Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cestos de Poupança

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Seryon » 1/5/2008 0:46

Não questionei a existência do cesto da reforma/PPR, que aliás acho que fará todo o sentido, mas colocá-lo como prioritário é que me pareceu excessívo.
Em todo o caso, a ideia de levar as pessoas a pensar nas suas poupanças de forma metódica e organizada, já me parece razão suficiente para concordar com o tópico.

Bons Investimentos

Registado: 17/4/2008 17:56

Cestos de Poupança

por kash » 30/4/2008 23:58

O que dizem é inteiramente correcto. O que quis expor foi um método, teórico. Agora a prática faz-se da experiência e possibilidades de cada um!

Para mim 24 meses foi o que acumulei no cesto da segurança, pois sou bastante conservador! :) Claro que há quem lhe baste 6 meses.

Relativamente ao cesto da Reforma, há até quem defenda que não se precisa de poupar para a reforma, a única coisa que se precisa é fazer investimentos consistentes ao longo de toda a vida, e depois de nos reformar-mos será apenas uma continuação deste método. Claro está que isto poderá não resultar para muitas pessoas, ou até os investimentos não correrem como esperávamos, e assim justifica-se a existência deste cesto.

Melhores cumprimentos,

Pedro Carrilho

Registado: 30/4/2008 17:55

por Seryon » 30/4/2008 23:09

O Cesto da segurança devia vir antes do Cesto da Reforma, não? De pouco serve garantir uma reforma se não chegar a velho ou se ficar desempregado não há reforma que me valha.

Já agora seria interessante imaginar o ordenado de uma família típica, subtrair as depesas mensais fixas e, com o resto, calcular a percentagem que caberá a cada um dos cestos e daí perceber a eficiência da ideia.

Registado: 17/4/2008 17:56

Cestos

por marijon2 » 30/4/2008 20:08

Kash

Achei muito gira a analogia com os cestos/poupança.

Acho que se deve adequar a percentagem de cada cesto às idades de cada um. Por exemplo, eu para os meus filhos tenho tudo no cesto dos sonhos :)

Para mim já faço um pouco a distribuição como dizes :wink:

Boas poupanças

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por salvadorveiga » 30/4/2008 19:36

Concordo com tudo a excepcao do primeiro ponto... acho que quanto mais jovens somos mais devemos apostar em acçoes... logo os PPR's e afins na minha opiniao estao fora de questao...

Ao logo da nossa vida devemos na minha opiniao, ter acçoes e depois na ultima decada antes da reforma, a cada ano tirarmos 10% do nosso cesto de acçoes e optar por coisas mais liquidas e menos risco...

E depois obvio o cesto de segurança...que entre os 6 e 12 meses acho perfeito, 24 meses ja' acho exagerado...

Registado: 12/3/2008 22:06

por ASR » 30/4/2008 19:20

Benvindo ao forum.

E excelente estreia...

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

Cestos de Poupança

por kash » 30/4/2008 18:31

Boa tarde a todos,

Sou um recente utilizador do fórum e resolvi dar a minha contribuição com um tema que nos toca a todos: a Poupança. Só através da poupança é que consigo ter dinheiro constantemente a entrar para potenciar os meus investimentos.

Das primeiras coisas que fiz quando comecei a utilizar o fórum foi procurar dicas ou regras para a poupança. Não tendo encontrado nada estruturado, resolvi apresentar-vos um método que me ajuda a poupar e a estruturar as poupanças eficazmente.

Cestos de Poupança

Há muitas formas de aplicar o dinheiro poupado que naturalmente ficamos confusos. Igualmente importante é perceber os vários objectivos da poupança.
A divisão que vos apresento cobre todas as necessidades da poupança. Se fizermos uma analogia com cestos, devemos ter três cestos de poupança: cesto da reforma, cesto da segurança, cesto dos sonhos.

Cesto da reforma
Este cesto deve ter o dinheiro que poupamos para a nossa reforma. Não se lhe deve tocar a não ser na reforma. Não há segurança social (em que se possa confiar), pelo que todos nós temos de cuidar da nossa reforma, quanto antes. Assim, contribuições pequenas, mas regulares, para uma conta poupança reforma (PPR) são o suficiente para ela e ainda podemos tiramos partido dos benefícios fiscais. O ideal seria sermos nós mesmos a gerir o nosso dinheiro para a reforma, sem precisarmos de PPRs, mas isto requer mais dedicação e acompanhamento dos investimentos, que muitos de nós não conseguem fazer.
Um complemento ideal para este cesto é um testamento. Conseguimos assim a garantia que as nossas poupanças são entregues a quem realmente queremos.
O dinheiro que aqui aplicamos deve ser acompanhado com cuidado. Devemos garantir que ele está investido para crescer, com boas taxas de juro e baixo risco. Por exemplo, se ainda nos faltarem muitos anos para a reforma, se calhar um PPR que aplique o nosso dinheiro parcialmente em acções é uma boa opção, visto que a longo prazo as acções têm retornos maiores.

Cesto da segurança

Este é o cesto que nos salva numa emergência. Uma emergência é sermos despedidos, ficarmos tetraplégicos, ou qualquer outro evento do mesmo grau.
Devemos fazer contribuições regulares para este cesto, até um determinado limite que deve ser o dinheiro necessário para estarmos sem trabalhar entre 6 a 24 meses, mantendo a média das despesas. Mais de 24 meses já se torna redundante, e é dinheiro que poderíamos estar a capitalizar de outra forma. Já agora, sabem quanto tempo conseguem estar sem trabalhar?
Este dinheiro deve estar acessível rapidamente, pelo que deveremos investir em aplicações de elevada liquidez, e que ao mesmo tempo nos dêem algum retorno de investimento. Depósitos a prazo de curta duração e alguns fundos de investimento são exemplos disso.
Um outro complemento ideal para este cesto é um seguro de vida. Este poderá ajudar-nos muito em caso de doença ou invalidez, e é também dedutível em impostos.

Cesto dos sonhos

Este é o melhor dos cestos, na minha opinião. É o cesto que nos motiva continuamente a poupar e a investir. Todos nós devíamos preencher este cesto com 5 Sonhos - 5 Sonhos pensados como a criança que há em nós pensaria. Sem limites monetários. Depois de termos a nossa lista feita, pensemos em que idades os querem realizar e quanto custará. Agora já temos a nossa lista de sonhos para nos guiar.
Após enchermos o cesto da segurança, e o que sobra de planearem a reforma, deveremos alimentar os Sonhos. Contribuições regulares e investimentos de maior risco, adequam-se bem a este tipo de cesto. Há muitos sonhos que só deveremos realizar daqui a umas décadas, pelo que podemos fazer investimentos de longo prazo, de maior risco e estruturados dessa forma. Acções, futuros e commodities, são alguns bons exemplos de activos para este cesto.

-------------

Se ainda não tiverem sugiro-vos a criarem estes cestos nas próximas 48 horas. Porquê 48 horas…? Porquê depois?

Boas Poupanças!

Melhores cumprimentos,

Pedro Queiroga Carrilho

Registado: 30/4/2008 17:55

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Gold Stock, Google [Bot], icemetal, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, Purificaçao, trilhos2006, zulu404 e 241 visitantes