Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Direitos BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/4/2008 0:52

Pois, bem... em 2000 houve muita gente a cair nessa "esparrela". É um assunto que já foi aqui debatido muitas vezes.

Mas agora, tens de esquecer isso (aliás, já devias ter esquecido esse assunto há vários anos atrás porque o mal foi feito em 2000 e as grandes consequências fizeram-se sentir entre 2000 e 2002).

Agora sinceramente não interessa para nada e não há como remediar isso.

O que tens de decidir é se queres continuar investido ou não e para tomares essa decisão deves esquecer o passado (a forma como as compraste e o facto de te ter feito perder dinheiro).

Se continuares investido, como sabes, há sempre o risco de perderes mais.

Este tópico serve essencialmente para seguir a questão dos direitos em si. Quanto ao BCP, tens diversas opiniões (incluindo a minha, que embora tenha uns dias continuo a pensar essencialmente o mesmo) no tópico do BCP.

Tens de formar uma opinião e decidir se vais investir no BCP ou não e esquecer que compraste as acções a crédito em 2000. Isso é passado, não tens como remediar isso...

Planeia os investimentos e pensa no futuro, que não tem necessariamente que passar pelo BCP.

Repara bem, imagina que chegas à conclusão que a empresa XPTO está melhor que o BCP?

O que é que deves fazer? Obviamente vender o BCP e comprar acções dessa XPTO. Entendes? Não faz sentido nenhum estares agarrado ao BCP por causa da forma como entraste nessas acções...

Desculpa lá o sermão.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pink Vaider » 11/4/2008 0:39

Thanks
A minha pergunta deve ter parecido idiota, mas como nao percebo nada de bolsa.
So tenho essas acções porque me "convenceram" a fazer um emprestimo para as comprar. Como ainda estou a pagar o emprestimo, custa-me ver o capital investido desvalorizar a cada dia que passa.

Riscos que a ingenuidade por vezes esconde.
Mais uma vez obrigada

Registado: 11/4/2008 0:06

por MarcoAntonio » 11/4/2008 0:30

Trata-se de uma posição relativamente pequena que não justifica grandes malabirismos. Mas lê este tópico todo porque ele já responde à tua questão.

O que tens de decidir é se queres continuar investido no BCP no mesmo montante, com mais ou com menos. Para te responder iria repetir de forma praticamente integral as respostas que dei a MrMatas.

Quanto à questão de estares a perder e não quereres perder mais, é relativamente irrelevante (ninguém quer perder e se não queres mesmo mesmo perderes mais, a solução é simples.... vender tudo, acções, direitos, tudo). Assim não perdes mais...

Enquanto estiveres investido, tanto podes ganhar como perder. É a natureza dos mercados e não há como dar volta a isso. Estar investido implica risco.

Se o BCP não te interessa particularmente, vende os direitos e ponto final (manténs uma posição próxima da anterior). Se fazes questão de manter a posição conforme tinhas, vendes os direitos e pegas no montante correspondente e compras acções (dá próximo de 500 acções).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Direitos BCP

por Pink Vaider » 11/4/2008 0:19

O que é uma posição pequena ou grande no BCP?
eu tenho 4300 acções e não queria nada perder mais dinheiro no BCP. Já comprei as acções em 2000, a mais do dobro do preço....

Devo ainda assim vender os direitos? São quase 1000eur.

Obrigada

Registado: 11/4/2008 0:06

por MrMatas » 10/4/2008 23:44

Muito obrigada, Marco António.
Fico feliz por me ter feito entender :P ...
Até já vou dormir mais descançada...
Afinal, consigo comunicar em "bolsês"... :lol: ...

Um abraço (e 2 beijinhos!)

Registado: 31/1/2008 23:42

por MarcoAntonio » 10/4/2008 23:28

É assim, a menos que a tua posição seja muito grande, vende os direitos e compra o número de acções que «preencha» o valor que recebeste dessa venda.

Se a posição for muito pequena, vende os direitos pura e simplesmente e não compres nada. Isso resulta numa redução da posição mas se a posição for pequena não justifica estar a gastar comissões para trás e para a frente só para manter a posição exactamente igual.

Só deves ficar com os direitos se pretenderes comprar as acções novas. Isso corresponde a um aumento da posição e tens de ter o dinheiro disponível para comprar as acções correspondentes.

Se a posição for muito grande então podes pensar nalguns marabilismos já descritos mas tem de ser uma posição mesmo muuuuito grande porque a diferença entre comprar acções via direitos ou comprar acções actuais está na casa de 1 centimo ou menos. É uma diferença muito pouco significativa...

Para o pequeno investidor típico são diferenças irrelevantes.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Dúvidas...

por MrMatas » 10/4/2008 23:16

As frases confusas resultam da minha ignorância na matéria... :oops:
Bom... Vamos lá ver se organizo estas ideias.
A ideia é:
1 - manter a posição que tinha anteriormente;
2 - tentar enveredar pela opção mais rentável (vender os direitos ou ficar com eles e ir ao aumento de capital)

(Oh, Marco António... diz-me que agora já percebeste... please, please, please...):wink:

Um abraço,

por MarcoAntonio » 10/4/2008 22:44

MrMatas Escreveu:Muito obrigada pela ajuda, Adam, mas talvez não me tenha explicado devidamente: eu não tenciono comprar direitos. Ou vendo os que tenho ou compro as acções correspondentes.

Um Abraço,
MrMatas

MrMatas, o que pretendes ao certo?

A frase «ou vendo os direitos ou compro as acções» é uma frase um pouco confusa.

Há muitas alternativas, o que vais fazer depende do que pretendes fazer à tua posição em BCP e da forma mais rentável em dado momento (conforme a formula que já apresentei).

Por exemplo, queres aumentar a posição no BCP, então vês o que te sai mais barato: comprar acções ou comprar direitos e ir ao aumento de capital.

Queres reduzir ligeiramente a posição no BCP, então vês o que consegues vender mais alto: vender os direitos ou vender algumas acções.

Também podes preferir manter a posição como tinhas antes. Nesse caso vendes uma parte dos direitos e ficas só com alguns por forma a no fim ficares mais ou menos com o mesmo capital investido no BCP que tinhas antes de todo este processo. Que é uma solução intermédia...

Isto diz tudo respeito às soluções que tens quanto a uma posição no BCP.

Porque depois há ainda quem negoceie direitos apenas para especular (um pouco como quem compra warrants) e ainda quem faça arbitragem entre acções e direitos.
Imagem

Administrador Fórum

por MrMatas » 10/4/2008 22:35

AdamSmith Escreveu:Penso que aqui o importante é definires o que é um bom preço para o BCP, se achares que um preço de 1.90 é um excelente negócio então tensq ue comprar direitos, ao seguinte preço:
1.90-1.20=0.70 0.70/3.33=0.21
0.21 seria o teu preço para os direitos.

Abraço

Muito obrigada pela ajuda, Adam, mas talvez não me tenha explicado devidamente: eu não tenciono comprar direitos. Ou vendo os que tenho ou compro as acções correspondentes.

Um Abraço,
MrMatas

por AdamSmith » 10/4/2008 19:33

MrMatas Escreveu:Boa tarde a todos,

Já agora, de acordo com a vossa experiência, o que tem sido mais rentável: vender os direitos ou adquirir as acções?

Um abraço e muito obrigada, desde já, pela vossa disponibilidade.

MrMatas,

As experiências passadas não representam ganhos futuros, no entanto, posso-te informar que quer na Sonae Industria, quer na Sonae Capital a compra de direitos foi bastante vantajosa, a determinado preço, isto é, quam comprou direitos da Sonae capital a 0.16 que correspondia a uma cotação de 1.28, ainda hoje está a ganhar dinheiro. Já quem comprou a 0.21 que corresponde à cotação de 1.68, está a perder, pois hoje fecharam a 1.45.
Penso que aqui o importante é definires o que é um bom preço para o BCP, se achares que um preço de 1.90 é um excelente negócio então tensq ue comprar direitos, ao seguinte preço:
1.90-1.20=0.70 0.70/3.33=0.21
0.21 seria o teu preço para os direitos.

Abraço
Adam Smith

<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>

Registado: 10/1/2008 2:04

Dúvidas...

por MrMatas » 10/4/2008 19:07

Boa tarde a todos,

Por acaso, alguém me poderia explicar, em detalhe (dado a minha inexperiência e limitações...), como se processa a venda de direitos? Estava convencida de que se trataria de um processo mais ao menos linear mas já percebi por "posts" de outro tópicos que envolve alguma "ciência"...
MarcoAntonio Escreveu:Quando se pondera especular com os direitos convém saber bem do que se trata, das condicionantes e dos riscos envolvidos. A experiência aqui é determinante.

Se alguém que está a ver os direitos pela primeira ou segunda vez e acha que encontrou uma oportunidade para fazer uns trocos fáceis e valentes, pense duas vezes ou três primeiro antes de fazer alguma coisa.

Já agora, de acordo com a vossa experiência, o que tem sido mais rentável: vender os direitos ou adquirir as acções?

Um abraço e muito obrigada, desde já, pela vossa disponibilidade.

por rosario » 10/4/2008 18:53

Então sai mais caro comprar direitos que as acções directamente, a menos que os direitos desçam bastante de preço.

Registado: 27/9/2007 14:33

por Fibonacci » 10/4/2008 18:37

rosario,

Isso depende da tua corretora mas em principio há uma comissão.

Vê no preçário deles.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por rosario » 10/4/2008 18:28

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, concretizo com o exemplo dos fechos de hoje.

Direitos a 0.225.
BCP a 1.955.

Então temos: 0.225 * 3.33 + 1.2 = ~1.95

Ou seja, neste momento fica ligeiramente mais barato comprar acções BCP via direitos.

Mas estamos a falar de meio centimo...

No final, para trocar os direitos pelas acções, além dos 1,20€ por cada acção, paga-se alguma comissão de negociação ou é só preciso pagar os 1,20€ ?

por MarcoAntonio » 10/4/2008 17:48

Não sei como mas a primeira formula que coloquei tinha um lapso evidente. De qq das formas, o exemplo que coloquei de seguida está correcto pelo que dava para perceber...
Imagem

Administrador Fórum

por Fipo » 10/4/2008 17:40

Saudações a todos,
este é o meu primeiro post.
Hoje tentei ver se podia negociar direitos via net. Para operações de Bolsa vou pelo Santander. Não vi nada! Será que vi mal?!
Alguém ajuda....?....

Abraço
Um abraço, bons negócios.
Fipo

Registado: 12/2/2008 13:39

por MERCW123 » 10/4/2008 17:40

Muito obrigado pelo esclarecimento Marco Antonio, e pela explicação que me deste. Sou novo neste forum, mas tou a ver que muitas das minhas duvidas iram ser esclarecidas por vós.

Deixo o meu Muito Obrigado

Um abraço

Registado: 5/4/2008 15:33

por MarcoAntonio » 10/4/2008 17:36

Já agora, concretizo com o exemplo dos fechos de hoje.

Direitos a 0.225.
BCP a 1.955.

Então temos: 0.225 * 3.33 + 1.2 = ~1.95

Ou seja, neste momento fica ligeiramente mais barato comprar acções BCP via direitos.

Mas estamos a falar de meio centimo...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/4/2008 17:31

Tens interesse em comprar direitos se "quiseres" ter BCP e se:

3.33 x COTAÇÃO_DIREITOS + 1.20 < COTAÇÃO_BCP

Podes então optar por comprar direitos em detrimento de acções.

Outra situação semelhante é tu já teres BCP e quereres continuar a ter BCP. Se aquilo que indiquei for verdade a dado momento, vendes as acções BCP e compras os direitos correspondentes.

Tens de considerar sempre os custos de negociação e o valor a que vais comprar os direitos e vender as acções.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/4/2008 17:46, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MERCW123 » 10/4/2008 17:24

Mto obrigado, qual a vantagem em comprar direitos agora e não acções???

por Fibonacci » 10/4/2008 17:18

MERCW123 Escreveu:Quem não possui acções no bcp, pode comprar direitos????? onde???? Atraves do banco habitual???

Resposta afirmativa a todas as questões.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por MERCW123 » 10/4/2008 17:14

Quem não possui acções no bcp, pode comprar direitos????? onde???? Atraves do banco habitual???

por rosario » 10/4/2008 16:46

Fechou a 0,225€ com um total de 134.418.523 de direitos negociados.

por lutav » 10/4/2008 9:33

lutav Escreveu:o que está a incomodar, é ter facilmente adicionado os "direitos" ao streamer, mas, nao poder negocia-los (em venda).

um dia com tanto para fazer, e vou ter de ligar para aqueles gajos...

para quem tem direitos no BEST:

devem no "patrimonio integrado", entrar no dossie Accoes, e aí, devem "ver" os direitos!

A partir daí, é suposto conseguirem vender os direitos via site ou via streamer...

beijos e abraços

(oh Senhor homonimo... se nao fosses mais antigo... ias preso pah! :mrgreen: )

Cordiais Cumprimentos, Luis Tavares :lol:

Registado: 22/9/2006 22:36

por LuisTavares » 10/4/2008 9:24

Bom dia,

No Montepio (confesso que não estava à espera...) já consigo negociá-los na net.

Bons Negócios!

Registado: 6/12/2005 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, latbal, macau5m, OCTAMA, peterteam2 e 216 visitantes