Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O our cai forte e feio !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Caro JAS

por JAS » 20/5/2003 23:55

Millhouse Escreveu:Aliás , eu não percebo como pode haver alguem que abra conta numa corretora estrangeira que não negoceia em euros sem cobrir o risco cambial, penso na minha humilde opinião, que a cobertura de risco cambial é um must .

Mill, tens toda a razão nisto mas sabes muito bem que a maior parte dos investidores não fez isso.
Por uma razão muito simples: Ninguém acreditou numa queda tão acentuada do dolar!

Eu costumo chamar a atenção para o caso do Ouro porque é um activo que é, ou foi, do agrado de muita gente neste e noutros fóruns.

Mas o problema é exactamente igual para quem anda no NAS, DOW ou S&P.

E será ainda muito mais acentuado para os investidores dos índices da América do Sul onde, além da inflação própria desses países, ainda se tem de contabilizar a desvalorização do dolar.

A questão fundamental continua a ser sempre a mesma... Onde é que se deve investir para obter mais rentabilidade?
E para verificarmos isso temos que utilizar a mesma moeda.

Se adoptarmos o dolar... Bom aí façam as contas e se calhar ainda concluem que alguns índices europeus, expressos em dolares, afinal não têm LT descendentes...
Será que o nosso PSI até está Bull e ainda não demos por isso?

E todos os títulos da zona Euro que não perderam tanto como o dolar num ano (21%) afinal valorizaram-se.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Caro JAS

por Millhouse » 20/5/2003 23:15

Os teus argumentos são perfeitamente válids , mas há aqui um pequeno mas importante promenor concernente ao facto de se poder cobrir através de futuros o risco cambial .

Se eu abrir uma conta de $100.000 para investir no ouro ou seja lá no que for , posso perfeitamente abrir um contrato de futuros com uma pequenissima margem para cobrir esse valor . Se o euro descer eu vou ter que cobrir a margem mas estou a ganhá-lo na conta em dólares e vice versa .

Aliás , eu não percebo como pode haver alguem que abra conta numa corretora estrangeira que não negoceia em euros sem cobrir o risco cambial, penso na minha humilde opinião, que a cobertura de risco cambial é um must .

Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

JAS...

por Surfer » 20/5/2003 17:25

A piada não era para ti, nem de uma piada se tratava.

Como se vé na sequência dos posts usei um termo do Old_Trader e dei a minha prespectiva sobre o Ouro.

Não discordo do que da relação Ouro\Euro\valor e como já referi no meu post é uma questão de esperar que o tempo resolva e chegarmos a uma conclusão, caso quebre os 400 usd em alta.

Eu não me esqueço da cotação do dollar e concordo que é de ter em conta no futuro, porque eu nunca me esqueço de verificar e procurar analisar os mercados, estou sempre aprender.

Mas também não esqueço do que aqui e noutros locais o que se vai escrevendo, aprendemos com os mercados e também com o conhecimento das pessoas, assim como as atitudes!

Abraço JAS!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Bull Market

por JAS » 20/5/2003 16:51

Surfer Escreveu:Caso o Ouro quebre em alta os 400 usd temos um bullmarket confirmado e ai acima desse nivel veremos o potencial do Ouro.

Eu não discuto se o Ouro está em Bull Market ou não.

Apenas chamei a atenção para o facto de que as conclusões são nitidamente diferentes quando olhamos para um gráfico expresso em dolares ou quando olhamos para o gráfico expresso em Euros.

Nota que para o Ouro ficar a zero, à actual cotação do Euro, ainda terá que subir até 392 dolares.

Surfer Escreveu:Veremos como reage nos 400 usd e ai sim, deveremos quem anda de olhos fechados.

Acho que a piada não era para mim mas de qualquer forma não te esqueças de ir vendo a cotação do dolar... [/quote]

Um abraço,
JAS

É a diferença de quem apresenta análises...

por Antunes » 20/5/2003 16:01

...com gráficos horários (o time frame de negociação será o mesmo?) e quem vê a "big picture"...
Anexos
Leopard.jpg
Uuaaarrrrggggggg!
Leopard.jpg (9.21 KiB) Visualizado 1663 vezes

Registado: 4/12/2002 11:16

Já agora...

por Surfer » 20/5/2003 15:59

Deixo uma pequena nota curiosa:

É de conhecimento publico que a grande maioria dos CEO das empresas americanas durante este rally, nas ultimas semanas venderam largas quantidades de acções das suas empresas. Como se sabe nos EUA é uma regra do mercado os CEO declararem quando vemdem acções das proprias empresas.

Desta vez a quantidade supreendeu algumas entidades, dizem que o nº de acções foi só comparavel históricamente alguns largos anos atrás.

Um desses CEO é talvez o mais conhecido de todos os outros e tal como outros também vendeu uma grande quantidade de acções da sua empresa, Bill Gates.

Ok, foi mais um! Sim, mas a novidade para o mercado foi que o génio da informática comprou algum tempo a trás uma empresa de exploração de Prata!
Surfer

Old_Trader

por Surfer » 20/5/2003 15:48

Caso o Ouro quebre em alta os 400 usd temos um bullmarket confirmado e ai acima desse nivel veremos o potencial do Ouro.

O dollar está efectivamente em queda e nas moedas as tendências costumam ser de longo-prazo, só que históricamente a tendência nos metais preciosos é ainda mais longa.

Se a história se repetir e o Ouro e a Prata (não esquecer, as empresas que exploram a prata encontram-se em melhor situação tecnica comparativamente as do Ouro), então o potencial de subida dos metais preciosos vai cmpensar largamente a desvalorização do dollar.

O dollar pode manter-se por muito tempo mais fraco que o Euro, de facto as inversões de tendencias nas moedas são potentes no seu inicio mas depois estabilizam por longos periodos.

Sendo assim, penso que assistiremos no futuro a um dollar fraco com tendência descendente de menos amplitude do que actualmente.

Portanto é dificil perceber agora quem de facto se encontra de olhos fechados, só o tempo o dirá.

O argumento da guerra já não existe e o Ouro voltou para junto do topo e aproxima-se rapidamente dos 400, melhorou bastante o aspecto tecnico.

Veremos como reage nos 400 usd e ai sim, deveremos quem anda de olhos fechados.

Abraço
Surfer

por Old Trader » 20/5/2003 15:18

Depois do que o JAS disse nada mais tenho a dizer. Excelente argumento e algo a que os "ouristas" fecham os olhos...
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

ouro bull?

por JAS » 20/5/2003 0:57

ouro lover Escreveu:não parece mesmo nada um bear market

Olhando para o seu gráfico vemos que o Ouro há um ano, em 19/Maio/2002 cotava a 312 USD.
Um ano depois, ou seja hoje, está cotado a 360 USD.

Na realidade subiu quando cotado em dolares.

Mas em 19/05/02 tínhamos que 1 USD = 1,08601 Euros
e, consequentemente, a cotação do Ouro era, aproximadamente, 339 Euros.

Um ano depois, ou seja hoje, temos que 1 USD = 0,86333 Euros, sendo assim, o mesmo Ouro vale apenas 311 Euros.

Portanto, expresso em Euros, o Ouro perdeu cerca de 9% num ano.

Na análise de um índice, ou de um título, não nos podemos iludir pelo aspecto do gráfico.
Haverá sempre que ter em conta se a moeda de referência se desvalorizou ou não.

Se não fosse assim, com esse raciocínio simplista, ficávamos todos facilmente milionários... Íamos investir num desses países que tivesse uma inflação de 50 ou 100% pois aí, de certeza, temos gráficos sempre a subir... Teríamos descoberto um mercado bullerrimo até.

JAS

P.S. - Não tenho qualquer posição no Ouro ou no USD.

por ouro lover » 19/5/2003 19:16

Old Trader Escreveu: Mas também lhe volto a dizer que acho que o bull do ouro já acabou e que as subidas que prevejo para as próximas semanas no ouro só vão servir para eu vender as minhas acções! Porque no médio prazo acho que o ouro vem para baixo.
Abraços

Imagem

não parece mesmo nada um bear market
ouro lover

por Old Trader » 13/3/2003 15:32

Quero dar-lhe os meus parabéns pelas análises muito interessantes que tem deixado. Eu acho que a maioria das acções do ouro estão completamente oversold e estão mesmo a pedir uma especulaçãozinha. Se estão a pedir eu vou entrar! Mas também lhe volto a dizer que acho que o bull do ouro já acabou e que as subidas que prevejo para as próximas semanas no ouro só vão servir para eu vender as minhas acções! Porque no médio prazo acho que o ouro vem para baixo.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

O our cai forte e feio !

por Millhouse » 13/3/2003 15:27

O ouro está a perder $11.00 , continuando a sua correcção de curto prazo . curioso que quando fiz a análise para o ouro apontava esta descida , mas cá por dentro não acreditava . As emoções são muito traiçoeiras no que diz respeito aos mercados :roll:
Mais uma descida nas mineiras ? :(

Millhouse
Anexos
gold.JPG
gold.JPG (61.44 KiB) Visualizado 2026 vezes

Registado: 3/12/2002 0:51

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, jls1 e 142 visitantes