O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Caro Druida
É bom saber que estás de volta! Calculo que as férias tenham sido boas e que agora regresses cheio de entusiasmo, mas, por favor, não invertas esta tendência ganhadora dos últimos dias que hoje já está a morrer!
Já não peço que suba no curto prazo até aos 11.400 ou 11.700, basta apenas que se aguente ali nos 11.000 e esse valor se transforme numa zona de suporte... a preparar novos voos e mais altos!
Já agora, obrigado pelo gráfico actualizado do PSI. Torna sempre tudo tão clarividente, até para os leigos...
Lamento muito não poder ir ao almoço. Gostava de ver várias das pessoas por detrás do monitor. Ficará para a próxima.
Uma derradeira pergunta, da tua última afirmação:

É bom saber que estás de volta! Calculo que as férias tenham sido boas e que agora regresses cheio de entusiasmo, mas, por favor, não invertas esta tendência ganhadora dos últimos dias que hoje já está a morrer!

Já não peço que suba no curto prazo até aos 11.400 ou 11.700, basta apenas que se aguente ali nos 11.000 e esse valor se transforme numa zona de suporte... a preparar novos voos e mais altos!

Já agora, obrigado pelo gráfico actualizado do PSI. Torna sempre tudo tão clarividente, até para os leigos...

Lamento muito não poder ir ao almoço. Gostava de ver várias das pessoas por detrás do monitor. Ficará para a próxima.

Uma derradeira pergunta, da tua última afirmação:
pode inferir-se que continuas com o fato dos ursos ou estás neutral?Ulisses Escreveu:Touros, bom trabalho, mas ainda é preciso mais um esforço.

"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"
Poderia eu respeitosamente solicitar um grafico do PSI dos ultimos 5 ou 10 anos, assinalando as ferias do Ulisses e do Jas?
Muito agradecida
(é que vou começar a exigir, tipo empresa, as vossas marcações de ferias até ao inicio de Fevereiro, antes de comprar nem que sejam 2 PAD e 3 VAA...)
Muito agradecida
(é que vou começar a exigir, tipo empresa, as vossas marcações de ferias até ao inicio de Fevereiro, antes de comprar nem que sejam 2 PAD e 3 VAA...)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Boas
Bem vindo Ulisses! Isto sem ti não é a mesma coisa! Não quero com isto dizer que os outros Administradores não deêm conta do recado, nada disso, mas tal como o teu nome indica, dás uma certa mística a este forúm!
Espero que continues com os teus discos pedidos e que o nosso PSI20 continue a subir, apesar de já teres voltado
Agora estou eu a brincar!
Um abraço
Bem vindo Ulisses! Isto sem ti não é a mesma coisa! Não quero com isto dizer que os outros Administradores não deêm conta do recado, nada disso, mas tal como o teu nome indica, dás uma certa mística a este forúm!
Espero que continues com os teus discos pedidos e que o nosso PSI20 continue a subir, apesar de já teres voltado

Agora estou eu a brincar!
Um abraço
- Registado: 25/6/2007 11:05
Será que isto só sobe quando eu cá não estou?
Realmente tinham razão aqueles que diziam que era eu que mandava o mercado abaixo.
Estou a brincar, ok?
Na verdade, teve uma excelente recuperação nos últimos tempos, ganhando quase 11%. Em termos de curto prazo, isto deu um novo fôelgo aos touros, colocando-o no comando da situação. Mas, como sabem, todos os meus olhares vão para a situação de médio e longo prazo, onde a grande batalha se joga na decisiva resistência entre os 11400 e os 11750 pontos. Só quando os touros conseguirem mostrar força suficiente para quebrarem consistentemente essa resistência é que voltarão a assumir o controlo da situação em termos de médio e longo prazo. Só aí poderemos dizer que o "Bull Market" está de volta.
Até que isso aconteça - e apesar dos touros estarem no comando da situação no curto prazo - estas subidas não são mais do que um bom ressalto na tendência de queda dos últimos 9 meses.
Touros, bom trabalho, mas ainda é preciso mais um esforço.
Um abraço,
Ulisses

Estou a brincar, ok?

Na verdade, teve uma excelente recuperação nos últimos tempos, ganhando quase 11%. Em termos de curto prazo, isto deu um novo fôelgo aos touros, colocando-o no comando da situação. Mas, como sabem, todos os meus olhares vão para a situação de médio e longo prazo, onde a grande batalha se joga na decisiva resistência entre os 11400 e os 11750 pontos. Só quando os touros conseguirem mostrar força suficiente para quebrarem consistentemente essa resistência é que voltarão a assumir o controlo da situação em termos de médio e longo prazo. Só aí poderemos dizer que o "Bull Market" está de volta.
Até que isso aconteça - e apesar dos touros estarem no comando da situação no curto prazo - estas subidas não são mais do que um bom ressalto na tendência de queda dos últimos 9 meses.
Touros, bom trabalho, mas ainda é preciso mais um esforço.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (33.46 KiB) Visualizado 5772 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.47 KiB) Visualizado 5719 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.4 KiB) Visualizado 5751 vezes
habanero04 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Mas aquilo que´eu quero realçar é que, num "bear Market", os suportes são muito pouco importantes. O que é verdadeiramente relevante são as resistências. Porque é quando elas começarem a ser quebradas que o mercado pode começar a dar aos investidores sinais de que começará a ser hora de regressarem ao mercado.
Frase muito interessante
Até lá é ver até onde o mercado vai parar...
Olá Amigos,
Gostaria pois de saber, e convosco analisar
uma pequena reflexão...
Temos que parar, e o mercado analisar?
Pois é interessante e ter bem presente
Aquela frase do Ulisses
Numa contexto técnico em mente
Para não cair em aldrabices.
Mas vejamos outra visão:
Onde muitos acreditarão,(Psi20 nos 13700 de novo?)
Ou no actual momento,
mais provável e sem desalento
(Psi20 nos 8000 pontos?)
Como a América estará e o que mais provável é?
Nem me contem outros contos...
As empresas estão de saúde?
Entre suportes e resistencias
eu meto reticências...
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Ulisses Pereira Escreveu:Mas aquilo que´eu quero realçar é que, num "bear Market", os suportes são muito pouco importantes. O que é verdadeiramente relevante são as resistências. Porque é quando elas começarem a ser quebradas que o mercado pode começar a dar aos investidores sinais de que começará a ser hora de regressarem ao mercado.
Frase muito interessante
Até lá é ver até onde o mercado vai parar...

Interessante questão, soso. Apesar do "spinn-off" da Zon, PT e Zon continuam continuam cotadas. Quanto à Sonae, pouco foi o valor dela que se perdeu no "spin-off" e as outras acções têm um peso muito escasso. Com uma excepção: A Galp. Essa sim tem um peso muito forte. Mas os índices sofrem alterações constantes e quando os investidores analisam os índices fazem-no como a representação do mercado como um todo, sem estarem a preocuparem-se com que empresas sairam e entraram.
Mas aquilo que´eu quero realçar é que, num "bear Market", os suportes são muito pouco importantes. O que é verdadeiramente relevante são as resistências. Porque é quando elas começarem a ser quebradas que o mercado pode começar a dar aos investidores sinais de que começará a ser hora de regressarem ao mercado.
Um abraço,
Ulisse
Mas aquilo que´eu quero realçar é que, num "bear Market", os suportes são muito pouco importantes. O que é verdadeiramente relevante são as resistências. Porque é quando elas começarem a ser quebradas que o mercado pode começar a dar aos investidores sinais de que começará a ser hora de regressarem ao mercado.
Um abraço,
Ulisse
Ulisses tenho a seguinte duvida: estamos entre um suporte(9500)e uma resistencia(10300) e a abordagem que queria desenvolver sera:ate que ponto estas linhas são validas,visto que quando foram"feitas" o panorama das cotadas era substancialmente diferente no PSI 20. Passo a explicitar:Galp não estava cotada, bem como a Ren;não tinha existido o Spin-off da PT/zon,nem tão pouco da Sonae;Julgo que a TDU e a SCostanão constavam do Psi20.Assim sendo temos uma alteração de mais de 30% das cotadas.Duvida:ate que ponto os valores referenciados continuam validos apesar de tão grande mudança nos"players"?Obrigado e B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
iurp Escreveu:
Eu acho que eles estão a sair há muito tempo e tudo têm feito para o mercado não se desmoronar de uma só vez. Agora que eles têm mais dificuldade em sair, isso é uma obviedade. Mas também têm mais faciliade em puxar o mercado para cima, para distribuirem a melhor preço.
Mas se eles estão a sair quem é que lhas compra??! não me digas que acreditas que eles estão a vender e os pequenos a comprar??! isso é uma ilusão...
Os pequenos nunca teriam capital para absorver as vendas de 1/10 dos grandes quanto mais de todos...
Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Não falaste daquilo com que eu não concordava mesmo... o facto de não achas que os muito grandes consigam sair!!!´
Eu acho que eles estão a sair há muito tempo e tudo têm feito para o mercado não se desmoronar de uma só vez. Agora que eles têm mais dificuldade em sair, isso é uma obviedade. Mas também têm mais faciliade em puxar o mercado para cima, para distribuirem a melhor preço.
O que eu penso é que anda muita gente no "negócio de ocasião", uns por vício, outros por ganãncia outros...porque lhe apetece. Umas vezes ganhando, outras perdendo, mas como o risco, quanto a mim é demasiado, eu prefiro estar fora e sossegado.
Relativamente ao sentido do mercado, eu formei uma opinião em função da informação a que tenho acesso e acredito que isto vai mesmo para baixo e que a garnde queda se dará após as eleições americanas. mas é só presunção. Tudo que eu digo é presunção enquanto futuro. Como toda a gente que fala do futuro.Porque não há certezas. Essa também é uma...obviedade. Ninguém tem certezas do futuro Portanto, não vale a pena vir dizer eesse tipo de coisas.
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Panizzi Escreveu:Concluo hoje ... que não sei nada..
Esta é aquela que defendo como a primeira grande idéia que quem se mete nisto deve ter consciência... parabéns esta já lá chegaste

Panizzi Escreveu:
Mas olhem , sinceramente , se querem saber a minha humilde opinião e de alguém que é simplesmente "mais um" ... por mais gráficos que usem , por mais termos técnicos que apliquem , por mais que estudem ... isso pouco ou nada vai adiantar.
Percebam que não são os mercados que "mexem" ás vossas custas , mas sim precisamente o contrário.
E o que esses mercados ditarem , está fora do alcance de todo e qualquer cuidado que possam ter.
A única escolha que podem fazer , é mesmo ... estar dentro ... ou fora.
Com isto não concordo, os gráficos a mim têm-me dito coisas muito importantes... no último parágrafo que citei acabas por referir algo de grande importância mas falas nisso como se o não fosse, ou pelo menos é o que me parece...
Já agora os mercados por vezes viram de uma hora para a outra e o que hoje é um dado adquirido amanhã é o contrário... não estou a dizer que acho que os mercados vão inverter agora, estou apenas a chamar a atenção para uma verdade universal mas que muitas vezes parece esquecida, normalmente nas fases demasiado eufóricas ou nas demasido pessimistas!!!
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
iurp Escreveu:Artista,
Se a tendência é de queda , essa tendência tenderá para zero. Como é evidente, os casos de zero são uma raridade e existem apenas em falências.
Uma das coisas que pude aprender aqui no forum, é que, nós, pequenos investidores temos tendência para procurar fundos no mercado, tentando-os adivinhar.
Eu como acredito que a crise de vai prolongar por mais uns tempos (antes se 2010 não estará resolvida, já que penso que uma nova ordem internacional se terá que instalar)também acredito que os mercados vãop continuar a cair.Só que, como sabemos, isto não é sempre a descer ou sempre a subir. Os rebounds existirão sempre e, nesta fase, até costumam ser mais fortes. Só que, como costuma dizer o Ulisses, o prémio é pequeno para a quantidade de risco. E, sendo assim, prefiro assumir-me fora dos mercados e ganhar qualidade de vida, pelo menos com bastante menos stress.
abraço
Acho que não percebeste o que quis dizer... o que não concordo muito contigo é que tens demasiadas certezas que isto vai para um determinado lado, neste caso para baixo, eu apenas digo que a tendência é de queda e ela não deve ser contrariada, mas não sei até quando ela se vai manter... obviamente não devemos procurar fundos, devo ter sido dos que mais tem repetido esta idéia nos últimos tempos!!
Não falaste daquilo com que eu não concordava mesmo... o facto de não achas que os muito grandes consigam sair!!!´
um abraço
Grande mnfv
tou com preço medio de 14,10 mas a ver o mercado americano a portar-se mal como está hummm se calhar devia ter vendido hoje lol
Epa o mal disto tudo é que as nossas acções caiem indiscriminadamente se os estados unidos espirram :\ no outro dia não houve uma que não levasse tareia...
Espero que eles recuperem no final, com um daqueles rallys de meia hora final tão tipico daqueles inconstantes americanos
Mas hoje estamos piores do que estavamos ontem? ahh e tal tem que haver correcção da subida forte de ontem... tretas... epa hoje até saiu uma optima noticia da fannie e freddie... enfim é ver com calma
Abraço

Epa o mal disto tudo é que as nossas acções caiem indiscriminadamente se os estados unidos espirram :\ no outro dia não houve uma que não levasse tareia...
Espero que eles recuperem no final, com um daqueles rallys de meia hora final tão tipico daqueles inconstantes americanos

Mas hoje estamos piores do que estavamos ontem? ahh e tal tem que haver correcção da subida forte de ontem... tretas... epa hoje até saiu uma optima noticia da fannie e freddie... enfim é ver com calma

Abraço
Lobo Prateado, deve ser por essa incerteza que o Ulisses está fora
Mas as tuas GALPs a 13,x foram bem metidas em qq mercado eh eh
A propósito, esta descida do S&P pode estar a indiciar que os valores amanhã dos dados de Filadelfia e emprego dos USA podem não ser grande coisa..
Abraço

Mas as tuas GALPs a 13,x foram bem metidas em qq mercado eh eh
A propósito, esta descida do S&P pode estar a indiciar que os valores amanhã dos dados de Filadelfia e emprego dos USA podem não ser grande coisa..
Abraço
Silverwolf Escreveu:mnfv Escreveu:Penso que o Ulisses se está a referir ao facto da bolsa antecipar as noticias, já tendo descontado o que havia para descontar no momento em que, finalmente, toda a gente assume a recessão como certa.rosario Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Só mais uma nota... o facto de já meio mundo achar que os Estados Unidos estão em recessão não é, na minha opinião, um sinal "bearish", mas sim "bullish".
Um abraço,
Ulisses
Esta nota vem ao encontro da máxima "compre no rumor e venda na notícia"?
Ou neste caso, ir vendendo e fechando posições no rumor e comprar na notícia?
O problema é que nem os bancos americanos sabem bem qual a totalidade das suas obrigações que podem falhar, e como tal ninguem sabe quantificar o problema e como tal lol ninguem consegue perceber se já ta tudo descontado ou não
Abraço
mnfv Escreveu:Penso que o Ulisses se está a referir ao facto da bolsa antecipar as noticias, já tendo descontado o que havia para descontar no momento em que, finalmente, toda a gente assume a recessão como certa.rosario Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Só mais uma nota... o facto de já meio mundo achar que os Estados Unidos estão em recessão não é, na minha opinião, um sinal "bearish", mas sim "bullish".
Um abraço,
Ulisses
O problema é que nem os bancos americanos sabem bem qual a totalidade das suas obrigações que podem falhar, e como tal ninguem sabe quantificar o problema e como tal lol ninguem consegue perceber se já ta tudo descontado ou não

Abraço
Panizzi Escreveu:Ando á uns tempos a reflectir .... a aprender ... a ver as movimentações , enfim tudo e mais alguma coisa.
Concluo hoje ... que não sei nada.
Mas o pior de tudo é saber que do nada que eu sei ... os outros ainda sabem menos.
Eu leio notícias , vejo as cotações , olho para gráficos , vejo os dinheiros ... e só consigo ver uma coisa ... isto vai rebentar ... por uma questão de lógica.
Tenho acções , mas digamos que sou um investidor mini ( por enquanto , pelo menos ) .
Depois por outro lado , muitos a dizerem que assim é que é bom ... e que tudo o que está a acontecer é normal e por ai fora...
A vida tem ciclos ... e acho que este é um desses ciclos.
O pior é que existem principios de ciclos ... e fim de ciclos ... e os finais ... os finais são péssimos neste filme que são os mercados
Os USA , penso que estão a perder muitas peças ... que durante longos e longos anos lhe fizeram ser a potência que é hoje.
Diria ... estão a perder o formigueiro que durante muitos e longos anos fizeram um trabalho extremamente eficiente e permitiram que os outros brilhassem ou pelo menos se conseguissem aguentar.
Vejo petróleo , bancas , dólares ... tudo a se desfazer... e pergunto eu ... será que eles se lembraram de meter Stops ?
Eu como não tenho nada , diria que se perdesse era do tipo "Parabéns ... nunca tiveste nada ... e até isso conseguiste perder".
Só vejo um cenário negro , negrissimo daqui para a frente , até que apareca alguma alma/milagre a resolver esta situação .
Acho que saber parar ... para comecar novamente é a melhor solução.
O Mundo está a entrar por caminhos cada vez mais obscuros ... e as bolsas vão sentir isso.
Respeito e aprecio quem faz disto vida , dá termos técnicos a muitos movimentos , percebe disto certamente mais do que "o meu nada".
Mas olhem , sinceramente , se querem saber a minha humilde opinião e de alguém que é simplesmente "mais um" ... por mais gráficos que usem , por mais termos técnicos que apliquem , por mais que estudem ... isso pouco ou nada vai adiantar.
Percebam que não são os mercados que "mexem" ás vossas custas , mas sim precisamente o contrário.
E o que esses mercados ditarem , está fora do alcance de todo e qualquer cuidado que possam ter.
Querem entregar o corpo ás balas , pois bem que entreguem ... e que acima de tudo tentem sobreviver.
O pior é que numa guerra ... normalmente , são mais os mortos que vivos.
E pior do que isso ... são sempre os que têm menos recursos que perdem , a bem ... ou a mal !
Abraços.
EDIT: Desculpem isto ser um texto tão grande ... e desculpem igualmente eu não utilizar termos técnicos e coisas do tipo ... que sinceramente não tenho formação para isso.
Ao ler isto, parecia que tinhas entrado nos meus pensamentos!!! Salvo algumas "virgulas" é isso que me vai na alma!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Penso que o Ulisses se está a referir ao facto da bolsa antecipar as noticias, já tendo descontado o que havia para descontar no momento em que, finalmente, toda a gente assume a recessão como certa.
rosario Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Só mais uma nota... o facto de já meio mundo achar que os Estados Unidos estão em recessão não é, na minha opinião, um sinal "bearish", mas sim "bullish".
Um abraço,
Ulisses
Ando á uns tempos a reflectir .... a aprender ... a ver as movimentações , enfim tudo e mais alguma coisa.
Mas o pior de tudo é saber que do nada que eu sei ... os outros ainda sabem menos.
Eu leio notícias , vejo as cotações , olho para gráficos , vejo os dinheiros ... e só consigo ver uma coisa ... isto vai rebentar ... por uma questão de lógica.
Tenho acções , mas digamos que sou um investidor mini ( por enquanto , pelo menos ) .
Depois por outro lado , muitos a dizerem que assim é que é bom ... e que tudo o que está a acontecer é normal e por ai fora...
O pior é que existem principios de ciclos ... e fim de ciclos ... e os finais ... os finais são péssimos neste filme que são os mercados
Os USA , penso que estão a perder muitas peças ... que durante longos e longos anos lhe fizeram ser a potência que é hoje.
Diria ... estão a perder o formigueiro que durante muitos e longos anos fizeram um trabalho extremamente eficiente e permitiram que os outros brilhassem ou pelo menos se conseguissem aguentar.
Vejo petróleo , bancas , dólares ... tudo a se desfazer... e pergunto eu ... será que eles se lembraram de meter Stops ?
Eu como não tenho nada , diria que se perdesse era do tipo "Parabéns ... nunca tiveste nada ... e até isso conseguiste perder".
Só vejo um cenário negro , negrissimo daqui para a frente , até que apareca alguma alma/milagre a resolver esta situação .
O Mundo está a entrar por caminhos cada vez mais obscuros ... e as bolsas vão sentir isso.
Respeito e aprecio quem faz disto vida , dá termos técnicos a muitos movimentos , percebe disto certamente mais do que "o meu nada".
Querem entregar o corpo ás balas , pois bem que entreguem ... e que acima de tudo tentem sobreviver.
E pior do que isso ... são sempre os que têm menos recursos que perdem , a bem ... ou a mal !
Abraços.
EDIT: Desculpem isto ser um texto tão grande ... e desculpem igualmente eu não utilizar termos técnicos e coisas do tipo ... que sinceramente não tenho formação para isso.
Abraços.
Ulisses Pereira Escreveu:Só mais uma nota... o facto de já meio mundo achar que os Estados Unidos estão em recessão não é, na minha opinião, um sinal "bearish", mas sim "bullish".
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, breakout_bull, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 140 visitantes