto, a Sonae Capital é detida em cerca de 53% pela Efanor que é quase a mesma coisa..."
Estava a brincar.
A Sonae Sierra é que é detida em 50% pela Sonae SGPS.
Mas olhe que o facto da Sonae Capital já não depender da Sonae SGPS não altera em nada a análise que fiz anteriormente.
LUMAPICA

Não posso deixar de discordar em alguns aspectos. Pretender analisar a SON e esquecer a SON Sierra, parece-me um erro grosseiro. A SIERRA apresentou em 2007 resultados líquidos de 300M. Não se pode deixar assim no esquecimento.
No caso de pretendermos fazer uma pequena conta de merceeiro, devemos colocar as três parcelas: Distribuição (100%); Sierra (50%); SONCOM (50%).

A Capital não tem nada a ver com a SON.

Numa questão estamos de acordo: se os mercados não subirem a SON terá muita dificuldade em inverter a tendência actual.
Saudações bolsistas,
CM

Registado: 29/11/2007 13:54

por LUMAPICA » 10/5/2008 21:45

Sr. Gonzo
Peço desculpa pelo lapso, ainda estava a pensar antes do "divórcio".
"No entanto, a Sonae Capital é detida em cerca de 53% pela Efanor que é quase a mesma coisa..."
Estava a brincar.
A Sonae Sierra é que é detida em 50% pela Sonae SGPS.
Mas olhe que o facto da Sonae Capital já não depender da Sonae SGPS não altera em nada a análise que fiz anteriormente.
LUMAPICA

Registado: 9/3/2008 20:18

por GONZO » 10/5/2008 14:52

LUMAPICA Escreveu:A Sonae Capital com o abrandamento económico, também não me parece promissora no curto prazo, o turismo em Tróia é uma mais valia mas quando é que vai começar a dar retorno?

Mas, com o spin-off, a Sonae Capital ainda faz parte deste campeonato?

Registado: 24/8/2005 22:33

por Ulisses Pereira » 10/5/2008 13:03

jm, não costumo intervir no Caldeirão ao fim-de-semana mas tenho que o fazer. Apaguei o teu post, pois ele contém acusações que podem ser alvos de processos judiciais quer a ti quer ao Caldeirão.

Já te avisei que este género de acusações têm que ser feitas com provas, caso contrário não se podem fazer aqui no Caldeirão. Insistes em não respeitar o que te é dito.

Se continuares assim, teremos que te banir do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por LUMAPICA » 10/5/2008 12:35

Meus Senhores
Com os anos aprendi duas coisas:
A primeira, é que não vale a pena ir contra a força do mercado, nem AT, nem Fundamentais nem tão pouco qualquer notícia faz com que um título se afaste da tendência que o mercado traçou para ele.
A segunda, é que as contas mais simples são aquelas que dão mais resultado.
E quanto a esta segunda, façam uma pequena análise muito simples:
A Sonae assenta a sua estrutura de receitas em especial no retalho alimentar e não alimentar (Modelo Continente) do qual já nos avisaram que no 1ºTrimestre teve uma quebra de lucros na ordem dos 38%. Outra fatia importante é nas comunicações, apresentando prejuizos na ordem dos 5,5ME, o que representa, fazendo uma simples regra de três, cerca de 22ME de prejuízo ano. A Sonae Capital com o abrandamento económico, também não me parece promissora no curto prazo, o turismo em Tróia é uma mais valia mas quando é que vai começar a dar retorno?
Façam contas simples, do tipo merceiro, nesta ordem de grandeza, errarem uns milhões por baixo até é benéfico. É melhor pensar que dá prejuizo e depois dar lucro do que o contrário.
O mercado de retalho, pelo menos o alimentar dá sempre, nós sabemos, o que poderá não dar são as receitas exponenciais que todos esperavamos. Em Portugal, lá chegará o tempo, que o Hiper estará completamente a rebentar pelas costuras, não dando hipotese a expansão. E como sabem, em Bolsa interessa empresas com grande capacidade de expansão em pouco tempo. Já lá vai o tempo em que se investia para ter retornos a 10 e mais anos. Hoje não é assim.
Quanto ao título, penso que vai aguentar-se mais uns tempos neste rangue rangue, dividendos, ainda há gente que funciona por impulsos ao dividendo, mas depois não tenho dúvidas que vai escorregar devagarinho, talvez até mesmo muito devagarinho.
Atenção ao mercados internacionais e, em especial ao nosso PSI20, se ele não passar com força os 11500, vai obrigar grande parte dos títulos a vir por aí a baixo. Reparem quantos títulos já testaram algumas resistências importantes e recuaram. Para um título avançar em contra-ciclo tem que apresentar muito mais que as nossas empresas este ano estão a apresentar.
Já entrei, já saí e voltarei a entrar se ela quebrar os 1,32 a 1,36 conjuntamente com 11500 do PSI20 ou então se ela baixar para valores expectacularmente tentadores.
Bons negócios
LUMAPICA

Registado: 9/3/2008 20:18

por artista_ » 10/5/2008 12:06

Mr X Escreveu:
Não te esqueças que eles têm muitos clientes e não me parece que seja interessante para uma empresa neste ramo dar indicações pouco credíveis aos mesmos...

Claro que tens razão.

Porém, se a Morgan HÁ 5 MESES disse que:

subimos o preço-alvo para 2,22 euros, de 2,15 euros para Dezembro de 2008.

Como podem vir agora dizer que só vale 1,13?

Chame-se a isto dar informações credíveis aos clientes? Porque, que eu saiba, a SON teve lucros, e não prejuízos...

Evidentemente tens alguma razão e já o referi antes que é um bocado estranho... ainda assim lembro-te que esse target de 2,22 foi antes do Split da Sonae Capital, o valor ajustado acho que é 1,78, a redução o PT foi de 36% e não próxima dos 50%...

A Sonae não teve prejuizos mas os lucros cairam muito, e não é por aí... o que me parece estranho é a amplitude da revisão em baixa do PT considerando que eles até fizeram comentários positivos ao título entre o lançamento destes dois PT's...

Obviamente não sei até que ponto a avaliação deles é correcta e mais ou menos credível, falei apenas em termos gerais... embora eles também errem e também sejam influenciáveis :) o que acho é que não vale a pena estar com muitas considerações sobre estes PT's porque a tentativa de tirar dali influências, manipulações, etc, nunca levará a lado nenhum...

Bom fim-de-semana

por Mr X » 10/5/2008 11:45

Não te esqueças que eles têm muitos clientes e não me parece que seja interessante para uma empresa neste ramo dar indicações pouco credíveis aos mesmos...

Claro que tens razão.

Porém, se a Morgan HÁ 5 MESES disse que:

subimos o preço-alvo para 2,22 euros, de 2,15 euros para Dezembro de 2008.

Como podem vir agora dizer que só vale 1,13?

Chame-se a isto dar informações credíveis aos clientes? Porque, que eu saiba, a SON teve lucros, e não prejuízos...

Bolas...

Registado: 21/4/2008 18:06

por jm4330 » 10/5/2008 11:40

O meu saldo com a SONAES é bastante positivo.
Neste momento gero expectativas no mercado accionista, de forma a obter dados de entrada e saída.

Registado: 31/12/2007 18:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], JosePLM, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 404 visitantes