Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alguns gráficos "giros" do PSI...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/4/2008 2:53

Não coloquem gráficos tão grandes, torna os tópicos ilegíveis...

Quanto à questão, aí só estão duas LT's traçadas por ti. A tua questão é se estão bem ou mal traçadas?

Se sim, elas estão +/-...

Não considero que haja (neste prazo temporal) nenhuma LT bem definida e por isso optei por não assinalar nenhuma "a carregado". Aparentemente fizeste o teu gráfico e depois quiseste comparar com o meu: deixa-me dizer-te que eu evito colocar muitas coisas no gráfico, ainda menos coisas que sejam demasiado forçadas (acho que à medida que o tempo passa os meus gráficos tenderam a ser cada vez mais simples). E sinceramente vejo isso como uma evolução.

Como a esse nível neste prazo temporal não vejo LT's boas praticamente não coloquei nada a esse nível no gráfico, dando destaque aos suportes/resistências.

Tu aí tens os suportes/resistências do próprio real time pro. São razoáveis mas já comentei isso no outro tópico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 19/4/2008 2:30

Boas Marco.

Opah agora de olhar po teu gráfico depois de um tempo perdido meu... fiquei mesmo triste uma vez que vejo que não atinei bem ao fazer o gráfico pelos vistos...

Deixo os meus rabiscos para que possam comentar o que errei, etc...
Anexos
altritn1.jpg
altritn1.jpg (85.57 KiB) Visualizado 4980 vezes

Registado: 12/3/2008 22:06

por EuroVerde » 18/4/2008 18:29

Obrigado pelo gráfico
Eu diria mesmo até que a empresa em Julho esteja acima dos 6 euros, uma vez que a cisão da F.Ramada Aços vai trazer uma mais valia relevante para o Balanço e Contas da Altri, e só por si esta já tem um bom desempenho.
Estou a pensar entrar até porque agora as coisas já são mais visiveis.
Bons Negócios

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarcoAntonio » 18/4/2008 18:11

São espaços de negociação (ou ranges). No fundo é o mesmo tipo de princípio que se utiliza para projectar todos os padrões (rectangulos, triangulos, etc).

As acções tendem em certa medida a repetir ranges, gamas de valores. Por exemplo, uma acção está durante algum tempo a negociar entre os 100 e os 120, quando quebrar os 120 é bastante provável que vá negociar no espaço 120~140 (sensivelmente).

Tu podes utilizar o principio mesmo sem identificares um padrão concreto (as acções não fazem sempre padrões lindinhos... by the book).Na verdade, padrões "perfeitos" até são bem raros!

A somar a isto e como referi nesse post, existe também aí uma resistência por volta dos 6 euros relativamente evidente. As duas coisas juntas reforçam-se pelo que na minha opinião a zona dos 6 euros é um target credível. Se os mercados estiverem favoráveis estou bastante convencido que irá visitar essa zona a curto/médio-prazo...
Anexos
altri-d.PNG
altri-d.PNG (58.42 KiB) Visualizado 5136 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rsacramento » 18/4/2008 17:57

em princípio vai dar mais ou menos ao mesmo, mas estes cálculos:
3.75 -> 4.7 = 25%
4.7 -> 6.0 = 27%

são extrapolação de um triângulo ou de um measure gap?

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 18/4/2008 17:41

Incluo aqui também o gráfico da Teixeira Duarte que apresenta semelhanças com alguns outros que se encontram neste tópico. Resistência nos 1.70 euros...
Anexos
tdu.PNG
tdu.PNG (54 KiB) Visualizado 5211 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/4/2008 0:16

Falemos de gaps noutro dia...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

Elucidado

por soso » 18/4/2008 0:13

Marco Antonio, aquilo que eu pretendia..."luz".., tu trataste de alumiar q.b.
Obrigado pela exposição detalhada e cheia de sumo.
Prometi não te aborrecer, mas so mais uma coisa, a ALTRI abriu um gap de ontem(4,58) para hoje(4,65)? Cumprimentos e B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por MarcoAntonio » 18/4/2008 0:10

Relativamente à tua questão, eu não considero interessante (eu não entraria com vista a esses ganhos). Isto é, se abrisse uma posição na Altri com base nesta quebra não teria como alvo esse valor...

Aliás, creio que o potencial da Altri é maior do que esse de resto e penso que se tudo correr bem (especialmente se os mercados em geral estiverem também virados para esse lado) acabará também por quebrar aquela espécie de LT e ganhar força (um pouco como já aconteceu noutros papéis que estão neste tópico).

Um alvo pelos 6 euros a curto/médio-prazo não me parece totalmente descabido (há uma resistência por aí e além disso o espaço de negociação abaixo da resistência coincide mais ou menos com o espaço de negociação entre os 4.7 e os 6 euros).

3.75 -> 4.7 = 25%
4.7 -> 6.0 = 27%

Claro está que aqui não há certezas e pode falhar, mas o setup e o potencial são interessantes.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/4/2008 0:15, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Portucel

por rsacramento » 18/4/2008 0:08

MarcoAntonio Escreveu:
soso Escreveu:Marco Antonio, explica-me o seguinte sff:a Portucel rompeu a resistencia dos 2,40, mas a que custos?

A resistência é "antiga" e se queres que te seja franco, não sei até que ponto ainda é importante. Ainda assim, é para mim o valor mais relevante nesta zona...
O grande sinal claro está foi a quebra da LT.

(...).

desculpem meter-me, mas eu tenho uma linha (mais acima), que me parece muito aceitável:
Anexos
portucel.jpg
portucel.jpg (138.88 KiB) Visualizado 5344 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 18/4/2008 0:02

Lê os dois posts que eu coloquei. Relativamente à Altri, em comparação com o caso da Portucel, só há que alterar o meu texto num ponto: como buy point esta zona é mais interessante (aliás no caso da PTI não considero sequer um buy-point).
Imagem

Administrador Fórum

Altri

por soso » 17/4/2008 23:58

Passa-se algo idêntico na ALTRI;RSI=66 E Estocastico a 62;MACD, melhor ; aqui os indicadores estão mais aliviados,mas mesmo assim um pouco elevados.Contudo estou a pensar entrar, tendo em vista a proxima resistência(5-psicologica;5,11 efectiva).Achas que neste cenario a rentabilidade risco sera aceitavel?
Marco Antonio, prometo não te aborrecer mais...... hoje!Cumprimentos e B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA

por MarcoAntonio » 17/4/2008 23:53

Aqui fica um exemplo clássico. Sonae em 2003...

Praticamente no início da subida o RSI encontrava-se já a 77.5. O papel duplicou de valor nos meses seguintes já depois do RSI ter atingido tais valores...

E ao longo da subida muitas vezes foi a esses valores, nunca teve grandes correcções e mesmo assim o RSI corrigiu consideravelmente.

Estou a assinalar um momento no gráfico mas repara no ano de 2004, o RSI sempre lá em cima (ele não consegue subir mais) e a Sonae sobe, sobe, sobe...

Eu com este exemplo quero apenas ilustrar-te duas coisas: o real valor dos indicadores. Que é pouco!

Quem se guiasse aqui por indicadores perdia duas coisas: um bom investimento, um dos melhores movimentos na nossa praça nessa altura; um movimento tecnicamente invejável se utilizarmos a "restante" análise técnica. O título portou-se tecnicamente lindamente, repara: quebra de uma importante resistência, pequenas consolidações e correcções, uma bandeira/pendão de alta, enfim, tudo bullish e tecnicamente bastante interessante...

O que é que vale aqui um indicador?

Na minha óptica praticamente o mesmo que nada!

A outra coisa que quero ilustrar é o que já está explicado atrás, os indicadores (as médias móveis incluidas) têm um efeito visual muito forte e que nos podem distrair do essencial. Quem não pode subir mais é o indicador, ele é construído segundo uma formula matemática que não lhe permite subir mais. Mas a cotação pode!

E nós negociamos a cotação, não o indicador.

Ai se eu pudesse shortar o RSI!
Anexos
son-vs-rsi.PNG
son-vs-rsi.PNG (49.4 KiB) Visualizado 5380 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Portucel

por MarcoAntonio » 17/4/2008 23:39

soso Escreveu:Marco Antonio, explica-me o seguinte sff:a Portucel rompeu a resistencia dos 2,40, mas a que custos?

A resistência é "antiga" e se queres que te seja franco, não sei até que ponto ainda é importante. Ainda assim, é para mim o valor mais relevante nesta zona...

O grande sinal claro está foi a quebra da LT.

Eu não defendo que se entre aqui (defendo que quem tem uma posição longa deve manter). O gráfico é interessante mas não considero esta zona um bom "buy point" (como agora está na moda dizer).

Deixo um gráfico de longo-prazo para dar uma imagem mais abrangente do título.

soso Escreveu:Eu olho para os indicadores e vejo o RSI=77(so por 1 vez andou nestes valores e....=Julho ...), o Estocastico a 95, enquanto que o MACD ja esteve com melhor aspecto....

Eu não sou grande apologista de indicadores e na verdade praticamente os ignoro na totalidade.

Sobre o valor em que os indicadores se encontram, o máximo que daí retiro é o que já está no parágrafo anterior: eu não considero este ponto um bom ponto de entrada. Mas também não considero que haja para já razões para sair (para quem já está dentro).

Ainda sobre os valores, os indicadores em causa já não poderão subir muito mais... o que não quer dizer que acção não suba. Uma coisa é o indicador (que tem um muro matemático pela frente) e outra é a cotação, que não só não tem muro nenhum como pode subir muito (ou não, é claro).

Já a seguir volto a este tema...

Para já o gráfico da Portucel.
Anexos
pti-c.PNG
pti-c.PNG (64.05 KiB) Visualizado 5430 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Portucel

por soso » 17/4/2008 23:28

Marco Antonio, explica-me o seguinte sff:a Portucel rompeu a resistencia dos 2,40, mas a que custos?Eu olho para os indicadores e vejo o RSI=77(so por 1 vez andou nestes valores e....=Julho ...), o Estocastico a 95, enquanto que o MACD ja esteve com melhor aspecto....
Não sera meter a cabeça do lobo nesta altura?Ou a minha analise pode ser redutora, e nesse caso ajuda-me a fazer luz no meu pensamento.
Cumprimentos e B.N.

por MarcoAntonio » 17/4/2008 20:11

mr. share Escreveu:será que o sinal tecnico esta dado? ou será falso?

Essa pergunta é um clássico.

Mas como eu já tenho dito e volto a repetir: há sinais que falham, há quebras que são falsas e não resultam. Mas não se pode partir do princípio ou estar permanentemente com o receio de que a quebra xis vai ser falsa.

Quando há um sinal técnico deste género eu parto do princípio que é verdadeiro e vai resultar. Obviamente há salvaguardas e não se entra num título com o espírito de "tem de dar certo!" e "vai dar certo de certeza!", é mais oposto... quem está permanentemente com receio de que vai ser falso vai ficar a ver "a banda passar" nos casos em que for verdadeiro!

Quem abre uma posição terá de estar atento, terá de definir parametros e condições de saída caso não resulte. Mas ou se usa a AT ou não se usa e não se pode ficar com receio de que na vez xis vá falhar porque assim nunca se conseguiria tomar uma posição. Quem investe tem de assumir os riscos!

Já agora, como sempre, sublinho que as minhas análises não são conselhos de investimento, são apenas e opiniões e depois cada investidor tem impreterivelmente, mesmo que encontre utilidade na análise, de conjugar com as suas próprias condições, o seu perfil e tomar as decisões por si.
Imagem

Administrador Fórum

por mr. share » 17/4/2008 19:20

MarcoAntonio Escreveu:Vale a pena actualizar alguns gráficos:

ALTRI

Quebrou a resistência em fecho...

será que o sinal tecnico esta dado? ou será falso?

Registado: 29/11/2007 10:48

por MarcoAntonio » 17/4/2008 19:00

E mais dois títulos que têm-se mostrado cheios de força depois de terem dado sinal técnico.

Nos restantes, não se passa nada de especial, a Brisa mantém-se no meio do range tendo subido um pouco, a JMT e a GALP navegam acima da LT de suporte, etc.

MOTA e PORTUCEL em anexo...
Anexos
mota-b.PNG
mota-b.PNG (52 KiB) Visualizado 4147 vezes
pti-b.PNG
pti-b.PNG (50.03 KiB) Visualizado 4135 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2008 18:15

BCP

Inverteu para downswing depois de ter ido ao target do duplo/triplo-fundo e não ter ficado muito longe das outras "resistências".
Anexos
bcp-b.PNG
bcp-b.PNG (51.82 KiB) Visualizado 4197 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2008 17:49

Vale a pena actualizar alguns gráficos:

ALTRI

Quebrou a resistência em fecho...
Anexos
altri-c.PNG
altri-c.PNG (49.63 KiB) Visualizado 4249 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por HappyGuy » 15/4/2008 22:27

Obrigado aos dois! Estou sempre a aprender! :D

Paionense Escreveu:Ate podia ser uma C&H, mas vem de uma tendência descendente, logo não pode ser :D

MarcoAntonio Escreveu:Além disso o C&H é um padrão de consolidação que tende a surgir a "meio" de longas subidas.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por MarcoAntonio » 15/4/2008 19:03

Pois, eu compreendo.

Eu também sou muito parco na utilização de padrões (como aliás se constata, penso eu). Tenho mesmo de acreditar que determinada formação descreve um comportamento "típico" e que está a ocorrer no papel. Porque "desenhos" os gráficos fazem muitos e se gostarmos de padrões eles vão aparecer à meia dúzia por gráfico...
:lol:

Numa análise técnica, ordenado por ordem de importância que atribuo:

Suportes/Resistências
LT's
Padrões
Indicadores

Apenas com uma nota: uma boa LT e um bom padrão, eu considero praticamente ao nível de um suporte/resistência. Mas boas LT's (com 3 ou 4 pontos, muito consistentes) são relativamente raras e os bons padrões, realmente credíveis e fiáveis também são relativamente raros.

Para mim, a resposta está na selectividade. Encher o gráfico de linhas, padrões e etc na minha opinião só leva à perda de qualidade e de objectividade da análise, sendo que nessa altura começa a ser mais provável ver o que se quer (o que dá jeito) em lugar do que realmente está lá.

Nunca faz mal lembrar que a AT (como qualquer outra ferramenta ou abordagem de investimento) é uma ferramenta limitada. E por mais que se tente nunca conseguirá dissipar completamente o elevado grau de imprevisibilidade dos mercados.

Portanto convém não querer tirar mais do que realmente ela pode fornecer...

que sai disparate!
Imagem

Administrador Fórum

por Razao_Pura » 15/4/2008 13:28

Marco eu escrevi W's e outras figuras técnicas rebuscadas, não quer dizer que o W seja, mas outras há que serão. Eu pessoalmente não me guio muito por figuras técnicas embora, embora,.... cof, cof, goste de um Head & Shoulder de vez em quando.... só pra afiar o dente!
Ah, e já agora, W's é o que há mais em padrões de consolidação/lateralização.

Beijos e já agora, excellent work mate.
Pelo menos fizeste-me volta a olhar para os gráficos das nossas tuguinhas.

Keep up the good work.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por MarcoAntonio » 15/4/2008 13:19

HappyGuy Escreveu:É impressão minha ou o gráfico do BCP apresenta uma Cup & Handle com projecção para os 2,70€? Ainda que tenha a LTD como resistência a quebrar para atingir esse target...

É uma mera curiosidade... Mas parece-me mesmo uma chávena...

Atenção que o meu gráfico do BCP não tem ainda a correcção dos direitos, pelo que a formação seria sempre artificial. Além disso o C&H é um padrão de consolidação que tende a surgir a "meio" de longas subidas.

Deixo um exemplo muito bom que surge na Semapa (a Semapa é um manancial de padrões). Já agora, também sobre a Semana, um W é um "duplo-fundo", não é um padrão rebuscado, é dos padrões mais simples e mais frequentes...
Anexos
semapa-2.PNG
semapa-2.PNG (63.3 KiB) Visualizado 4639 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por lutav » 15/4/2008 12:41

Paionense Escreveu:
HappyGuy Escreveu:É impressão minha ou o gráfico do BCP apresenta uma Cup & Handle com projecção para os 2,70€? Ainda que tenha a LTD como resistência a quebrar para atingir esse target...

É uma mera curiosidade... Mas parece-me mesmo uma chávena...

Boas Happy

Ate podia ser uma C&H, mas vem de uma tendência descendente, logo não pode ser :D

pode pode! pode pode! podeeeeeeeeeeee! :evil:

Registado: 22/9/2006 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, niceboy, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Àlvaro e 165 visitantes