Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As acções do BCP não saem a 1.20 euros!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/4/2008 17:47

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aproveito e actualizo:

> Para quem vai exercer os direitos que recebeu por deter acções BCP, as acções saem a 1.90 euros.

> Para quem comprou direitos ao preço do fecho de sexta (0.18), as acções saem a 1.80 euros.

Para outros valores de compra dos direitos é favor fazer a conta conforme a formula:

CUSTO REAL DAS ACÇÕES = 3.33 x CUSTO DIREITOS + 1.20 euros

Já agora, para quem ninguém fique baralhado!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por CerealKiler » 21/4/2008 16:43

pvg80713 Escreveu:cereal,
rateio vai haver !
pode ser de uma acção ou um pouco mais (alguns milhoes), mas na minha opinião nada de relevante.
cumprimentos

ao menos meia dúzia.. :mrgreen: gracias.

Registado: 1/4/2008 17:29

por pvg80713 » 21/4/2008 15:21

cereal,
rateio vai haver !
pode ser de uma acção ou um pouco mais (alguns milhoes), mas na minha opinião nada de relevante.
cumprimentos

Registado: 19/4/2005 11:11

por CerealKiler » 21/4/2008 15:01

E já se sabe se vai haver rateio, ou foram todas subscritas pelos detentores de direitos ?

Registado: 1/4/2008 17:29

por Ulisses Pereira » 21/4/2008 12:26

Manequim, tal como já dissemos enésimas vezes nos vários tópicos sobre o BCP, o único ajuste "automático" que deveria (e foi) ter sido feito nas acções do BCP foi no primeiro dia em que as acções já não davam direito a ir ao aumento de capital.

Depois disso, o mercado seguiu o seu rumo normal.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por VBFonseca » 21/4/2008 12:24

Aliás, devia era corrigir esses 0,18 para cima!

Registado: 21/4/2008 3:08

por pvg80713 » 21/4/2008 9:07

nesse dia o BCP vai ter mais de 4 bilioes de acções em circulação. ter havido algumas pessoas que conseguiram comprar direitos a .18 que dá um valor teórico de 1,8... não vai ter peso absolutamente nenhum. esquece.
os direitos acabaram... aliás para mim até o AC já está acabado em termos do que pode afectar a cotação.

cumprimentos a todos

por Manequim » 21/4/2008 9:00

pvg80713 Escreveu:manequim,
podias tu explicar de onde foste buscar essa ideia ?
para mim não tem qualquer fundamento.
as acções abrirão à cotação do dia anterior, são acções iguais ás outras.
cumprimentos

OK.

A minha ideia advêm daqueles que exerceram os direitos que tiveram a sua última cotação estipulada em 0,18 EUR e que gastarm no total, para aquisiçao das acções, 1,80 EUR.

Pode existir uma tendência para venda de acções a um preço mais baixo porque o custo de aquisição pode também ter sido mais baixo.

Secalhar estou a pensar mal, até porque houve quem comprasse os direitos a valores mais altos, mas tenho esta dúvida.

Obrgado
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por pvg80713 » 21/4/2008 8:54

manequim,
podias tu explicar de onde foste buscar essa ideia ?
para mim não tem qualquer fundamento.
as acções abrirão à cotação do dia anterior, são acções iguais ás outras.
cumprimentos

por Manequim » 21/4/2008 8:51

pvg80713 Escreveu:
Manequim Escreveu:Expliquem-me só uma coisa: tecnicamnete, quando as "novas acções" entrarem em mercado, a cotação não deveria corrigir para aproximadamnete 1,80?

não.

Agradeço a resposta, mas podias fundamentá-la? Só para eu tentar perceber. Obrigado
Recuperar

por pvg80713 » 21/4/2008 8:47

Manequim Escreveu:Expliquem-me só uma coisa: tecnicamnete, quando as "novas acções" entrarem em mercado, a cotação não deveria corrigir para aproximadamnete 1,80?

não.

por Manequim » 21/4/2008 8:35

Expliquem-me só uma coisa: tecnicamnete, quando as "novas acções" entrarem em mercado, a cotação não deveria corrigir para aproximadamnete 1,80?
Recuperar

por VBFonseca » 21/4/2008 4:09

A comunicação social também ajudou a "vender" a ideia de que as acções do AC iriam para o mercado com 45% de "desconto"... esta palavra enganou muita gente...enfim

Bons negócios

Registado: 21/4/2008 3:08

por MarcoAntonio » 21/4/2008 1:18

Já agora, aproveito e actualizo:

> Para quem vai exercer os direitos que recebeu por deter acções BCP, as acções saem a 1.90 euros.

> Para quem comprou direitos ao preço do fecho de sexta (0.18), as acções saem a 1.80 euros.

Para outros valores de compra dos direitos é favor fazer a conta conforme a formula:

CUSTO REAL DAS ACÇÕES = 3.33 x CUSTO DIREITOS + 1.20 euros
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 21/4/2008 1:15

Para recordar!
Imagem

Administrador Fórum

por Lats » 13/4/2008 23:04

Até quando se pode exercer os direitos?

Registado: 15/10/2006 12:28

por MarcoAntonio » 13/4/2008 17:16

Sim, é isso. Na prática por exemplo no exemplo que dei só daria para comprar 299 acções novas em vez de 300. À medida que o numero de direitos sobe essa diferença torna-se cada vez mais irrelevante...

Eu como disse logo no início arredondei os valores por uma questão de simplificação.

-------------------

PedroPadinha, baixar o preço médio não é uma vantagem.

Se o BCP continuar a cair, passas a perder mais. Se o BCP subir passas a recuperar mais depressa. Não há vantagem nenhuma em baixar o preço médio, tudo depende do que acontecerá a seguir.

A estratégia de baixar o preço médio tanto dá para se recuperar o que perdeu como para se enterrar ainda mais e contrário de resto a regra de "cortar as perdas".

Eu volto a dizer que quem está a perder não precisa de recuperar no BCP. No mercado existem muitos títulos e diversas oportunidades. Os investidores quando abarcam a estratégia de baixar o preço médio, fazem-no normalmente porque: estão "agarrados" a um título; estão "fixados" na ideia de recuperar o que se perdeu, corrigir o passado; querem recuperar o dinheiro no mesmo título onde o perderam.

Não é uma estratégia racional.

É como um tipo que aposta num cavalo, o cavalo mostra-se fraco e perde a corrida e vai a seguir e aposta o dobro no mesmo cavalo porque quer recuperar o dinheiro no mesmo cavalo que o fez perder dinheiro.

Isto é a estratégia de baixar o preço médio porque baixar o preço é médio não é mais do que reforçar a posição nesse título, não se baixa nada... as antigas foram compradas ao mesmo preço de sempre e não se muda o passado. O preço médio baixa apenas porque agora se detêm mais acções, fez-se uma nova aposta, fez-se novo investimento. Se o título continuar a perder, passa-se a perder ainda mais dinheiro do que se estava a perder até aí...

Claro que se o título subir, recuperam.

Mas aconteceria o mesmo se apostassem o mesmíssimo dinheiro na Brisa e ela subisse.

Não precisa de ser no BCP...
Imagem

Administrador Fórum

por tiagopt2 » 13/4/2008 14:30

mvc2008 Escreveu:Mais alguns cálculos para ficar tudo claro:

Factor de Subscrição desta Operação = Nº Acções Novas BCP / Nº Acções Antigas BCP

Factor de Subscrição = 1.083.270.433 / 3.611.329.567 = 0.29996443

Vejam os direitos como embriões para as acções novas. Para se transformarem em acções novas, teremos de aplicar o Factor acima ao nº direitos em carteira (equivalente ao nº acções detidas quando o aumento de capital começou).

Se quisermos ver as coisas pelo lado dos direitos, precisamos então de saber quantos direitos equivalem a 1 acção nova.

Para isso, calculamos o Inverso do Factor de subscrição, de acordo com a seguinte fórmula:

1/Factor de Subscrição = 1 / 0.29996443 = 3.33372855.

Acontece que a negociação de direitos em quantidade é por números inteiros, pelo que efectivamente quem quiser uma acção nova terá de comprar 4 direitos e não 3.33.

Naturalmente, o factor aqui não é de todo favorável ao accionista que reforça posições pela aquisição de direitos (para o ser, o factor deveria ser um número inteiro e efectivamente não o é), pois o arredondamento vai tornar-lhe o preço final mais caro em 0.667 direitos.

Mvc

Caro MVC, esse cálculo não está certo. Se só quisesse exercer 4 direitos, isso seria realmente assim. Mas ninguém vai a um aumento de capital para exercer 4 direitos. Pela sua fórmula, se quisesse comprar 100 acções, teria de adquirir 400 direitos. Isso não é de todo verdade. Se quisesse comprar essas 100 acções só necessitaria de 334 direitos. No fundo, só necessita de um direito para fazer o acerto final.

Em relação ao que o Marco e A SCPNuno disseram, gostava apenas de deixar uma opinião pessoal. Estou um pouco surpreendido com toda esta adesão aos direitos, pensei que muito menos pessoas iriam aderir ao AC. Primeiro, porque é bastante penalizador para os antigos accionistas, depois porque sou dos que defende que a crise do subprime ainda não atingiu o auge, logo as financeiras (na minha modesta opinião) ainda terão mais espaço para cair.

Espero ter ajudado. Abraço e BN

P.S.: Não verifiquei a fórmula, mas presumo que o valor de 3,33 esteja correcto.

Registado: 24/11/2007 23:02

por Pollito » 13/4/2008 14:05

PedroPadinha Escreveu:acreditar no bcp, será uma boa opção exercer os direitos.

essa é a 'chave', a base do investimento.Por muitas continhas que se façam não há 'borlas' (como aliás já foi demonstrado pelo Marco)
é bom negócio para quem acredita como eu.Para quem perspectiva uma boa evolução do banco baseado na sua nova estratégia e administração e que essa evolução se traduza numa valorização da cotação ao longo do tempo.
Se eu acredito que 3 euros é o preço justo para o BCP, ESTE BCP, claro que acho que faço bom negócio.Não só vou exercer o que já tenho como em princípio irei reforçar direitos.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por PedroPadinha » 13/4/2008 12:28

Só uma questão marco, percebi bem o teu topico do bcp e estou completamente esclarecido.

No entanto, ganhamos "algo", baixamos o preço medio certo ? (obviamente continuo a perder quanto estava a perder, mas baixo bastante o preço medio)

Se, e é o caso, acreditar no bcp, será uma boa opção exercer os direitos.

Cumprimentos! e bom resto de fim de semana

Registado: 23/3/2007 11:50

por enologo » 13/4/2008 12:03

engano...
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por mvc2008 » 13/4/2008 11:10

Mais alguns cálculos para ficar tudo claro:

Factor de Subscrição desta Operação = Nº Acções Novas BCP / Nº Acções Antigas BCP

Factor de Subscrição = 1.083.270.433 / 3.611.329.567 = 0.29996443

Vejam os direitos como embriões para as acções novas. Para se transformarem em acções novas, teremos de aplicar o Factor acima ao nº direitos em carteira (equivalente ao nº acções detidas quando o aumento de capital começou).

Se quisermos ver as coisas pelo lado dos direitos, precisamos então de saber quantos direitos equivalem a 1 acção nova.

Para isso, calculamos o Inverso do Factor de subscrição, de acordo com a seguinte fórmula:

1/Factor de Subscrição = 1 / 0.29996443 = 3.33372855.

Acontece que a negociação de direitos em quantidade é por números inteiros, pelo que efectivamente quem quiser uma acção nova terá de comprar 4 direitos e não 3.33.

Naturalmente, o factor aqui não é de todo favorável ao accionista que reforça posições pela aquisição de direitos (para o ser, o factor deveria ser um número inteiro e efectivamente não o é), pois o arredondamento vai tornar-lhe o preço final mais caro em 0.667 direitos.

Mvc

Registado: 13/4/2008 10:45

por mvc2008 » 13/4/2008 10:58

Realmente, que grande confusão que anda por aí.

O problema aqui não é para os accionistas que tinham acções em carteira. Para esses, efectivamente, o preço final das acções é:

Nº Direitos Necessários para deter 1 acção nova x Valor do Direito + 1 acção nova.

O problema é mesmo aqueles que compram mais direitos, pois o factor para cálculo do nº de Direitos necessários para deter 1 acção nova (1/Factor) não é um número inteiro.

Como esse valor dá 3.33 e não é possível comprar 3.33 direitos no mercado (apenas 4), o accionista que compra direitos está sempre a ser prejudicado no preço final se comprar acções novas via direitos.

Senão vejamos:

Preço Final = 4 direitos (e não 3.33) x 0.25 + 1.20 = Acções novas a 2.20

Pelo factor não ser inteiro, é sempre melhor ao accionista reforçar a sua posição via acções antigas e não via direitos.

Corrijam-me se estou errado, mas sinceramente acho q não.

Mvc

Registado: 13/4/2008 10:45

por MarcoAntonio » 13/4/2008 5:13

De qq das formas aqui fica um exemplo neste tópico. Vou arredondar todos os valores e ignorar comissões/despesas.

Um investidor detinha 1.000 acções do BCP adquiridas a 2.80 em Setembro/2007 (total investido = 2800 euros).

Vamos considerar que o investidor vai exercer os direitos e comprar acções do Aumento de Capital a 1.20 euros.

:arrow: Na sexta-feira dia 4, detinha:

1.000 acções BCP a 2.12 euros (total=2120euros)

Perda = 680 euros.

:arrow: Na segunda-feira dia 7, na abertura detinha:

1.000 acções BCP a 1.91 euros (total=1910euros)
+
1000 direitos a 0.21 euros (total=210euros)

Perda = 680 euros.

A partir daqui, "recupera" com o BCP acima de 1.91 e "perde mais" com o BCP abaixo de 1.91 euros. Entretanto o BCP subiu para 2.03 euros...

Mas para ficar mais claro e porque um título nestas circunstâncias tanto pode subir como descer, vamos considerar que aquando do exercício dos direitos, o BCP está a 1.91 euros.

Então, o investidor passará a deter:

1.000 acções "antigas"
+
300 acções do aumento de capital

Para exercer terá de pagar 1.20x300 = 360 euros.

Assim, o total que investiu até agora no BCP é

2800 + 360 = 3160 euros.

:arrow: Com o BCP a 1.91 e 1300 acções em carteira:

1300 x 1.91 = 2483 euros

Ou seja, está a perder 677 euros.

Sempre os mesmos 680 euros.

Não ganhou nada por ter comprado acções a 1.20 euros.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/4/2008 4:15

Já tem exemplos concretos aqui neste tópico:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 4&start=50

Os últimos posts são um caso de um investidor que detinha 2500 acções e teve direito a 2500 direitos (e que entretanto comprou mais 4500).

Para quem tinha acções antigas e recebeu direitos, se os exercer as acções saiem-lhe a 1.90 euros (os direitos "custaram" 21 centimos a quem tinha acções BCP).

Neste momento, como o BCP entretanto subiu um pouco, eles estão mais caros. Na prática, mais centimo menos centimo, as acções "novas" saiem sempre ao preço a que estão as antigas no momento em que se adquiriu os direitos (quem já tinha acções BCP adquiriu os direitos na segunda de manhazinha e pagou por eles). Não pagou em dinheiro, pagou "nas acções" que automaticamente desvalorizaram...
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1, tami e 188 visitantes