Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Deepblue » 15/4/2008 16:04

artista Escreveu:
Deepblue Escreveu:Em todo o caso eu vejo sempre os per relativos aos resultados já consolidados e nunca em relação aos previsionais. Estes últimos são baseados em resultados expectáveis e esses falham tanto como os avançados do benfica.

Falham, mas o per baseado nos resultados do ano anterior também falham já que, como sabes, a bolsa antecipa o futuro... ou seja, vamos sempre bater na mesma tecla, o importante na bolsa é conseguir prever o que vai acontecer no futuro, seja com recurso à AT, à AF ou qualquer outra ferramenta...

Um abraço

PS: Os avançados do Benfica falham?!?! quais avançados?!| :mrgreen: :mrgreen:

Mas uma coisa é a antecipação dos mercados outra é os resultados liquidos do ano transacto que já estão consolidados e esses já ninguém os pode negar.

Um Abraço.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Deepblue » 15/4/2008 16:04

artista Escreveu:
Deepblue Escreveu:Em todo o caso eu vejo sempre os per relativos aos resultados já consolidados e nunca em relação aos previsionais. Estes últimos são baseados em resultados expectáveis e esses falham tanto como os avançados do benfica.

Falham, mas o per baseado nos resultados do ano anterior também falham já que, como sabes, a bolsa antecipa o futuro... ou seja, vamos sempre bater na mesma tecla, o importante na bolsa é conseguir prever o que vai acontecer no futuro, seja com recurso à AT, à AF ou qualquer outra ferramenta...

Um abraço

Mas uma coisa é a antecipação dos mercados outra é os resultados liquidos do ano transacto que já estão consolidados e esses já ninguém os pode negar.

Um Abraço.

por artista_ » 15/4/2008 14:23

Um abraço

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por tm1950 » 15/4/2008 10:22

Deepblue Escreveu:De qualquer forma eu referi num comentário anterior que acho que isto já não vai lá com fundamentais. O que interessa é esgotar os vendedores.

Concordo com esta posição.
Hoje não tem havido essa pressão vendedora e a acção está a respirar um pouco, embora o volume seja baixo.
Saudações bolsistas,
CM

Registado: 29/11/2007 13:54

por Deepblue » 15/4/2008 9:40

Em todo o caso eu vejo sempre os per relativos aos resultados já consolidados e nunca em relação aos previsionais. Estes últimos são baseados em resultados expectáveis e esses falham tanto como os avançados do benfica.

De qualquer forma eu referi num comentário anterior que acho que isto já não vai lá com fundamentais. O que interessa é esgotar os vendedores.

Aliás há uma coisa que me faz imensa confusão. Penso que neste momento ninguém estará a shortar na sonae e então para venderem a este preço das duas uma, ou estão a desfarer-se do papel para se reposicionarem noutro(s), perdendo dinheiro porque as compraram mais caras ou as compraram mais baratas há imenso tempo e podiam-nas ter vendido a valores bem mais atractivos.

Mesmo que andem atrás do lucro do tostão não faz sentido existirem tantas vendas a 1,14 (ontem) porque o mínimo de curto foi 1,135 (o que não dá mais valia liquída) e o minímo de médio/longo foi 1,05 no dia 21 de janeiro e nesse dia não se transacionaram no intervalo (1,05 - 1,12) tantas acções que justifiquem uma venda a 1,14 nestas quantidades e durante tanto tempo.

Estarei a pensar bem?

por James Wheat » 14/4/2008 22:44

Um dos grandes problemas deste ano, no qual muita gente se vai 'entalar', é que os PER em geral vão sofrer uma revisão em muitos casos brutal... pelo lado negativo - a chamada 'castanhada' !

Creio não ser esse o caso da Sonae Sgps, dado que quer a aquisição do Carrefour, quer os ultimos desenvolvimentos da Sierra, vão promover um saudável crescimento do bottom-line - isto apesar do forte crescimento dos custos financeiros, fruto do 'credit squeeze' e do aumento dos custos de endividamento.
Ora como a capitalização bolsista está pelas ruas da amargura, creio que o PER neste papel vai aguentar-se... muito bem.

A grande questão para mim é que a Sonae Sgps não pode - melhor, não deve - endividar-se mais; isto se não quiser comprometer a credibilidade do projecto e da própria gestão (é aliás uma promessa que tem em curso em reuniões com investidores).

É nesta mesma perspectiva que a venda das quase 133 milhões de acções a preços elevados (€2,06) foi muito bem jogado - porque liberta fundos para financiar o crescimento/investimento futuro, evitando uma maior alavancagem (note-se que o Carrefour foi todo comprado com recurso a dívida, apesar da operação de venda do papel próprio - este não amortizou nada !).
Ao mesmo tempo ao protelar o ajuste com o Bpi por 3 anos, poderá então disfrutar plenamente dos resultados da aquisição do Carrefour. E com os meios libertos já totalmente visiveis, poderá trazer investidores de volta ao papel, ao mesmo tempo que libertará mais cash para reduzir dívida ou... voltar a recomprar papel próprio (se andar a preços mais baixos).

Faço notar que a Sonae vendeu 133 milhões de papeis a €2.06, tendo ficado sem nenhumas acções próprias... No final dos 3 anos (Nov 2010), se a cotação estiver abaixo (dos €2.06), podem reiniciar a construcção da carteira própria, já que não têm qq compromisso de recomprar as acções que venderam ao Bpi - um pormenor nada desprezável.
Daqui a 3 anos, se as coisas correrem normalmente, a Cia deverá estar em condições de se defender do negócio com o Bpi - porque o concretizou a preços altos, a €2.06, quase no pico da cotação depois de anos de bull-market e ainda sem ter o efeito Carrefour incorporado nas contas (vai alavancar os ganhos no seu principal negócio, o retalho alimentar).

Sigo a acompanhar o papel, aproveitando o mau momento do mercado para comprar a níveis cada vez mais baixos. Ainda não entrei, mas... calma, haja calma. O ano ainda vai uma criança.
Ab+Bn.

PS: a Sierra é uma máquina de fazer massa, com um track record fantástico e possuindo actualmente uma carteira de projectos impressionante ! Será outro grande motor para proteger a Cia da recessão que se adivinha - que pouco afectará a sua área do retalho, dada a posição dominante que detém.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Deepblue » 14/4/2008 22:16

Sendo que o PER convém sempre comparar com empresas do mesmo ramo por forma a podermos realmente ter a percepção se uma acção está apenas cara ou barata em relação ao seu "valor intrínseco" mas também relativamente ao sector, aqui fica a das duas retalhistas do psi:

PER sonae 8,77
PER Jmartins 25,05

por salvadorveiga » 14/4/2008 21:49

artista Escreveu:Nas minhas contas o per da sonae ronda os 9,5 tendo em conta os resultados de 2007... não sei o que se espera para este ano nem para os próximos!

Bons negócios

nao diferimos muitooo lol

Registado: 12/3/2008 22:06

por artista_ » 14/4/2008 18:29

Nas minhas contas o per da sonae ronda os 9,5 tendo em conta os resultados de 2007... não sei o que se espera para este ano nem para os próximos!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por salvadorveiga » 14/4/2008 16:42

viggen Escreveu:Boa tarde, alguém me sabe dizer qual é o actual per da sonae sgps,e já agora o da JM.
Bons negocios

PER Actual 9,8 (calculado por mim) baseado nos lucros anunciados de 280 milhoes mas retirei cerca de 50 milhoes de euros devido a resultados extraoridnários resultantes da venda de titulos o que deu esse valor...

Registado: 12/3/2008 22:06

por viggen » 14/4/2008 14:51

Boa tarde, alguém me sabe dizer qual é o actual per da sonae sgps,e já agora o da JM.
Bons negocios

Registado: 7/4/2008 14:27

por Ulisses Pereira » 14/4/2008 13:06

Leblon, por um lado pedia-te que não escrevesses com letras maiúsculas. Por outro lado, pedia-te que justificasses o porquê dessa tua opinião. É essencial no Caldeirão usarmos argumentos que sustentem as nossas opiniões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Leblon2008 » 14/4/2008 12:58

CAROS FORENSES,

A MIM ME PAREÇE QUE ESTE TITULO VAI BAIXAR AINDA MAIS, PELO MENOS ATÉ DIA 18/04, SE HOUVER BOAS NOTICIAS NA ASSEMBLEI GERAL, AÍ SIM É DE COMPRAR.

BONS NEGOCIOS

Registado: 4/4/2008 1:16

por James Wheat » 14/4/2008 12:33

É de facto impressionante como nem o rumor da Sonaecom - e nem sequer a subida recente desta - produz qualquer efeito... Tal como a proximidade da AG marcada para 21 Abril, que costuma mexer um pouquito com todas as Sonaes... A mim também me parece presa por arames... :shock: !!

Numa empresa com crescimento esperado forte (Carrefour e Sierra), só a alavancagem tb forte no balanço pós-Carrefour parece explicar esta total apatia - é práticamente a única que não teve ressalto, aqui ainda não houve 'bargain-hunters' :-k !

Bem, eu sigo comprador a €1,10 e atento ao ataque - se houver - aos €1,20.
James Wheat
Position Trader

por psousa » 14/4/2008 12:20

Bom, eu a semana passada até vi grande pressão compradora, apesar desta nunca levar a melhor. Mas ai ainda podia concluir que, ou alguém estava a despejar ou andavam a acumular e qualquer uma das 2 podia ser má a curto prazo mas inverter dai a pouco... agora isto hoje está mesmo foleiro. Não tem grande pressão compradora e estou convencido que é hoje que fecha abaixo dos 1.14. Na minha opinião hoje é a data limite da inversão. Se fechar abaixo dos 1.14 vendo amanhã.

Eu sei que o ambiente não é, actualmente, propício a gráficos mas eu utilizei este para decidir a minha tomada de posição.

Abraço
Anexos
grf.gif
grf.gif (21.15 KiB) Visualizado 7222 vezes

Registado: 15/1/2007 11:48

por James Wheat » 14/4/2008 9:08

jm4330 Escreveu: Tem razão, naquilo que diz.No entanto, qual o motivo da fuga dos institucionais?
Não será pela ocultação do negócio, pela falta de transparência.

Os ditos 'institucionais' fugiram de centenas de papeis pelo Mundo fora - não vejo onde o caso da Sonae Sgps seja diferente.

Nâo entendo porque se fala de ocultação do negócio - o mesmo foi publico, por comunicação à CMVM no próprio dia em que foi concretizado.

Quanto à falta de transparência, não tem também grande sustentação... o negócio é discutido e efectuado entre entidades privadas (Sonae e Bpi), as quais lógicamente não anunciam o que andam a tratar ANTES de ter uma conclusão; o segredo é a alma dos negócio.
O único ponto que me parece questionável é o facto de haver "repercursão periódica" da diferença e não ser feita qualquer referência à periodicidade em que tal se fará. Agora se isso é permitido pela regulamentação existente, não há nada a apontar, a não ser - como já referi - alguma originalidade no funcionamento deste mercado.

O negócio é limpo e provávelmente não foi proposto sómente ao Bpi - embora este surja como o grande aliado da Sonae, já que comandou o spin-off da Sn Capital.
Mantenho que sem estar a fazer qualquer favor, o Bpi é o principal aliado do Grupo Sonae na banca em Portugal (antes do Santander, que perdeu peso com a saída do Ceo nacional - não me recordo do nome - que foi para o Abbey/Londres).
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por mpfreitas » 13/4/2008 23:43

Sobre dividendos..ja existe alguma informaçao..

obrigado

Registado: 18/5/2007 22:03

por jm4330 » 13/4/2008 16:07

James Wheat Escreveu:Não está desvendado nada relacionado com a cotação actual da Sgps ! Eu desde logo não entendo porque está tão baixa e por isso vou comprar - quando é a única questão que me coloco.
O que eu creio é ter explicado o 'racional' por detrás de uma única operação - que envolveu 7% do capital da Sgps.
E não vale a pena pensarem que este negócio controlará a cotação do papel nos próximos 3 anos, porque as coisas não funcionam assim !

Este negócio pode ter influenciado a evolução da cotação 'junto' ao momento em que se fez - desde logo creio que foi o caso -, mas não são menos de 7% de acções que controlarão as restantes 93%. Pensar isso é óbviamente algo sem sentido e que como tal poderá fazer os mais incautos perder dinheiro.

Convém também ler bem os docs - por vezes pergunto-me pq me dou ao trabalho de os colocar...!
O Bpi fará "repercurtir periódicamente" a diferença dos €2,06 para a cotação, não se fará a relação de contas no final dos 3 anos, mas em intervalos regulares até esse período máximo.
Como tal a Sonae não vai querer ver a cotação de rastos por tempo indeterminado. Tal como o Belmiro, que controla a Cia, não quererá ver o papel manobrado por quem comprou (mesmo que 'feito' com a Cia) menos de 7% do capital. A juntar a isto há fundos e institucionais: o free-float é de mais de 30%.

Eu de algo estou certo: a Sonae aposta no crescimento da cotação e o Bpi também porque em ambos casos é isso que torna o negócio 'win-win'.
Este papel tem fundamentais excelentes, baseados na recente compra do Carrefour, da expansão no retalho não-alimentar em Espanha e no crescimento fortissimo da Sierra, isto além de movimentos de consolidação na Sonaecom.
O papel caiu como todos os outros e se descontarmos o spin-off da Sn Capital, até caiu menos do que as primeiras impressões podem fazer crer.

Termino: aqui não há apostas seguras ou lineares. Investir na Sonae Sgps é igual a qq outro papel: sem garantias de qq cotação futura, seja pela negativa, seja pela positiva.

Bom fim-de-semana - acabei o trabalho de casa.

Tem razão, naquilo que diz.No entanto, qual o motivo da fuga dos institucionais?
Não será pela ocultação do negócio, pela falta de transparência.

Registado: 31/12/2007 18:58

por jm4330 » 13/4/2008 16:03

cmcf_CALD Escreveu:jm4330,
só uma pequena dúvida,não serão os touros em vez de ursos?

Peço desculpa, enganei-me, queria dizer touros.

por James Wheat » 13/4/2008 15:38

Não está desvendado nada relacionado com a cotação actual da Sgps ! Eu desde logo não entendo porque está tão baixa e por isso vou comprar - quando é a única questão que me coloco.
O que eu creio é ter explicado o 'racional' por detrás de uma única operação - que envolveu 7% do capital da Sgps.
E não vale a pena pensarem que este negócio controlará a cotação do papel nos próximos 3 anos, porque as coisas não funcionam assim !

Este negócio pode ter influenciado a evolução da cotação 'junto' ao momento em que se fez - desde logo creio que foi o caso -, mas não são menos de 7% de acções que controlarão as restantes 93%. Pensar isso é óbviamente algo sem sentido e que como tal poderá fazer os mais incautos perder dinheiro.

Convém também ler bem os docs - por vezes pergunto-me pq me dou ao trabalho de os colocar...!
O Bpi fará "repercurtir periódicamente" a diferença dos €2,06 para a cotação, não se fará a relação de contas no final dos 3 anos, mas em intervalos regulares até esse período máximo.
Como tal a Sonae não vai querer ver a cotação de rastos por tempo indeterminado. Tal como o Belmiro, que controla a Cia, não quererá ver o papel manobrado por quem comprou (mesmo que 'feito' com a Cia) menos de 7% do capital. A juntar a isto há fundos e institucionais: o free-float é de mais de 30%.

Eu de algo estou certo: a Sonae aposta no crescimento da cotação e o Bpi também porque em ambos casos é isso que torna o negócio 'win-win'.
Este papel tem fundamentais excelentes, baseados na recente compra do Carrefour, da expansão no retalho não-alimentar em Espanha e no crescimento fortissimo da Sierra, isto além de movimentos de consolidação na Sonaecom.
O papel caiu como todos os outros e se descontarmos o spin-off da Sn Capital, até caiu menos do que as primeiras impressões podem fazer crer.

Termino: aqui não há apostas seguras ou lineares. Investir na Sonae Sgps é igual a qq outro papel: sem garantias de qq cotação futura, seja pela negativa, seja pela positiva.

Bom fim-de-semana - acabei o trabalho de casa.
James Wheat
Position Trader

por cmcf_CALD » 13/4/2008 14:18

jm4330,
só uma pequena dúvida,não serão os touros em vez de ursos?

Registado: 7/10/2007 15:17

por jm4330 » 13/4/2008 14:12

Em conclusão

A SonaeSGPS, vai valorizar nos próximos 3 anos 90%, o que falta saber, é quando e como. Está desvendado o preço actual da acção e a fuga dos grandes institucionais. A curto prazo não vejo grandes valorizações nesta acção, mas no 2 semestre de 2009, aí sim, vamos começar a ver os URSOS a tomarem conta desta acção, e é nesta ocasião, que "nós pequenos" investidores, devemos começar a comprar, acumular, etc.
Esta é a minha opinião.

Viva o SLB, que bem precisa

por James Wheat » 13/4/2008 13:29

artista Escreveu:Desta história, que nem conhecia até há dois ou três dias, só ainda não percebi qual é o interesse do BPI na operação? não me digam que foi para ajudar a sonae a encaixar capital?!

Bom fim de semana

Artista,

Para o Bpi a operação é redondinha - o lucro é evidente e o risco é zero ! A questão coloca-se para a Sonae, no fim dos 3 anos.

Vejamos: o Bpi...
1. desembolsou 132,8 milhões x €2,06, ficando com esse enorme número de acções, mas entretanto...
2. encaixou desde então direitos sobre Sn Capital e transformou-os em acções e...
3. vai encaixar dividendos de 2007 (e 2008 e 2009, se houverem).
Tudo ganhos e além disso...
4. tem garantido que a Sonae lhe repõe a diferença para os €2,06 no final dos 3 anos, no caso do papel Sps que lhe comprou se desvalorizar. Risco ? Zero !
5. se as acções se valorizarem acima de €2,06 tem que devolver a diferença à Sonae, mas... fica na posse de muito papel valorizado, que pode então vender (parte) para pagar esse diferença (valorização acima de €2,06).

Agora vejamos os pós-e-contras para a Sonae - a única que para mim está exposta ao risco da operação:
1. comprou o Carrefour por €675 milhões. Necessitava de se financiar. Recorreu totalmente a dívida (vejam as contas). Refiro isto só para terem noção dos números.
2. entretando tinha 132,8 milhões de acções próprias. A cotação em bolsa estava altissima, acima de €2,00 - vinda anos antes de €0,50 com SOI dentro e tudo.
3. arranjou quem pagasse €2,06 por cada acção própria que detinha, encaixando €270s (aprox) milhões para manter capacidade de investimento futuro (já que pedir mais divida no balanço começa a ser complicado).
4. Unico problema: permanece exposta à variação da cotação dessas 132,8 milhões de acções, indexadas ao valor de... €2,06 !
5. A Sonae diz que "quis permanecer exposta à evolução futura da cotação" por considerar "ser do seu interesse". Aqui é que creio que está 'o gato com rabo de fora': o Bpi é que JAMAIS compraria o papel sem ter essa garantia.

Para mim a Sonae não teve alternativa e corre com o risco total da operação. Transformou acções próprias em cash a preços elevados - bom - e aposta na recuperação do valor da acção no prazo de 3 anos - aposta de risco; e tudo o que fôr acima de €2,06 ainda ganha.

O Bpi encaixou SnCapital - bom - e dividendos (bom: 07-08-09) e poderá ainda - hip tb positiva - sacar mais-valias se as acções forem para cima de €2,06 (já que ficou dono das mesmas, tendo pago €2,06).

É esta a minha visão do 'conundrum'. Ab+Bn.

JW
James Wheat
Position Trader

por GONZO » 13/4/2008 10:56

Deepblue Escreveu:Sinceramente não acredito que seja o BPI a puxar ou empurrar a sonae. Teria de se saber, e entre empresas cooperantes e deste calibre não poderia haver este tipo de "entalanços".

Atenção que eu nunca disse que era o BPI que estava a puxar a sonae para baixo. Aliás, até frisei que não me parecia possível ao BPI recuperar a totalidade do dinheiro investido com entradas curtas, na medida em que o volume diário da Sonae não permite concluir essa hipótese. A alavancagem necessária implicaria várias centenas de milhões de acções acompanhadas de entradas curtas (despejos).
A hipótese que deixei em aberto, trata-se disso mesmo: de uma mera hipotese que, pelo menos, em termos teóricos, não me parece ser de afastar. Já quanto a entalanços de outros institucionais, e caso os mesmos soubessem ou previssem que pudesse acontecer um movimento semelhante ao que estamos a assistir, certamente que também teriam (terão) feito cobertura de risco com entradas curtas na acção. E nós, pequenos investidores comparando com esses institucionais, como somos sempre os últimos a saber o que se passa, quase sempre ficamos prejudicados com isto. Quanto a isto, deixo uma pergunta: haverá algum caldeireiro que esteja curto na sonae desde a zona dos 2 euros? Uma resposta afirmativa a esta questão deixar-me-ia bastante surpreendido.

Registado: 24/8/2005 22:33

por Deepblue » 13/4/2008 0:06

Sinceramente não acredito que seja o BPI a puxar ou empurrar a sonae. Teria de se saber, e entre empresas cooperantes e deste calibre não poderia haver este tipo de "entalanços".

Seja o que for, não dura para sempre. É o mercado a dizer de sua palavra. O que nós temos de fazer caso acreditemos que o título vai arrancar é comprar.

De qualquer forma e tendo em conta o fecho dos states na sexta, penso que segunda vai ser mais um dia para compras.

Importante vai ser sem dúvida ver se a sonae em dia de queda (supostamente) consegue aguentar o suporte.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Ferreiratrade, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP e 242 visitantes