Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não percebo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/5/2003 13:11

A queda de ontem de 4% não deve suscitar euforias, mas tb não deve ser descurada pelos traders de médio-prazo. Para mim é uma vela significativa para um trader de médio-prazo. Não quer dizer que ele tome uma decisão com base nessa vela, unicamente... mas com base nessa vela e noutras circunstâncias é motivo pelo menos para tirar algumas ilacções.

Não é motivo para euforias mas tb não deve ser descurada. Já a de hoje não é (para já) minimamente relevante e não invalida a relativamente importante vela de ontem.

No entanto, alguns tenderão a sobrevalorizar esta vela parcial de hoje (não por visarem o curtíssimo-prazo mas devido a um efeito psicológico conhecido e que é agravado caso estejam neste momento a perder) quando ontem tomaram uma decisão com base numa vela bem mais importante para o seu planto temporal juntamente com outras circunstâncias relevantes.

É isso que estou a destacar (de resto estou de acordo contigo quanto às questão das confusões com planos temporais).

O que não concordo é que seja tudo uma questão de planos temporais entre investidores. Existe uma questão problemática de planos temporais no íntimo do próprio investidor que qnt tal faz uma compra para o curto ou médio-prazo e no dia seguinte assusta-se com um sinal de curtíssimo-prazo pelo simples facto de que o que está para trás vai-se esquecendo e vai-se sobrevalorizando o presente...

Este mecanismo psicológico não tem reflexos apenas no mercado. É quase universal, costuma por exemplo ser exaustivamente explorado pelos políticos no poder nas últimas semanas antes de uma campanha eleitoral...
:mrgreen:

Por defeito, sobrevalorizamos o presente (ou o passado recente). O que só se contraria com experiencia e/ou alguns mecanismos adicionais para nos mater concentrados naquilo que realmente importa...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rita_cd2001 » 20/5/2003 13:05

e é a pensar nesses (os de longo prazo que se riem) e no inicio de um ciclo (bullish) em que está em concreto, que eu digo. Querem investir na bolsa?

então é agora o momento ideal. Não se assustem. Descidas sempre houve, mas mais tarde ou mais cedo todos estamos a ver para onde vamos.

Este conselho é modesto mas dirigido aqueles que tem uns tostões e não precisam deles nos próximos meses.

Ulisses e Marco desculpem ser pouco técnica mas digam algo. Comentem.

Estou curiosa e ansiosa

Registado: 16/5/2003 15:50

por Ulisses Pereira » 20/5/2003 12:58

Marco, mas eu percebi exactamente o que disse o GPinto que tu acabaste de complementar. O que eu digo é que da mesma forma que vocês, os "traders" de curto prazo desvalorizam o dia de hoje e acham incrível tanto enfase dado à subida de hoje, os "traders" de médio prazo desvalorizam o dia de ontem e acham incrível como se fica tão eufórico com uma queda de 4% depois de uma subida de 35%.

Os "traders" de longo prazo até se riem com estas discussões sobre uma subida de 35% quando o DAX ainda está 60% abaixo do seu máximo histórico.

É tudo uma questão de horizontes temporais...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 20/5/2003 12:50

Não estou totalmente de acordo com o Ulisses. Ou melhor, concordo com ele mas tb concordo com o gpinto.

Isto porque os investidores, especialmente os mais inexperientes, tendem a sobrevalorizar os últimos acontecimentos, mesmo quando visam planos temporais mais alargados.

Ou seja, quem por exemplo entrou curto ontem a pensar que o dax ia cair desalmadamente e que ia vender com um grande lucro nos 2500 ou nos 2000€, hoje é capaz de estar assustado com uma subida de uns 20pts, tendo já esquecido a de 140pts de ontem, especialmente se estiver a perder por ter aberto a posição ontem perto do fecho ou hoje pouco depois da abertura...

Claro que estou a exagerar um pouco. Mas este é um fenómeno conhecido, os traders em especial os mais inexperientes tendem a sobrevalorizar os acontecimentos recentes. Estes tendem a ter um peso substancialmente maior no seu estado de espírito e por vezes perdem a noção do «big picture»...

Uma das formas de contrariar este efeito (natural) é por exemplo o de (quem acompanha os mercados intensivamente) ir saltando os seus gráficos de plano temporal em plano temporal.

Eu por exemplo olho para o gráfico no intraday em velas diárias (se calhar passo mais tempo a olhar para um gráfico actualizado em tempo real em velas diárias do que a olhar para o intraday... lol).

Às vezes comento isso com algumas pessoas e elas riem-se (ou acham piada e que não faz sentido). A ideia que têm é que ao olhar para o gráfico assim, perco sinais ou perco percepção do que se está a passar. A minha opinião é que evito muitos sustos e precipitações, mesmo quando negoceio prioritariamente no curto-prazo (e ocasionalmente no curtíssimo-prazo).
(Nota: É claro que tb vejo os gráficos em velas de 15 e 60m, por exemplo, várias vezes ao dia... na realidade vou saltando de uns para outros, mas acabo por estar muito tempo a olhar para o de velas diárias, não só ao fim do dia, mas mesmo durante a sessão)

Esta técnica permite-me ainda acompanhar o mercado sem cair num erro tb vulgar que é o de delinear uma estratégia na véspera e durante a sessão esquecer-me da estratégia e embalar em movimentos precipitados com base em acontecimentos intraday que não são assim tão relevantes...

(o que em certa medida está relacionado com o outro fenómeno que referi)

Resumindo, é verdade que existem muitas confusões porque se discute planos temporais diferentes. Mas tb existe muita precipitação e excitação devido a acontecimentos num plano temporal que não é assim tão relevante para aquele em que se investe...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/5/2003 12:59, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 20/5/2003 12:43

Sim... 3 a 5 dias parece-me, nos tempos que correm uma boa definição de "curto prazo". ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 20/5/2003 12:41

Ulisses,

acgo que o GPinto se refere ao meu post "acho que me queimei".

De facto, eu precipitei-me a abrir um curto e fiquei um pouco alarmado. Mas acredito que no curto prazo, pode resultados. Raramente faço trades de intraday.

O que chamas curto prazo?
Para mim são 3 a 5 sessões !

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Ulisses

por Gpinto » 20/5/2003 12:40

Acertaste em cheio!!!!

Deste a resposta no teu último comentário.

:wink: :mrgreen:

Abraços
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por Ulisses Pereira » 20/5/2003 12:38

Hmmmmmm... e porque falas em alarmismo? É que eu não o vejo. Referes-te a quê? Alguma coisa que ouviste na TV, algo que leste noutro fórum? É que aqui no caldeirão não vejo nenhum sinal de alarmismo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ulisses ...

por Paulo Marques » 20/5/2003 12:37

Bom dia

Ulisses, apesar de em parte concordar contigo, julgo que o sentido dos mercados no médio prazo poderá ter ficado comprometido com a vela de ontem (pelo menos no DAX).
Já agora, um gráfico teu deste índice vinha mesmo a calhar :)

Obrigado

Um abraço

Registado: 5/11/2002 0:40

Ulisses

por Gpinto » 20/5/2003 12:34

Eu compreendo-te, mas o que não entendo é o Alarmismo percebes?

Claro que é relevante se hoje sobe, ou desce.

Mas temos de estar com o mercado, e não contra ele. Só isso.

:wink:
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Gpinto

por Ulisses Pereira » 20/5/2003 12:32

G.Pinto,

Isso realmente depende da perspectiva de quem olha para os mercados. Os touros ontem diriam a mesma coisa: "Não percebo porquê tanta euforia depois de um dia de quedas, que apenas retraiu uma pequena parte das fortes subidas dos últimos tempos".

O que é que eu te quero dizer? Pata um "trader" de muito curto prazo, o movimento de hoje é relevante. Para um "trader" de curto prazo, como tu, o movimento de subida de hoje é pouco relevante e o de queda de ontem muito mais relevante. Para um "trader" de médio prazo, os movimentos de hoje e ontem são muito pouco relevantes e o de subida das últimas semanas muito mais importante.

Acho que isto ficou muito confuso mas espero que tenha passado a ideia: é tudo uma questão de horizontes temporais e o facto das pessoas discutirem diferentes horizontes temporais cria a maior parte das confusões nos fóruns.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 20/5/2003 11:08

Alô GPinto,

De facto, eu não segui o meu rigor habitual e vim shortar mais abaixo, mesmo sabendo que me podia queimar. Resta ver se agora o mercado vem abaixo.
Felizmente, tenho warrants com maturidade muito grande.

Esperemos...
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Flying Turtle » 20/5/2003 11:07

Faz figas Gpinto, eu entrei nessa! :mrgreen:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Não percebo

por Gpinto » 20/5/2003 11:03

O alarmismo desta subida nos vários índices europeus.
Nada de mais normal.
Aliás, considero mesmo que é bastante salutar para a manutenção da queda.
Como ontem refri, os 2874/75 seriam um bom valor para adicionar posições curtas no Dax. Vamos ver se ele não nos vai trair.

Gpinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, jls1 e 117 visitantes