Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MERCW123 » 5/5/2008 22:40

Alguém ainda está lembrado do aumento de capital da inapa, hummmm este aumento. Bem amanha de manhã logo se vê??? Tou mais inclinado para sul. A inapa efectuou um aumento de capital a 1 euro, e chegou a baixar até cerca de 0,70 centimos, irá suceder o mesmo ao bcp, aliás porque amanha, será dificil prever o que irá acontecer, mas vou esperar pra ver o que até ao final da semana para ver a tendencia.

Registado: 5/4/2008 15:33

por MarcoAntonio » 5/5/2008 22:34

Pvg, não há paciência.

Obviamente há um "terreno".

Por favor não baralhes as pessoas...

Não são considerações filosóficas, são considerações do mais prático que há. Quem foi ao AC as acções custaram-lhe 1.80~2.00 (conforme o valor dos direitos que usaram) e acima disso ganham, abaixo disso perdem dinheiro por terem ido ao Aumento de Capital.

O resto, podes inventar os valores que quiseres.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pvg80713 » 5/5/2008 22:29

marco,

não houve "terreno" nenhum !

o BCP é o mesmo e não saiu nada dele nos direitos.

mas entrámos em considerações filosóficas.

amanhã Nada de especial se vai passar. e penso que aqui estamos de acordo.

cumprimentos

Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 5/5/2008 22:22

pvg80713 Escreveu:marco,

como certmente te lembras, fui um dos que participou no tópico sobre direitos etc...

fui dos que sempre afimou que as acções custavam 1,2 + 3,33 * direitos etc.......

mas isso agora acabou.....

Acabou e o valor prevalece.

pvg80713 Escreveu:quantos custaram as acções no aumento de csapital de 2003 ? sabes ? nem eu sei !

Nem eu e isso também não interessa para nada. Este valor interessa para quem foi ao AC e quer saber quando está a ganhar ou a perder (quem não foi ou quem não quer saber, não interessa para nada).

Portanto, o valor não é 1.20 euros para quem se interessa com isso.

Quem não se interessa (ou nem sequer tem BCP) até pode dizer que é 10 euros...

pvg80713 Escreveu: para mim custaram 1 euro.
havia direitos que podiam ter sido vendidos etc etc... mas quem não vendeu e comprou as acções ... efectivamente comprou a 1 euro.

Obviamente isto está mal.

pvg80713 Escreveu:e neste aumento de captital comprou a 1,2. podemos falar de custo de oportunidade... etc etc etc...

As únicas acções que sairam aos investidores por 1.2 euros foram as sobrantes (que é uma quantidade minuscula do global).

As outras não custaram 1.2 euros!

Os 1.2 euros foi quanto muito o montante que deste em dinheiro.

Tu se vais comprar uma casa e dás 200.000 euros e mais um terreno que tens no valor de 100.000 euros, o custo real da casa foi 300.000 euros e se disseres a alguém que compraste uma casa por 200.000 euros estás a mentir e a enganar-te a ti próprio, seja no dia que compraste seja passado um mês.

O que tu estás a dizer é que compras uma casa por 200.000 euros em dinheiro e dando um terreno no valor de 100.000 euros e passado um mês isso "já passou" e podes passar a dizer que compraste a casa por 200.000...

Bem, tu até podias dizer que foi por 50.000 euros.

Contudo, não corresponde à realidade.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Onorio » 5/5/2008 22:17

Mas entre o 1.20 "custaram" e o valor real ainda vai bastante, e esse bastante multiplicado por X acçoes ainda é mais, nao acredito q vas a um AC pa perder $ mas la esta o mercado é q decide se é pa perder ou para ganhar.

Registado: 4/3/2008 23:31

por pvg80713 » 5/5/2008 22:13

marco,

como certmente te lembras, fui um dos que participou no tópico sobre direitos etc...

fui dos que sempre afimou que as acções custavam 1,2 + 3,33 * direitos etc.......

mas isso agora acabou.....

quanto custaram as acções no aumento de capital de 2003 ? sabes ? nem eu sei ! para mim custaram 1 euro.
havia direitos que podiam ter sido vendidos etc etc... mas quem não vendeu e comprou as acções ... efectivamente comprou a 1 euro.

e neste aumento de capital comprou a 1,2.
podemos falar de custo de oportunidade... etc etc etc...

mas os grandes accionistas vão contabilizar todas as acções compradas neste aumento de capital a... 1,2 euros !

amanhã isto não faz diferença nenhuma... vai abri aprox ao fecho de hoje.

cumprimentos

por MarcoAntonio » 5/5/2008 22:07

pvg80713 Escreveu:errado.

as acções custaram 1,20. e assim deve ser considerado.

e para a semana já ninguém vai pensar de outra forma.

Não, pvg. Isso é que está errado.

As únicas acções que custaram realmente 1.20 euros foram as sobrantes (que pouco passou de 1% do total).

Isto já foi explicado tantas vezes, penso ser desnecessário estar a discutir isto de novo e a baralhar as pessoas.
Imagem

Administrador Fórum

por pvg80713 » 5/5/2008 22:05

errado.

as acções custaram 1,20. e assim deve ser considerado.

e para a semana já ninguém vai pensar de outra forma.

por MarcoAntonio » 5/5/2008 22:02

Exacto.
Imagem

Administrador Fórum

por jony_cash » 5/5/2008 22:01

Onorio Escreveu:Ora bem sendo assim e pelo que entendi o preço de cada acçao para quem foi ao AC com os direitos adquiridos está em 1.90, corrijam.me se estiver errado.
Portanto houve direitos comprados bem acima do valor a que sairam, sendo assim ha acçoes q sairam acima dos tais 1.90, claro q tb ha a situaçao inversa.
Resta saber para q lado tende a balança para ver qual a tendencia nos proximos dias.

Cmpts

Onorio,

Parece-me que o BCP ruma para Sul não sei se é por se aproximar o verão mas com a força que estava hoje para cair não sei não.

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por Onorio » 5/5/2008 21:57

Ora bem sendo assim e pelo que entendi o preço de cada acçao para quem foi ao AC com os direitos adquiridos está em 1.90, corrijam.me se estiver errado.
Portanto houve direitos comprados bem acima do valor a que sairam, sendo assim ha acçoes q sairam acima dos tais 1.90, claro q tb ha a situaçao inversa.
Resta saber para q lado tende a balança para ver qual a tendencia nos proximos dias.

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por MarcoAntonio » 5/5/2008 21:23

Sim, porque a cotação do BCP entretanto evolui. Primeiro subiu e depois desceu...

Contudo, para quem não mexeu nos direitos, o preço de referência é o valor descontado no primeiro dia porque esse valor saiu das acções antigas:

> Num dia (4 de Abril) tinha 50.000 acções do BCP a 2.12 euros.

> No dia a seguir (7 de Abril) tinha 50.000 acções do BCP a 1.91 euros mais 50.000 direitos a ~0.21 euros.

Claro que quer a cotação quer os direitos depois continuaram a evoluir, mas para todo os efeitos, os seus direitos custaram-lhe 0.21 (valor que lhe foi descontado nas acções antigas).

Não fosse o Aumento de Capital e no dia 7 de Abril as acções do BCP teriam aberto sensivelmente nos mesmos 2.12 euros (mais centimo menos centimo).

Para os outros investidores que compraram direitos a outros preços há outros valores de referência, mas para quem exerceu os direitos que recebeu, o valor de referência situa-se nos 1.90 euros (acima desse valor ganham dinheiro por terem ido ao AC, abaixo desse valor dinheiro perdem por terem ido ao AC)

Nota: há um topico meu sobre os direitos/AC onde estão as contas todas feitas para os vários dias e para os vários valores...
Imagem

Administrador Fórum

por pvg80713 » 5/5/2008 21:20

pessoal.....

agora... esqueçam os direitos... isso já é história e agora já não interessa nada !

amanha a cotação abre aproximadamente ao fecho de hoje.

esqueçam as equações diferenciais de segundo grau... esqueçam ! agora estamos no normal...

eu não creio em nada e muito menos em AT... mas neste momento se a AT funciona... perguntem-lhe o que vai acontecer amanhã.

eu... acho que ainda vai descer um pouco porque alguma malta precisa realizar mais-valias para pagar dividas etc...

e depois voltamos ao caminho normal.... que neste pais e como toda a gente sabe ( ok... agora estou a fazer uma graçola...) é para Norte, devido ao FCP...

o BCP tem, sempre teve, e vai ter fundamentais fantásticos, principios fantásticos, que os outros bancos Portugueses apenas tentam copiar e aproveitar.

um abraço a todos

por dfenes » 5/5/2008 21:14

[quote="MarcoAntonio"]É isso mesmo que estive a explicar. Se tivesse vendido os direitos, essa receita abatia aos custos.

Continuava a deter 50000 acções e tinha pago 1.85*50.000 e recebido de volta 0.21*50.000, ou seja, as 50.000 estavam agora a custar 1.64 cada.

Se foi melhor ou não exercer os direitos, só o futuro dirá. Se a cotação do BCP for acima dos 1.90 (o custo real das novas), foi melhor. Se a cotação do BCP for abaixo dos 1.90, foi pior...

Já agora, o mesmo serve para o caso do Banif, só o futuro dirá, jony (claro que no caso do Banif os valores serão outros). Se o Banif depois subir, compensa, se não subir, não compensa.[/quote)

pois e se os tivesse vendido a 0,285 ainda melhor.
[/u]

Registado: 29/11/2007 2:53

por MarcoAntonio » 5/5/2008 21:08

É isso mesmo que estive a explicar. Se tivesse vendido os direitos, essa receita abatia aos custos.

Continuava a deter 50000 acções e tinha pago 1.85*50.000 e recebido de volta 0.21*50.000, ou seja, as 50.000 estavam agora a custar 1.64 cada.

Se foi melhor ou não exercer os direitos, só o futuro dirá. Se a cotação do BCP for acima dos 1.90 (o custo real das novas), foi melhor. Se a cotação do BCP for abaixo dos 1.90, foi pior...

Já agora, o mesmo serve para o caso do Banif, só o futuro dirá, jony (claro que no caso do Banif os valores serão outros). Se o Banif depois subir, compensa, se não subir, não compensa.
Imagem

Administrador Fórum

por dfenes » 5/5/2008 21:01

MarcoAntonio Escreveu:Não, dfenes. Se não tivesse ido ao Aumento de Capital tinha o preço médio mais baixo.

Com num caso de um split, falar dos valores antigos só vai gerar confusão (como esta que ocorreu agora mesmo) porque as acções antigas foram partidas em acções+direitos.

Para todos os efeitos deve considerar que quando comprou as acções em Março, comprou um pacote de Acção+Direito por 1.85.

Pela acção pagou 1.64 e pelo direito 0.21...

No dia que os direitos foram distribuidos foi esse o valor que foi descontado à cotação (e recebeu o direito). Poderia ter optado por simplesmente liquidar o direito (como se fosse um dividendo) e receberia de volta os 0.21 euros. Ou seja, teria pago pelas acções 1.85-0.21=1.64 e portanto é quanto lhe tinham ficado as acções antigas, foi esse o seu valor real.

Porém, optou por comprar novas cujo custo real para si foi de 1.90 euros (1.20+3.33x0.21).

Pegando noutro exemplo, se for ao supermercado e pagar um saco de batatas com uma nota de 20 euros e receber um troco (os direitos) no valor de 5 euros, o custo real do saco de batatas foi de 15 euros.

Se a seguir resolver usar esses 5 euros (os direitos), juntando mais 10 euros do seu bolso para comprar outro saco de batatas, o primeiro saco de batatas continua a ter-lhe custado realmente 15 euros (e o segundo sacou custou 5+10=15).

Neste exemplo considerei os dois sacos ao mesmo preço mas no seu caso o segundo saco foi mais caro que o primeiro (conforme se apresenta no gráfico). A sequência com que o dinheiro circulou não é importante, o que é importante é o que realmente pagou por cada um (dado que não era obrigado a investir os 5 euros no segundo saco, podia simplesmente te-los posto no bolso e ficado com o primeiro saco por 15 euros).

O seu baixo preço médio deve-se a ter comprado as primeiras muito baratas.

Perfeitamente de acordo! se disser que teria feito melhor em vender os direitos...aí sim! mas tendo usado os mesmos, em vez de ter 50000 acções ao preço médio de 1,85 tenho hoje 64998 ao preço médio de 1,70. Ou seja gastei 110497,60 na compra de 64998 acções(1,70 médio). quando se tivesse ficado quieto hoje tinha 50000 ao preço de 92500 (1,85 médio)

por jony_cash » 5/5/2008 21:00

MarcoAntonio Escreveu:Não, dfenes. Se não tivesse ido ao Aumento de Capital tinha o preço médio mais baixo.

Com num caso de um split, falar dos valores antigos só vai gerar confusão (como esta que ocorreu agora mesmo) porque as acções antigas foram partidas em acções+direitos.

Para todos os efeitos deve considerar que quando comprou as acções em Março, comprou um pacote de Acção+Direito por 1.85.

No dia que os direitos foram distribuidos foi esse o valor que foi descontado à cotação (e recebeu o direito). Poderia ter optado por simplesmente liquidar o direito (como se fosse um dividendo) e receberia de volta os 0.21 euros. Ou seja, teria pago pelas acções 1.85-0.21=1.64 e portanto é quanto lhe tinham ficado as acções antigas, foi esse o seu valor real.

Porém, optou por comprar novas cujo custo real para si foi de 1.90 euros (1.20+3.33x0.21).

Pegando noutro exemplo, se for ao supermercado e pagar um saco de batatas com uma nota de 20 euros e receber um troco (os direitos) no valor de 5 euros, o custo real do saco de batatas foi de 15 euros.

Se a seguir resolver usar esses 5 euros (os direitos), juntando mais 10 euros do seu bolso para comprar outro saco de batatas, o primeiro saco de batatas continua a ter-lhe custado realmente 15 euros (e o segundo sacou custou 5+10=15).

Neste exemplo considerei os dois sacos ao mesmo preço mas no seu caso o segundo saco foi mais caro que o primeiro (conforme se apresenta no gráfico). A sequência com que o dinheiro circulou não é importante, o que é importante é o que realmente pagou por cada um (dado que não era obrigado a investir os 5 euros no segundo saco, podia simplesmente te-los posto no bolso e ficado com o primeiro saco por 15 euros).

Olá MarcoAntonio,

Acho que percebi.Mas tenho mais uma dúvida :lol: sou acionista do Banif e em breve este vai fazer um AC neste caso estou com dúvidas será que compensa ir ao AC? Vou ter de ter muita atenção para não me enganar :| tenho que ver se compensa

Obrigado pela ajuda :wink:

Abraço

por MarcoAntonio » 5/5/2008 20:51

Não, dfenes. Se não tivesse ido ao Aumento de Capital tinha o preço médio mais baixo.

Imagem

Administrador Fórum

por jony_cash » 5/5/2008 20:51

dfenes Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Convém esclarecer que o facto de ter ido ao Aumento de Capital fez subir o preço médio (se não tivesse ido ao Aumento de Capital, o preço médio das acções era ainda mais baixo).

Já agora, deixo um gráfico com os valores assinalados.

Desculpe discordar mas no meu caso se não tivesse ido ao aumento de capital agora teria 50000 acções ao preço médio de 1,85 e não 64998 ao preço médio de 1,70..... e os 1,755 de fecho de hoje corresponderia aos 1,955 +ou- se não tivesse havido AC. BN

Amigo dfenes,

Pode perfeitamente discordar até agradeço fiquei esclarecido. Obrigado

Entrei hoje no BCP com espirito de lonjo prazo mas não escondo que ao ver a queda que está a levar fiquei muito preocupado até já ouvi uns zuns zuns de alguns gestores de banco que poderá vir a caminho doa 1,50€ o que me fez arrepender a compra mas não hade ser nada.

Abraço,

por dfenes » 5/5/2008 20:44

MarcoAntonio Escreveu:Convém esclarecer que o facto de ter ido ao Aumento de Capital fez subir o preço médio (se não tivesse ido ao Aumento de Capital, o preço médio das acções era ainda mais baixo).

Desculpe discordar mas no meu caso se não tivesse ido ao aumento de capital agora teria 50000 acções ao preço médio de 1,85 e não 64998 ao preço médio de 1,70..... e os 1,755 de fecho de hoje corresponderia aos 1,955 +ou- se não tivesse havido AC (os 21 centimos foram descontados não podendo descontá-los 2 vezes certo?). BN

por jony_cash » 5/5/2008 20:40

MarcoAntonio,

Desculpa mas agora fiquei todo baralhado :mrgreen: eu pensava que indo ao aumento de capital o preço médio descia visto que as novas acções tinham um desconto de já não me lembro 40% do preço da cotação naltura será?

Abraço,

por dfenes » 5/5/2008 20:39

rosario Escreveu:Tem razão, caro dfenes, com esses números dá um valor na casa dos 1,70€ :wink:

só para dizer que os numeros são um exemplo (apenas) disse 50000 como podia ter dito 5000 ou 50.
reparem que o bcp nos primeiros 15 de Março cotou abaixo dos 1,85 pelo que ainda deve haver muitos investidores com um preço médio inferior a 1,70.De qql forma penso que o bcp irá continuar a seguir e a reflectir os acontecimentos caseiros e internacionais. Há muito ruido em relação aos preços dos direitos e novas acções etc, mas no fim do dia e como já foi dito por mediadores deste forum; quem estava dentro e aproveitou os direitos para reforçar não deve estar muito preocupado! Afinal de contas foi só um aumento de capital!

por MarcoAntonio » 5/5/2008 20:29

Convém esclarecer que o facto de ter ido ao Aumento de Capital fez subir o preço médio (se não tivesse ido ao Aumento de Capital, o preço médio das acções era ainda mais baixo).

Anexos
BCP.png
BCP.png (18.97 KiB) Visualizado 4766 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por rosario » 5/5/2008 20:25

Tem razão, caro dfenes, com esses números dá um valor na casa dos 1,70€ :wink:

Registado: 27/9/2007 14:33

por MarcoAntonio » 5/5/2008 20:23

Não se esqueçam que os antigos 1.85 correspondem aos actuais 1.65 (+/-)...

No caso do dfenes, o baixo preço médio deve-se ao facto deter as antigas muito baratas.

No momento em que foram distribuidos os direitos ele estava a ganhar mais de 10% (actualmente está quase even). São muitos poucos naturalmente os investidores que estavam nessas condições quando os direitos foram distribuidos e por isso pode gerar alguma confusão.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Phil2014 e 246 visitantes