Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Direitos BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/4/2008 23:54

J R Escreveu:(...)
a confusão começou com o primeiro post deste tópico e que deve ter levado muita gente ao engano,onde se diz "subscrição de direitos " deveria estar subscrição de acções.

Foi um erro que não foi detectado pelos moderadores deste fórum que noutras alturas são tão diligentes a pedir justificações para tudo o que é escrito.
(...)

J R Escreveu:Marco longe de mim alimentar polémicas mas se é ridiculo eu falar nos moderadores mais ridiculo é tu te picares por causa dos erros dos outros que compreensivamente vocês moderadores não são obrigados a detectar.

Ainda bem que não pretendes alimentar polémicas!

Eu nem quero imaginar as questões que tu arranjarias se pretendesses...

lol
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Acções a rateio

por pinamiranda » 19/4/2008 22:37

Caro V.

V. Escreveu:
pinamiranda Escreveu:Vivam,

V. Escreveu:
ZoomBang Escreveu:Alguém consegue esclarecer a que preço serão transaccionadas as acções em rateio? A 1,20€ ou ao valor de fecho da sessão de hoje (último dia para negociação dos direitos)?

As acções atribuidas em rateio serao transacionadas (quando admintidas, salvo erro dia 5) a preço de mercado, pois passarao a ter a mesma qualidade que as restantes existentes.

1,20 €.

Bons negócios,

pm

Porque 1.20€? Achas que no dia que as "novas" acções forem admitidas o preço do BCP vai estar a 1.20€.

É que reitero que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas, quando admitidas, ao preço de mercado. Que pode ser qualquer preço.

Isto porque a pergunta feita foi exactamente qual o preço a que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas e não qual o preço (de subscrição) das acções atribuídas em rateio.

O rateio de acções dá-se porque houve accionistas que não foram ao aumento de capital, não vendendo os seus direitos nem exercendo-os. Desse modo passam a existir N acções "orfãs" que serão divididas entre os accionistas que expressaram vontade em as adquirir, sendo compradas directamente ao BCP, antes de serem admitidas em Bolsa. Daí o valor ser de 1,2 €.

Bons negócios,

pm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:59

por J R » 19/4/2008 22:20

LOL
Quando eu cheguei a confusão já estava instalada.
Marco eu não disse que os moderadores erraram,disse que não detectaram um erro no primeiro post deste tópico,mas eu ainda vi outro mais flagrante:
E terminou assim este AC, agora resta trocar os direitos por acções fresquinhas, daquelas tão fresquinhas que ainda vêm a pingar tinta e observar para que lado vão icon_wink.gif

Esta mensagem foi Colocada: 18/4/2008 16:34
Marco longe de mim alimentar polémicas mas se é ridiculo eu falar nos moderadores mais ridiculo é tu te picares por causa dos erros dos outros que compreensivamente vocês moderadores não são obrigados a detectar.
Lol
A Bolsa é uma luta entre a emoção e a razão.Ninguém dá nada a ninguém.
Cumprimentos J R

Registado: 2/9/2007 21:05

Re: Confusão

por MarcoAntonio » 19/4/2008 17:16

J R Escreveu:Agora vi que a confusão começou com o primeiro post deste tópico e que deve ter levado muita gente ao engano,onde se diz "subscrição de direitos " deveria estar subscrição de acções.
Foi um erro que não foi detectado pelos moderadores deste fórum que noutras alturas são tão diligentes a pedir justificões para tudo o que é escrito.
Os direitos transaccionam em bolsa até 18 de Abril e o período de subscrição de acções termina a 24 de Abril, sendo que as novas acções devem ser admitidas à cotação a 6 de Maio.

É assim um bocadinho para o ridiculo vir em cima de quem tem tido um trabalho tremendo a esclarecer os investidores em Portugal sobre esta questão dos Direitos/BCP.

E tu achas mesmo que a confusão partiu do teu post?

lol
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Woodhare » 19/4/2008 15:56

JR (...será Ewing?) muchas gracias.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

Confusão

por J R » 19/4/2008 15:43

Agora vi que a confusão começou com o primeiro post deste tópico e que deve ter levado muita gente ao engano,onde se diz "subscrição de direitos " deveria estar subscrição de acções.
Foi um erro que não foi detectado pelos moderadores deste fórum que noutras alturas são tão diligentes a pedir justificações para tudo o que é escrito.
Os direitos transaccionam em bolsa até 18 de Abril e o período de subscrição de acções termina a 24 de Abril, sendo que as novas acções devem ser admitidas à cotação a 6 de Maio.
Editado pela última vez por J R em 19/4/2008 22:27, num total de 1 vez.
Cumprimentos J R

Confusão

por J R » 19/4/2008 15:22

Grande confusão que vai neste tópico.Como já está mais que explicado a compra de direitos dá direito á compra de acções a 1,20 como tal quem errou por pensar que o dinheiro gasto em direitos se convertia em acções ainda está a tempo de negociar com o seu banco um empréstimo de curtissimo prazo (dando como penhor as novas acções) para exercer a totalidade dos direitos e assim não perder o dinheiro investido em direitos.Quanto aos milhares de pequenos acçionistas do BCP que não sabiam que tinham os direitos e como tal não os venderam nem vão ao AC foi dinheiro para o lixo e são estes direitos esquecidos que vão dar origem ás acções que sobram e vão ser rateadas por quem pedir mais do que aquelas a que tem direito,e estas claro que também vão ser vendidas a 1,20€.O lucro de quem anda a comprar direitos versus compra directa de acções a preço de mercado é esta possibilidade de vir a comprar uma percentagem significativa no rateio a 1,20.
Cumprimentos J R

por Woodhare » 19/4/2008 13:58

Já agora alguém me sabe dizer a que valor serão comercializadas as acções no rateio? A um valor fixo de 1,90 ou ao valor de mercado na altura. Obrigado.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por pcsilva » 19/4/2008 0:17

Muito obrigado pela ajuda.

Registado: 9/9/2004 19:36

por MarcoAntonio » 19/4/2008 0:12

Os direitos não são convertidos, os direitos dão-te direito a subscreveres (comprares) acções do Aumento de Capital. Tens de informar o teu banco/corretora que queres exercer xis direitos.

Precisas de 3.33 direitos (sensivelmente) para cada acção.

Essas acções são "pagas" algures em entre dia 24 e 29 de Abril (confesso que não sei a data ao certo, é melhor perguntares no teu banco/corretora).

As novas acções (essas tais que compras com o exercício dos direitos) são admitidas a negociação a 6 de Maio.
Imagem

Administrador Fórum

por pcsilva » 19/4/2008 0:01

Só mais uma pergunta...

Sei que a data limite de subscrição é dia 24, mas quando é que é que os direitos são convertidos em acções?

por scpnuno » 18/4/2008 23:55

Não, colega, vais ter que gastar mais 26.996€. Além do que pagaste pelos direitos, vais ter que pagar mais 1,20 por cada acção.

No entanto, nesta altura, cada direito que não exerceres é dinheiro perdido. Porque se tiveres hipotese de de alguma forma financiar a aquisição, podes s seguir vender as acções (confesso que não sei o dia em que serão disponibilizadas para negociação). Em ultimo caso, creio que o proprio banco te fará um credito que poderas liquidar com a venda a curto prazo, tendo por isso poucos encargos. De qualquer forma é preferivel a simplesmente não os exercer que é perda liquida

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 18/4/2008 23:52

pcsilva Escreveu:Mas não posso exercer apenas metade dos direitos que tenho?
Realmente confeso que não li muito sobre este tema. Sei que não o deveria ter feito mas não tive muito tempo.
Os 13500 que "gastei" com os direitos era o dinheiro que pretendia dispender. Neste caso, vou ter de gastar mais cerca de 13500 €?

Claro que podes, exerces os que quiseres.

Os que não exerceres são "moedas de 20 centimos" que estás a atirar ao Rio Douro (ou Tejo ou Mondego).

Cada direito que não exerceres é dinheiro que deitas fora. Mas só exerces os que quiseres, ninguém te obriga a nada (é um direito e não uma obrigação).

Isto já foi tudo, tudo explicadinho uma catrefada de vezes...
:wink:

Para exerceres todos os direitos precisas de 27.000 euros aproximadamente.
Imagem

Administrador Fórum

por pcsilva » 18/4/2008 23:48

Mas não posso exercer apenas metade dos direitos que tenho?
Realmente confeso que não li muito sobre este tema. Sei que não o deveria ter feito mas não tive muito tempo.
Os 13500 que "gastei" com os direitos era o dinheiro que pretendia dispender. Neste caso, vou ter de gastar mais cerca de 13500 €?

por alcinoguia » 18/4/2008 23:38

pcsilva Escreveu:Boas,

Ajudem-me por favor... é que o rosario confundiu-me.

Não tenho qualquer acção do BCP.
Tenho 75.000 direitos a 0,18 = 13.500 €. Isso quer dizer que devo ficar com 22523 acções?
Haverá rateio?
Não vou ter de investir mais dinheiro, certo?

Obrigado.

vais ter de pagar mais 1,2 por cada açao que vais ter direito,se nao querias ir ao aumento deverias ter vendido os direitos hoje,agora so tems duas soluçoes ir ao aumento o perder os direitos.

Registado: 29/11/2007 1:48

Re: Acções a rateio

por V. » 18/4/2008 23:34

pinamiranda Escreveu:Vivam,

V. Escreveu:
ZoomBang Escreveu:Alguém consegue esclarecer a que preço serão transaccionadas as acções em rateio? A 1,20€ ou ao valor de fecho da sessão de hoje (último dia para negociação dos direitos)?

As acções atribuidas em rateio serao transacionadas (quando admintidas, salvo erro dia 5) a preço de mercado, pois passarao a ter a mesma qualidade que as restantes existentes.

1,20 €.

Bons negócios,

pm

Porque 1.20€? Achas que no dia que as "novas" acções forem admitidas o preço do BCP vai estar a 1.20€.

É que reitero que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas, quando admitidas, ao preço de mercado. Que pode ser qualquer preço.

Isto porque a pergunta feita foi exactamente qual o preço a que as acções atribuídas em rateio serão transaccionadas e não qual o preço (de subscrição) das acções atribuídas em rateio.

Registado: 3/12/2007 11:13

por MarcoAntonio » 18/4/2008 23:30

Pcsilva, não é por nada mas isso acabou de ser explicado nesta página e na anterior.

Sim, vais ter de investir mais dinheiro (22500 acções, ou seja, 27 mil euros) caso contrário estás a atirar literalmente dinheiro ao rio!

Lê estes tópicos, está tudo explicado uma catrefada de vezes:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=direitos

Imagem

Administrador Fórum

por scpnuno » 18/4/2008 23:28

Pelas minhas contas, ficarás com 22497 acções a 1,20€ o que dá 26.996,00€.

Tanto quanto sei, só terás acções do rateio se manifestares interesse nisso.

Abraço
Podes não chegar á Lua

por pcsilva » 18/4/2008 23:23

Boas,

Ajudem-me por favor... é que o rosario confundiu-me.

Não tenho qualquer acção do BCP.
Tenho 75.000 direitos a 0,18 = 13.500 €. Isso quer dizer que devo ficar com 22523 acções?
Haverá rateio?
Não vou ter de investir mais dinheiro, certo?

Obrigado.

por Woodhare » 18/4/2008 22:19

Fiquei na mesma em relação à história do rateio, mas também já desisti do rateio, vou esperar que caiam mais pois já percebi que isto ainda não bateu no fundo do poço e reforço nessa altura além de exercer os direitos.

por Woodhare » 18/4/2008 22:15

Só erra quem tenta.

Eu sei que não tem nada a haver com o contexto mas soa bem.

por scpnuno » 18/4/2008 21:25

Patacas, fui eu que chamei "totos" e espero que não leves a mal. Não foi nesse sentido depreciativo. Pelo contrario, o meu post foi só no sentido de ajudar alguém que pudesse precisar. Mas que os bancos nos tratam como totos, isso não ha duvida...

Abraços
Podes não chegar á Lua

por patacas » 18/4/2008 21:14

claro que não me importo...marco ..so sorry
A questão é que esses tótós confiaram no banco, quando é para lhes impingirem cartões, mais não sei o quê, são constantemente importunados pelos gestores de conta. Esses tótós ( que só o serão por confiarem numa instituição que supostamente deve ser um exemplo ético)no mínimo deveriam ter sido "incomodados" pelos mesmos gestores de conta a alertar para a situação. Não é para isso que servem os gestores de conta? Ah não?! Pois, afinal são mesmo tótós ... porque afinal não é só no futebol oque o fair-play é uma treta; pelos vistos é na justiça, na banca, é em todo o lado. Ética ? Profissionalismo? Isso é para tótós ...

Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 18/4/2008 21:13

patacas Escreveu:ó tio patinhas...tomaram eles ter dinheiro para pagaro aumento da gasolina...quanto mais o do capital do bcp... a bricar, cada um deles ganhou um mês de prestação da casa

Outra coisa, eles não ganharam nada. Antes deixaram de perder, o que não é a mesma coisa...

Pode parecer um preciosismo mas não é. E é também para deixar bem claro pois a confusão impera nesta história dos Direitos como se constata a percorrer estes tópicos.

Por isso sublinho para ficar bem claro: eles não ganharam nada com essa venda (o dinheiro da venda não é nenhum lucro), apenas evitaram de perder dinheiro!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/4/2008 21:15, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/4/2008 21:10

Só uma nota, porque li mal o post original, argumentei com base em 5 mil direitos em vez de 5 mil euros em direitos.

É só uma questão de refazer as contas para a quantidade certa de direitos (devem ser à roda de 25 mil direitos, portanto é multiplicar os valores por 5).

Convém salientar que fiz as contas para 5 mil direitos para que ninguém seja induzido em erro.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, HFCA, IX Hispana, latbal, m-m, maturidade, MR32, nbms2012, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAFS, PAULOJOAO, trilhos2006 e 225 visitantes