EDP Renovaveis - Tópico Geral
Big Crash Escreveu:A colocação em bolsa da EDP-Renováveis será positiva ou negativa para as acções da EDP "tradicional"!?
obviamente o valor posto (digamos assim) em bolsa ira ser descontado no valor das acções da EDP, uma vez que sai um activo... no entanto, nao sei bem uma vez que tambem vai entrar CASH da operação, mas tenho ideia de que corrige... outros poderão dizer melhor
EDP Renováveis vale entre 8,4 a 10 mil milhões
09/05/2008
Os analistas do Caixa BI avaliam a EDP Renováveis em entre 8,4 a 10 mil milhões de euros, revela um relatório de 'research' a que a Lusa teve acesso.
Os analistas do banco de investimento - que integra o consórcio de assessores financeiros da EDP, que está a preparar a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis - consideram que o 'enterprise value' (EV) da EDP Renováveis se encontra dentro do intervalo entre 8,491 e 10,031 mil milhões de euros.
O limite máximo da avaliação dos analistas do Caixa BI é superior ao da avaliação dos seus congéneres do BCP Investimento, que determinam um intervalo de entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros para o EV da EDP Renováveis.
A EDP está a estudar a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis, através de um aumento de capital de entre 20 a 25%, prevendo-se que seja anunciada uma decisão final sobre o assunto nas próximas semanas.
Os analistas do Caixa BI apontam um conjunto de pontos fortes da EDP Renováveis, como a experiência da gestão e a capacidade de produção da empresa. O facto de contar com o apoio financeiro da EDP é também referido entre os pontos fortes da unidade de energias renováveis.
Do lado dos pontos fracos, o Caixa BI refere a fraqueza do dólar (que desvaloriza os valor patrimonial dos investimentos da empresa nos Estados Unidos) e a "elevada complexidade e reduzida visibilidade de alguns mercados", especialmente naquele país da América do Norte.
O banco de investimento identifica ainda um conjunto de oportunidades para a EDP Renováveis, como o "forte crescimento esperado para o sector das energias renováveis", o investimento em energias alternativas (solar e energia das ondas, entre outras) e o facto de a empresa se encontrar pouco endividada, o que lhe atribui uma "capacidade significativa" de endividamento.
artista Escreveu:Eu não acho que eles andem a consultar nenhuns gurusacho que têm espectativas que os mercados voltem a acalmar porque se não tivessem não pensariam sequer numa OPV...
Os da CGD. Alguns até vão sair para a EDP renováveis.
Preve-se que esta empresa seja a terceira empresa com mais peso no PSI20.
Cumps all
Eu não acho que eles andem a consultar nenhuns gurus
acho que têm espectativas que os mercados voltem a acalmar porque se não tivessem não pensariam sequer numa OPV...

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
E que gurus é que a administração da EDP anda a consultar?
artista Escreveu:Eu quando ouvi falar da campanha publicitária que eles vão iniciar vi logo que não deve demorar muito a estar na bolsa...
Isto tb pode ser um indicador de que o pior já passou para os mercados... pelo menos a administração da EDP também deve acreditar nisso!
Bons negócios
Se ultimamente se fala de renovaveis é apenas pelo preço do barril do petroleo .
No ano 2000 o barril pouco passava dos 10 , quem falava de energias alternativas , pois nao tinha valor de mercado..
[quote="EuroVerde"]Então não sei se isto tem lógica o que disse.
Então não sei em que medida o valor da EDP renovaveis é influenciado pelo preço do crude em 2012. Qual a diferença entre o crude a 50 ou a 500 dólares em 2012??? Trial...
[
No ano 2000 o barril pouco passava dos 10 , quem falava de energias alternativas , pois nao tinha valor de mercado..
[quote="EuroVerde"]Então não sei se isto tem lógica o que disse.
Então não sei em que medida o valor da EDP renovaveis é influenciado pelo preço do crude em 2012. Qual a diferença entre o crude a 50 ou a 500 dólares em 2012??? Trial...
[
- Registado: 18/1/2008 16:20
Então não sei se isto tem lógica o que disse.
trial Escreveu:As contas até estao bem .
Mas falta o fundamental ,indicar o preço do barril do petroleo em 2012.
Petroleo a 50 ou a 500 o valor futuro da EDP renovaveis depende destes valores .
EuroVerde Escreveu:Já tive a fazer uma conta mais ou menos simples.![]()
Eles não estão para se perder!!!
Os analistas dizem que a EDP renovaveis vale no minimo 8,5 mil milhões de euros.
A empresa no 1º trimestre obteve lucros de 26 milhões, ora assim por alto, isso vezes 4 trimestres dá 104 milhões de lucro em 2008. Se pagarmos o valor por acção correspondente aos 8,5 mil milhões que é o minimo que os analistas dizem que vale, teremos um PER de 81.
...mas como, a empresa está em crescimento e actualmente tem capacidade para gerar 3,6GW e isso corresponde aos 104 milhões de lucro estimados para este ano; em 2012 prevê-se que possa produzir 10,6GW de potência. Fazendo a proporção directa isso dará um lucro anual estimado de 306 milhões de lucro em 2012.
Pegando no preço que os analistas referem de 8,5mil milhões e dividindo por esse lucro previsto de 2012 que será 306 milhões, obtemos PER de 27.
Conclusão: a este preço minimo(8,5mil milhões), eu não estou interessado em fazer o negócio devido ao elevado preço inicial que me pedem por lucros que ainda não existem.
Pode acontecer exactamente o que se sucedeu na Martifer, uma grande euforia inicial e depois ela veio descontando descontando fazendo um novo minimo.
As contas até estao bem .
Petroleo a 50 ou a 500 o valor futuro da EDP renovaveis depende destes valores .
EuroVerde Escreveu:Já tive a fazer uma conta mais ou menos simples.![]()
Os analistas dizem que a EDP renovaveis vale no minimo 8,5 mil milhões de euros.
A empresa no 1º trimestre obteve lucros de 26 milhões, ora assim por alto, isso vezes 4 trimestres dá 104 milhões de lucro em 2008. Se pagarmos o valor por acção correspondente aos 8,5 mil milhões que é o minimo que os analistas dizem que vale, teremos um PER de 81.
...mas como, a empresa está em crescimento e actualmente tem capacidade para gerar 3,6GW e isso corresponde aos 104 milhões de lucro estimados para este ano; em 2012 prevê-se que possa produzir 10,6GW de potência. Fazendo a proporção directa isso dará um lucro anual estimado de 306 milhões de lucro em 2012.
Pegando no preço que os analistas referem de 8,5mil milhões e dividindo por esse lucro previsto de 2012 que será 306 milhões, obtemos PER de 27.
Conclusão: a este preço minimo(8,5mil milhões), eu não estou interessado em fazer o negócio devido ao elevado preço inicial que me pedem por lucros que ainda não existem.
Pode acontecer exactamente o que se sucedeu na Martifer, uma grande euforia inicial e depois ela veio descontando descontando fazendo um novo minimo.
- Registado: 18/1/2008 16:20
Já tive a fazer uma conta mais ou menos simples.

Renováveis estão na moda, e para 25% de dispersão acredito que exista procura forte.
Também se vê que existe muita liquidez no mercado, muitos investidores com dinheiro para entrar no mercado de capitais. Como exemplo recente a Martifer e o aumento de capital do BCP.
Também se vê que existe muita liquidez no mercado, muitos investidores com dinheiro para entrar no mercado de capitais. Como exemplo recente a Martifer e o aumento de capital do BCP.
- Registado: 1/4/2008 17:29
artista Escreveu:kanu Escreveu:Desde que não aconteça como o que aconteceu à martifer...
Quem me dera que acontecesse o mesmo que à Martifer, num dia ganhei quase 50% do capital investido, é mau?
Só colquei este comentário para verem que há por vezes perspectivas muito diferentes de uma mesma situação!
Faz-me lembras das discussões que houve (e ainda há) sobre a rentabilidade do BCP, em que havia muitos que a consideravam boa (os que entraram por alturas do AC a 1 euro) outros, como eu, achavam-na um desastre, porque tinhamos um invetimento de longo prazo que nunca foi rentável... longe disso!
Bons negócios
Num dia?! Aquilo foi em minutos!
Também lá estive!

Geralmente todos dizem mal das OPV's mas dão sempre para ganhar algo no curtissimo prazo.

kanu Escreveu:Desde que não aconteça como o que aconteceu à martifer...
Quem me dera que acontecesse o mesmo que à Martifer, num dia ganhei quase 50% do capital investido, é mau?
Só colquei este comentário para verem que há por vezes perspectivas muito diferentes de uma mesma situação!
Faz-me lembras das discussões que houve (e ainda há) sobre a rentabilidade do BCP, em que havia muitos que a consideravam boa (os que entraram por alturas do AC a 1 euro) outros, como eu, achavam-na um desastre, porque tinhamos um invetimento de longo prazo que nunca foi rentável... longe disso!
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Não tenho opinião formada, mas permitam-me uma pequena provocação, quantos investidores como vós, analistas e outros que andam nos mercados disseram que a Galp a 5.80 ia entalar os pequenos investidores? Como digo, não tenho opinião formada, mas não compro já a ideia de que é cara ou é entalanço na certa...
Cumprimentos e BN!!!
Cumprimentos e BN!!!
Nao preciso de muito, so de sorte...
- Registado: 13/10/2006 16:00
Vodka7 Escreveu:Se já andam a fazer publicidade é por deve ser por volta de Junho/Julho.
Á uns tempos o ministro disse que privitazações só no segundo semestre de 2008.
é preciso ter um rascunho do proximo orçamento de estado.. aposto que isso ajudará a perceber melhor o que venha a acontecer com este (possivel) IPO..
beijos e abraços
Embora concorde parcialmente com vocês os mercados mudam muito de um mês para o outro, e aquilo que agora é verdade pode ser ao contrário daqui a um mês ou dois...
Não acredito que a EDP renováveis vá para a bolsa com os mercados bear...
Bom domingo
Não acredito que a EDP renováveis vá para a bolsa com os mercados bear...
Bom domingo
Re: Entalanço
jony_cash Escreveu:portucel Escreveu:Se for como na Iberdrola Renováveis, o entalanço é mais do que certo...
... os tempos não estão para IPOs, enquanto o Estado não recomeçar as operações de venda não é de avançar.
Bom fds
portucel,
Concordo contigo até porque o IPO da EDP Renováveis não vai colocar as acções a preço barato de certeza absoluta. Outra coisa Houve se muito falar de bolha das energias renováveis será?![]()
BN
Quando se começa a falar muito de um sector que está na moda, o entalanço está à porta...
... IPOs só do Estado e com cuidado!!!
Não está para "amadores" o mercado...
- Registado: 10/11/2006 16:05
Re: Entalanço
portucel Escreveu:Se for como na Iberdrola Renováveis, o entalanço é mais do que certo...
... os tempos não estão para IPOs, enquanto o Estado não recomeçar as operações de venda não é de avançar.
Bom fds
portucel,
Concordo contigo até porque o IPO da EDP Renováveis não vai colocar as acções a preço barato de certeza absoluta. Outra coisa Houve se muito falar de bolha das energias renováveis será?

BN
- Registado: 31/8/2007 20:30
artista Escreveu:Eu quando ouvi falar da campanha publicitária que eles vão iniciar vi logo que não deve demorar muito a estar na bolsa...
Isto tb pode ser um indicador de que o pior já passou para os mercados... pelo menos a administração da EDP também deve acreditar nisso!
Bons negócios
Ou também pode ser um bom indicador para saber a EDP precisa urgentemente de dinheiro para se financiar. Não diria que é um bom momento para se colocar uma empresa em bolsa mas em caso de necessidade tem que ser

BN
- Registado: 31/8/2007 20:30
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, paul_invest, PAULOJOAO, PXYC, Shimazaki_2 e 115 visitantes