Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Direitos BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V. » 21/4/2008 10:41

PeterKas Escreveu:Bom dia,

O meu pai recebeu uma carta para ser entregue no banco, a perguntar se queria ou não subscrever o AC. Ele não se encontra cá, mas deixou tudo assinado para eu entregar. Já passou o prazo limite??? É no banco onde tem a carteira que devo entregar a carta?

abc

Se a ideia é subscrever o Aumento de Capital (para o que é necessário teres a conta provisionada no dia 28; 1.20€ por acção subscrita) podes faze-lo até dia 24. Se não pretendes subscrever, não adianta de nada entregar a carta, uma vez que o prazo para a negociação de direitos terminou sexta-feira.

Também desde ontem as ordens tornaram-se irrevogáveis.

Registado: 3/12/2007 11:13

por Fibonacci » 21/4/2008 10:15

PeterKas Escreveu:Bom dia,

O meu pai recebeu uma carta para ser entregue no banco, a perguntar se queria ou não subscrever o AC. Ele não se encontra cá, mas deixou tudo assinado para eu entregar. Já passou o prazo limite??? É no banco onde tem a carteira que devo entregar a carta?
abc

Ainda podes entregar a carta no banco onde tens as acções até ao final da semana, desde que o objectivo seja acompanhar o aumento de capital (com o exercício dos direitos).

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por PeterKas » 21/4/2008 10:09

Bom dia,

abc

Registado: 1/10/2007 14:03

por Capitão Nemo » 21/4/2008 1:02

Aumento de capital

Investidores perdem mais de sete milhões nos direitos do BCP

O período de negociação dos direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Português (BCP), em mercado regulamentado, terminou, na sexta-feira, com uma nova desvalorização do valor destes papéis, a quinta sessão consecutiva.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

O período de negociação dos direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Português (BCP), em mercado regulamentado, terminou, na sexta-feira, com uma nova desvalorização do valor destes papéis, a quinta sessão consecutiva.

Com a quebra de mais de 18% face ao valor teórico, no global, os investidores perderam mais de sete milhões de euros.

Para aferir as perdas realizadas, o Jornal de Negócios analisou as operações realizadas abaixo do preço teórico dos direitos, de 0,22 euros, que resulta do ajuste na cotação do BCP ao aumento de capital na sessão anterior à negociação dos direitos. Quem conseguiu vender estes títulos àquele valor, conseguiu anular o efeito do ajuste na cotação do banco, realizando em dinheiro a diferença.

Mas a maior parte dos negócios foram realizados abaixo daquele patamar. Ao todo foram negociados 586 milhões de títulos por menos de 0,22 euros, no valor de 135,1 milhões de euros, penalizando as carteiras dos investidores em 21,2 milhões de euros.

Os accionistas que deram ordem de venda dos seus direitos nos primeiros dias de negociação, conseguiram realizar mais-valias. Em quatro das sete sessões, os direitos transaccionaram acima do patamar dos 0,22 euros. O máximo de 0,285 euros foi registado logo ao terceiro dia de negociação. Nesta banda de preços trocaram de mãos 600 milhões de papéis, no valor de 145,9 milhões de euros. Achando a diferença entre o valor teórico e o preço de venda, conclui-se que os investidores que alienaram os títulos neste período conseguiram um ganho de 13,7 milhões de euros, insuficiente para anular as perdas.

O saldo final é negativo. A negociação de direitos acabou por eliminar 7,4 milhões de euros às carteiras dos investidores que optaram por "despejar" os títulos no mercado, abdicando da participação no aumento de capital.

Na perspectiva de quem comprou direitos para ir à operação, a lógica inverte-se. Quem adquiriu os títulos nos últimos dias, vai conseguir adquirir acções do BCP a um preço mais baixo do que no mercado. Sexta-feira, as acções do banco encerraram a negociação em queda, a cotar nos 1,83 euros. Para comprar cada um dos novos títulos, os investidores terão de entregar 3,3 direitos e mais 1,20 euros em dinheiro. Ao preço de fecho dos direitos, de 0,18 euros, isso significa que era possível adquirir as novas acções por 1,795 euros, menos quase 2% que o valor em bolsa do BCP. Da mesma forma, quem comprou os direitos ao preço mais alto (0,285 euros), vai pagar mais pelas novas acções (2,14 euros).

Fonte Jornal de Negócios
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

Re: Todos querem o peixe, mas ninguém quer pescar.

por V. » 20/4/2008 21:01

MarcoAntonio Escreveu:
V. Escreveu:No entanto, não posso deixar de demonstrar o desagrado com a resposta dada pelo ilustre forense Portucel, que nem mereceu meu comentário (por minha educação com os restantes membros do forum), essa sim, merecia uma chamada de atenção, até por uma certa manifestação de falta de educação. Mas quanto a isso, no sentido de manter a cordialidade e bom ambiente que o forum nos tem habituado, ultrapassemos o assunto, até porque sou impermeável a esse tipo de comentários. Deixando apenas a nota ao POrtucel, que podia ter dito o que disse, da forma como o mercado ou a SCPNuno disse, que tendo o mesmo alcance, foi mais cordial e educado.

V., eu não posso deixar de dizer que concordo contigo. O post do portucel obviamente não se enquadra no espírito deste forum e é claro que não é a forma como gostamos de ver os participantes trocar posts entre si.

Mas como disse no meu post, uma das principais razões para não gostarmos de ver posts do género "eu sei mas não digo" é precisamente porque deteriora o ambiente com grande facilidade, como aquele post bem demonstra...

Tu és um rapaz inteligente e bem habituado a estas coisas dos Foruns. E penso que estás bem consciente das dificuldades que é gerir/moderar um forum.

A melhor forma de evitar "atritos" é contornando as situações que dão origem a eles...

V. Escreveu:Ora, eu considero que abrir dialogo a uma reflexão a um raciocínio é positivo.

Acho que não interessa eu dizer que vou fazer isto ou aquilo porque acho isto ou aquilo, mas deixar aberto o debate de: “não haverá algo mais a equacionar”… A mim parece-me que todos querem o peixe mas não querem apreender a pescar.

Sem dúvida.

Mas às vezes basta a forma como se escreve que o efeito acaba por ser o oposto...
:wink:

Talvez tenha sido uma má expressao minha.

Mas a verdade, é que tenho assistido, cada vez mais, a pessoas exigirem o "pronto-a-vestir", mas sem se preocuparem em pensar, debater, raciocionar...

Um bom exemplo desse grau de exigência, esta no post da SCPNUNO...

Infelizmente, acho que as pessoas nao tem uma cultura de ajudar hoje para receber amanha... Procuram mais a satisfaçao imediata das necessidades... Ou seja, só se interessam e ajudam, quando precissam naquele momento, mas sao incapazes de ajudar hoje para construir mais para amanha.

Infelizmente isso nao acontece só aqui, embora nuns sitios possa acontecer mais e em outros menos. Tao pouco se resume aos forum de bolsa, acho que é um problema da propria sociedade.

Enfim... Esquecemos isto e eu vou tentar evitar comentários indenticos aos de cima...

P.S. Imagino a dificuldade de gerir/moderar um forum. Eu nao teria paciência.

por V. » 20/4/2008 20:53

scpnuno Escreveu:
V. Escreveu:
scpnuno Escreveu:Cum carago, ponham a mão na consisencia e vejam tudo o que não tinhamos se não fosse tudo o que nos é dado e ensinado a troco de nada.

Abraços a todos

non free lunch :twisted:

Ahhhh, mas nisto eu acredito que há Free Lunch...

Porque eu tenho recebido e nunca dei nada em troca. Ou dou muito pouco, dou o que tenho. E disso nunca recebi nada.

Ou se calhar tenho dado e recebido, mas algo que não posso contabilizar como "lunch". Porque em retorno do pouco que dou e do muito qque tenho recebido, V., acredita que tenho dado e recebido muita amizade. Amizade daquela que nos marca, ternura de pessoas que nunca vi, carinho e conforto como se de familia se tratasse. E isso para mim é o encanto deste caldeirão. Há "something magic" que nos junta, nicks que se agrupam, ligações que se criam

(mas é não é free lunch, que eu paguei a minha parte do almoço, verdade, Ulissinho?)

Abraço

P.S. Já te passou a paixoneta pela SCO?

P.S. 2 - Oh pá, o pessoal dos direitos que não leve a mal este pequeno desvio, mas os direitos também já estão em vias de extinção

;-)

Se participas aqui é porque te sentes bem… Logo, estas a receber algo em troca da tua participação. Non Free Lunch.  Mas entendi o alcance da tua mensagem e ainda bem que é assim… Fossem todos assim e vivamos todos melhor.

P.S. Há muito…

P.S.2. As vezes é importante quebrar o gelo.

por scpnuno » 20/4/2008 20:45

V. Escreveu:
scpnuno Escreveu:Cum carago, ponham a mão na consisencia e vejam tudo o que não tinhamos se não fosse tudo o que nos é dado e ensinado a troco de nada.

Abraços a todos

Ahhhh, mas nisto eu acredito que há Free Lunch...

Porque eu tenho recebido e nunca dei nada em troca. Ou dou muito pouco, dou o que tenho. E disso nunca recebi nada.

Ou se calhar tenho dado e recebido, mas algo que não posso contabilizar como "lunch". Porque em retorno do pouco que dou e do muito qque tenho recebido, V., acredita que tenho dado e recebido muita amizade. Amizade daquela que nos marca, ternura de pessoas que nunca vi, carinho e conforto como se de familia se tratasse. E isso para mim é o encanto deste caldeirão. Há "something magic" que nos junta, nicks que se agrupam, ligações que se criam

(mas é não é free lunch, que eu paguei a minha parte do almoço, verdade, Ulissinho?)

Abraço

P.S. Já te passou a paixoneta pela SCO?

P.S. 2 - Oh pá, o pessoal dos direitos que não leve a mal este pequeno desvio, mas os direitos também já estão em vias de extinção
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: Todos querem o peixe, mas ninguém quer pescar.

por MarcoAntonio » 20/4/2008 20:38

V. Escreveu:No entanto, não posso deixar de demonstrar o desagrado com a resposta dada pelo ilustre forense Portucel, que nem mereceu meu comentário (por minha educação com os restantes membros do forum), essa sim, merecia uma chamada de atenção, até por uma certa manifestação de falta de educação. Mas quanto a isso, no sentido de manter a cordialidade e bom ambiente que o forum nos tem habituado, ultrapassemos o assunto, até porque sou impermeável a esse tipo de comentários. Deixando apenas a nota ao POrtucel, que podia ter dito o que disse, da forma como o mercado ou a SCPNuno disse, que tendo o mesmo alcance, foi mais cordial e educado.

V., eu não posso deixar de dizer que concordo contigo. O post do portucel obviamente não se enquadra no espírito deste forum e é claro que não é a forma como gostamos de ver os participantes trocar posts entre si.

Mas como disse no meu post, uma das principais razões para não gostarmos de ver posts do género "eu sei mas não digo" é precisamente porque deteriora o ambiente com grande facilidade, como aquele post bem demonstra...

Tu és um rapaz inteligente e bem habituado a estas coisas dos Foruns. E penso que estás bem consciente das dificuldades que é gerir/moderar um forum.

A melhor forma de evitar "atritos" é contornando as situações que dão origem a eles...

V. Escreveu:Ora, eu considero que abrir dialogo a uma reflexão a um raciocínio é positivo.

Acho que não interessa eu dizer que vou fazer isto ou aquilo porque acho isto ou aquilo, mas deixar aberto o debate de: “não haverá algo mais a equacionar”… A mim parece-me que todos querem o peixe mas não querem apreender a pescar.

Sem dúvida.

Mas às vezes basta a forma como se escreve que o efeito acaba por ser o oposto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por V. » 20/4/2008 20:36

Abraços a todos

Todos querem o peixe, mas ninguém quer pescar.

por V. » 20/4/2008 20:22

Todos querem o peixe, mas ninguém quer pescar.
Seria arrogante da minha parte dizer que sei isto ou aquilo mais que os outros, porque nao sei. Mas penso que seria interessante levantar a duvída para que se promova o debate construtivo.Meus caros

Marco António,

Portucel,

SCPNUNO

e restantes membros deste fórum que lerem o meu post anterior e de alguma forma se sentiram incomodados,

Antes de mais, todos vocês e assim como qualquer forense deste ou de outro forum qualquer me merecem o maior respeito, razão pela qual respondo às preocupações de tão ilustre participantes como o Marco António, SCPNuno e Portucel.

No entanto, não posso deixar de demonstrar o desagrado com a resposta dada pelo ilustre forense Portucel, que nem mereceu meu comentário (por minha educação com os restantes membros do forum), essa sim, merecia uma chamada de atenção, até por uma certa manifestação de falta de educação. Mas quanto a isso, no sentido de manter a cordialidade e bom ambiente que o forum nos tem habituado, ultrapassemos o assunto, até porque sou impermeável a esse tipo de comentários. Deixando apenas a nota ao POrtucel, que podia ter dito o que disse, da forma como o mercado ou a SCPNuno disse, que tendo o mesmo alcance, foi mais cordial e educado.

Quanto ao meu post que originou esse comentário algo desafortunado, tratou-se de uma resposta a um outro forense que me mereceu a melhor atenção pelo interesse do ponto de vista levantado. Sendo que 99% dessa resposta esta claramente fundamentada, apesar de encerrar apenas uma opinião. No fim, e apenas no fim de um longo post, faço uma pequena nota.

Essa pequena nota, efectivamente pretendia apenas chamar atenção para que, ao contrário do que parece toda gente achar, existem outras variáveis a considerar neste aumento de capital, que não apenas o que tem vindo a ser dito. Esse foi o meu contributo, tentar (certo ou errado) desmistificar a ideia que o rateio pode ser, por si só, um free lunch. Ora, como disse, até acho que pode ser uma boa oportunidade, mas existem, certamente, outras variáveis a controlar que penso que as pessoas deverão ter em conta, variáveis essas que variam de pessoa para pessoa, quer pelo grau de conhecimento de cada um, acesso a informação de cada (não falo de inside trading mas sim de acesso a informação publica) e objectivos particulares de cada investidor, mas poucos parecem dar importância a essas outra variáveis. Como devem entender, não serei eu a indicar quais são as variáveis que cada pessoa, no seu estilo pessoal, deve considerar, dai a minha resposta.

Eu tenho, certamente, uma plano de trading, mas que não esta divorciado do meu estilo e os meus objectivos, que serão diferentes dos demais forenses, pelo que eu revelar qual é esse plano é estéril para o fórum. Dai o ter referido que existem “coisas” necessárias para garantir o sucesso num eventual trading no AC, mas que poucos sabem (pois até agora não vi ninguém avançar com uma ideia), e que também não seria eu a dizer (exactamente por ser inócuo).

Ora, eu considero que abrir dialogo a uma reflexão a um raciocínio é positivo. Acho que não interessa eu dizer que vou fazer isto ou aquilo porque acho isto ou aquilo, mas deixar aberto o debate de: “não haverá algo mais a equacionar”… A mim parece-me que todos querem o peixe mas não querem apreender a pescar.

Enfim, talvez seja eu que estou mal. Talvez seja eu que tenha compreendido mal. Talvez seja eu que me expliquei mal. Talvez duas palavras de um longo post sejam mais importantes de que um post inteiro onde respondo a outro forense… Talvez… Como uma discussão sobre isso seria estéril, só tenho de apresentar as minhas desculpas por eventualmente vos ter confundido e retirar o que disse sobre esse assunto.

P.S. SCPNUNO, eu não tenho nenhuma informação privilegiada sobre este assunto e nem quero ter, pois isso impedia-me de negociar livremente como desejo.

P.P.S. Caro Hu… És capaz de ter razão… Não contexto opiniões, que até me parecem sensatas e com bom raciocínio, principalmente quando não tenho certezas absolutas. Aliás, normalmente não teria dúvidas em concordar contigo sobre a questão do free lunch; mas acontece que por vezes existem free lunchs derivados de ineficiências não perceptíveis, não estudadas, não aproveitadas por todos e que portanto se mantêm por algum tempo. Para além disso, determinadas situações, tais como acontecimentos esporádicos e que envolvam várias variáveis que encerram um determinado grau de incerteza, criam ineficientes em que o hiato de tempo até serem “fechadas” é ainda grande. Ou seja, um free lunch não estará sempre ali, pois assim que a ineficiência for encontrada será suprimida. Mas por vezes criam-se janelas de oportunidade para os poder aproveitar… Para além disso, se não houver hipótese de dominar todas essas variáveis de incerteza, o negocio comporta risco e deixa de ser um free lunch… No entanto, há por vezes variáveis que podem ser controladas, ou porque o investidor detêm determinados recursos (ex: acesso a produtos não disponíveis facilmente no mercado), determinados acordos, etc… Que lhe permitem ter um edge sobre os demais participantes. Quanto a ser regular ou irregular, só te posso dizer que eu não queria nenhuma situação irregular e nunca lhe chamaria free lunch (porque isso, como bem dizes, não seria um free lunch).

NOTA: Esclarecimento sobre free lunch.
Como há uns tempos, em outro sítio, alguém a meio de uma discussão perguntava o que era o free lunch, repito aqui a mesma resposta:

Normalmente, no mercado/economia/etc, diz-se que um almoço grátis (free lunch) é tudo aquilo que pode ser tido sem esforço e sem dar nada em troca. Só que é tido que o mercado não dá free lunch... Diz-se "there ain't such thing as a free lunch", frase que a advêm do romance de Heinlen, "A lua é uma amante fo.dida " em que uma das personagens usa este principio para dizer que qualquer coisa grátis ira custar dinheiro no longo prazo ou então é inútil. Milton Friedman, no nobel, usava muito “non free lunch”, defendendo que algo de valor terá sempre um custo para alguém ou a curto u longo prazo.

Eu não acredito em free lunch, pois partilho da opinião que qualquer coisa grátis vai custar dinheiro no longo prazo ou então é inútil, mas tenho clara convicção que existem janelas de oportunidade que permitem aproveitar determinadas ineficiências e que há investidores que podem ter um determinada edge sobre os restantes que lhe permita aproveitar essa janela.

Mas esclareço, para que não fiquem dúvidas ou pensem que estou para aqui a dizer que tenho algum edge sobre alguém, que o meu plano de trading é simples e não traduz nenhuma vantagem sobre ninguém. Pelo que não será um plano de trading melhor ou pior que o vosso, é apenas o meu plano de trading que nem sequer deve interessar a ninguém.

Re: Confusão

por scpnuno » 20/4/2008 20:07

tool Escreveu:Boas, eu tenho acções do BCP, mas esqueci me do prazo 18 de abril, ou seja nao "usufrui" de poder adquirir 1/3 das acçoes que tenho ao preço de 1,20€
é verdade??? ou puderei ainda comprar acçoes a 1,20 ate ao dia 24???

Tool

Penso que podes manifestar o teu interesse em adquiir as acções durante o dia de hoje (20). Claro que terá que ser por telefone ou internet, como o colega PVG explica uns posts mais acima. Dependendo da instituição onde tenhas as acções.

No entanto, e se ficares com duvidas e não te importares de divulgar qual a instituição poderá alguém por aqui dar a ajuda que precisares

Abraço
Podes não chegar á Lua

Re: Confusão

por tool » 20/4/2008 20:03

J R Escreveu:Agora vi que a confusão começou com o primeiro post deste tópico e que deve ter levado muita gente ao engano,onde se diz "subscrição de direitos " deveria estar subscrição de acções.
Foi um erro que não foi detectado pelos moderadores deste fórum que noutras alturas são tão diligentes a pedir justificações para tudo o que é escrito.
Os direitos transaccionam em bolsa até 18 de Abril e o período de subscrição de acções termina a 24 de Abril, sendo que as novas acções devem ser admitidas à cotação a 6 de Maio.

Boas, eu tenho acções do BCP, mas esqueci me do prazo 18 de abril, ou seja nao "usufrui" de poder adquirir 1/3 das acçoes que tenho ao preço de 1,20€
é verdade??? ou puderei ainda comprar acçoes a 1,20 ate ao dia 24???

Registado: 29/11/2007 11:47

por Laribau » 20/4/2008 18:28

Rateio ? O número de "sobrantes" vai ser ridiculamente baixo !

Free Lunch? Duas Condições ?

Nem vale a pena perguntar quais são. É que de forma regular não há almoços grátis.... e se for irregular, nesse caso o almoço também não é grátis !

O que vale é que a maioria dos "forenses" ( pelo que já me apercebi) tem bom senso e não liga...!

:shame:

Registado: 29/11/2007 3:40

por scpnuno » 20/4/2008 17:28

Eu ando aqui desde o inicio da semana com umas coisas "entaladas" que ando a fazer um esforço para engolir (o Ulisses sabe, é minha testemuha)!

E vou engolindo, com menor ou maior esforço, mas ás vezes salta qualquer coisa.

Bolas, haja paciencia.

Isto é um forum onde desde sempre houve o principio de ajuda e ensino. Não é uma reunião de "experts", cerebros finaceiros que se juntam numa reunião fechada.

E a administração, com todos os defeitos que se lhe possa apontar (parsa mim o principal é a opção clubistica, mas pronto) tem feito TUDO para manter esse espirito. O Ulisses e o Marco têm ao longo dos anos repetido as mesmas explicações, dado as mesmas indicações, indicado os mesmos livros centenas de vezes. Com toda a calma e paciencia. Poucas vezes há uma agradecimento e muitas vezes há, ainda por cima, o "não me respondem?" "já estou á espera há x tempo", e "os administradores deviam ter feito..." e o carago.

Nestes topicos do BCP o Marco tem feito mais do que se lhe podia pedir para esclarecer a mecanica dos direitos, para dar indicações. Ainda por cima é criticado. Agora há o "eu sei mas não digo". V., quem acompanha este "mundo" há algum tempo, sabe que tu sabes muita coisa. Que provavelmente não podes revelar algumas. Mas dizer isso é "chato", para não dizer desagradavel. Há por aqui muito mais pessoas na mesma situação, acredita.

Cum carago, ponham a mão na consisencia e vejam tudo o que não tinhamos se não fosse tudo o que nos é dado e ensinado a troco de nada.

Eu vou fazer a minha parte: Marco, obrigada pelo teu esforço no que diz respeito aos direitos do BCP. Obrigada por tudo, pelos graficos, pelas analises, pelos ensinamentos e especialmente pela amizade.

(os agradecimentos ao esticadinho ficam para o topico do PSI)

Abraços a todos
Podes não chegar á Lua

Re: Acções a rateio

por MarcoAntonio » 20/4/2008 17:03

V. Escreveu:Sabes, há muita gente a pensar que pode sacar um "free lunch" com a questao do rateio facilmente... E até se pode, mas nao é assim facil... Há duas coisas necessárias para garantir isso... E poucos sabem o que é. E também nao serei eu a dizer.

V., já conheces o Caldeirão há muitos anos, as suas regras e o espírito que aqui se vive e defendemos. Dizer "eu sei de algo mas não digo" não faz parte do espírito deste Forum. Obviamente ninguém é obrigado a partilhar informação e conhecimentos, mas pede-se que as pessoas não venham escrever "eu sei mas não partilho".

Naturalmente isso, além de contrariar o espírito do forum, acaba por levar também à deterioração do ambiente.

Se sabes algo que não queres dizer, contornas o assunto e nem falas da coisa...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Mistérios...

por portucel » 20/4/2008 13:37

Deixa de mistérios e abre o jogo...

... ou cala-te para sempre!

Registado: 10/11/2006 16:05

por V. » 20/4/2008 13:31

portucel Escreveu:
V. Escreveu:
pinamiranda Escreveu:Caro V.

V. Escreveu:
pinamiranda Escreveu:Vivam,

V. Escreveu:
ZoomBang Escreveu:Alguém consegue esclarecer a que preço serão transaccionadas as acções em rateio? A 1,20€ ou ao valor de fecho da sessão de hoje (último dia para negociação dos direitos)?

As acções atribuidas em rateio serao transacionadas (quando admintidas, salvo erro dia 5) a preço de mercado, pois passarao a ter a mesma qualidade que as restantes existentes.

1,20 €.

Bons negócios,

pm

Porque 1.20€? Achas que no dia que as "novas" acções forem admitidas o preço do BCP vai estar a 1.20€.

É que reitero que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas, quando admitidas, ao preço de mercado. Que pode ser qualquer preço.

Isto porque a pergunta feita foi exactamente qual o preço a que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas e não qual o preço (de subscrição) das acções atribuídas em rateio.

O rateio de acções dá-se porque houve accionistas que não foram ao aumento de capital, não vendendo os seus direitos nem exercendo-os. Desse modo passam a existir N acções "orfãs" que serão divididas entre os accionistas que expressaram vontade em as adquirir, sendo compradas directamente ao BCP, antes de serem admitidas em Bolsa. Daí o valor ser de 1,2 €.

Bons negócios,

pm

Caro P.,

Não necessitavas explicar isso, pois eu sei o que se passa (para alem disso há as acções de "factor" que ficam sobrantes). A questão é que 1.20€ é o valor a que serão subscritas a acções atribuídas em rateio e não o valor que serão transaccionadas (apesar de até poderem ser transaccionadas a esse valor se for esse o preço de mercado).

Vamos ver como corre este AC, pois vejo muita gente a pensar que fez um óptimo negócio (e talvez tenha feito; nao sei) em subscrever o AC a 1.20€, principalmente as destinadas a rateio...

Uma coisa é certa, se o AC não for subscrito na totalidade, o mais certo é o Sindicato desfazer o remanescente no mercado no imediato (pelo que até 1.20€ ou bem abaixo têm espaço para o fazer). Muita atenção a pequenos (grandes) pormenores.

Lembrem-se do AC da Inapa... Embora a diferença de preço entre o valor do AC e de mercado não fosse tão grande nos últimos dias (mas mesmo assim tinha um "premio"), a verdade é que o BCP é a acção popularucha (esta na carteira de muitos accionistas que não sabem nada do assunto e que terão, possivelmente, deixar passar os direitos), e sao muitas mais acçoes em causa.

Eu tenho estado acompanhar todo o processo de perto e a fazer contas sistematicamente para conseguir ter uma ideia do rateio e eventual pressao no mercado por via das eventuais sobrantes.

Para já sabe-se que o BPI vendeu os direitos. Eu desconfio que o Berardo não só deve ter vendido acções como eventualmente direitos. Como o Berardo mais accionistas, nomeadamente o Manuel Fino. A TDU teria de estudar melhor a capacidade de endividamento mas não descarto a hipótese de não acompanharem o AC na totalidade. Ainda que considerando um reforço da Sonangol e BPP, penso que pode haver +-10% do total do capital não subscritas. Com grande probabilidade 3% é quase garantido que não vai ser subscrito… O que representa mesmo assim muitas acçoes.
É de notar, que o BCP tem um número elevado de outstanding shares e que estas, quando comparadas com o AC passado, requerem um esforço de mais 0.20€ por acçao. Repara que 3% de acções no passado, significa muito menos dinheiro (e acções) do que agora…

Vamos pensar que em 03 o AC valeu 930.685.950*1€=930.685.950€. Se 3% deste AC não fosse subscrito, tal significava que 27.920.578 acções (27.920.578€) não tinham sido subscritas.

Agora faz a conta e vê quanto é que 27.920.578€ não subscritos no actual aumento representam percentualmente.

Deves pensar que os detentores de acções/direitos do BCP são totós...

... quem não subscreveu vendeu os direitos, à excepção de pequenas quantidades marginais.

Este caso é bem diferente da Inapa.

1- Nao digo quem COMPROU os direitos; esses devem estar minimamente informados (apesar de alguns serem totos, atendendo a distribuiçao de probabilididades :twisted: );
2- Falo daqueles que, sem grande conhecimento, detem acçoes do BCP compradas, muitas, nos AC anteriores. Muitas dessas pessoas nem sabem ao certo o que é uma acçao, muito menos saberao o que é um direito.
3- Tenho uma pessoa proxima, cliente private banking, mas mesmo dos melhores clientes, com acçoes do BCP e que nao foi avisado dos direitos. Apenas lhe perguntaram se queria acompanhar o AC (ao que respondeu que nao). Fui eu que lhe falei dos direitos, porque o banco ignorou. Tens de pensar que muitas das pessoas que estao no banco, por vezes nao tem a preparaçao para lidar com uma serie de coisas. Podes ter um gestor muito bom em certos aspectos, mas que nao domina esta coisa das acçoes. Para além disso, tenho quase a certeza que os gestor de conta nao contactaram todos (nem se calhar 1/3) dos clientes com BCP em carteira... Muitos nem sabem deste AC, isto mesmo que soubessem o que sao direitos.

Acho muita fé tua achares que nao há "totos".

Mais, há pessoas a pedirem ordens exorbitantes em rateio a pensarem que isto é uma OPV da Galp ou algo do genero. É muito, mas mesmo muito provavel (pelo menos existe esse risco) de apanharem com muitas dessas acçoes, mais do que o que podem suportar... O qeu achas que vai acontecer?

Sabes, há muita gente a pensar que pode sacar um "free lunch" com a questao do rateio facilmente... E até se pode, mas nao é assim facil... Há duas coisas necessárias para garantir isso... E poucos sabem o que é. E também nao serei eu a dizer.

Re: Rateio de acções BCP

por V. » 20/4/2008 13:22

AikyFriu Escreveu:Parece que há alguma confusão quanto ao rateio das acções não subscritas. Deixo a cópia do que está no prospecto.

"Após satisfação das ordens de subscrição e pedidos de subscrição em rateio, as acções eventualmente sobrantes poderão ser atribuídas a investidores institucionais que hajam manifestado interesse na sua subscrição durante o período da oferta pública de subscrição, nos moldes referidos nos pontos 13.4 e 13.5 do prospecto. O Emitente celebrou com as instituições financeiras Merrill Lynch International e Morgan Stanley & Co. International plc, um contrato de underwriting sujeito à lei inglesa, nos termos do qual estas instituições efectuaram declaração antecipada de subscrição, destinada a formalização e produção de efeitos no último dia do período de subscrição, com sujeição a certas condições, em nome próprio e/ou em nome e por conta de outros investidores institucionais (que estas instituições se comprometeram a procurar), de todas as acções eventualmente sobrantes."

Daqui se vê que não haverá acções a 1,20€ para o Zé povinho

Um abraço

Após satisfação das ordens de subscrição e pedidos de subscrição em rateio

As vezes nem sei se responda ou ignore.

Isto quer dizer que primeiro vai para o "zé povinho" (onde em igualdade se incluem institucionais que tenham subscrito o AC e pedido rateio), depois de satisfeita essas ordens é que vai para os institucionais. Ou seja, a confusao é tua.

Este AC vai ser bonito.
Editado pela última vez por V. em 20/4/2008 13:33, num total de 1 vez.

Re: Rateio de acções BCP

por jm4330 » 20/4/2008 12:59

Por estas coisas, é que deixei de comprar acçõs do BCP e de ser clinte deste banco.

Registado: 31/12/2007 18:58

Rateio de acções BCP

por AikyFriu » 20/4/2008 12:08

Parece que há alguma confusão quanto ao rateio das acções não subscritas. Deixo a cópia do que está no prospecto.

"Após satisfação das ordens de subscrição e pedidos de subscrição em rateio, as acções eventualmente sobrantes poderão ser atribuídas a investidores institucionais que hajam manifestado interesse na sua subscrição durante o período da oferta pública de subscrição, nos moldes referidos nos pontos 13.4 e 13.5 do prospecto. O Emitente celebrou com as instituições financeiras Merrill Lynch International e Morgan Stanley & Co. International plc, um contrato de underwriting sujeito à lei inglesa, nos termos do qual estas instituições efectuaram declaração antecipada de subscrição, destinada a formalização e produção de efeitos no último dia do período de subscrição, com sujeição a certas condições, em nome próprio e/ou em nome e por conta de outros investidores institucionais (que estas instituições se comprometeram a procurar), de todas as acções eventualmente sobrantes."

Daqui se vê que não haverá acções a 1,20€ para o Zé povinho

Um abraço

Registado: 23/2/2008 20:24

por pvg80713 » 20/4/2008 11:45

alerto apenas para o facto de hoje dia 20, as ordens se tornarem irrevogaveis...
por isso se ainda quiser fazer alguma alteração às ordens ainda o pode efectuar hoje, e só já hoje (obviamente via iternet ou telefone).
um abraço a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por alcinoguia » 20/4/2008 11:35

Se alguém desprevenido perde os direitos por não ter ido ao aumento o por ter comprado direitos a pensar ficar com as acções directamente sem pagar os 1,20 certamente que não esteve aqui neste fórum, tanto estas 6 páginas de perguntas e respostas como o tópico do bcp e muitos outros tem vindo a falar dos direitos ao longo destes dias, foi bem esclarecido sem o mínimo de dúvidas. Não será certamente por culpa de moderadores o qualquer forense, de prejuízos que venham a ter nesta operação, alem disso a consulta do prospecto do bcp era o primeiro passo.
E mais, ainda não vi qualquer forense a queixar-se de ter sido enganado neste tópico, o noutros

Registado: 29/11/2007 1:48

por portucel » 20/4/2008 10:21

V. Escreveu:

V. Escreveu:

V. Escreveu:
ZoomBang Escreveu:Alguém consegue esclarecer a que preço serão transaccionadas as acções em rateio? A 1,20€ ou ao valor de fecho da sessão de hoje (último dia para negociação dos direitos)?

As acções atribuidas em rateio serao transacionadas (quando admintidas, salvo erro dia 5) a preço de mercado, pois passarao a ter a mesma qualidade que as restantes existentes.

1,20 €.

Bons negócios,

pm

Porque 1.20€? Achas que no dia que as "novas" acções forem admitidas o preço do BCP vai estar a 1.20€.

É que reitero que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas, quando admitidas, ao preço de mercado. Que pode ser qualquer preço.

Isto porque a pergunta feita foi exactamente qual o preço a que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas e não qual o preço (de subscrição) das acções atribuídas em rateio.

O rateio de acções dá-se porque houve accionistas que não foram ao aumento de capital, não vendendo os seus direitos nem exercendo-os. Desse modo passam a existir N acções "orfãs" que serão divididas entre os accionistas que expressaram vontade em as adquirir, sendo compradas directamente ao BCP, antes de serem admitidas em Bolsa. Daí o valor ser de 1,2 €.

Bons negócios,

pm

Caro P.,

Não necessitavas explicar isso, pois eu sei o que se passa (para alem disso há as acções de "factor" que ficam sobrantes). A questão é que 1.20€ é o valor a que serão subscritas a acções atribuídas em rateio e não o valor que serão transaccionadas (apesar de até poderem ser transaccionadas a esse valor se for esse o preço de mercado).

Vamos ver como corre este AC, pois vejo muita gente a pensar que fez um óptimo negócio (e talvez tenha feito; nao sei) em subscrever o AC a 1.20€, principalmente as destinadas a rateio...

Uma coisa é certa, se o AC não for subscrito na totalidade, o mais certo é o Sindicato desfazer o remanescente no mercado no imediato (pelo que até 1.20€ ou bem abaixo têm espaço para o fazer). Muita atenção a pequenos (grandes) pormenores.

Lembrem-se do AC da Inapa... Embora a diferença de preço entre o valor do AC e de mercado não fosse tão grande nos últimos dias (mas mesmo assim tinha um "premio"), a verdade é que o BCP é a acção popularucha (esta na carteira de muitos accionistas que não sabem nada do assunto e que terão, possivelmente, deixar passar os direitos), e sao muitas mais acçoes em causa.

Eu tenho estado acompanhar todo o processo de perto e a fazer contas sistematicamente para conseguir ter uma ideia do rateio e eventual pressao no mercado por via das eventuais sobrantes.

Para já sabe-se que o BPI vendeu os direitos. Eu desconfio que o Berardo não só deve ter vendido acções como eventualmente direitos. Como o Berardo mais accionistas, nomeadamente o Manuel Fino. A TDU teria de estudar melhor a capacidade de endividamento mas não descarto a hipótese de não acompanharem o AC na totalidade. Ainda que considerando um reforço da Sonangol e BPP, penso que pode haver +-10% do total do capital não subscritas. Com grande probabilidade 3% é quase garantido que não vai ser subscrito… O que representa mesmo assim muitas acçoes.
É de notar, que o BCP tem um número elevado de outstanding shares e que estas, quando comparadas com o AC passado, requerem um esforço de mais 0.20€ por acçao. Repara que 3% de acções no passado, significa muito menos dinheiro (e acções) do que agora…

Vamos pensar que em 03 o AC valeu 930.685.950*1€=930.685.950€. Se 3% deste AC não fosse subscrito, tal significava que 27.920.578 acções (27.920.578€) não tinham sido subscritas.

Agora faz a conta e vê quanto é que 27.920.578€ não subscritos no actual aumento representam percentualmente.

Deves pensar que os detentores de acções/direitos do BCP são totós...

... quem não subscreveu vendeu os direitos, à excepção de pequenas quantidades marginais.

Este caso é bem diferente da Inapa.

Registado: 10/11/2006 16:05

por V. » 20/4/2008 2:38

V. Escreveu:

V. Escreveu:

1,20 €.

Bons negócios,

pm

Bons negócios,

pm

Caro P.,

por MarcoAntonio » 20/4/2008 0:44

Quando as pessoas vêm para um forum com o objectivo de serem banidos naturalmente acabam banidos!
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], cali010201, carvman, Google [Bot], HFCA, iniciado1, junas, Karra, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62, zulu404 e 174 visitantes