Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Entendido

por Zroof » 13/4/2008 19:50

Obrigado!
Agora é evidente e transparente.

Registado: 30/1/2008 1:50

por MarcoAntonio » 13/4/2008 19:38

Só uma coisa, não deves comparar os 2.29 com os preços futuros do BCP.

Quando optas por vender tudo (com vista a recomprar) tens essencialmente duas alternativas: recomprar a mesma quantidade de acções ou recomprar o mesmo capital.

Fora as variações do BCP (para as quais deves só considerar as variações em relação aos actuais 0.26/2.03) temos que:

> Recomprar a mesma quantidade é equivalente a vender já os direitos e manter as acções.

> Recomprar o mesmo capital é equivalente a venderes os direitos e com o dinheiro da venda comprar as acções correspondentes.

Como ambas as opções prossupõe vender os direitos, comparando com a tua alternativa só há uma variável, vender ou não todas as acções do BCP também.

Logo, só tem vantagem fazer o que sugeres se achares que o BCP vai cair dos 2.03 (é com este valor que tens de comparar).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Estratégia

por Zroof » 13/4/2008 19:14

Estava indeciso do local apropriado para colocar este "post", visto os Tópicos do BCP directos e indirectos já serem, pelo menos três.
Bom, aqui parece tudo mais calmo e esclarecido
Suponho que ainda ninguém propôs como estratégia para quem está investido no BCP, algo de muito simples que é vender tudo, acções e direitos!
Como cada acção tem um direito associado, considerando as cotações de fecho de Sexta -feira:

Direito+acção = 0,26+2,03 = 2,29

Estou investido e a este preço tenho um pequeno lucro. Talvez vendesse mesmo com um pequeno prejuízo, por achar que depois do AC as acções não vão rapidamente a este preço. Aí, compro mais abaixo sem ter de fazer algo que não gosto, que é acumular para baixar o preço médio, parece-me uma espiral perigosa, rumo a um buraco negro...
Agora tudo depende dos próximos dias.
Amanhã penso que com os problemas nos US ainda mal digeridos por causa da GE, os tais 2,29 são capazes de não se aguentar, por outro lado a "animação" em torno dos direitos tem sido mais ou menos imune ao vermelho dos outros mercados, o que me faz pensar que vamos ter surpresas no alinhamento accionista depois do AC.
Nos últimos dias, neste caso 17 e 18, segundo “bebi” no Caldeirão os direitos costumam descer, (estou curioso para confirmar), portanto entre Terça e Quarta ou vendo tudo ou então uso os direitos e vou ao AC.
Se algum dos Amigos encontrar buracos no raciocínio, podem “malhar”…

Aproveito para salientar a forma altruísta e desinteressada como os Administradores do Forum, se tem esforçado por esclarecer a mecânica da operação do AC do BCP!
Notou - se a preocupação genuína de evitar que participantes menos esclarecidos fizessem "disparates".Como se fossem amigos reais de longa data.

Registado: 30/1/2008 1:50

por Pollito » 12/4/2008 22:06

lecosilva Escreveu:Para um leigo na materia... :mrgreen:

Tenho umas acçoeszitas do bcp e recebi os respectivos direitos...

O que aconselham a fazer a esses direitos?? Guardar, vender ou trocar por acçoes do bcp?

Espero que digam qq coisinha!
BN

Guardar não porque expiram a 18
Trocar não porque não se troca, exerces os direitos

Não te aconselho mas digo-te o que vou fazer com os meus: EXERCER e em princípio comprar mais.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

BCP

por jarc » 12/4/2008 21:54

Enquanto for possível negociar os direitos o bcp deve seguir o caminho. A partir de dia 6 de Maio é que é preciso ter cuidado pois quem comprou barato, se puder despachar com forte ganho, não irá hesitar.

Registado: 23/7/2003 16:05

por lecosilva » 12/4/2008 20:57

Para um leigo na materia... :mrgreen:

Tenho umas acçoeszitas do bcp e recebi os respectivos direitos...

O que aconselham a fazer a esses direitos?? Guardar, vender ou trocar por acçoes do bcp?

Espero que digam qq coisinha!
BN

Registado: 29/11/2007 9:39

por MERCW123 » 12/4/2008 15:13

pvg80713 escreveu:

penso que o pump a que assistimos no ultimos dias em BCP, vai dificilmente ser ainda afectado por qualquer noticia americana, até ao fecho dos direitos dia 18... portanto vou para já esquecer direitos... e ainda assim esperar para comprar BCP até à liquidação dos valores das novas acções...

senão.... segue.. segue... AC do BPI vem a seguir.

Eu também penso que o bcp ainda irá subir um pouco ate dia 18, mas também vou entrar no bcp, mas so aposo dia 06Maio, lá para o dia 10 ou coisa parecida, quando tudo estiver mais estabilizado.

Registado: 5/4/2008 15:33

por pvg80713 » 12/4/2008 15:07

penso que o pump a que assistimos no ultimos dias em BCP, vai dificilmente ser ainda afectado por qualquer noticia americana, até ao fecho dos direitos dia 18... portanto vou para já esquecer direitos... e ainda assim esperar para comprar BCP até à liquidação dos valores das novas acções...

senão.... segue.. segue... AC do BPI vem a seguir.

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 12/4/2008 15:04

Banks set to stumble again
Wall Street expects ugly first-quarter results from Citigroup and Merrill Lynch. And the worst may not be over for financials just yet.

a cnn money está a noticiar isto...

por Elias » 11/4/2008 18:22

nunofaustino Escreveu:elias, deves multiplicar pelo valor que o Fibo indicou acho que uma ou duas páginas anteriores (e que é bastante perto de 0.9).

Obrigado Nuno.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 11/4/2008 18:10

Aqui fica um update aos comentários que tinha aqui deixado relativamente ao BCP.

O BCP já "gastou" uma boa parte do potencial de recuperação, tendo o fecho de hoje correspondido a um novo máximo relativo (o gráfico anexo ainda não está corrigido mas coloquei a projecção do fecho de hoje em relação aos valores antigos). Por outro lado, estamos sensivelmente pelos valores da projecção do duplo/triplo fundo.

Tecnicamente ainda tem algum espaço para subida (cerca de 10%) até encontrar resistências de relevo .

Fica o gráfico em anexo...
Anexos
bcp-act.PNG
bcp-act.PNG (55.72 KiB) Visualizado 6526 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunofaustino » 11/4/2008 16:27

elias, deves multiplicar pelo valor que o Fibo indicou acho que uma ou duas páginas anteriores (e que é bastante perto de 0.9).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Elias » 11/4/2008 16:00

Nyk Escreveu:Acções do BCP sofrem ajuste técnico de 10% na segunda-feira
As acções do Banco Comercial Português negociaram hoje pela última vez com direito a participarem no aumento de capital, pelo que na segunda-feira os títulos vão sofrer um ajuste técnico. O preço teórico da próxima sessão é de 1,91 euros, 10% abaixo do fecho de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

As acções do Banco Comercial Português negociaram hoje pela última vez com direito a participarem no aumento de capital, pelo que na segunda-feira os títulos vão sofrer um ajuste técnico. O preço teórico da próxima sessão é de 1,91 euros, 10% abaixo do fecho de hoje.

Como as acções adquiridas a partir de segunda-feira já não dão direito a participar no aumento de capital, o seu preço será inferior ao do fecho de hoje. O preço teórico, tendo em conta o fecho de hoje e as condições do aumento de capital, é de 1,9077 euros.

Contudo, será o mercado a determinar o preço do BCP na segunda-feira, sendo que a variação no fecho da próxima sessão será contra 1,91 euros e não os 2,12 euros do fecho de hoje.

Os accionistas do BCP vão ver o valor das acções baixar, mas verão creditados nas suas contas um direito por cada acção detida, que tem actualmente um preço teórico de 0,21 euros. Cada direito poderá subscrever 0,299964435 acções do BCP, cada uma com um preço de 1,20 euros.

Devido a esta operação, a Euronext anunciou o novo divisor para o índice PSI-20, que será de 2.796.621,609753100; tendo em conta o preço ajustado do BCP de 1,90771166905039.

Olá,

Estou a tentar ajustar o meu gráfico do BCP mas fiquei na dúvida se devo subtrair 0,21 (correcção absoluta) ou se devo multiplicar por 0,9 (correcção percentual).

Alguém me sabe esclarecer?

Obrigado desde já.

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por rosario » 11/4/2008 12:00

filipe1970 Escreveu:
rosario Escreveu:Claro que não... :shock:

Isso era o mesmo que ir ao multibanco e querer levantar 7,50€... :mrgreen:

Então pela mesma lógica não deveria existir o tick de 0,005 Euros, como existe actualmente em alguns títulos.

São coisas completamente diferentes.

Registado: 27/9/2007 14:33

por filipe1970 » 11/4/2008 11:26

rosario Escreveu:Claro que não... :shock:

Então pela mesma lógica não deveria existir o tick de 0,005 Euros, como existe actualmente em alguns títulos.

Registado: 29/2/2008 16:48

por rosario » 11/4/2008 11:23

CerealKiler Escreveu:
pvg80713 Escreveu:só agora reparei... 130 milhoes de direitos negociados... é bom !

cereal,
não percebi nada do que quis dizer.
1 nova acção são 3,3 direitos e não 4.
cumprimentos

Dá para comprar 0,3 direito ? ou seja no campo teórico tenho 3 acções e quero compara 0,3 direito para ter direito a + 1 acção...
existem casas décimais para os direitos? não!!!

Claro que não... :shock:

Registado: 27/9/2007 14:33

por CerealKiler » 11/4/2008 11:18

pvg80713 Escreveu:só agora reparei... 130 milhoes de direitos negociados... é bom !

cereal,
não percebi nada do que quis dizer.
1 nova acção são 3,3 direitos e não 4.
cumprimentos

Dá para comprar 0,3 direito ? ou seja no campo teórico tenho 3 acções e quero compara 0,3 direito para ter direito a + 1 acção...
existem casas décimais para os direitos? não!!!

Registado: 1/4/2008 17:29

eu consigo

por Iniciado » 11/4/2008 9:46

Eu consigo
compra 0.245
venda 0.25
Bons negocios

Registado: 22/12/2005 15:42

por scpnuno » 11/4/2008 9:21

Alguém consegue ver os direitos no Big?

Obrigada
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por pvg80713 » 11/4/2008 9:17

uma coisa que me está a fazer confusão é que vejo muitos negócios de 1, 2 ou 3 direitos...

por pvg80713 » 11/4/2008 9:11

uma hora de negociação 26 milhoes de direitos já negociados e ainda a subir... bom sinal, mas assim eu não aproveito para entrar.
cumprimentos

por diogomarinho » 10/4/2008 23:07

isto hoje teve volumes altíssimos, quererá dizer que a cotação da acção irá subir ainda mais? será que estaremos na melhor altura para entrar? nem que seja a longo prazo... mas preferia que descesse um pouco mais para investir...
Não há maior risco do que não assumir risco nenhum.

Registado: 13/1/2008 15:02

por Ulisses Pereira » 10/4/2008 22:51

PTQ, neste caso é uma situação muito difícil de acontecer. O facto do aumento de capital ser feito a um valor tão baixo provavelmente foi para garantir que essa situação não aconteceria, já que isso só poderá acontecer caso até ao último dia de subscrição do aumento de capital, a cotação do BCP estivesse abaixo da cotação do AC.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

BCP

por ptcompaq » 10/4/2008 19:46

Não querendo ser péssimista, mas o que aconteceria se este AC se revelasse um fracasso? Ou seja, se não fosse atingido o capital que era inicialmente suposto?
Isso iria criar uma crise à séria no BCP, certo?
Nem quero imaginar :shock:

Registado: 3/12/2007 13:40

por Nyk » 10/4/2008 18:24

Direitos avançam e levam BCP a ganhar mais de 1,5%
Os direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Portugal (BCP) encerraram a primeira sessão de negociação a valorizar, face ao preço teórico, um sinal de que a operação está a ter procura junto dos investidores, o que suportou a subida das acções do maior banco privado nacional.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

Os direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Portugal (BCP) encerraram a primeira sessão de negociação a valorizar, face ao preço teórico, um sinal de que a operação está a ter procura junto dos investidores, o que suportou a subida das acções do maior banco privado nacional.

Os títulos do banco liderado por Carlos Santos Ferreira encerraram a sessão em alta de 1,57%, a cotar nos 1,955 euros, num dia em que mais de 22,3 milhões de títulos da instituição trocaram de mãos.

Esta cotação atribui aos direitos de subscrição do aumento de capital um valor teórico de 0,23 euros. No entanto, agora que os direitos podem ser negociados em bolsa – hoje foi o primeiro dia – a cotação destes papéis é influenciada pela oferta e pela procura por parte dos detentores desses direitos.

Houve muita negociação. Mais de 134 milhões de direitos foram transaccionados ao longo da sessão, sendo que no fecho os direitos apresentaram uma valorização de 2,27% para 0,225 euros, face ao valor teórico de 0,22 euros, tendo em conta a cotação dos títulos do BCP no fecho de ontem.

A subida das acções colocou o valor teórico dos direitos em 0,23 euros, acima do preço que se verificou no mercado. Ou seja, há uma situação de desequilíbrio no mercado que permite aos investidores fazer arbitragem, ganhando com as diferenças de preços.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bar38, cali010201, Google [Bot], HFCA, iniciado1, Karra, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, SalvaFP, smog63, TTM62, zulu404 e 167 visitantes