Sonae Indústria...
MACACOS Escreveu:podem me tirar uma duvida.
comprei soni a 1 mês se vender hoje tenho direito a dividendos?obrigado
Não, tens de as manter até 15 de maio (ou 16 não tenho a certeza)...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Hoje parece estar a dar um ar da sua graça.
Bull: EMA14: Entrada em situação bullish de curto prazo.
Bear: EMA50: Situação bearish de médio prazo.
Bear: EMA200: Situação bearish de longo prazo.
Bull: SUP_RES1: Quebra de resistência de nível 1 em 2008-05-02 (dia anterior).
Bear: STOCH14: Situação oversold.
Bull: EMA14: Entrada em situação bullish de curto prazo.
Bull: SUP_RES1: Quebra de resistência de nível 1 em 2008-05-02 (dia anterior).
Bear: STOCH14: Situação oversold.
Ola Jony,
O acesso à informação do research é feito pela CaixaBI, pelo que, não é possivel o envio do link, mas junto 1 ficheiro anexo com a analise completa.
Cump.
Carlos
O acesso à informação do research é feito pela CaixaBI, pelo que, não é possivel o envio do link, mas junto 1 ficheiro anexo com a analise completa.
Cump.
Carlos
- Anexos
-
SonaeInd preview 1T08.pdf
- preview resultados 1T08
- (1.08 MiB) Transferido 400 Vezes
-
SonaeInd preview 1T08.pdf
- (1.08 MiB) Transferido 322 Vezes
- Registado: 29/11/2007 2:34
cc1975 Escreveu:Boa Tarde,
Junto preview de resultados 1ºT08 da ESN / CaixaBI:
"Investment Research 02 May 2008
Buy
4.48 Share price
6.90 Target Price unchanged
Recommendation unchanged
Target price: EUR
Higher operating costs impact EBITDA margin in 1Q08
The facts: Sonae Industria will release its 1Q08 results on May 7, after the market
close.
Our analysis: Our estimates for the first three months of 2008 are depicted in the
table below, were we expect a deterioration of operating margin against the same
period of 2007 due to the increase of costs namely wood and methanol.
Main figures
EURm 1Q08 1Q07
%
change 1ºT07 2ºT08 Change%
Revenues (1) 520.7 539.0 -3.4%
EBITDA (1) 53.2 69.0 -22.9%
EBITDA margin (1) 10.2% 12.8% -2.58 p.p.
EBIT 25.0 40.0 -37.4%
Net Profit 7.0 13.0 -46.0%
(1) Excluding non-recurrent items
In the case of methanol, there was a 25% YoY increase of prices in the 1Q08, a very
significant increment if we consider that chemicals have a c. 30% weight in variable
costs.
Conclusion & Action. Typically the company is affected in the operating cost line by
the performance of chemicals (oil based) and wood prices. We expect that pressure in
terms of costs may be less demanding in the second quarter, when we already can
see a dramatic decrease in methanol prices. Our price target FY08 is EUR 6.90 per
share with a Buy recommendation."
BFS
Oi cc1975,
tens o link onde possa ver a noticia toda?
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
Boa Tarde,
Buy
4.48 Share price
Recommendation unchanged
The facts: Sonae Industria will release its 1Q08 results on May 7, after the market
close.
Our analysis: Our estimates for the first three months of 2008 are depicted in the
table below, were we expect a deterioration of operating margin against the same
Main figures
EURm 1Q08 1Q07
%
EBIT 25.0 40.0 -37.4%
In the case of methanol, there was a 25% YoY increase of prices in the 1Q08, a very
significant increment if we consider that chemicals have a c. 30% weight in variable
costs.
Conclusion & Action. Typically the company is affected in the operating cost line by
the performance of chemicals (oil based) and wood prices. We expect that pressure in
see a dramatic decrease in methanol prices. Our price target FY08 is EUR 6.90 per
BFS
Buy
4.48 Share price
Recommendation unchanged
close.
Main figures
EURm 1Q08 1Q07
%
EBIT 25.0 40.0 -37.4%
costs.
BFS
- Registado: 29/11/2007 2:34
Gonzo, evidentemente que a incapacidade de debater é tua...
O Caldeirão é um espaço de debate e onde as opiniões são para serem discutidas e onde vais tu, vou eu e vai toda a gente encontrar opiniões discordantes.
Quanto à Análise que aqui colocaste de uma outra pessoa, merece-me obviamente a mesmíssima resposta que a tua pois é assente nos mesmos princípios.
O Caldeirão é um espaço de debate e onde as opiniões são para serem discutidas e onde vais tu, vou eu e vai toda a gente encontrar opiniões discordantes.
Quanto à Análise que aqui colocaste de uma outra pessoa, merece-me obviamente a mesmíssima resposta que a tua pois é assente nos mesmos princípios.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
GONZO Escreveu:A Sonae Industria voltou a testar, sem sucesso, a LTD que vem impedindo a progressão da acção desde Julho de 2007. O último teste milimétrico à LTD verificou-se no passado dia 22 de Abril. Amanhã a LTD rondará as imediações dos 4,62, pelo que aguardemos pelo comportamento da acção amanhã o qual, atendendo ao comportamento de hoje dos states (se é que o mesmo irá influenciar a nossa bolsa), poderá terminar a semana quebrando a referida LTD o que lhe conferiria um excelente sinal técnico. A acompanhar com particular interesse.
Em complemento da análise que fiz sobre a Sonae Indústria, aproveito para juntar a análise técnica feita pelo Semanário Económico, na sua edição lançada ontem nas bancas - analista técnico: Carlos Rocha.
"Acções em destaque
Sonae Indústria em baixa
A recuperação da Sonae Indústria foi travada pela tendência descendente que este papel acompanha desde Julho de 2007. É previsível nova queda no curto prazo, com possíveis suportes em 4,50 e 4,20 euros. Uma recuperação sustentada só deverá ocorrer após o corte em alta da tendência descendente de médio prazo. Não se deverá descurar a hipótese da Sonae Indústria estar a forma um triângulo horizontal descendente (limite superior é a tendência descendente iniciada em Janeiro)." - O negrito e sublinhado são da minha autoria.
PS: como não me é possível digitalizar a página do jornal, sugiro que dêem uma espreitadela à mesma (página 41), para verem o respectivo gráfico de longo prazo.
PS2: Aproveito para informar a Administração do Fórum e, em especial, todos os seus frequentadores, que dou por encerrado o meu contributo neste forum a nível da colocação de gráficos de acções.
Bom fim de semana para todos e bons negócios.
- Registado: 24/8/2005 22:33
Desilusão
Num dia magnífico como este
Esta accção continua a ser uma decepção
Ainda estou dentro mas
esta resistência a 4,54
Bear: EMA14: Situação bearish de curto prazo.
Bear: STOCH14: Situação oversold.Humm ......
Cumps all

Bear: EMA14: Situação bearish de curto prazo.
Bear: STOCH14: Situação oversold.Humm ......
Cumps all
GONZO Escreveu:Bem sei que te guias por outra escala e respeito a tua opinião. Mas, a meu ver, continuarei a dar relevância à linha que tracei pelo facto de ter quase 1 ano (sublinho: um ano).
Gonzo, a única forma da Sonae Industria não quebrar em alta essa LT nas próximas semanas é falindo.
Dentro de 6 meses essa LT está em valores negativos, é impossível a Sonae Industria não quebrar essa LT em breve, mesmo que continue a cair.
Não interessa se a LT tem um ano ou dois ou três, isso não é importante. O que é importante é que ela desce cada vez mais depressa e dentro de 6 meses está em valores negativos o que é impossível.
Mesmo que a Sonae Industria caia violentamente nas próximas semanas (tipo cair 30% ou até mais) vai na mesma quebrar essa linha, entendes?
Tu podes usar a escala que quiseres, mas se optares por usar uma escala linear tens de estar atento a estes pormenores porque são essenciais e não podem ser ignorados.
Cotações negativas não existem e cair 1 euro quando se está nos 2 euros ou 1 euro quando se está nos 10 euros são coisas totalmente diferentes e não podes ignorar isso e fazer de conta que é a mesma coisa e que uma cotação ir a zero ou a negativo ou cair dos 10 para os 6 euros é tudo igual...
GONZO Escreveu:Na volta, amanhã até irás mudar a escala do teu gráfico (nem que seja só por um minuto), para veres a vela de final de sessão e a sua posição face à LTD que desenhei.
É claro que não vou!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Gonzo, nesta altura essa LT cai ao triplo da velocidade. É claro que a Sonae Industria vai quebrar essa LT, é uma questão de dias ou semanas.
Mesmo que continue a cair...
Marco,
Qualquer LTD, LTA, suporte, resistência, bandeira, bandeirola, cunha, triângulo podem, e normalmente são, quebrados (activados) mais cedo ou mais tarde. Bem sei que te guias por outra escala e respeito a tua opinião. Mas, a meu ver, continuarei a dar relevância à linha que tracei pelo facto de ter quase 1 ano (sublinho: um ano). Parece-me razão mais do que suficiente para merecer relevância e respeito independentemente da sua inclinação. Se existe uma regra que aprendi e procurei interiorizar é a de que as acções só têm um fundo quando chegarem a zero. Logo, a ltd até pode quebrar já amanhã (e admito que o faça), mas nada me garante que a acção continue a cair bem mais (se já foi dos 11 e tal aos 4 será que não poderá ir dos 4 aos 1?) o que manteria a validade da mesma durante, quem sabe, mais um ano. O que não me parece correcto é pôr em causa esta LTD pelo facto de ser muito inclinada e de mais cedo ou mais tarde poder ser quebrada. Isso acontece em todas as acções, em qualquer altura, e independentemente da escala que se utilize. Ainda só ando nisto há poucos anos mas sempre delineei linhas nesta escala e sempre me dei bem. Se tenho errado, sempre fui coerente com o erro, o que me parece mais adequado do que ser incoerente com a perfeição gráfica. Nunca pus em causa a linha que desenhaste, a qual para mim também é inteiramente válida. Mas tal não significa que a minha não mereça ser, pelo menos, considerada. É o que faço. Na volta, amanhã até irás mudar a escala do teu gráfico (nem que seja só por um minuto), para veres a vela de final de sessão e a sua posição face à LTD que desenhei.
Bons negócios.
Gonzo, nesta altura essa LT cai ao triplo da velocidade. É claro que a Sonae Industria vai quebrar essa LT, é uma questão de dias ou semanas.
A Sonae Industria voltou a testar, sem sucesso, a LTD que vem impedindo a progressão da acção desde Julho de 2007. O último teste milimétrico à LTD verificou-se no passado dia 22 de Abril. Amanhã a LTD rondará as imediações dos 4,62, pelo que aguardemos pelo comportamento da acção amanhã o qual, atendendo ao comportamento de hoje dos states (se é que o mesmo irá influenciar a nossa bolsa), poderá terminar a semana quebrando a referida LTD o que lhe conferiria um excelente sinal técnico. A acompanhar com particular interesse.
- Anexos
-
- SONI.jpg (33.94 KiB) Visualizado 7576 vezes
Que os resultados serão inferiores aos do 1.º trimestre do ano passado não será surpresa.
A acção a menos de um ano cotava a 11€ e agora cota a 4,5€, ou seja uma enorme pare já está descontada.
Penso que apesar de baixarem os resultados da SONI poderão surpreender positivamente por aquilo que o JBL disse, o mercado da america latina continua em forte expanção.
E já reparas-te no peso do "resto do mundo" nos resultados da SONI.
O facto de a UBS ter vendido muitas da Soni em busca de Liquidez fez na minha opinião descer muito este titulo.
A acção a menos de um ano cotava a 11€ e agora cota a 4,5€, ou seja uma enorme pare já está descontada.
Penso que apesar de baixarem os resultados da SONI poderão surpreender positivamente por aquilo que o JBL disse, o mercado da america latina continua em forte expanção.
E já reparas-te no peso do "resto do mundo" nos resultados da SONI.
O facto de a UBS ter vendido muitas da Soni em busca de Liquidez fez na minha opinião descer muito este titulo.
- Registado: 8/12/2007 11:14
Como é que acham que a apresentação de resultados esperados para a semana vai influênciar esta acção?
Não minha opinião não existe muito mais espaço para descer, pois após os 4.46 só vejo os 4.14 mais ou menos como suporte e após isso mais nada.
É verdade que tem criado uma boa base mas julgo que se for como se tem falado que os resultados vão ser piores que os em igual periodo do ano passado (alguém sabe onde se obteve esta info?) então acho que podemos estar a olhar para um valor entre 4.46 e 4.14 ainda antes do dividendo.
O que acham?
Será que os resultados podem fazer escalar o título significativamentem se não forem assim tão maus?
Não minha opinião não existe muito mais espaço para descer, pois após os 4.46 só vejo os 4.14 mais ou menos como suporte e após isso mais nada.
É verdade que tem criado uma boa base mas julgo que se for como se tem falado que os resultados vão ser piores que os em igual periodo do ano passado (alguém sabe onde se obteve esta info?) então acho que podemos estar a olhar para um valor entre 4.46 e 4.14 ainda antes do dividendo.
O que acham?
Será que os resultados podem fazer escalar o título significativamentem se não forem assim tão maus?
Como o colega James Wheat escreveu as margens estão a ficar apertadas para a Sonae Industria, daí termos assistido a algumas revisões de Price Target ainda durante o ano passado de algumas casas, mas ajustes de 6 a 10% (na altura a empresa cotava na casa dos 8€). Se a cotação neste momento da Sonae Ind estivesse na casa dos 8 - 8.50€, aí poderia compartilhar da sua opinião.
Encontrando-se a cotação neste momento a 4.50€, acho que o problema das margens está mais que incorporado.
Em relação ao subprime, será conveniente analisar por areas de negocio:
- Iberia - Devido à crise no mercado imobiliário espanhol é natural que exista uma baixa na procura
- Canada&Us - No Canada ao contrario dos EUA o mercado imobiliario está em continua expansão, pelo que estou convencido que a quebra nos EUA seja em parte compensada no Canada
- Europa Central - poderá existir uma ligeira pressão, mas nada de muito significativo
- Brasil e Africa do Sul - Mercados em forte expansão, que julgo serão o principal motor da companhia nos proximos meses
Ou seja, poderá existir uma quebra nos lucros mas julgo que ligeira, pelo que penso que neste momento (aos valores actuais) esta empresa ser uma boa aposta.
Em relação à questão dividendo para mim funciona mais como um trigger. É certo que a cotação depois acerta, mas vejamos se fosse neste momento o acerto a cotação fixava-se a 4.2€, pelo que o PER seria de 7,5x. Mesmo com uma quebra nos resultados de 20% este ano o PER seria de 9,33.
Assumindo já a queda de 20% nos lucros este ano e se aplicarmos um PER de 13x obtemos qualquer coisa como 7€ na cotação. Um potencial de valorização de 55%.
cmps
Encontrando-se a cotação neste momento a 4.50€, acho que o problema das margens está mais que incorporado.
Em relação ao subprime, será conveniente analisar por areas de negocio:
- Iberia - Devido à crise no mercado imobiliário espanhol é natural que exista uma baixa na procura
- Canada&Us - No Canada ao contrario dos EUA o mercado imobiliario está em continua expansão, pelo que estou convencido que a quebra nos EUA seja em parte compensada no Canada
- Europa Central - poderá existir uma ligeira pressão, mas nada de muito significativo
- Brasil e Africa do Sul - Mercados em forte expansão, que julgo serão o principal motor da companhia nos proximos meses
Ou seja, poderá existir uma quebra nos lucros mas julgo que ligeira, pelo que penso que neste momento (aos valores actuais) esta empresa ser uma boa aposta.
Em relação à questão dividendo para mim funciona mais como um trigger. É certo que a cotação depois acerta, mas vejamos se fosse neste momento o acerto a cotação fixava-se a 4.2€, pelo que o PER seria de 7,5x. Mesmo com uma quebra nos resultados de 20% este ano o PER seria de 9,33.
Assumindo já a queda de 20% nos lucros este ano e se aplicarmos um PER de 13x obtemos qualquer coisa como 7€ na cotação. Um potencial de valorização de 55%.
cmps
Acabei por sair hoje da SONI. Tinha stop a 4,50 e fui stopado. Estou com receio dos resultados do 1º trimestre. De qualquer forma não excluo a hipótese de reentrar após o pagamento dos dividendos (28 cêntimos). 

"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
James Wheat Escreveu:Eu sou suspeito no que vou dizer, porque saí de SOI aquando da apresentação dos FY Results 2007.
Desde então que fixei para mim uma regra de ouro: NÃO INVESTIR EM EMPRESAS EXPOSTAS AO SUBPRIME. Ora isso desde logo exclui - para mim - a banca, as imobiliárias, as construtoras de casas (as não expostas às grandes infra-estruturas e/ou obras publicas) e... as fornecedoras de materiais de construcção.
Eu acho que a crise na construção residencial ainda só vai na infância e vem aí um bear market de anos ! Quem financiou os empréstimos para compra e quem construiu para venda vai ficar entalado num stock de anos ! Quem fornece materiais vai sentir a contracção na procura em igual horizonte temporal.
Logo SOI... bem, eu espero - de fora - para ver os Res 1Q2008, mas do que li do ultimo trimestre de 2007 (4Q2007)... antevejo uma queda clara vs 1Q2007 ! Os resultados no ano vão ficar consistentemente abaixo de 2007, como tal não vejo porque razão investir aqui.
A SOI está pressionada por todos os lados: a nível de top-line pela crise na construcção - logo menos vendas - e de bottom-line pelos aumentos dos preços da madeira e resinas (derivadas do petróleo) - logo mais custos. Margens ? Down, down, down...
O pior é que em nenhum desses factores vejo uma luz ao fundo do túnel: pelo contrário, o futuro imediato para a Cia apresenta-se negro !
A favor da SOI joga a enorme quebra que leva na cotação e a qualidade do management; a questão do dividendo é irrelevante, pq no dia ex-dividend ajusta e quem acreditar numa futura subida pode comprar.
En não acredito na atractividade do dividendo... O mercado, no contexto actual, não está para investir pelo DIY, porque nesse caso há bancos na Europa a pagar quase 10% - logo por esse critério a SOI sendo importante no Psi20, a nível da Euronext (onde todos podem investir) é... perfeitamente mediana.
Boa sorte a todos os SOIs - uma Cia que gosto imenso !
James Wheat,
Concordo contigo mas é de salientar que a SONI é uma das empresas do PSI20 que obtem a maioria dos seus lucros fora de Portugal acredito que os lucros caeam é normal na conjuntura actual e sendo uma empresa muito dependente a conjunctura economica mas como actua em mercados emergentes (Alemanha, Reino Unido, Canadá, Brasil, Holanda, Suiça, Polónia e África do Sul.e brevemente Russia)as coisas não seram assim tão más como dizes (espero eu

Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30