Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brasil está cada vez melhor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 20/5/2003 1:02

Sim, há sinais positivos, sobretudo há o regresso a uma certa estabilidade a vários níveis.
Como tenho afirmado, é necessário que os clientes do primeiro-mundo não caiam em recessão.
O medo de hoje nas Bolsas já foi antecipado aqui e nesta segunda-feira, a Bovespa caiu 3% e o dólar subiu por medo de futuro imediato.
É bom o mercado aqui. Não tira mais valias precipitadas, mas sabe estar à frente da curva.

Boa noite a todos, aqui é hora de jantar :lol:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Brasil

por jarcorreia » 20/5/2003 0:22

Gostei da argumetação. Mas também é verdade que um pouco melhor no Brasil é obra, p'lo menos coisa pouco vista nos últimos anos.
Poderá ser um sinal de inversão?
jarcorreia

por djovarius » 19/5/2003 22:07

Olá Touro,

De facto espanta-me que nenhum Banco ou corretora disponibilize um Fundo de Investimento de renda fixa em Mercados Emergentes. Acho que seria de ver bem.
Esses Fundos sempre têm uma carteira com muitos títulos da América Latina. Na altura em que falámos sobre isso seria uma excelente compra, salvo erro, já teria dado "para as sopas".

Eu pessoalmente, aqui, não tenho ido por aí... dediquei-me a a Fundos sensíveis ao movimento do dólar !! E que movimentos !!

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Touro » 19/5/2003 21:33

ovisitante sou eu :twisted:
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Visitante » 19/5/2003 21:31

Caro djovarius

Muito obrigado pelas notícias que nos manda aí do Brasil.
Como interessado pela economia desse país, sigo com muita atenção os seus posts.
Da parte que me toca, como participante do fórum, considero que é motivo de orgulho ter um "correspondente" com o seu nível de conhecimentos aí no Brasil.

Muito obrigado mais uma vez, e continue.

P.S. Se se lembra, há algum tempo atrás consultei-o no sentido de saber como poderia investir em dívida brasileira denominada em dólares. Lamentavelmente até ao momento ainda não consegui arranjar um instrumento que permita fazer isso comodamente a partir de Portugal. A coisa parece ser mais difícil do que eu pensava.

Abraço
Visitante

por djovarius » 19/5/2003 20:19

Caro jarcorreia,

Estou aqui em São Paulo há algum tempo e todas as semanas tenho contacto com operadores de mercado que conheci devido a uma actividade profissonal que mantenho. Estou portanto no coração financeiro do país.
Se for ver a resposta a seguir à sua, que o TRSM colocou, pode ver que a Merryl diz o mesmo que eu, ou seja, aumento de liquidez e não melhorias económicas.
De facto assim é. Eu tenho feito updates permanentes à sexta-feira, caso queira pesquisar.
Está melhor, no sentido de que a bancarrota está colocada de lado, mas os resultados das empresas ainda só melhoram à conta dos cortes, tal como nos EUA. A Economia real não pode avançar com juros de 26,5% ao ano. Atenção: o crédito pessoal e o crédito ao consumo continua a 190% ao ano. O meu amigo compraria a crédito? Eu não !
Infelizmente, este é um processo lento e doloroso (sobretudo para os desempregados) com sobressaltos. Mas uma coisa é certa. Pelo menos o rumo está traçado e é o que parece mais correcto.

Um grande abraço

djovarius

por TRSM » 19/5/2003 19:02

Merrill Lynch recomenda “overweight” para títulos dívida pública Brasil

19-5-2003 18:36

O banco de investimentos Merrill Lynch aumentou a recomendação sobre os títulos de dívida pública brasileiros de “marketweight” para “overweight”.
No entanto, o banco de investimento mantém-se cauteloso, visto que as melhorias se devem ao aumento da liquidez e não de melhorias económicas.

As taxas de juro deverão manter-se nos 26,5 por cento ao ano, devido ao ritmo de abrandamento, que limita a desaceleração da inflação.

Também as emissões do Uruguai e da Venezuela foram revistas em alta.

BolsaPt.com

Registado: 5/11/2002 11:30

Brasil

por jarcorreia » 19/5/2003 18:50

Caro djovarius, creio que as coisas no Brasil estão mesmo melhor. Atente no comportamento da bolsa local, nas reformas estruturais e já agora nos resultados das empresas.
jarcorreia

por djovarius » 19/5/2003 16:15

É assim mesmo, fico feliz por ser ter dado conta disso tudo há algum tempo, mas...

... é quase tudo via cambio, e atenção que o câmbio Euro/Real não está tão favorável assim e pelos não ficará. A Economia de verdade, a que produz lucros, está quase parada, excepto o sector exportador, o que se agravará em caso de recessão mundial.
Portanto, acho que o mercado até já descontou essas pequenas melhorias. É preciso ter cuidado, sempre.

Um abraço
dj

por TRSM » 19/5/2003 16:04

19-5-2003 14:28

Quase seis meses depois da eleição de Lula da Silva como presidente do Brasil, as empresas portuguesas com presença naquele território já sentem alguns efeitos positivos.
O Governo está a avançar com medidas estruturais importantes, como a redução das taxas de juro, sem intervir no mercado cambial. A melhoria já se faz sentir no aumento do Produto Interno Bruto, na evolução dos salários e na valorização no real, contribuindo para o aumento da confiança dos consumidores e atraindo novos investimentos para o país, já menos identificado com a problemática América Latina.

A operadora Vivo, joint venture igualmente participada pela Portugal Telecom e pela espanhola Telefónica, registou receitas de 242,8 milhões de euros, no primeiro trimestre, sendo reconhecida como a quarta maior empresa de telecomunicações móveis do mundo. Os seus planos de expansão são muito ambiciosos, suportados pelo forte potencial de crescimento e pela dimensão do mercado móvel brasileiro.

A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), da qual a Brisa detém 17 por cento, está a aumentar os lucros de uma forma exponencial. Além da boa evolução operacional registada pela participada, a Brisa beneficia ainda do efeito cambial, que reduz as dívidas, maioritariamente denominadas em dólares, e aumenta os lucros.

Também as participadas da EDP, Bandeirante e Escelsa, estão a apresentar um comportamento operacional favorável, apesar da primeira ter registado prejuízos entre Janeiro e Março últimos, devido ao agravamento dos resultados financeiros. A Escelsa triplicou os lucros nos primeiros três meses do ano.

BolsaPt.com

Publicado em O Independente, edição de 16 de Maio de 2003.

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 147 visitantes